Boletim do Sintcom-PR -...

2
Boletim do Sintcom-PR Setembro 2015 | Resistência com a base - Gestão 2013/2016 | www.sintcompr.org.br Todos à greve no dia 15 de setembro! N a última quinta-feira, 3 de setembro, presenciamos uma das piores negociações da história dos Correios: não bastasse o ataque brutal que querem impor ao nos- so plano de saúde, com a COBRANÇA DE MENSALIDADE e RETIRADA DE DEPENDENTES, a empresa apresentou REAJUSTE SALARIAL DE 0%. Frente a estes ataques da di- reção dos Correios, o que resta ao conjunto dos trabalhadores é organizar uma forte greve nacional! Só assim conseguiremos barrar estes ataques aos nossos direitos! Todos à greve nacional no dia 15 de setembro, a partir das 22 horas! No dia 1º de setembro, cerca de 300 trabalhadores rejeitaram o golpe que a ECT está armando para mudar a redação da cláu- sula que trata do Plano de Saúde e aprovaram o indicativo de greve. Agora é a hora de todos participarem das assembleias de deflagração de greve em suas regionais! ● FOZ DO IGUAÇU, na Subsede (R. Engenheiros Rebouças, 1394) ● CASCAVEL, em frente ao Complexo Operacional (Rua Carlos Gomes, 3331) ● PONTA GROSSA, no SECPG (Rua General Carneiro, 740, Centro) ● MARINGÁ, no Auditório Hélio Moreira (Av. XV de Novembro, Paço Municipal) ● LONDRINA, na Subsede (Av. Paraná, 102, Sala 07) ● CURITIBA, na Sede do Sintcom-PR (R. Engenheiros Rebouças, 1595) Assembleias em horários diferenciados ● LONDRINA, no CTCE (Rodovia Celso Garcia Cid, 900), às 13h15 em 1º chamada e às 13h45 em 2º chamada ● CURITIBA, na Sede, às 14h, 16h e 17h em 1ª chamada, com 2ª chamada meia hora após a primeira Assembleias de deflagração da greve no dia 15/9 (terça-feira) 18h30 em 1ª chamada e 19h em 2ª chamada SALÁRIO R eajuste salarial ZERO. Esta foi a proposta apresentada pelos Correios na Campanha Salarial deste ano. A em- presa chegou ao ridículo de não propor nem a reposição da inflação no salário, apenas no Vale Refeição/Alimentação e creche, de 9,56%. Fique atento! A única proposta, na prática, é de aumento de R$100 no salário em janeiro de 2016. Para confundir a categoria, a ECT também colocou na proposta a incorporação parcial da GIP que já recebemos, mas parte dela já deveria ser incorporada pelo acordo anterior. Com esta proposta, a empresa irá reduzir nosso poder de com- pra, uma vez que impõe no acordo um plano de saúde com mensalidade de quase 13%. Desta forma, mesmo com a nova gratificação proposta, nosso salário no final do mês seria menor do que no ano anterior. Não podemos esquecer que no último período a inflação foi galo- pante. A conta de luz subiu 51%, e não foi a única. A água, gás, super- mercado e transporte também impactaram diretamente nossos salários e este é o momento para voltarmos a ter poder de com- pra. Essa proposta é a pior proposta econômica da empresa nos últimos anos. E ainda fazem chacota da nossa inteligência ao tentar nos enganar com essas gratificações, que não impactam ECT debocha dos trabalhadores com reajuste salarial ZERO #ISSOÉENTREGADEDIREITOS

Transcript of Boletim do Sintcom-PR -...

Page 1: Boletim do Sintcom-PR - mediaenterprise.dohmsweb.com.brmediaenterprise.dohmsweb.com.br/.../publicacoes/145_1295.pdf · luz subiu 51%, e não foi a única. A água, ... Esta é a hora

Boletim doSintcom-PR

Setembro 2015 | Resistência com a base - Gestão 2013/2016 | www.sintcompr.org.br

Todos à greve no dia 15 de setembro!

Na última quinta-feira, 3 de setembro, presenciamos uma das piores negociações da história dos Correios: não bastasse o ataque brutal que querem impor ao nos-

so plano de saúde, com a COBRANÇA DE MENSALIDADE e RETIRADA DE DEPENDENTES, a empresa apresentou REAJUSTE SALARIAL DE 0%. Frente a estes ataques da di-reção dos Correios, o que resta ao conjunto dos trabalhadores é organizar uma forte greve nacional! Só assim conseguiremos barrar estes ataques aos nossos direitos!

Todos à greve nacional no dia 15 de setembro, a partir das 22 horas!

No dia 1º de setembro, cerca de 300 trabalhadores rejeitaram o golpe que a ECT está armando para mudar a redação da cláu-sula que trata do Plano de Saúde e aprovaram o indicativo de greve. Agora é a hora de todos participarem das assembleias de deflagração de greve em suas regionais!

● FOZ DO IGUAÇU, na Subsede (R. Engenheiros Rebouças, 1394) ● CASCAVEL, em frente ao Complexo Operacional (Rua Carlos Gomes, 3331)

● PONTA GROSSA, no SECPG (Rua General Carneiro, 740, Centro) ● MARINGÁ, no Auditório Hélio Moreira (Av. XV de Novembro, Paço Municipal)

● LONDRINA, na Subsede (Av. Paraná, 102, Sala 07)

● CURITIBA, na Sede do Sintcom-PR (R. Engenheiros Rebouças, 1595)

Assembleias em horários diferenciados

● LONDRINA, no CTCE (Rodovia Celso Garcia Cid, 900), às 13h15 em 1º chamada e às 13h45 em 2º chamada

● CURITIBA, na Sede, às 14h, 16h e 17h em 1ª chamada, com 2ª chamada meia hora após a primeira

Assembleias de defl agração da greve no dia 15/9 (terça-feira)18h30 em 1ª chamada e 19h em 2ª chamada

SALÁRIO

Reajuste salarial ZERO. Esta foi a proposta apresentada pelos Correios na Campanha Salarial deste ano. A em-presa chegou ao ridículo de não propor nem a reposição

da inflação no salário, apenas no Vale Refeição/Alimentação e creche, de 9,56%. Fique atento! A única proposta, na prática, é de aumento de R$100 no salário em janeiro de 2016. Para confundir a categoria, a ECT também colocou na proposta a incorporação parcial da GIP que já recebemos, mas parte dela já deveria ser incorporada pelo acordo anterior.

Com esta proposta, a empresa irá reduzir nosso poder de com-pra, uma vez que impõe no acordo um plano de saúde com mensalidade de quase 13%. Desta forma, mesmo com a nova gratificação proposta, nosso salário no final do mês seria menor do que no ano anterior.

Não podemos esquecer que no último período a inflação foi galo-pante. A conta de luz subiu 51%, e não foi a única. A água, gás, super-mercado e transporte também impactaram diretamente nossos salários e este é o momento para voltarmos a ter poder de com-pra.

Essa proposta é a pior proposta econômica da empresa nos últimos anos. E ainda fazem chacota da nossa inteligência ao tentar nos enganar com essas gratificações, que não impactam

ECT debocha dos trabalhadores com reajuste salarial ZERO #ISSOÉENTREGADEDIREITOS

Page 2: Boletim do Sintcom-PR - mediaenterprise.dohmsweb.com.brmediaenterprise.dohmsweb.com.br/.../publicacoes/145_1295.pdf · luz subiu 51%, e não foi a única. A água, ... Esta é a hora

Setembro 2015 | Boletim do Sintcom-PR

nos adicionais, FGTS, aposentadoria, etc. Dizem que nos valo-rizam, mas nos tratam como ignorantes e tentam aumentar seu faturamento em cima do suor e sangue do trabalhador.

Para frear os ataques da empresa e a tentativa de arrocho salarial só há uma saída: uma forte greve nacional e unificada da cate-goria. Só com as máquinas paradas faremos a ECT ouvir o som

das nossas reivindicações. Vamos à luta para barrar os ataques aos nossos direitos e por melhores salários!

Esta é a hora dos guerreiros da categoria mostrarem sua força!

ECT tenta jogar negociação para o TST

Mesmo antes da greve ser iniciada, a ECT já fez um pedido ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para que faça a “mediação” da negociação deste acordo coletivo. Eles sa-bem que a categoria não irá aceitar os ataques e querem o apoio da justiça burguesa!

Apesar de não poderem atuar como dissídio durante a ne-gociação, tentam enfraquecer a luta desestimulando os tra-balhadores.

Não podemos baixar a guarda, vamos pressionar a empresa e a justiça e não permitir nenhuma retirada de direitos!

SAÚDE

ECT ataca categoria: propõe mensalidade no plano de saúde e retirada de dependentes #ISSOÉENTREGADEDIREITOS

Depois de passar praticamente um mês enrolando os re-presentantes da categoria na mesa de negociação e de não aceitar avançar em nenhuma das cláusulas sociais,

os Correios agora mostraram a bomba que preparavam: mensa-lidade no nosso plano de saúde.

Na reunião de negociação do dia 1º de setembro, a empresa apresentou na mesa de negociação a proposta de ataques de di-reitos. De acordo com a proposta, o Postal Saúde passaria agora a ser proprietário de três planos:

1) Plano CorreiosSaúde: apesar do nome de nosso antigo pla-no, este não parece nem de longe com o benefício que tínhamos. É a continuação do plano precarizado que chegou com o Postal Saúde.

2) Plano Viver Saúde: para os funcionários da empresa Postal Saúde.

3) Plano Postal Mais Saúde: este plano será para todos os tra-balhadores dos Correios que entrarem a partir do dia 1º de agos-to de 2015 e também para os trabalhadores que optarem por abandonar o plano atual e migrarem para este novo (sem possi-bilidade de volta). Mas as regras deste plano também são novas.

Mensalidade no plano de saúde e retirada de pais como dependentes

Este novo plano tem MENSALIDADE de 6,2% para trabalha-dores sem dependentes e de 12,98% para a adesão com depen-dentes sobre o salário BRUTO! Além disso, pais e mães não estão incluídos neste novo plano. Para piorar a situação, este novo plano também prevê coparticipação. Para pensar: se temos um plano sem mensalidade, porque iríamos querer migrar para outro plano muito parecido com 13% de mensalidade e sem pai e mãe de dependente?

ECT quer fugir da responsabilidade pela nossa saúde

A ECT apresentou a cláusula 28 – Assistência médica/hospita-lar e odontológica, alterada para pior. Antes, era: “A ECT, na qualidade de gestora, com vistas a manter a qualidade da cober-tura de atendimento, oferecerá serviço de assistência médica, hospitalar e odontológica…”

Agora, eles alteraram a cláusula para: “A ECT oferecerá serviço de assistência médica, hospitalar e odontológica…”, retirando a responsabilidade da empresa enquanto gestora do nosso plano de saúde, que deveria manter sua qualidade.

A empresa tenta assim legalizar de vez a Postal Saúde enquan-

to gestora e quer que ainda assinemos um acordo em que os Correios fogem da responsabilidade da nossa assistência médi-ca.

Sucateamento do planoA tática que os Correios estão usando, de sucateamento do nos-so benefício, é velha. Primeiro fizeram a migração do nosso pla-no de saúde na marra, depois pioraram muito a qualidade dos serviços. Agora, apresentam a proposta de um novo plano que permite a migração de um para outro.

O que eles querem é que os trabalhadores, que já estão des-contentes com esse novo plano de saúde precarizado, se vejam obrigados a migrar para o novo plano, mesmo se submetendo a mensalidade. Este foi o mesmo mecanismo que usaram quando acabaram com o Postalis e criaram o Postal Prev.

Não foi à toa que fomos à luta e fizemos greve por 43 dias con-tra o Postal Saúde. Só não ganhamos essa batalha pela traição de sindicalistas pelegos. Agora, precisamos nos mobilizar nova-mente contra a retirada de direitos e por reajuste salarial!

Contra o ataque a nossos direitos, É GREVE NO DIA 15 DE SETEMBRO!