biologiabaula1

56
Discursivas Biologia B Aula 01 2008

Transcript of biologiabaula1

Page 1: biologiabaula1

Discursivas Biologia B

Aula 01

2008

Page 2: biologiabaula1

01. Em um experimento de longa duração, certa área de terra, anteriormente utilizada para agricultura e abandonada, foi deixada para que, naturalmente, ocorresse a sua ocupação por novas comunidades. Após muitos anos, considerou-se que a comunidade daquele local atingiu o clímax. Durante esse tempo, até que a comunidade atingisse o clímax, quais podem ter sido as observações feitas pelos cientistas com relação ao número de espécies e à teia alimentar? Justifique.

Page 3: biologiabaula1
Page 4: biologiabaula1
Page 5: biologiabaula1
Page 6: biologiabaula1

Durante esse tempo, até que a comunidade atingisse o clímax, quais podem ter sido as observações feitas pelos cientistas com relação ao número de espécies e à teia alimentar? Justifique.

O número de espécies cresceria, uma vez que os pioneiros tornaram as condições ambientais melhores e criam condições para que organismos mais exigentes pudessem se desenvolver.

A teia alimentar iria ficar cada vez mais complexa e diversificada, uma vez que o número de espécies estava crescendo.

Page 7: biologiabaula1

02. A produtividade primária em um ecossistema pode ser avaliada de diferentes formas. Nos oceanos, um dos métodos usa garrafas transparentes e garrafas escuras, totalmente preenchidas com água do mar, fechadas e mantidas em ambiente iluminado. Após um tempo mede-se o volume de oxigênio dissolvido na água das garrafas. Os valores obtidos são relacionados à fotossíntese e à respiração.

Page 8: biologiabaula1

Produtividade primária

biomassa fixada pelos produtores através da

fotossíntese.

Page 9: biologiabaula1

Produçãolíquida Prod.bruta Consumo= +

Fotossíntese Respiração mitocondrial

Page 10: biologiabaula1

a) Por que o volume de oxigênio é utilizado na avaliação da produtividade primária?

A produtividade primária diz respeito à quantidade de matéria orgânica produzida durante a fotossíntese. Uma vez que o oxigênio é um subproduto da fotossíntese, mede-se a produtividade primária a partir do oxigênio liberado pela fotossíntese, daí a importância da garrafa clara.

Page 11: biologiabaula1

b) Explique por que é necessário realizar testes com os dois tipos de garrafas.

A garrafa escura serve de controle de comparação para se avaliar a produção primária, uma vez que nela não ocorre fotossíntese devido a ausência de luz.

Page 12: biologiabaula1

c) Quais os organismos presentes na água do mar são responsáveis pela produtividade primária?

As algas e as cianobactérias.

Page 13: biologiabaula1

03. Muito se tem comentado sobre o aquecimento global, e um dos assuntos mais debatidos é o aumento do aquecimento provocado por emissões de CO2 e sua relação com o efeito estufa. Um dos métodos mais discutidos para neutralizar o CO2 consiste na realização de cálculos específicos para saber quanto CO2 é lançado na atmosfera por determinada atividade, e quantas árvores devem ser plantadas para absorver esse CO2. Por outro lado, sabe-se que se, por absurdo, todo o CO2 fosse retirado da atmosfera, as plantas desapareceriam do planeta.

Page 14: biologiabaula1

a) Explique como as plantas retiram CO2 da atmosfera e por que elas desapareceriam se todo o CO2 fosse retirado da atmosfera.

Por que elas dependem do CO2 atmosférico como fonte de carbono para realizar a fotossíntese.

6CO2+12H2O C6H12O6+6H2O+6CO2

Fotossíntese

Page 15: biologiabaula1

b) Considerando o ciclo do carbono esquematizado na figura abaixo, identifique e explique os processos biológicos responsáveis pelo retorno do CO2 para a atmosfera.

CO2 atmosférico

Page 16: biologiabaula1

1 – Decomposição de matéria orgânica morta realizada por fungos e bactérias. Nesse processo as moléculas orgânicas são degradadas em sais minerais, água e CO2 que é liberado para a atmosfera.

CO2 atmosférico

1

Page 17: biologiabaula1

2 – Queima de combustíveis fósseis, como gás natural, diesel, carvão mineral e outros, o que libera energia para as indústrias às custas de liberação de CO2 para a atmosfera.

CO2 atmosférico

2

Page 18: biologiabaula1

3 – Respiração celular realizada pelas mitocôndrias a fim de liberar energia na forma de ATP para as células da vaca.

CO2 atmosférico

3

Page 19: biologiabaula1

4 – Respiração celular realizada pelas mitocôndrias a fim de liberar energia na forma de ATP para as células do vegetal.

CO2 atmosférico

4

Page 20: biologiabaula1

CO2 atmosférico

1

2 34

1 - Decomposição

2 – Combustão

3 – Respiração

4 - Respiração

Page 21: biologiabaula1

04. No contexto do ciclo biogeoquímico do carbono, afirmou-se que

I. O carbono liberado pela queima de bicombustíveis, como o etanol, já foi constituinte de um tecido vivo. O mesmo não é válido para o carbono liberado a partir da queima da gasolina.

II. A via fotossintética é o único processo pelo qual o carbono pode ser obtido pelos organismos e utilizado para a construção de seus tecidos.

III. O reingresso do carbono na atmosfera dá-se basicamente através da respiração dos seres vivos, da ação decompositora de bactérias e fungos e da combustão de materiais orgânicos.

Page 22: biologiabaula1

a) As três afirmações estão corretas? Justifique.

Page 23: biologiabaula1

I. O carbono liberado pela queima de bicombustíveis, como o etanol, já foi constituinte de um tecido vivo. O mesmo não é válido para o carbono liberado a partir da queima da gasolina.

I – Falsa.

O carbono presente nas moléculas da gasolina estavam presentes nos organismos que deram origem ao material fóssil do petróleo.

Page 24: biologiabaula1

II. A via fotossintética é o único processo pelo qual o carbono pode ser obtido pelos organismos e utilizado para a construção de seus tecidos.

II – Falsa.A via fotossintética é o único processo pelo qual o carbono pode ser obtido pelos organismos autótrofos. Os organismos heterótrofos, no entanto, retiram seu carbono a partir do alimento que consomem.

Page 25: biologiabaula1

III. O reingresso do carbono na atmosfera dá-se basicamente através da respiração dos seres vivos, da ação decompositora de bactérias e fungos e da combustão de materiais orgânicos.

III – Verdadeira.Respiração celular, decomposição e combustão são os principais processos que devolvem o CO2 para a atmosfera.

Page 26: biologiabaula1

b) Considerando o ciclo biogeoquímico do carbono, cite uma vantagem na utilização do etanol como combustível em substituição à gasolina.

Page 27: biologiabaula1

CO2

Page 28: biologiabaula1

A utilização de etanol reduz o aumento do efeito estufa, uma vez que o carbono liberado em sua queima será reabsorvido nas novas plantações. Já o carbono liberado pela combustão da gasolina faz aumentar a concentração geral de CO2 global, o que aumenta o efeito estufa.

Page 29: biologiabaula1

05. De acordo com Amabis e Martho (2004),

“a população humana é semelhante a qualquer população biológica e está sujeita aos mesmos fatores gerais que regulam e limitam o crescimento. Entretanto, a humanidade tem conseguido controlar alguns fatores ambientais, o que permite um formidável ritmo de crescimento”.

Para se fazer previsões sobre o crescimento ou decréscimo populacional, análises da composição de idades podem ser expressas em gráficos conhecidos como pirâmides etárias. Abaixo estão representadas três dessas pirâmides.

Page 30: biologiabaula1
Page 31: biologiabaula1

Com base na análise dessas pirâmides, responda:

a) Em qual situação se recomenda o controle de natalidade?

Na pirâmide I.

Page 32: biologiabaula1

b) Em qual situação deve ser dada atenção aos planos de saúde e à previdência social, em um intervalo de tempo de 10 anos?

Na pirâmide número 2, uma vez que nessa população haverá um maior crescimento da população mais idosa.

Page 33: biologiabaula1

06. "Embora sapiens o Homo parece não se ter dado conta, ainda, de que a terra é finita, e que necessariamente são finitos também os suprimentos de ar, água e solo" (Ferri, 1978). Apesar dessa e outras advertências, o homem continua a provocar distúrbios ecológicos graves como os recentes derramamentos de petróleo. Considere os dois grandes derramamentos de petróleo que ocorreram na costa do Estado do Rio de Janeiro e no rio Barigui, no Paraná, para responder os itens:

Page 34: biologiabaula1

a) Cite duas regiões fitogeográficas diretamente afetadas:

Page 35: biologiabaula1

Derrame de petróleo

Page 36: biologiabaula1
Page 37: biologiabaula1
Page 38: biologiabaula1

Restinga ao longo do litoral

Page 39: biologiabaula1

mangue

Page 40: biologiabaula1

a) Cite duas regiões fitogeográficas diretamente afetadas:

1. Restinga na região litorânea.

2. Mangue.

Page 41: biologiabaula1

b) Cite dois fatores abióticos que comprometeram a teia alimentar desses ambientes:

Page 42: biologiabaula1

Fatores AbióticosElementos físico-químicos

Água, luz, calor, pressão, oxigênio, CO2, gravidade

Page 43: biologiabaula1

Fatores BIÓTICOS

Comunidade de organismos

Produtores, consumidores e decompositores

Page 44: biologiabaula1

Fatores BIÓTICOS

Fatores Abióticos+

ECOSSISTEMA=

Page 45: biologiabaula1

b) Cite dois fatores abióticos que comprometeram a teia alimentar desses ambientes:

1. Falta de luz.

2. Redução na taxa de oxigênio.

Page 46: biologiabaula1

c) Qual o nível trófico mais baixo da pirâmide alimentar atingido pela camada de petróleo?

O nível mais baixo atingido pela camada de petróleo é o nível dos produtores, uma vez que as algas morrem pela falta de luz provocada pelas manchas de óleo na superfície.

Page 47: biologiabaula1

d) Cite a conseqüência grave que o derramamento de petróleo no rio Barigui poderia ter causado para o homem, e cujo tipo difere dos riscos do ocorrido no mar.

Contaminação dos mananciais hídricos de onde se retira a água para consumo humano.

Page 48: biologiabaula1

7. O garoto gosta de biologia e, de pronto, identificou no quintal alguns exemplos de associações interespecíficas: as orquídeas, fixas ao tronco da árvore, apresentam raízes com micorrizas e, nesse mesmo tronco, são observados alguns liquens. Que associações interespecíficas são identificadas nesses exemplos? Justifique.

Page 49: biologiabaula1

Orquídeas

Page 50: biologiabaula1

Liquens

Page 51: biologiabaula1

8. A quimiossíntese é um processo autotrófico restrito a certos tipos de bactérias. Descreva, sob a forma de equações simplificadas, os processos relativos às seguintes bactérias:

a) sulfobactérias

b) ferrobactérias

c) nitrosomonas

d) nitrobacter

Page 52: biologiabaula1

a) sulfobactérias

Page 53: biologiabaula1

b) ferrobactérias

Page 54: biologiabaula1

c) nitrosomonas

Page 55: biologiabaula1

d) nitrobacter

Page 56: biologiabaula1

Tchau, nééé!!!