BOLETIM ESPECIAL MERCADOS 2015 - olipa-odes.org ESPECIAL...da produção e produtividade e...

4
A equipe do “Especial Mer- cados” realizou uma ronda de contactos na semana de 14 à 19 de Junho de 2015, conversou com agentes económicos e potenciais compradores de produtos agrícolas de renome e apu- rou que um dos produtos que se esperava ter muita produção neste ano seria o amendoim. Esta esperança caiu agua à baixo porque as chuvas que terminaram há dois meses defraudaram a província de Nampula, tendo baixado o rendimento de certas cultu- ras. O amendoim foi uma das culturas que foi afecta- da na queda excessiva das chuvas. Neste momento, os poten- ciais compradores deparam -se com escassez deste pro- duto, numa altura em que o mercado precisa de se abastecer para que os agentes económicos pos- sam responder a procura pelos principais exportado- res do país. Maior parte dos compradores de produtos agrícolas a nível da cidade de Nampula estão preocu- pados com esta situação. Comerciantes informais da FAINA e Waresta, bem como dos compradores formais da praça entre eles, a Gani Comercial, a Ikuru SARL, Export Marketing e OLAM manifestaram deses- pero no cumprimento da suas metas para este ano. Tanto na FAINA como em compradores formais da cidade, o preço do amen- doim pequeno até esta ultima semana de Junho está a 32,00Mts/Kg, o amendoim grande é com- prado à 30,00Mts/Kg. Na FAINA, o Feijão Nhem- ba está a ser comprado à 10,00Mts e o feijão holoco está à 31,00Mts/Kg. Volume 1, Edição 1. 30 de Junho, Boletim Semestral Editor: Basílio Amade ESPECIAL 2015 ARMAN, PATEL Nacala, Mavica Moçambique, Agro SA Nacala, AM Trading e Centro de Comércio da FAINA Pag 2 Export Marketing e Rafik Comercial 3 Informações dos fóruns de produto- res 3 Raio X da Olipa 4 NO BLOCO INTERIOR DESTA EDIÇÃO CONTÉM: Este Boletim de Merca- dos tem o propósito de ajudar aos produtores e compradores de produ- tos agrícolas e serviços, a obter informações de diversas oportunidades desde o processo de produção incluindo as tecnologias, ate a liga- ção com o mercado nacional e internacio- nal. AMENDOIM PROCURADO NA CIDADE DE NAMPULA AMENDOIM PROCURADO NA CIDADE DE NAMPULA AMENDOIM PROCURADO NA CIDADE DE NAMPULA AMENDOIM PROCURADO NA CIDADE DE NAMPULA

Transcript of BOLETIM ESPECIAL MERCADOS 2015 - olipa-odes.org ESPECIAL...da produção e produtividade e...

A equipe do “Especial Mer-cados” realizou uma ronda de contactos na semana de 14 à 19 de Junho de 2015, conversou com agentes económicos e potenciais compradores de produtos agrícolas de renome e apu-rou que um dos produtos que se esperava ter muita produção neste ano seria o amendoim.

Esta esperança caiu agua à baixo porque as chuvas que terminaram há dois meses defraudaram a província de Nampula, tendo baixado o rendimento de certas cultu-ras. O amendoim foi uma

das culturas que foi afecta-da na queda excessiva das chuvas.

Neste momento, os poten-ciais compradores deparam-se com escassez deste pro-duto, numa altura em que o mercado precisa de se abastecer para que os agentes económicos pos-sam responder a procura pelos principais exportado-res do país. Maior parte dos compradores de produtos agrícolas a nível da cidade de Nampula estão preocu-pados com esta situação.

Comerciantes informais da FAINA e Waresta, bem

como dos compradores formais da praça entre eles, a Gani Comercial, a Ikuru SARL, Export Marketing e OLAM manifestaram deses-pero no cumprimento da suas metas para este ano.

Tanto na FAINA como em compradores formais da cidade, o preço do amen-doim pequeno até esta ultima semana de Junho está a 32,00Mts/Kg, o amendoim grande é com-prado à 30,00Mts/Kg.

Na FAINA, o Feijão Nhem-ba está a ser comprado à 10,00Mts e o feijão holoco está à 31,00Mts/Kg.

Volume 1, Edição 1. 30 de Junho, Boletim Semestral Editor: Basílio Amade

ESPECIAL 2015

ARMAN, PATEL Nacala, Mavica Moçambique, Agro SA Nacala, AM Trading e Centro de Comércio da FAINA

Pag

2

Export Marketing e Rafik Comercial

3

Informações dos fóruns de produto-res

3

Raio X da Olipa

4

NO BLOCO INTERIOR DESTA

EDIÇÃO CONTÉM:

Este Boletim de Merca-dos tem o propósito de ajudar aos produtores e compradores de produ-tos agrícolas e serviços, a obter informações de diversas oportunidades desde o processo de produção incluindo as tecnologias, ate a liga-ção com o mercado nacional e internacio-nal.

AMENDOIM PROCURADO NA CIDADE DE NAMPULAAMENDOIM PROCURADO NA CIDADE DE NAMPULAAMENDOIM PROCURADO NA CIDADE DE NAMPULAAMENDOIM PROCURADO NA CIDADE DE NAMPULA

ARMAN (Armazem de Namialo)

Compra amendoim e feijão holoco nos seus postos de compra localiza-dos a nivel do distrito de Meconta aos preços de 32,00Mts o quilo de amen-doim e 25,00Mts o holoco.

Pode receber estes produtos nos seus armazéns em Namialo através de outros intervenientes vindos do distri-

M A V I C A M O Ç A M B I Q U E (Nacala)

Mavica Moç é uma empresa vocacio-nada no despacho de mercadorias no porto de Nacalae localiza-se nesta cidade portuária. Ela recebe e despa-cha produtos agrícolas a grosso e contentorizados. Não foi possível obter os preços envolvidos para estas operações, mas o despachante oficial dispõe de telefone para negócios com nº844283120, contacte-o.

V O L U M E 1 , E D I Ç Ã O 1 , B O L E T I M D E M E R C A D O S

to de Meconta de outros distritos da província de Nampula. Para mais informações, os clientes podem con-tactar directamente ao armazém de Namialo, tendo em conta que a empresa celebra contratos para com-pra e venda de produtos. ARMAN já fez negócios com associações do distrito de Meconta com sucesso, há cinco anos atrás.

PATEL NACALA

Tem armazém principal no cruza-mento para Nacala-velha e compra amendoim, gergelim, milho e feijão holoco. Neste durante o mês de Junho até segunda quinzena de Julho está a comprar somente o amendoim aos preços que variam de 25 à 30,00Mts por quilograma, dependendo das quantidades e da variedade. Para negócio contacte c e l u l a r 8 4 0 4 4 7 2 9 3 .

mês de Julho do ano em curso, ain-da. A compra é feita somente nos postos da empresa localizados no distrito de Nacala mas pode receber o produtos de outros distritos da província após acordo com a mes-ma. Contacte com o nº845557541 ou 8728833077.

CENTRO DE COMÉRCIO DA FAINA

Localiza-se no recinto da FAINA, cida-de de Nampula, onde pode-se con-tactar com vários compradores de produtos agrícolas.

Neste momento está em constituição, uma associação dos compradores informais e é dela que pode contac-tar o Sr. Russo com o nº82940920. Compra Feijão Nhemba à 10,00Mts/Kg,

O preço por quilograma de amen-doim passou de 27,00Mts em finais de Maio para 32,00Mts neste Junho e pode subir dependendo da quantida-de disponibilizada e segundo a nego-ciação das condições. Feijão holoco está a ser comprado à 31,00Mts/kg, segundo o Sr. Russo, a escassez dos produtos neste momento pode influenciar a subida de preço do holoco.

Agro SA (Nacala)

Localiza-se na baixa da cidade de Nacala, província de Nampula, È des-pachante oficial de produtos agríco-las e recebe de compradores de todas as províncias do país para des-pachos. Na primeira semana de Junho deste ano, os escritórios muda-ram para o edifício da SANAL. Não avançou valores sobre a prestação de serviços mas deixa contactos para informações, sendo o nº847246602.

AM TRADING

Localiza-se ao lado do antigo terminal de transportes semi-colectivos de Nacala. Compra amendoim pequeno ao preço de 30,00Mts/Kg, enquanto se prepara para iniciar a compra de gergelim e feijões a partir de próximo

P Á G . 2

Murrupula (armazém em constru-ção), Malema, Ribáue e Mecubúri, com os mesmos preços.

Segundo o Sr. Deepak, a empresa não possui posto de compra no potencial distrito produtor de amen-doim, Mogovolas.

Os produtos citados, também podem ser comprados nos armazéns da empresa cita na estrada nacional nº6 (via Nacala), cidade de Nampula.

Experiência obtida no processo de comercialização de produtos agríco-las envolvendo associações e fóruns distritais, levam a empresa à uma abertura para negociação e assinatu-ra de acordos com estas organiza-ções associativas, mas desde que as mesmas tenham acumulado os pro-dutos na sede do distrito.

Para informações adicionais ligue para 823030367 falando com o Sr. Deepak na cidade de Nampula ou vá directamente manter contactos “frente a frente”.

EXPORT MARKETING

È uma empresa com muita experiên-cia na comercialização de produtos agrícolas a nível da província de Nampula. Localiza-se na rua Francis-co Matange, em frente da residência oficial do presidente do município de Nampula.

Compra milho a preços que variam de 8,00Mts à 9,00Mts/kg, amendoim de 25,00Mts à 33,00Mts/kg e o feijão Holoco de 25,00Mts à 32,00Mts/kg. Ainda pode receber produtos nos seus armazéns na sede do distrito de

RAFIK COMERCIAL (Nampula)

Armazém e escritórios da empresa tiveram atraso para o início de obras, neste momento estão em reabilitação e espera arrancar com a compra de produtos a partir do próximo mês de Julho e afirma que vai iniciar com o amendoim pequeno à 30,00Mts/Kg.

Perspectiva comprar grandes quanti-dades de amendoim, soja e feijões. Não adiantou os preços de compra e muito menos a previsão das quanti-dades.

IKURU SARL: IKURU SARL: IKURU SARL: IKURU SARL: Empresa mudou seus escritórios para Rex (EN6, via Nacala). Processa sementes de qualidade e compra produtos agrícolas. Não temos informações mais detalhadas.

der o produtos de forma organizada prestando serviços às suas associações que fazem parte do fórum de cada distrito.

Em contactos que o boletim informa-tivo manteve com o Fórum Distrital dos Produtores de Mogovolas, soube da comissão de gestão da comerciali-zação que existe disponível para comercialização, 115.625Kgs de amendoim de variedade Nametil.

O Fórum Distrital das Associações de Produtores de Murrupula pos-sui 95.512Kgs de amendoim para comercializar nesta campanha. Estas informações foram forneci-das na segunda quinzena deste mês de Junho.

A expectativa dos dois fóruns distritais dos produtores é de ven-

Uma luz no fundo do túnel para estas organizações é a introdução de um fundo para a comercialização de produtos agrícolas nestes dois

distritos.

O fundo disponibilizado pelo PPM, financiador de um projecto implementado pela Olipa-ODES é destinado somente para as associações de produtores e tem por objectivo, galvanizar a mobi-lidade e flexibilidade dos fóruns diante do processo de comercia-lização agrícola em cada campa-nha. Espera-se que a iniciativa venha a criar uma nova dinâmi-ca dos fóruns de produtores.

J U N H O 2 0 1 5 P Á G I N A 3 V O L U M E 1 , E D I Ç Ã O 1 , B O L E T I M D E M E R C A D O S

I N FOR MAÇÕES DO S PRODUTOR ES

PLANO ESTRATEGICO PLANO ESTRATEGICO PLANO ESTRATEGICO PLANO ESTRATEGICO Direcções Estratégicas: 1. Fortalecimento de associações de produtores 2. Promoção de cadeias de valor 3. Fortalecimento Institucional

Direcção Estratégica 2: promoção de Cadeia de ValorDirecção Estratégica 2: promoção de Cadeia de ValorDirecção Estratégica 2: promoção de Cadeia de ValorDirecção Estratégica 2: promoção de Cadeia de Valor Visa a integração das associações e fóruns na cadeia de valor através de seguintes acções: (a) Acções de integração vertical que promovem o aumento

da produção e produtividade e acréscimo de valor a pro-dução, como a transferência de tecnologias de produção em toda a cadeia de produção. A OLIPA implementa a abordagem de extensão do tipo “Extensão interligada com associativismo e mercado” que é funcional e a base de procura.

(b) Integração horizontal na cadeia de valor com vista a melhorar a capacidade dos fóruns, associações e grupos de mulheres na gestão da cadeia de valor. Esta inclui o acesso a informação de mercado, inovação e cooperação ao longo da cadeia.

VISÃO DA OLIPA-ODES Comunidades rurais e periurbanas mais empoderadas, com capacidade empreendedora, exercendo os seus direitos, com mais força e autonomia, servidos na base dos seus interesses reais por uma organização da sociedade civil (Olipa-ODES) credível, competente e auto-sustentável.

MISSÃO DA OLIPA-ODES

Promover o desenvolvimento das comunidades rurais, por via do fortalecimento da capacidade produtiva, do associativismo dos(as) produtores(as) e da participação comunitária nos processos de tomada de decisão implicados no seu desenvolvimento rural.

Esta situação hoje é diferente. Muitos produtores encontram-se numa situa-ção em que devem ser orientados no mercado e devem tomar decisões individuais ou colectivas sobre o que, quando e como comercializar.

Alguns motivos destas mudanças incluem:

• Redução das actividades na comercialização pelas instituições estatais.

PRODUÇÃO ORIENTADA PRODUÇÃO ORIENTADA PRODUÇÃO ORIENTADA PRODUÇÃO ORIENTADA PARA O MERCADOPARA O MERCADOPARA O MERCADOPARA O MERCADO

Os produtores sempre tomavam decisões sobre o que semear, quan-do e onde vender a produção. No passado essas decisões muitas vezes não eram difíceis.

Os produtores semeavam as culturas que os vizinhos semeavam também ao mesmo período e vendiam-nas aos mesmos compradores dos vizi-nhos.

• Redução ou eliminação de subsí-dios de produção por parte do governo e fixação de preços.

• Aumento da procura provocado pela urbanização.

• O incremento das oportunida-des para o comércio internacio-nal, particularmente nos produ-tos perecíveis.

A utilização das informações de mer-cado ajudam aos produtores a asse-gurar que a sua produção responda as necessidades de mercado.

OLIPA-ODES APRENDE E ENSINA !

PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

JUNHO 2015, EDIÇÃO 1, BOLETIM DE MERCADOS PÁGINA 4

OLIPAOLIPAOLIPAOLIPA----ODESODESODESODES

Organização para o Desenvolvimento Sustentável

FICHA TECNICAFICHA TECNICAFICHA TECNICAFICHA TECNICA

Titulo: Boletim de Mercados; Propriedade: Olipa-ODES; Redacção/Edição/fotografias/Maquinação: Basílio Amade

E-mail: [email protected] Revisão: Abdorazaque Muinde

Correspondentes Oficiais: Alves Motoroua (Mecuburi) e Orlando Yovahale (Malema);

Telefones: 26213637, Fax 213631, Cels: 826909510; 828846140; Rua 2.556, Muahivire Expansão, Cidade de Nampula