Biotecnologia

18
LYCEU PARAIBANO ALUNO: ARTHUR VINÍCIUS M. DE LIMA. N° 8 ANO: 2° ANO 10 MANHÃ DISCIPLINA: BIOLOGIA

Transcript of Biotecnologia

Page 1: Biotecnologia

LYCEU PARAIBANOALUNO: ARTHUR VINÍCIUS M. DE LIMA. N° 8ANO: 2° ANO – 10 MANHÃDISCIPLINA: BIOLOGIA

Page 2: Biotecnologia
Page 3: Biotecnologia

A biotecnologia consiste a manipulação deorganismos, células ou moléculas biológicas quepossam ter aplicações específicas. Esta tecnologiaimplica a modificação directa do genoma dosorganismos, pois são introduzidosintencionalmente fragmentos de DNA quepossuem uma determinada função pretendida.Sendo assim, por meio de engenharia genética, ogene que contém a informação para síntese de umadeterminada proteína pode ser transferido paraoutro organismo que então produzirá grandesquantidades dessa substância.

Page 4: Biotecnologia
Page 5: Biotecnologia

A palavra biotecnologia só começou a ser utilizadano século XX, mas suas técnicas já existiam hámuito tempo, mais ou menos desde o ano 1800a.C.. Naquela época, o homem já fabricavavinho, cerveja, pão, queijo e outros produtos queeram feitos por meio da fermentação. De lá pracá, muitas técnicas foram desenvolvidas em váriasáreas diferentes.

A palavra biotecnologia é formada por trêspequenas palavras de origem grega:

bio significa vida

tecnos representa o uso prático da ciência

logos significa conhecimento

Page 6: Biotecnologia

A biotecnologia pode ser aplicada naagricultura, produção de alimentos e áreas dasaúde. Na agricultura e produção de alimentos sãodesenvolvidas plantas mais resistentes a pragas e avírus, melhorando assim a qualidade e o tempo deduração dos mesmos. No caso das aplicaçõesligadas á saúde, refere-se a diagnósticos eterapêuticas de doenças, amplificando e dirigindoa resposta imunitária através da imunoterapia, eprodução de antibióticos, asteróides, vitaminas evacinas.

Page 7: Biotecnologia
Page 8: Biotecnologia
Page 9: Biotecnologia
Page 10: Biotecnologia

Tudo isto é feito através da produção de anticorpos,pois por serem altamente específicos podem serutilizados para reconhecer determinadosantigénios. Um antigénio possui váriosdeterminantes antigénios que, ao entrarem noorganismo, estimulam diferentes clones delinfócitos B que dão origem a diferentes tiposde anticorpos. A estes anticorpos chamam-sepoliclonais, pois resultam vários clones doslinfócitos B, e apresentam especificidade para osdeterminantes antigénicos de um determinadoinvasor.

Page 11: Biotecnologia
Page 12: Biotecnologia

Existem também os anticorpos monoclonais, quesão obtidos através do isolamento de um únicolinfócito B, que será estimulado aproduzir anticorpos todos iguais e específicos paraum só determinante antigénio. Estes sãoproduzidos em laboratório através da fusão INVITRO, de um linfócito B activado com ummieloma (célula tumoral), daí resulta umanova célula designada por hibridoma. Oshibridomas produzem grandes quantidades deanticorpos para um único determinante antigénico(propriedade conseguida através dos linfócitos B) edividem-se indefinidamente (características deuma célula tumoral).

Page 13: Biotecnologia

Em aplicações biomédicas, estes anticorpos servempara, por exemplo, para testes de gravidez (pois osmonoclonais ligam-se á HCG), diagnóstico dedoença como a gonorreia, hepatite, preparação desoros, tratamentos de cancros e antídotos paraveneno.A biotecnologia permite também aobtenção de produtos com aplicações terapêuticas,em grandes quantidades e a baixo custo através deprocessos de bioconservação. A bioconservaçãoconsiste na transformação de um composto poroutro estruturalmente relacionado. Isto tem avantagem de obter produtos que resultam de viasmetabólicas complexas em que a síntese é muitodifícil de realizar em IN VITRO ;

Page 14: Biotecnologia

IN VITRORefere-se ao que está fora de um organismo ou aos

fenômenos que são observados no laboratório em tubo de ensaio.

Page 15: Biotecnologia

Alguns dos produtos que se podem obter sãoantibióticos, para o tratamento de infecçõesbacterianas, esteróides, como contraceptivos, anti-inflamatórios (cortisona), vitaminas, que sãoproduzidos por alguns fungos e bactérias, vacinas,para a prevenção de doenças infecciosas eproteínas humanas para o controlo de diabetes,tratamento para doentes hemofílicos, estimulaçãoda resposta imunitária (interferão) e tratamento deatrasos de crescimento.

Page 16: Biotecnologia

Outras ÁreasA biotecnologia não trabalha apenas comalimentos e com a medicina, há tambémpesquisas em outros campos. Um exemplo é aindústria de tecidos, onde já existem pesquisaspara criar um tipo de algodão que já seja coloridonaturalmente. Isso aumentaria a resistência dasfibras e diminuiria os gastos com o tingimento, que também causas impactos ambientais.

Page 17: Biotecnologia

Já é possível também produzir plástico utilizandobactérias. Este tipo de plástico pode ser utilizadoem embalagens e outros produtos e ébiodegradável, ou seja, ajuda a preservar o meioambiente. Há também pesquisas para buscaroutras formas de gerar energia. Utilizandomateriais como madeira, girassol, milho, soja ecana-de-açúcar, os cientistas utilizam abiotecnologia para produzir biocombustíveis, quenão prejudicam o meio ambiente e que sejammais baratos.

Page 18: Biotecnologia

Por meio de pesquisas, os cientistas podem usar abiotecnologia e a modificação dos genes para, porexemplo, transformar um alimento convencional emoutro que seja mais tolerante aos herbicidas, oudesenvolver variedades de produtos enriquecidosnutricionalmente, ou ainda que ajudem os sereshumanos no combate a determinadas doenças.

Você pode estar se perguntando: o que eu tenho a vercom isso? A resposta é: tem tudo a ver!

A biotecnologia é um campo que não para de crescer eainda tem muito que evoluir.