bionews - bio.ufpr.br02/09/2014 O representante do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, abriu as...

2
Políticas Públicas para o Esporte são discutidas em Curitiba news bio ASSESSORIA A PRO JET OS EDUCA CIONAIS E DE C OMUNIC AC ÃO aspec UFPR nº69 02/09/2014 O representante do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, abriu as discussões lembrando da trajetória do Brasil nos últimos anos, ao sediar os Jogos Pan-americanos de 2007, os Jogos Mundiais Militares de 2011, a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo 2014. Organizado pela Universidade Federal do Paraná, o encontro aproveita o momento que o Brasil vive – com o sucesso da Copa do Mundo FIFA 2014 e a organização dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 – e trouxe grandes nomes do mundo acadêmico internacional para discutir os rumos do esporte de ponta no Brasil e o legado que os eventos deixarão. Participaram do encontro os professores Barrie Houlihan, da Universidade Britânica de Loughborough, Gonzalo Alfredo Bravo, da Universidade de West Virginia, e Peter Donnelly, da Universidade de Toronto, que apresentaram estudos de caso sobre políticas para o esporte. “Agora, com a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil e consequente- mente a visibilidade do esporte de alto rendimento, estamos fazendo o movimento inverso, garantindo o esporte como direito social”, afirma. Estiveram presentes também o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Júnior e o Secretário Estadual de Esporte, Diego Gurgacz. “O Evento marcou ainda o lançamento do Livro “Políticas Públicas e Esporte”, organizado pelo Prof. Fernando Marinho Mezzadri, e que conta com o trabalho de mais de dez anos dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR. De acordo com o docente, “o desenvolvimento científico no esporte é a base fundamental para qualificarmos ainda mais a gestão pública do esporte. Sem isso não será possível construir uma política pública com avanços na área. Nossa intenção é aproximar o lado político do mundo acadêmico, pautar o esporte em todas as suas dimensões para construirmos uma política consistente para a área no Brasil”, afirmou. Com informações do Ministério do Esporte e da Prefeitura de Curitiba Estudiosos do meio esportivo, gestores públicos e dirigentes de entidades olímpicas discutiram, nos últimos dias 28 e 29, temas da área esportiva no Seminário Internacional de Políticas Públicas para o Esporte de Alto Rendimento, em Curitiba (PR). Da esquerda para a direita: Aluisio Dutra Junior, Secretário Municipal do Esporte de Curitiba; Ricardo Leyser, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte; Prof. Fernando Mezzadri, organizado do Evento; Diego Gurgacz, Secretário Estadual de Esporte, e Prof. Paulo Bento, chefe do Departamento de Educação Física da UFPR. Foto: ASPEC Equipe realizadora do Livro Políticas Públicas e Esporte comemora lançamento da publicação. Foto ASPEC

Transcript of bionews - bio.ufpr.br02/09/2014 O representante do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, abriu as...

Page 1: bionews - bio.ufpr.br02/09/2014 O representante do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, abriu as discussões lembrando da trajetória do Brasil nos últimos anos, ao sediar os Jogos

Políticas Públicas para o Esporte são discutidas em Curitiba

newsbio AS SESSORIA A PRO JET OS EDUCA CIONAIS E DE C OMUNIC AC ÃO

aspecUFPR

nº6902/09/2014

O representante do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, abriu as discussões lembrando da trajetória do Brasil nos últimos anos, ao sediar os Jogos Pan-americanos de 2007, os Jogos Mundiais Militares de 2011, a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo 2014.

Organizado pela Universidade Federal do Paraná, o encontro aproveita o momento que o Brasil vive – com o sucesso da Copa do Mundo FIFA 2014 e a organização dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 – e trouxe grandes nomes do mundo acadêmico internacional para discutir os rumos do esporte de ponta no Brasil e o legado que os eventos deixarão. Participaram do encontro os professores Barrie Houlihan, da Universidade Britânica de Loughborough, Gonzalo Alfredo Bravo, da Universidade de West Virginia, e Peter Donnelly, da Universidade de Toronto, que apresentaram estudos de caso sobre políticas para o esporte.

“Agora, com a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil e consequente-mente a visibilidade do esporte de alto rendimento, estamos fazendo o movimento inverso, garantindo o esporte como direito social”, afirma.

Estiveram presentes também o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Júnior e o Secretário Estadual de Esporte, Diego Gurgacz.

“O Evento marcou ainda o lançamento do Livro “Políticas Públicas e Esporte”, organizado pelo Prof. Fernando Marinho Mezzadri, e que conta com o trabalho de mais de dez anos dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em

Educação Física da UFPR. De acordo com o docente, “o desenvolvimento científico no esporte é a base fundamental para qualificarmos ainda mais a gestão pública do esporte. Sem isso não será possível construir uma política pública com avanços na área. Nossa intenção é aproximar o lado político do mundo acadêmico, pautar o esporte em todas as suas dimensões para construirmos uma política consistente para a área no Brasil”, afirmou.

Com informações do Ministério do Esporte e da Prefeitura de Curitiba

Estudiosos do meio esportivo, gestores públicos e dirigentes de entidades olímpicas discutiram, nos últimos dias 28 e 29, temas da área esportiva no Seminário Internacional de Políticas Públicas para o Esporte de Alto Rendimento, em Curitiba (PR).

Da esquerda para a direita: Aluisio Dutra Junior, SecretárioMunicipal do Esporte de Curitiba; Ricardo Leyser, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério doEsporte; Prof. Fernando Mezzadri, organizado do Evento; Diego Gurgacz, Secretário Estadual de Esporte, e Prof. Paulo Bento, chefe do Departamento de Educação Física da UFPR. Foto: ASPEC

Equipe realizadora do Livro Políticas Públicas e Esporte comemora lançamento da publicação. Foto ASPEC

Page 2: bionews - bio.ufpr.br02/09/2014 O representante do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, abriu as discussões lembrando da trajetória do Brasil nos últimos anos, ao sediar os Jogos

BIONEWS é um boletim eletrônico de publicação semanal do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

DIREÇÃO DO SETORPROF. DR. LUIZ CLÁUDIO FERNANDES

VICE-DIREÇÃO DO SETOR PROF. DR. FERNANDO MARINHO MEZZADRI

PRODUÇÃOASSESSORIA A PROJETOS EDUCACIONAIS E DE COMUNICAÇÃO – ASPEC

COORDENAÇÃO - FRANCINE ROCHA

REDAÇÃO, EDIÇÃO, REVISÃO, - JOÃO CUBAS, MARCELA CASSOU, BRUNA DIAS

APOIO ADMINISTRATIVO - EVALDO AMARAL

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO - CAMILA CIBELE DE ALMEIDA

Envie sugestões e notícias para a ASPEC por suas formas de contato.

[email protected] (41) 3361-1549

Nesta semana, duas categorias profissionais que são formadas aqui no Setor de Ciências Biológicas são homenageadas: a dos Biólogos e a dos Educadores Físicos. Parabéns a estes profissionais, que com dedicação e trabalho, contribuem para um mundo mais saudável e ecológico!

BIÓLOGO

Caio Noritake Louzada, aluno de doutorado do Programa de Pós-Gra-duação em Zoologia, teve a oportuni-dade de ir ao Canadá participar do evento “2014 CLP Conservation Management & Leadership Training Workshop”, no último mês de junho.

A oportunidade surgiu logo após a equipe do Laboratório de Biologia e Ecologia de Vertebrados, da qual Caio faz parte, ganhar um prêmio do Conservation Leadership Programme (CLP), um programa que apoia proje-tos de conservação conduzidos em países em desenvolvimento e por pesquisadores em início de carreira.

Um integrante da equipe vencedora é convidado para participar de um treinamento que capacita esses novos pesquisadores para o planejamento e desenvolvimento de projetos de conservação de espécies ou ambien-tes ameaçados. A capacitação trans-correu em cinco módulos: liderança, planejamento de projetos, educação ambiental, mídia, comunicação e captação de recursos.

O projeto que Caio representou tem enfoque nas implicações das atividades turísticas de observação que ocorrem na região de Cananéia, São Paulo, que impactam o ambiente em que vivem os Botos-Cinza, espécie que é nativa, em sua maioria, do litoral

brasileiro. A ideia do projeto é mapear as áreas em que esses botos vivem, para que depois haja uma melhor estratégia de manejo e conservação do local, minimizando os impactos causados na área.

Para o estudante, o treinamento que recebeu no Canadá contribuirá de forma positiva para superar as dificuldades encontradas ao longo do projeto. “Lá tive contato com diferentes pesquisadores de vários lugares do mundo e essa troca de experiências ajuda a pensar em novas soluções”.

expressão, comprometido com uma área de atuação quase infinita: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetaise estabelece sua relação com o meio ambiente, monitora qualidade de

Para o profissional de Educação Física a atividade física compreende a totalidade de movimentos corporais exercitados no contexto de diversas práticas, podendo ser realizadas em qualquer local apropriado para tal.

Desde a regulamentação da profissão, que ocorreu em 01/09/1998, a valorização do profissional de Educação Física foi ampliada. O educador físico ultrapassou os limites da área da educação e esporte, e passou a trabalhar também na área da saúde, visto que tem sido cada vez mais reconhecido pelas pesquisas que a prática de uma atividade física é indispensável para uma vida mais saudável.

nossas águas, recombina DNA para descobrir medica-

mentos, estuda a ação de enzi-mas e, acima de tudo, luta pela proteção e preserva-

ção de nosso planeta.

O dia do Biólogo é comemorado nodia 3 de Setembro, emfunção da regulamen-tação da profissão no Brasil, que ocorreu há 35anos. O Biólogo estuda a vida em suas diferentes formas de

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE

Estudante do PPG-Zoologia realizou treinamento no Canadá

Caio Noritake Louzada. Foto Arquivo Pessoal

Participantes do 2014 CLP Conservation Management & Leadership Training Workshop. Foto Arquivo Pessoal