Boletim GM - Junho/2012

1
Boletim específico da GM Junho/2012 De forma vergonhosa, a GM está tentando impedir a atuação de dirigentes sindicais e cipeiros na fábrica. A empresa quer se livrar desses companheiros para dar continuidade à exploração no chão de fábrica. Nesta quarta-feira, dia 20, seis diretores sindicais e um cipeiro foram suspensos por três dias. O motivo: eles chamaram, na sexta-feira, os trabalhadores da Powertrain 1 para que cumpris- sem os 12 minutos diários de descanso a que têm direito. Em vez de parar a linha duran- te os 12 minutos, a GM adota o sistema de revezamento, o que impede que os companheiros do Manuseio também descansem. Esta é uma área em que constan- temente ocorrem acidentes. DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO SINDICATO DOS METALÚRGICOS Foi justamente por denunciar esses absurdos que os dirigentes foram punidos. Estão suspensos os diretores Ribeiro, Geovani, Valmir, Roberto, Vinícius e Sales, e o cipeiro Felipe. No mesmo dia, foram suspen- sos os cipeiros Chileno e Carlão. GM suspende seis diretores e três cipeiros. Cancelamento, já! O diretor sindical Celião já recebeu advertência três ve- zes, por defender os direitos da classe trabalhadora. No dia 31 de maio, os diretores sindicais Célio, Jésu e Turquinho e o cipeiro An- derson foram suspensos por terem protestado contra a falta de mão de obra na Outras suspensões fábrica. Recentemente, foram pu- nidos Ivan, Monteiro, Dago- berto e Odair As suspensões só aconte- ceram porque esses compa- nheiros estavam defendendo os trabalhadores. Exigimos que todas sejam canceladas imediatamente! Este ano, já foram mais de 330 acidentes e doenças ocupacionais Os casos de acidentes graves e doenças ocupacionais dispara- ram este ano na GM. Os números impressionam. Somente este ano, foram emiti- das 334 CATs (Comunicação de Acidentes de Trabalho). Pra se ter uma ideia, no ano passado inteiro foram registradas 381. Nos últimos dias, aconteceram sete acidentes, sendo a maioria na Estamparia - onde morreram dois trabalhadores em três anos. Um acidente ocorrido semana passada foi provocado pela mesma operação que matou o companhei- Fim das punições e perseguições Revogação de todas as suspensões a diretores sindicais e cipeiros Liberdade de atuação do Sindicato e CIPA Pagamento de salários aos cipeiros Basta de acidentes e mortes Vamos todos cobrar da GM: ro Antonio Teodoro Pereira. Ou seja, já se passaram três meses e nenhuma providência foi tomada. Por tudo isso, os trabalhado- res têm de se organizar e apoiar a atuação dos cipeiros e sindicalis- tas. Este é o único caminho para enfrentar os ataques da GM!

description

Esse boletim trata da repressão e perseguição da GM, que tenta impedir a organização dos trabalhadores com a suspensão de diretores do Sindicato e cipeiros.

Transcript of Boletim GM - Junho/2012

Page 1: Boletim GM - Junho/2012

Boletim específico da GM Junho/2012

De forma vergonhosa, a GM está tentando impedir a atuação de dirigentes sindicais e cipeiros na fábrica. A empresa quer se livrar desses companheiros para dar continuidade à exploração no chão de fábrica.

Nesta quarta-feira, dia 20, seis diretores sindicais e um cipeiro foram suspensos por três dias.

O motivo: eles chamaram, na sexta-feira, os trabalhadores da Powertrain 1 para que cumpris-sem os 12 minutos diários de descanso a que têm direito.

Em vez de parar a linha duran-te os 12 minutos, a GM adota o sistema de revezamento, o que impede que os companheiros do Manuseio também descansem. Esta é uma área em que constan-temente ocorrem acidentes.

DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃOSINDICATO DOS METALÚRGICOS

Foi justamente por denunciar esses absurdos que os dirigentes foram punidos.

Estão suspensos os diretores Ribeiro, Geovani, Valmir, Roberto, Vinícius e Sales, e o cipeiro Felipe.

No mesmo dia, foram suspen-sos os cipeiros Chileno e Carlão.

GM suspende seis diretores e três cipeiros. Cancelamento, já!

O diretor sindical Celião já recebeu advertência três ve-zes, por defender os direitos da classe trabalhadora.

No dia 31 de maio, os diretores sindicais Célio, Jésu e Turquinho e o cipeiro An-derson foram suspensos por terem protestado contra a falta de mão de obra na

Outras suspensões

fábrica. Recentemente, foram pu-

nidos Ivan, Monteiro, Dago-berto e Odair

As suspensões só aconte-ceram porque esses compa-nheiros estavam defendendo os trabalhadores. Exigimos que todas sejam canceladas imediatamente!

Este ano, já foram mais de 330 acidentes e doenças ocupacionais

Os casos de acidentes graves e doenças ocupacionais dispara-ram este ano na GM.

Os números impressionam. Somente este ano, foram emiti-das 334 CATs (Comunicação de Acidentes de Trabalho). Pra se ter uma ideia, no ano passado inteiro

foram registradas 381.Nos últimos dias, aconteceram

sete acidentes, sendo a maioria na Estamparia - onde morreram dois trabalhadores em três anos.

Um acidente ocorrido semana passada foi provocado pela mesma operação que matou o companhei-

Fim das punições e perseguições

Revogação de todas as suspensões a diretores sindicais e cipeiros

Liberdade de atuação do Sindicato e CIPA

Pagamento de salários aos cipeiros

Basta de acidentes e mortes

Vamos todos cobrar da GM:

ro Antonio Teodoro Pereira. Ou seja, já se passaram três meses e nenhuma providência foi tomada.

Por tudo isso, os trabalhado-res têm de se organizar e apoiar a atuação dos cipeiros e sindicalis-tas. Este é o único caminho para enfrentar os ataques da GM!