BOLETIM ELETRÔNICO DO PT DA ILHA - ANO I - Nº 002

6
Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ilha Solteira-SP PT 34 ANOS Plenária do Chinaglia Página 03 Seminário define ações Páginas 04 e 05 Página 02 Ano I - Nº 02 Fevereiro/2014 SEMPRE EM FRENTE SEMPRE À FRENTE

description

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ilha Solteira-SP

Transcript of BOLETIM ELETRÔNICO DO PT DA ILHA - ANO I - Nº 002

Page 1: BOLETIM ELETRÔNICO DO PT DA ILHA - ANO I - Nº 002

Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ilha Solteira-SP

PT 34 ANOSPlenária do Chinaglia

Página 03

Seminário define ações

Páginas 04 e 05

Página 02

BOLETIMELETRÔNICO

Ano I - Nº 02Fevereiro/2014

SEMPRE EM FRENTESEMPRE À FRENTE

Page 2: BOLETIM ELETRÔNICO DO PT DA ILHA - ANO I - Nº 002

FILIE-SE! MAIS DO QUE NUNCA, ILHA SOLTEIRA PRECISA DE NÓS.

2Nº 02 - Fevereiro/2014

PT 34 anos*Hoje, venho para falar dos 34

anos de fundação do Partido dos Trabalhadores em nível

nacional e 32 anos de fundação em Ilha Solteira.

Orgulho-me muito de fazer parte deste partido e de poder contribuir como presidente, sendo o mais novo da história do mesmo aqui em Ilha Solteira, com 26 anos.

Fui candidato nas duas últimas eleições, na primeira, em 2008, com 201 votos e, em 2012, com 110 vo-tos, ao lado de todos os candidatos do PT e dos demais partidos aliados conquistamos a expressiva marca de 35% dos votos na primeira e 49% dos votos válidos na segunda para o nosso candidato a prefeito Cícero Aparecido da Silva.

Ao longo dos anos, o PT se firmou como maior partido de Ilha Soltei-ra, não em termos numéricos, mas pela organização interna, pelo en-gajamento da militância e por sua forte influência na vida política do município.

Desde a primeira eleição, em 1992, o PT se colocou à disposição da po-pulação ilhense como porta-voz das reivindicações das ruas e do povo.

Em 1992, foi impossível combater a hegemonia do PL. Já em 1996, a história política ilhense passou a ter novos rumos. O PT elegeu pela pri-meira vez vereadores no município. Cícero e Toninho foram os primeiros representantes no legislativo ilhense.

Em 2000, Cícero consegue a faça-nha de ser o mais votado do município com 768 votos. Desta vez, o número de vereadores passou para três, con-tando com Toninho e João Carlos.

Em 2008, o partido mudou de pata-mar e voltou a ser o partido mais vota-do de Ilha Solteira e elegeu novamen-te um vereador, Nilsinho. Ainda sob o efeito motivador de 2008, o partido partiu para 2012 querendo mais.

Em 2012, o PT foi novamente o par-tido mais votado desta cidade, e fez dois vereadores, Nilsinho e Toninho, que voltou ao Legislativo após 8 anos.

Nascemos e crescemos ajudando a fazer democracia no Brasil. Desde as campanhas pela anistia, pelas eleições livres e diretas, pelo direito de greve, na criação da Central Úni-ca dos Trabalhadores, em defesa da reforma agrária – enfim, empunhan-do as bandeiras de luta dos movi-

mentos sindical e popular, cuja autono-mia e independência nunca deixamos de respeitar.

Do ponto de vista do tempo histórico, o PT é um partido jovem. Sob a lide-rança inspirada do ex-presidente Lula, a semente do partido foi plantada na época do golpe civil-militar de 1964, cujo cinquentenário será lembrado — e exorcizado — este ano para que esta afronta à democracia e ao povo brasi-leiro nunca mais se repita.

Tem razão o presidente Lula quan-do afirma que o PT é um dos maiores partidos de esquerda do mundo. E, não só ele, mas cada um de nós, ao fitar a estrela vermelha –- nossa marca incon-fundível – podemos bradar, com orgu-lho: eu sou militante do PT!

Ao fazer 34 anos, o PT comemora também os primeiros 11 anos à frente do governo do País, depois de haver vencido três eleições consecutivas.

Na primeira, em 2002, quando o voto popular colocou, pela primeira vez na história, um operário na Presidência da República. Reeleito Lula, foi a vez de sucedê-lo uma mulher guerreira, de tradição revolucionária, a nossa companheira de lutas, a presidenta Dilma Rousseff.

Este mês é um momento de lem-branças e comemoração. Mas é, tam-bém, o início de uma grande jornada. Uma caminhada cheia de percalços e obstáculos a suplantar, e com um objetivo inarredável: reeleger a pre-sidenta Dilma Rousseff, para con-solidar e fazer avançar o projeto de transformações econômicas, sociais, políticas e culturais iniciado pelo pre-sidente Lula em 2003.

Em meio a condições difíceis, o go-verno do presidente Lula realizou uma exitosa transição entre um Brasil para-lisado e descrente de si mesmo, para um novo país com forte autoestima e admirado pelo mundo.

O governo Dilma herdou este legado bendito e o fez prosperar. Deu continui-dade, com avanços, à obra inaugurada pelo presidente Lula. Por isso, pelas suas qualidades, pelo seu trabalho, e com ampla aprovação popular, tem to-das as credenciais para ser reconduzida.

Sabemos que a população quer mu-danças – e as jornadas de junho de 2013 mostraram isso. Mas quer mudan-ças com Dilma, pois não se deixa se-duzir por aqueles que falam em mudar, mas nada acrescentam de verdadeira-

EX

PE

DIE

NT

E O Boletim Informativo do PT da Ilha é produzido pela Assessoria de Comunicação do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ilha Soltei-ra-SP. Composição 2014/2017: Matheus Rodrigues dos Santos (Presidente); Mário Moreira dos Santos (Vice-presidente); Stéfani Brustolin Pressoto (Secretária); Ana Lúcia Aguiar (Finanças); Célia Regina Peres da Costa(Formação); vereador Antônio Carlos da Silva - Toninho (Líder da Bancada do PT na Câmara Municipal). Redação e Diagramação: Rodrigo Mariano (67) 9802-3391. E-mail: [email protected]. Página no Facebook: PT da Ilha. Canal no Youtube: PT da Ilha TV. O Boletim Eletrônico do PT da Ilha foi criado em 18 de janeiro de 2014.

mente novo ou criativo.Muda o Brasil não é quem diz, mas é

quem sabe fazer! E nossos governos fi-zeram, estão fazendo e vão fazer muito mais e melhor para a população.

O cenário atual é de afirmação e pers-pectivas de crescimento para a presi-denta Dilma, líder nas pesquisas e com índices de aprovação positivos.

Nossos oponentes desencadearam contra o governo e o PT uma campa-nha sórdida, amparada por uma certa mídia ligada estreitamente aos parti-dos da oposição. É uma campanha voltada para semear a insegurança, a incerteza, o pessimismo e até o medo entre o povo. Promovem verdadeiras ações de terrorismo psicológico, um enorme tsunami de boatos, esperando assim nos bater nas urnas.

Porém, como de outras vezes, o elei-torado não vai se confundir, nem se deixar iludir.

Companheiros e companheiras:Muda o Brasil quem tem propostas e

coragem para governar para todos!Muda o Brasil quem está tocando a

maior obra transformadora da nossa história moderna!

Muda o Brasil quem está, sempre es-teve, e sempre estará do lado certo! Do lado do povo.

O PT ganhou e consolidou seu pro-jeto através de muita luta, mas tam-bém do entendimento e da negocia-ção democrática.

Trocamos a intransigência pela paci-ência madura.

Vamos continuar governando com paz e equilíbrio.

Vamos continuar fortalecendo as ins-tituições e as regras da democracia, que pretendemos aprofundar com a reforma política e a regulação consti-tucional da mídia.

Mas que ninguém se engane. Fica aqui o nosso alerta: o PT não nasceu para apanhar calado. Não vamos levar recado para casa nem virar o saco de pancadas da Nação!

Sim, porque parece que bater no PT virou mania e obsessão em certos seto-res frustrados da sociedade.

Não basta o coro histérico de determi-nada imprensa; ou a obsessão neurótica e injusta de certos setores empresariais.

“Há 34 anos diziam que era impro-vável construir no Brasil um partido dos trabalhadores. Anos depois era impossível um operário ser presiden-te da republica. Nós lembramos bem

disso. Mais adiante afirmaram que uma mulher não teria condições de chegar”. Segundo a nossa pre-sidenta Dilma, a crítica não enten-de o que representa a menor taxa de desemprego do mundo e que o salario mínimo brasileiro tem o poder de compra real de 70%. “As conquistas asseguradas, a distribui-ção de renda, cada obra realizada, os serviços públicos melhorados. A verdade é que nós é que não nos conformamos, não somos paralisa-dos, nós não paramos. Nós sempre seguimos em frente e à frente.

Em Ilha Solteira, como atual presi-dente do Partido dos Trabalhadores, reafirmo neste momento de come-moração dos nossos 32 anos, o compromisso de continuar fazendo oposição frente ao atual governo mu-nicipal, mas uma oposição sadia, que possa construir dias melhores para cada um e cada uma dessa cidade, em especial as crianças, jovens, mu-lheres e os menos favorecidos.

Na conjuntura municipal, temos acompanhado uma enorme falta de planejamento em todas as áreas deste atual governo. Chegam até nós inúmeras denúncias de mau uso do dinheiro público e encontramos nas ruas, todos os dias, as pesso-as insatisfeitas com a administração municipal. Várias obras paradas e com dinheiro garantido.

Como atual presidente do Partido dos Trabalhadores, reafirmo neste momento de comemoração dos nos-sos 32 anos, o compromisso de con-tinuar fazendo oposição frente ao atual governo municipal, mas uma oposição sadia, que possa construir dias melhores para cada um e cada uma dessa cidade em especial as crianças, jovens, mulheres e os me-nos favorecidos.

Encerro a minha fala homenagean-do a nossa base, os mais de 300 filia-dos que temos em Ilha Solteira e que são a raiz disso tudo. E esta base que sempre esteve presente, sobre-tudo nos momentos mais difíceis e que continuarão com a gente nesta nova gestão do PT de Ilha Solteira.

Sempre em frente, sempre à frente com Dilma, Lula e o Partido dos Tra-balhadores.

Viva a nossa militância. Viva Dil-ma. Viva o povo brasileiro! E viva a todos os Ilhenses! ■

*Trecho do pronunciamento do presidente Matheus Rodrigues na Tribuna Livre da Câmara Municipal.

BOLETIM ELETRÔNICO

Page 3: BOLETIM ELETRÔNICO DO PT DA ILHA - ANO I - Nº 002

3Nº 02 - Fevereiro/2014

Ilha presente em Plenária do deputado Chinaglia

O único partido a disputar todas as eleições com candidatos a prefeito ou vice

O Partido dos Traba-lhadores de Ilha Sol-teira esteve presen-

te, no dia 02 de fevereiro, em São Paulo, na Plenária do deputado federal Arlin-do Chinaglia (PT-SP), que contou com a presença do presidente estadual do par-tido, Emídio de Souza e do ex-jogador ídolo do Corin-thians, Marcelinho Carioca, que filiou-se ao PT e deverá ser candidato a deputado estadual este ano.O assessor de Chinaglia,

Cícero Aparecido da Sil-va, disse que foi uma das melhores plenárias já re-alizadas na capital paulis-ta pelo deputado federal. Além de petistas de Ilha Solteira, a região também contou com representan-tes, pois o partido conse-guiu um ônibus para levar

a caravana regional.De Ilha Solteira, partici-

param da plenária, seis filiados. Além de Cícero, Heronildo Vicente, João Carlos Vieira, José Para-íso, Lívia Carvalho, Maria Lúcia Oliveira (Malú) e Ro-gério Araújo (Finim).Cícero relatou que o de-

putado Arlindo Chinaglia fez um balanço de sua atuação parlamentar, prin-cipalmente como Líder do Governo na Câmara dos Deputados. “Também fa-lou sobre as eleições des-se ano e reforçou o com-promisso de reeleger a presidente Dilma e o com-panheiro Alexandre Padi-lha ao Governo do Estado de São Paulo e uma gran-de bancada de deputados federais e estaduais”, dis-se Cícero.■

PT fica com Comissão de Direitos Humanos

Uma reunião prévia, realizada terça-feira (18) pelo presiden-

te da Câmara, Henrique Eduardo Alves com líde-res partidários, foi fechado acordo que evitará que o deputado Jair Bolsonaro presida a Comissão de Di-reitos Humanos da Casa. Na reunião, o PT concor-dou em escolher a CDH e o PP, que ameaçava

indicar Bolsonaro para a presidência, ficará com as comissões de Trabalho e Transporte. Desde a se-mana passada, o governo e o PT tentam impedir que Bolsonaro assuma a presi-dência da comissão.Os líderes decidiram criar

uma nova comissão, dividin-do a Comissão de Desporto e Turismo, para contemplar o PSC que tinha perdido o

direito de presidir comissão com a criação das duas no-vas legendas: PROS e So-lidariedade. O presidente da Câmara, no entanto, fez questão de dizer que não haverá aumento de gastos com o desmembramento das duas comissões.Pela proporcionalidade,

com a criação desta nova comissão, o PT ganharia o direito a uma quarta co-

missão. Henrique Alves, no entanto, afirmou que o partido cedeu a vez para que o PSC _ que desde o início da legislatura teve di-reito a presidir comissões _ não fique sem nenhuma este ano. No ano passado, o PSC foi um dos últimos a escolher e acabou ficando com a CDH e indicou para presidi-la o deputado Marco Feliciano. (D’O Globo)■

FILIE-SE! MAIS DO QUE NUNCA, ILHA SOLTEIRA PRECISA DE NÓS.

BOLETIM ELETRÔNICO

Page 4: BOLETIM ELETRÔNICO DO PT DA ILHA - ANO I - Nº 002

FILIE-SE! MAIS DO QUE NUNCA, ILHA SOLTEIRA PRECISA DE NÓS.

4Nº 02 - Fevereiro/2014BOLETIM ELETRÔNICO

Seminário define ações e calendário é elaboradoO Partido dos Traba-

lhadores de Ilha Solteira realizou,

no dia 29 de janeiro, na Câmara Municipal, o 1º Seminário de Planejamen-to Anual de Ações, que contou com a participação de cerca de 30 filiados e simpatizantes. A intenção do partido foi de preparar a militância para eventos importantes neste ano, como os 34 anos do PT e a eleição para presidente.Os participantes pude-

ram ficar por dentro das conjunturas nacional, estadual e municipal e também tiveram a oportu-nidade de assistir a apre-sentação do balanço da atividade parlamentar dos vereadores Nilson Trinda-de Jr. (Nilsinho) e Antônio Carlos da Silva (Toninho). O novo presidente do par-tido, Matheus Rodrigues, disse que esse é o mo-mento de reaproximar a militância.Segundo Matheus, de 26

anos, a juventude pode ajudar a oxigenar o par-tido e a experiência de alguns filiados históricos pode facilitar o desenvol-vimento de um trabalho de mobilização da oposi-ção.“Nosso objetivo é a re-

novação do partido, é a oxigenação do partido no trabalho de oposição. Es-tamos aqui nesse semi-nário para traçar as prin-cipais metas para 2014, para que os filiados, os

simpatizantes e princi-palmente quem está vi-vendo as realidades de cada bairro possa cola-borar com nossas ações, procurando atender aos anseios da comunidade que nos procura, que an-seia por uma oposição de fato”, disse Matheus.

O líder da Oposição na Câmara, vereador Toni-nho, apresentou um breve balanço da atividade par-lamentar dos vereadores petistas em 2013 e falou do momento de renova-ção que o PT da Ilha vive.“É um momento impor-

tante para o PT de Ilha

Solteira. Assumiu a nova diretoria, o Matheus é o presidente, jovem, de 26 anos, mesclando com o pessoal mais antigo, que é o Marinho, vice-presi-dente, um dos primeiros filiados do partido. Esse grupo assumiu com mui-ta vontade, com proposta

Page 5: BOLETIM ELETRÔNICO DO PT DA ILHA - ANO I - Nº 002

FILIE-SE! MAIS DO QUE NUNCA, ILHA SOLTEIRA PRECISA DE NÓS.

5Nº 02 - Fevereiro/2014BOLETIM ELETRÔNICO

Seminário define ações e calendário é elaborado

de renovar o partido, de trazer gente nova, de oxi-genar o partido, dar uma chacoalhada no partido e começou com esse semi-nário”, disse Toninho.Já o vereador Nilsinho

falou em “corrigir rota”. Para ele, o partido preci-sa se preparar cada vez

mais para assumir o Go-verno Municipal de Ilha Solteira e também elogiou a iniciativa do seminário. “Tem gente nova chegan-do, o Matheus, a Stéfani, e é isso que faz a diferen-ça no nosso partido. Não existe isso aqui em outro partido. Quero parabeni-

zar a nova diretoria do PT pela iniciativa de estar in-vestindo nesse seminário de formação. Nós sabe-mos que a formação é a base de um partido forte e o Partido dos Trabalhado-res tem feito a diferença pela capacitação dos filia-dos, pelo compromisso e

estar se reunindo periodi-camente e discutindo polí-ticas públicas e tudo que envolve nossa cidade”.Cícero Aparecido da Sil-

va, que disputou nas duas últimas eleições munici-pais o cargo de prefeito, também parabenizou a iniciativa da nova direção do PT e aproveitou para criticar a administração municipal do prefeito Ben-to Sgarboza.“Quero parabenizar o

Partido dos Trabalhadores de Ilha Solteira por esse trabalho que a gente está reiniciando. Esse partido sempre esteve nas bases e ultimamente isso não estava acontecendo. Es-tarei à disposição. Quero estar junto em todos os momentos, porque aqui em Ilha Solteira, a gen-te está vendo o descaso com a cidade, a falta de planejamento. Estaremos sempre prontos para de-fender Ilha Solteira, para defender os interesses do povo ilhense”.Os participantes do semi-

nário foram divididos em três grupos e apresenta-ram propostas para a ela-boração de um calendá-rio de ação. O PT da Ilha está sintetizando essas informações e, em breve, deverá divulgar parte das ações planejadas, espe-cialmente os eventos pú-blicos, pois outros atos, de importância estratégi-ca, serão mantidos em si-gilo pelo partido.■

Page 6: BOLETIM ELETRÔNICO DO PT DA ILHA - ANO I - Nº 002

FILIE-SE! MAIS DO QUE NUNCA, ILHA SOLTEIRA PRECISA DE NÓS.

6BOLETIM ELETRÔNICONº 02 - Fevereiro/2014

Renato Simões na IlhaDeputado federal concedeu entrevista à Ilha FM e participou de reunião

O deputado federal Renato Simões (PT/SP) visitou Ilha

Solteira, no dia 17 de feve-reiro, e foi entrevistado na Rádio Comunitária Ilha FM 104,9. O parlamentar tam-bém fez uma rápida reu-nião para falar sobre seu mandato, sobre o Plebisci-to Popular por uma Cons-tituinte Exclusiva e sobre a questão agrária. Renato Simões obteve 63.796 vo-tos na eleição de 2010, sendo 36 em Ilha Solteira.■

Na foto: o presidente do PT da Ilha, Matheus Rodrigues; o ex-vereador e candidato a prefeito em 2008 e 2012 Cícero Aparecido da Silva; o deputado Renato Simões, o vereador Toninho; a secretária executiva do PT, Stéfani Pressoto, o companheiro Rosemilton; o companheiro Francisco Garcia, de Araçatuba; o vice presidente do PT, Mário Moreira (Marinho); e o ex-vereador João Carlos Vieira.