Brasil

24
ANÁLISE DE CONJUNTURA A crise global e o Brasil No mundo - Neste momento de crise global, o mundo se desumaniza na medida em que impera a lei do mais forte, gerando uma crise de conflitos e guerras. Os interesses, principalmente econômicos, produzem uma série de males, sobretudo sociais, que são manifestados através da violência contra a mulher, exclusão e falta de oportunidades para os mais pobres. No Brasil – Na tentativa de se resolver as tensões sociais, observa-se cada vez mais o crescimento da violência. As chamadas “guerras contra as drogas” usam de forma desproporcional as forças armadas dos Estados (polícia e exército) para esmagar as organizações de grupos criminosos, que por sua vez descarregam sua vingança sobre os mais fracos. Ao invés de se resolver essa violência por meios políticos e

TAGS:

description

Cooperadores santa dorotea

Transcript of Brasil

Page 1: Brasil

ANÁLISE DE CONJUNTURA

A crise global e o Brasil

No mundo - Neste momento de crise global, o mundo se desumaniza na medida em que impera a lei do mais forte, gerando uma crise de conflitos e guerras.Os interesses, principalmente econômicos, produzem uma série de males, sobretudo sociais, que são manifestados através da violência contra a mulher, exclusão e falta de oportunidades para os mais pobres.

No Brasil – Na tentativa de se resolver as tensões sociais, observa-se cada vez mais o crescimento da violência. As chamadas “guerras contra as drogas” usam de forma desproporcional as forças armadas dos Estados (polícia e exército) para esmagar as organizações de grupos criminosos, que por sua vez descarregam sua vingança sobre os mais fracos.

Ao invés de se resolver essa violência por meios políticos e jurídicos, utiliza-se a força, tornando insensível a sociedade, que acompanha tudo pelo noticiário, que transforma toda desgraça em um grande espetáculo televisivo.

Page 2: Brasil

ANÁLISE DE CONJUNTURA

Nesta conjuntura, ganham importância os movimentos sociais, urbanos e rurais e as pastorais sociais da Igreja do Brasil.

São experiências com décadas de existência, que possuem suas práticas sistematizadas e consolidadas em propostas de políticas públicas alternativas e viáveis. Tais entidades foram muito mais além das lutas por interesses específicos, antes o os incluem dentro das grandes lutas pela vida do povo.

Analisando esta conjuntura dentro da realidade da comunidade assistida pela Obra de Santa Dorotéia temos o seguinte panorama:

Page 3: Brasil

GRAJAÚ

O GRAJAÚ E SUA LOCALIZAÇÃO

Page 4: Brasil
Page 5: Brasil

CARACTERÍSTICA DA REGIÃO (GRAJAÚ)

Situa-se na periferia da cidade de São Paulo É o distrito mais populoso de todo o município Possui o maior número de jovens entre todos os distritos Apresenta a 4ª maior taxa de mortalidade por homicídio entre os jovens da população masculina 31,32% dos jovens de 15 a 17 anos não freqüentam a escola 53,47% dos jovens de 18 a 19 anos não concluíram o ensino fundamental É desprovida de políticas sociais e equipamentos públicos voltados para os jovensUma enorme população juvenil, com condições precárias de desenvolvimento

Page 6: Brasil

O CENTRO DA CIDADE E A PERIFERIADESIGUALDADES SOCIAIS

Page 7: Brasil
Page 8: Brasil

O INÍCIO DA OBRA NO BRASIL

A OBRA E AS MULHERESCOMO PENSOU O PE. LUCAS PASSI

Page 9: Brasil

PRIMEIROS ENCONTROS

Page 10: Brasil

O SURGIMENTO DE UM NOVO ESPAÇO

Page 11: Brasil

CARACTERÍSTICA DA OBRA NO BRASIL

BELOS ENCONTROS - FAMÍLIA VALIOSA

Page 12: Brasil

ALIMENTO ESPIRITUALPARA FORMAR UM SER HUMANO

MELHOR

Page 13: Brasil

O DIA-A-DIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Page 14: Brasil

FORMAÇÃO INTEGRAL DOS COOPERADORES

Page 15: Brasil

A ESPIRITUALIDADE

Page 16: Brasil

A AMIZADE

Page 17: Brasil

O PLANEJAMENTO

Page 18: Brasil

ESCOLA DE PAIS

EXTENSÃO DA OBRA DE SANTA DOROTÉIA ÀS FAMÍLIAS

OS COOPERADORES ASSUMINDO O PAPEL DE MENSAGEIROS

Page 19: Brasil

ESCOLA DE PAISENVOLVENDO AS FAMÍLIAS PARA CRIAR RELAÇÕES

Momento de Diálogo e Formação

Brincadeiras Dinâmicas

Ciranda com os Pais

Page 20: Brasil

FESTA DA FAMÍLIAFRATERNIDADE E

PARTILHA

Page 21: Brasil

A OBRA DE SANTA DOROTÉIA,O CENTRO DE CONVIVÊNCIA

E A COMUNIDADE

Festa JuninaBaile da Convivência

Page 22: Brasil

DEPOIMENTOS DOS COOPERADORES

“O Centro de Convivência é a minha segunda casa”

“Aqui fui convidada e bem acolhida”

“Gosto das pessoas e principalmente das crianças”

“Servir à Obra através do Centro de Convivência me traz conforto nos momentos difíceis da vida”

“Acreditar na transformação das crianças é um estímulo para ser um cooperador”

Page 23: Brasil

Depoimentos dos Cooperadores

“Há entre nós ajuda mútua e gratuidade.

“Nos preocupamos com a família. Desejamos que as famílias se encontrem.”

“Tenho a consciência da importância de auxiliar a Família Dorotéia e sua Obra”

Page 24: Brasil

Através de seus dons e suas capacidades, os cooperadores do Brasil desejam contribuir com a Obra de Santa Dorotéia, auxiliando as famílias e seus filhos em suas necessidades sociais, materiais e espirituais com dedicação e carinho, vivendo o carisma fundamental:A Correção Fraterna.

CONSIDERAÇÕES FINAIS