Boletim Paroquial de Caminha e Vilarelho Nº 1094 De … · 2017-02-13 · Quando não reclamas os...

4
A liturgia de hoje garante-nos que Deus tem um projecto de salvação para que o homem possa chegar à vida plena e propõe-nos uma reflexão sobre a atitude que devemos assumir diante desse projecto. Na segunda leitura (1 Cor 2, 6-10), Paulo apresenta o projecto salvador de Deus (aquilo que ele chama “sabedoria de Deus” ou “o mistério”). É um projecto que Deus preparou desde sempre “para aqueles que o amam”, que esteve oculto aos olhos dos homens, mas que Jesus Cristo revelou com a sua pessoa, as suas palavras, os seus gestos e, sobretudo, com a sua morte na cruz (pois aí, no dom total da vida, revelou-se aos homens a medida do amor de Deus e mos- trou-se ao homem o caminho que leva à realização plena). A primeira leitura (Sir 15, 16-21 (15-20)) recorda, no entanto, que o homem é livre de escolher entre a proposta de Deus (que conduz à vida e à felicidade) e a auto-suficiência do próprio homem (que conduz, quase sempre, à morte e à desgraça). Para ajudar o homem que escolhe a vida, Deus propõe “mandamentos”: são os “sinais” com que Deus delimita o caminho que conduz à salvação. O Evangelho (Mt 5,17-37) completa a reflexão, propondo a atitude de base com que o homem deve abordar esse caminho balizado pelos “mandamentos”: não se trata apenas de cumprir regras externas, no respeito estrito pela letra da lei; mas trata-se de assumir uma verdadeira atitude interior de adesão a Deus e às suas propostas, que tenha, depois, correspondência em todos os passos da vida. In “Dehonianos” E C O S D A M A T R I Z VI DOMINGO DO TEMPO COMUM Boletim Paroquial de Caminha e Vilarelho Ano LV Nº 1094 De 12 a 18 de Fevereiro de 2017

Transcript of Boletim Paroquial de Caminha e Vilarelho Nº 1094 De … · 2017-02-13 · Quando não reclamas os...

Page 1: Boletim Paroquial de Caminha e Vilarelho Nº 1094 De … · 2017-02-13 · Quando não reclamas os teus direitos, Quando deixas que Deus te defenda. Então o silêncio é mansidão…

A liturgia de hoje garante-nos que Deus tem um projecto de salvação para que o homem possa chegar à vida plena e propõe-nos uma reflexão sobre a atitude que devemos assumir diante desse projecto. Na segunda leitura (1 Cor 2, 6-10), Paulo apresenta o projecto salvador de Deus (aquilo que ele chama “sabedoria de Deus” ou “o mistério”). É um projecto que Deus preparou desde sempre “para aqueles que o amam”, que esteve oculto aos olhos dos homens, mas que Jesus Cristo revelou com a sua pessoa, as suas palavras, os seus gestos e, sobretudo, com a sua morte na cruz (pois aí, no dom total da vida, revelou-se aos homens a medida do amor de Deus e mos-trou-se ao homem o caminho que leva à realização plena). A primeira leitura (Sir 15, 16-21 (15-20)) recorda, no entanto, que o homem é livre de escolher entre a proposta de Deus (que conduz à vida e à felicidade) e a auto-suficiência do próprio homem (que conduz, quase sempre, à morte e à desgraça). Para ajudar o homem que escolhe a vida, Deus propõe “mandamentos”: são os “sinais” com que Deus delimita o caminho que conduz à salvação. O Evangelho (Mt 5,17-37) completa a reflexão, propondo a atitude de base com que o homem deve abordar esse caminho balizado pelos “mandamentos”: não se trata apenas de cumprir regras externas, no respeito estrito pela letra da lei; mas trata-se de assumir uma verdadeira atitude interior de adesão a Deus e às suas propostas, que tenha, depois, correspondência em todos os passos da vida.

In “Dehonianos”

ECOS DA MATRIZ

VI DOMINGO DO TEMPO COMUM

Boletim Paroquial de Caminha e Vilarelho Ano LV • Nº 1094 De 12 a 18 de Fevereiro de 2017

Page 2: Boletim Paroquial de Caminha e Vilarelho Nº 1094 De … · 2017-02-13 · Quando não reclamas os teus direitos, Quando deixas que Deus te defenda. Então o silêncio é mansidão…

SILÊNCIO É…

Silêncio é MANSIDÃO. Quando tu não te defendes a ti mesmo con-tra as ofensas, Quando não reclamas os teus direitos, Quando deixas que Deus te defenda. Então o silêncio é mansidão…

Silêncio é MISERICÓRDIA. Quando não revelas aos outros as faltas dos teus irmãos, Quando perdoas prontamente sem remexer o passado, Quando não julgas mas rezas no teu coração. Então o silêncio é misericórdia…

Silêncio é PACIÊNCIA. Quando aceitas o sofrimento alegremente, sem reclamar, Quando não procuras consolações humanas, Quando não te tornas muito excitado, Mas esperas pacientemente que a semente germine. Então o silêncio é paciência…

Silêncio é HUMILDADE. Quando não há competição, Quando consideras as outras pessoas melho-res que tu, Quando deixas o teu irmão aparecer, crescer e amadurecer, Quando alegremente abandonas tudo ao Senhor, Quando as tuas acções podem ser mal inter-pretadas, Quando deixas para os outros a glória da recompensa. Então o silêncio é humildade…

Silêncio é FÉ. Quando guardas silêncio porque sabes que o Senhor agirá, Quando renuncias à voz do mundo para man-ter-te na presença do Senhor,

Quando não te esforças para ser entendido

Porque é suficiente saberes que o Senhor

entende.

Então o silêncio é fé...

Silêncio é ADORAÇÃO.

Quando abraças a cruz sem perguntar “ por

quê”.

Então o silêncio é adoração. Santa Teresa de Calcutá

ESSE TERÇO É MEU

Conta um alferes: «Estávamos alinhados no

batalhão. O sargento era conhecido pela sua

cor partidária e por escarnecer de tudo o que

era religioso. Naquele dia tinha um trunfo

especial. Balanceava entre os dedos um Terço

e perguntou ironicamente:

- Quem é que perdeu esta coisa?

O batalhão, católico na maior parte, tornou-

se, de súbito, um magote de covardes: todos

sorriram. Mesmo aqueles a quem a mãe dera

um Terço para levar consigo. Só um cadete, a

meu lado, rangia os dentes ofendido.

O sargento continuava a escarnecer convenci-

do de que ninguém se apresentaria para levar

o Terço. Porém, o meu vizinho, o cadete,

adiantou-se, fez continência e disse:

- Esse Terço é meu!

O batalhão não se riu mais.

No fim, perguntaram ao jovem:

- Porque não tiveste logo coragem de te apre-

sentar?

Respondeu o jovem:

- Porque o Terço não era nada meu! Eu ape-

nas avancei porque queria que o sargento

acabasse com a troça!

Este facto espalhou-se pelo quartel.

E o cadete começou a ser conhecido por

todos como "o homem"! In “Juventude Alegria de Maria”

CONTOS E PARÁBOLAS

Page 3: Boletim Paroquial de Caminha e Vilarelho Nº 1094 De … · 2017-02-13 · Quando não reclamas os teus direitos, Quando deixas que Deus te defenda. Então o silêncio é mansidão…

+ Faleceu na passada Sexta-feira, dia 27 de Janeiro de 2017, a Senhora Bernardete de Jesus Fernandes Araújo, aos 99 anos de ida-de. O seu funeral realizou-se no dia 29 de Janeiro, às 13:30H na Capela da Casa de Repouso da Confraria do Bom Jesus dos Mareantes. Foi a sepultar no cemitério municipal de Caminha. As nossas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

————— + Faleceu no passado Sábado, dia 04 de Feve-reiro de 2017, o Senhor João de Matos Porto, aos 91 anos de idade. O seu funeral realizou-se no dia 05 de Fevereiro, às 15:00H na Cape-la de Nossa Senhora da Agonia. Foi a sepultar no cemitério municipal de Caminha. As nossas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

Seguindo a tradição da paróquia de Vilarelho, apresentamos o novo mordomo da Cruz para este ano. É o senhor Abílio Lourenço de Aze-vedo, que tomará posse como habitualmente no Domingo de Ramos. Termina assim o mandato exercido pelo senhor José Manuel Teixeira Ramalhosa, que desde já agradecemos o trabalho zeloso desenvolvido. Ao novo mordomo, os nossos sinceros agra-decimentos por ter aceite o convite e votos de bom trabalho.

Dia 13:

- Patrícia Mariana Soutulho Barbosa.

Dia 14:

- Esperança Gomes Franco;

- Daniel Cunha;

- Fernanda Carminda B. Monteiro;

- Ermelinda Lourenço V. Aldeia Nova;

- António Miguel Mezia Carril.

Dia 15:

- Luís José Gomes Alves;

- Diana Soutulho Dores;

- Maria Angelina C. Brandão G. Quintião;

- Ana dos Santos Costa;

- Jorge Manuel R. Alves de Castro;

- Maria Otília Esteves;

- Sophie Marques;

- Mafalda Catarina Barbosa Maciel.

Dia 16:

- Domingas Rosa da Silva R. Vieira;

- Gilberto Gomes Lázaro;

- Maria José S. Pereira Carrilho;

- Ana Margarida Alves Barbosa;

- Clara Sofia B. Pereira Rodrigues.

Dia 17:

- Osório António Rodrigues Fernandes;

- Maria Emília R. Oliveira Lima;

- Sónia Liliana Rodrigues Pereira.

Dia 18:

- Nélson Luís Caldas Fraga;

- Luís Manuel F. Falcão Ribeiro;

- Damiana M. da Silva Matos A. Pires;

- Rita Priscila Paredes;

- Rui Pedro P. de Castro Alves.

ANIVERSÁRIOS

MORDOMO VILARELHO

VIDA CRISTÃ

Entre amigas Diz uma amiga para a outra: - Descobri o que me faz engordar! Pergunta a outra: - Ai sim, e é o quê? - É o shampoo, porque no rótulo está escrito “Para dar mais volume”. Agora vou só usar detergente da loiça, porque o rótulo diz “Elimina todo o tipo de gorduras”.

SORRIA!

Page 4: Boletim Paroquial de Caminha e Vilarelho Nº 1094 De … · 2017-02-13 · Quando não reclamas os teus direitos, Quando deixas que Deus te defenda. Então o silêncio é mansidão…

FICHA TÉCNICA Propriedade: Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Caminha • Director: Pe. Rui Filipe Rodrigues Colaborador: Ricardo Miguel Lourenço Lagoa • Publicação: Semanal • Tiragem: 300 Ex. • Tel.: 258 921 413

E-mail: [email protected] • Site: paroquiadecaminha.com - Isento a) nº1 art 12º DR 8/1999 de 9 Junho

Serviço Religioso

DIA HORA/LOCAL INTENÇÕES

Segunda a

Sábado 08:00 Eucaristia no Convento de St. António

Segunda

Dia 13 18:00 Eucaristia na Capela de Nossa Senhora da Agonia

Terça

Dia 14

18:00

Matriz

S. Cirilo, Monge e S. Metódio, Bispo - Padroeiros da Europa

- Gaspar Marques Moreira Veiga;

- Adelina da Conceição Ferreira de Sá Neiva, marido e neto;

- Teresa Ângela Marques da Cruz e Vítor Marques Vilela.

Quarta

Dia 15

08:30

Misericórdia

- José Rodrigues (Aniv.), José Manuel Barbosa Rodrigues, Abel Fer-

nandes Amorim e família;

- João Luís Lourenço Ribeiro, avós e padrinho;

- Manuel Francisco Nunes Azedo.

Sexta

Dia 17

18:00

Matriz

- Vítor Marques Vilela (Aniv.);

- António Ferreira Pinto;

- José Rodrigues, Abel Amorim e José Manuel Rodrigues.

Sábado

Dia 18

17:00

Matriz

18:15

Vilarelho

S. Teotónio, Presbítero

- João de Matos Porto - m. c. Confraria do Bom Jesus dos Mareantes;

- Joana Fernandes Porto;

- Ilidia Fernandes Carido, Júlio Ricardo, Manuel João e Júlio Nasci-

mento Capela.

- Maria dos Anjos (Aniv.);

- Joana Maria Loureiro.

Domingo

Dia 19

11:30

Matriz

VII DOMINGO DO TEMPO COMUM

- João de Matos Porto - m. c. Confraria do Bom Jesus dos Mareantes;

- Maria Quitéria dos Reis Pereira.