Boost your career · Visão de direção Adquira uma compreensão integrada do negócio e dos...

17
BOOST YOUR CAREER EXECUTIVE MBA Em parceria: www.aese.pt/executive_mba #aesebs

Transcript of Boost your career · Visão de direção Adquira uma compreensão integrada do negócio e dos...

Boost your career executive

mba

Em parceria:

ww

w.a

ese.

pt/e

xecu

tive_

mba

#ae

sebs

Visão de direção

Adquira uma compreensão integrada do negócio e dos negócios. explore como cada função ou unidade contribui para o sucesso e como alinhar toda a estrutura para o crescimento e sucesso. Descubra as estratégias que funcionam.

Gestão de si próprio

Desenvolva maior empatia, autoconsciência e inteligência emocional e ferramentas para comunicar com confiança em qualquer ambiente profissional. consolide competências para gerir crises, stress e desafios. construa uma rede de relações pessoais e profissionais duradoras.

tomada de decisão estratéGica

Analise problemas complexos, teste diferentes abordagens e avalie todos os resultados. com o estudo de caso, diálogo, interação com colegas e professores desenvolva um pensamento analítico, agilidade e confiança.

Gestão de equipa

O método de ensino do executive MBA AeSe permite que construa e alinhe equipas eficazes em torno de uma visão partilhada e de um propósito comum. Aprofunde a visão ética e humanista do trabalho dos dirigentes e aprenda a ter um papel ativo na comunidade.

Liderança com impacto

Amplie a sua visão, reinvente-se ou aprofunde as suas compe-tências de liderança. Desenvolva capacidades profissionais e pes-soais de Direção para a criação de projetos inovadores dentro da empresa e de novos projetos empresariais.

ideias de neGócio inoVadoras

Aprenda como analisar os pontos fortes e fracos dos diferentes planos de negócios. construa um plano a partir do zero no módulo entrepreneurial initiative desenvolvendo a sua proposta original de negócio, colocando o que aprendeu em prática – novos conceitos, insights e ferramen-tas para superar os desafios de criação de um negócio bem--sucedido.

O Executive MBA AESE promove a aquisição de conhecimentos orientados para a ação, estimula a reflexão multidisciplinar e contribui para uma visão holística das organizações. Para acelerar a progressão da sua carreira, assumir novas responsabilidades de liderança ou lançar-se num novo desafio, o Executive MBA AESE é o catalisador para o seu crescimento e transformação profissional.

eXecutiVe mBa aese

2

2015-2016-2017

1Executive Education

12017

CustomPrograms

22017

OpenPrograms

3

uma parceria sem fronteiras

aese: uma escoLa de Líderes

A AeSe Business School, a primeira escola de Direção e Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamen-to dos líderes empresariais, segundo uma perspetiva cristã do Homem e da Sociedade.O impacto transformador nos seus mais de 6200 Alumni, espalhados pelos cinco conti-nentes, faz da AeSe uma escola de negócios única: uma escola de Líderes que querem aprender, deixar a sua marca e transformar o mundo.O reconhecimento da escola no mundo empresarial é resultado dos quatro princípios essenciais que norteiam a formação da AeSe:• uma cultura de Aprendizagem, envolvendo a comunidade dos Alumni, participantes, professores, colaboradores, empresas, escolas e instituições com que se relaciona;• O conhecimento enraizado na realidade empresarial, numa perspetiva de Direção e Liderança, aliado a um olhar próprio, crítico, rigoroso e holístico sobre os temas e desafios atuais no mundo dos negócios e na sociedade;• uma presença abrangente no mundo, potenciada pela diversidade da comunidade, a riqueza de conteúdos das suas atividades e uma estreita proximidade com escolas inter-nacionais, em particular com o ieSe Business School; e• valores fortes, éticos e humanistas, associa-dos a um persistente esforço para os viver e partilhar.

A inspiração cristã da AeSe conta com o apoio espiritual e doutrinal da Prelatura do Opus Dei.

«19 years ago, AESE developed the AESE Executive MBA in cooperation with the IESE. Today we can say, with pride, that both our schools’ expectations have been largely surpassed.The Executive MBA is a leading Portuguese programme specifically tailored to ambitious professionals who are willing to invest in developing their career. It is a demanding programme, but it has been the right choice for those who want to go even further.»

Franz Heukamp Dean do IESE Business School

Maria de Fátima Carioca Dean da AESE Business School

iese: um marco de eXceLência

Há mais de 60 anos que o ieSe, a escola de pós-graduação em gestão de empresas da universidade de Navarra, está na vanguarda da formação executiva, desenvolvendo e ins-pirando líderes empresariais que se esforçam por causar um impacto profundo, positivo e duradouro nas pessoas, nas empresas e na so-ciedade que servem. A escola criou, em 1964, o primeiro programa europeu de MBA de dois anos, sob a orientação do comité consultivo ieSe-Harvard.O sucesso do ieSe baseia-se numa aborda-gem humanista aos negócios e à liderança, complementada por um claustro de referên-cia mundial, na criação de conhecimento, na abrangência global dos seus programas, professores, participantes e campus, numa metodologia de ensino prática e relevante e numa rede de Alumni já com mais de 48 mil profissionais espalhados por todo o mundo, preparados para assumir os desafios de hoje e liderar os negócios do futuro.

A universidade de Navarra é uma iniciativa do Opus Dei, uma prelatura pessoal da igreja ca-tólica Romana. Os princípios éticos baseados na tradição cristã inspiram a sua noção de liderança responsável e uma gestão e visão positivas das empresas na sociedade.

4

“fizemos diferente, arriscámos ganhámos!”

a diretora de operações empresa-riais da altice fala-nos dos desafios que a empresa e o setor das tele-comunicações atravessam, recorda momentos marcantes da carreira e partilha a sua dura, mas com-pensadora, jornada de descoberta de equilíbrio entre vida familiar e profissional.desde então, tem vindo a assumir outros cargos na pt/altice. como tem decorrido esta sua progressão e como encarou os diferentes desa-fios que lhe foram propondo?

“Quando o meu terceiro filho tinha 10 meses, o segundo adoeceu gravemente com um cancro. Foram tempos tremendos a nível emocional. era na altura Manager na PKF. Os clientes não tinham nada a ver com a minha situação pessoal e não tinha a necessária disponibilidade para o meu filho devido às minhas escolhas profissionais. Quando esta fase ter-minou, eu estava exausta. Desta vez, fui eu quem decidiu que tinha que dar um passo atrás. vi um anúncio de um lugar menos exigente, em termos de responsabilidade e horários, mais adequado para mim naquela altura. entrei assim para gestora de service desk na Pt, o que me permitiu recu-perar o equilíbrio família/trabalho. Depois voltei ao projeto do estudo das finanças, que havia deixado. com a experiência adquirida, percebi que mais do que saber académico o que me interessava era a parte prática e

fiz o MBA. Ao mesmo tempo, quando abriam vagas para cargos superio-res que me atraiam, propunha-me. umas vezes fui escolhida, outras não. Mais recentemente, com a alteração acionista na Pt, fui escolhida para liderar as operações empresariais da Altice Portugal. com o ctO da altura, atual ceO da Altice Portugal, defini-mos objetivos que poderiam parecer inatingíveis. conseguimos. entre outras vitórias, reduzimos listas de espera em 90%, baixámos em 5 vezes tempos de instalação, aumentámos a taxa de resolução em primeira linha para 85%. Fizemos diferente, arris-cámos, ganhámos! Agora estamos a equacionar expandir para outras geografias o que fizemos bem aqui.”

qual é o segredo do seu sucesso profissional?

“Sucesso é um conceito exterior, sub-jetivo e não sentido por quem ocupa um lugar. Não consigo distinguir o sucesso profissional do pessoal porque não há Sandras separadas. O conceito de sucesso que melhor me serve é o de felicidade ou de cumpri-mento do propósito de vida. O que nos dá felicidade é o que responde à pergunta, “para que vivo, qual é o meu papel neste mundo?” No meu caso particular, o que me dá sentido à vida é o que me faz crescer, ajudar os que me rodeiam e ser melhor. A responsabilidade e as consequências de cada sim e cada não que dei ao

longo da vida, na família ou no traba-lho, trouxeram-me aqui. O propósito, o compromisso e a constância, esses são o sucesso. Assumir a responsabi-lidade do que queremos e todos os dias amar, darmo-nos. Note que amar é muito diferente de gostar. Há dias em que não gosto do que faço, mas todos os dias amo o que faço porque todos os dias me esforço por me dar e cumprir o meu propósito.Ser executiva é mutatis mutandis, igual: todos os dias exigimos, corri-gimos, tomamos decisões difíceis, mas se o fizermos pelo propósito certo, temos o descanso de saber que estamos no caminho correto. É um longo caminho e são muito poucos os momentos em que sentimos que está tudo bem. Se isto é sucesso, se isto é um segredo, então aí tem a sua resposta. Mas sei que as histórias só se contam quando terminam e que ainda tenho caminho a fazer. No fim da vida, quando olhar para trás, se sorrir, então saberei que fui bem--sucedida.”

Sandra Perdigão Neves Alumna do Executive MBA AESE In Executiva, 26 de outubro de 2018

O Executive MBA AESE permite ao participante reforçar os seus conhecimentos e aperfeiçoar as suas capacidades ao aprender com os desafios de pessoas e empresas reais. Os temas estudados desenvolvem ainda as capacidades pessoais e de liderança, com base na análise de decisões prudenciais, comunicação e negociação.

Gestão de pessoas na orGanização

• Gestão de si próprio e gestão das pessoas com base em moti-vações e competências;• Diagnóstico e otimização da efi-cácia e comunicação das equipas;• Gestão de recursos humanos;• Desenvolvimento da liderança;• valores e ética nos negócios;• coaching e personalidade.

operações, tecnoLoGia e inoVação

• Gestão das operações;• conceção e melhoria das operações;• Supply chain management; • conceção e gestão das opera-ções em serviços;• inovação;• Gestão dos riscos;• economia digital.

economia, Finanças, contaBiLidade e controLo

• contabilidade e controlo de gestão;• Gestão de custos e rendibili-dades;• Gestão da liquidez;• criação de valor;• estrutura de capital, valoração de empresas, fusões e aquisições;• Mercado de capitais; • Gestão cambial; • Microeconomia; • Macroeconomia.

poLítica de empresa

• Direção estratégica da empresa; • Organizational design; • estratégia internacional; • Gestão e governo de PMes e organizações sociais; • Governo corporativo;• criação de uma nova empresa (Módulo entrepreneurial initiative).

marketinG e Vendas

• Marketing estratégico;• Marketing intelligence;• Desenho da experiência do consumidor;• Planeamento de marketing & implementação;• Métricas avançadas de marketing;• Branding;• comunicação e Redes Sociais;• Alinhamento da Força de ven-das com a estratégia.

5

6

o prémio foi entregue na passada semana, em paris, na edição de 2018 do ‘Food accelerator network programme (Fan)’ do eit – instituto europeu de inovação e tecnologia.

A ‘startup’ portuguesa Agri Marketplace venceu um programa de inovação agroalimentar promovido pelo insti-tuto europeu de inovação e tecnolo-gia (eit) entre mais de mil candidatu-ras de todo o mundo.O prémio foi entregue na passada semana, em Paris, na edição de 2018 do ‘Food Accelerator Network Programme (FAN)’ do eit, “com a sua plataforma digital global que liga diretamente agricultores e orga-nizações de produtores aos seus clientes agroindustriais, promovendo a transparência, o comércio justo e a redistribuição de valor na cadeia agroalimentar”, conforme explica um comunicado da empresa.“A plataforma Agri Marketplace destina-se à comercialização ‘online’ de produtos agrícolas e facilita o encontro entre a oferta e a procura: o produtor insere a informação sobre o produto a vender num formulário prático; os potenciais compradores não só consultam as ofertas de venda, como também manifestam os seus interesses de compra – uma bidirecionalidade inovadora que diferencia esta plataforma”, destaca o referido comunicado.De acordo com esse documento, qualidade, rastreabilidade (via ‘blockchain’), logística, segurança no processo de pagamento, contratos ou

seguros “são serviços integrados que podem ser contratualizados, facil-mente, num único processo simples e transparente, garantidos pela Agri Marketplace através de parcerias com entidades de referência (SGS, Orey Shipping, Lemonway/BNP Paribas e ccA Ontier)”.este ano, o eit recebeu mais de mil candidaturas de todo o mundo ao re-ferido programa, das quais escolheu 200 para apresentarem as suas ideias a um júri que contou com mais de 150 especialistas do eit Food e da ace-leradora Masschallenge Suíça, uma rede global, empenhada em suportar o elevado potencial de ‘startups’, em várias indústrias, em todo o mundo.“A Agri Marketplace integrou o grupo das 41 ‘startups’ selecionadas para frequentar o programa de aceleração intensivo de quatro meses do ‘Mass-challenge/eit FAN’, lecionado e orien-tado por académicos e profissionais de renome dos setores alimentar e tecnológico para fomentar contactos, incentivar o sucesso dos seus proje-tos e promover o acesso a mercados internacionais. Após a conclusão do programa, foram escolhidos 10 finalistas e na Station F em Paris foi anunciado o prémio de 60 000 euros atribuído à Agri Marketplace, a par de outras duas ‘startups’ vencedoras”, esclarece a empresa.Segundo esse comunicado, a organi-zação do eit Food, através de Benoit Buntinx, diretor de negócios, “realçou a importância das ideias e tecno-logias, criadas por estas ‘startups’, serem exequíveis e verdadeiras oportunidades de negócio, aptas a

lidar com alguns dos atuais desafios na área alimentar: transparência e garantia de qualidade ao consumidor final, utilização de materiais amigos do ambiente ou sustentabilidade da cadeia de fornecimento”.tiago Pessoa, ceO e cofundador da Agri Marketplace, sublinhou a importância deste prémio como reco-nhecimento do percurso já realizado, bem como o valor da participação no programa Masschallenge/eit Fan, na Suíça, onde teve a oportunidade de apresentar o projeto à apreciação crítica de peritos da indústria agroa-limentar e ver confirmada a visão da equipa fundadora.“em 2019, a Agri Marketplace tencio-na consolidar e expandir a base de clientes existente na europa e euA e tornar-se uma referência global no comércio digital de produtos agríco-las”, assume a empresa premiada.

Tiago PessoaAlumnus do Executive MBA AESE In Jornal Económico, 5 de dezembro de 2018

6

“startup portuguesa de inovação agroalimentar vence prémio europeu entre mil concorrentes”

Saber como analisar problemas de negócios, conciliar diferentes perspetivas, decidir uma linha de ação e ser capaz de motivar os outros são as principais características para exercer com sucesso a gestão de um projeto ou negócio. O método do caso – o principal método de ensino da AESE e das escolas associadas do IESE – desenvolve essas capacidades, trazendo problemas de negócios da vida real para a sala de aula, incentivando os participantes a pensar e decidir do ponto de vista da Direção Geral.

Formação e transformação com o Método do Caso

7

Seja analisando os desafios enfrenta-dos por uma construtora, um parque de diversões, um fabricante de cerâmica ou uma companhia aérea em difi-culdades, o método do caso pede ao participante para se colocar no lugar do gestor: como posso aumentar as vendas em ciclo negativo? como pode a empresa melhorar os seus resulta-dos num novo ambiente competitivo? Quais as políticas de incentivo que podem funcionar num setor com alta rotatividade?

em contraste com os métodos de ensino baseados em palestras, com o Método do caso os participantes fazem a maior parte da conversa. O professor facilita e orienta a discussão, dentro de um quadro teórico, fazendo perguntas e incentivando a participação de toda a turma para enriquecer a discus-são, com pontos de vista contrastan-tes, diferentes experiências e origens culturais.

passos

1. Prepare o caso por conta própria, refletindo sobre as principais questões: Qual é o maior problema? Quais as op-ções alternativas de ação? O que faria se fosse o gestor em questão?

2. Antes de ir para a aula, os partici-pantes reúnem-se em pequenos grupos de trabalho para discutir e comparar as suas análises e contrastar pontos de vista.

3. A discussão é então levada ao con-texto da sala de aula, com o professor a facilitar e conduzir uma discussão mais abrangente do caso. Juntos, em sessão plenária são analisados os temas pro-postos no caso, avaliados os diferen-tes cursos de ação com conclusões e frameworks de aprendizagem.

O caso pode ser recente ou sobre um dilema que uma empresa enfrentou há duas décadas. No entanto, as questões destacadas em cada caso são relevan-tes e universais. São analisados mais de 250 casos nacionais e internacionais de renome. Os casos nacionais são frequentemente discutidos em sala de aula com a presença dos intervenientes originais do caso.

desenVoLVimento proFissionaL e pessoaLA todos os participantes no executive MBA AeSe são atribuí-dos dois Professores – um tutor e um coach – que acompanham, estimulam e ajudam cada um dos participantes, tanto em ter-mos pedagógicos e profissionais como pessoais.

projeto anáLise de situações de neGócio (asn)Durante o primeiro ano do executive MBA AeSe, é coloca-do aos participantes o desafio de desenvolver um projeto de investigação, focado no estudo de um tema de atualidade ligado à prática empresarial, no âmbito de uma organização real.A escolha do tema e da empresa ou organização a investigar é dos participantes. No âmbito de ASN, os participantes manterão reuniões com a Direção Geral e a Administração da empresa es-colhida. Sempre num enquadra-mento orientado e coordenado por um Professor da AeSe.

aprendizaGem atiVa

Ao longo do Programa são usa-das simulações online da Harvard Business School e da Ross School of Business que visam acelerar e consolidar a aprendizagem, ligando decisões de gestão aos resultados do negócio. trata-se de atividades competitivas que, realizadas em grupo, fomentam a criatividade e a capacidade de resposta em tempo real. O role play é também utilizado para fomentar a capacidade de tomada de decisões, a negocia-ção e a defesa de pontos de vista pré-definidos.

entrepreneuriaL initiatiVe

O módulo entrepreneurial initia-tive desenvolve o conhecimento e as capacidades necessárias para criar novos negócios, recorrendo a uma abordagem multidisci-plinar comum a várias áreas dos negócios.este módulo inclui a análise de casos de empresas criadas com base em iniciativas individuais, mas também oferece contacto direto com empreendedores de sucesso e outras entidades económicas.Nos dois últimos semestres do Programa, os participantes são organizados em grupos com o objetivo de explorar as comple-xidades subjacentes à criação, planeamento e estruturação de novos projetos, culminando este processo com o lançamento e a apresentação pública das suas iniciativas empresariais a Alumni da AeSe, a investidores, a gestores de fundos e sociedades de capital de risco.

Dos projetos desenvolvidos nas várias edições do Executive MBA, vários foram apoiados financeiramente por Sociedades de Capitais de Risco e Investidores, o que possibilitou a constituição de empresas em áreas como a energia, a saúde, o desporto e os serviços. Os seguintes projetos foram ainda premiados internacionalmente:

8

dois projetos baseados no sistema Hcalert, uma solução tecnológica desen-volvida pela Hope care, estão a dar cartas em dois hospitais do país.através deste sistema de analítica aplicada à telemonitorização de dados de saúde, a Hope care, empresa do óbidos parque que alia serviços a produtos e plataformas tecnológicas de ponta para a prestação de cuidados sociais e de saúde, recolhe e monitoriza sinais vitais à distância.

“Os doentes medem os seus biossinais, que são enviados para uma equipa de triagem. É essa equipa que vai aferir se há necessi-dade de intervenção médica especializada, de assistência e/ou encaminhamento”, ex-plica José Paulo carvalho, founding partner da empresa, citado no comunicado.um dos projetos já no terreno está a funcionar no centro Hospitalar e univer-sitário de coimbra (cHuc) e destina-se a doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva crónica (DPOc).Nesta unidade, o projeto baixou em 50% o número de internamentos e em 30% as idas às urgências, revela José Paulo carva-lho. Ao mesmo tempo, “está também a me-lhorar a qualidade de vida dos doentes”, ao permitir que vivam menos, e por períodos menos frequentes, a experiência hospitalar.Outro dos projetos está a ser implemen-tado no centro Hospitalar cova da Beira, este para doentes com insuficiência cardíaca. também aqui se verificou uma diminuição acentuada, em apenas um ano, do número de novos internamentos e dos episódios de urgência.“A grande missão da Hope care é ‘construir’ um hospital em casa, por meio da tecno-logia, proporcionando acesso universal à Saúde”, afirma José Paulo carvalho. “O desafio agora desta empresa do Parque tecnológico de Óbidos é “escalar e conse-guir números ainda mais expressivos”.

José Paulo de Carvalho, Simão Calado e Pedro Nuno Ferreira, sócios fundadores da Hope Care, são Alumni do Executive MBA AESE in PMeMagazine, 13 de novembro de 2018

9

“solução da hope care ajuda a reduzir internamentos hospitalares”

indian institute oF manaGement, aHmedaBad

em 2018, o Financial times classificou o Glo-bal MBA do iiMA em 31º lugar, no mundo. O iiMA tem sido classificado, por várias agências locais, como a principal escola de gestão da Índia. Os programas do iiMA constam de vá-rios rankings internacionais. em 2008, o iiMA tornou-se a primeira escola de gestão do país a receber a acreditação eQuiS pelo eFMD.

EMPREENDEDORISMOO Alumnus Pedro Ferreira destacou a capa-cidade da Índia “renascer das cinzas”, sendo presentemente uma economia de serviços “de elevado valor acrescentado e tecnologicamen-te das mais avançadas do mundo.” E acres-centa que “o empreendedorismo que varre a sociedade indiana onde, apesar da burocracia”, prevalece a iniciativa, deve ser um exemplo a seguir por Portugal.

TOMADA DE DECISõESA Alumnae Raquel Caeiro, da Semeia Ventures, considera que “a experiência internacional, num país emergente, permite o contacto com realidades muito diferentes das que estamos habituados no Ocidente. As oportunidades de negócio são inúmeras e a cultura é muito interessante. Permite-nos ver outras perspeti-vas e ajuda à mudança do mindset, dotando--nos de uma rápida capacidade de adaptação. Esta semana permite prepararmo-nos para as diversas realidades que teremos de enfrentar ao longo da nossa vida profissional.”

iese noVa iorque*

O campus do ieSe em NY está localizado no centro de Manhattan, o distrito comercial e de negócios da cidade, a poucos passos do carnegie Hall, do Lincoln center e do central Park. O ieSe NY especializou-se em programas de formação executiva focados em negócios globais, media e entretenimento e programas custom para organizações norte-americanas.

DESAFIOS NA CRIAçãO DE NEgóCIOS NuM CONTExTO glOBAlAlguns dos maiores e mais rentáveis mer-cados enfrentam uma procura fraca e uma intensa concorrência, exigindo constante inovação juntamente com cortes de custos implacáveis. No outro extremo, essas mesmas empresas têm de investir milhões para adquirir ou aumentar posições em mercados emergentes - que podem estar a anos de lucros significativos. Os dirigentes estão sob pressão igual, mas diferente, para atingir escala, quota de mercado e, eventualmente, começar a ganhar dinheiro.

TRANSFORMAçãO DIgITAl E INOvAçãO A disrupção digital tem derrubado incum-bentes e revolucionando mercados mais depressa que qualquer outra força. Os diri-gentes devem desenvolver o seu mindset digi-tal e liderar esta transformação combinando os recursos humanos, digitais e físicos com racionalidade económica, promovendo o desenvolvimento das organizações, da econo-mia e da sociedade.

MEgATENDêNCIAS ECONóMICASFazer um bom diagnóstico permite fazer melhores previsões. Para tal, é necessário uma reflexão sistemática sobre as perspetivas da economia global, entender as suas tendên-cias, os seus principais riscos e os fatores decisivos, bem como a atuação das distintas autoridades económicas envolvidas.

* Semana opcional.

Do intenso programa académico destas duas semanas no estrangei-ro constam ainda visitas organiza-das a empresas locais e internacio-nais de referência, de destacar:

RG/A NYAvanadeHUGE incSmart Design USA CorpMOTIF India InfotechClaris Lifesciences TCS – Tata Consultancy ServicesSYMPHONY SERVICESPHILIPSSTUMP – Safex Chemicals India COFFEE BOARD INBIOPRO MANTRI DEVELOPERSART OF LIVING India

Empresas visitadas nas edições passadas. A AESE reserva-se o direito de alterar os locais de destino das semanas internacionais de forma a oferecer um programa completo e ajustado às exigências do mercado global.

semanas internacionais intensivas

Construir as bases de uma carreira para a vida é um investimento que requer tempo e dedicação.No Executive MBA AESE será incentivado e desafiado para dominar o essencial. E desenvolver as suas capacidades empreendedoras. O contacto com contextos empresariais internacionais e as conferências dadas por professores locais irão proporcionar-lhe um enquadramento global e macroeconómico dos mercados visitados.

10

11

prémio inovação nos inocrowd: chegou a hora de internacionalizar

Finalista dos prémios inovação nos do ano passado, a ideia surgiu quando soraya Gadit frequen-tava o mBa, em 2011. com dois colegas, fizeram um business plan onde desenvolveram o negócio da plataforma que viria a dar origem à inocrowd.

A inocrowd nasceu há seis anos. De um trabalho académico, transfor-mou-se em empresa, cresceu e hoje a plataforma já está a fazer um refresh, apontando a interna-cionalização como uma das suas maiores apostas para este ano. A ideia traduz-se numa espécie de rede social da tecnologia, que veio colmatar uma falha de mercado, ao pôr em contacto quem tem as soluções inovadoras, nomeada-mente no mundo universitário, e as empresas e organizações institu-cionais que as procuram.

O último ano foi de consolidação da presença no mercado com as receitas a crescer continuamente. “conseguimos duplicar, em 2017, o valor de faturação”, afirma Soraya Gadit, fundadora e ceO da ino-crowd, sem adiantar valores. Para 2018, “estamos a trabalhar numa nova comunicação e imagem, pelo que, num futuro próximo, iremos apresentar a nossa nova platafor-ma com uma estrutura renovada, intuitiva e dinâmica, com o lema da inovação e acompanhando a revolução da era digital. A apre-sentação está prevista para o mês de maio”, adianta Soraya Gadit. A internacionalização é um dos grandes objetivos desta startup em 2018, até porque os seus solucio-nadores (os chamados solvers), que já são cerca de 250 000, “vêm de diferentes pontos do mundo” e estão presentes em todos os continentes, sublinha a ceO. Ainda o ano passado, apareceu um vindo do irão que apresentou uma solu-ção vencedora. A startup procura

parcerias internacionais sobretudo na Alemanha, Finlândia, israel, espanha e inglaterra. Finalista dos Prémios inovação NOS do ano passado, a ideia surgiu quando Soraya Gadit frequentava o MBA, em 2011. com dois colegas, fizeram um business plan onde desenvolve-ram o negócio da plataforma que viria a dar origem à inocrowd. O trabalho teve boa nota e com um investimento inicial de 117 mil euros nascia, assim, a inocrowd. A grande maioria dos seus clientes são PMes e grandes empresas localizadas em Portugal. ANA Aeroportos, Bosch, Autoeuropa, Navigator e Sonae in-dústria estão entre os seus clientes.

Soraya gadit e os dois sócios fundadores da InoCrowd são Alumni do Executive MBA AESEin Dinheiro vivo, 29 de janeiro de 2018

11

12

uma rede de contactos que perdura e evolui com cada novo participante

career manaGement center

com o intuito de facilitar a progressão de carreira e contribuir para uma melhor compreensão do mercado de trabalho, o career Management center da AeSe coloca à disposição dos participantes do executive MBA recursos e serviços de desenvolvimento profissional.

Sabendo que mais de 40% de mudanças de carreira são determinadas pelas empresas de executive Search, o career Management cen-ter irá desenvolver sessões personalizadas. estão focadas em identificar os objetivos de carreira de cada participante e em desenhar o plano de carreira que melhor se ajusta a cada um. Para isso, identificam-se os perfis procurados e as competências mais valoriza-das e qual o melhor posicionamento face ao mercado e ao futuro pretendidos.

São desenvolvidos ciclos e Workshops de career Management, orientados por espe-cialistas, através dos quais se possibilita aos participantes a abordagem prática de temas relacionados com as suas carreiras e o seu desenvolvimento profissional. Por exemplo, enfrentar um processo de negociação salarial com sucesso, gerir as redes sociais e a sua influência no mercado de trabalho, definir o Plano de carreira, melhorar e posicionar a sua marca pessoal no mercado, construir um cv desenhado à medida e preparar uma entre-vista de sucesso.

aLumni aese

Os participantes nos programas de longa du-ração constituem o Agrupamento de Alumni da AeSe. A relação da escola com os seus mais de 6200 Alumni, e destes entre si, gera uma fonte inesgotável de conhecimento, experi-ência e contactos para o aperfeiçoamento profissional e pessoal de todos.

O Agrupamento de Alumni da AeSe pro-move atividades que estabelecem uma plataforma de aprendizagem continuada e de transformação permanente. De destacar as conferências de fim de tarde – Sessões de continuidade –, momentos únicos em que personalidades de reconhecido mérito académico e profissional falam sobre temas pertinentes da área da gestão, servindo e facilitando a aprendizagem em cada uma das áreas funcionais da empresa ou na empresa como um todo, inserida na sociedade.

ASM, Angola

IHE, Ivory Coast

IDD, Cabo Verde

Bravo Murillo, Canary Islands

PAD, Peru

IDE, Ecuador

INALDE, Colombia

UNIS, Guatemala

IPADE, Mexico

LBS, Nigeria

ESE, Chile

U. Navarra, Spain

IESE Barcelona, Spain

U. Glasgow, Scotland

IAE, France

KBS, Poland

IESE Munique, Germany

Donau-Universitãt Krems, Austria

IESE Madrid, Spain

II San Telmo, Spain

NTU, Egypt

SBS, Kenya

IAE, Argentina

IESE, USA

ISE, Brazil

IEEM, Uruguai

UA&P, Philippines

AESE, Portugal

S.M. Ross, USA

IIMA, India

CEIBS, China

Uma rede de parcerias académicas mundiais, com inúmeros contactos locais.

ADRIAN CAlDART, Ph.D ieSe, AeSe e ieSeAgOSTINHO ABRuNHOSA, MBA AeSe, AeSeAguSTIN AvIlEz, Ph.D universidad Politéc-nica de Madrid, AeSeAlBERTO RIBERA, Ph.D universitat Autòno-ma de Barcelona, ieSeAlExANDRA REIS, MBA AeSe, cPO tAPAlExANDRE DIANINE-HAvARD, Fundador do virtuous Leadership institute, Direito uRD ParisANA PAulA MOuTElA, PADe AeSe, AeSeANDRé vIlARES MORgADO, Ph.D universi-dade Lisboa, AeSeANTóNIO gAMEIRO MARquES, c. Almi-rante, Diretor-Geral Gabinete Nacional de SegurançaANTóNIO PIRES DE lIMA, MBA ieSeANTONINO vACCARO, Ph.D universidade de Lisboa, AeSe e ieSeANTóNIO vASCONCElOS, chairman eveRiSB H Jajoo, Ph.D iit-Kanpur, iiM-AhmedabadBEATRIz MuñOz-SECA, Ph.D universidad Navarra, ieSeBvR MOHAN REDDy, M.Sc university of Michigan, founder & chairman cyientCARlOS FOllE, Ph.D ieSe, ieeMCARlOS lACERDA, PADe AeSe, vice-President SAPCARlOS RODRíguEz-lluESMA, Ph.D Stan-ford university, ieSeDANIEl POROT, Founder of Porot.com -Ma-nage Your career, AeSeDAvID ROgERS, M.Sc columbia university, Founder BRite conference, columbia Busi-ness SchoolDEREk CONDON, Ph.D Warwick Business School, university of BirminghamDEvDuTT PATTANAIk, Mythologist, Author, illustrator, Speaker, culture consultant Reliance and Star indiaDIOgO RIBEIRO SANTOS, MBA AeSeDIPTESH gHOSH, B.tech, iit Kharagpur, india, iiM-AhmedabadEDuARDA luNA PAIS, Founder & partner eLPing Organizational Fitness, ex Partner egon Zehnderinternational, AeSeEDuARDO PEREIRA, GMP AeSeERIC WEBER WOCHE, Ph.D Northwestern university, ieSeEugéNIO vIASSA MONTEIRO, Ph.D universi-dad Navarra, AeSeEuRICO NOBRE, MBA AeSe, cSO GLD Hol-ding company & Partner Smith+co, AeSe

FélIx CARDENAS, Ph.D Hec Lausanne, ieSeFERNANDO FRANCéS, Fundador da everisFRANCISCO PEDRO PINTO BAlSEMãO, ceO Grupo impresaFRANCISCO vIEIRA, PADe AeSe, ex-Presiden-te da BP Portugal, AeSeFREDERICO COSTA, Head of Agencies & Branding GoogleIgNASI MARTI lANuSA, Ph.D ieSe, eSADeISABEl vAz, ceO Luz SaúdeJACINTO DIAS PEREIRA, Presidente Baía do tejoJAvIER zAMORA, Ph.D columbia university, ieSeJOAN DE DOu, Psychiatry, universidad Navarra, ieSeJOANA OgANDO, MBA AeSe, BDM Benefar-macêuticaJOãO MARTINS DA CuNHA, Ph.D universi-dad Navarra, AeSeJOAquIM vIlà, Ph.D university of Pennsyl-vania, ieSeJOHN AlMANDOz, Ph.D Harvard university, ieSeJORgE RIBEIRINHO MACHADO, Ph.D univer-sidad Navarra, AeSeJOSé ANTóNIO BuRON, Diretor-Geral Jans-sen PortugalJOSé ANTóNIO FONSECA PIRES, Ph.D univer-sitat internacional de catalunya, AeSeJOSé MANuEl SIlvA RODRIguES, PADe AeSe, ex-ceO cARRiSJOSé MIguEl PINTO DOS SANTOS, Ph.D university Hiroshima, AeSeJOSé RAMAlHO FONTES, co-Fundador da AeSeJOSEP vAlOR, Ph.D Mit, ieSeJuAN JOSé TORíBIO, Ph.D university of chicago, ieSeluíS AlMEIDA CAPãO, MBA AeSe, PcA cas-cais AmbienteluíS CABRAl, Ph.D Stanford university, New York universityluíS lyNCE DE FARIA, M.Sc university of San Diego, AeSeluIS MANuEl CAllEJA, MBA ieSe, ieSeMADAlENA CASCAIS TOMé, ceO SiBSMANuEl AlFREDO DE MEllO, PcA Grupo NutrinvesteMANuEl RODRIguES, Ph.D university of cranfield, AeSeMARIA DE FáTIMA CARIOCA, DBA university of Manchester, AeSe

MáRIO AlMEIDA, GeMBA ieSe, ex-cFO Ban-co Atlantico AngolaMEENAkSHI SHARMA, Ph.D, university of Quensland, iiM-AhmedabadMICHEllE gREENWAlD, ceO of inventours, New York universityMIguEl guERREIRO, MBA AeSeMIquEl llADó, univ. Barcelona, ex-ceO BAKeRY euROPe, ieSeN. RAvICHANDRAN, Ph.D iit, Madras Índia, iiM-AhmedabadPAulO MIguEl MARTINS, Ph.D iScte, AeSePEDRO AFONSO, Ph.D universidade de Lisboa, FMuLPEDRO FERREIRA, MBA AeSe, co-Founder Hope care, Head AFS BNP Paribas, AeSePEDRO FERRO, Ph.D universidade católica, AeSePEDRO lEãO, MBA AeSe, Diretor-geral Pleni-tude international business energy, AeSePEDRO MORAIS lEITãO, ceO Prio energyPEDRO PIMENTEl, Ph.D universidade Nova, AeSePEDRO vIDElA, Ph.D university of chicago, ieSeRAFAEl FRANCO, DBA Manchester univer-sity, AeSeRAFAEl DE lECCEA, MBA ieSe, ceO Abiloba international Office, AeSeRAMIRO MARTINS, M.Sc university of Reading, AeSeSAMIR BARuA, Fellow, M.tech Kanpur, iiM--AhmedabadSEBASTIAN REICHE, Ph.D Melbourne, ieSeSREE SREENIvASAN, co-Founder Digimen-tors Group, ex-cDO NYc.GovSuNIl HANDA, MBA iiMD Amedabad, Founder of eklavya education Foundation, Laboratory in entrepreneurial MotivationSuNIl PAREkH, c. corporate Affairs (ccA) Zydos Group- Pharmac. companyTHOMAS WEDEll WEDEllSBORg, MBA ieSe, Partner innovation ArchitectsvASCO BORDADO, PADe AeSe, AeSevASCO FAlCãO, MBA AeSe, ceO Konica Minolta Portugal & SpainvERA PINTO PEREIRA, executive Board Member eDPvICTOR gOMES DA SIlvA, ex-membro do governo

Listagem de professores e conferencistas referente às três últimas edições do executive MBA AeSe.

Professores e Conferencistas

13

Perfil referente aos últimos três anos do programa.

Processo de admissão

> >requisitos

• um mínimo de cinco anos de experiência profissional;• Grau: licenciatura;• Proficiência em português e inglês falado e escrito; conheci-mentos de espanhol;• capacidade analítica; e• Disponibilidade para se dedicar a um programa académico rigoroso.

cHeck List para candidatura

• Fazer a pré-inscrição no site da AeSe (sem compromisso);• Entrevista de Admissão e pagamento da taxa de inscrição (70 euros);• completar o formulário de inscrição forne-cido pela Direção de Admissões e entregar o certificado de licenciatura e o cv;• Teste de Admissão: teste AeSe/ieSe (pre-ço incluindo na taxa de inscrição) ou GMAt – Graduate Management Admission test® (inscreva-se no código www.mba.com v2K-5c-95);• entrega de duas cartas de recomendação.

Dispensa de Teste de Admissão: candidatos com Doutoramento, ou Média de Licenciatura superior/igual a 15 ou experiência consolida-da em direção com mais de 5 anos, podem solicitar dispensa do teste da Admissão após completar o processo de candidatura.

Quando todos os elementos acima mencio-nados tiverem sido submetidos à Direção de Admissões, o comité do executive MBA AeSe avalia a candidatura e decide sobre a admis-são do candidato.

admissão

A admissão no Programa tem lugar após aprovação da candi-datura pelo comité do executive MBA AeSe e pagamento do respetivo sinal.

Formação académica

níVeL Hierárquico

setores

Para garantir uma experiência dinâmica e enriquecedora em sala de aula procuramos reunir executivos com ambição e carreiras promissoras.

>

14

Indústria farmacêutica 13%

Serviços 13%

Atividades Financeiras 11%

Consultoria 11%

Indústria transformadora 11%

Administração pública 8%

Comércio e Retalho 7%

Construção e Infraestruturas 7%

IT & Telecomunicações 6%

Serviços médicos 5%

Terceiro setor 5%

Logística 3%

Gestor 24%

CEO/Sócio/Administrador 23%

Diretor de Operações/Logística 20%

Diretor comercial/marketing/comunicação 11%

Técnico 10%

Diretor Administrativo/Financeiro 7%

Diretor RH 5%

Engenharia 39%

Gestão/Economia 31%

Ciências/Medicina/Farmácia 17%

Humanidades 9%

Outros 3%

BoLsa BaBysittinGA Bolsa Babysitting é destinada a jovens mães, com pelo menos um filho com idade máxima de 10 anos, que participem no executive MBA. O valor da Bolsa Babysitting é de 1.250 euros.

BoLsa empreendedor*

esta bolsa é financiada através de patrocínios angariados pelo Agrupamento de Alumni da AeSe e é atribuída a fundo perdido. O beneficiário é escolhido em concurso por um júri que analisa os projetos empresariais dos candidatos e as suas característi-cas pessoais. A Bolsa empreende-dor cobre 70% do preço base do executive MBA AeSe.

BoLsa setor púBLico*

A Bolsa Setor Público é atribuída a candidatos ao executive MBA AeSe, com o intuito de fomen-tar a participação de quadros dirigentes e outros quadros superiores do Setor Público. esta bolsa cobre 50% do preço base do executive MBA AeSe.

BoLsa proFessor carLos parreira* esta bolsa, criada em memória do 1º Diretor do executive MBA, possibilita o acesso de quadros de ONG e de organizações do terceiro setor ao executive MBA AeSe. A comparticipação da Bolsa Prof. carlos Parreira nos custos das propinas é de 70% do preço base do executive MBA AeSe.

BoLsa de estudo

esta Bolsa está aberta aos can-didatos aprovados com mérito comprovado – profissional, aca-démico e pessoal com necessida-de financeira para frequentar o executive MBA. O processo de se-leção inclui uma entrevista com um elemento do comité do MBA, sendo a análise feita no prazo de duas semanas. A bolsa pode ir até 30% do preço base, não sendo cumulativa com outras reduções mesmo que sejam ao abrigo de acordos especiais entre a AeSe e as empresas empregadoras.

BoLsa aLumni coLéGios FomentoOs antigos alunos e pais de atu-ais alunos nos colégios Fomento beneficiam de uma bolsa de 10% do preço base do executive MBA AeSe.

empréstimos Financeiros

A AeSe negociou memorandos de entendimento com várias insti-tuições financeiras para facilitar o acesso expedito a um emprésti-mo académico. Para mais informações por favor, contacte: Júlia côrte-Realtel. (+351) 939 871 255 email: [email protected]

* Considera-se para efeitos de Bolsas que a propina do Executive MBA AESE inclui apenas o programa aca-démico (27.000 euros IvA incluído).

Bolsas e Financiamento

15

Horário tipoSextas, 14h00 » 19h00 Sábados, 08h30 » 13h00uma vez por mês a sexta-feira é dia completo. Adicionalmente, o programa integra uma semana internacional obrigatória e uma semana internacional opcional. O participante deverá considerar entre 10 a 15 horas de estudo individual por semana.

Horas de Formação660 horas de aprendizagem interativa.

idiomas de traBaLHoPortuguês, inglês e espanhol.

duraçãoDe outubro de 2019 a julho de 2021.

Locais• edifício sede da AeSe em Lisboa; • campus iiMA, Ahmedabad, Índia; • ieSe Nova iorque, euA (Semana internacional opcional).

semanas internacionaisO programa académico e o alojamento para cada semana internacional tem o preço de 2500 euros. As semanas internacionais são:• iiMA, Índia (obrigatória) a realizar-se em janeiro de 2020;• ieSe NY (opcional)a realizar-se em abril de 2021.

© Edição AESE 2019Fotografias: Arquivo fotográfico da AESEDesign gráfico: atelier adão paranhos

propinaPreço base: 27 000 euros (inclui IvA à taxa em vigor)O preço base inclui: documentação, material de apoio, catering e parque de estacionamento em Lisboa. A inscrição na semana internacional é faturada à parte em janeiro de 2020.Os bilhetes de avião não estão incluídos nas propinas.

FATuRAçãO E PRAzOS DE PAgAMENTOtaxa de inscrição (com a entrevista/teste AeSe/ieSe) 70 eurosSinal 1 930 eurosNo 1º trimestre (até final de outubro de 2019) 5 000 eurosNo 2º trimestre (até final de janeiro de 2020) 5 000 eurosNo 3º trimestre (até final de abril de 2020) 5 000 eurosNo 4º trimestre (até final de setembro de 2020) 5 000 eurosNo 5º trimestre (até final de janeiro de 2021) 5 000 euros

mais inFormações e candidaturasPor favor, contacte Júlia côrte-Real, que se encontra disponível para agendar a sua visita à AeSe. Além de conhecer as instalações, poderá trocar impressões com atuais alunos, professores e o diretor do executive MBA.

tlm. (+351) 939 871 256 tel. (+351) 217 221 530email: [email protected]

EARly BIRD 15% – Para processos de admissão concluídos e sinal pago até 30 de abril.10% – Para processos de admissão concluídos e sinal pago até 31 de julho.5% – Para processos de admissão concluídos e sinal pago até 31 de agosto.Para mais informações consultar pág. 29.

OuTROS BENEFíCIOS2 inscrições provenientes do mesmo grupo empresarial ou 2 inscrições de familiares diretos têm um benefício de 10% na propina base do executive MBA AeSe.Descontos e benefícios não acumuláveis à exceção da Bolsa Babysitting.

16

«Estruturado nas metodologias mais adequadas à compreensão dos problemas e à tomada de decisões empresariais, o Executive MBA AESE promove capacidades existentes e permite, através de modelos conceptuais reconhecidos pelo seu rigor académico, o desenvolvimento de conhecimentos e competências da Direção Geral.

A globalização da economia e as suas implicações práticas na gestão servem de base às duas semanas internacionais intensivas. O projeto de empreendedorismo inspira e incentiva, fortalecendo a implementação de projetos de negócio inovadores.

Há mais de 18 anos que o Executive MBA AESE tem reunido inúmeras histórias de sucesso entre os seus participantes. Desde o início do Programa, este é o maior testemunho da sua eficácia!Esperamos poder trabalhar consigo o próximo passo na sua carreira.»

Adrián CaldartPresidente do Comité do Executive MBA AESE e Professor no IESE Business School

Rafael FrancoDiretor do XIX Executive MBA AESE

José Miguel Pinto dos SantosDiretor do XVIII Executive MBA AESE

Ediç

ão A

ESE

2017

• Fo

togr

afias

: Arq

uivo

foto

gráfi

co d

a AE

SE •

Des

ign

gráfi

co: a

telie

r adã

o pa

ranh

os

AESE - LisboaEdifício AESE, Calçada de Palma de Baixo n.º 12, 1600-177 LisboaTlf. (+351) 217 221 [email protected]

AESE - PortoRua do Pinheiro Manso n.º 662, 1.12, 4100-411 PortoTlf. (+351) 226 108 [email protected] www.aese.pt/executive_mba

Uma escola de líderes Líderes que marcam o mundo Um mundo de saber

eMPReSAS PAtROciNADORAS DA AeSe: