Boletim novembro2012

2
Os novos livros que apresentamos neste boletim, falam-nos de te- mas muito badalados, muito atuais – economia e finanças. Em qualquer idade se poderá aprender e dis- cutir sobre assuntos que, a priori, nos pos- sam parecer difíceis. Ao recordar o provérbio De pequenino se torce o pepino, chegamos a essa conclusão e, com a publicação destes livros de leitura fácil e prática, mágica pela forma de abordagem do tema e da lingua- gem utilizada, acreditamos que será possível os mais jovens entenderem o assunto, come- çando desde pequeninos a aceitar qualquer tipo de restrições e sa- crifícios - o “não” de pais/encarregados de educação que vivem difi- culdades económicas por razões várias: desemprego, redução de subsídios, subida de impostos, incumprimento de obrigações finan- ceiras, insolvência familiar… É preciso, por isso, e desde muito jo- vem, saber algo mais sobre o que é isso de economia, de finanças e como gerir bem o pouco ou o muito dinheiro que se possui. Os próprios mealheiros, objeto tão apreciado e tão comum no passado, hoje fazem falta no seio familiar pelo in- centivo que dão à poupança individual e ao desenvolvimento dessa cultura. Os livros que a BE adquiriu sobre o tema poderão ser uma ajuda na construção desse caminho – saber viver sem exageros de gas- tos, saber poupar, estar atento aos monstros do consumismo exa- cerbado. Prof. Zulmira Loureiro Em tempo de crise, é preciso saber gerir Boletim das Bibliotecas Nº2 novembro 2012 Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva Cantanhede Visita o nosso blogue em http://be23cantanhede.blogspot.com

Transcript of Boletim novembro2012

Os novos livros que apresentamos neste boletim, falam-nos de te-mas muito badalados, muito atuais – economia e finanças.

Em qualquer idade se poderá aprender e dis-cutir sobre assuntos que, a priori, nos pos-sam parecer difíceis. Ao recordar o provérbio De pequenino se torce o pepino, chegamos a essa conclusão e, com a publicação destes livros de leitura fácil e prática, mágica pela forma de abordagem do tema e da lingua-gem utilizada, acreditamos que será possível os mais jovens entenderem o assunto, come-

çando desde pequeninos a aceitar qualquer tipo de restrições e sa-crifícios - o “não” de pais/encarregados de educação que vivem difi-culdades económicas por razões várias: desemprego, redução de subsídios, subida de impostos, incumprimento de obrigações finan-ceiras, insolvência familiar…

É preciso, por isso, e desde muito jo-vem, saber algo mais sobre o que é isso de economia, de finanças e como gerir bem o pouco ou o muito dinheiro que se possui. Os próprios mealheiros, objeto tão apreciado e tão comum no passado, hoje fazem falta no seio familiar pelo in-centivo que dão à poupança individual e ao desenvolvimento dessa cultura.

Os livros que a BE adquiriu sobre o tema poderão ser uma ajuda na construção desse caminho – saber viver sem exageros de gas-tos, saber poupar, estar atento aos monstros do consumismo exa-cerbado.

Prof. Zulmira Loureiro

Em tempo de crise, é preciso saber gerir

Bo

leti

m d

as

Bib

lio

teca

s

Nº2 novembro 2012

Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva Cantanhede

Visita o nosso blogue em

http://be23cantanhede.blogspot.com

Destaques

Aconselhamos…

Costumas guardar o dinheiro no porquinho -mealheiro? Semiador-mecido? Ou está a viver a grande aventura - a trabalhar muito , a render imensos juros e acrescer dia para dia? Este livro propõe - se a ajudar - te a compreender os meios que existem para que o teu dinheiro cresça? Quanto mais cedo começares a investir mais o teu dinheiro crescerá! (WOOK)

As crianças e jovens deparam-se diariamente com a economia nas notícias ou nas conversas dos adultos e ficam com a sensa-ção de ser complicado ou mesmo impossível perceber do que se trata. Mas podemos falar de economia de forma simples. É fácil encontrar exemplos na nossa vida de todos os dias para explicar aquilo que a economia realmente é. Este é o desafio deste livro. Depois de o leres, poderás dizer se o desafio foi ganho. (WOOK)

João César das Neves dá continuidade às histórias de O MEU LI-VRO DE ECONOMIA. Em conversas com a filha, explica como as Finanças são a parte mágica da Economia, dando-lhe a conhecer as magias das Finanças: Mas, como todas as magias, há também maldições a que temos de estar atentos. E essas são a Usura, o Capitalismo e a Instabilidade. (WOOK)

O Ruben só pensa em gastar dinheiro e em comprar, comprar, comprar. Nunca está satisfeito com o que tem e quer sempre mais. No dia do seu aniversário, os pais, preocupados com a atitude con-sumista do filho, dão-lhe um presente muito especial. O Ruben, ao receber o presente fica muito desapontado e desconfiado, mas lá o aceita. Dois meses depois, é um rapaz completamente diferente. O que terá acontecido? (WOOK)

Numa época em que tanto se fala em reduzir os gastos, sugerimos um conjunto de sites onde se podem encontrar dicas e truques para poupar.

http://comopoupar.com/

http://comoeconomizar.net/

http://www.dinheiro.pt/como-poupar-dinheiro-dicas

http://www.futurenergia.org/ww/pt/pub/futurenergia/activity/save_energy.htm