Boletim Informativo Freguesia de...

12
Boletim Informativo Freguesia de Carvalhal Ano V - N.º 9 - SEMESTRAL Julho 10 Incenvos à Natalidade e ao Ensino 2010 Limpar Portugal Limpar o Carvalhal Dia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11

Transcript of Boletim Informativo Freguesia de...

Page 1: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

Boletim InformativoFreguesia de CarvalhalAno V - N.º 9 - SEMESTRAL Julho 10

Incentivos à Natalidade e ao Ensino 2010

Limpar Portugal Limpar o Carvalhal Dia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore

pag.5

pag.3 pag.4 pag.8 pag.11

Page 2: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

2 Boletim Informativo F. Carvalhal - N.º 9

Ficha Técnica

Propriedade:Freguesia do CarvalhalRua da Filarmónica, 13-152540-357 Carvalhal-Bombarral

Director:João Manuel Gomes Mendonça

Fotocomposição, paginação e impressão:GTO-2000 - Soc. de Artes Gráficas, Lda.

Tiragem: 1000 exemplares

Distribuição:Gratuita

Freguesia de Carvalhal

Telefone e Fax262 603 351

[email protected]

Atendimento2ª a 6ª feira9h00- 13h00 14h00-17h00

Posto de Internet2ª a 6ª feira9h00- 13h00 14h00-17h00Sábado14h00- 17h00

Telefones Úteis

Biblioteca Municipal 262 609 052

Bombeiros Voluntários 262 601 601

Câmara Municipal do Bombarral 262 609 020

Cartório Notarial 262 603 665 / 609 390

Centro Saúde 262 600 130

Cons. Registo Civil 262 605 711

CTT - Correios do Bombarral 262 609 080

Estação CP (Bombarral) 262 605 601

Gabi. da Juventude e Tempos Livres 262 604 770

GNR do Bombarral 262 605 241

Museu Municipal 262 609 054 / 55

Número Nacional de Socorro 112

Posto de Turismo 262 609 053

Protecção à Floresta 117

Repartição Finanças 262 600 086

Rodoviária do Tejo 262 605 233

Tribunal 262 601 555

(João Manuel Gomes Mendonça)

Caras e caros amigos,

Já que estamos em época de rescaldo do Mundial – o futebol reúniu os povos de todo o Mundo em torno de um estádio que nos enche de emoções e no nosso caso, a torcer pelas cores nacionais - Portugal precisa de acreditar em todos os sentidos; no desportivo, no económi-co, e no social. Ainda recentemente tive ocasião de tes-temunhar esta atitude confiante do Sr. Presidente da República e da Senhora Mi-

nistra da Cultura, a quando da sua visita ao nosso concelho, elogiando o Bombarral pelo trabalho na área social e cultural. É com acções como esta, que encontramos alento para continuar com garra e energia a assumir as responsabilidades, no executivo desta Fre-guesia, e a dar provas da confiança depositada em nós. É por força desta componente social que a Freguesia do Carvalhal lançou o incentivo à natalidade, subsidio que premeia o aumento de natalidade. Que promo-veu o curso RVCC, conseguindo um aumento de literacia nesta fregue-sia, participamos, mais uma vez, activamente, na Feira do Idoso. Para os mais novos assinalámos o Dia da Árvore, alertando para as questões da ecologia e conservação da natureza. Os mais novos foram também premiados com a já tradicional Festa de Final de Ano Lectivo, que eles tanto gostam, onde todos passaram um bom bocado à sombra do arvore-do do Senhor Jesus do Carvalhal.Congratulamo-nos com o sucesso desportivo no campeonato de futsal conseguido pelo Núcleo de Melhoramentos do Carvalhal. Participaremos, como é costume, na remodelada Feira da Pêra Rocha e Festival do Vi-nho, promovidos em conjunto pelo nosso Município, para que em tempos de crise os dois produtos de excelência do nosso concelho e freguesia, sejam ainda mais fortes e para que ecoem ainda mais longe.Estes são apenas alguns exemplos do trabalho contínuo e atento deste executivo. Infelizmente vivemos tempos difíceis e todos os dias somos confrontados com novas informações e novos dados nada animadores. São cortes, despedimentos, aumentos de impostos, cortes nos apoios sociais, aumento do número de pessoas em situação de pobreza. Por outro lado, este deve ser também um momento de luta e de esperança num futuro melhor!Em tempos complicados como este ainda mais se justificam os serviços e a presença das Juntas de Freguesia. A sua Junta de Freguesia continua atenta a tudo aquilo que se passa no Carvalhal e reafirma o compromisso de continuar a estar ao seu lado, na luta por melhores condições, no verdadeiro apoio à população. Apesar de diminuta a nossa capacidade financeira para actuarmos, tudo fare-mos para manter todos os actuais serviços e com a mesma qualidade.Tal como temos vindo a fazer nos últimos anos cá continuaremos ainda com mais determinação, empenho e trabalho!

Sabe que pode continuar a contar connosco

Page 3: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

No caso do concelho bombarralense, a actividade teve um saldo muito positivo, não só pela quantidade de lixo recolhida, mas sobretudo pela mobilização das pessoas para esta iniciativa que ficará na memória de quem teve a ousadia de participar e também de toda a comunidade em geral. No Bombarral, o projecto foi liderado pela Câmara Municipal, tendo chamado até si as Juntas Freguesias (Bombarral, Roliça, Vale Covo, Pó e Carvalhal), o Agrupamento de Escuteiros, o Agrupamento Escolas Fernão do Pó, os Bombeiros Voluntários do Bombarral e Pólo de Turismo da Região Oeste, entre outros parceiros.

(...)“A solidariedade entre gerações, expressa-se também na preservação do património histórico e cultural e do património ambiental.A sociedade civil possui uma consciência cada vez mais enraizada sobre a necessidade de preservar o

ambiente, como o demonstrou a notável campanha «Limpar Portugal», que, em Março deste ano, reuniu cerca de 100.000 voluntários em defesa de uma das nossas maiores riquezas, a floresta.Os Portugueses anseiam por limpar Portugal, aspiram a um País mais são, mais limpo, não querem viver numa atmosfera carregada e irrespirável, numa paisagem cercada de lixo e desperdício.”(...) Faro, 10 de Junho de 2010

Discurso do Presidente da República na Sessão Solene das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

OBRIGADO!A todos aqueles que suportaram o mau tempo e a chuva e ajudaram a tornar o nosso país um pouco mais limpo, o nosso MUITO OBRIGADO !!! Não teríamos conseguido sem a vossa participação.

Limpar portugaL

Limpar o CarvaLhaL

Foram cerca de uma centena os bombarralenses, incluindo Carvalhenses, que juntaram-se aos milhares de portugueses que se encheram de coragem e se empenharam para limpar Portugal, removendo num só dia o lixo depositado indevidamente nos espaços públicos.

Procedeu-se já assinatura do Protocolo de Delegação de Competências para o Ano 2010 entre o Município de Bombarral e as Freguesias do Concelho. O protocolo é um documento, tipo contrato, em que se delega algumas competências que são do foro do município nas Juntas, bem como os valores a transferir do Município para a Freguesia, de forma a melhor servir a população.

protoCoLo de deLegação de CompetênCias para o ano 2010

2º Semestre - Julho 2010 3

Page 4: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

4 Boletim Informativo F. Carvalhal - N.º 9

As crianças da Freguesia deslocaram-se, também, à Praça do Município, na sede de concelho, que voltou a encher-se de cor e alegria no dia 1 de Junho, para mais um Dia Mundial da Criança.

As cerca de 950 crianças que ao longo do dia por ali passaram tiveram um vasto leque de actividades lúdicas, desportivas e culturais, numa organização da Câmara Municipal, através sector da Educação, e do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

Dia da CriançaAs crianças da Freguesia do Carvalhal receberam a visita do Sr. Presidente da Junta, que entregou alguns presentes assinalando a comemoração do Dia da Criança.

Page 5: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

5

Os Recém-nascidos contemplados foram 4 meninas e 3 meninos, sendo elas Beatriz Saramago dos Santos, Maria Beatriz Nunes Vieira, Luana Dinis Ferreira Abreu e Vivana Cristina da Silva Soares, e eles, Leandro Lobato, Martim Presado e Miguel AntunesEsta freguesia deseja a estes novos Carvalhenses as maiores felicidades e aos seus pais os mais sinceros parabéns.

inCentivo à nataLidade

e à eduCação

No seguimento das preocupações sociais, a Junta de Freguesia do Carvalhal entregou pelo executivo, no passado dia 10 de Maio, 150€ (cento e cinquenta euros) a cada recém-nascido registado na freguesia.

Como já vem acontecendo nos últimos anos, continuamos a dar um incentivo à frequência do ensino superior, este ano Mara Faustino está a estudar E.S.Saúde de Leiria e Cátia Santos E.S.Saúde de Beja foram as contempladas com as bolsas de ----------€ cada.

2º Semestre - Julho 2010

Page 6: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

Comemorações do Centenário da repúbLiCa

6 Boletim Informativo F. Carvalhal - N.º 9

As exposições têm um carácter itinerante e são acompanhadas pelo grupo de Teatro Amador da Delgada “Os Lendários”, em boa hora integrado nesta parceria, que apresentará, como tem feito até aqui, apontamentos cénicos, reportados ao tema das “Comemorações”, percorrendo todo o Concelho.Visitaram a Freguesia do Carvalhal nos dias 12 e 13 de Junho, na Sociedade Recreativa Sobralense, na aldeia do Sobral do Parelhão, seguindo para o Salão da Sociedade Filarmónica Carvalhense, onde esteve patente a 26 e 27 de Junho. Nos dias 3 e 4 de Julho, no Centro Cultural, Desportivo, Recreativo e Social de A-dos-Ruivos.Quanto à exposição “100 Memórias da República”, trata-se de uma mostra organizada pela Câmara

Municipal e pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, composta por uma centena de fotografias, que espelham o que de melhor existia neste concelho, há cerca de um século: as suas gentes e as marcas do esforço construtivo vincado, até essa época, no nosso

património edificado e por trabalhos desenvolvidos nas escolas de todo o concelho. A recolha das imagens foi efectuada em todo o concelho, tendo a autarquia contado com a colaboração das Juntas de Freguesia e o acolhimento dos munícipes que, com interesse, aderiram à cedência de fotografias

dos respectivos antepassados, fornecendo imagens suas dos anos iniciais do século XX, até aos finais da Primeira República.

As exposições “100 Memórias da República” e “Trabalhos Escolares do Centenário”, estiveram patentes no Museu Municipal de 25 de Abril até ao dia 31 de Maio, marcaram, no Bombarral, o arranque das comemorações do Centenário da Implantação da República.

No dia 5 de Outubro de 1910 foi implantada a República em Portugal. Os movimentos implicados na revolução foram o Partido Republicano Português e a Carbonária (organização secreta

que tinha como principal objectivo a deposição da monarquia), com o apoio de oficiais republicanos.Cândido dos Reis, almirante da marinha de guerra, é a partir de 1908 o cérebro militar do 5 de Outubro. Na madrugada de 4 de Outubro, embora a revolução estivesse na rua, Cândido dos Reis convence-se de que tudo está perdido e suicida-se. Miguel Bombarda, médico e professor de doenças do foro psiquiátrico, pertenceu à carbonária e esteve também implicado na conspiração que levou

Apontamento histórico

a impLantação da repubLiCa e os símboLos naCionais

à implantação da república. No entanto, é morto por um doente no dia 3 de Outubro. Apesar destas baixas de última hora o movimento avança dirigido no terreno pelo comissário naval Machado dos Santos. A revolução começa à 1 hora da madrugada na capital. De todas as acções levadas a cabo pelos

Page 7: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

O Bombarral desde muito cedo aderiu ao ideário republicano, conforme se comprova pelo facto de, em 1887, aqui ter sido fundada a “Associação Literária Primeiro de Dezembro de 1640”, prosseguindo a filosofia

daqueles ideais. Como corolário dos objectivos abraçados, logo após a “Revolução de 31 de Janeiro de 1891” e em Março seguinte, aquela colectividade foi mandada encerrar pelo Governo Monárquico de então. Em Abril de 1895, foi nesta então sede de freguesia do Município de Óbidos que se instalou a Comissão Concelhia do Partido Republicano. O empolgamento das populações era tão intenso que, em 1908, os interesses revolucionários e anseios políticos dos bombarralenses se consumaram na criação do

o bombarraL e a repúbLiCa

“Centro Escolar e Republicano João Chagas”. Foi este ambiente que envolveu todas estas gentes e as levou a participar activamente no processo conspirativo do “5 de Outubro”. O seu fervor contribuiu para que, em 18 de Março de 1914, o Congresso da República elevasse a Município o Bombarral, acompanhado pelas freguesias do Carvalhal e da Roliça. Esta arreigada crença dos nossos antepassados não vai ser esquecida pelos bombarralenses de hoje, que irão celebrar condignamente o Centenário da Implantação da República, regime que lhes permitiu a criação do seu Concelho. Assim, com início no dia 25 de Abril e finalização depois de 5 de Outubro serão desenvolvidas uma série de actividades culturais, musicais, teatrais e recriações históricas, dedicadas aos munícipes de todas as idades.

revolucionários a mais espectacular e eficaz foi a do bombardeamento por parte dos navios “S. Rafael” e “Adamastor” do Palácio das Necessidades, onde o rei D. Manuel II estava presente. Um dos tiros fez mesmo cair o pavilhão real. No final a revolução saldou-se por 76 mortos, 186 feridos civis e 122 feridos militares. Foi José Relvas, membro do partido republicano, quem, da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa, proclamou finalmente a república

A Bandeira Nacional

A bandeira nacional é dividida em duas partes: verde e vermelha.A verde significa a esperança dos portugueses no futuro. A parte vermelha significa o sangue derramado nas guerras por todos os portugueses ao longo dos séculos. No centro encontra-se a esfera armilar que lembra o rei D. Manuel I, da época dos descobrimentos. O escudo das armas contém os sete castelos conquistados por D. Afonso Henriques aos mouros. No centro, as cinco quinas simbolizam as chagas de Cristo, mostrando que Portugal é uma nação Cristã.

O Hino Nacional O Hino Nacional de Portugal é “A Portuguesa”. No tempo da monarquia o hino nacional era conhecido como o “Hino da Carta”, também existiu um outro hino “O Hino Patriótico”.O nosso hino nacional actual foi oficializado depois da Implantação da República (5 de Outubro de 1910) em 1911. O hino nacional (música) foi escrito por Alfredo Keil e a letra por Henrique Lopes de Mendonça.

2º Semestre - Julho 2010 7

Page 8: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

Feira do idosoDurante o fim-de-semana de 26 e 27 de Junho, o Palácio Gorjão abriu as suas portas para mais uma edição da Feira do Idoso, certame dedicado à população sénior do concelho do Bombarral que se realizou pelo quarto ano consecutivo.

8 Boletim Informativo F. Carvalhal - N.º 9

Ao longo dos dois dias do evento os visitantes, que aderiram em grande número, tiveram oportunidade de apreciar e adquirir os trabalhos executados pelos idosos que frequentam as várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho, que se associaram uma vez mais a esta iniciativa através das respectivas Juntas de Freguesia.

Do Carvalhal fez-se representar com um expositor da Junta de Freguesia do Carvalhal. No primeiro dia do programa tivemos um concerto da banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense e no dia seguinte contámos com a actuação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares “Belo Horizonte” do Salgueiro.

A 4ª Feira do Idoso foi organizada pela Câmara Municipal do Bombarral, através do Gabinete da Acção Social, tendo contado com a colaboração das

cinco Juntas de Freguesia do Concelho, das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), entre outras entidades.

A prova teve início no dia 8 de Novembro de 2009, tendo o seu términos ocorrido este Domingo, dia 18 de Abril

CarvaLhaL venCe viii Campeonato de FutsaL ConCeLhio

entrega de CertiFiCado do Curso rvCC

Os recem formados com os seus certificados, do curso de RVCC promovido pela Junta de Freguesia de Carvalhal.

Page 9: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

obras

A Junta de Freguesia continua a apostar na limpeza e manutenção de espaços verdes na Freguesia.

Envio Correio Nacional e InternacionalNormal, Azul, Verde e RegistadoRecepção e Entrega de Pacotes PostaisCobranças PostaisEmissão e Aceitação de Vales Nacionais e Interna-cionaisReenvio de CorrespondênciaVenda de ProdutosSelosEmbalagensSaquetas AlmofadadasEnvelopes DiversosPostais

POSTO CTT – CARVALHALPRODUTOS E SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

2º Semestre - Julho 2010 9

Page 10: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

Festa de enCerramento do

ano LeCtivo

A Junta de Freguesia promoveu novamente a Festa de Encerramento do Ano Lectivo no agradável parque do Sr. Jesus do Carvalhal.

10 Boletim Informativo F. Carvalhal - N.º 9

Actividades CurricularesExtra

Os alunos do Ensino Básico das Escolas da Freguesia fizeram uma demonstração de alguns exercícios que aprenderam nas Actividades Extra-Curriculares

Page 11: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

Conservação das esCoLas

É durante as interrupções lectivas que a Junta procede à recuperação e manutenção do parque escolar da Freguesia.

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de árvores. A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913. Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

Uma árvore, um amigoque devemos bem tratarum amigo de verdadetão fiel como a amizadeque podemos cultivar. Sabes que uma árvoreé um pouco de belezaque protege a Naturezae purifica o nosso ar.Dá-nos a madeirae tanta coisa que fascina.A cortiça ou a resinamais a fruta no pomar. Uma árvore, um amigo que devemos bem tratar.Um amigo de verdadetão fiel como a amizadeque podemos cultivar. Sabes que uma árvoreé um bem de toda a gente. Não estragues o ambientenão lhe sujes o lugar.Vamos. Vamos, vamosdefender a nossa vidaque uma árvore esquecidapode às vezes ajudar. Maria Rocha - Livro “Crescer”

Dia Da Árvore e Da FlorestaOs mais novos da Freguesia do Carvalhal contribuíram activamente no dia da árvore, plantando uma árvore no átrio da escola. Contaram com a presença do Presidente da Junta e com os Vereadores Nuno Mota e Lúcia Poseiro.

2º Semestre - Julho 2010 11

Page 12: Boletim Informativo Freguesia de Carvalhaljf-carvalhal.pt/cms/tiny_mce/FileUpload/files/Boletins/Boletim9.pdfDia da Criança Festa do Idoso Dia da Árvore pag.5 pag.3 pag.4 pag.8 pag.11.

Os incêndios florestais são uma das principais catástrofes em Portugal. Constituem uma fonte de perigo para as pessoas e bens, além de provocarem danos ambientais. As causas são muito variadas, mas muitos dão-se por descuido humano.Nos dias mais quentes, com vento e humidade baixa, o risco de incêndio é maior.

Tenha em atenção: Se mora junto a uma área florestal, limpe o mato à volta da sua habitação. Separe as culturas com barreiras corta-fogo (por exemplo um caminho). Guarde, em lugar seguro e isolado, a lenha, o gasóleo e outros produtos inflamáveis. Afaste da madeira, papel, roupa ou outros materiais combustíveis, as velas e candeeiros a petróleo ou a gás. Nunca deixe as crianças sozinhas em casa e fechadas à chave. Não as deixe brincar com fósforos ou isqueiros. Tenha sempre à mão algo com que possa extinguir um foco de incêndio (extintor, mangueira,

enxadas, pás). Rádio e lanterna a pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros e sapatos fortes e isolantes do calor.

Se for passear à Floresta:Não deite fósforos ou cigarros para o chão.Não deite pela janela do automóvel cinzas ou pontas de cigarro.Não acenda fogueiras. As fogueiras só podem ser feitas nos locais próprios, e com especiais cuidados.

Queimadas e Foguetes são a causa da maioria dos incêndios florestais.

Avise as Autoridades:Se vir lixo ou mato denso acumulado próximo de habitações.Se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco. Se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato para o 112 ou para os Bombeiros da área.