Bloco K Protheus

6
7/23/2019 Bloco K Protheus http://slidepdf.com/reader/full/bloco-k-protheus 1/6 BLOCO K Este estudo vem mostrar a criação e liberação do Bloco K para contribuintes tidos fscalmente como Industriais. Liberado e Reajustado em Outubro de 20!" o Bloco K se trata de um Livro #iscal para $ontrole de %rodução e Esto&ue. 'em o intuito de acompan(ar todo o processo produtivo das ind)strias" bem como toda a movimentação e*etuada sobre as mat+rias primas. E,ceto Optantes do -imples acional e /icro Empreendedores Individuais" todas as ind)strias devem apresentar seu -%E mensal com estes dados adicionais" a começar das se1uintes datas e normas 3 de 4aneiro de 205 6 Estabelecimentos industriais com $7E de 0 a 82 e *aturamento anual i1ual ou superior a R9 800 /il(:es. 3 de 4aneiro de 20; 6 Estabelecimentos industriais com $7E de 0 a 82 e *aturamento anual i1ual ou superior a R9 ;< /il(:es e limite de R9 2== /il(:es. 3 de 4aneiro de 20< 6 emais estabelecimentos industriais ou atacadistas com $7E >52 a >5=" independente do *aturamento. 7s multas para não entre1a destes dados acima in*ormados são de !? do *aturamento das mesmas. $om isso" as empresas &ue *a@em utili@ação de so*tAares ER% tais como %rot(eus" necessitam reali@ar a implantação deste bloco" caso necessitem apresentar tais dados ao fsco. 7s estruturas abai,o necessitam ser revisadas ou implantadas" para &ue não ocorram erros na apresentação dos dados Esto&ue evem estar totalmente de acordo com o apresentado no -ped anual" pois o mesmo serC verifcado mensalmente a partir de a1ora. %rodutos 'odas as mat+rias primas utili@adas no processo produtivo da empresa" bem como os produtos acabados provenientes das mesmas devem estar com seus cadastros totalmente ajustados" para &ue não ocorram erros na apresentação dos dados. %rocesso %rodutivo Este deverC ser acompan(ado atrav+s de ordens de produção" pois a mesma serC apresentada mensalmente ao fsco. $aso sua empresa utili@e ordem manual" a mesma deverC ser implantada no seu sistema ER%" pois serC enviada via -%E. O apontamento de produção atrav+s destas ordens Dora inFcio" mat+rias primas utili@adas" (ora fm *abricaçãoG serC acompan(ado de perto pelo fsco.

Transcript of Bloco K Protheus

Page 1: Bloco K Protheus

7/23/2019 Bloco K Protheus

http://slidepdf.com/reader/full/bloco-k-protheus 1/6

BLOCO K 

Este estudo vem mostrar a criação e liberação do Bloco K para contribuintestidos fscalmente como Industriais.

Liberado e Reajustado em Outubro de 20!" o Bloco K se trata de um Livro#iscal para $ontrole de %rodução e Esto&ue. 'em o intuito de acompan(artodo o processo produtivo das ind)strias" bem como toda a movimentaçãoe*etuada sobre as mat+rias primas. E,ceto Optantes do -imples acional e/icro Empreendedores Individuais" todas as ind)strias devem apresentarseu -%E mensal com estes dados adicionais" a começar das se1uintes

datas e normas3 de 4aneiro de 205 6 Estabelecimentos industriais com $7E de 0 a 82 e*aturamento anual i1ual ou superior a R9 800 /il(:es.

3 de 4aneiro de 20; 6 Estabelecimentos industriais com $7E de 0 a 82 e*aturamento anual i1ual ou superior a R9 ;< /il(:es e limite de R9 2==/il(:es.

3 de 4aneiro de 20< 6 emais estabelecimentos industriais ou atacadistascom $7E >52 a >5=" independente do *aturamento.

7s multas para não entre1a destes dados acima in*ormados são de !? do*aturamento das mesmas.

$om isso" as empresas &ue *a@em utili@ação de so*tAares ER% tais como%rot(eus" necessitam reali@ar a implantação deste bloco" caso necessitemapresentar tais dados ao fsco.

7s estruturas abai,o necessitam ser revisadas ou implantadas" para &ue nãoocorram erros na apresentação dos dados

Esto&ue evem estar totalmente de acordo com o apresentado no -ped

anual" pois o mesmo serC verifcado mensalmente a partir de a1ora.

%rodutos 'odas as mat+rias primas utili@adas no processo produtivo daempresa" bem como os produtos acabados provenientes das mesmasdevem estar com seus cadastros totalmente ajustados" para &ue nãoocorram erros na apresentação dos dados.

%rocesso %rodutivo Este deverC ser acompan(ado atrav+s de ordens deprodução" pois a mesma serC apresentada mensalmente ao fsco. $aso suaempresa utili@e ordem manual" a mesma deverC ser implantada no seusistema ER%" pois serC enviada via -%E. O apontamento de produçãoatrav+s destas ordens Dora inFcio" mat+rias primas utili@adas" (ora fm*abricaçãoG serC acompan(ado de perto pelo fsco.

Page 2: Bloco K Protheus

7/23/2019 Bloco K Protheus

http://slidepdf.com/reader/full/bloco-k-protheus 2/6

'erceiros $aso seja *eita a industriali@ação de produtos acabados Denvio demat+ria prima a terceiros" e retorno de produto acabadoG" se *a@ necessCriaa utili@ação e acompan(amento dos mesmos atrav+s de notas de saFdaDsaFda para a *abricação em terceiroG" bem como as notas de entradaDretorno de industriali@açãoG.

%erdas everão ser in*ormadas as perdas durante o processo %rodutivo.$aso (aja perdas em outras situaç:es DRoubo" 'ransporte" 7varias internasGa mesma deve ser in*ormada em controle de esto&ue.

Estrutura do Bloco K 

7 estrutura do Bloco se dC da se1uinte *orma

Bloco DescriçãoRegis

troK  7bertura do Bloco K  H00K  %erFodo de 7puração do I$/-I%I H00K  Esto&ue Escriturado H200K  Outras /ovimentaç:es Internas entre /ercadorias H220K  Itens %rodu@idos H280K  Insumos $onsumidos H28!

K Industriali@ação E*etuada por 'erceiros Itens

%rodu@idos

H2!0

K Industriali@ação E*etuada por 'erceiros Insumos$onsumidos H2!!

K  Encerramento do Bloco K  H==0

$om isso" podemos ver como serão apresentadas as in*ormaç:es ao fsco"se1uindo os dados desta *orma

REGISTRO K001: ABERTURA DO BLOCO K 

Este re1istro tem o objetivo de in*ormar o perFodo de apuração do I$/- oudo I%I" prevalecendo os perFodos mais curtos. $ontribuintes com mais de umperFodo de apuração no mJs declaram um re1istro K00 para cada perFodono mesmo ar&uivo. ão podem ser in*ormados dois ou mais re1istros comos mesmos campos 'II e '#I.

REGISTRO K100 – PERODO DE APURA!"O DO IC#S$IPI

Page 3: Bloco K Protheus

7/23/2019 Bloco K Protheus

http://slidepdf.com/reader/full/bloco-k-protheus 3/6

Este re1istro tem o objetivo de in*ormar o perFodo de apuração do I$/- oudo I%I" prevalecendo os perFodos mais curtos. $ontribuintes com mais de umperFodo de apuração no mJs declaram um re1istro K00 para cada perFodono mesmo ar&uivo. ão podem ser in*ormados dois ou mais re1istros comos mesmos campos 'II e '#I.

REGISTRO K%00 – ESTO&UE ESCRITURADO

Este re1istro tem o objetivo de in*ormar o esto&ue fnal escriturado doperFodo de apuração in*ormado no Re1istro K00" por tipo de esto&ue" dasmercadorias de tipos 00" 0" 02" 08" 0>" 0! e 0 6 campo 'I%OI'E/ doRe1istro 0200.

7 unidade de medida +" obri1atoriamente" a de controle de esto&ueconstante no campo 05 do re1istro 0200 6 IIM.

7 c(ave deste re1istro são os campos 'E-'" $OI'E/" IE-' e$O%7R' D&uando (ouverG.

REGISTRO K%%0 – OUTRAS #O'I#E(TA!)ES I(TER(AS E(TRE#ERCADORIAS

Este re1istro tem o objetivo de in*ormar a movimentação interna entremercadorias" &ue não se en&uadre nas movimentaç:es internas jCin*ormadas nos Re1istros K280 e K28! produção acabada e consumo noprocesso produtivo" respectivamente.

7 unidade de medida +" obri1atoriamente" a&uela constante no campo 05do re1istro 0200 IIM. 7 &uantidade movimentada deve ser e,pressa

na unidade de medida do item de ori1em.

Page 4: Bloco K Protheus

7/23/2019 Bloco K Protheus

http://slidepdf.com/reader/full/bloco-k-protheus 4/6

E,emplo reclassifcação de um produto em outro cNdi1o em *unção docliente a &ue se destina.

7 c(ave deste re1istro são os campos '/OM" $OI'E/ORI e$OI'E/E-'..

REGISTRO K%*0 – ITE(S PRODU+IDOS

Este re1istro tem o objetivo de in*ormar a produção acabada de produto emprocesso Dtipo 08 6 campo 'I%OI'E/ do re1istro 0200G e produto acabadoDtipo 0> 6 campo 'I%OI'E/ do re1istro 0200G.

everC e,istir mesmo &ue a &uantidade de produção acabada seja i1ual a@ero" nas situaç:es em &ue e,ista o consumo de item componenteinsumono re1istro fl(o K28!.

7 unidade de medida +" obri1atoriamente" a de controle de esto&ue

constante no campo 05 do re1istro 0200 IIM.uando (ouver identifcação da ordem de produção" a c(ave deste re1istrosão os campos $OO$O% e $OI'E/.

os casos em &ue a ordem de produção não *or identifcada" o campo c(avepassa a ser $OI'E/.

REGISTRO K%*, – I(SU#OS CO(SU#IDOS

Este re1istro tem o objetivo de in*ormar o consumo de mercadoria noprocesso produtivo" vinculado ao produto resultante in*ormado no campo$OI'E/ do Re1istro K280.

7 unidade de medida +" obri1atoriamente" a de controle de esto&ueconstante no campo 05 do re1istro 0200 IIM.

Page 5: Bloco K Protheus

7/23/2019 Bloco K Protheus

http://slidepdf.com/reader/full/bloco-k-protheus 5/6

7 c(ave deste re1istro são os campos '-7P7 e $OI'E/.

REGISTRO K%,0 – I(DUSTRIALI+A!"O E-ETUADA POR TERCEIROS –ITE(S PRODU+IDOS

Este re1istro tem o objetivo de in*ormar os produtos &ue *oramindustriali@ados por terceiros e sua &uantidade.

7 unidade de medida +" obri1atoriamente" a de controle de esto&ueconstante no campo 05 do re1istro 0200 IIM.

7 c(ave deste re1istro são os campos '%RO e $OI'E/.

REGISTRO K%,, – I(DUSTRIALI+A!"O E# TERCEIROS – I(SU#OSCO(SU#IDOS

Este re1istro tem o objetivo de in*ormar a &uantidade de consumo doinsumo &ue *oi remetido para ser industriali@ado em terceiro" vinculado aoproduto resultante in*ormado no campo $OI'E/ do Re1istro K2!0.

7 unidade de medida +" obri1atoriamente" a de controle de esto&ueconstante no campo 05 do re1istro 0200 IIM.

7 c(ave deste re1istro são os campos '$O- e $OI'E/ deste Re1istro.

REGISTRO K..0: E(CERRA#E(TO DO BLOCO K 

Page 6: Bloco K Protheus

7/23/2019 Bloco K Protheus

http://slidepdf.com/reader/full/bloco-k-protheus 6/6

Este re1istro destinase a identifcar o encerramento do bloco K e a in*ormara &uantidade de lin(as Dre1istrosG e,istentes no bloco.

7 7'O- 'E$OLOQI7 jC estC pronta para a implantação do Bloco K emempresas &ue se utili@am do -istema ER% %rot(eus da 'O'M-. #aça seuorçamento conosco para não perder os pra@os de apresentação deste livro efcar dentro de seus compromissos fscais.