Boletim Municipal

38
EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

description

Boletim Municipal

Transcript of Boletim Municipal

Page 1: Boletim Municipal

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Page 2: Boletim Municipal

2 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Não tenho, nem quero ter, dotes de vidente, em especial quando as minhas previsões estão relacionadas com a de-gradação do nível de vida da-queles que menos possibili-dades têm de sobreviver com

dignidade a uma crise anunciada e que se anuncia, sem paralelo na nossa história recente.

Nos Editoriais dos primeiros Boletins Municipais alertei para a grande crise que se avizinhava e para a necessi-dade de todos nos prepararmos para viver tempos difí-ceis, onde o desemprego, a falta de oportunidades para os jovens e as dificuldades em manter os níveis de vida a que estávamos habituados, estariam na ordem do dia e seriam desafios que teríamos que vencer.

Confesso que, apesar da leitura correcta que fiz dos si-nais que iam aparecendo, a dimensão da crise me sur-preendeu. Convenci-me que nesta altura já estaríamos num percurso ascendente e que o pior teria passado.Os meus supostos dotes de vidente falharam confir-mando o que eu sabia: é preciso estar atento aos que se passa à nossa volta, sendo esse espaço um universo muito maior que a nossa terra, o nosso País ou o nosso Continente.

DIRECTORJoão Lourenço

COORDENAÇÃO E REDACÇÃORute Basílio

[email protected]

GRAFISMO E PAGINAÇÃOLuís Lima

[email protected]

FOTOGRAFIAArquivo da Câmara Municipal

PROPRIEDADECâmara Municipal de Santa Comba Dão

EXECUÇÃOGabinete de Comunicação e [email protected]

MORADALargo do Município, n.º 13,

3440 - 337 Santa Comba Dão

TELEFONE: 232 880 500 / FAX: 232 880 501

Page 3: Boletim Municipal

3EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Este será, sem sombra de dúvidas, o melhor dos pró-ximos Natais e o ano que agora acaba é o melhor dos próximos 4 ou 5 anos. Todos temos que estar conscien-tes desta realidade. Não vale a pena iludirmo-nos com fracos sinais positivos nem com as mensagens daqueles que continuam a tentar fazer-nos acreditar que o pior já passou. É bem melhor estarmos prevenidos do que viver-mos na ilusão! É preferível contarmos com a tempestade do que esperarmos pelos radiantes dias de sol! Só assim saberemos encontrar soluções e forças para ultrapassar as complicadíssimas situações que nos esperam.

O papel de um presidente de Câmara é, nestas alturas, ainda mais importante e essa responsabilidade sinto-a todos os dias. Quando me interpelam na rua pedindo ajuda, quando me escrevem com o coração nas mãos, tentando auxilio para a resolução dos problemas que se vão avolumando. E o que é dramático, é não ter os meios necessários para ajudar quem precisa! Quem é que con-segue viver bem consigo próprio quando há gente a so-frer com o flagelo do desemprego, com a ausência de so-luções para os problemas da vida, com a falta de dinheiro para dar o mínimo aos filhos?

É nestas alturas que a solidariedade deve funcionar. É nestas alturas que todos devemos dar um pouco do pouco que temos para ajudar os que nada têm. E Santa Comba Dão já provou por diversas ocasiões que sabe ser solidária!

Hoje, mais do que nunca, temos que esquecer as nossas diferenças, pôr de lado as querelas e guerrilhas políti-

cas, cuja importância se transforma em nada, quando há gente que sofre! Pela minha parte tudo farei para con-centrar a minha atenção no apoio aos que precisam e ig-norar os constantes ataques que alguns, que certamente não fazem ideia do que é passar dificuldades, se diver-tem a lançar sobre mim!

O meu desejo é que esta quadra de Natal e Ano Novo seja um período de tréguas e que pelo coração dos mais ne-cessitados passe uma brisa de conforto e de felicidade.A todos sem excepção, um Feliz Natal e um Ano de 2011 com mais esperança para que ele seja o inicio da recu-peração tão desejada.

Até Breve!

João Lourenço

Page 4: Boletim Municipal

4 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

De uma forma sumária, em 2009, a percentagem de beneficiários do Rendimento Social de Inserção, em relação à população em geral, não ultrapassou os 2% no concelho sendo que, a maioria dos agregados familiares beneficiários se registou na freguesia de Santa Comba Dão com uma taxa de 25%.

Relativamente à análise social do concelho de Santa Comba Dão os presentes manifestaram a sua preocupação so-bre os dados recolhidos que apontam para um aumento, ainda que pouco significativo, da chamada pobreza envergo-nhada registando-se um ligeiro aumento de pedidos de necessidades rápidas, nomeadamente de bens alimentares às juntas de freguesia e às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) através do denominado Circuito de Comunicação Único. Até Outubro deste ano registaram-se doze pedidos de ajuda.

PROgRaMa REDE SOcIaL

SeSSão Plenária do ClaS de Santa Comba dão no auditório muniCiPal O conselho Local de acção Social de Santa comba Dão reuniu-se no auditório Municipal para uma sessão plenária do Programa Rede Social. a reunião teve como objectivos: a apresentação, pela equipa do RSI de Santa comba Dão, da actividade “Balanço e avaliação da medida de RSI no concelho, referente a 2009”, o ponto de situação do Plano de actividades para 2010 e a análise social do concelho.

Page 5: Boletim Municipal

5EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Promovida pelo Grupo de Jovens do Núcleo Regional de Viseu da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral em parceria com a Câmara Municipal, Santa Comba Dão recebeu cerca de 60 participantes na iniciativa “Viseu em Cadeira de Rodas 2010” que visa a inclusão, do cidadão com deficiência, e a igualdade de oportunidades, incidindo numa política activa e responsável no desenvolvimento da comunidade.

Com a colaboração e apoio da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, os jovens deslocaram-se à zona fluvial da Senhora da Ribeira para uma tarde de aventura que incluiu um passeio de barco nas águas da Albufeira da Aguieira.

“ViSeu em Cadeira de rodaS” ProPorCiona PaSSeio de barCo a CidadãoS Com defiCiênCia na Zona fluVial Senhora da ribeira

Page 6: Boletim Municipal

6 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

a câmara Municipal celebrou, pelo quarto ano consecutivo, o Dia Internacional do Idoso através do gabinete de Acção Social e em parceria com várias entidades do concelho: Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física, centro de Saúde, Expressart, IPSS’s, Juntas de Freguesia e Universidade Sénior.

Do programa destas celebrações constaram: acções de rua, actividades lúdicas, informativas e de animação com o objectivo de promover uma cultura de envelhecimento activo e saudável e fomentar a auto-estima da população sénior do concelho. As celebrações terminaram com um lanche/convívio.

dia internaCional do idoSo

Page 7: Boletim Municipal

7EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

SIStEMaS DE INcENtIvOS

Quatro noVoS ConCurSoS abertoSEstão abertas as candidaturas às três tipologias dos Sistemas de Incentivos às Empresas: I&Dt – Empresas Indi-viduais; Qualificação e Internacionalização de PME – Individuais e de Cooperação; Inovação – Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado. Em comum, os quatro novos concursos dão um especial destaque às empresas exportadoras.

Uma das condições de admissibilidade dos projectos é a intensidade das exportações pré e pós-projecto, e que estão presentes nos avisos de concursos.Os prazos para a apresentação de candidaturas decorrem até ao mês de Janeiro.

Qualquer informação complementar pode ser solicitada ao Gabinete do Investidor de Santa Comba Dão, no Largo do Município nº 13 ou através do telefone 232880550 ou através do site www.maiscentro.qren.pt.

Encontra-se aberta, até 03 de Janeiro de 2011, a 6ª fase de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Modernização do comércio – MODcOM destinado a micro, pequenas e médias empresas.

Esta nova fase destina-se a candidaturas consideradas elegíveis mas não seleccionadas na fase anterior e con-templa apoios para três tipos de acções:

Acção A - Lojas individuais e conjuntos de modernização comercial; Acção B – Lojas em rede, ou seja, empresas que preten-dam, por exemplo, adoptar uma insígnia comum ainda

que a propriedade seja individual, que utilizem a mesma plataforma informática ou que se abasteçam na mesma central de compras; Acção C – Estruturas associativas do sector do comércio, com vista à promoção dos centros urbanos.

Qualquer informação complementar pode ser solicitada ao Gabinete do Investidor de Santa Comba Dão, no Largo do Município nº 13 ou através do telefone 232880550.

6ª FaSE MODcOM

10 milhõeS de euroS Para o ComérCio tradiCional

Gabinete do INVESTIDOR

Page 8: Boletim Municipal

8 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

a câmara Municipal de Santa com-ba Dão está a dinamizar, até ao final do mês de Dezembro de 2010, uma campanha de angariação de bens, tais como livros, brinquedos, vestu-ário e calçado, designada “Um gesto Pela Namaacha”, cujo destinatário é a população daquele Município, principalmente as crianças.

Os bens poderão ser entregues na Câmara Municipal, Juntas de Fre-guesia, Escolas, Centro de Saúde, Instituições Particulares de Solida-riedade Social (IPSS’s), Bombeiros e GNR.

Page 9: Boletim Municipal

9EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

GIP - GAbInEtE DE InSErção ProfISSIonAl DA CâMArA MunICIPAl DE SAntA CoMbA Dão

SeSSõeS de eSClareCimento a deSemPregadoS

o GIP - Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, em colaboração com o Centro de Emprego de tondela, tem vindo a realizar diversas sessões dirigidas aos desempregados do concelho, com o objectivo de os apoiar na inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Neste sentido, foram realizadas duas sessões: a primeira, relativa aos incentivos existentes ao nível da criação do próprio emprego na qual se divulgaram os apoios existentes ao nível do Instituto de Emprego e Formação Profissio-nal (IEFP) e as medidas existentes ao nível do eixo 3 do Programa PRODER - PACTO LEADER; e a segunda relativa à divulgação de alguns cursos de formação promovidos pelo grupo Visabeira.

Paralelamente a estas sessões, estão também a ser desenvolvidas pelo Gabinete de Inserção Profissional - GIP em parceria com o Centro de Emprego de Tondela, sessões de Técnicas de Procura de Emprego.

Page 10: Boletim Municipal

10 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

A Feira de Actividades Económicas, Sociais e Industriais realizou-se em paralelo com as Festas da Cidade entre os dias 12 e 15 de Agosto com o objectivo de promover as entidades locais e nacionais que integraram o evento, destacando-se a presença de algumas IPSS’s (e equiparadas) do concelho que divulgaram os seus serviços e promoveram actividades para a angariação de apoios.

Constituída por 45 stands e 11 espa-ços abertos destinados à exposição de equipamentos de maior porte, a ExpoColumba contemplou, ainda, uma praça de comercialização e de degustação de vinhos.

Pelo terceiro ano consecutivo, realizou-se mais uma edição da ExpoColumba promovida pela rede Social de Santa comba Dão em parceria com a câmara Municipal e a combanima.

Page 11: Boletim Municipal

11EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Os dois palcos das Festas acolheram diversos grupos musicais e ranchos folclóricos. Nestes quatro dias não faltaram as tradicionais tasquinhas das associações nas quais os visitantes puderam degustar o melhor da gas-tronomia local.

A Expocolumba – Feira de Actividades Económicas, So-ciais e Industriais, projecto da responsabilidade da Rede Social, contou com a presença de 66 expositores apre-sentando empresas e serviços locais e regionais.

durante Quatro diaS o jogo do eStádio muniCiPal foi o ConVíVio e a animação…

o eStádio muniCiPal foi, maiS uma VeZ, PalCo daS feStaS da Cidade entre oS diaS 12 e 15 de agoSto organiZadaS Pela Câmara muniCiPal.

Page 12: Boletim Municipal

12 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

ExPOSIÇÃO DE FOtOgRaFIa

“limPar Portugal”a casa da cultura de Santa comba Dão acolheu, no átrio principal, uma exposição de fotografia intitulada “limpar Portugal” da autoria da “foto Viseense”. Os elementos desta exposição resultaram de reportagens fotográficas do “Dia L”, 20 de Março, em que milhares de voluntários uniram esforços com o objectivo de Limpar Portugal.

ExPOSIÇÃO

«Letras e Cores, IdeIas e autores da repúbLICa»

A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico - li-terária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, polí-tico, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.

a Biblioteca Municipal alves Mateus recebeu a Exposição “Letras e cores, Ideias e Autores da república”, uma iniciativa da DGlb para assinalar as comemorações do centenário da Implantação da República.

Page 13: Boletim Municipal

13EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

O Auditório da Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebeu a peça “Uma História de Dois”, uma comédia român-tica interpretada por Teresa Guilherme e Guilherme Filipe sob a direcção e encenação de Celso Cleto e que conta a história atribulada de Carlos, viúvo, pai de dois filhos e professor que sonha com a reforma antecipada e de Luísa, uma mãe divorciada que trabalha como caixa num supermercado.

auditório daCaSa da CulturareCebeu a Peça

Page 14: Boletim Municipal

14 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

ConCerto de Verão da filarmóniCa de Santa Comba dão Com maeStro Samuel PaSCoal

A filarmónica de Santa Comba Dão organizou mais um concerto de verão no largo Dr. Salazar. Este ano, o projecto “Maestro Convidado”, iniciado na temporada 2007/2008, contou com a presença do Maestro Convidado Samuel Pascoal.

aUDItóRIO Da caSa Da cULtURa DE SaNta cOMBa DÃO

“bandaS em ConCerto” O auditório da casa de cultura de Santa comba Dão recebeu um concerto da Sociedade Musical gouveense Pedro amaral Botto Machado sob a direcção do maestro Hélder Manuel caramelo abreu.

O evento realizado no âmbito do projecto “Bandas em Concerto” organizado pela Delegação Regional de Cul-tura do Centro em parceria com a Câmara Municipal de Santa Comba Dão foi preparado de forma a integrar uma abordagem histórico-cultural dos diversos componentes do programa e uma pequena biografia dos seus compositores.

Page 15: Boletim Municipal

15EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

baile doS anoS 20Na caSa Da cULtURa DE SaNta cOMBa DÃOa casa da cultura de Santa comba Dão foi o local escolhi-do para a realização de uma matine dançante englobada na actividade reviver os Anos 20 organizada pela Câma-ra Municipal.

Conduzida pela Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão, os participantes, trajados a rigor, puderam dançar ao som do jazz, do charleston e do swing num espaço decorado de forma a recriar os salões de baile da época.

Page 16: Boletim Municipal

16 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

ExPOSIÇÃO cOLEctIva

o mundo do ColeCCioniSmoaté 02 de Janeiro visite a exposição colectiva - O Mundo do coleccionis-mo, organizada pela Câmara Muni-cipal através da casa da cultura de Santa comba Dão e que se encontra patente na galeria Principal deste espaço.

Nesta exposição poderá encontrar, bonecas, pacotes de açúcar, piões, carros, chaves e cachimbos, brin-quedos e objectos que povoaram o imaginário de várias gerações e que continuam a encantar miúdos e graúdos.

Page 17: Boletim Municipal

17EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

FestIvaL de tunas aCadémICas – CIdade de Santa Comba dão e moStra de mel reveLaram-se um suCesso

Paralelamente ao Festival de Tunas, o Largo do Município recebeu II Mostra do Mel da Castanha e do Vinho, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão com o objectivo de promover os produtos típicos do concelho e da região desta-cando-se o pão caseiro, as broas de milho, os doces variados como o doce de abóbora, a geleia, a marmelada e o doce de figo, os bolinhos de côco, o mel e seus derivados (sabonetes, velas, aguardente de mel, licor de mel), o vinho, e os licores variados de café, limão, ameixa e hortelã canela.

Em Novembro realizou-se a 5ª edição do Festival de Tunas Académicas – Cidade de Santa Comba Dão que, para além do espectáculo musical que aconteceu na Casa da Cultura de Santa Comba Dão contou, ainda, no seu programa de actividades com um Concurso de Serenatas realizado no Largo do Município durante a tarde.

Page 18: Boletim Municipal

18 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

ViSitA De SUa ExcELêNcIa O SENHOR

PreSidente DA

repúbLICa A SaNta cOMBa DÃO

Page 19: Boletim Municipal

19EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, esteve de visita a Santa Com-ba Dão onde foi recebido nos Paços do Concelho ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de Santa Comba Dão.À sua espera estava, também, a Guarda de Honra da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão assim como os distintos convidados. Na sessão solene que teve lugar no Salão Nobre da Câ-mara Municipal, o Presidente da Autarquia João Louren-ço destacou o investimento que a autarquia tem feito na área da educação, nomeadamente, no que se refere à construção dos três Centros Educativos do Concelho, re-forçando que a autarquia tudo tem feito para que os ha-

bitantes do seu concelho se sintam apoiados nas várias vertentes sociais, culturais, educacionais, desportivas e recreativas. Cavaco Silva recebeu a Chave de Honra do Município pelas mãos do Presidente da Câmara e enalteceu o pa-pel das autarquias na educação, considerando que, em grande parte, é a elas que se deve a melhoria dos equi-pamentos e a diminuição do abandono escolar. Salientou, ainda, o trabalho que a autarquia de Santa Comba Dão tem desenvolvido ao nível da educação no-meadamente, no que se refere ao Centro Educativo do Norte que se encontra equipado com uma Ala de Multi-deficiência preparada para acolher crianças com neces-sidades educativas especiais do concelho e dos conce-lhos vizinhos.

Page 20: Boletim Municipal

20 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Centro eduCatiVo do norteinaugurado Por

Sua exCelênCia opresIdente da repúbLICa

Page 21: Boletim Municipal

21EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

À chegada, Aníbal Cavaco Silva assistiu à actuação das Bandas Filarmónicas de Pinheiro de Ázere e de São João de Areias tendo, depois, procedido à Cerimónia de Inau-guração do novo espaço escolar.A visita ao interior do edifício escolar ficou marcada pelo

concerto dos alunos do terceiro e quarto anos de escola-ridade dos Centros Educativos do Concelho que, no âm-bito da Actividade Extra-Curricular de Música interpre-taram, acompanhados pela Banda do Conservatório de Artes e Músicas do Dão, duas canções aos convidados.

No âmbito da sua visita ao concelho de Santa comba Dão, Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor aníbal cavaco Silva, inaugurou o centro Educativo do Norte. trata-se de uma nova valência que alberga 170 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo das freguesias de São Joaninho, treixedo e Nagosela.

Page 22: Boletim Municipal

22 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

O auditório Municipal de Santa comba Dão foi palco de uma reunião de apresentação do projecto de promo-ção de hábitos alimentares saudáveis elaborado pela Uniself, S.a., entidade responsável pela confecção e distribuição da alimentação nos centros Educativos do concelho numa iniciativa da comissão de Protecção de crianças e Jovens em parceria com o Município e o agrupamento de Escolas de Santa comba Dão.

De entre os objectivos do projecto destacam-se a divul-gação de hábitos alimentares saudáveis, designadamen-te, a promoção do consumo de sopa, através do envolvi-mento da comunidade escolar na fomentação das boas práticas alimentares e a disseminação das mesmas dos refeitórios escolares para o meio familiar e a promoção do debate público sobre a saúde. Estas acções terão como parceiros a própria comunida-de escolar, o centro de saúde, os representantes de pais dos Centros Educativos do Concelho e a Uniself, S.A..

PROMOÇÃO DE HáBItOS aLIMENtaRES SaUDávEIS

aPreSentação do ProjeCto no auditório muniCiPal de Santa Comba dão

Por iniciativa do Município de Santa comba Dão e di-namizado pela Autoridade nacional de Protecção Civil, o Workshop de Medidas de auto-Protecção para Esta-belecimentos Escolares, que teve lugar no auditório Municipal, visou esclarecer as entidades gestoras dos centros Educativos do concelho de Santa comba Dão para a importância da organização de gestão e segu-rança dos espaços edificados, estabelecimentos exis-tentes e recintos.

Com este workshop concluiu-se que a responsabilização compete às entidades exploradoras e gestoras dos cen-tros escolares no que respeita à manutenção das condi-ções de segurança contra risco de incêndio aprovadas e à execução das medidas de autoprotecção.

aUDItóRIO MUNIcIPaL REcEBE

WorkShoP de medidaS de autoProteCção Para eStabeleCimentoS eSColareS

Page 23: Boletim Municipal

23EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

No âmbito do Ano Europeu de Luta do Combate à Pobreza e Exclusão Social, os alunos do 7º, 8º e 9º Anos do Agrupamento das Escolas de Santa Comba Dão, realizaram uma Marcha contra a Pobreza incluída na actividade “ Levanta-te e Actua”, desenvolvida pelas disciplinas de Geografia, Educação Moral e Religiosa Católica e ainda pelo Departamento de Línguas e de Expressões.

marCha Contra a PobreZa em Santa Comba dão

Page 24: Boletim Municipal

24 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Concebida e realizada por José Manuel Cruchinho, a ac-ção de carácter essencialmente prático visou demons-trar junto dos seus participantes novas técnicas de di-namização da leitura como os jogos e estratégias para o desenvolvimento da oralidade de uma forma criativa, as estratégias de envolvimento dos jovens na leitura e actividades para a leitura.

acÇÃO DE FORMaÇÃO

“Como inCentiVar naS CriançaS o goSto Pela leitura”O Salão Nobre da câmara Municipal de Santa comba Dão recebeu a acção de formação subordinada ao tema: “como incentivar nas crianças o gosto pela leitura”, uma iniciativa da câmara Municipal de Santa comba Dão através da Biblioteca Municipal alves Mateus.

Page 25: Boletim Municipal

25EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

alunoS do Primeiro ano reCebem inStrumentoS muSiCaiSForam distribuídas aos alunos do primeiro ano dos centros Educativos do Concelho de Santa Comba Dão, as flautas que os acompanharão nas aulas de música até ao fim do seu do percurso no primeiro ciclo.

A iniciativa decorreu no âmbito da Actividade Extra-Curricular de Música com as presenças do vice-presidente da Câmara Municipal e Vereador da Educação, António José Correia, da Coordenadora do Estabelecimento, Con-ceição Alves, do responsável pelas Edições Convite à Musica Paulo Gomes e do Coordenador da AEC de Música, Pedro Carvalho.

alunoS do enSino pré-esCoLar naS PiSCinaS muniCiPaiSTal como em anos anteriores, os alunos do ensino pré-escolar dos três Centros Educativos do Conce-lho têm, desde o início do ano lectivo 2010 / 2011, usufruído das piscinas municipais para a prática de nata-ção.

Page 26: Boletim Municipal

26 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

caSa Da cULtURa

eStóriaS rePubliCadaS: imPreSSõeS Que faZem hiStória

A Casa da Cultura recebeu, através da Rede de Bibliotecas Escolares, a exposição itinerante Estórias Re-publicadas: Impressões Que Fazem História organizada pela Imprensa da Universidade de Coimbra numa evocação do I Centenário da Repúbli-ca Portuguesa.

A exposição bibliográfico-documen-tal pretendeu fazer uma viagem pela História de Portugal desde a funda-ção da Imprensa da Universidade de Coimbra em 1772, por Marquês de Pombal até aos nossos dias.

A 05 de Outubro, iniciaram-se as Comemorações Oficiais do Cen-tenário da República no Concelho de Santa Comba Dão que tiveram lugar no Largo do Município.

O ponto alto das comemorações aconteceu com o hastear da ban-deira ao som do hino nacional, no Largo do Município em Santa Comba Dão, no Largo António Mi-randa em São João de Areias e na Sede da Filarmónica em Pinheiro de Ázere, interpretado pelas res-

pectivas Bandas Filarmónicas.

Os Jogos do Centenário, uma ini-ciativa da Associação de Formação Desportiva “O Pinguinzinho”, de-correram ao longo do dia e englo-baram uma série de modalidades desportivas que a Associação tem à disposição dos mais jovens.

A tarde deste dia de comemora-ções iniciou-se com o Concerto da República, no Largo da República em São João de Areias, uma or-

Page 27: Boletim Municipal

ganização da Sociedade Filarmónica local e que contou com a presença da Sociedades Filarmónicas de Pinheiro de Ázere e de São João de Areias.Ao final do dia foi apresentada a Bro-chura “Direitos da Criança – Qual a sua Evolução em Cem a Anos?” da

autoria da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Santa Comba Dão, na Casa da Cultura, seguida da inauguração da Exposição “Registos da República em Santa Comba Dão, 1910 – 1926”, uma organização con-junta do Arquivo Municipal e da Casa

da Cultura. No dia 6 de Outubro, foi inaugurado o monumento alusivo ao Centenário da República, implantado na rotunda junto à Escola EB2,3 e patrocinado pelo Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

Page 28: Boletim Municipal

28 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Santa Comba dão reCebe maratona de bttSanta comba Dão recebeu a última etapa do campeonato distrital de UP and DoWn btt, uma iniciativa promovida pela fundação Inatel e dinamiza-da pela agência de viseu com o apoio do Planeta Radical – clube de Btt e que visa, acima de tudo, promover a ocupação de tempos livres e de lazer dos participantes em contacto com a natureza.

Esta última etapa, constituída por dois tipos de modalidade, maratona e meia maratona, contou com um total de 260 participantes divididos por diversos escalões a título individual e por equipas que percorreram algumas das fre-guesias do concelho.

Page 29: Boletim Municipal

29EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

aSSoCiação de ProfiSSionaiS de deSPorto e eduCação fíSiCa PromoVe PaSSeio PedeStre A Associação de Profissionais de Desporto e Educação física promoveu, em cooperação com o ginásio Fg e com o apoio da câmara Municipal, um passeio pedestre por Santa comba Dão com cerca de cinco quilómetros de extensão no qual participaram 50 pessoas.

O percurso traçado para esta caminhada compreendeu os seguintes locais: Largo do Município, Cabecinha de Rei, Granjal e Ribeira das Hortas.

Page 30: Boletim Municipal

30 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

80 joVenS SantaCombadenSeS naS olimPíadaS da amiZade CarloS CoStao concelho de Santa Comba Dão fez-se representar, na XII Edição das olimpíadas da Amizade Carlos Costa, com uma comitiva de cerca de 80 pessoas, entre jovens atletas e dirigentes, participando nas modalidades de basque-tebol 3x3, futsal, futebol de 7 e natação.

O evento desportivo inter-concelhio teve lugar no Complexo Desportivo do Fontelo, em Viseu e resulta de um projecto intermunicipal.A Câmara Municipal de Santa Comba Dão, à semelhança do que aconteceu nas anteriores edições, organizou a par-ticipação dos atletas do concelho nas Olimpíadas da Amizade Carlos Costa.

Page 31: Boletim Municipal

31EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

O concurso para a empreitada de construção do Novo Complexo de Piscinas Municipais tem associado um plano de engenharia financeira que permite que a obra se pague a ela própria. As condições de adjudicação prevêem a venda do actual complexo de piscinas, no mínimo, pelo valor do esforço fi-nanceiro municipal (ou seja 1.180.933,64 €), situação que está praticamente garantida.

aSSINatURa DO cONtRatO

noVo ComPlexo de PiSCinaS muniCiPaiSEm 2012, os Santacombadenses poderão usufruir de um novo complexo de piscinas, mais moderno e eficiente, sem qualquer encargo para a tesouraria do Município.

Page 32: Boletim Municipal

32 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

terminada a fase de maior perigo no que concerne a ocorrências de incêndios em espaço rural, é oportuno fazer um breve balanço do período crítico de 2010.

No período de 1 de Julho a 15 de Outubro foram registadas, no CDOS, um total de 18 ocorrências de incêndios em espaço rural. Deste número, resultam 4 ocorrências classificadas como falsos alertas, 7 incêndios em povoamento florestal, 7 em área agrícola e em áreas de incultos.

Relativamente à distribuição das ocorrências no concelho, não existe nada a destacar, uma vez que existe o registo de ocorrências em todas as freguesias do concelho, mas, com áreas ardidas muito pequenas.Principal destaque para a área ardida em pinheiro bravo (0.2500 ha) que, apesar de ser muito pequena, foi a que mais se destacou.

Comparativamente com os dados dos restantes concelhos do distrito de Viseu, Santa Comba Dão, destaca-se por se encontrar abaixo da média do distrito quer a nível de ocorrências quer a nível de área ardida, tal como podemos visualizar nos gráficos abaixo. Podemos fazer uma avaliação positiva dos níveis de desempenho operacional das forças e entidades integrantes e cooperantes do DECIF (dispositivo especial combate a incêndios florestais), no nosso concelho.

balanço do Período CrítiCo e do diSPoSitiVo eSPeCial de Combate a inCêndioS floreStaiS no ConCelho de Santa Comba dão

Page 33: Boletim Municipal

33EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Para além destes projectos, outros têm sido desenvolvidos como a ampliação do Lar de São Joaninho, cujas obras estão previstas para arrancar em 2011, a adaptação e ampliação da Escola Básica nº 1 de Vila Pouca em Lar Residen-cial e Centro de Actividades Ocupa-cionais, cujas obras estão previstas para meados de 2011, o projecto de remodelação e adaptação da Escola Básica nº 1 de Santa Comba Dão em Pólo de Empreendedorismo Social, o projecto do Centro Interpretativo do Estado Novo e a elaboração do pro-jecto do loteamento “Santa Comba Dão XXI”, anexo ao Centro Escolar do Centro.

No que se refere à área do Planea-mento, estão em curso os Planos de Urbanização de Santa Comba Dão e de Treixedo, os Planos de Pormenor da Senhora da Ribeira e do Granjal, estes dois últimos elaborados em parceria com gabinetes externos, bem como também o projecto de ampliação do Centro de Bem-Estar Social Professor Oliveira e Costa em Pinheiro de Ázere.Ainda nesta área, destaque para duas alterações ao Plano Director Municipal. A primeira refere-se a uma alteração ao PDM em vigor por adaptação ao Plano de Ordenamento da Albufeira da Aguieira, a segunda, uma alteração simplificada relativa à classificação de espaços industriais.

reQualifiCação urbanaDesde Agosto, vários foram os projectos no âmbito da requalificação urbana concelhia, sob a tutela do Gabinete do Planeamento e Urbanismo da câmara Municipal de Santa comba Dão, que foram concluídos: o centro Escolar do Norte, que está em funcionamento desde Setembro último, o projecto do novo complexo de Piscinas Municipais e a requalificação da EX-En2 e da EX-En234.

Projecto de Remodelação e Adaptação da Escola Básica nº 1 de Santa Comba Dão em Pólo de Empreendedorismo Social

Planta Ante-proposta Plano Pormenor da Senhora da Ribeira

Page 34: Boletim Municipal

34 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

OBRaS PÚBLIcaS

Do departamento de Obras Públicas, assinalam-se, ao nível das freguesias do concelho os seguintes traba-lhos:

• pavimentação com massas betuminosas e implemen-tação de rotunda na Portela, freguesia do Couto do Mos-teiro;

• criação de acesso junto ao IP3 em Vila Pouca, freguesia de S. Joaninho;• criação de acesso junto ao IP3 na Rua Lurdes Malhão no Rojão Grande, freguesia do Vimieiro;

• pavimentação no Bairro do Serrado, junto ao parque infantil na freguesia de Santa Comba Dão.

No que se refere a grandes obras destacam-se: a criação de acessos, pavimentação e implementação de rotunda no Centro Educativo do Norte e a requalificação da antiga estrada nacional nº 2.

Esta requalificação incluiu intervenções entre a ponte e o Largo do Balcão ao nível da pavimentação, sinalização e implantação da rotunda de forma a escoar melhor o trânsito da cidade.

obraS muniCiPaiS e ambienteao longo do ano, o Pelouro de Obras Municipais e ambiente tem executado alguns trabalhos concernentes aos departamentos de obras públicas, saneamento e ambiente.

Page 35: Boletim Municipal

35EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Nesta obra, devem destacar-se, também, os trabalhos de pavimentação da Rua do Casal e da Rua de Treixedo, bem como as intervenções efectuadas no cruzamento desta última com a Avenida General Humberto Delgado, a im-plementação e intervenção da rotunda da Total e a alte-ração da rotunda da Adega.

Trata-se, sobretudo, de uma obra que incide na criação de infra-estruturas enterradas, pavimentação de faixas de rodagem e passeios, arranjo urbanístico, sinalização e iluminação pública.

SaNEaMENtO

No que se refere ao Saneamento destacam-se as seguin-tes obras: a drenagem de águas pluviais através da ins-talação em vala de troço de colector de águas pluviais, DN 315 mm, na Berna da Estrada Principal do Couto do Mosteiro, incluindo a execução de sarjetas e levantamen-to de caixas de ramal na zona de intervenção, a limpeza da Ribeira das Hortas, em Santa Comba Dão e extensão da rede de saneamento no Soito, Óvoa, com a instalação em vala de troço de colector de águas residuais, DN 125 mm, incluindo caixas de visita e ramais.

Durante o ano foram, também, executados trabalhos de manutenção de águas residuais e ETAR’s que incluíram a execução de ramais em vários pontos do concelho e con-dutas de águas e a manutenção de infra-estruturas de tratamento de águas residuais, desobstrução de colecto-res e/ou ramais de saneamento e prestação de serviços de higiene e limpeza (cisterna).

aMBIENtE

Na área de ambiente, o trabalho executado apresenta uma dimensão menor e, na sua maioria, é elaborado diariamente.

Destes trabalhos destacamos:

• manutenção de arruamentos como a limpeza urbana da cidade (manual e mecânica);

Page 36: Boletim Municipal

36 EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

• limpeza de edifícios públicos;• limpeza do recinto da Feira Semanal;• manutenção de espaços verdes da cidade;

• manutenção do Estádio Municipal;• ajardinamento do Centro Educativo do Norte;

• ajardinamento do espaço verde das Finanças.

Assinalam-se, também, os trabalhos de ajardinamento do Parque Rainha Santa na freguesia de Óvoa ou o ajar-dinamento das rotundas inseridas no projecto de Requa-lificação e Reabilitação da antiga estrada nacional nº 2.

Page 37: Boletim Municipal

37EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2010

Page 38: Boletim Municipal

Largo do Município, n.º 133440-337 Santa Comba Dão

Tel.: 232 880 500 - Fax: 232 880 501 www.cm-santacombadao.pt