BOLETIM INFORMATIVO - metodistaitaberaba.com.br · Segundo o documento Plano para Vida e Missão,...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA O que é missão? A resposta ao título desta pastoral parece ser óbvia para muitos que dizem que a missão de nossa igreja é falar de Jesus aos que não o co- nhecem. Contudo, o anúncio de Cristo, ou evangelização, é apenas um aspecto da nossa missão, embora importante e fundamental. Segundo o documento Plano para Vida e Missão, produzido pelo Concílio Geral da Igreja Metodista em 1989, “Missão é a construção do Reino de Deus, sob o poder do Espírito Santo, pela ação da comu- nidade cristã e de pessoas, visando o surgimento da nova vida trazi- da por Jesus Cristo para renovação do ser humano e das estruturas sociais, marcados pelos sinais de morte”. Sim, essa é a nossa missão. Hoje, quando se fala de missão no contexto das igrejas evangélicas, au- tomaticamente faz-se a associação com evangelização. Para muitas igre- jas, fazer missão é apenas enviar alguém para a Índia ou a África a fim de pregar o nome de Jesus. Para outras tantas pessoas, autodenominar- se missionário(a) é o suficiente. E muitos exercem essa missão sem se- quer sair de um estúdio de televisão ou das quatro paredes do templo. Biblicamente, missão é consolidar o reino de Deus no mundo, e é isso que afirma a Igreja Metodista. Quando falamos em missão, estamos nos referindo à missão de Deus no mundo, ou seja, a implantação do Seu reino. A inauguração ou instauração desse projeto divino se dá por meio da vinda de Cristo, que revela em Seu ministério e sacrifício a vontade de Seu Pai. Missão é todo esforço em prol da concretização e estabelecimento pleno do reino de Deus na Terra. A igreja participa des- sa missão e cresce em santificação quando produz atos de pieda- de e obras de miseri- córdia. Os atos de pie- dade são, principal- mente, o culto a Deus e o cultivo da piedade pessoal e comunitária, e as obras de miseri- córdia são, sobretudo, BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 384 • 9 DE OUTUBRO DE 2011

Transcript of BOLETIM INFORMATIVO - metodistaitaberaba.com.br · Segundo o documento Plano para Vida e Missão,...

Page 1: BOLETIM INFORMATIVO - metodistaitaberaba.com.br · Segundo o documento Plano para Vida e Missão, produzido pelo Concílio Geral da Igreja Metodista em 1989, “Missão é a construção

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

O que é missão?A resposta ao título desta pastoral parece ser óbvia para muitos que dizem que a missão de nossa igreja é falar de Jesus aos que não o co-nhecem. Contudo, o anúncio de Cristo, ou evangelização, é apenas um aspecto da nossa missão, embora importante e fundamental.

Segundo o documento Plano para Vida e Missão, produzido pelo Concílio Geral da Igreja Metodista em 1989, “Missão é a construção do Reino de Deus, sob o poder do Espírito Santo, pela ação da comu-nidade cristã e de pessoas, visando o surgimento da nova vida trazi-da por Jesus Cristo para renovação do ser humano e das estruturas sociais, marcados pelos sinais de morte”. Sim, essa é a nossa missão.

Hoje, quando se fala de missão no contexto das igrejas evangélicas, au-tomaticamente faz-se a associação com evangelização. Para muitas igre-jas, fazer missão é apenas enviar alguém para a Índia ou a África a fim de pregar o nome de Jesus. Para outras tantas pessoas, autodenominar-se missionário(a) é o suficiente. E muitos exercem essa missão sem se-quer sair de um estúdio de televisão ou das quatro paredes do templo.

Biblicamente, missão é consolidar o reino de Deus no mundo, e é isso que afirma a Igreja Metodista. Quando falamos em missão, estamos nos referindo à missão de Deus no mundo, ou seja, a implantação do Seu reino. A inauguração ou instauração desse projeto divino se dá por meio da vinda de Cristo, que revela em Seu ministério e sacrifício a vontade de Seu Pai. Missão é todo esforço em prol da concretização e estabelecimento pleno do reino de Deus na Terra.

A igreja participa des-sa missão e cresce em santificação quando produz atos de pieda-de e obras de miseri-córdia. Os atos de pie-dade são, principal-mente, o culto a Deus e o cultivo da piedade pessoal e comunitária, e as obras de miseri-córdia são, sobretudo,

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 384 • 9 DE OUTUBRO DE 2011

Page 2: BOLETIM INFORMATIVO - metodistaitaberaba.com.br · Segundo o documento Plano para Vida e Missão, produzido pelo Concílio Geral da Igreja Metodista em 1989, “Missão é a construção

o trabalho que valoriza e realiza a pessoa enquanto constrói, em amor e justiça, a nova comunidade e o reino de Deus. Assim, a igreja participa da missão e cresce quando cultua a Deus no oferecimento de nós mes-mos, em comunidade, na adoração, no louvor, na confissão, na afirmação da fé, na consagração e no compartilhar de nossas experiências e dons.

A missão acontece na promoção da vida. Para que haja vida, são ne-cessários comunhão e reconciliação com Deus e o próximo, direito à terra, habitação, alimentação, valorização da família e dos marginali-zados da família, saúde, educação, lazer, participação na vida comu-nitária, política e artística, e preservação da natureza.

A missão é, portanto, a razão de ser da igreja. A igreja não tem que ter uma vocação ou perfil missionário, pois cumprir a missão é intrínseco à própria existência da Igreja. Que possamos, cada um de nós e toda

a comunidade, fazer os esforços possíveis para que o reino de Deus seja uma realidade dentro da igreja e especialmente fora dela.

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago Valentin

ESPAÇO DOS MINISTÉRIOS

A seara é grandeComo diz a palavra de Deus, “Tudo,porém, seja feito com decên-cia e ordem” (1 Co. 14:40). Nas reuniões mensais do Ministé-rio de Administração e do Ministério da Te-souraria, temos toma-do o cuidado de ana-lisar criteriosamente as necessidades da nossa igreja do ponto de vista administrativo e fi-nanceiro, sempre buscando consenso com a Coordenação Local de Ação Missionária (CLAM) e o Concílio Local. É nosso dever deixar claro para toda a igreja qual é o destino dos recursos financeiros, ob-servadas as necessidades apresentadas. Nesse sentido, gostaríamos de ressaltar algumas realizações do Ministério de Administração no ano de 2011.Realizamos a reforma dos banheiros, bem como a substituição dos produtos de higiene por outros de melhor qualidade. Nosso objetivo foi melhorar as instalações e proporcionar bem-estar aos nossos mem-bros e visitantes.

Page 3: BOLETIM INFORMATIVO - metodistaitaberaba.com.br · Segundo o documento Plano para Vida e Missão, produzido pelo Concílio Geral da Igreja Metodista em 1989, “Missão é a construção

Outro investimento importante foi a aquisição dos aparelhos de ar-condicionado, que certamente nos trarão maior conforto no perío-do de verão.

Sob a coordenação do Pastor Tiago, temos também trabalhado no projeto de autonomia da nossa congregação em Santana de Parnaíba.

Por fim, estamos estamos nos dedicando plenamente ao projeto de ampliação do templo. Esse tema vem sendo discutido com freqüên-cia tanto nas reuniões do ministério quanto na Comissão de Constru-ção. Em aproximadamente 50 dias, teremos a estimativa de custo da obra, quando poderemos decidir, como igreja, os próximos passos. Além disso, há uma série de ações de manutenção em nossas instala-ções que ainda dependem do retorno do projeto de construção para decidirmos o caminho a ser seguido.

São muitas as ações deste ministério, o que nos faz ref letir sobre ou-tra passagem da palavra do Senhor:“Então disse [Jesus] a seus discí-pulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são pou-cos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt. 9:37-38).

Toda ajuda da parte dos irmãos e irmãs é importante, seja ela com opiniões ou sugestões, disponibilidade para o trabalho, contribuições financeiras (ofertas de amor), fidelidade no dízimo e, principalmente, sua oração, que é sem dúvida o mais importante.

Por Emerson Martins de Oliveira e Marcos Weslley Peres, coordenadores do Ministério de Administração e do Ministério da Tesouraria

COMBATE À CORRUPÇÃOIgreja Metodista se posiciona contra a corrupção no BrasilBispos conclamam metodistas a fazerem parte do movimento em prol da dignidade, do exercício político e da construção de uma sociedade democrática e justa.

Pronunciamento do Colégio Episcopal à Igreja Metodista“Quanto ao trato passado, [que] vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, (...) e vos revis-tais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão pro-cedentes da verdade.” (Ef. 4.22-24)

Vivemos momentos de uma crescente mobilização da sociedade civil de nosso país no sentido de pôr um fim às ações de corrupção pro-movidas por agentes públicos no exercício de suas funções, nas dife-rentes esferas de ação.

Page 4: BOLETIM INFORMATIVO - metodistaitaberaba.com.br · Segundo o documento Plano para Vida e Missão, produzido pelo Concílio Geral da Igreja Metodista em 1989, “Missão é a construção

O governo, nas esferas executiva, legislativa e judiciária, o Ministé-rio Público, a Polícia Federal e alguns outros segmentos têm se empe-nhado em processar e afastar de funções públicas pessoas acusadas de práticas delituosas. Ao mesmo tempo, os órgãos de informações jornalísticas têm se ocupado em denunciar ações envolvendo pesso-as que desempenham funções públicas e de Estado envolvidas em ne-gociações ilícitas, revelando uma natureza de corrupção quase endê-mica em nossa estrutura de poder representativo, seja em nível muni-cipal, estadual ou nacional. Percebe-se, das denúncias apresentadas à opinião pública, que o crime de corrupção nas esferas de poder está freqüentemente acompanhado de outro crime: o tráfico de influência.

Este binômio tem causado sérios e permanentes prejuízos à popu-lação brasileira, especialmente aos setores mais empobrecidos, pelo desvio de recursos que poderiam ser aplicados em melhorias na saú-de pública, educação, saneamento básico, na previdência etc.

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista, comprometido com os va-lores do Evangelho e com sua própria história de defesa da moralida-de administrativa e da ética cidadã, une-se aos brasileiros e brasilei-ras empenhados(as) em extirpar o pecado social da corrupção nas es-truturas de poder, firmando posição:

• Pela transparência da gestão pública, disponibilizando aos cida-dãos e cidadãs as informações relativas aos atos do Executivo;

• Pela efetiva implementação da Lei Complementar nº. 135/2010 – Lei da Ficha Limpa –, como condição necessária à moralização e ao aperfeiçoamento democrático no processo eleitoral;

• Pelo fim do sigilo em votações relacionadas à denúncia de improbi-dade administrativa e falta de decoro nas casas legislativas, em to-dos os níveis de atuação;

• Pelo estabelecimento da Comissão da Verdade, a fim de que nos-sa história recente seja conhecida e se façam as reparações justas e necessárias para o estabelecimento de uma nova ordem social.

• Cremos que o Evangelho de Cristo é o poder transformador de Deus e caminho que revela a verdade e denuncia ações contrárias à moral e à ética cristã.

Conclamamos os(as) metodistas a fazerem parte deste movimento de construção da dignidade do exercício político e da construção de uma sociedade democrática, justa e solidária.

Em Cristo,

Bispos João Carlos Lopes e Adonias Pereira do Lago, do Colégio Episcopal

Page 5: BOLETIM INFORMATIVO - metodistaitaberaba.com.br · Segundo o documento Plano para Vida e Missão, produzido pelo Concílio Geral da Igreja Metodista em 1989, “Missão é a construção

Avisos

Acampadentro dos juvenisData: 14 e 16 de outubro;Local: Na nossa igreja;Investimento: R$ 20,00;Tema: “Qual É Seu Chamado?”;Inscrições: Com Bia Chinello.

Hoje

encerram-se

as inscrições.

Não deixe de

fazer a sua!

Aniversariante11/10 Thalita Gonçalves Fonseca

CantinaHoje a Sociedade de Juvenis fará uma cantina após o culto, a fim de angariar recursos para ajudar no custeio das inscrições no Congres-so Regional de Juvenis, que será realizado em novembro. Dê uma passadinha na cantina e invista na vida dos nossos juvenis.

Programação especial para as crianças

Dia 23 de outubro – domingo –, teremos atividades especiais para as nossas crianças na Escola Domini-cal e no culto à noite. Contaremos com a presença do irmão presbi-teriano Armando Murbak Mateus, que participará com seus fantoches.Ministério de Trabalho com Crianças

Participe do 4º. Kid’s DaySerá uma tarde de sábado totalmen-te voltada para as crianças. Nes-te ano, o tema será “Alegria”. Te-remos a peça Ladrão da Alegria, palhaços, oficinas e lanche.Local: Nossa igreja.Dia: 29/11Horário: Das 13h30 às 17h00Idade dos participantes: De 3 a 10 anosMinistério de Trabalho com Crianças

Dízimos e ofertasSua contribuição é fundamental para o crescimento de nossa igre-ja. Para tornar-se um dizimista re-gular, solicite o envelope apro-priado ao irmão Wesley. Assuma esse compromisso com Deus ain-da hoje!

Page 6: BOLETIM INFORMATIVO - metodistaitaberaba.com.br · Segundo o documento Plano para Vida e Missão, produzido pelo Concílio Geral da Igreja Metodista em 1989, “Missão é a construção

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.metodistaitaberaba.com.br ouhttp://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde de Antônio (irmão da Rosa), Bruno Estrozi, Maria José

Cassu (de Santana de Parnaíba), Maria Lígia e Tatiana Estrozi;• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo Adriel Maia, da nossa Região;• Pelo 40º. Concílio Regional na 3ª. Região Eclesiástica.Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin devem procurar o Pr. Tiago.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGOINTERCESSÃO Danilo/Roberto Edward/CarlaGUARDADOR DOS CARROS Emerson MurilloMINISTÉRIO INFANTIL Daniela/Adriana Rosa/MarianaLOUVOR Nova Aliança VidaOPERADOR DE SOM Marco CláudioOPERADORA DO DATASHOW Bia EulaDIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Manoel Pra. Laura/Beth LadeiaPREGADOR(A) Pra. Laura Pr. Tiago

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª fEIRA 4ª fEIRA 6ª fEIRA DoMIngo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago