BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 463 | 28 DE ABRIL DE...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos Pastoral Crise, tempo de oportunidade “Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?” (Jo 3:9-10). C erta vez me perguntaram o seguinte: “Você já passou por crises de fé?” E eu respondi: “Quase todos os dias!”. A crise, ou estado de desequi- líbrio, quase sempre é vista sob um único prisma, negativo. E, de fa- to, a crise por si só nunca é algo positivo. Afinal, é um momento ou contex- to perigoso, tenso ou de desacordo. A crise pode ter diversas fontes e estar instaurada em variados aspectos da vida. Talvez a mais comentada nos últi- mos tempos seja a crise econômica, mas também podemos citar a crise po- lítica que se iniciou no ano de 1500 no Brasil, a crise judiciária, a crise de va- lores éticos e morais e tantas outras. Mas a mais fundamental para nós é a crise religiosa, ou de fé. Boa parte das pessoas, se não todas, fogem de toda possibilidade de desa- juste. Estamos o tempo todo evitando as crises, isso quando temos contro- le sobre a situação. Procuramos fugir dos desajustes, dos desacordos, pois o embate, o confronto, a realidade nem sempre são algo agradável de ser en- carado. A bonança, ou o antônimo da crise, é desejada e buscada por todos. Mas pode ser perigosa, na medida em que seja falsa ou aparente, pois pode esconder problemas, descontentamentos ou decepções que são sufocados pelo medo da transparência e do concerto. Na Bíblia, a crise é sempre vista como uma possível oportunidade de mu- dança, de melhoria. Há diversos exemplos de homens e mulheres que es- tavam em crise consigo mesmos ou com o pró- prio Deus, mas, diante da realidade do pecado, da culpa, do engano, foram levados a buscar mudança de vida ou de comportamento, rea- ção que talvez não seria possível se a aparência fosse favorável. Quan- do aparentamos estar bem, buscamos con- BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 463 | 28 DE ABRIL DE 2013 Jesus e Nicodemus de Crijn Hendricksz (1616–1645)

Transcript of BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 463 | 28 DE ABRIL DE...

Page 1: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 463 | 28 DE ABRIL DE 2013metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · prio Deus, mas, diante da realidade do pecado, da

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

Pastoral

Crise, tempo de oportunidade“Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?” (Jo 3:9-10).

Certa vez me perguntaram o seguinte: “Você já passou por crises de fé?” E eu respondi: “Quase todos os dias!”. A crise, ou estado de desequi-líbrio, quase sempre é vista sob um único prisma, negativo. E, de fa-

to, a crise por si só nunca é algo positivo. Afinal, é um momento ou contex-to perigoso, tenso ou de desacordo. A crise pode ter diversas fontes e estar instaurada em variados aspectos da vida. Talvez a mais comentada nos últi-mos tempos seja a crise econômica, mas também podemos citar a crise po-lítica que se iniciou no ano de 1500 no Brasil, a crise judiciária, a crise de va-lores éticos e morais e tantas outras. Mas a mais fundamental para nós é a crise religiosa, ou de fé.

Boa parte das pessoas, se não todas, fogem de toda possibilidade de desa-juste. Estamos o tempo todo evitando as crises, isso quando temos contro-le sobre a situação. Procuramos fugir dos desajustes, dos desacordos, pois o embate, o confronto, a realidade nem sempre são algo agradável de ser en-carado. A bonança, ou o antônimo da crise, é desejada e buscada por todos. Mas pode ser perigosa, na medida em que seja falsa ou aparente, pois pode esconder problemas, descontentamentos ou decepções que são sufocados pelo medo da transparência e do concerto.

Na Bíblia, a crise é sempre vista como uma possível oportunidade de mu-dança, de melhoria. Há diversos exemplos de homens e mulheres que es-tavam em crise consigo mesmos ou com o pró-prio Deus, mas, diante da realidade do pecado, da culpa, do engano, foram levados a buscar mudança de vida ou de comportamento, rea-ção que talvez não seria possível se a aparência fosse favorável. Quan-do aparentamos estar bem, buscamos con-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 463 | 28 DE ABRIL DE 2013

Jesus e Nicodemus de Crijn Hendricksz (1616–1645)

Page 2: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 463 | 28 DE ABRIL DE 2013metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · prio Deus, mas, diante da realidade do pecado, da

vencer os outros, Deus e nós mesmos de que está tudo bem. Queremos a todo custo fingir e esconder nossas dúvidas, fragilidades e crises para não dar lugar à realidade posta e patente de que somos limitados. Tudo o que ul-trapassa nossos limites nos leva a uma crise, e ninguém quer ser considera-do fraco ou limitado. Assim, lutamos para manter uma aparência sadia. Con-tudo, nossa alma e nosso coração podem estar profundamente adoecidos.

Assumir a crise e encará-la nos leva a solucioná-la, a curto ou longo prazo, de maneira simples ou complexa. Portanto, a única maneira de resolvermos nossas crises é reconhecermos que estamos passando por elas. Nicodemos muito possivelmente estava enfrentando uma séria crise de fé. Tudo o que ele havia aprendido como fariseu estava sendo desconstruído e relativizado pela pregação e vida de Jesus. Ao se aproximar do Mestre, Nicodemos quer en-tender e achar respostas para suas dúvidas. E Jesus trava um diálogo mar-cante com o fariseu, que teve a riquíssima oportunidade de ouvir do próprio Mestre a síntese de Sua Missão: “Porque Deus amou ao mundo de tal ma-neira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).

Ao encarar sua crise e expor suas dúvidas, Nicodemos encontrou uma exce-lente oportunidade para dar um novo e elevado sentido para sua fé. A crise o

levou até Jesus e a ter a oportunidade e de ouvir a Boa Nova do Evangelho. Nós também devemos encarar nossas crises, reconhecer nossas limitações e desajustes e encontrar no Senhor as oportunidades de concerto e amadurecimento.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“ Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.

” Platão, filósofo e matemático grego (427 a.C-327 a.C.)

DevocionalFogo da provação“Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, desti-nado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acon-tecendo” (1 Pd 4:12).

À medida que a fidelidade dos cristãos crescia, aumentava a perseguição. Roma tinha como seu deus César, e todo aque-le que não se colocava de-baixo de seu jugo era tortura-do, provado, queimado, torna-va-se, muitas vezes, espetácu-lo aos zombadores, que se deli-ciavam em ver o massacre dos

Page 3: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 463 | 28 DE ABRIL DE 2013metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · prio Deus, mas, diante da realidade do pecado, da

leões aos filhos de Deus. É nesse contexto que o apóstolo Pedro exorta os cristãos da época a não estranhar o fogo ardente destinado a provar cada um.

O sangue dos mártires foi a semente que o Senhor usou para o crescimento e fortalecimento da igreja. A tenacidade suprema desses homens demonstrava seu grande amor ao Senhor e como Ele nos fortalece na provação.

Assim, quanto mais intenso era o fogo, mais surgiam cristãos genuínos, os que foram relatados pelo apóstolo João: “Eles o venceram (o Acusador) pelo sangue do cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da mor-te, não amaram a própria vida” (Ap 12:11 – grifo do autor).

Isto nos leva a corar de vergonha, porque, na maioria das vezes, nossas pro-vações são tão menores e mesmo assim muitos crentes reagem com murmu-ração, incredulidade, esfriamento da fé e do amor ao Senhor. Que Deus pos-sa ter misericórdia da nossa geração!

Toda provação não é um fim em si mesma, mas algo que Deus permite ou faz para nos tratar, nos purificar, nos transformar pelo fogo das tribulações.

Somos como o ouro que necessita ser triturado, misturado com solvente e ir ao fogo em elevadíssima temperatura. A partir de então, ele fica líquido e des-ce, por ser mais pesado do que outras substâncias impuras ou menos nobres, como cobre, ferro ou zinco. Estes, junto com o solvente, sobem e são remo-vidos, surgindo assim um metal mais puro, refinado pelo fogo.

“O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor” (Pv 17:3). O fogo da provação faz parte da sapiência de nosso Senhor para nos purificar, assim como o ouro, que, uma vez fundido, torna-se uma nova liga, mais refinada e acrescida da honra de Deus.

Entretanto, desejar um Evangelho sem cruz, uma verdade sem transforma-ção, um discipulado sem constância é o mesmo que não conhecer o teor da prova e ansiar ser aprovado.

Pedro nos ensina que a fé que temos é muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, pois a fé é genuína e resultará em lou-vor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado (1 Pe 1:7).

É surpreendente que, além de nos exortar a permanecer fiéis nas provações, Pedro acrescenta: “Alegrai-vos, na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos ale-greis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus” (1 Pe 4:13-14 – grifo do autor).

Ter uma visão celestial das provações nos fortalece, nos leva à fidelidade, ao fervor da fé e a receber as recompensas indizíveis dos que perseveram até o fim.

Pr. Hélder Rodrigues

Page 4: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 463 | 28 DE ABRIL DE 2013metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · prio Deus, mas, diante da realidade do pecado, da

“ Todo homem tem seu preço, diz a frase. Não é verdade. Mas para cada homem existe uma isca que ele não consegue deixar de morder.

” Friedrich Nietzsche, filósofo e poeta alemão (1844-1900)

AvisosOferta MissionáriaIniciamos hoje a campanha “Oferta Missionária Nacional 2013”. O alvo esta-belecido pela Igreja Metodista este ano é de R$ 550.000, valor que será des-tinado às missões metodistas no Nordeste e na Amazônia. Nossa igreja local está sendo desafiada a ofertar o valor de R$ 3.700, dos quais R$ 1.700 irão para a Oferta Missionária Nacional e R$ 2.000,00, para o missionário Tia-go Reyes, que está trabalhando e estudando na Universidade das Nações, no Havaí. Para contribuir é fácil. Fale com o Emerson ou com o Weslley, que lhe fornecerão um envelope reservado para esse fim.

Bazar do Dia das MãesNo dia 5 de maio, após a Escola Dominical, serão expostos e vendidos os ar-tesanatos confeccionados pelo Construindo com Arte. Não perca essa ótima oportunidade de adquirir um presentinho para a mamãe!

Vigília Regional de OraçãoTema: “Em Chamas para Deus” – (“Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava, se acendeu um fogo”– Sl 39.3);

Quando: 10 de maio de 2013, das 22h30 às 5h00;

Onde: Catedral Metodista de São Paulo – Av. Liberdade, 659 (próximo à Es-tação São Joaquim do Metrô).

Culto TransbordanteQuando: 11 de maio de 2013 (o segundo sábado do mês), às 19h30;

Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Toda a igreja está convidada para esse tempo único de intercessão, louvor, ministração e comunhão.

Mocidade – Geração Transbordante

Café da manhã para as mãesNo dia 12 de maio (domingo), no horário da Escola Dominical, as mamães se-rão homenageadas pelos filhos e maridos, que oferecerão a elas um delicio-so café da manhã.

Page 5: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 463 | 28 DE ABRIL DE 2013metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · prio Deus, mas, diante da realidade do pecado, da

Confraternização das Famílias“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16:31)

No dia 18 de maio de 2013, um sábado, às 19h00, haverá um encontro es-pecial em nossa igreja. Venha e traga sua família! O convite custará R$ 5,00 por pessoa e pode ser solicitado à Delta, Lia, Claudia ou Raquel. Reserve já o seu. A promessa de Deus é pra você!

Sociedade de Mulheres

Treina JovemTema: “Tudo ou Nada”;

Local: Acampamento MPC,em Belo Horizonte (MG);

Início: 30 de maio de 2013 (quinta-feira, feriado de Corpus Christi), às 12h00;

Encerramento: 1º. de junho (sábado), às 22h00;

Público-alvo: Lideranças de jovens em nível regional, distrital e local, pasto-res de jovens e demais interessados no trabalho com a juventude;

Investimento: Até o dia 12/5/2013, R$ 270,00; até o dia 20/5/2013, R$ 300,00.

Campanha de jejum e oração “Voltando ao Primeiro Amor”Todos estão convidados a orar e jejuar até o final de maio, pedindo que Deus renove, amplie e avive nossa fé n’Ele e nosso amor por Ele e por Sua obra. O versículo-tema da campanha é: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras” (Ap 2:4-5a).

Aniversariantes30/4 Adélia Rocha Ribeiro

1º/5 Américo Pereira da Silva Neto e Lia Novaes Gomes

3/5 Walter Sabini Júnior

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e ir-mãs que passam por enfermidades e proble-mas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antô-nio (irmão da Rosa), do Bruno Strozi, do Sr. Davi, da Eula, do Gilberto (irmão da Silvana Sanguin), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), da D. Judith, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da Maria José Cas-su (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, do Nélson (irmão da Dulce e do Benjamin), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito) e da Sílvia;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;• Pelo missionário Tiago Reyes Vassallo, que está em missão no Havaí;

Page 6: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 463 | 28 DE ABRIL DE 2013metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · prio Deus, mas, diante da realidade do pecado, da

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SPSeminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, tes-temunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Pa-lavra, e acolhe os que se achegam e bus-cam a cura e a restau-ração do corpo, da al-ma e do espírito.

visite nosso site:metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

Boletim informativo (Boin) da igreja metodista em itaBeraBaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

programação semanal3ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração16h00

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HorÁrios de eXpediente dos pastores na igreja

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pelos pastores da nossa igreja;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (28/4) PRÓX. DOMINGO (5/5)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

INTERCESSÃO Manoel/Renata Roberto/Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Tiago Marcel

MINISTÉRIO INFANTIL Doroti/Mariana Carol/Edna

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marcão Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Deborah Pra. Laura/Roseli de Brito

PREGADOR Pr. Tiago Pr. Tiago