Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas...

12
VISÃ TICA Rua Tijucas, 30 - Centro - Itajaí - Fone: 3348-1260 www.visaootica.com.br

Transcript of Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas...

Page 1: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

VISÃ TICARua Tijucas, 30 - Centro - Itajaí - Fone: 3348-1260 www.visaootica.com.br

Page 2: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

P r o j e t o s G r á f i c o s

(47) [email protected]

4105-0345

PRODUÇÃODIREÇÃOPe. Sérgio José de SouzaContato: (47) 3348-1254Praça Irineu Bornhausen S/NºCentro - Itajaí[email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELMichelle Nunes CamposDRT: 1266 JP/[email protected]

TEXTOS / REPORTAGENSEquipe de colaboradores

PROJETO GRÁFICO / DIAGRAMAÇÃOJuan Carlos [email protected]

TIRAGEM4.000 exemplares

PERIODICIDADEMensal

A Arquidiocese de Florianópolis, à qual pertence nossa Paróquia, elaborou seu plano de pastoral, com vigência até 2020, inspirado nas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da I gre j a n o B r a s i l d a

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Um sinal positivo do desejo de unidade na ação evangeliza-dora da Igreja em todo o Brasil.

A CNBB, reunida em Assembleia Geral (15 a 25 de abril de 2015) e que tinha como tema central as Diretrizes Pastorais, retomou aquelas aprovadas em 2011, para um período de quatro anos, atualizando-as para o quadriênio 2015-2019. Na Assembleia realizada foi tomada a decisão de não se elaborar Novas Diretrizes, mas atualizar as que estavam em vigor (2011-2015), à luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, sobre o anúncio do Evangelho no mundo de hoje.

Em vista do estudo e do acolhimento destas Novas Diretrizes, que um dia, com certeza, a paróquia também fará, é importante considerar estes pontos: a continuida-de com relação às anteriores, a novidade que as atuais Diretrizes apresentam e as fontes em que se baseiam. Discorramos sobre a sua continuidade...

A Comissão de redação, ao apresentar o texto, mostra, num primeiro momento, o que continua com relação às anteriores: “A opção por ‘atualizar’, ao invés de elaborar novas Diretrizes, expressa a importância de se continuar a pôr em prática as principais propostas pastorais das Diretrizes anteriores, acolhidas e vividas durante o quadriênio, baseando-se principalmente em duas razões: 1) reconheceu-se que as propostas pastorais articuladas a partir das cinco urgências (1. Igreja em estado permanen-te de missão; 2. Igreja: casa da iniciação à vida cristã; 3. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; 4. Igreja: comunidade de comunidades; 5. Igreja a serviço da vida plena para todos), continuam atuais; 2) considerou-se que não era o momento de se modificar as referências da organização pastoral das Dioceses, pois a modificação frequente pode dificultar a continuidade das ações”.

A continuação, afirma a Comissão, se encontra no objetivo geral, na estrutura do documento, em algumas fontes magisteriais, no estilo, na linguagem e na redação de diversos números do documento. Continuaremos na próxima edição...

A família foi classificada pelo Papa João Paulo II, como “Santuário da Vida”. Santuário significa lugar sagrado, no qual a vida humana surge de uma nascente sagrada, em que é cultivada e formada. Seguindo o Catecismo da Igreja Católica, a família procria-dora e educadora é reflexo da obra criada do Pai.

A Igreja ensina que a família é um dos bens mais preciosos da humanidade, porque participa do plano de Deus para que todas as pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de amor, serem bons filhos de Deus e participar na vida futura do Reino dos Céus: Deus quis que os homens, formando a família, colaboras-sem com Ele nesta tarefa.

Na Bíblia está narrada a criação do primeiro homem e da primeira mulher: Deus os criou à Sua imagem e semelhança, os abençoou e os mandou crescer e multiplicar-se para povoar a terra. E para que isso fosse possível, de um modo verdadeiramente humano, Deus mandou que o homem e a mulher se unissem para formar a comunidade de vida e amor, que é o casamento. As famílias formadas de acordo com a vontade de Deus são fortes, saudáveis e felizes; possibilitam a promoção humana e espiritual dos seus membros, contribuindo para a renovação de toda a sociedade e da Igreja.

Somente com a ajuda da graça de Deus, vivendo de verdade o Evangelho, é possível realizar plenamente o projeto de Deus relativo ao casamento e à família.

As mudanças culturais das últimas décadas influenciam fortemente o conceito tradicional da família, que é uma instituição natural, dotada de extraordinária vitalidade, com grande capacidade de reação e defesa. Todas essas mudanças foram prejudiciais, e por isso o panorama atual da família compõe-se de aspectos positivos e negativos.

O sentido cristão da vida influenciou muito para que a sociedade promova cada vez mais os aspectos positivos: consciência mais viva da liberdade e responsabilidade pessoais no seio das famílias, desejo de que as relações entre os esposos e entre pais e filhos sejam virtuosas; grande preocupação com a dignidade da mulher; atitude mais atenta à paternidade e à maternidade responsá-veis; maior cuidado com a educação dos filhos; maior preocupação com as famílias, para que se relacionem bem e se ajudem entre si.

A única solução eficaz é que cada casal se esforce para viver em sua família os ensinamentos do Evangelho de maneira autêntica. O sentido cristão da vida fará que sempre prevaleçam os sinais positivos sobre os negativos.

Entende-se que, na Paróquia, a distribuição mais equitativa das tarefas evangelizadoras com uma participação mais co-responsável no exercício pastoral e numa valorização mais evangéli-ca da cidadania batismal dos fiéis cristãos, temos condições de exercer, com mais entusiasmo e alegria, o nascimento missionário do Senhor de ir a todos os ambientes levar a Boa-Nova do Reino de Deus.

Em nossa Paróquia, temos a felicidade de formarmos a Comunidade, com vários ministérios, mas o desafio continua sendo a harmonização do seu exercício, juntamente às Famílias.

Page 3: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

Quem integra movimentos e pastorais da Igreja está dispensado de contribuir com o Dízimo?

Muitos pensam que pelo fato de estarem envolvidos em pastorais e movimentos na sua comunidade/paróquia, estariam dispensados de ofertar o Dízimo; pensam assim porque, muitas vezes, colaboram mensalmente formando um pequeno fundo para manter o movimento e ou retiros, confraternizações, passeios. Nenhuma destas pessoas está dispensada da contribuição bíblica do Dízimo. Ao contrário, esses fiéis deveriam ser os primeiros a dar testemunho de sua vida cristã e ofertar o Dízimo. É preciso considerar que não existiriam movimentos, pastorais e grupos de Igreja, se não existisse a Igreja. A Igreja é que foi instituída por CRISTO, como sinal e instrumento do Seu Reino. Como membros desta Igreja e cristãos conscientes, todos têm a obrigação e o direito de oferecerem com convicção seu Dízimo em sua comunidade paroquial.

Temos liberdade de colaborar com pastorais e movimentos, mas se todos agirmos somente desta forma, abrindo mão de contribuir com o Dízimo, esquecendo a realidade de suas comunidades e paróquias, a Igreja não conseguiria expressar sua real natureza – a comunhão de todos em CRISTO – e deixaria de ter o necessário para sua missão primeira: a Obra da Evangelização.

Abaixo, Neemias censura desleixo com o Dízimo e com a casa de DEUS:“Soube também que as dádivas devidas aos levitas não lhes tinham sido entregues, e que os levitas e os

cantores encarregados do serviço tinham se retirado cada um para as suas terras. Censurei os magistrados e disse-lhes: Por que foi abandonada a casa de Deus? Depois reuni os levitas e cantores, e os recoloquei em seus postos. Então toda a Judá trouxe para os armazéns o dízimo do trigo, do vinho e do óleo. Confiei a intendência dos armazéns ao sacerdote Selemias, ao escriba Sadoc, e a Fadaías, um dos levitas, com o seu auxiliar Hanã, filho de Zacur, filho de Matanias, porque tinham reputação de integridade. Foram encarregados de fazer a distribuição aos seus irmãos.” (Ne 13, 10-13)

Temos que estar conscientes da importância que exerce o Dízimo na nossa vida comunitária-paroquial dando prioridade a ele. Sem deixar de contribuir com as coletas durante a Missa e com nossos movimentos quando possível. Neste mês de agosto, mês em que celebramos todas as vocações, que possamos cumprir com a nossa mais importante Missão de vocacionados (ordenados, religiosos, leigos) que é Evangelizar. Ofertar o Dízimo e o Diziminho é exercer esta Missão!

Querido(a) dizimista, casoseu nome não conste na

lista dos aniversariantes,por gentileza procure a

Secretaria Paroquialpara atualizar o seu cadastro.

01/08 – Claudiara Gomes Bastos02/08 – Julieta Vitória Nazário03/08 – Victor Mezadri Vieira04/08 – Nilson Cordeiro05/08 – Antônio Valdir de Lima05/08 – José Aparecido Bernardo05/08 – Lilian das N. S. de Oliveira05/08 – Vera Mª Tavares Merlo06/08 – Dalcy Antunes Jacques06/08 – Henrique Manoel de Souza06/08 – Solange Silva dos Santos07/08 – Dalva Emigdio Castro07/08 – Janice Galardinovic07/08 – José Sandri07/08 – Julia Costa P. Tonial08/08 – Leonilda P. de Souza08/08 – Luiz Antº Silveira08/08 – Mª Helena de B. Garcia08/08 – Mª de Lourdes A. Burg08/08 – Vanessa Dagotin08/08 – Walter Antº Bragato09/08 – Adelina de Oliveira09/08 – Clésio Rebelo09/08 – Lanai Vitória de Souza09/08 – Marisa Lourdes Bresolin10/08 – Anésia Sagas Boemer10/08 – Hercília F. Gonçalves11/08 – Mª Filomena de Souza12/08 – Anderson José Fernandes12/08 – Camila B. de Toledo12/08 – Marco Antº de F. Almaraz12/08 – Pedro José Marcelo12/08 – Terezinha T. de Souza13/08 – Antônio Vitor Pedroso13/08 – Tais Cardoso Buzzi13/08 – Vanderlene S. B. Lamim14/08 – Aldenir Bertino Kleis14/08 – Antônio Erminio Graciola14/08 – Emanoel Rocha Rebelo14/08 – Michelle Giovana Morgado14/08 – Kleber Rafael Rambo15/08 – Arlete de Melo Alves15/08 – Marcelo Pereira Prado15/08 – Nair Ferreira Gonçalves15/08 – Patrícia Rocha15/08 – Valmy C. dos Santos16/08 – Beatriz Martines Benites16/08 – Didymea L. de Oliveira16/08 – Francisco Morás16/08 – Hélio Jesuino Vieira16/08 – Joseana Aparecida Ribas16/08 – Valtuir Roque Dalprá17/08 – Dário Vanolli17/08 – Sofia Moritz18/08 – Atair Derner Filho18/08 – Janaína Capellari18/08 – Manoel Coelho19/08 – Diego Bento de Borba20/08 – Adenilza Alves Pereira20/08 – Geni de O. Gomes20/08 – Mª Inês Barbi Assis20/08 – Mª Zilda Furtado22/08 – Adorpe Miguel Crispim22/08 – Roberto G. de F. Gouveia23/08 – Elio Cândido Siemann24/08 – Igor Scaravaglione24/08 – Maurício José Reiser24/08 – Sandra Andreia Venite25/08 – Dilnei José Périco25/08 – Josélia Nunes Campos25/08 – Nelson Abrão de Souza Jr.25/08 – Yanne Mariana de L. Neves26/08 – Domingos Pedro dos Santos26/08 – Lidiane dos S. S. de Paula27/08 – Marino Lazzaris Filho27/08 – Zilma Gonçalves28/08 – Celina Nair da Conceição28/08 – Márcio Rebecci29/08 – Beatriz de Oliveira29/08 – Cleto de Almeida29/08 – Edson José Abromovicz29/08 – Gisele Borges Vieira30/08 – Angela Mª V. Clemente30/08 – Benta Cezario30/08 – Fabiana Morelli Rebelo30/08 – Fernando de Souza

A Semana do Dizimista aproxima-se e com ela mais uma Procissão da Oferta; os adultos contribuirão com envelopes do Dízimo e crianças/jovens com envelopes do Diziminho. Neste mês de agosto nossa Semana em Ação de Graças aos Dizimistas acontecerá de 08 a 14. Então destaque o envelope (Dízimo e Diziminho) do seu Calendário, insira sua contribuição e venha participar da Procissão da Oferta! A Procissão funciona assim: o Presidente da Celebração, após o Ato Penitencial, irá motivar os Dizimistas que, ordenadamente, dirijam-se ao corredor central da Igreja para depositarem (em cestos previamente posicionados) sua Oferta do Dízimo. A Procissão da Oferta resgata o sentido bíblico, no qual, as Ofertas e os Sacrifícios do povo eram depositados no Altar Do SENHOR.

Caso não possua o Calendário do Dízimo entre em contato com os Agentes de Pastoral ou ligue 3348-1254 e obtenha informações.

*Atenção: as demais modalidades de Ofertas não foram extintas, caso você queira levar seu envelope da Oferta do Dízimo na secretaria ou depositar na sacolinha da coleta durante as Celebrações, ainda você poderá fazê-lo; sinta-se à vontade para escolher.

[email protected]

Rua Uruguai, 456 | Centro | Itajaí | Santa Catarinawww.estagioscin.org.br | Fone (47) 3348.3348

Page 4: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

Dom Bosco, também chamado jovens, religioso que acreditou na de São João Bosco, foi aclamado juventude e por ela gastou sua pelo Papa João Paulo II, como o “pai existência. e mestre da juventude”, nasceu em Dom Bosco nada atribuía a si 16 de agosto de 1815. Foi padre, mesmo, e sempre dizia: “Foi Maria educador e criador do sistema quem tudo fez”. Louvamos e preventivo em educação. Dedicou agradecemos a Deus pela família toda a sua vida à educação e Salesiana presente em Itajaí, no religião, além de se empenhar no Colégio Salesiano, Parque e desenvolvimento da imprensa Paróquia Dom Bosco e as filhas de católica. Maria Auxiliadora, do Lar Padre Jacó

Neste ano de 2015, a Igreja que mantém acesa a chama dessa celebra o Bicentenário de Dom devoção, colocando a pedagogia e Bosco. Exemplo de amor e sabedo- a filosofia de Dom Bosco aos nossos ria, o Santo dos jovens que realizou jovens. obras maravilhosas, especialmente Dom Bosco faleceu aos 72 anos, no campo da educação da juventu- em 31 de janeiro de 1888. Deixou a de e que ainda hoje traz conteúdo e Congregação Salesiana espalhada exemplo riquíssimo sobre como por vários países. Em Santa Catarina levarmos Cristo aos jovens. Ele dizia: tem uma forte marca em diversas “Não basta amar os jovens, é preciso ações sociais, colégios e paróquias. que eles saibam que são amados”. Seu legado catarinense soma mais

A obra de Dom Bosco se espalha de 80 mil pessoas ligadas à presen-pelo mundo. A grande obra dos ça salesiana. Salesianos vendo os frutos do Oração: Ó São João Bosco, Pai e trabalho de Dom Bosco, muitos colaboradores se juntaram Mestre da Juventude, que tanto trabalhastes para a salva-a ele para trabalhar na missão de evangelizar e dar um ção das pessoas, sede nosso guia em nossa própria santifi-futuro a adolescentes e jovens desamparados. Em 1859 cação e na salvação dos jovens a quem somos enviados. fundou a Congregação Salesiana, com a missão de cuidar Desperta o coração dos meninos. O nome Salesiano foi uma homenagem a São de muitos jovens, Francisco de Sales, o Santo que serviu como protetor e inclusive os de nossa modelo a Dom Bosco, que se espelhou nele, assumiu o seu própria comunida-segredo e trilhou os seus caminhos. de, para o segmento

São João Bosco, desde o colo materno nutria pela do S enhor, se ja Virgem Maria uma devoção filial e de total confiança. Aos como sacerdotes, nove anos teve um sonho profético de sua missão, em que o c o m o d i á c o n o s , próprio Cristo lhe diz: “Eu te darei a mestra, sob cuja doutri- como rel igiosos, na podes tornar-te sábio, e sem a qual todo o saber torna-se como religiosas ou estultice”. Dom Bosco colocou a invocação Auxílio dos como leigos com-Cristãos, sob o título de Nossa Senhora Auxiliadora, no prometidos. Ensina-centro da espiritualidade de suas congregações recém nos a amar a Deus e fundadas. aos jovens com o

Homem de sonhos, e de uma visão de futuro sem par. mesmo fervor com Homem de oração e trabalho incansável pela salvação de que os amaste e almas, pelo bem-estar e o crescimento integral de seus entregaste a tua vida

Tudo de mais gostoso para você!

Rua Alberto Werner, 133 - Vila Operária - Itajaí - SCwww.confeitariacolonial.com.br - [email protected]

3348-37473046-374747

Page 5: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

Nos dias 27 e 28 do mês de junho aconteceu no C.E.A.R., Assis Wloch, Subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB - Centro Evangelístico Angelino Rosa (Vila Do Divino Oleiro), Brasília - (colunista do JM). Pe. Francisco abordou os desafios em Governador Celso Ramos, o Mutirão Arquidiocesano de na caminhada da ação evangelizadora Arquidiocesana no Formação. O encontro reuniu mais 400 pessoas vindas de Documento 100. Já no segundo dia a palestrante foi Débora quase todas as paróquias da Arquidiocese e teve como Pupo da Diocese de Palmas Francisco Beltrão - Regional Sul objetivo realizar estudos, debates e partilhas sobre ll, Paraná. Débora dissertou sobre a Iniciação a Vida Cristã assuntos importantes da Igreja, como o documento 100 relatando que a formação tem ponto de partida, mas não (Comunidade de comunidades) e o I.V.C.(Iniciação a Vida tem ponto de chegada, pois a formação dos discípulos Cristã). De nossa paróquia compareceram representantes missionários na Igreja de Jesus Cristo é contínua, a das catequeses de Primeira Eucaristia e Crisma. O primeiro catequese é permanente. dia do mutirão teve como palestrante o Pe. Francisco de

Com a finalidade de planejar a liturgia “Cristo fez de nós um reino de sacerdotes para seu arquidiocesana e paroquial, aconteceu no dia 04 de Deus e Pai” (Ap 1,6).julho, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em É pelo Batismo que nos tornamos participantes Itapema, na comunidade Cristo Rei, bairro Morretes, o ativos das ações litúrgicas, como membros do Corpo primeiro encontro do Setor de Pastoral Litúrgica, da sacerdotal de Cristo.Comissão Arquidiocesana de Liturgia, sob a coordenação de Pe. Wellington Cristiano da Silva. Foi um momento de grande interação, onde esteve em pauta a caminhada da liturgia nas paróquias, a escola litúrgica arquidiocesana e também o relatório regional de liturgia. Estiveram presentes mais de 70 agentes da pastoral litúrgica, abrangendo as Foranias de Tijucas, Camboriú, Itapema, Itajaí e Brusque. A Paróquia do Ssmo Sacramento teve a par ticipação da coordenadora de liturgia, Sra. Aurea Araújo Francisco e mais oito representantes.

Page 6: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

Dia 1º de agosto, Pe. Lino Fistarol, diretor do Colégio treinou a seleção colegial de vôlei masculino.Salesiano Itajaí, completa 50 anos de sacerdócio. Diante disso, Em Itajaí, Pe. Lino foi Conselheiro Escolar e Coordenador o Jornal da Matriz, representando a Paróquia do Santíssimo Pedagógico, além de lecionar latim, francês, português e Sacramento, presta homenagem ao dinâmico padre e espanhol. Fundou a Banda Marcial do Salesiano, onde pedagogo, que tanto tem feito pela juventude da nossa terra. desempenhou, também, como treinador das seleções de vôlei

Pe. Lino nasceu na cidade de Gaspar/SC, em 29 de masculina e feminina. Nesse período, fundou e presidiu a novembro de 1936. Descendente de italianos, professava a fé Escola de Pais do Brasil.católica em família, com devoção a Nossa Senhora. Atuou como diretor no Colégio Auxiliadora de Bagé, Frequentou a escola em Brusque até a 3ª série primária, Colégio Salesiano Itajaí, Colégio Dom Bosco de Santa Rosa, continuando seus estudos no seminário de Ascurra, onde Pe. Colégio Dom Bosco de Rio Sílvio Mondini, irmão de sua mãe, era provedor. do Sul e do Liceu Salesiano

Completou o curso científico, em 1954, na cidade de Leão XIII, de Rio Grande. Foi Lavrinhas (SP). Obteve aprovação para o noviciado de v i c e - d i r e t o r d a s Pindamonhangaba, com os primeiros votos trienais em 1955. Faculdades de Santa Rosa De 1956 a 1958 frequentou, em Lorena, a Faculdade Salesiana e dirigiu o Colégio São de Filosofia, Ciências e Letras, cursando Letras Neolatinas e Manoel, em Porto Alegre, Filosofia Seminarística. Em 1962 ingressou no Instituto de 1997 a 1999.Teológico Pio XI, após ter sido aprovado para os votos Depois de dirigir o perpétuos. Sua ordenação sacerdotal se deu em 1º de agosto Colégio Salesiano Dom de 1965. Seis anos após sua ordenação, inscreveu-se no curso Bosco de Porto Alegre, de Pedagogia na Faculdade de Filosofia de Bagé, retornou a Itajaí, para a especializando-se em Orientação Educacional. Em 1984, alegria de todos nós.formou-se em Administração Escolar em Santa Rosa (RS). Parabéns, Pe. Lino, e Atuou como professor no Colégio Dom Bosco, em Rio do Sul muito obrigado!(SC), onde lecionava latim, francês, português e espanhol; Fo n t e : I n s p e t o r i a iniciou a sua vida musical, ensaiando a fanfarra. No Colégio Salesiana São Pio, Sintonia Auxiliadora de Bagé, criou a Banda Marcial Auxiliadora e Online, 1º/08/2012

Celebrando meu jubileu amo” e o versículo 1 do Salmo 27 “o Senhor é minha luz e salvação a de ouro de Vida Consagrada, quem temerei?”, desde muito pequena sentia que era muito amada só tenho que agradecer a cada por Deus e nestes 50 anos sempre senti esta predileção e sua luz dia a Deus em primeiro lugar, divina sempre iluminou a minha caminhada.a Virgem Imaculada, São José Aos 12 anos comecei a dar catequese para as crianças pequenas. e S a n t a Pa u l i n a m e u s Era com muita alegria que mostrava aos pequenos, como eles eram intercessores, pela presença amados por Deus. Isto procurei fazer sempre quando coordenei constante em minha vida. catequese, liturgia e ministério de música, nas várias paróquias

Quando dei meu sim ao onde trabalhei. Cantar o amor de Deus, sempre foi a minha alegria. c h a m a d o d e D e u s , a o Sou uma religiosa feliz, realizada, e exerço minha missão com muito professar os votos religiosos amor. O Papa Francisco na carta circular aos consagrados e no dia 21 de janeiro de 1966, consagradas diz: “Quem encontrou o Senhor e o segue com tinha plena consciência da fidelidade, é um mensageiro da alegria do Espírito.” Esta alegria eu predileção de Deus por mim. sinto por ser consagrada, por pertencer a Congregação das Ele me chamou, me escolheu Irmãzinhas da Imaculada Conceição, por doar a minha vida ao e me consagrou, porque me Senhor colocando os dons que ele me deu a serviço dos irmãos.

amou desde sempre. Quero dar este recado aos jovens: Se sentirem o chamado de Escolhi como lema de minha vida consagrada, o versículo 4 de Deus, não tenham medo de seguir. Vale a pena a gente colocar a

Isaías 43. vida a serviço do Senhor.“Porque és preciosa aos meus olhos, porque eu te aprecio e te

(47) 3158 3100Rua Zózimo José Peixoto, 166

Centro - Itajaí - SC

www.cdmmulher.com.br

Page 7: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

Missa deSanta Paulina

Participe todas as segundas feiras,às 19h30 da missa e benção

com as relíquias de Santa Paulina.

HOTELITAJAÍ TUR

HOTEL VITÓRIA

Rua Brusque, 947 - Itajaí - SCFone/Fax: (47) 3404-2700

[email protected]

Rua Alberto Werner, 133 - Itajaí - SCFone/Fax: (47) [email protected]

www.itajaitur.com.br

Como você vê ele é diferente. Ele trata das coisas de Deus. Como Cristo que veio trazer os segredos do Pai, o Padre vive alertando

os homens sobre novas realidades. E para isso Deus lhe dá forças necessárias para cada momento.

A ordenação sacerdotal traz consigo graças especiais de Deus que acompanham o padre durante todo o dia. A graça de ser fiel à vocação, a graça de se dedicar ao bem do povo de Deus até o sacrifício da vida, a graça de querer bem a todos como o pai entre os filhos, e irmão entre irmãos.

A dignidade que ele recebeu na ordenação não o separa dos outros cristãos porque é uma dignidade de serviço e de amor.

O padre continua a ser homem no meio do seu povo, conhecendo seus irmãos e tornando parte de suas alegrias e tristezas, não assinou nenhum compromisso de sucesso, está como outro sujeito ao fracasso. Ele também tem um coração que grita por amor, um corpo que sente fraquezas humanas e sabe o que é a solidão.

Você reza para que o padre permaneça fiel ao seu ministério? Algum dia chegou até ele para um papo amigo? Como você, ele sente solidão, ele sofre, pois é humano. Você tem com quem compartilhar suas dores e

sentimento, o padre nem sempre, a casa do padre é o mundo que está sempre aberta. O padre está sempre a sua disposição para ajudar a solucionar seu problema. Mesmo que você o maltrate, ele se preocupa com você. Quando você se encontrar com um padre, lembre-se que ali está alguém que se dedica para o bem do próximo e que nada pede em troca a não ser

que Jesus seja mais conhecido e amado, pois quanto mais conhecido e mais amado for Jesus teremos um mundo mais humano e mais sincero. Pense nisso!

Parabéns aos padres! Em especial, Pe. Sérgio, nosso pároco.

Cristo disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes Ordenação Diaconal no dia 04 de Agosto de 1985 na amor uns aos outros” (Gv 13,35).Paróquia Santíssimo Sacramento – Itajaí. SC

Diácono João Gonçalves, a Paróquia Santíssimo Sacramento, a Igreja Nossa Senhora da Paz e sua comunidade o parabeniza neste dia Bispo Ordenante: Dom Afonso Niehuescom carinho e gratidão. Testemunhe o amor de Deus! Pedimos em sua vida a proteção da Santíssima Virgem Maria que continua a proclamar: “Eis Lema: “Tuas palavras, Senhor, são os meus caminhos” .aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38). E que o exemplo de seu serviço, nos (Sl 119)ajude a também servirmos os nossos irmãos na grande família da humanidade e da Igreja.Queremos nesta data agradecer pelo chamado que você recebeu

Parabéns por esses 30 anos de ordenação Diaconal a serviço da e pela generosa resposta que deu. Sabemos que para você que é casado, Igreja de Jesus.essa resposta foi possível também pelo amor, pelo apoio e pela

colaboração de sua esposa e de seus filhos.Falando de Diácono, o Concilio Vaticano II disse que “Assim,

confortados com a graça sacramental, servem o Povo de Deus” (LG 29). O vosso ministério é “diaconia da Igreja junto das comunidades

cristãs locais, e sinal ou sacramento do próprio Cristo Senhor, que não veio para ser servido, mas para servir” (Paulo VI). Juntamente Santo Inácio de Antioquia afirma que os diáconos são “ministros dos mistérios de Jesus Cristo”… ministros da Igreja de Deus (S. Inácio de Antioquia).

Você foi ordenado para a caridade. Quantas coisas a serem feitas, organizadas, animadas! Os pobres, os excluídos, os desempregados, os esfomeados, os reduzidos à miséria extrema, uma multidão incontável, que estende as mãos e a voz para a Igreja. O Diácono tem como origem histórica e como ordenação uma responsabilidade central para com todos eles.

A caridade, a solidariedade para com os pobres, a justiça social, são um campo sempre de altíssima urgência que desafia os cristãos, pois

Page 8: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

Borba & Borba - Eng. e Construções

Av. José Eugênio Müller, 1280Salas 1 e 2 - Vila Operária – Itajaí - SC

(47)3246-1188 Rua Heitor Liberato, 1131 - Itajaí - SC

No dia 18 de agosto, completa dois anos da queda de parte do aprovado pela entidade o projeto e, caso não haja imprevistos, o forro de estuque que reveste o telhado da Igreja de Nossa próximo passo é o retorno deste para Itajaí. Aqui será convocado Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição. Durante estes novo processo licitatório pela prefeitura (ato que demanda tempo dois anos, aqui no Jornal da Matriz, tenho relatado todo o para sua elaboração e tempo também para a convocação da processo pelo qual nossa Igrejinha tem passado; não irei citar audiência pública de tomada de preço mínimo das empresas nossas ações novamente, seria repetitivo, uma vez que nas aptas para a execução da obra).edições passadas mencionei cada uma destas medidas, tanto no Com esta demora sofremos que diz respeito aos procedimentos na estrutura física, quanto todos: os fiéis nascidos e aos procedimentos burocráticos do projeto. Pois é, neste último criados sob a fé e proteção dos que temos amargado a demora para o início das obras. Sacramentos recebidos em Absolutamente todas as exigências que nos foram solicitadas nossa Igrejinha, bem como os pelos órgãos que interditaram a Igreja (por motivo de segurança) turistas que aportam em Itajaí e foram executadas; os apelos feitos pela Fundação Catarinense de costumavam se surpreende-Cultura e Fundação Genésio Miranda Lins, instituições governa- rem com a beleza histórica da mentais responsáveis pelo Tombamento Histórico, no intuito de Imaculada.preservar o prédio e o acervo do seu interior, também foram “ C o n f i a n t e s , v a m o s atendidos. Enfim, todas as obrigações que eram de nossa c o n t i n u a r o r a n d o p e l a competência foram cumpridas; mais uma vez nossos interesses intercessão da Imaculada (interesses da comunidade em geral) esbarram na lentidão Co n c e i ç ã o d e M a r i a n a burocrática das entidades que eram para, justamente,atender os orientação dos homens e anseios e necessidades do povo com agilidade. Notícias oriundas mulheres envolvidos em todo o da F.C.C. através da arquiteta Luciana Ferreira (responsável técnica processo.”do projeto de restauro) relatam que somente no mês de julho foi Que Assim Seja!!!

Nos dias 10 a 12 de julho aconteceu em Balneário O retiro levou os jovens a conhecer o amor de Deus, a Camboriú o Retiro de 1ª Experiência do Grupo de Oração poder se entregar aos braços do Pai, a ter intimidade com Jovem Bom Pastor, cujas pregadoras foram Cidiane e o Espirito Santo e ver que “tem sim” como ser jovem sem Alessandra, com animação do ministério de música deixar de seguir Jesus.Veríta, tendo como tema: “Ainda que eu ande pelo vale Com certeza este foi um retiro inesquecível, tanto para da sombra da morte, não temerei mal alguns, pois sei os jovens que participaram, quanto para quem traba-que estás comigo” (Salmo 22). lhou. O Espírito Santo estava em cada momento dessa

Os participantes tiveram a oportunidade de sentir experiência e fez tudo conforme a sua vontade.todo o cuidado, zelo e amor que Jesus tem por nós.

Page 9: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

Igreja Matriz:2ª feira – 19h30 – Missa e bênção c/ as relíquias de Sta. Paulina.

2ª feira – 20h30 – Terço dos Homens (Igreja Matriz)

3ª feira – 19h30 – Missa com trezena de Sto. Antônio.

4ª feira – 14h30 – Atendimento de Confissões.

4ª feira – 15h e 19h30 – Missa e Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro.

5ª feira – 15h às 18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento, com atendimento de

Oração pela RCC.

5ª feira – 19h30 – Missa com procissão e bênção c/Santíssimo.

6ª feira – 19h30 – Missa.

Sábado – 19h30 – Missa.

Domingo – 9h30 – Missa (transmitida pela Rádio Conceição FM.105.9)

- 18h – Missa.

1ª Sexta-feira do mês – 18h30 – Adoração ao Santíssimo.

1º Sábado do mês – 19h30 – Missa em desagravo ao Coração Imaculado de Maria.

1º Domingo do mês – Missa às 18h com Procissão e Bênção c/Santíssimo.

2ª feira – l9h30 – Grupo de Oração – RCC.

4ª feira – 19h30 – Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro.

6ª feira – 15h – Terço da Divina Misericórdia.

1ª Sexta-feira do mês – 19h30 – Missa.

Sábado – 18h – Missa.

Sábado – 19h – Missa.

Igreja Nossa Senhora da Paz – Vila Operária:

Capela do Colégio Salesiano:

ENCONTRO PARA PAIS E PADRINHOS DE BATISMO - 2015

DATA PARÓQUIA/COMUNIDADE FONEHORA1º Sábado do mês

1ª Quarta-feira do mês

2ª Sexta-feira do mês

2ª Sexta-feira do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

3ª Quarta-feira do mês

3º Sábado do mês

4º Sábado do mês

Última 2ª feira do mês

Último Sábado do mês

13h30

19h30

19h

19h

13h30

14h

14h

13h30

19h

13h30

13h30

19h

13h30

Paróquia São Cristóvão (Matriz)

Paróquia São João Batista

Paróquia São Sebastião (Baln. Camboriú)

Paróquia N. Sra. Aparecida (Baln. Camb.)

Comunidade Cristo Rei – Costa Cavalcanti

Paróquia São João Bosco (Dom Bosco)

Paróquia Santa Inês (Baln. Camboriú)

Capela N. Sra. de Fátima – São Vicente

Paróquia Santa Inês (Baln. Camboriú)

Comunidade N.Sra. Perp. Socorro–Votorantim

Paróquia São Vicente de Paulo (São Vicente)

Paróquia Santíssimo Sacramento (Centro)

Paróquia São Pedro - Itaipava

3341-1408

3348-2594

3360-4321

3360-0488

3341-1408

3348-2728

3367-0847

3241-2742

3367-0847

3341-1408

3241-2742

3348-1254

3346-2874

15/08

06/09

12/09

03/10

07/11

08/11

DIA LOCAL - PARÓQUIASão Sebastião

N. Sra. de Lourdes

Santíssimo Sacramento

São João Batista

Santa Inês

São João Bosco

BAIRROAriribá – Baln. Camboriú/SC

Fazenda – Itajaí/SC

Centro – Itajaí/SC

São João – Itajaí/SC

Centro – Baln. Camboriú/SC

Dom Bosco

TELEFONE3360-4321

3344-3972

3348-1254

3348-2594

3367-0847

3348-2728

Aline C. S. de Oliveira e Maicon Felisbino

Marina Heusi Sandri e Marcelo Lanski

Elisa C. Laurentino e Jean Roberto Vargas

Andreza Carla Fraga e João Paulo Tavares

Mariana Rosa e Eduardo Cappellano

15/08 – 19h30

17/08 – 17h

22/08 – 17h

22/08 – 18h

29/08 – 19h30

Igreja N. Sra. da Paz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Cap. N. Sra. de Guadalupe

Igreja N. Sra. da Paz

CASAL LOCALDATA E HORÁRIO

Paróquia SantíssimoSacramento

Paróquia SantíssimoSacramento

Paróquia SantíssimoSacramento

Paróquia SantíssimoSacramento

(47) 3348-12543348-5431 / 3248-8035

[email protected]

Paroquia SantissimoSacramento Itajai

Arquitetura e Administração - Univali

Administração e Logística – Univali

Relações Públicas, Publ e Propaganda e Jornalismo - Univali

Ciências Contábeis – Univali

Engenharia Civil - Univali

07/08 – 21h

14/08 – 21h

21/08 – 21h

22/08 – 21h

28/08 – 17h

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

CURSO LOCALDATA E HORÁRIO

Praça Gov. Irineu Bornhausen, s/n - CentroItajaí - SC - CEP 88303-026

PLANTÃO VENDAS9965 2299

Ganhadores do Sorteiodo Espaço da Criança

do Mês de Junho 2015

Resposta: Edifício Catarinense

Ganhadores:1) Carlos Alberto2) Maria José da Silva Martins3) Greice R. Damásio

Page 10: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

Antônio Medeiros

Espaçoda Criança

[email protected]

dom seg ter qua qui sex sáb

Agosto - 2015

Álbum de Recordações - Praça Bruno Malgurg e Vila Operária

Feliz dia

dos Pais

Fotos: Blog Clube dos Entas

ESCULTURAS FEITAS DE SUCATA

E, DIA 9 É DIA DOS PAIS.NÃO ESQUEÇA DE

CUMPRIMENTAR O SEU.

DIA 4 É DIA DOPADRE. DÊ UM

ABRAÇO NO SEU PADRE.

Page 11: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

TRANSPORTADORATRANSBRASILIANA LTDA.

RUA LEODEGARIO PEDRO DA SILVA, 330 - BARRA DO RIO - ITAJAÍ-SC

FONE: (47) 3083-1217 – 3083-1277

ANOSANOS

Dos alicerces de um Templo, anos para construir a nova Igreja.outro maior pode nascer. Foi Assim no dia 9 de novembro de 1975, assim o que aconteceu com a Dom Afonso Niehues, reza a Missa em Ação Igreja da Vila. A comunidade de Graças, inaugurando oficialmente a crescia e a venerada Igreja não Nova Igreja de Nossa Senhora da Paz da Vila podia mais acolher a todos, pois Operária.o espaço tornava-se pequeno.

Após alguns contatos e troca de ideias ficou acertada a demolição da Igreja que duran-te 48 anos acolheu a comunida-de da Vila.

No dia 30 de abril de 1972, foi rezada a Missa de lançamento da Pedra fundamental da nova Igreja da Vila e lá se foram três

Dona Lourdes nasceu em Sua saúde ainda lhe permite uma Coqueiros, uma localidade de ação contínua na Igreja, faz todo Florianópolis em 08/08/1930. Veio esse trabalho religioso com dedica-de uma família de três irmãos, ção e amor, sem esquecer-se do casou-se com o jovem José Burg e convívio familiar, sempre preocupa-veio morar em Itajaí, onde constitu- da em servir a Cristo. Dona Lourdes iu sua família de dez filhos. Sempre Burg como é conhecida, parabéns gostou de participar dos movimen- pelo seu aniversário e obrigado por tos da Igreja, educando seus filhos fazer parte da nossa convivência. A na fé católica. Dona Lourdes está comunidade da Vila sente-se sempre presente nas celebrações, orgulhosa de tê-la no nosso meio, participa e coordena alguns dos merecendo nosso respeito e grupos, servindo a comunidade. gratidão. Parabéns!

Page 12: Ç D rê õ !×>èc®® ¶ 4/ÿí U¶½Wékê ¬²´Zé± \ Å]³3dh U ½r(Þ ... · pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de ... Por que foi abandonada a casa

(47) 3348-3427

Rua Cônego Thomaz Fontes, 417 - Centro - Itajaí

[email protected]

KLEIS & CIA. LTDA.Artigos para Decoradores

Tapeceiros & ToldeirosComunicação Visual

ALFREDO KLEIS

Homepage: www.kleis.com.br / e-mail: [email protected]

MATRIZ:FILIAL:

Rua Brusque, 29 - Telefax: (47) 3348 - 4477 - Centro - Itajaí - SCAv. do Estado, 3439 - Telefax: (47) 3367 - 3466 - Balneário Camboriú - SC

O TEMA deste ano se inspira nas palavras de Santo Irineu, um santo dos primeiros séculos da Igreja que afirmou que a “glória de Deus é o homem plenamente vivo”. Ele expressa e manifesta o desejo inscrito no coração da grande maioria de homens e mulheres sobre a face da terra que não sabem viver o amor: o amor que é compromisso com o outro, em especial entre um homem e uma mulher, e aberto a acolher novas vidas.

Dia: 09 de agosto (Domingo): Dia: 13 de agosto (5ª feira):9h30 – Santa Missa (Bênção aos Pais e filhos). 19h30 – Santa Missa (Bênção dos Lares). Cel. Pe. Sérgio José de Souza Cel.: Pe. Marlon Tema: “O amor é a nossa missão: A família Tema: “Família: Todo amor da frutos”.

plenamente viva”.18h – Santa Missa (Bênção aos Pais e filhos). Dia: 14 de agosto (6ª feira):

Cel. Pe. Sérgio José de Souza 19h30 – Santa Missa (Bênção das Vocações).Tema: “Família: gerados no amor de Deus e Cel.: Pe. Márcio Augusto Lacoskienviados a manifestá-lo aos outros”. Tema: “Família: Esperança de Deus para o

mundo”.Dia: 10 de agosto (2ª feira):19h30 – Santa Missa. ((Santa Paulina) Bênção: Dia: 15 de agosto (Sábado):

Vocações Religiosas). 19h30 – Santa Missa (Bênção para as mães e filhos).Cel.: Pe. Leandro José de Souza. Cel.: Pe. Marcio BoldaTema: “Família: Sexualidade: Dom de Deus”. Tema: “Família: Igreja, mãe e mestra, vida e

missão da Igreja doméstica”. Dia: 11 de agosto (3ª feira):19h30 – Santa Missa. (Trezenario de Santo Antônio

e Bênção dos Pães)Cel.: Pe. Júlio César da RosaTema: “Família: Homem e mulher construindo um matrimônio santo”.

Dia: 12 de agosto (4ª feira):15h – Santa Missa e Novena do Perpétuo Socorro) Cel.: Pe. Mario José Raimundi19h30 – Santa Missa (Bênção para Saúde).

Cel.: Pe. Mario José RaimundiTema: “Família: Criando o futuro”.

O encerramento será no dia 15/08 com a confraternização em nosso Salão Paroquial, e o já tradicional “Buffet de Sopas”. PARTICIPE.