Bip 520 - Novembro/05

8
Carnaval na Globo combina patrocínios locais e nacionais Com patrocínio na Globo, Wizard cresce matrículas e agrega valor História e emoção JK estréia em 3 de janeiro História e emoção JK estréia em 3 de janeiro BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARA PUBLICITÁRIOS Dezembro de 2005 n. 520 O sucesso de Big Brother Brasil está de volta Em janeiro, a quarta temporada de 24 Horas

description

Bip 520 - Novembro/05

Transcript of Bip 520 - Novembro/05

Page 1: Bip 520 - Novembro/05

Carnaval naGlobo combinapatrocínios locaise nacionais

Com patrocíniona Globo, Wizardcresce matrículase agrega valor

História e emoçãoJK estréia em 3 de janeiro

História e emoçãoJK estréia em 3 de janeiro

BOLETIM DE INFORMAÇÃOPARA PUBLICITÁRIOSDezembro de 2005n. 520

O sucessode Big BrotherBrasil estáde volta

Em janeiro,a quartatemporadade 24 Horas

Page 2: Bip 520 - Novembro/05

2nº 520 • dezembro 2005

MINISSÉRIE

A trajetória de Juscelino Kubitschek, umdos mais populares presidentes do Bra-

sil, será contada pela Globo na minissérieJK, exibida de 3 de janeiro a 24 de março de2006, nas noites de terça a sexta.

Com 47 capítulos, a série vai abordar, noano em que se completam os trinta anos desua morte e cinqüenta de sua ascensão àpresidência da República, a história de JKdesde o seu nascimento, em 1902, em Dia-mantina, passando pela sua infância, osprimeiros passos na vida política, o períodona presidência e sua morte, num acidente deautomóvel. O roteiro é de Maria AdelaideAmaral, autora de sucessos como A Muralha,

Os Maias e A Casa das Sete Mulheres, emparceria com Alcides Nogueira, GeraldinhoCarneiro, Letícia Mey e Rodrigo Amaral.

Médico urologista, filho de um caixeiro-viajante e de uma professora primária, Jus-celino Kubitschek foi eleito prometendo queo Brasil avançaria cinqüenta anos em cinco,sendo imortalizado pela construção de Bra-sília, num período de intenso desenvolvi-mento do país. JK também exerceu os cargosde prefeito nomeado de Belo Horizonte egovernador de Minas Gerais, antes de sereleito presidente. Era senador quando teveos direitos políticos cassados. Seu mandatopresidencial durou de 1956 a 1961, períodoque antecedeu o golpe militar e ficou conhe-cido como “os anos JK”.

A trajetória do presidente se confundecom fatos marcantes da história do Brasil,como o surgimento da bossa nova, do cine-ma novo, de costumes inovadores, e estácercada de nomes de importância histórica,como Carlos Lacerda, Oscar Niemeyer, gene-ral Henrique Lott e José Maria Alkmim, oministro do seu governo que rompeu com oFMI.

A narrativa da minissérie será dividida emfases, sendo que Wagner Moura e José Wilkerinterpretarão o presidente em diferentes épo-

HISTÓRIA E EMOÇÃO EM JKA superproduçãoda Globo exibe ahistória de umdos presidentesmais importantese carismáticosdo Brasil.

RS1

AUDIÊNCIA

FONTE: IBOPE/TELEREPORT.

SHARE %

MAD MARIA - MÉDIAS 25/JAN A 25/MAR/05

27

49

BH

17

42

RJ

26

49

CUR

19

42

SP1

25

46

PE1

22

47

SAL

27

52

NAC

23

47

Page 3: Bip 520 - Novembro/05

3nº 520 • dezembro 2005

QUALIDADE E AUDIÊNCIAAs superproduções do gênero já se torna-

ram tradição da Globo e são sinônimos dequalidade e de boa audiência.

Mad Maria, a minissérie exibida no começode 2005 pela Globo, teve média nacional de23 pontos de audiência, com 47% de share,segundo dados do Ibope. Os bons índices serepetem nos mercados regionais. Veja nográfico da página anterior.

O perfil da audiência das minisséries exi-bidas pela Globo revela um público altamen-te qualificado: 61% é de mulheres, 49% deletem acima de 35 anos e 68% pertence àsclasses ABC.

Para falar com esse público, o plano depatrocínio prevê 174 inserções na programa-ção da Globo, entre aberturas e encerramen-tos caracterizados, comerciais e chamadas.JK também estará presente na internet, coma possibilidade de aplicação da marca dopatrocinador em todas as páginas do site,vinheta de abertura em todos os vídeosassociados ao programa e banner promo-cional.

cas da sua vida. Da mesma forma, o papel deSarah Kubitschek, esposa de Juscelino, fi-cará a cargo de Débora Falabella e MaríliaPêra.

O elenco também conta com outros nomesde peso, como Malu Mader, Fábio Assunção,Júlia Lemmertz, Alessandra Negrini, AntonioCalloni e Mariana Ximenes, entre outros. Ascidades de Diamantina, Belo Horizonte, Riode Janeiro e Brasília servirão de locação paraa série.

PRINCIPAIS PERSONAGENS / ELENCO

Marisa Malu MaderJoão César Fábio Assunção

D. Julia Kubitschek Júlia LemmertzAriclê Perez

Nana Juliana MesquitaDenise Del Vecchio

Maria Estela Kubitschek Samara FelippoMárcia Kubitschek Andréia HortaYedda Ovalle Schimidt Alessandra NegriniAugusto Schmidt Antonio CalloniDora Amar Débora BlochLilian Gonçalves Mariana XimenesGaúcho Cássio Gabus Mendes

José Alkmin Ranieri GonzalezOsmar Prado

Luisinha Negrão Louise CardosoEva Wilma

Carlos Lacerda José de AbreuIsrael Pinheiro Paulo GoulartOscar Niemeyer Rodrigo Penna

Veja a lista completa dosatores de JK no site da DireçãoGeral de Comercialização

• Período: 03/jan a 24/mar/2006terça a sexta-feiraObs.: a série não será exibidadia 24/fev/06 (Carnaval)

• Horário: Após Linha de Shows I

• Sigla no SISCOM: MINI

PLANO DE PATROCÍNIO

Nº/Tipo de Cota: 2 Mercado Nacional

PLANO DE INSERÇÕES

• 47 Aberturas Caracterizadas de 7”

• 47 Encerramentos Caracterizados de 7”

• 24 Comerciais de 30”

• 56 Chamadas de 7”

Total: 174 inserçõesINTERNET

• Aplicação da marca em todas as páginasdo site

• Vinheta de abertura em todos os vídeosassociados ao programa

• Assinatura do Full Banner Promocional

Page 4: Bip 520 - Novembro/05

4nº 520 • dezembro 2005

as médias foram de 49 pontos de audiênciae 70% de share. No Rio de Janeiro e emBrasília, esses índices registraram, respecti-vamente, 53 pontos e 77%. O índice de al-cance em mercado nacional é de 94% e a fre-qüência média é de 91.

O site do Big Brother VI na Globo.com te-rá ampla interatividade. O internauta poderáparticipar da eliminação e conhecer a popu-laridade dos concorrentes, assistir a vídeos esaber detalhes sobre cada participante.

O público do Big Brother costuma acom-panhar diariamente os desdobramentos doprograma, o que possibilita grande envolvi-mento e interatividade com o telespectadore com o internauta.

A ncorado pelo sucesso das cinco edi-ções anteriores e pela excelente acei-

tação dos telespectadores, o Big BrotherBrasil estréia sua sexta edição. Novamente,catorze competidores estarão confinados,sendo doze escolhidos por uma seleção pré-via da emissora e dois sorteados. Em jogo,em meio a provas e paredões, está o prêmiode R$ 1 milhão para o vencedor.

A sexta edição do reality show na Globoterá doze programas às terças-feiras, com aeliminação de um participante por semana apartir do dia 10 de janeiro, além de 66 pro-gramas diários (exceto às terças), com cenasda casa, eleição de anjos, líderes e indicadospara o paredão. No decorrer da programaçãotambém haverá flashes e chamadas diáriascom novidades e curiosidades.

Durante a quinta edição do Big BrotherBrasil as médias de audiência em mercadonacional ficaram em torno de 50 pontos, eas de share, acima de 70%. No mercado SP1,

O REALITY SHOW DE MAIOR SUCESSO DO BRASIL ESTÁ DE VOLTA À GLOBO

Baseada no sucessodas cinco precursoras,a sexta edição doBig Brother Brasilpromete muito maisemoção.

BBB 6

BIG BROTHER V - 10/1 A 29/3/05 - MÉDIAS PNT

MÉDIA

Consulte oAtendimentoComercial daRede Globo econheça asoportunidadespara inserçãode comerciaisno BBB6.

• Período: 10 de jan a 28 de mar/2006

• Dia/Horário:Segunda a Sábado – após Novela IIIDomingo – após Fantástico

• Sigla no SISCOM: BIGB

AUDIÊNCIA

SHARE %

47 45 47 49 47 49 50 52 52 5147 49

58

49

72 70 70 72 70 73 74 75 76 76 73 7479

73

FONTE: IBOPE/TELEREPORT.ES

TRÉIA

SEM 1

SEM 2

SEM 3

SEM 4

SEM 5

SEM 6

SEM 7

SEM 8

SEM 9

SEM 10

SEM 11

FINAL

Page 5: Bip 520 - Novembro/05

5nº 520 • dezembro 2005

24 HORAS

MAIS UM DIA CHEIO DE AVENTURASPARA O AGENTE JACK BAUER

Em janeiro, a Globoestréia a quartatemporada da série24 Horas, que retratahora a hora um diana vida do agenteJack Bauer.

D e 2 de janeiro a 3 de fevereiro de 2006,a Rede Globo traz os episódios da

quarta temporada de 24 Horas, premiadaprodução norte-americana estrelada porKiefer Sutherland. Cada episódio mostra umahora do dia do agente Jack Bauer.

Exibida de segunda à sexta-feira após oJornal da Globo, a nova temporada traz novi-dades tanto no elenco quanto na trama. ACTU é chefiada por Erin Driscoll (AlbertaWatson), uma agente durona do governo,cuja prioridade em seu primeiro dia detrabalho é demitir Jack. O agente agora estátrabalhando para o secretário da DefesaJames Heller (William Devane) e tambémestá envolvido com a filha casada dele,Audrey (Kim Raver). Após a explosão de umtrem, Jack repentinamente se vê de volta àCTU para uma reunião com Driscoll, sob asordens de Heller.

Na primeira temporada, a série mostroucomo Bauer conseguiu evitar o assassinatodo senador David Palmer (Dennis Haysbert),virtual candidato à presidência dos EUA. Du-rante a ação, sua filha adolescente Kimberlyfoi seqüestrada e sua esposa Terri (LeslieHope) foi morta. Na segunda temporada,Jack teve que impedir que uma bomba nu-clear plantada em algum lugar de Los Ange-les fosse detonada.

Na última temporada exibida pela Globo,Jack comandou uma divisão especial de ope-rações de campo na CTU, tentando encontraralguma pista sobre uma toxina letal e alta-mente contagiosa usada por criminosos paraexigir a libertação de um perigoso traficante.

Indicada a 28 Emmys em suas três tempo-radas, 24 Horas ganhou quatro na premiação

• Período: 02/janeiro a 03/fevereiro/2006segunda a sexta-feira

• Horário: Após Jornal da Globo

• Sigla no SISCOM: SERI

• Preço de 30”: Assume JSOA -Programa do Jô

• Índice de Conversão 15”: 0,50

FONTE: IBOPE/TELEREPORT.

24 HORAS - MÉDIAS PNT

Primeira temporada12/jan a 13/fev/04

11

56

Segunda temporada18/abr a 19/set/04

Terceira temporada3/jan a 3/fev/05

12

46

11

47

AUDIÊNCIA

SHARE %

de setembro de 2004, além de ter sido eleitaa melhor série dramática do Globo de Ouro.Nos Estados Unidos, a quarta temporadamelhorou ainda mais a já excelente perfor-mance das anteriores, batendo o recorde deaudiência da série. O episódio de estréia, porexemplo, foi visto por 15 milhões de teles-pectadores no país. No Brasil, a terceira tem-porada, exibida pela Globo de janeiro a feve-reiro de 2005, registrou média de 11 pontosde audiência e 47% de share.

A série tem duas cotas de patrocínio emmercado nacional, que serão convertidas emlocais caso não haja comercialização até oinício de dezembro. Se uma das cotas mer-cado nacional for comercializada até essaépoca, a segunda continuará como mercadonacional.

Page 6: Bip 520 - Novembro/05

6nº 520 • dezembro 2005

CARNAVAL 2006

A MELHOR MÍDIA DO VERÃO

Combinando cotasnacionais e locais,o projeto Carnaval2006 é garantia degrande impacto juntoao público duranteos dias maisquentes do verão.

A melhor forma de marcar forte presençada sua marca e impactar o consumidor

no período do alto verão é com o projetoCarnaval 2006 da Globo.

Serão, ao todo, 55 dias de envolvimentototal. Já a partir de 9 de janeiro, as emis-soras da Globo começam a veicular clipescom os sambas-enredo para 2006 das prin-cipais escolas de samba.

No período do Carnaval, como em anosanteriores, a Globo mostrará as festas portodo o Brasil por meio de flashes e chamadasna programação e blocos nos principais tele-jornais, sempre reservando espaço para asmarcas dos patrocinadores. E, claro, o ponto

alto do Carnaval, com os desfiles dos gruposespeciais das escolas de samba de São Pauloe Rio de Janeiro, com o envolvimento domerchandising nos sambódromos e da publi-cidade virtual, fixando ainda mais a marcado anunciante nos quatro dias de desfiles,sendo que em 24 e 25 de fevereiro desfilamas escolas de São Paulo e em 26 e 27 é a vezdas escolas cariocas.

A expectativa dos milhares de telespec-tadores torcendo pela escola preferida tam-bém fica por conta da transmissão das apu-rações de São Paulo e do Rio de Janeiro.Depois da apuração, a Globo exibe os me-lhores momentos dos desfiles das escolascampeãs.

Além das duas cotas nacionais, já co-mercializadas junto aos clientes Nestlé eSchincariol, o projeto prevê três cotaslocais. Os patrocinadores poderão comu-nicar-se regionalmente da forma mais efi-ciente possível por meio das 197 inserçõesque compõem cada cota local, com mídiacomplementar nos meses de janeiro efevereiro.

Os mercados SP1 e RJ possuem formatodiferenciado. Nessas duas praças está pre-vista, para o período de 6 a 23 de fevereiro,a exibição de uma série especial sobre ocarnaval, elevando para 229 o número totalde inserções. No mercado SP1, o projeto ain-da será reforçado com ampla cobertura nojornal Diário de São Paulo.

Em 2005, o esquema comercial do projetocarnaval obteve 91% de alcance no total detelespectadores potenciais (mais de 144 mi-lhões pessoas) e 93% de alcance nos te-lespectadores das classes ABC com idadeacima de 18 anos (mais de 77 milhões depessoas).

CARNAVAL 2005 - ALCANCE EM MILHARES DE TELESPECTADORES

HH AB 18+

HH ABC 18+

MM AB 18+

MM ABC 18+

AS AB 18+

AS ABC 18+

AS ABCDE 18+

UNIVERSO PNT

FONTE: IBOPE - PLANVIEW - PNT - (JAN E FEV/2005) / UNIVERSOS: ATLAS DE COBERTURA DA REDE GLOBO.

144.893 91%

108.461 91%

77.306 93%

33.320 90%

41.767 93%

18.134 91%

35.388 92%

15.043 89%

Page 7: Bip 520 - Novembro/05

7nº 520 • dezembro 2005

Consulte oAtendimentoComercial daGlobo de suacidade e conheçatodos os detalhesdo projetoCarnaval 2006.

Pré-Plano de Inserções – LOCAL (exceto SP1 e RJ)

Itens Qtde Descrição Unit Tot.Desfiles Grupo Especial São Paulo 4 • Vinhetas de Abertura 1 424 e 25/02/06 (6ª-feira e sábado) • Comerciais de 30” 6 24Desfiles Grupo Especial Rio de Janeiro • Vinhetas de Passagem 6 2426 e 27/02/06 (domingo e 2ª-feira) • Vinhetas de Encerramento 1 4

Compactos 2 • Vinhetas de Abertura 1 227/02/06 (2ª-feira) - 15h30 • Comerciais de 30” 4 828/02/06 (3ª-feira) - 15h30 • Vinhetas de Passagem 4 8

• Vinhetas de Encerramento 1 2

Apuração SP 1 • Vinhetas de Abertura 1 128/02/06 (3ª-feira) - 9h00 • Comerciais de 30” 2 2

• Vinhetas de Encerramento 1 1

Apuração RJ 1 • Vinhetas de Abertura 1 101/03/06 (4ª-feira) - 15h30 • Comerciais de 30” 2 2

• Vinhetas de Encerramento 1 1

Balanço do Carnaval (Praça TV 1ª Ed) 5 • Vinhetas de Bloco 1 5de 24/02 a 01/03/06

Balanço do Carnaval (Praça TV 2ª Ed) 5 • Vinhetas de Bloco 1 5de 24/02 a 01/03/06

Chamadas de Transmissão 60 • Chamadas Caracterizadas 1 60

Flashes 20 • Encerramentos Caracterizados 1 20

MÍDIA COMPLEMENTAR (jan. a mar./06)

Programação (15 inserções)Jornal Hoje 1 • Comerciais de 30” 1 1Vídeo Show 1 • Comerciais de 30” 1 1Vale a Pena Ver de Novo 1 • Comerciais de 30” 1 1Sessão da Tarde 1 • Comerciais de 30” 1 1Malhação 1 • Comerciais de 30” 1 1Novela I 2 • Comerciais de 30” 1 2Novela II 2 • Comerciais de 30” 1 2Novela III 2 • Comerciais de 30” 1 2Tela Quente 1 • Comerciais de 30” 1 1Terça Nobre 1 • Comerciais de 30” 1 1Globo Repórter 1 • Comerciais de 30” 1 1Programa do Jô 1 • Comerciais de 30” 1 1

Compacto dos melhores momentos 1 • Vinhetas de Abertura 1 104/03/2006 (sábado) - 11h00 • Comerciais de 30” 3 3

• Vinhetas de Passagem 3 3• Vinhetas de Encerramentos 1 1

TOTAL DE INSERÇÕES 197

Page 8: Bip 520 - Novembro/05

BOLETIM DEINFORMAÇÃO PARAPUBLICITÁRIOS

nº 520 • dezembro 2005

Produzido para a Central Globo de Marketing pela Porto Palavra Editores Associados

Diretores Responsáveis Anco Marcio SaraivaRicardo Esturaro

Jornalista Responsável Mônica OliveiraProjeto Gráfico Sérgio BritoFotos CGCOMDesk-top Conexão Brasil

Para mais informações visite o site daDireção Geral de Comercialização.http://comercial.redeglobo.com.br

Assinaturas:[email protected]

WIZARD

“C omecei há dezoito anos e sempre tivevontade de formar a maior empresa de

ensino do mundo. Estou tornando esse so-nho realidade a partir do momento em quetenho a Globo como parceira, levando minhaimagem para todos os lugares do Brasil e doexterior.” É dessa forma que Carlos WizardMartins, presidente da escola de idiomas Wi-zard, define a importância que a parceriacom a Globo tem para o seu negócio.

O patrocínio dos Jogos Mundiaisde Verão marcou a primeira expe-riência da Wizard em estratégias demídia de longa duração. Sabendoda identificação que os jovens, seupúblico-alvo, têm com o evento es-portivo, a empresa investiu no pa-trocínio, o que lhe rendeu destaqueconstante na Globo durante cincomeses. E o resultado não poderiater sido melhor. “Conseguimos dei-xar a Wizard na cabeça dos alunosantes mesmo do período da matrí-cula, e quando chegou a época,nossa marca já estava consolidada.

Valeu a pena pela linearidade de comuni-cação e pela presença constante na progra-mação”, afirma o diretor de marketing da es-cola, Luiz Fernando Pegoraro.

Com a exposição na Globo, a Wizard viu onúmero de matrículas aumentar em 20% emrelação ao mesmo período do ano anterior.

“O sucesso do investimento se refletiu nosresultados das vendas e na satisfação dosnossos franqueados. Temos mais de 1.200escolas no país, e a aprovação da campanhafoi unânime. Houve franqueado que dobroude tamanho. Isso tudo por causa da projeçãoda marca na Globo”, conta Pegoraro. Os re-sultados ainda foram vistos no aumento devenda de franquias, que alcançou o ritmo devinte por mês.

Terceira maior redede franquias do Brasile maior no ensino deidiomas do país, comescolas no Japão, EUAe franqueadores emPortugal, Espanha eInglaterra, a Wizardtambém aproveitou aoportunidade para di-vulgar sua marca aosbrasileiros residentesno exterior, com aGlobo Internacional.“As expectativas eramgrandes, mas foram em muito superadas. Nosassociamos ao maior e melhor veículo decomunicação do país, o que engrandeceu anossa marca” comemora Pegoraro.

De tão satisfeita, a empresa já renovou aparceria para a temporada dos Jogos Mun-diais de Verão 2005/2006.

REALIZANDO SONHOS COM AAJUDA DA GLOBO

O patrocínio dosJogos Mundiais deVerão fez a Wizardincrementar em 20%suas matrículas, alémde refletir noaumento de franquiase agregar valor àempresa.

Expectativas

superadas

Pegoraro

Tornando sonho

em realidade

Wizard Martins