Brísida vaz, a alcoviteira marinha sofia e rita

7
De todas as personagens criadas por Gil Vicente para o Auto da Barca do Inferno, a que nos despertou mais interesse foi a Alcoviteira, também conhecida por Brísida Vaz.

Transcript of Brísida vaz, a alcoviteira marinha sofia e rita

Page 1: Brísida vaz, a alcoviteira marinha sofia e rita

De todas as personagens criadas por Gil Vicente para o Auto da

Barca do Inferno, a que nos despertou mais interesse foi a

Alcoviteira, também conhecida por Brísida Vaz.

Page 2: Brísida vaz, a alcoviteira marinha sofia e rita

Quem é Brísida Vaz?

• Brísida Vaz é uma alcoviteira do século XVI. Pertence ao povo e o seu trabalho é, no fundo, explorar outras mulheres, encaminhando-as para o mundo da prostituição.

• Sendo que esta personagem pertence ao povo, as linguagens familiar e popular dominam a sua cena no cais.

Page 3: Brísida vaz, a alcoviteira marinha sofia e rita

Quais são os seus símbolos cénicos?

• Brísida vem bastante carregadapara o cais. Consigo, traz seiscentos virgos postiços, três arcas de feitiços, três almários de mentir, cinco cofres de enleos, alguns furtos alheios, jóias de vestir, guarda-roupa de encobrir, uma casa movediça, um estrado de cortiça e, a mais importante de todas as cargas, as moças que vendia.

• Todos estes símbolos representam a profissão de Brísida Vaz e, consequentemente, os pecados por ela cometidos.

Page 4: Brísida vaz, a alcoviteira marinha sofia e rita

Quais as características desta personagem?• Se prestarmos atenção aos símbolos cénicos da

Alcoviteira, rapidamente nos apercebemos que muitos deles a caracterizam.

• podemos então constatar que Brísida vaz é mentirosa (“três almários de mentir”), mexeriqueira (“cinco cofres de enleos”), enganadora (“seiscentos virgos postiços”), e até uma ladra (“alguns furtos alheos”).

• Todas estas características dão origem à tal Alcoviteira, uma personagem que é muito capaz de iludir e enganar apenas para conseguir aquilo que quer.

Page 5: Brísida vaz, a alcoviteira marinha sofia e rita

Como se desenrola esta cena? • Quando chega ao

cais, Brísida Vaz dirige-se imediatamente à Barca do Inferno e pergunta com desdém qual é o seu destino.É então convidada a entrar pelo Diabo que, através do eufemismo, a informa que a barca vai para o inferno e a acusa de ter vivido da prostituição, mentindo, iludindo e roubando.

Sentindo-se indignada, a Alcoviteira defende-se dizendo que vivera como uma mártir, que salvara muitas meninas da pobreza convertendo-as à prostituição e que para todas elas arranjara homem, a todas elas assegurara um bom futuro.

Page 6: Brísida vaz, a alcoviteira marinha sofia e rita

• O Arrais do Inferno com nada se convence e, já no limite de sua paciência, ordena à personagem em questão que entre. Esta recusa-se a remar naquela barca, declarando que o seu destino é o Paraíso.• Posto isto, dirige-se à Barca da Glória e, falando doce e sedutoramente, pede guarida ao Anjo. Este proíbe-a de entrar no seu batel, bombardeando-a com as mesmas acusações e censuras que o Diabo usara anteriormente.• Apercebendo-se que está condenada à barca do Diabo, Brísida Vaz entra, rendendo-se, assim, ao fogo ardente do Inferno.