Boletim EAD - Setembro de 2017

5
disponíveis no Autoaten- dimento e no ambiente virtual NetAula. Conversamos sobre o fun- cionamento do das ativida- des virtuais, do atendimen- to do Polo e dos processos de avaliação na EAD. No dia 31 de julho às 19h no Miniauditório aconteceu a aula inaugural realizada dedicada ao início do segun- do semestre de 2017. A abertura da aula foi reali- zada pelo Pastor Herivelton, que deu as boas-vindas aos bixos e veteranos desse semestre. O pastor tam- bém falou sobre o Núcleo de Apoio ao Discente (NADI). Durante a aula foi apre- sentada a metodologia da EAD da Ulbra, os recursos Aula Inaugural 2017/2 Ulbra Santa Maria Setembro de 2017 Número 32 POLO EAD ULBRA SANTA MARIA Boletim Mensal EAD Agenda do Polo - Participe! Último dia para entrega da Discursiva 1 04/09 às 24h na NetAula Encontro com Enadistas 06/09 às 19h na sala 306 Conversa entre colegas 13/09 às 19h na sala 306 Formatura de Gabinete 22/09 às 19h na sala 110 Último dia para entrega da Objetiva 1 25/09 às 24h na NetAula Projetando Pesquisas 25/09 às 19h na sala 306 Contribuições da Psicologia para a Educação 28/09 às 19h na sala 306 Cine Debate sobre Responsabilidade Social 29/09 às 19h na sala 306 Recepção dos Calouros O evento contou com apresenta- ções musicais (bandas e DJs) e momentos culturais. A recepção dos calouros também contou com entrega de brindes e degusta- ção de alimentos. Durante esses dias os alunos tiveram oportuni- dade de conviver, conhecer me- lhor o Campus e os colegas. O semestre iniciou com muita animação durante a recepção dos calouros, que aconteceu de 31 de julho a 4 de agosto no Saguão da ULBRA Santa Maria.

Transcript of Boletim EAD - Setembro de 2017

Page 1: Boletim EAD -  Setembro de 2017

disponíveis no Autoaten-dimento e no ambiente virtual NetAula.

Conversamos sobre o fun-cionamento do das ativida-des virtuais, do atendimen-to do Polo e dos processos de avaliação na EAD.

No dia 31 de julho às 19h no Miniauditório aconteceu a aula inaugural realizada dedicada ao início do segun-do semestre de 2017.

A abertura da aula foi reali-zada pelo Pastor Herivelton, que deu as boas-vindas aos

bixos e veteranos desse semestre. O pastor tam-bém falou sobre o Núcleo de Apoio ao Discente (NADI).

Durante a aula foi apre-sentada a metodologia da EAD da Ulbra, os recursos

Aula Inaugural 2017/2

Ulbra Santa Maria Setembro de 2017 Número 32

POLO EAD ULBRA SANTA MARIA Boletim Mensal EAD

Agenda do Polo - Participe!

Último dia para entrega da

Discursiva 1

04/09 às 24h

na NetAula

Encontro com Enadistas 06/09 às 19h

na sala 306

Conversa entre colegas 13/09 às 19h

na sala 306

Formatura de Gabinete 22/09 às 19h

na sala 110

Último dia para entrega da

Objetiva 1

25/09 às 24h

na NetAula

Projetando Pesquisas 25/09 às 19h

na sala 306

Contribuições da

Psicologia para a Educação

28/09 às 19h

na sala 306

Cine Debate sobre

Responsabilidade Social

29/09 às 19h

na sala 306

Recepção dos Calouros O evento contou com apresenta-ções musicais (bandas e DJs) e momentos culturais. A recepção dos calouros também contou com entrega de brindes e degusta-

ção de alimentos. Durante esses dias os alunos tiveram oportuni-dade de conviver, conhecer me-lhor o Campus e os colegas.

O semestre iniciou com muita animação durante a recepção dos calouros, que aconteceu de 31 de julho a 4 de agosto no Saguão da ULBRA Santa Maria.

Page 2: Boletim EAD -  Setembro de 2017

O Orientador Presencial é o profissional que atende os alunos no Polo. Nestes en-contros, o aluno esclarece dúvidas pertinentes à meto-dologia EAD: o funciona-mento da plataforma NetAu-la, a realização das atividades acadêmicas, busca orientação para os seus estudos e esclare-cimentos sobre a aplicação das provas presenciais no polo. A participação nos encontros presenciais é um momento importante para o desenvolvi-mento das atividades propos-tas na plataforma NetAula, organização das leituras e estudo.

Você confere os dias e horá-rios dos encontros presenciais do seu curso no quadro abai-xo. Programe-se e participe dos encontros.

O Polo EAD da Ulbra Santa Maria conta com duas Orien-tadoras Presencias qualifica-das para atender os alunos.

Martha Silva Conceição é Bacharel

em Ciências Biológicas e Mestre em

Ensino de Ciências e Matemática e pretende continuar se dedicando a

literatura infantil e a docência. Para

viabilizar seus planos de ser professo-

ra, Martha iniciou no primeiro

semestre de 2017 o curso de Licenci-

atura em Ciências Biológicas EAD no Polo EAD da Ulbra Santa Maria.

Para Martha: “Eu escrevi esta obra

durante o meu mestrado com a

intenção que as crianças conheces-

sem mais sobre os anfíbios para que

através do conhecimento respeitem,

preservem e se encantem como eu. A Ulbra veio após a obra para me

tornar licenciada e me permitir

lecionar em escolas e aprimorar meus

conhecimentos pedagógicos para que

mais obras envolvendo os seres vivos

O livro O admirável mundo de Lina,

foi lançado esse ano na Feira do

Livro e segundo a autora “A obra é destinada às crianças de 6 a 12 anos.

Porém, todas as pessoas que se inte-

ressarem por animais e natureza

podem apreciá-la. Tenho leitores

pequenos que as mães leem para eles

e até idosos. A obra trata-se de uma história em que uma espécie de

perereca que existe no nosso bioma

Pampa apresenta aos leitores o grupo

dos anfíbios (o que significa o termo

e quem são os representantes). Além

disso, mostra como é a vida de um

anfíbio contando sobre a sua alimen-tação em ambas as fases de vida

(girino e adulto) e sobre a reprodu-

ção. É um excelente recurso para ser

utilizado no ensino de Ciências.”

sejam produzidas utilizando a ludici-

dade, o conhecimento científico e a

didática.”

Orientação Presencial

Aluna de Ciências Biológicas EAD publica livro infantil

Página 2 POLO EAD ULBRA SANTA MARIA

Martha apresentando seu livro no Polo

A Profª. Mírian de Agostini Ma-chado é formada em Serviço Social, Especialista em Gestão Social: Políticas Públicas; Redes e Defesa de Direitos e trabalha como Gestora na Associação Orquestran-do Arte.

A Profª. Graciela Schmidt Discon-zi é formada em Administração pela Ulbra, tem Mestrado em Engenharia Ambiental e atualmen-te cursa o Doutorado em Engenha-ria Civil pela UFSM e trabalha como Analista Administrativa na Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).

Saiba um pouco mais sobre as nossas Orientadoras Presenciais:

CredIES Ulbra é estendido a todos os cursos EAD e

presenciais

Com o crédito universitário CredI-ES Ulbra, o aluno paga somente 50% da mensalidade no decorrer do curso. Os outros 50% ele pode financiar para pagamento em até o dobro do tempo em que estudar, com taxa administrativa de 0,35% ao mês para contratos de cursos de graduação presencial e EAD firma-

dos a partir de 1º de julho de 2017. No site www.credies.org.br, é possível realizar uma simulação de valores. Acesse e saiba mais!

Page 3: Boletim EAD -  Setembro de 2017

Página 3 Número 32

dade que promova o Educando e o educador, envolver alunos dos anos iniciais do ensino funda-mental e 100 pessoas que atuam em ambientes escolares e não escolares, em práticas pedagógicas que valorizam a diversidade social, cultural e ambiental. 4) AMBIENTE E CIDADANIA - Coordenação Prof Jussara Som-mer - Inscrição e-mail: [email protected] - Objetivo: envolver comunidades locais, que ocupam áreas ambientalmente degradadas, em processo de construção de cidadania, visando a identificação de problemas socioambientais, as quais estão submetidas, e criar estratégias de ação visando a melhoria dos mesmos e da qualidade de vida dos moradores. 5) CINEMA NO APRENDIZA-DO DE DIREITOS HUMA-NOS - Coordenação Ana Maria Acker - Inscrição e-mail: [email protected] - Objeti-vo: promover a formação de alunos dos cursos ead da ulbra (gestão pública, serviço social, história, geografia, letras, mate-mática, ciências biológicas, peda-gogia e ciências sociais) para o trabalho com o cinema e o audio-visual em sala de aula, nas comu-nidades, sindicatos, partidos políticos, associações, ONGS e entidades no aprendizado de questões envolvendo direitos humanos e diversidade. 6) NA PAZ: ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO NAS ESCOLAS - EAD - Coordenação Caroline Fernanda Santos da Silva - Inscri-ção e-mail [email protected]

Você ainda pode realiar a sua inscrição para seleção de alunos voluntários para Projetos de Extensão Comunitária EAD. Para participar da seleção o aluno deverá enviar e-mail para o coor-denador do projeto com um minicurrículo contendo as infor-mações: Polo, nome, endereço, email, curso e semestre. 1) EDUCAÇÃO MATEMÁTI-CA E LUDICIDADE - Coorde-nação: Prof. Ursula Timm - Ins-c r i ç ã o e - m a i l : [email protected] - Objeti-vo: promover oficinas com o tema educação matemática e o lúdico em sala de aula, no âmbito de formação de professores, para profissionais do magistério da rede básica de ensino de municí-pios de abrangência da ULBRA EAD e demais interessados da comunidade em geral. 2) LEITURA EM REDE - Coor-denação Prof Angela Rolla - I n s c r i ç ã o e - m a i l : a n g e [email protected] - Obje-tivo: estabelecer, através do acadê-mico extensionista, uma rede de comunicação (virtual e presenci-al) com mediadores de leitura, escritores, ilustradores, poetas, músicos, atores, crianças e jovens leitores e obras literárias brasilei-ras, engajando a sua comunidade próxima e valorizando a cultura local. 3) A DIVERSIDADE SOCIAL, CULTURAL E AMBIENTAL NA AÇÃO PEDAGÓGICA - Coordenação Prof. Mara Lucia Salazar Machado - Inscrição e-mail: [email protected] - Objetivo: promover a socialização dos saberes acadêmicos em bene-fício de uma educação de quali-

- Objetivo: difundir os direitos das mulheres a uma vida livre de violência; estimular a reflexão sobre a superação do preconceito e da discriminação racial; estimu-lar a atuação dos jovens como multiplicadores destas informa-ções em suas comunidades e famílias. 7) CINEMA NEGRO - Coorde-nação Juliana Ribeiro de Vargas - I n sc r i çõ e s e -ma i l : j rv a r [email protected] - Objetivo: Visa a promoção de relação mais igualitária e não discriminatória a partir da exibição e análise de filmes que abordam temas rela-cionados à história afro-brasileira e as condições sociais de negros e negras na atualidade. Pretende-se também difundir entre os alunos, acadêmicos dos cursos de licenci-aturas nas Unidades EAD, a Lei 10639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da temática história e cultura afro-brasileira na educação atual. PROJETO DE PESQUISA 1) HISTÓRIA DE VIDA E AUTOFORMAÇÃO: OS PRO-FISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS NARRATIVAS DE SI - Coordenação: Rodrigo S i m õ e s Inscrição e-mail [email protected] - Objetivo: conhecer a narrativa dos profes-sores da educação básica a respei-to da realidade sociocultural do professorado, sobre o trabalho educativo, o processo formativo e a formação continuada, as práti-cas pedagógicas e o papel a ser desempenhado pelos profissio-nais da educação na sociedade atual.

Projetos de Extensão Ulbra EAD

FAÇA UMA PAUSA, REFLITA E AVALIE

Faça parte da mudança que você quer ver!

De 1ª a 30 de Setembro

Acesse

ulbra.br/avaliacao

e participe!

Avaliação Institucional

Page 4: Boletim EAD -  Setembro de 2017

4ª Semana ULBRA da Pessoa com Deficiência

natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.” Nesse sentido, nosso compromisso precisa ser diário, com ações voltadas para a conscientização e disseminação de informações que busquem para superar as barreiras do preconceito e da discriminação, impulsionando o reconhecimento social e político à diversidade humana.

A 4ª Semana ULBRA da Pessoa com Deficiência aconteceu de 21 a 26 de agosto de 2017, onde as atividades realizadas durante a semana buscaram qualificar as interações sociais. Nesse período todas as Unidades de Polos EAD desenvolveram ações voltadas para essa temática.O evento faz parte do Programa Permanente de Acessibilidade (PPA) da Ulbra. O PPA propõe uma sociedade diferente, com outra postura frente à questão dos Direitos Humanos. No decorrer das atividades buscamos responder juntos à questão: Como e quem é a pessoa com deficiência nos tempos da pós-modernidade? Cabe destacar que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13146/15 | Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), define no seu artigo 2º, que: “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de

Página 4 POLO EAD ULBRA SANTA MARIA

O Agosto Cultural foi uma ação integrada da Ulbra que buscou conhecer a diversidade cultural, destacar a sua importância para complementar a formação acadê-mica, pois, além de serem ativida-des prazerosas, proporcionam a expansão do pensamento e da criatividade. A Mateada no Campus foi uma das atividades do Agosto Cultural organizada pelo Polo EAD. O evento contou com a apresenta-

ção do projeto Orquestrando Arte, com apresentação de dança e música. Conforme o site da Associação Orquestrando Arte, podemos descrever a instituição como beneficente de assistência social, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover o bem estar social, educacional e cultu-ral das famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. A missão da Associação é Formar

integralmente crianças, adoles-centes e jovens utilizando-se da música e das artes em geral, como ferramenta de integração, inclu-são e promoção social. As atividades são desenvolvidas na ULBRA – Santa Maria na BR 287, Km 252, Trevo Maneco Pedroso - Boca do Monte. Você pode saber mais sobre a Associação no site: www.orquestrandoarte.com.br/

Mateada no Campus - Agosto Cultural

Aconteceu no Polo

Palestra sobre Serviço Social e Educação com o Assistente Social André Michel dos

Santos

Celebração dos 07 anos do Polo EAD Santa Maria, 15 anos da Unidade Santa Maria e 45

anos da ULBRA.

Conversa entre Colegas Especial 7 anos do Polo

Sete Minutos Especial Cine Debate com o filme Colegas

Atividade na Capela

Page 5: Boletim EAD -  Setembro de 2017

Conhecimento quem tem vai além!

Estamos na Web

www.poloeadulbrasm.blogspot.com

Datas Importantes

O evento é realizado anualmente,

pelo Colégio Marista Santa Maria e busca oportunizar reflexões e informa-

ções para auxiliar nas escolhas dos

jovens do Ensino Médio, quanto ao

seu futuro profissional.

O Painel interativo com Universi-dades é uma das atividades da progra-

mação Fórum das Profissões organiza-

do pela escola. Participaram do Painel diversas Universidades de Santa

Maria. Durante o evento foram apre-

sentados os cursos de graduação disponíveis e vestibulares e os estudan-

tes tiveram a oportunidade de tirar

dúvidas.

Ulbra participou do Painel interativo com Universidades

Apresentação dos Cursos oferecidos pela Ulbra EAD

Polo EAD ULBRA Santa Maria

BR 287, Km 252, Trevo Maneco Pedroso

Boca do Monte - Santa Maria/RS CEP 97.020-000

Correspondência: Cx. Postal 21834 CEP 97.020-970

E-mail: [email protected] Tel. (55) 32142333 - Ramal 110

ULBRA SANTA MARIA www.ulbra.br/santamaria

Contatos:

Coordenadora do Polo:

Vanessa dos Santos Nogueira [email protected]

Secretária:

Leda Soares [email protected]

Orientadoras Presenciais:

Graciela Disconzi [email protected]

Mirian de Agostini [email protected]

Central de atendimento ao aluno:

0800 0514131 [email protected]

Os períodos de Estágio Obriga-

tório e elaboração de Projeto de

Pesquisa exigem organização do

tempo, leituras e tempo de

escrita para produção dos relató-

rios.

Se você está com dificuldades na

elaboração dessas atividades não

deixe para buscar ajuda no final

do semestre.

Venha ao polo, participe dos

encontros presenciais!

Período de Estágios e Projetos

Alun@s do curso de Pedagogia e Teologia com a Profª. Mirian.