Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

170
Copyright Fábrica de Startups S.A. Sessão nº3 17 de Novembro de 2015

Transcript of Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Page 1: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Copyright Fábrica de Startups S.A.

Sessão nº3

17 de Novembro de 2015

Page 2: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Semana 3

16 a 20 de Novembro

2ª 3ª 4ª 5ª 6ª

10:00-11:00 Fontes de

Receitas

Validação das

Fontes de

Receitas

11:00-12:00

12:00-13:00

13:00-14:00

14:00-15:00 Startup Killer

Actividades e

Recursos Chave15:00-16:00

Lessons

Learned16:00-17:00

17:00-18:00 Orador

Convidado

18:00-19:00

19:00-20:00

Page 3: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

10:00 Introdução

10:15 Fontes de Receita

11:00 Psicologia dos Preços

11:45 Coffee-break

12:00 Actividades Chave

13:15 Almoço

14:30 Startup Killer

15:00 Recursos Chave

15:30 Parceiros Chave

16:00 Perguntas e Respostas

16:30 Próximos Passos

Agenda

Page 4: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Introdução

4

Page 5: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Segmentos de

ClientesParceiros

Chave

Estrutura

de Custos

Fontes de

Receita

Canais

Relacionamento

com Clientes

Actividades

Chave

Recursos

Chave

Proposta

de Valor

5

Page 6: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tela de Modelo de Negócio

6

Page 7: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Business Model Design Kit

Page 8: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Desenvolvimento de Clientes

8

Descobrir

Clientes

pesquisa

Validar

Clientes

Criar

Clientes

Crescer

Empresa

execução

Page 9: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Desenhar o Modelo

9

Page 10: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Definir Hipóteses

10

Page 11: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Os diferentes níveis

Desenho do Modelo

Estabelecer as Hipóteses

Testar as Hipóteses

12

Page 12: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Processo de Validação

1) Desenhar Modelo

2) Definir Hipóteses

3) Prioritizar Hipóteses

4) Testar Hipótese

5) Analisar Resultados

Copyright Fábrica de Startups 13

Page 13: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Hipótese

• Acredito que [segmento de

mercado] irá [fazer esta acção

/ utilizar este solução] quando

[esta experiência] tiver [este

resultado].

Copyright Fábrica de Startups 14

Page 14: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

15

Page 15: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

16

Page 16: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Quadro de Validação

(Quadro de Validação)

Copyright Fábrica de Startups 17

Page 17: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Como Testar as Hipóteses?

• Entrevistas

• Sondagens através de email ou telefone

• Adwords

• Landing Page

• A/B Testing

• Protótipo

• Venda à consignação

• Venda porta-a-porta

• Plataformas de Crowdfunding

• Wizard of Oz

• Lojas Electrónicas

18Copyright Fábrica de Startups

Page 18: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Elevator Pitch

• [nome do produto ou serviço] ajuda o

[segmento de mercado] a resolver o

[problema] utilizando [a solução] que

é melhor do que [concorrentes]

porque [atributos distintivos].

Copyright Fábrica de Startups 19

Page 19: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Fontes de Receita

20

Page 20: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Fontes de Receitas

• Quais os tipos de fontes de receitas?

• Quais os modelos de pricing?

• Quanto é que os clientes estão dispostos a pagar?

• Qual o contributo de cada fluxo para o rendimento total?

21

Page 21: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Business Model Design Kit

Page 22: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Venda

24

17.800 €

Page 23: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Transaction

25

1.230.000 €

Page 24: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Arrendamento de imóveis

(e aluguer de veículos)

Copyright Fábrica de Startups 26

Page 25: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Licenciamento

Copyright Fábrica de Startups 27

Page 26: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Assinatura

Copyright Fábrica de Startups 29

Page 27: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Assinatura

Copyright Fábrica de Startups 30

Page 28: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Assinatura

$29 x 12 x 1000 = $358.000

Copyright Fábrica de Startups 31

Page 29: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Comissão de intermediação

Copyright Fábrica de Startups 32

Page 30: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Publicidade

Copyright Fábrica de Startups 33

Page 31: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Arrendamento mercantil ou Leasing

34

Page 32: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Venda de Horas

35

Page 33: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Comissão

36

Source:Homehunting.pt

Page 34: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Patrocínios

37

Page 35: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Participação no sucesso

38

Page 36: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Pagamento por volume utilizado

Copyright Fábrica de Startups 39

Page 37: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Pre-Pagamento

Copyright Fábrica de Startups 40

Page 38: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Freemium

Copyright Fábrica de Startups 41

Page 39: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Freemium

Copyright Fábrica de Startups 42

Page 40: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Receitas Indirectas

• Receitas por referenciamento

• Receitas de afiliados

• Venda de dados

Copyright Fábrica de Startups 43

Page 41: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Referral Revenues

Copyright Fábrica de Startups 44

Page 42: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Referral Revenues

45

Page 43: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Affiliate Revenue

Copyright Fábrica de Startups 47

Page 44: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Affiliation Programs

(1 de 2)

Copyright Fábrica de Startups 48

https://affiliate-program.amazon.com/

Page 45: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Affiliation Programs

(2 de 2)

Copyright Fábrica de Startups 49

http://www.spreadshirt.com/

Page 46: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Selling Data

Copyright Fábrica de Startups 50

Page 47: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Copyright Fábrica de Startups 51

55 Maneiras de Fazer Dinheiro

Page 48: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Discover Your Information Publishing

Possibilities

Copyright Fábrica de Startups 52

Fonte: “55 Time-Tested Information Programs and Products”, John Eggen, Copyright Mission Possible

Page 49: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

• Definir três fontes de receita adicionais para o

vosso projecto.

Page 50: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tempo Disponível

10 Minutos

Copyright Fábrica de Startups 2015 54

Page 51: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Apresentações

55

Page 52: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Psicologia dos

Preços

56

Page 53: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Modelos de Pricing

• Cost Based Pricing – Pricing Baseado no Custo

• Value Based Pricing – Pricing baseado no Valor

• Competitive Pricing – Pricing competitivo

• Volume Pricing – Pricing de volume

• Portfolio Pricing – Pricing de carteira (Bundling)

• “Shaver” Price – Pricing “máquina de barbear”

• Feature Pricing – Pricing pelas características

Copyright Fábrica de Startups 57

Page 54: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Abordagens Comuns

• Custo + Margem

• Centrado em aspectos economicos e internos, e não no cliente

• Usa um multiplicador: por exemplo 3 vezes mais do que o custo (de 2 a 5 vezes)

CostBased

• Determinado pela percepção de valor do cliente

• A solução acrescenta valor para além das outras alternativas

ValueBased

Copyright Fábrica de Startups 58

Page 55: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Competitive Price

Copyright Fábrica de Startups 59

Page 56: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Volume Price

Copyright Fábrica de Startups 60

Page 57: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Portfolio Price

61

www.appsumo.com

Page 58: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

“Shaver” Price

Copyright Fábrica de Startups 62

Page 59: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Feature Pricing

Copyright Fábrica de Startups 63

Page 61: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tácticas de Pricing

Source: http://www.nickkolenda.com/psychological-pricing-strategies/#pricing-s5-t15

Page 62: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 1: Reduzir o dígito da esquerda de um

Page 63: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 2: Usar o valor correcto de

“arredondamento”

Page 64: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 3: Escolher numeros com menos

sílabas

Page 65: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 4: Manter separado o valor do envio e

manuseamaneto

Discoveries

Page 66: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 5: Oferecer pagamentos em

prestações

70

Page 67: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 6: Referir o valor equivalente por dia

71

Page 68: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 7: Colocar o preço na zona de baixo à

esquerda

72

Page 69: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 8: Usar letra de tamanho menor

73

Page 70: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 9: Retirar o separador entre os

milhares e centenas quando possível

74

Page 71: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Copyright Fábrica de Startups S.A.

Sessão nº3

17 de Novembro de 2015

Page 72: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 10: Usar linguagem “Congruente”

76

Page 73: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 11: Ser preciso com valores elevados

77

Page 74: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactic 12: Começar uma negociação com um

valor alto, preciso

78

Page 75: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 12: Começar uma negociação com

um valor alto, preciso

79

Page 76: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 13: Mostrar ao cliente um valor

comparativo superior

80

Page 77: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 14: Mostrar ao cliente um qualquer

valor alto

81

Page 78: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 15: Aumentar o preço do seu produto

anterior

82

Page 79: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 16: Distinguir visualmente quando

comparando com um valor mais alto

83

Page 80: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 17: Apresentar um produto isca

84

Page 81: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 17: Apresentar um produto isca

85

Page 82: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tactica 17: Apresentar um produto isca

86

Page 83: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

• Definir o preço para cada uma das Fontes de

Receita do vosso projecto.

• Verificar a consistência com a Lista de Tácticas

de Pricing e fazer os ajustamentos necessários.

87

Page 84: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

15 Minutos

88

Page 85: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Apresentações

89

Page 86: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Coffe Break

15 Minutos

90

Page 87: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Actividades Chave

91

Page 88: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Actividades Chave

• Quais as actividades

críticas exigidas pelo

Modelo de Negócio?

• Como podem ser

optimizadas?

• Quais as que podem

ser automatizadas?

• Quais as que podem

ser subcontratadas?

92

Page 89: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Porque a maioria dos negócios não funciona e

o que fazer para resolver esse problema

Why Most Businesses Don’t

Work and What To Do About It

Copyright Fábrica de Startups 93

Page 90: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Copyright Fábrica de Startups 94

Page 91: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Mito do Empreendedor

Copyright Fábrica de Startups 95

Empreendedor Gestor Técnico

10%

20%

70%

Page 92: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Mito do Empreendedor

Copyright Fábrica de Startups 96

Empreendedor Gestor Técnico

33%

33%

33%

Page 93: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Work ON it not IN it

Page 94: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

“You have to build a system whereordinary people can produceextraordinary results”

Micheal Geber, The E-Myth, 1985

Copyright Fábrica de Startups 98

Page 95: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

A máquina de criar valor

99

Page 96: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Cadeia de Valor

Copyright Fábrica de Startups 100

Actividadesde Suporte

ActividadesPrincipais

Sequencia no tempo

Page 97: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Cadeia de Valor

(Michael Porter)

Copyright Fábrica de Startups 101

Page 98: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Cadeia de Valor

Copyright Fábrica de Startups 102

Gestão Financeiras e Contabílistica

Gestão de Recursos Humanos

Infraestrutura

Sistemas Informáticos

De

sen

volv

ime

nto

de

Clie

nte

s

Mar

keti

ng

Ve

nd

as

Op

era

çõe

s

Sup

ort

e

Actividadesde Suporte

ActividadesPrincipais

Page 99: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

103Copyright Fábrica de Startups

Page 100: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

Definir a Cadeia de Valor associada ao modelo de

negócio de cada equipa.

104Copyright Fábrica de Startups

Page 101: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Cadeia de Valor

Copyright Fábrica de Startups 105

Actividadesde Suporte

ActividadesPrincipais

Page 102: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tempo

10 Minutos

106Copyright Fábrica de Startups

Page 103: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Apresentações

107Copyright Fábrica de Startups

Page 104: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Legos

Copyright Fábrica de Startups 108

Page 105: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Star Wars Shuttle

Copyright Fábrica de Startups 109

Page 106: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Qual a equipa que irá construir a melhor

réplica do Star Wars Shuttle?

Equipa A □

Equipa B □

Copyright Fábrica de Startups 110

Page 107: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

www.methodus.com 111

Page 109: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

www.methodus.com 113

Page 110: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exemplo de Cadeia de Valor

114

Page 111: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Definição de Processo

115

Colecção de actividades

inter-relacionadas, iniciada em resposta a um evento e que produz o resultado esperado pelo cliente do processo.

Copyright Fábrica de Startups

Page 112: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

(Stress Picture)

116

Sem Processos

Page 113: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Com Processos

117Copyright Fábrica de Startups

Page 114: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

Identificar os dez processos mais importantes para

a operacionalização do seu modelo de negócio.

118

Page 115: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tempo

5 Minutos

119Copyright Fábrica de Startups

Page 116: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Apresentações

120Copyright Fábrica de Startups

Page 117: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Desenho de Processo

121Copyright Fábrica de Startups

Início ou Input AcçãoDecisãoSim / Não

Fim do processo/Ligação a outroprocesso

Fluxo do processo

Page 118: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Desenho de Processo

Copyright Fábrica de Startups 123

Page 119: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Diagrama de Processo

124Copyright Fábrica de Startups

Page 120: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

125

Page 121: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Automatização

Copyright Fábrica de Startups 126

Page 122: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

127Copyright Fábrica de Startups

Page 123: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

• Desenhar um dos principais processos do

modelo de negócio de cada equipa.

128Copyright Fábrica de Startups

Page 124: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Formulário de Processo

Copyright Fábrica de Startups 129

Page 125: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Desenho de Processo

130Copyright Fábrica de Startups

Início ou Input AcçãoDecisãoSim / Não

Fim do processo/Ligação a outroprocesso

Fluxo do processo

Page 126: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tempo

10 Minutos

131Copyright Fábrica de Startups

Page 127: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Apresentações

132Copyright Fábrica de Startups

Page 128: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Top 10 dos Processos

133Copyright Fábrica de Startups

Page 129: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Process Classification Framework

Fonte: APQC134

Page 130: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

3.0 Market and Sell Products and Services

135

Page 131: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Top 10

1. Definir Plano Estratégico

2. Monitorizar Execução do Plano Estratégico

3. Realizar Campanhas de Marketing

4. Implementar “Sales Machine”

5. Realizar Operações

6. Apoiar Clientes

7. Avaliar Satisfação dos Clientes

8. Gerir Tesouraria

9. Recrutar Colaboradores

10.Avaliar Colaboradores

Copyright Fábrica de Startups 136

Page 132: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Startup Killer

139

Page 133: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Problema

Copyright Fábrica de Startups 140

Page 134: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Solução

Copyright Fábrica de Startups 141

Page 135: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Valor do Ciclo de Vida do Cliente

(Customer Lifetime Value)

• CLV = RMPC * (1 / taxa de atrito)

• Valor do Ciclo de Vida do Cliente é calculado

multiplicando a Receita Média por Cliente

(RMPC) pela duração média da relação da

empresa com os clientes. A duração da relação

é calculada dividindo 1 pela Taxa de Atrito

(Churn) durante o período.

Copyright Fábrica de Startups 142

Page 136: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Estimativa do Valor

• Exemplo em que o período é um ano:

• 1000 clientes novos (não incluindo utilizadores

grátis)

• 25.000 € de receitas.

• Isto significa que a receita média por clientes é

de 25.000 / 1000 = 25 €.

• Se a taxa de atrito for 20% então a duração

média é de 5 anos e o Valor do Ciclo de Vida do

Cliente é:

• CLV = 25 € * (1 / 0.2) = 125 €.

Copyright Fábrica de Startups 143

Page 137: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

144

Page 138: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

• Calcular o Valor do Ciclo de Vida do Cliente

associado ao modelo de negócio de cada

equipa.

Page 139: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Apresentações

Page 140: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Custo de Aquisição de Clientes

(Customer Acquisition Cost)

• CAC = Custos / Clientes

• Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é

calculado adicionando todos os custos

associado às actividades comerciais (salários,

marketing, hosting) durante um determinado

período de tempo e dividindo o resultado pelo

número de clientes adquiridos nesse mesmo

período de tempo.

Copyright Fábrica de Startups 148

Page 141: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Estimativa de Custos

• Exemplo em que o período é um ano:

• 1000 clientes novos (não incluindo utilizadores

grátis)

• 15.000 € custos de marketing e 30.000 € custos

em salários e benefícios.

• CAC = 45.000 € / 1000 = 45 €

Copyright Fábrica de Startups 149

Page 142: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exemplo nº2

(Site na Internet)

Copyright Fábrica de Startups 150

http://www.forentrepreneurs.com/startup-killer/

Page 143: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exemplo nº2

(Força de Vendas)

Copyright Fábrica de Startups 151

http://www.forentrepreneurs.com/startup-killer/

Page 144: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

152

Page 145: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

• Calcular o Custo de Aquisição de Clientes

associado ao modelo de negócio de cada

equipa.

Page 146: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tempo

10 Minutos

Page 147: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Apresentações

Page 148: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Ferramenta

Copyright Fábrica de Startups 156

http://http://www.panalysis.com/resources/customer-acquisition-cost#/calculator

Neste caso o valor resultante é: $13,33

(Website Development Costs / Expected life of website) + Monthly Promotion Costs + Monthly Maintenance Costs

New Customers

Page 149: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Recursos Chave

157

Page 150: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Recursos Chave

• Quais os recursos

críticos?

• Quais as

características dos

recursos críticos?

• Como obter os

recursos críticos?

• Como manter os

recursos críticos?

158

Page 151: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Organigrama

DG

Marketing & Vendas

Assistente de Marketing

Comercial

Operações

Processos Qualidade

F&C

Contabilidade Tesouraria

Copyright Fábrica de Startups 159

Page 152: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Descrição da Posição

Posição/Cargo

Principais Objectivos

Tarefas Estratégicas

Tarefas Tácticas

Normas

Copyright Fábrica de Startups 160

Page 153: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exemplo de Descrição da Posição

Posição/Cargo Director Comercial

Principais Objectivos ___ K de Volume de Negócios, com uma margem mínima de ___%. Conquista de __ novos clientes. Taxa de Abandono (Churn) inferior a __ %.

Tarefas Estratégicas Identificação de Alvos. Planeamento de Actividades dos Colaboradores Subordinados. Criação de Planos de Acção ou Desenho de Processos de Negócio. Avaliação do Desempenho dos Colaboradores Subordinados.

Tarefas Tácticas Promoção da oferta nos mercados de actuação, Realização de Visitas Executivas, Participação em Eventos, Realização de Reuniões para Levantamento de Necessidades, Realização de Apresentações e Demonstrações, Elaboração de Propostas, Negociação e Contratação de Projectos.

Normas Utilização da metodologia da Methodus, denominada Methodus Sales Process (MSP)Registo de todos os suspeitos, contactos, oportunidades, propostas, contractos e projectos no MS-CRM

Copyright Fábrica de Startups 161

Page 154: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

162Copyright Fábrica de Startups

Page 155: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

• Definir o organigrama associado ao modelo de

negócio de cada equipa.

163Copyright Fábrica de Startups

Page 156: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Organigrama

Copyright Fábrica de Startups 164

Page 157: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tempo

10 Minutos

165Copyright Fábrica de Startups

Page 158: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Apresentações

166

Page 159: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Parceiros Chave

167

Page 160: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Parceiros Chave

• Quem são os nossos parceiros e fornecedores críticos?

• Quais os recursos chave que estamos a adquirir a fornecedores ou parceiros?

• Que tipos de parcerias?

Page 161: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tipos de Parcerias

• Alianças estratégicas entre empresas

complementares

• Cooperação entre empresas concorrentes

• Joint-ventures para desenvolver novos negócios

• Relações comprador-fornecedor para assegurar

fornecimentos estratégicos

Copyright Fábrica de Startups 169

Page 162: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Motivações

• Economias de escala

• Redução do risco e da incerteza

• Aquisição de recursos ou actividades

• Redução do custo de internacionalização

Copyright Fábrica de Startups 170

Page 163: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

171Copyright Fábrica de Startups

Page 164: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Exercício

• Definir os parceiros e tipos de parcerias

relacionados com o Modelo de Negócio de cada

equipa.

172Copyright Fábrica de Startups

Page 165: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Tempo

5 Minutos

173Copyright Fábrica de Startups

Page 166: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Apresentações

174Copyright Fábrica de Startups

Page 167: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Perguntas e

Respostas

175

Page 168: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Próximos Passos

176

Page 169: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Home Work

• Actualizar o Modelo de Negócios em função dos resultados dos testes

• Identificar ou actualizar as principais hipóteses

• Realizar entrevistas e sondagens

• Criar o Protótipo 2.0

• Preparar a apresentação “Lessons Learned”

• Actualizar o Quadro de Validação

178Copyright Fábrica de Startups

Page 170: Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

Material de Referência

• Summary of 'The Mom Test‘:http://www.slideshare.net/xamde/summary-of-the-mom-test

• Mom Test - Customer Development:http://www.slideshare.net/robfitz/mom-test-customer-development-30m

• BMC Channelshttps://www.udacity.com/course/viewer#!/c-ep245/l-48722304/m-48716274

• BMC Customer Relationships: https://www.udacity.com/course/viewer#!/c-ep245/l-48722304/m-48712363

• The Ultimate Guide to Minimum Viable Products http://scalemybusiness.com/the-ultimate-guide-to-minimum-viable-products/

• The Achilles Heel of Customer Development http://leanstack.com/customer-development-getting-started/

• 26 Resources to Help You Master Customer Development Interviewshttps://blog.kissmetrics.com/26-customer-development-resources/

180