bip494

8
Uma publicação mensal da Superintendência Comercial da Rede Globo. Julho 2004 - Nº 494 Boletim de Informação para Publicitários Boletim de Informação para Publicitários GLOBO INTERNACIONAL Um público de 3 milhões de pessoas PLANETA BRASIL Globo Internacional lança seu primeiro programa TV GLOBO INTERNACIONAL TV GLOBO INTERNACIONAL Falando com os brasileiros do mundo inteiro Falando com os brasileiros do mundo inteiro

description

Um público de 3 milhões de pessoas Globo Internacional lança seu primeiro programa GLOBO INTERNACIONAL PLANETA BRASIL Boletim de Informação para Publicitários Boletim de Informação para Publicitários Julho 2004 - Nº 494 Uma publicação mensal da Superintendência Comercial da Rede Globo.

Transcript of bip494

Page 1: bip494

Uma

publ

icaç

ão m

ensa

l da

Supe

rinte

ndên

cia

Com

erci

al d

a Re

de G

lobo

.Julho 2004 - Nº 494

Boletim de Informaçãopara PublicitáriosBoletim de Informaçãopara Publicitários

GLOBO INTERNACIONALUm públicode 3 milhões depessoas

PLANETA BRASILGlobo Internacionallança seu primeiroprograma

TV GLOBOINTERNACIONAL

TV GLOBOINTERNACIONALFalando comos brasileirosdo mundo inteiro

Falando comos brasileirosdo mundo inteiro

Page 2: bip494

GLOBOINTERNACIONAL

2

A TV Globo Internacional foi lan-çada em 99 como o primeiro canal inter-nacional brasileiro a ser transmitido parao exterior. Hoje, conta mais de 200 mildomicílios assinantes ao redor do mundo,cobrindo 67 países nos cinco continentes.A grade é composta por produtos daGlobo e da Globosat: noticiários emtempo real, esportes ao vivo, novelas,minisséries, programações infantis e devariedades.

Além de ajudar a preservar os laçosdos brasileiros que vivem longe do país– cerca de 3 milhões de pessoas –, aGlobo Internacional é um eficiente canalde comunicação entre anunciantes detodos os setores e um contingente deconsumidores com elevado poderaquisitivo.

Desde a sua entrada em operação, aGlobo Internacional vem colecionandocases de sucesso de anunciantes. Algunsdeles podem ser vistos nas páginasseguintes.

São empresas que, com um inves-timento baixo, conseguiram alavancarnegócios com os brasileiros dos EstadosUnidos, Europa e África.

Os anunciantes têm a seu dispordiversas opções, desde os pacotes decomerciais de 30" até os patrocínios deprogramas de linha e projetos comoFutebol, Criança Esperança, entre outros.Além disso, a Globo Internacional possuidois produtos exclusivos, com grande

empatia junto ao público: o semanalPlaneta Brasil (veja na última página) e oBrazilian Day, festa realizada anual-mente em Nova York.

COBERTURA GEOGRÁFICAAs comunidades brasileiras de

Boston e Miami têm agora mais umaopção para assistir à Globo Internacional.Além da assinatura via satélite que cobretodos os EUA, estas duas cidades, áreasde grande concentração de brasileiros,contam também com a distribuição docanal via cabo por intermédio dasoperadoras RCN e Atlantic Broadband.

Na Europa, o canal tem distri-buidores na Alemanha, Andorra, Áustria,Bélgica, Dinamarca, Espanha, França,Grécia, Holanda, Itália, Luxemburgo,Reino Unido e Suíça, além das empresasque atendem todo o continente e vendemo decodificador por correio.

Na África, a Globo Internacionalestá disponível em 38 países, mas agrande penetração acontece nos paíseslusófonos, especialmente em Angola.

Na América Latina, a programação édistribuída na Argentina, Bolívia, Chile,Colômbia, Guatemala, Panamá, Para-guai, Peru e Uruguai.

Do outro lado do mundo, o canalpode ser visto no Japão, único país ondea comercialização é local.

REMESSAS DE VALORESDos 3 milhões de brasileiros que

residem no exterior, cerca 1,3 milhãoremetem por ano cerca de US$ 5,4bilhões. Por isso, grandes bancos semovimentam para disputar esta remessa.

A Caixa Econômica Federal, porexemplo, anunciou a criação de um siteonde os brasileiros poderão remeterdinheiro para o Brasil.

A Caixa segue, assim, caminho se-melhante ao tomado recentemente porbancos como Banco do Brasil, Bradescoe Itaú, que investem na ampliação destesegmento.

Um público de3 milhões de pessoas

Remessa de valores x Exportações brasileiras em 2003 (em US$ bilhões)

Fontes: BID e MDIC.

Direitos Internacionaisde Exibição

Anunciantes e agências depropaganda com interesse emanunciar na TV Globo Internacionalpodem facilitar o processonegociando antecipadamente osdireitos de exibição internacional nocontrato com os titulares destesdireitos (atores, diretor, técnicos,trilha sonora, etc.).

Page 3: bip494

3

EMBRATEL

Para quem está no exterior e querfalar por telefone com o Brasil, o serviçoBrasil Direto da Embratel é o que se podechamar de um ovo de Colombo.

“O Brasil Direto é um serviço decompletamento de chamadas a cobrarpara o Brasil, onde o cliente não precisafalar o idioma local”, explica DanielaFaissal, responsável pelo produto naEmbratel. O usuário disca para o Brasil apartir de um telefone fixo, móvel ou pú-blico em mais de 50 países nos cincocontinentes e é atendido em portuguêspor uma das operadoras da Embratel. Ousuário não precisa dispor da moedalocal; a chamada é paga no Brasil emreais.

Disponível já há muitos anos, oBrasil Direto sentiunecessidade de re-forçar a sua comuni-cação depois da que-da do turismo inter-nacional causada pe-la alta do dólar eperigo de atentadosterroristas. “Tornou-se fundamental a-tingir de forma mais direta, além dosviajantes, um outro público-alvo paraesse mesmo serviço – os brasileiros quevivem no exterior”, explica Daniela.

Uma operação de publicidade quepoderia se tornar um pesadelo decomplexidade (já pensou programar comeconomia e eficiência veículos decomunicação em 50 países diferentes e,nestes, em várias cidades?) ficou extre-mamente simples com a Globo Inter-nacional. “Com ela, tudo tornou-se maisfácil”, diz Daniela. “Desde 2001 estamos

veiculando naGlobo Internacio-nal comprandopacotes de jorna-lismo, shows enovelas, de forma a atingir todo opúblico.”

Os filmes do Brasil Direto, criadospela Carillo Pastore Euro RSCG, partemdo mote “Está com saudade? Pega otelefone e faz um Brasil Direto”, com umforte apelo emotivo, falando e mostrandomuito do Brasil e das saudades que osbrasileiros que vivem fora sentem.

Os resultados vieram rápido. “Antesde investirmos em publicidade na GloboInternacional visando esse público, osbrasileiros residentes no exterior repre-

sentavam 40% danossa base de clien-tes, enquanto os queviajavam a turismo ounegócios representa-vam 60%. Hoje asituação inverteu-se:os brasileiros que vi-vem no exterior re-presentam 65% dos

usuários, com ligeira predominância da-queles que vivem nos Estados Unidos”,afirma Daniela. Ela atesta os resultadosda Globo Internacional por pesquisascontínuas.

A Embratel reforça a sua comu-nicação na Globo Internacional às vés-peras de datas comerciais importantes,como Dias das Mães e Dia dos Pais,quando se atinge grandes picos de uso.

No Dia das Mães, por exemplo, che-ga-se a alcançar um movimento equiva-lente ao de todos os demais dias de maio.

Ficou mais fácil falarcom o mundo

Residentes fora do Brasil já são 65% dos

usuários. Antes da Globo Internacional,

eram apenas 40%

Page 4: bip494

WIZARD

4

A Wizard, empresa líder no seg-mento de idiomas no Brasil com mais de1200 pontos-de-venda espalhados portodo o país, incluindo EUA e Japão,sempre quis expandir-se internacional-mente. Para tanto, fazparte do Comitê deExportação de Fran-quias da ABF. “Está-vamos à procura dealternativas que nospossibilitassem testarnossa visão comerciale a aceitação da Wi-zard internacional-mente”, diz LincolnMartins, diretor da Rede Wizard.

Mas como chegar até os inte-ressados? O problema parecia insolúvelaté que a Wizard tomou conhecimento daprogramação da Globo Internacional.“Percebemos que seria uma excelenteoportunidade para viabilizar nosso proje-to, buscando alcançar os brasileiros que

empreendem suas vidas em terras estran-geiras”, diz Lincoln.

Rapidamente o negócio foi fechado,e a Wizard produziu um comercial quefoi ao ar durante 30 dias, entre abril emaio deste ano, com 90 inserções de 30segundos.

Os resultados foram quase instantâ-neos. “Tivemos cerca de 200 pessoascadastradas em nosso site, interessadasna abertura de escolas Wizard em seuspaíses, o que confirma nossos acertospara o empreendimento e a escolha da

Globo Internacionalcomo parceira”, dizLincoln. “Estamosagora na fase de fe-chamento dos pri-meiros contratos, játendo assinado vá-rios deles.”

A Wizard pretende agora dar seqüên-cia à sua expansão

internacional, consolidando-se comouma rede mundial de ensino de idiomas,principalmente o inglês, tornando-nosuma exportadora de conceitos e serviçose fortalecendo o franchising brasileiropelo mundo. “A Globo Internacional vainos ajudar a vencer este desafio”, dizLincoln.

Para estimular parcerias internacionais

“A GloboInternacional nos ajuda a

vencer desafios”

Page 5: bip494

5

CRICIÚMACONSTRUÇÕES

Não é a primeira vez que umaconstrutora pensa seus projetos visandoos brasileiros que moram no exterior.Também não é a primeira vez que umaconstrutora usa a Globo Internacionalpara estabelecer contato com os consu-midores em potencial. E, como emocasiões anteriores, a construtora –Criciúma Construções, com sede emFlorianópolis – também obteve sucessoamplo e rápido, devidamente come-morado por Rogério Cizeski, diretor daempresa.

A Criciúma Construções anuncioupela primeira vez na Globo Internacionalno ano passado, depois de uma conversaentre Rogério, sua agência, a Consultoriae Marketing Jussana-ra Machado, e oAtendimento Comer-cial da Rede Globo.

Rogério já intuíao potencial do mer-cado representado porbrasileiros residentesno exterior, mas se-quer aventava a hipó-tese de abordá-los, dada a complexidadee os altos investimentos necessários parauma operação com esta finalidade. Mascom a Globo Internacional tudo se tornoufácil e econômico.

Ele começou veiculando um filmedestinado a sondar o mercado potencialpara o seu Condomínio Império do Sol,em Florianópolis. Os resultados foramimediatos. “Tirei o bilhete premiado”,diz Rogério. “No dia seguinte, o telefonecomeçou a tocar e não parou mais.Vieram clientes da Europa, EstadosUnidos e até da África.”

Hoje, todo novo lançamento daconstrutora, principalmente apartamen-tos de dois e três dormitórios nas cidadescatarinenses de Florianópolis, Criciúma,Laguna, Balneário Camboriú e Içara,

passa pela Globo Internacional. Emalgumas regiões, a empresa tem repre-sentantes que intermediam o negócio (osfilmes trazem o telefone dos representan-

tes). Mas também hámuitos negócios fe-chados diretamenteno Brasil, por repre-sentantes e parentesdo emigrante.

Rogério lembraque, apenas da regiãosul de Santa Catarina,50 mil pessoas emi-

graram do Brasil. “Encontramos con-terrâneos nossos no mundo inteiro. Eu jáfiz negócios com catarinenses residentesno Equador”, afirma ele. “A qualificaçãodo público é garantida pelo fato de aGlobo Internacional ser recebida apenaspor consumidores de maior poderaquisitivo, que têm TV por assinatura emseus domicílios.” Brasileiros residentesem Miami e Boston já representam 30%das vendas da Criciúma Construção.

Rogério torce agora por umaexpansão ainda maior do sinal da GloboInternacional. “Onde ela for, nós vamosatrás, na certeza de fazer bons negócios.”

A Criciúma Construção lançou cercade 1800 apartamentos, entre entregues eem construção, nos últimos oito anos.

Colhendo resultadosrápidos no mundo

“Anunciei na Globo Internacional e tirei o bilhete premiado.

O telefone não parou mais”

Page 6: bip494

LECHEPASCUAL

6

A Leche Pascual teve uma surpresaespecialmente agradável ao incluir aGlobo Internacional nos seus planos demarketing para o mercado angolano.

Interessada emdivulgar a sua linhade iogurtes com peda-ços de fruta, a em-presa, com sede naEspanha, veiculou naGlobo Internacional eviu as suas vendasdispararem, ou seja,foram simplesmentemultiplicadas por três, permitindo àempresa deter estimados 90% dosegmento de iogurte cremoso no país.

“A Leche Pascual nunca pensou ser

possível exportar tanto para a Angola”,comemora João Belisário, diretor decontas da Movimento, agência depublicidade que, associada à Ogilvy,atende a conta da empresa espanhola.

A campanha da Leche Pascual foiconcentrada em boa parte na GloboInternacional, além de emissoras de TVlocais e rádio. Belisário explica talestratégia pelo fato de a linha de iogurtester preços mais altos. “Com a GloboInternacional, garantimos acesso aosconsumidores com maior poder aqui-sitivo.”

O filme, estrelado por um grupo demeninas, tornou-sesucesso instantâneo,estando no ar desdeoutubro de 2003 esendo inserido, emsistema de rodízio,entre três diferentesmódulos de progra-mação.

“O investimentona Globo Internacional é bastanteacessível em relação à TV local”, garanteBelisário.

Mesmo quem conhece a GloboInternacional vai se surpreender com aforça alcançada pela emissora nos paísesda África, em especial Angola. Com umaprogramação exibida num idioma quetodos entendem, a Globo Internacionaldeixa de ser uma atração apenas para osbrasileiros residentes no país e passa adisputar a atenção dos angolanos com asemissoras locais.

Distribuída por satélite, a GloboInternacional, acreditam alguns execu-tivos do meio publicitário, tem prova-velmente a segunda maior audiência deTV no mercado angolano, atrás apenasde uma emissora local. E ainda ofereceuma vantagem especial para anunciantesde todos os setores: ela é mais vista nosdomicílios de maior poder aquisitivo.

Uma surpresa agradável ao programar a Globo

A força da Globo Internacional em Angola

As vendas da Leche Pascualtriplicaram depoisque a campanha

foi ao ar

Page 7: bip494

7

RADIOVIAL

“A Globo Internacional é a nossagalinha dos ovos de ouro”, define PauloAlmeida, da Radioval, um complexo derestaurante, discoteca, buffet e promoçãode festas e eventos com sede em Luanda,Angola.

Depois que passou a divulgar osseus serviços por meio de comerciais emmeio à programação da Globo Interna-cional, Paulo comemora um crescimentode 60% nas festas promovidas pelasRadiovial. “Ficamos mais conhecidos ecobiçados”, diz ele.

“Já sabíamos que a Globo Interna-cional tem uma audiência muito alta equeríamos atrair an-golanos e turistas deoutros países paranossa casa. Consegui-mos isso tão logo nos-sos comerciais come-çaram a ser exibidos”,afirma Paulo. Ele pro-duziu comerciais pro-movendo o restauran-te, a discoteca, shows e o estúdio degravação, que começaram a ser exibidosem sistema de rodízio a partir de de-zembro de 2002. Desde então, a Ra-diovial praticamente não saiu mais do ar.

Resultados especialmente bons fo-ram alcançados exatamente onde aRadiovial tinha mais interesse: a promo-ção de eventos, casamentos e shows.“Fomos uma das primeiras empresas deAngola a oferecer este tipo de serviço”,lembra Paulo. “Muita gente pensa que sógrandes empresas, com faturamento ele-vado, podem anunciar na Globo Inter-

nacional. É um engano pensar destaforma. Nosso acordo com a Globo Inter-nacional é bastante vantajoso e prova-mos por a mais b que tínhamos audiên-

cias incríveis a umcusto bastante aces-sível”.

Os resultadosvieram depressa. Ademanda por festasde casamento, porexemplo, triplicou“Era do que mais pre-cisávamos”, lembra

Paulo. “O filme exibido por umaemissora de credibilidade como a GloboInternacional ajuda a comprovar a per-cepção do cliente, de que podemos ofe-recer tudo aquilo que ele deseja numafesta de casamento, e quando ele vem aténossa casa descobre que pode ter tudoisso por um bom preço.”

Paulo diz que, com o sucesso, suaempresa tornou-se ainda mais obcecadapela qualidade no atendimento aocliente. “Vamos nos adaptando ao que ocliente exige”, diz ele.

“Com a Globo Internacionalficamos maisconhecidos ecobiçados”

“Nossa galinhados ovos de ouro”

Page 8: bip494

Como vivem os brasi-leiros no exterior?

Seja por meio do es-porte, de empreendimen-tos, nas artes ou na culiná-ria, brasileiros em todo omundo encontram manei-ras criativas de se manterem contato com suasraízes.

Em novembro de2003, os repórteres CésarAugusto e Luciana De-Michelli colocaram o péna estrada em busca derespostas. Assim é oPlaneta Brasil.

A cada semana oPlaneta Brasil apresentaum tema diferente, mos-trando como o brasileiro se

adapta aos novos países que decidiramchamar de casa, e de que forma seu estilode vida único influencia outras culturas.As soluções criativas para problemascomuns de todo imigrante. Como educaruma criança entre duas culturasdiferentes? O desafio da legalização. Osonho de juntar dinheiro, construir umpatrimônio e voltar para o Brasil. A curapara a saudade…

O Planeta Brasil também apresenta atrajetória de brasileiros que se destacampor intermédio da liderança comunitária,nas artes e cultura, na ciência, empre-endedores que abrem novos mercadospara produtos brasileiros.

Desde a estréia do programa, CésarAugusto e Luciana DeMichelli já visita-ram diversas regiões nos Estados Unidos,especialmente as que mais acolhem osbrasileiros, como Nova Jersey, Massa-chusetts e Califórnia. Já viajaram pelaEuropa, passando por França, Inglaterra,Suécia, Itália e Grécia. E pelo Japão,onde encontraram uma imensa comuni-dade que mantém muito viva a culturabrasileira – mesmo tão distante da terranatal.

O telespectador tem grande influê-ncia na pauta do Planeta Brasil, enviandosugestões por e-mail e imagens da suacomunidade para o quadro “Cartão-Postal.”

O Planeta Brasil é apresentado porPatrícia Poeta e tem a direção de AmauriSoares. Produção da jornalista TaniraLebedeff, produção executiva de FábioGolombek e edição de Eduardo CantoMachado.

PLANETABRASIL

Produzido para a Central Globo deMarketing pela Porto PalavraEditores Associados

DIRETORES RESPONSÁVEISAnco Márcio Saraiva e Ricardo EsturaroJORNALISTA RESPONSÁVELMônica Oliveira

PROJETO GRÁFICOPedro Roberto de OliveiraFOTOSCGCOMDESK-TOP E FOTOLITOSConexão BrasilASSINATURASPodem ser solicitadas pelo e-mail:[email protected]

Boletim de Informaçãopara Publicitários

Globo Internacionallança seu primeiroprograma