Booklet Cidadão Global

22
Seja a mudança que o mundo precisa! AIESEC EM MANAUS

description

Tire suas dúvidas sobre nosso programa de intercâmbio voluntário e conheça os jovens de Manaus que já impactaram o mundo.

Transcript of Booklet Cidadão Global

Page 1: Booklet Cidadão Global

Seja a mudança que o mundo precisa!

AIESEC EM MANAUS

Page 2: Booklet Cidadão Global

AIESEC Manaus Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, 381 - FUCAPI

Bloco B - Distrito Industrial+55: (92) 2127-3281

[email protected]/manaus

Page 3: Booklet Cidadão Global

A AIESECA AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e tam-

bém por recém-graduados de até 30 anos, está presente em mais de 110 países e territórios. Seu objetivo é causar impacto positivo na so-ciedade e essa é a razão da sua existência.

Sua plataforma proporciona a experiência de liderar equipes para que se alcance resultados e também a oportunidade de realizar intercâm-bios para todos os lugares em que se faz presente ao longo de 60 anos no mundo e 40 no Brasil.

Para que dessa forma, o jovem tenha crescimento profissional e pes-soal, graças a esse ambiente de desenvolvimento internacional que é oferecido e ao contato com a rede global.

A AIESEC em MANAUS

A AIESEC Manaus foi fundada em 2008 com os mesmos valores para ser aplicados na cidade. Ano passado, o escritório local apresentou um crescimento superior a 400%. Para 2012, a perspectiva é que esse nú-mero seja ainda maior, consolidando o escritório como uma das uni-dades da AIESEC que mais cresce no País (até o momento tivemos um crescimento de 200%). Atualmente estamos presentes em Porto Velho (como escritório extensor). 3

Page 4: Booklet Cidadão Global

CATEGORIASCultural: Trabalhe no leste europeu aplicando oficinas sobre empreendedorismo, liderança e cultura brasileira para crianças e adolescentes.

Gestão: desenvolva projetos nas áreas de marketing, finanças e captação de recursos em ONGs da Índia, China e América Latina.

Saúde: participe em projetos de prevenção a HIV/AIDS e outras infecções em comunidades carentes da África.

Ambiental: faça intercâmbio na Ásia em projetos ambientais sobre reciclagem, energias renováveis e consumo consciente.

Direitos Humanos: promova oficinas sobre direito da mulher, jovem, criança e minorias em comunidades do sudeste asiático.

4

Page 5: Booklet Cidadão Global

Requisitos para participar: ser estudante universitário ou ser recém-graduado com até três anos, ter entre 18 e 30 anos, com inglês ou espanhol intermediário (somente América Latina e Espanha).

Duração: 06 a 12 semanas, com a possibilidade de realizar mais de um intercâmbio, aumentando o seu impacto.

Benefícios: Suporte para entrevistas com as organizações;Assessoria para passagem, passaporte, visto e seguro saúde;Preparação cultural para o intercâmbio;Acompanhamento virtual pela AIESEC de origem;Suporte para reintegração ao voltar para o país;A maioria das vagas oferece alimentação e hospedagem.

Obrigações do intercambista: Pagamento da taxa de inscrição; Custos de passagem, passaporte, visto e seguro saúde;Participar dos eventos de preparação para o intercâmbio.

informações gerais

5

Page 6: Booklet Cidadão Global

ETAPAS DO INTERCÂMBIO

Inscriçãoonline

Seleção pela AIESEC

Cadastro nobanco de dados

global

Busca por vagas e

entrevistas

Seleção pela organização no exterior

Preparação para o

intercâmbio

Realização do intercâmbio

Reintegraçãoapós termino do

intercâmbio

6

Page 7: Booklet Cidadão Global

Inscreva-se através do site: aiesec.org.br/inscricao ou pelo tele-fone: + 55 (92) 2127-3281

Aguarde! Entraremos em contato para agendar uma reunião que visa alinhar expectativas e esclarecer dú-vidas.

Se você for adequado para um de nossos programas, o contrato será assinado após o pagamento da taxa* será feito seu cadastro no sistema.

Com a ajuda de um de nossos mem-bros, você vai procurar e se aplicar para uma vaga de seu interesse no sistema.

Ao ser selecionado você mandará e receberá a documentação necessá-ria para oficialização do seu inter-câmbio.

Haverá uma preparação cultural e, com suporte, você vai realizar a compra de passagens, seguro saúde e obtenção de bisto.

Boa Viagem! Durante o seu inter-câmbio, além de todo o suporte da AIESEC local, você pode contar sempre com a AIESEC em Manaus!

Bem Vindo! Você será convidado a participar da AIESEC, podendo as-sim se desenvolver através de posi-ções de liderança.

7

Page 8: Booklet Cidadão Global

Para quem se interessa por línguas e cultura, a opção é o Cidadão Global - Cultural que

oferece oportunidades de intercâmbio para tra-balhar com facilitações sobre temas como em-preededorismo, cultura, gestão, trabalho em grupo etc., e para dar aulas de inglês - ambos para crianças e adodescentes.

Principais Destinos: Leste Europeu (Polônia, Ucrânia, Rússia, Turquia, Romênia, entre outros), Ásia e América Latina.

CULTURAL

8

Page 9: Booklet Cidadão Global

Sou estudante de Administração na UFAM e durante as férias da minha faculdade, participei de um projeto chamado “Cultural Embassador” na Hungria.

Me tornei então, um embaixador cultural na Universidade de Administração e Marketing de Budapeste, o principal objetivo desse projeto era fazer com que os alunos praticassem inglês entre si, falando sobre temas atuais como empreendedorismo, responsabilidade social, sustentabilidade, gestão e etc. Eu não imaginava o quanto essa experiência ia agregar na minha vida pessoal e profissional.

Cheguei na Hungria meio perdido, sem esperar muito, mas

Milson barrosHungria

logo fui dominado e surpreendido pela cultura do país, pela história e pelas pessoas. Foram mais de 20 apresentações durante 02 meses para mais de 500 alunos da universidade, a cada apresentação uma história diferente, era incrível ver o quanto eles estavam interessados no Brasil e o quanto a gente se diferenciava e ao mesmo tempo se assemelhava.

Durante o intercâmbio pude conhecer pessoas incríveis de outros países também como, por exemplo, Portugal, Itália, Ucrânia, Colômbia e China.

Ao mesmo tempo que ensinei, aprendi bastante, tive a oportunidade de conhecer um país com hábitos diferentes do nosso, aumentei minha percepção, agreguei conhecimento e conheci pessoas incríveis!

” 9

Page 10: Booklet Cidadão Global

Para quem está ligado em negócios e quer dar seu apoio na estruturação de organizações

engajadas em grandes causas, o Cidadão Global - Gestão oferece oportunidades de intercâmnio para trabalhar com projetos na área de gestão, marketing, eventos, recursos humanos etc,. em organizações do terceiro setor e escolas.

Principais Destinos: América Latina (Argentina, Uruguai, Chi-le, Colômbia, Peru, entre outros).

GESTÃO

10

Page 11: Booklet Cidadão Global

Sou recém-formado na área de Biblioteconomia e trabalhei como voluntário na Cidade do México, na área de Comunicação e Mídia em uma fundação que foi criada para gerenciar uma escola localizada na região metropolitana da capital.

Trabalhei fazendo o posicionamento externo da organização através de mídias e campanhas sociais, com o objetivo de captar recursos e voluntários para a escola. Os desafios iniciais se deram ao fato da fundação não ter um setor de comunicação, o que me fez buscar aprender mais sobre o assunto, elaborar plano de comunicação e mídias, treinar e capacitar funcionários da área de sistema para a

marcos rocha México

continuidade do trabalho e ir além do que eu tinha que fazer. A escola se localizava em uma região de extrema pobreza e realmente necessitava de muita ajuda, por isso, decidi que faria o melhor de mim para que mais pessoas conhecessem e abraçassem aquela causa.

O México é um país muito rico em cultura e diversidade, muito cheio de tradições e com peculiaridades que vão desde a culinária até os nomes das pessoas.

A cada atividade que eu realizava ou pessoa que conhecia, meu desejo era fazer a diferença naquele momento, quebrando paradigmas e levando o calor brasileiro aos corações das pessoas.

Voltando para casa, me sinto com um dever contínuo de modificar circunstâncias na realidade em que vivo

” 11

Page 12: Booklet Cidadão Global

Para aqueles que se interessam pelas áreas de saúde e assistência social, o programa Cida-

dão Global - Saúde oferece oportunidades de intercâmbio para trabalhar com conscientização sobre HIV/AIDS e assistência para portadores do vírus.

Principais Destinos: África (Nigéria, Gana, Uganda, Quênia, Moçambique) e Ásia (Índia e Indonésia).

SAÚDE

12

Page 13: Booklet Cidadão Global

JULIANA LOPESIlhas Maurício

”13

Meu intercâmbio foi maravilhoso! Conheci muitas pesssoas de diversos países, com muitas culturas, classes sociais e sonhos diferen-tes. A ilha infelizmente sofre com a disponibilidade de água potável (cerca de 35% somente) então era preciso fazer um esforço bem grande pra economizar água em casa. Trabalhei em uma ONG (Diabetes Parent Support Group) cuja missão é melhorar a qualidade de vida dos jovens e adultos que vivem com diabetes e capacitá-los e desempenhar um papel eficaz no pró-prio futuro e bem-estar deles. No ínicio, tivemos duas semanas de aulas intensivas sobre diabetes (com a única especializada e fundadora

da ONG) e arrecaadamos dinheiro em áreas turísticas para a compra de materiais descartáveis que seriam utilizados nos exames. Participei de vários exames gratuitos feitos na clínica móvel em comunidades, escolas, universidades, fazendo avaliação antropomérica, testes de glicemia e anamnese alimentar quando diagnosticados pré-diabéticos.

Acredito muito na AIESEC. É tão bonito ver jovens que querem se desenvolver, se capacitar e crescer, ver todos reunidos por uma mesma causa, independente de etnia, país, etv, e é gratificante saber que eu pude fazer parte disso enquanto realizava meu intercâmbio. Dá esperanças para um futuro melhor, não só para o Brasil mas no mundo inteiro, saber que ainda existem pessoas assim, que vão em busca do diferencial e que causam impacto positivo na sociedade

Page 14: Booklet Cidadão Global

Para aqueles que estão preocupados com questões ambientais, o programa Cidadão

Global - Ambiental oferece oportunidades so-bre reciclagem, energias renováveis e cosnsumo consciente.

Principais Destinos: Leste Europeu (Polônia, Ucrânia e Rús-sia) e Ásia (Índia, China e Filipinas).

AMBIENTAL

14

Page 15: Booklet Cidadão Global

de reduzirem o consumo de energia. Depois de cada ida, sempre escrevíamos um relatório com as sugestões de mudança e ainda apresentávamos para os responsáveis da empresa.

Ainda me lembro, que dividia o apartamento com três pessoas, era um quarto com

SAMYRA CHANG NAKAHIRASri Lanka

Estudo Engenharia Ambiental na UNESP de Sorocaba e fiz meu intercâmbio no Sri Lanka por meio de um projeto chamado “Earth Hour”. Eu não fazia ideia de onde era o Sri Lanka, mas isso era o que me atraia.

O projeto tinha em torno de 20 a 25 intercambistas, vindos de todos os lugares possíveis - Brasil, China, Alemanha, Índia, Argentina, Bélgica e Taiwan. Nosso trabalho era fazer auditorias de eficiência energética nas empresas associadas a Expolanka Holdings. Todos os dias, trabalhávamos em uma empresa diferente, coletando o máximo de informações possíveis para ajudá-los a achar uma forma

banheiro, e que ao lado moravam, mais quatro intercambistas. Sempre que iamos em uma auditoria, iam os oito juntos.

Sem dúvidas foi uma das experiências em que mais aprendi, não só em relação a área da minha graduação, mas também pela organização, resiliência e pró atividade do nosso time multicultural - porque ali não tínhamos nada prontinho. Tudo era alcançado por meio de muito trabalho e também apoio de quem pudesse nos ajudar.

15

Page 16: Booklet Cidadão Global

Para aqueles que se interessam pelas áreas que envolvem os direitos do homem, o porgra-

ma Cidadão Global - Direitos Humanos ofere-ce oportunidades de intercâmbio para trabalhar com direito da mulher, jovem, criançã e minorias em comunidades.

Principais Destinos: Sudeste da Ásia.

DIREITOS HUMANOS

16

Page 17: Booklet Cidadão Global

infantil, igualdade de gênero e combate ao HIV e malária. Para mim, estar sozinho em um lugar e em uma experiência jamais vivida, foi sair da zona

de conforto e superar meus limites e isso representou o alcance de meus principais objetivos,

Gustavo leturiondoSérvia

Estudo Engenharia Civil na UEA. Sempre tive o vontade de fazer intercâmbio para desenvolver minhas potencialidades, e encontei no programa Cidadão Global, uma grande oportunidade. Após o processo seletivo para intercambistas, fiz minha escolha: Sérvia, um país do sudoeste europeu.

Minha viagem começou em Belgrado, mas era em Valjevo, uma cidade situada no oeste do país que desenvolvi por meio do projeto “Torne Possível”, uma série de atividades com o intuito de diminuir o número de conflitos entre as pessoas que lá vivem. Dei palestras sobre sustentabilidade ambiental, saúde materna, mortalidade

“Lidar com pessoas com o mesmo ideal e mesmo pensamento que você, te leva a crer que ainda há uma solução para um futuro melhor, mesmo quando essas pessoas estão do outro lado do mundo, vivendo um um enorme choque cultural.

Ser um intercambista da AIESEC é desfrutar de uma das melhores coisas da vida: Conhecer o mundo e a si mesmo.

Isso é AIESEC!17

Page 18: Booklet Cidadão Global

DÚVIDASEscolha de vagas

Como funciona a procura por vagas?

O sistema de vagas funciona como um site comum de estágio, com anúncios das vagas.Você poderá utilizar diversos filtros, como país de destino e tipo de trabalho. Além disso, vocêcontará com a ajuda de um de nossos membros que também irá procurar vagas que se encaixemno perfil que você estiver procurando.

Ao mesmo tempo em que você estiver procurando vagas, outros escritórios ao redor do-mundo também estão procurando intercambistas. Eles poderão visualizar o seu currículo eentrar em contato para agendar uma entrevista.

Como serão as entrevistas? Elas possuem alguma rotina?

As entrevistas são para conhecer os candidatos que se aplicam para as vagas. Geralmen-te são feitas por skype, além das trocas de email. Elas não tem roteiro, varia dos requisitos para cadavaga. Elas costumam abordar temas similares, como qualidades, defeitos, pontos fortes, o porquêda vaga/escolha do país, interesses, expectativas com o intercâmbio, entre outros.

Pagando a taxa de adesão, terei garantia de encontrar uma vaga?

Não. O pagamento da taxa de adesão garante o cadastro do seu currículo no sistema.Porém, a procura pela vaga caberá a você e contará obviamente com todo o nosso su-

porte.

Se eu não achar uma vaga, terei meu dinheiro de volta?

Caso durante os 04 meses você não encontre uma vaga adequada ao seu perfil, nós de-vemos 50% do seu dinheiro. Porém, em 2011 todos os intercambistas que se inscreveram realizaram seu intercâmbio no período desejado.

18

Page 19: Booklet Cidadão Global

FREQUENTESCustos

Qual o custo da taxa de adesão?

O valor da taxa é de R$ 800,00 (em até 12 x pelo PagSeguro), podendo também ser divi-do em até 2x e R$ 800,00 à vista.

Porque tenho que pagar essa taxa?

A AIESEC é uma ONG sem fins lucrativos. Essa taxa é destinada a manutenção mensal das operações organizacionais.

Quanto vou gastar por mês?

Isso depende muito do lugar para onde você vai, o custo de vida muda de país para país.Esse tipo de informação pode ser obtido com o responsável pela vaga do outro escritó-

rio da AIESEC.

Benefícios

A AIESEC vai providenciar o visto para mim?

Não. A AIESEC vai fornecer todos os documentos necessários e o escritório local também auxiliará na escolha do tipo de visto adequado e na escolha da melhor maneira de fazê-lo.

Vou ganhar salário por trabalhar lá?Não, o trabalho é voluntário. O que eles oferecem são benefícios que variam de vaga a

vaga. Todas essas informações estão descritas nas opções de vaga e são confirmadas quan-do o intercambista se encontra aqui no Brasil, ou seja, todas os acertos e confirmações são feitos no Brasil, através de entrevistas via Skype e trocas de emails com a AIESEC do país de destino.

Quais os benefícios oferecidos? Todas as vagas incluem moradia e alimentação?Os benefícios oferecidos podem ser: acomodação, alimentação e/ou transporte. Algumas

vagas podem, ainda, oferecer uma mesada. 19

Page 20: Booklet Cidadão Global

Que tipo de acomodação é oferecido?

As opções geralmente oferecidas são:1. Host Family – hospedagem na casa de uma família local (a AIESEC Manaus consegu

em 90% dos casos);2. Trainee House – acomodação dividida entre os demais intercambistas;3. Opção de hotel. A acomodação pode ser gratuita ou não, mas em todos os casos o

escritório local se encarregará de providenciá-la.

LÍNGUA

Preciso falar a língua local para realizar o intercâmbio?Não necessariamente. As exigências com relação a língua são descritas na vaga.

Preciso falar espanhol para fazer um intercâmbio na América Latina?

É aconselhável que sim! As entrevistas geralmente são em espanhol e pode ser uma exi-gência ou preferência da maioria das vagas.

Quais os países mais indicados para treinar o meu inglês?

Com exceção dos países de língua latina, nos outros países você terá a chance de praticar inglês. Em países do Leste Europeu e do Sudeste Asiático, principalmente, a população jo-vem fala um bom inglês. Além disso, a língua oficial da AIESEC é inglês e você irá conviver com pessoas de diversas nacionalidades (outros intercambistas), utilizando o inglês para se comunicar.

Porque o inglês é essencial?

O inglês é usado no sistema de vagas, além de ser o idioma padrão da AIESEC. Todos os e-mails repassados são em inglês para que todos possam entender, os membros e os inter-cambistas,

+ ALGUMAS DÚVIDAS

20

Page 21: Booklet Cidadão Global

2121

NOSSOS PARCEIROS

Page 22: Booklet Cidadão Global

The international platform for young people to explore and develop their leadership potential

www.aiesec.org.brtwitter.com/aiesecbrasilfacebook.com/aiesecinbrazil