Boletim

7
Nº 1 “Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca”. Jorge Luís Borges Boletim Informativo da Biblioteca do Agrupamento de Idães Nota introdutória A importância do Boletim Bibliográfico na Biblioteca escolar O actual desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento humano, leva-nos a funcionar como um centro real e estimulador, dado que os serviços da BE e as suas actividades de intermediação da leitu- ra podem ajudar a tornar o currículo mais eficaz e orientado para um maior desempenho do aluno quer na sua vertente individual quer na sua vertente colectiva. O principal papel da Biblioteca Escolar é estar provida de um acervo documental, no qual reflicta as sugestões de toda a comunidade educativa sobre os mais variados temas, pois à medida que o aluno é motivado, a curiosidade pela leitura será maior para obter as respostas desejadas. Deste modo o raciocínio lógico inicia o seu processo de organização. O espírito critico emerge e o aluno aguça o gosto pela leitura. Por outro lado o aluno apercebe-se que através da leitura obtêm novos conhecimentos. Portanto para formar leitores não basta ensinar a ler é preciso também ensinar a gostar de ler. A Biblioteca Escolar é um centro dinâmico que deve actuar em consonância com a sala de aula, participando em todos os níveis e momentos de processo de desenvolvimento curricular com um acervo documental composto por material livro e não livro, de leitura diversifi- cada. Desta forma é necessário que cada pro- fessor e cada aluno conheçam o acervo documental da BE do seu Agrupamento. Deste modo optámos por utilizar uma lis- tagem que obedece às regras da CDU, dividindo pelos grandes saberes tal como se encontra nas estantes. As professoras bibliotecárias GEPE Biblioteca Escolar da Escola Sede Biblioteca Centro Escolar de Idães Acompanhe as novidades da BE no nosso blogue: Biblioidaes.blogspot.com

description

Boletim Informativo da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Idães, Felgueiras

Transcript of Boletim

Nº 1

“Sempre imaginei

que o paraíso será

uma espécie de

biblioteca”. Jorge Luís Borges

Boletim Informativo da Biblioteca

do Agrupamento de

Idães

Nota introdutória A importância do Boletim Bibliográfico na Biblioteca escolar O actual desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento humano, leva-nos a funcionar como um centro real e estimulador, dado que os serviços da BE e as suas actividades de intermediação da leitu-ra podem ajudar a tornar o currículo mais eficaz e orientado para um maior desempenho do aluno quer na sua vertente individual quer na sua vertente colectiva. O principal papel da Biblioteca Escolar é estar provida de um acervo documental, no qual reflicta as sugestões de toda a comunidade educativa sobre os mais variados temas, pois à medida que o aluno é motivado, a curiosidade pela leitura será maior para obter as respostas desejadas. Deste modo o raciocínio lógico inicia o seu processo de organização. O espírito critico emerge e o aluno aguça o gosto pela leitura. Por outro lado o aluno apercebe-se que através da leitura obtêm novos conhecimentos. Portanto para formar leitores não basta ensinar a ler é preciso também ensinar a gostar de ler.

A Biblioteca Escolar é um centro dinâmico que deve actuar em consonância com a sala de aula, participando em todos os níveis e momentos de processo de desenvolvimento curricular com um acervo documental composto por material livro e não livro, de leitura diversifi-cada.

Desta forma é necessário que cada pro-fessor e cada aluno conheçam o acervo documental da BE do seu Agrupamento. Deste modo optámos por utilizar uma lis-tagem que obedece às regras da CDU, dividindo pelos grandes saberes tal como se encontra nas estantes.

As professoras bibliotecárias

GEPE

Biblioteca Escolar da Escola

Sede

Biblioteca Centro Escolar de

Idães

Acompanhe as novidades da

BE no nosso blogue:

Biblioidaes.blogspot.com

Referências Bibliográficas

GRANDE ENCICLOPÉDIA PLANETA, Multiconsulta: a primeira enciclopédia portuguesa em formato papel, DVD-ROM, Internet e Navegador de bolso. Actualizada: adiciona todos os meses através da Internet, factos, actualidades e personagens em notícia. Rigorosa: uma obra avalizada por oito universi-dades e instituições culturais de Portugal e Europa

SA, Nogueira, - Dicionário dos verbos franceses conjugados; Este dicionário destina-se não só ao grande público, mas especialmente a estudantes, professores, jornalistas e a todos aqueles que têm por base de trabalho a língua portuguesa. A sua divulgação é fonte de enriquecimento, quiçá engrandecimento, do nosso idioma, que é falado em todos os conti-nentes .

Vários - Texto Editores 2010

Dicionário Verbos Mais Gramática Língua Inglesa

Udo e Monika Tworuschka -Religiões do mundo, Cristianismo, Islamismo, Judaísmo -Circulo Leitores, 2010 Cristianismo A génese. A ética cristã. História e especificidades nacionais. Igrejas ortodoxas. A mulher e a família... Islamismo O Corão. Princípios da prática religiosa. Judaísmo Monoteísmo. Origem, expansão, desenvolvimento.

FICHA TÉCNICA: Realização Moira Simpson Texto: John Carrol Editora Flaminia 2010 “A Cabeça Cheia de Perguntas" é particularmente dirigido às crianças na fase da pré-adolescência. Diz-lhes o que elas querem saber com uma atraente mistura de humor e imagina-ção. Aborda tópicos como atracção sexual, relações sexuais, fertilização, crescimento do embrião e nascimento do bebé, fazendo ainda uma breve referência à SIDA e ao controlo da natalidade..

FICHA TÉCNICA: Realização Moira Simpson Texto John Carrol Editora Flaminia 2010

"Especialmente Tu" encoraja as crianças a explorarem os sentimentos que têm acerca de si e

dos outros. Abordando a importância de se gostar de si próprio, de saber tomar decisões e

resolver problemas, ajuda-as a encontrar o equilíbrio entre a sua personalidade e o seu papel

como elemento de um grupo.

2- Religião. Teologia.

0– Generalidades( Dicionários, Enciclopédias)

6- Ciências aplicadas ( Corpo humano, Sexualidade, Higiene, Drogas, Agricultura, Alimentação, Segurança rodoviária )

NESTE NATAL OFEREÇA LIVROS NESTE NATAL OFEREÇA LIVROS NESTE NATAL OFEREÇA LIVROS NESTE NATAL OFEREÇA LIVROS

Neste documentário, um grupo de dez adolescentes de uma escola secundária concorda em fazer parte de um projecto cujo principal objectivo é explorar como os assuntos que surgem na comunicação entre géneros afectam as suas relações sociais e íntimas. Uma série de depoi-mentos retratam formas de pensar e de comunicar com os pares e realçam assuntos relativos à sexualidade associados, não raras vezes, a maiores dificuldades de comunicação. Cada adoles-cente expõe as suas dúvidas e ideias relativas à comunicação com o sexo oposto. Este filme pretende sensibilizar e consciencializar os jovens para as diferenças e semelhanças na comuni-cação entre géneros, promovendo uma mudança de atitudes e comportamentos, que conduzam a um relacionamento mais harmonioso e saudável. FICHA TÉCNICA: Realização: Moira Simpson Texto:John Carrol Editora Flaminia 2010

"Mudanças" aborda as alterações físicas e emocionais que acompanham a puberdade: desde

a menstruação, a erecção e a masturbação até às mudanças de disposição e falta de auto-

confiança tão características desta fase de desenvolvimento.

Sequências animadas ilustram com detalhe as diferentes fases por que passa o corpo em cres-

cimento. Os tabus são desmistificados e as crianças encorajadas a sentirem orgulho em si e na

sua sexualidade.

FICHA TÉCNICA: Argumento, Texto, Animação e Realização Diane Obomsawin Editora Flaminia 2010

“Distâncias” constitui um excelente instrumento de trabalho a utilizar em contexto escolar e

laboral promovendo a reflexão sobre o tema do conflito e a importância da adopção de estraté-

gias alternativas que permitam a sua resolução numa nova perspectiva em que todas as partes

envolvidas saem vencedoras .

FICHA TÉCNICA :Realização Bretislav Pojar Ivan Vít: Editora Flaminia 2010 Este filme retrata, de maneira criativa mas realista, o caminho percorrido por um adolescente

pelo mundo da toxicodependência.

Para além deste espelho, "Narco Blues" promove a reflexão em torno dos estupefacientes e

das substâncias psicotrópicas, focando a atenção nas suas consequências, nos perigos asso-

ciados, mas igualmente na possibilidade de superação.

FICHA TÉCNICA: Realização:David Tennant; Actores Adam Frost, Melisa Barker-Sauer, Kelly

Ann Scott, Lance Ruckner: Editora Flaminia,2010.

Numa sociedade caracterizada pela tecnologia, onde cada vez mais a Internet faz parte do

quotidiano das pessoas e especialmente dos jovens, urge atender à necessidade de mais e

melhor informação relativamente à forma de utilização deste medium e, simultaneamente, aos

perigos a ele associados.

“Apanhados na Net” é um filme que pretende sensibilizar os jovens para os diversos riscos

de navegar na Internet. Numa conversa com Angel, o seu “anjo da guarda”, Adam mostra-se

relutante face à possibilidade da sua namorada, que conheceu na Internet, poder estar a

esconder o que realmente é. Adam teme poder estar a ser enganado e recorda que ele pró-

prio omite factos da sua identidade, quando navega na Internet.

Um filme que promove o pensamento crítico dos jovens relativamente à Internet sensibilizando-os para a necessi-

dade de se saber interpretá-la de modo a controlar os riscos e aproveitar as inúmeras vantagens.

POEMAS DE INVERNO

Tarde pintada Eu, simplesmente, digo Por não sei que pintor. Que há fantasia Nunca vi tanta cor Neste dia, que o mundo me parece Tão colorida! Vestido por ciganas adivinhas, Se é de morte ou de vida, E que gosto de o ver, e me apetece Não é comigo. Ter folhas, como as vinhas.

Miguel Torga

Énio Ramalho - Gramática da Língua Inglesa Ensino Básico e Secundário, Porto: Editora, 2010. Uma gramática clássica, elaborada para os alunos dos ensinos Básico e Secundário.

As regras, acompanhadas das respectivas explicações e exemplos clarificadores, permitem uma

aprendizagem segura e facilitam o estudo autónomo do aluno.

Miguel Sousa Tavares, “Ismael e Chopin”, Lisboa: Editora Oficina do livro,2010.

Ismael é um coelho bravo que vive no bosque. Dos seus 51 irmãos, foi ele o escolhido pelo pai, o

respeitado Coelho Maltese, para ficar junto de si e aprender tudo o que ele tinha para ensinar:

todos os segredos do bosque, todos os segredos do mundo. A Ismael, o pai aconselha-o, entre

outras coisas, a ter cuidado com os homens, esses bichos inteligentes que escrevem a língua

que falam. Mal sabe Coelho Maltese que a abertura ao mundo o levará a conhecer a música e,

sobretudo, a figura memorável de um jovem músico chamado Chopin.

Já doente, Chopin refugiou-se numa casa meio abandonada, e passa os dias a tossir; quando

chega a noite, senta-se ao piano e toca. Aos poucos, atraído pela música grandiosa, Ismael per-

de a timidez inicial e, cheio de cautelas, vai-se aventurando. Ao ser descoberto, e directamente interpelado pelo

genial pianista, o coelhinho bravo descai-se e revela o seu dom, apesar de ter prometido ao pai que nunca o faria.

Sim, porque Ismael tem um dom: consegue entender a língua humana e, mais, fazer-se entender através da nossa

linguagem de homens .

Maria Alberta Menéres, “Histórias de tempo vai tempo vem,” Lisboa: Edições Asa 2000.

Aqui estão 17 pequeníssimas histórias completas, ou seja, com princípio, meio e fim. Elas são o

resultado de um exercício de escrita e de uma experiência do contar mais perto das coisas essen-

ciais e simples do nosso dia-a-dia. É o sentido poético e humano de cada uma que as identifica

como minúsculos pontos luminosos nos trajectos que a observação e o amor à vida nos oferecem.

Para os jovens que querem alicerçar o seu gosto pela leitura, este livro pode ser uma primeira

pedra.

Ian Whybrow, Tony Ross, “A Mansão Assombrada para pequenos terrores”Lisboa: Verbo, 2007. O Tio Mauzão ensombra continuamente a Mansão e prega sustos horríveis. Está tão medonho, todo verde e a brilhar no escuro, com uns grandes e horríveis olhos vermelhos, uns dentes amarelos e a baba sempre a escorrer da boca, que põe os pêlos do Pequeno Lobo em pé. O Pequeno Lobo, o primo Berros e o corvo Caturras resolvem pedir ajuda ao Tio Mauzão para abrirem cursos e ensinar aos alunos alguns truques e poderes fantasmagóricos .

Maria Teresa Maia Gonzalez, “A Lua de Joana”, Lisboa: Editora PI, 2010. Ao lermos a Lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos

para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida. Porque este livro alerta-nos para a

importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer

um caminho que conduza a uma vida plena…

John Grogan, Marley & Eu Casa das Letras,2006

A história enternecedora e inesquecível de uma família e do seu cão malcomportado que

ensina o que realmente importa na vida. Chamavam-se John e Jenny, eram jovens, apaixona-

dos e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em

que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapida-

mente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não

havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava-se todo por cima

das visitas, roubava roupa interior feminina e abocanhava tudo a que pudesse deitar o dente. De

nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem, tão pouco, a "escola de

boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Só que Marley tinha um coração puro e a sua lealda-

de era incondicional. Partilhou a alegria da primeira gravidez do casal e o seu desgosto com a morte prematura do

feto, esteve sempre presente no nascimento dos bebés ou quando os gritos de uma vítima de esfaqueamento ecoa-

ram pela noite dentro.

8– Literatura (Literatura Infantil e Infanto-juvenil, Literatura estrangeira, Gramáticas, Poesia)

Esta série juvenil tem por base as aventuras e desventuras do Micas e de um grupo de amigos no espaço dos museus portugueses. Sob a forma de um diário com uma componente de livro «policial», estes livros têm claramente uma história que diverte e ensina ao mesmo tempo e servirão, estamos certos, para que os leitores se entusiasmem e visitem mais os museus do País. Neste primeiro volume, o Micas fica aborrecido quando chega o fim das aulas. A família trabalha, não chegou ainda a hora de partirem para férias e a solução que lhe resta é acompa-nhar o avô ao Museu Nacional de Arte Antiga, onde este trabalha como jardineiro e onde ele fica o dia todo a dar uns pontapés na bola, quase sempre sozinho. Mas eis que o avô percebe o seu tédio e o inscreve num programa de Verão no próprio museu, onde, para sua grande ale-gria, reencontrará o Gugas (um dos seus melhores amigos) e vários outros jovens da mesma idade, assim como uma monitora bonita e simpática que lhes mostrará o museu e tornará tudo

um grande divertimento. Enquanto o grupo trabalha, o museu é assaltado… E, se não for o Micas e os amigos a ajudarem os inspectores da Judiciária, nunca se descobrirá o paradeiro de uns brincos valiosíssimos! As coisas correm tão bem que o grupo decide passar a juntar-se regularmente para visitar outros museus. Nos próximos volu-mes, claro. Mas vai sempre haver um mistério para resolver…

Sophia de Mello Breyner Andresen, “Histórias da Terra e do Mar” Texto Editores, 2002

O Mundo da infância foi assim, para Sophia, além do Porto e da Granja, das tradições nórdicas

e da língua portuguesa, o caminho para um encontro aos doze anos com Homero e a luz medi-

terrânica, a nostalgia do «divino como convém ao real», tornando-a «uma mistura de Norte e

Sul». (Miguel Serras Pereira In Jornal de Letras).

Laura Rodrigues, Trampolim Edições, 2009

O que terá feito o infante Gonçalo para já ninguém querer brincar com ele? Uma história

pedagógica que foca a importância da socialização, da cooperação e do saber conviver,

apesar dos efeitos do terrível, e muito conhecido, “O feitiço da birra”…

Carmen Andrade, Trampolim Edições, 2009

Neste livro da colecção «Os pintinhas», Pedro e Rui estão muito divertidos a ver as figuras

que as nuvens desenham quando, de repente, reparam na Lua. Como é possível que a Lua

se veja quando ainda é de dia? O Pedro, que é um menino que sabe muitas coisas, resolve

explicar ao Rui as caretas que a Lua faz.

Adélia Carvalho, “O Livros dos Medos” Trampolim Edições, 2009

Martim-Sem-Dentros é um nome que faz rir ou sorrir crianças e adultos. Mas começou por

ser o nome de um dos muitos medos da Carolina; da pequena e corajosa Carolina, que, com

a ajuda da mãe, e com o engenho e a arte da imaginação e do riso, soube vencer todos os

medos que viviam no seu quarto.

Norbert Landa, “Desculpa!” Trampolim Edições, 2009

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o jardim de infância, destinado a ler em voz alta/contar/ trabalhar na

sala de aula.

Conceição Areias e Catarina Cardoso, “História do Livro Antigo” Livros Horizonte, 2005 Era um livro com esperança, Em cima de uma prateleira. Para dar alegria a uma criança:

Desafiou-a para a brincadeira.

Joanna Wash, “Os melhores Beijinhos” Civilização, 2010 Todos precisamos de beijinhos, por isso haverá coisa melhor do que um livro cheio deles?

Um livro repleto de ilustrações e frases engraçadas que incentivam o desenvolvimento afecti-

vo das crianças.

Feira das Quinquilharias - Novembro Tem como finalidade angariar fundos para a BE. Feira do Livro - Dezembro Este ano será um acontecimento diferente! Teremos um sarau cultural no último dia com apresentação de dança pelos alunos do 1.º ciclo do Centro Escolar de Idães, declamação de poemas, música…. Uma exposição sobre o centenário da Republica relacionada com o quotidiano da população nas vésperas da Republica! Histórias Encenadas -15 de Dezembro pela manhã Destinado ao JI e 1.º ciclo este ano com a apresentação da peça teatral “A fábrica de Brinquedos do Pai Natal”.

Sugestões bibliotecárias on-line:

www.arqnet.pt - Portal de História de Portugal;

www.cienciaviva.pt - Portal sobre divulgação de acontecimentos científicos;

www.cienciahoje.pt - jornal de ciência e tecnologia;

www.instituto-camões.pt – biblioteca em linha de referência da Língua portuguesa;

www.priberam.pt - dicionário de língua que incluiu um corrector ortográfico, uma gramática on-line e um

conjugador de verbos;

www.flip.pt - Dicionários, Vocabulários, Guias e Prontuários · Processamento da Língua Natural, Correc-

tor ortográfico e sintáctico;

www.portaldoastronomo.org - tudo sobre astronomia;

www.matematicaonline.com.pt - exercícios, fichas, humor, curiosidades, 9.º ano, 8.º ano, 7.º ano, 11.º

ano, 10.ºano, jogos, testes, geometria, 3.º ciclo e secundário.

www.oceanario.pt - Promover o conhecimento dos Oceanos, sensibilizando os cidadãos em geral para o

dever da conservação do Património Natural, através da alteração dos seus comportamentos.

www.nationalgeographic.pt – fotografias, texto, filmes.

www.nasa.gov - sobre sistema solar, astronomia.

Próximas Actividades

Sophia de Mello Breyner Andresen , “O Cavaleiro da Dinamarca”, Figueirinhas, 2003

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado no programa de português do 7º ano de escolaridade, destinado a leitura

orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

Jodi Picoult, - “Compaixão” - Civilização 2010.

Se o amor da sua vida lhe pedisse ajuda para morrer, que faria? Quando é que o amor ultrapas-

sa os limites da obrigação moral? E o que é que significa amar verdadeiramente alguém?

PENNY, Vincenzi, “O Jogo do acaso”, Porto: Porto Editora, 2010. Uma fracção de segundo foi quanto bastou para que o caos se instalasse na congestionada auto-estrada que liga Londres ao País de Gales. Um acidente de viação de grandes proporções gera o pânico, substitui a confiança pelo medo e a impotência toma conta dos presentes Sparks, Nicholas, “Juntos ao luar”, Lisboa: Editora presença, 2006. Juntos ao Luar, conta a difícil história de amor de John e Savannah, dois jovens que se conhe-

cem por obra do destino e que pelo mesmo se vêem perante decisões de vida muito complexas.

Devido à sua carreira militar, John vê-se separado da mulher da sua vida, Savannah. Deverá a

jovem protagonista seguir a sua vida, lembrando para sempre a noite de lua cheia que passa-

ram juntos, ou deverá esperar pelo seu grande amor? Conseguirá o amor destes jovens resistir

a esta separação? Uma história maravilhosa, marcada pela força do amor e pelas partidas do

destino.

Cândida Proença, “História Portugal“, Circulo De Leitores,2010

7 Volumes - A primeira grande História de Portugal com ilustrações 3D. Concebida espe-

cialmente para jovens e estudantes, esta é uma daquelas obras que revoluciona a forma de

contar e aprender História, que transporta o leitor até outras paragens, ao grande palco da

acção e dos acontecimentos que marcaram o nosso passado. Maria Cândida Proença, histo-

riadora especialista em Didáctica de História, concebeu com o Círculo de Leitores um projecto

editorial único. Em sete volumes ilustrados percorrem-se doze intensos séculos de batalhas,

descobertas, feitos, crises, quedas e ascensões, reis e governantes, líderes políticos e novas

ideologias.

9– História. Geografia

Outubro é o mês das Bibliotecas Escolares.

Esta comemoração é feita a nível internacional por decisão da IASL.

Todas as bibliotecas do mundo comemoram o Mês Internacional da Bibliote-

ca Escolar promovendo inúmeras actividades com o objectivo de divulgar

parcerias, recursos disponíveis e levar toda a comunidade escolar a utilizar

este espaço nas suas escolas.