BOLETIM INFORMATIVO - metodistaitaberaba.com.br Janeiro (RJ), foi tombado por sua importância...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA Cumprindo o “ide” “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar to- das as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt. 28.19-20). P odemos chamar o mês de julho que se encerra hoje de “mês missionário”. Várias atividades voltadas para a missão acontece- ram durante esses 31 dias. Lembramos, por exemplo, do Concí- lio Geral da nossa igreja, no qual o principal assunto tratado foi mis- são. Em Itaberaba, realizamos a Escola Bíblica de Férias, que teve como característica a evangelização. Também aconteceu, no bairro do Perequê, no Guarujá (SP), o Projeto Missionário “Uma Semana para Jesus”. E hoje devo passar o dia no avanço missionário de nossa igreja, a Congregação em Santana de Parnaíba. Nessa oportunidade, estarei dando aula na Escola Dominical, pregando no culto e realizan- do algumas visitas e reuniões com a liderança da igreja em Santana. Destaco aqui também o Concílio Local que iremos realizar no próxi- mo domingo, dia 7 de agosto, no qual o principal assunto em pauta será a discussão e possível aprovação do projeto que visa a autonomia da nossa Congregação, para tornar-se uma igreja local independente. Se queremos avaliar e saber se uma igreja está no rumo certo, basta perguntarmos se ela está cumprindo o “ide” de Cristo. A razão da existência da igreja não é outra senão realizar a missão que a ela foi conferida. Testemu- nhar o amor de Deus com pala- vras e ações concretas é a tare- fa básica da igreja. Ao olharmos para a realidade de nossa igre- ja local, podemos dizer, com ale- gria, que temos buscado obede- cer a ordenança de Jesus aos dis- cípulos – e conseqüentemente a nós – de anunciarmos a boa-nova do evangelho ao mundo. BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 374 • 31 DE JULHO DE 2011 The Sower 3 - Vincent van Gogh

Transcript of BOLETIM INFORMATIVO - metodistaitaberaba.com.br Janeiro (RJ), foi tombado por sua importância...

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Cumprindo o “ide”“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar to-das as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt. 28.19-20).

Podemos chamar o mês de julho que se encerra hoje de “mês missionário”. Várias atividades voltadas para a missão acontece-ram durante esses 31 dias. Lembramos, por exemplo, do Concí-

lio Geral da nossa igreja, no qual o principal assunto tratado foi mis-são. Em Itaberaba, realizamos a Escola Bíblica de Férias, que teve como característica a evangelização. Também aconteceu, no bairro do Perequê, no Guarujá (SP), o Projeto Missionário “Uma Semana para Jesus”. E hoje devo passar o dia no avanço missionário de nossa igreja, a Congregação em Santana de Parnaíba. Nessa oportunidade, estarei dando aula na Escola Dominical, pregando no culto e realizan-do algumas visitas e reuniões com a liderança da igreja em Santana.

Destaco aqui também o Concílio Local que iremos realizar no próxi-mo domingo, dia 7 de agosto, no qual o principal assunto em pauta será a discussão e possível aprovação do projeto que visa a autonomia da nossa Congregação, para tornar-se uma igreja local independente.

Se queremos avaliar e saber se uma igreja está no rumo certo, basta perguntarmos se ela está cumprindo o “ide” de Cristo. A razão da existência da igreja não é outra senão realizar a missão que a ela foi conferida. Testemu-nhar o amor de Deus com pala-vras e ações concretas é a tare-fa básica da igreja. Ao olharmos para a realidade de nossa igre-ja local, podemos dizer, com ale-gria, que temos buscado obede-cer a ordenança de Jesus aos dis-cípulos – e conseqüentemente a nós – de anunciarmos a boa-nova do evangelho ao mundo.

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 374 • 31 DE JULHO DE 2011

The Sower 3 - Vincent van Gogh

Hoje, nosso esforço missionário está centrado em nossa Congrega-ção, e isso é muito bom. Contudo, não podemos reduzir a missão ape-nas à tarefa de abrir novas igrejas, pois essa é somente uma de muitas iniciativas que podemos e devemos ter. Não podemos deixar de lado o nosso dever pessoal e diário de sinalizarmos às pessoas que a espe-rança, a solução e a salvação estão em Jesus Cristo.

Podemos melhorar nossa ação missionária? Sem dúvida, podemos avançar muito. Temos muitas áreas que poderiam ser mais bem traba-lhadas, como, por exemplo, o acompanhamento das visitas que vêm à igreja, ações sociais e evangelizadoras acontecendo em parceria, maior divulgação das transmissões da programação da igreja via in-ternet e, especialmente, uma ação conjunta e mais efetiva de toda a igreja na nossa Congregação em Santana de Parnaíba.

É muito bom saber que a igreja em Itaberaba está no rumo certo. Não estamos acomodados nem tampouco inertes ao que acontece à nossa volta, mas temos a clareza de que podemos fazer mais e melhor. Cre-mos que um passo muito importante será dado no Concílio Local do próximo domingo, em que trataremos do futuro da nossa Congregação.

Esperamos que, além das iniciativas ministeriais e comunitárias, cada um de nós seja um discípulo ou discípula em missão, sabendo que o Senhor da obra estará sempre ao nosso lado, nos orientando, capaci-

tando e encorajando a fazer a Sua vontade.

Que Deus assim nos abençoe e nos use para Sua glória!

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago Valentin

HISTÓRIATemplo metodista no Rio de Janeiro vira patrimônio históricoCom mais de 100 anos, o templo da Igreja Metodista no bairro do Jardim Botânico se torna patri-mônio cultural do Rio de Janeiro por decreto da prefeitura.

O templo da Igreja Metodista no Jardim Botânico, bairro do Rio de Janeiro (RJ), foi tombado por sua importância histórica e cultu-ral, conforme decreto do prefeito Eduardo Paes, tornando-se patri-mônio da cidade e reconhecido como marco referencial na paisa-gem urbana do bairro.

Segundo a prefeitura, como a arquitetura do templo é representativa de vários estilos que compõem o contexto histórico do Rio, qualquer obra nas áreas externas e nos muros frontais e laterais deverá ser autorizada previa-mente pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural.Fundada em 3 de março de 1895, com apenas oito membros, é a se-gunda igreja metodista a se instalar no Rio de Janeiro. A primeira foi a do bairro do Catete, que deu origem a ela. A construção do templo se iniciou em 1907 e foi concluída um ano depois. O prédio fica na Rua Jardim Botânico, 648, na Zona Sul da capital f luminense. De es-tilo gótico, foi feito com material importado. Tanto a madeira (pinho-de-riga) quanto as telhas vieram da Europa.De acordo com o pastor titular da igreja, Rev. Jorge Cruz, o material foi trazido pouco a pouco por missionários e o estilo foi copiado da ar-quitetura de países frios da Europa, como se percebe pelo telhado, pro-jetado para não acumular neve. “O tombamento do templo é de suma importância para manter as características da arquitetura. Mesmo que ocorram mudanças no bairro, a igreja estará protegida”, afirma o pastor.A parte de trás do prédio é bem mais nova, tendo sido construída há cerca de 30 anos. Os vitrais existentes também foram colocados há 20 anos, em painéis de aço, para substituir as velhas janelas de madei-ra, que, após 80 anos e com grandes vãos, não resistiram ao tempo.Por Benjamin Gonçalves

Fonte: Revista Ultimato, maio-junho de 2011.

“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silen-ciosas metamorfoses.” Sêneca, filósofo romano (4 a.C.-65 d.C.)

VOCÊ SABIA?Cruz e chama: o símbolo metodistaA Igreja Metodista não é conhecida somente por sua teologia essencialmente bíblica, por seu compromis-so missionário, educacional e social, mas também por sua marca, representada pela cruz e pela chama. Esse símbolo pode ser utilizado livremente para identificar toda e qualquer igreja local, instituição, publicação, material ou presença da Igreja Metodista.

A história dessa marca é bastante significativa para o povo chamado metodista. Sua criação começou nos Estados Unidos, em 1968, quando a Igreja Metodista e a Igreja Evangélica dos Irmãos Unidos se fundiram, formando a Igreja Metodista Unida.

Naquele ano, um concílio da nova igreja nomeou uma equipe lidera-da pelo editor de arte Edward J. Mikula para criar uma marca “ofi-cial” para a denominação que surgiu a partir da fusão. Na equipe de

Mikula, trabalhava diretor editorial Edwin H. Maynard, que pesqui-sou os aspectos simbólicos para essa marca.

Tanto Mikula quanto Maynard decidiram que qualquer símbolo que fosse criado deveria carregar alguma expressão de calor, como aque-la que John Wesley sentiu em seu coração, na Rua Aldersgate, na In-glaterra, quando da sua experiência religiosa, em 24 de maio de 1738. Por isso é que a equipe liderada por Mikula assumiu o emblema que contém a cruz vazia, lembrando o Cristo ressurreto, e a chama, reme-morando aquele calor estranho no coração de Wesley, naquela noite de primavera, na Inglaterra do século XVIII.

Além disso, o simbolismo do emblema nos relaciona com Deus, o Pai, por meio da segunda e terceira pessoas da Trindade: Cristo (a cruz) e o Espírito Santo (a chama).Extraído de www.metodista.org.br.

“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.”Aristóteles, filósofo grego (384 a.C-322 a.C.)

CURIOSIDADES BÍBLICASSob a influência do álcoolBebidas fermentadas vêm provocando comportamentos bizarros há séculos. Desde os primeiros dias da história bíblica, os homens pagam o preço de beber demais. Eis alguns episódios de embriaguez pública e seus trágicos resultados.• Noé embriagou-se com o vinho de sua própria vinha. Em consequ-

ência disso amaldiçoou insensatamente o filho por descobrir-lhe a nudez (Gênesis 9.20-23).

• Desesperadas para preservar a família, as filhas de Ló o embriaga-ram e se deitaram com ele para engravidar. Os filhos que essas mu-lheres tiveram, Moabe e Ben-Ami, foram os ancestrais dos moabi-tas e dos amonitas, grandes inimigos de Israel (Gênesis 19.30-38).

• Nabal teve um ataque após uma noite de farra e morreu dez dias depois. Sua oposição ao rei Davi e o caráter egoísta selaram seu destino (I Samuel 25.1-38).

• Urias, embora bêbado, recusou-se a voltar para casa e dormir com a mulher enquanto seus homens estivessem combatendo. Agiu mais honrosamente do que o rei a quem servia. Consternado por vê-lo comportar-se tão bem, o rei mandou Joabe postá-lo na linha de frente da batalha, onde Urias tombou (II Samuel 11.1-27).

• Bêbado, Amnom foi morto pelos homens de Absalão em castigo por ter violado Tamar. Sua vida descuidada e o tratamento impie-doso que inf ligiu à meia-irmã lançaram as sementes de sua ruína (II Samuel 13.1-39).

• Elá, rei de Israel, morreu assassinado enquanto estava bêbado. Sua morte cumpriu a profecia feita por Jeú (I Reis 16.8-10).

• Ben-Hadade quis beber mesmo sabendo que a guerra com Israel esta-va na iminência de estourar. Malpreparado para o ataque de Acabe, o exército dos arameus sofreu pesadas perdas e recuou (I Reis 20.1-22)

• Durante uma pândega, o rei Xerxes ordenou que Vasti, sua esposa, aparecesse aos convidados. Ela se recusou e foi banida do palácio, preparando a cena para o advento de Ester (Ester 1.1-22).

• O rei Belsazar usou os vasos do templo de Jerusalém para beber vinho. Seu desrespeito para com os vasos sagrados provocou sua ruína (Daniel 5.1-31).

Por Bel Gonçalves

Adaptado do Almanaque dos Grandes Mistérios Bíblicos.

Programação de agosto:Dia 7 – Concílio Local, no horá-rio da Escola Dominical;Dia 14 – Café da manhã do Dia dos Pais e apresentação da peça “O Filho Pródigo”, durante o culto;Dia 21 – Aniversário do Coral, com a participação do Pr. Edson Cézar;Dia 28 – Aniversário do Coral, com a apresentação da cantata “Jesus, Nome de Poder”.

Classe de novos membrosNo terceiro domingo de agos-to, dia 21, iniciaremos uma classe para novos membros na Escola Dominical. Os(as) interessados(as) devem procurar o Pr. Tiago.

Avisos

Não deixe de contribuir com alimentos para compormos a

Cesta do Amor. Traga as doações de preferência no primeiro

domingo de cada mês. Sua participação é fundamental!

O Filho Pródigo

14/819h00

Promoção:Ministério de Teatro e Ministério de Música e Louvor (com a participação dos grupos de louvor e Coral da IMI.

T E A T R O

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

Aniversariantes31/7 Ruth Belloni1/8 Erick Palma Garreti2/8 Samuel de Camargo

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde de Antônio (irmão da Rosa), Manoel Men-donça, Bruno Estrozi e Maria José Cassu (de Santana);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo ministério do bispo Adriel Maia, da nossa Região.Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin devem procurar o Pr. Tiago.

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª feIRa 4ª feIRa 6ª feIRa DoMIngo

Tarde de Oração14h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.metodistaitaberaba.com.br ouhttp://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã

Folga

8h30 – 11hLaura - 8h30 – 11h

Tiago - - 9hLaura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago