C R C V D - SVD MANUAL DO ALUNO formação de especialistas para o ensino comercial. Em 1901, a...

59
1 MANUAL DO ALUNO 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO Rua Halfeld, 1179 – Centro – 36016-000 - Juiz de Fora – MG www.academia.com.br - [email protected] 32 2102 7700 COLÉGIO CRISTO REDENTOR/ACADEMIA DE COMÉRCIO CONGREGAÇÃO DO VERBO DIVINO - SVD

Transcript of C R C V D - SVD MANUAL DO ALUNO formação de especialistas para o ensino comercial. Em 1901, a...

1

MANUAL DO

ALUNO2013

EDUCAÇÃO INFANTIL

ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO MÉDIO

Rua Halfeld, 1179 – Centro – 36016-000 - Juiz de Fora – MG

www.academia.com.br - [email protected]

32 2102 7700

COLÉGIO CRISTO REDENTOR/ACADEMIA DE COMÉRCIO

CONGREGAÇÃO DO VERBO DIVINO - SVD

2

NOME:________________________________________________________

SÉRIE:______________ TURMA:______________ NÚMERO:______

ENDEREÇO:_____________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

BAIRRO:_____________________ CEP:____________________

CIDADE:_____________________ EMAIL:___________________

TELEFONE:____________________ CELULAR:_________________

NOME DOS RESPONSÁVEIS:__________________________________________

_____________________________________________________________

ASSINATURA DOS RESPONSÁVEIS:______________________________________

_____________________________________________________________

OUTROS TELEFONES DE CONTATO:_____________________________________

_____________________________________________________________

OBSERVAÇÃO: A assinatura dos responsáveis implica conhecimento das informações

contidas neste Manual e é imprescindível para a comunicação entre Colégio e

Família.

DADOS PESSOAIS DO ALUNO

3

Apresentação........................................................................................... 04

1 Congregação do Verbo Divino............................................................. 05

2 Filosofi a Educacional Verbita - Carta de Santa Izabel....................... 06

3 Academia de Comércio 1891-2013....................................................... 08 3.1 Estrutura Física.................................................................................. 08 3.2 Estrutura Organizacional.................................................................... 09 3.2.1 Diretoria....................................................................................... 09 3.2.2 Serviços de Apoio ao Aluno......................................................... 09 3.3 Projeto Pedagógico............................................................................ 09 3.3.1 Avaliação.......................................................................................10

3.3.2 Recuperação................................................................................ 13 3.3.3 Aprovação.................................................................................... 14 3.4 Normas e Procedimentos................................................................... 15 3.4.1 Horário das Aulas........................................................................ 15 3.4.2 Uniforme...................................................................................... 17 3.4.3 Comunicação com a Família....................................................... 19

3.4.4 Educação Física.......................................................................... 20 3.4.5 Atestado Médico.......................................................................... 21 3.4.5 Outras Condutas Disciplinares..................................................... 21

4 Informações Gerais............................................................................... 24

5 Condutas Específi cas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental ...............................................................................................................................25

6 Anotações.............................................................................................. 27

SUMÁRIO

4

Santo Arnaldo Janssen, o fundador da Congregação do Verbo Divino, via a educação como mais uma forma de evangelizar e formar pessoas competentes, íntegras e conscientes do seu papel na sociedade. Salientava que:

Os lugares da presença e das atividades missionárias da SVD não são, antes de tudo, territórios, mas pessoas humanas. Trata-se de encontrá-las aí onde elas estão, como o fez o Verbo Divino ao fazer-se homem, para manifestar-lhes o amor do Pai a fi m de conduzi-las a Ele.1

Ao semear missionários pelos cinco continentes, acreditava na função transformadora da educação. Por tudo isso, a Academia nutre seus alunos com valores humanos e cristãos e, acolhendo as diferenças, soma-as para espalhar pelo mundo seres humanos mais plenos.

Desejamos que esse Manual, com informações sobre a estrutura organizacional do nosso Colégio, contribua para o bom relacionamento e crescimento de todos.

Maria Rinaldi

Diretora Geral

1 D’SOUZA, Charles. Ao encontro do outro: uma leitura missionária das constituições da Congregação

do Verbo Divino. São Paulo: SVD, 1997, p. 59.

APRESENTAÇÃO

“Tudo é possível na força da graça do Espírito Santo.”

(Santo Arnaldo Janssen)

5

Santo Arnaldo Janssen fundou a Congregação do Verbo Divino, SVD, no dia 8 de setembro de 1875, em Steyl, na Holanda. Fundou também duas congregações femininas: as Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS), em 1889, e as Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua (SSpSAP), em 1896.

Hoje, as três congregações ultrapassam 10 mil membros, presentes em mais de 60 países, nos cinco continentes.

A educação, enquanto princípio básico para a formação integral do ser humano, tem sido uma das prioridades da Congregação desde a sua fundação.

No Brasil, maior campo de atuação da SVD na América do Sul, os primeiros verbitas chegaram em março de 1895 e deram início a um trabalho profícuo de evangelização e educação.

Hoje, no país, há várias instituições de ensino verbitas: o Colégio Cristo Redentor/Academia de Comércio (Juiz de Fora), o Colégio Arnaldo e as Faculdades Arnaldo Janssen (Belo Horizonte) e o Colégio Verbo Divino (Barra Mansa).

Como integrante do Projeto Verbita, o Colégio Cristo Redentor/Academia de Comércio assume como missão uma educação que possibilita às crianças e aos jovens tornarem-se cidadãos atuantes e transformadores da realidade em prol de um mundo melhor.

No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.(Jo 1,1)

1 CONGREGAÇÃO DO VERBO DIVINO

6

2 FILOSOFIA EDUCACIONAL VERBITA Carta de Santa Izabel2

Reunidos no berço da Congregação, na Cidade de Santa Izabel (ES), entre os dias 29 de maio a 1º de junho de 2002, mais de 300 educadores e educa-doras encontraram-se no I Congresso Brasileiro de Educação Verbita, sob o tema “Dimensões Verbitas: nossa identidade e nosso caminhar”.

Durante este tempo de muito estudo e grandes questionamentos, revitali-zamos nossas esperanças, (re)signifi camos nossos ideais e redescobrimos o berço comum do Verbo Divino, “que armou a sua tenda no meio de nós” (Jo 1,14), por meio de pedagogia: observadora da realidade, participativa e libertadora. Com sua vida, Jesus nos inspira a cultivar essa espiritualidade no cotidiano e na prática pedagógica escolar.

Nossa inspiração também se faz no carisma do fundador, Pe. Arnaldo Jans-sen, que tinha um grande ardor missionário pela educação, missão e comu-nicação. É nessa “fonte” que devemos beber, para dar signifi cado à nossa missão enquanto educadoras e educadores, congregados em uma única família.

O I Congresso Brasileiro de Educação Verbita representou uma oportunidade de reafi rmar marcos, fi ncar estacas, assinalar o caminho, levantar balizas, decodifi car a realidade, semear convicções, construir bases para o ser e o agir dos educadores e educadoras (Jr 31,21).

Na refl exão sobre a prática educativa em nossas Escolas, em época de mu-danças, aceitamos o chamado para confi rmar a nossa identidade e estabele-cer marcos para o nosso caminhar.

As Escolas Verbitas, a partir deste Congresso, sentem-se interpeladas a:

- Construir o seu Projeto Educativo à luz da missão e carisma da Socieda-de do Verbo Divino;

- Criar e fortalecer os espaços de formação humana e cristã, investindo

7

em profi ssionais e recursos necessários para envolver toda a comunidade educativa no processo de humanização, formação integral e testemunho solidário;

- Assumir o serviço missionário Verbita, numa perspectiva de diálogo pro-fético, desenvolvendo as quatro dimensões: escuta da Palavra; comunica-ção; animação missionária; justiça e paz – integridade com o Cosmo;

- Promover uma educação de serviço que valorize o humano, à luz do Evangelho, e conduza à busca de sentido para a vida;

- Consolidar ações promotoras de alteridade, fortalecendo as relações interpessoais, na afetividade, na escuta, na tentativa de ler a resistência contida no outro;

- Possibilitar uma educação cuja ação se faça no aprender: a conhecer, a fazer, a conviver, a ser.

Por fi m, educadores e educadoras, que seus corações – inquietos – sejam capazes de acreditar nas sementes que vocês lançam na terra. Provoquem indignações, ampliem seus horizontes, construam métodos e caminhos novos. Olhem para o cotidiano, enxergando os sinais de vida, que pulsam em cada momento e lugar..., mas também os sinais de morte que vêm nos desafi ar constantemente. Criem uma educação evangélico-libertadora, na perspectiva de humanização do Ser Humano, dentro da escola e na vida da cidade. Sejam entusiasmados, esperançosos e instalem em seus educandá-rios a Pedagogia da Afetividade.

Que a comunidade Trinitária nos inspire a vivenciar a unidade e a comunhão em nossa ação missionária, fortalecida no amor, no compromisso solidário que favoreça “a vida plena para todos” (Jo 10,10).

_________________________________2 CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO VERBITA, I., 2002. Documento fi nal: Santa

Izabel: [s.n.], 2002.

8

3 ACADEMIA DE COMÉRCIO 1891 - 2013Em 1891, foi lançada a pedra fundamental da Academia de Comércio, por Francisco Batista de Oliveira.

Em 1894, foi inaugurada a sede da Academia, tendo em vista a necessidade da formação de especialistas para o ensino comercial.

Em 1901, a Congregação do Verbo Divino assumiu a Academia, passando a imprimir a proposta de educação verbita nos novos cursos que, gradativamente, foram sendo implantados.

Em 1951, a Academia passou a denominar-se Colégio Cristo Redentor.

Em 2013, a Academia confi rma o compromisso assumido há 122 anos: promover a formação integral e o pleno desenvolvimento dos jovens, propiciando-lhes o exercício da cidadania e o espaço de humanização, com vista à transformação da realidade, pela prática de justiça social, na perspectiva da fé cristã.

3.1 ESTRUTURA FÍSICA

A beleza ímpar do prédio de arquitetura neoclássica, conjugada ao amplo espaço físico, propicia um lugar de agradável convivência educacional, possibilitando construção do conhecimento, vivências espirituais, práticas esportivas e artísticas.

Compõem sua estrutura:- Auditório;- Bibliotecas;- Cantinas;- Capela Sagrada Família;- Horto Botânico;- Laboratórios (Física, Informática e Química);- Museus de Etnologia Indígena e de História Natural;- Museu do Ex-Aluno;- Núcleo Artístico (Dança,Teatro e Coral “Mater Verbi”);- Núcleo Esportivo (Ginásio, Quadras cobertas);- Núcleo de Formação Humana e Cristã;- Sala de Música;

9

- Salão de Convenções;- Salas de Artes;- Teatro Academia.

3.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

3.2.1 DIRETORIA

- Direção Geral;- Direção Administrativo-Financeira;- Conselho Diretor.

3.2.2 SERVIÇOS DE APOIO AO ALUNO

- Coordenação Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º Segmento);- Supervisão Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º Segmento);- Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental (2º Segmento);- Coordenação Pedagógica do Ensino Médio;- Serviço de Educação Religiosa (SER);- Serviço de Orientação Educacional (SOE);- Serviço de Psicologia Escolar;- Serviço Disciplinar.

3.3 PROJETO PEDAGÓGICO

Se não formos um só coração e uma só alma, a obra não poderá prosperar.

(Santo Arnaldo Janssen)

A Academia, em sintonia com os ideais da Congregação do Verbo Divino, desenvolve um projeto pedagógico comprometido com a formação integral de crianças e jovens, através de ações educacionais que propiciam:

- Construção de conhecimento;- Autoconhecimento;- Autonomia;- Relacionamento com o outro e com a natureza;- Transcendência.

10

Assim, nossa proposta educativa está marcada pelos valores que norteiam a conduta cristã e, consequentemente, pelo compromisso com a Verdade e com a Justiça.Para alcançar esses objetivos, a comunidade educativa tem suas ações inspiradas nos seguintes princípios:

A) FUNDAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS:- Integridade, em todas as dimensões da vida pessoal e profi ssional;- Afetividade, cordialidade e respeito nas relações interpessoais;- Compromisso com a cooperação, parceria, trabalho em equipe;- Compromisso pessoal e intransferível com as responsabilidades inerentes à função que cada um desenvolve;- Compromisso com a prudência, ternura e fi rmeza na tomada das decisões;- Determinação para melhorar sempre a qualidade do trabalho.

B) FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS:- A educação e o conhecimento não são, simplesmente, transmitidos do educador para a criança e o jovem. São construídos e operados, através de um processo dialogal e dialético, mediado pelo professor, através do processo interacional;- A proposta educativa do Colégio reconhece a necessidade da participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento e valoriza o questionamento como forma responsável de convivência;- Nesse processo de construção, torna-se fundamental a interação família - escola para que o ideal pretendido seja alcançado.

3.3.1 AVALIAÇÃO

Acreditando que educar é também ajudar o aluno a adquirir o seu próprio conhecimento, a avaliação privilegia os aspectos qualitativos da aprendizagem: a compreensão dos fatos, a percepção de relações, a aplicação de conhecimentos, a capacidade de análise e síntese.

A avaliação se apresenta de forma contínua e cumulativa, sendo constituída por duas modalidades:

11

AVALIAÇÃO PERIÓDICA (AP): cada domínio básico é avaliado separadamente.

AVALIAÇÃO BIMESTRAL (AB): todos os domínios básicos trabalhados no período são avaliados em conjunto. Na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, esse tipo de avaliação é denominado Simulado, observando-se o modelo adotado pelo PISM (UFJF).

OBSERVAÇÕES

1. Na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, o aluno é avaliado, bimestralmente, com registro, em portfólio, das atividades desenvolvidas e de observações individuais.

2. No Ensino Fundamental (1º Segmento), as Avaliações Periódicas e as Bimestrais de Língua Portuguesa e Matemática não são divulgadas. As Avaliações de Geografi a, História e Ciências, Periódicas e Bimestrais, são divulgadas nas atividades Para Casa.

A solicitação de revisão das avaliações deverá ser feita no prazo máximo de 48 horas.

3. No Ensino Fundamental (2º Segmento) e no Ensino Médio, as datas das Avaliações Bimestrais são divulgadas no AC Informa.

4. Avaliações de 2ª Chamada:

A Escola não oferece oportunidade de 3ª chamada.

Não há oportunidade de 2ª chamada para as avaliações do 4º bimestre.

A) AVALIAÇÃO BIMESTRAL E PERIÓDICA - ENSINO FUNDAMENTAL (1º SEGMENTO)Só a ausência por motivo relevante permitirá ao aluno fazer a avaliação separadamente da turma.

12

B) AVALIAÇÃO BIMESTRAL - ENSINO FUNDAMENTAL (2º SEGMENTO) E ENSINO MÉDIO

O aluno que, por motivo relevante, não tenha feito a Avaliação Bimestral, marcada pela escola e divulgada no AC Informa, deverá entregar o formulário de solicitação, assinado pelo responsável, na sala 201, no prazo de 48 horas, contadas da ocorrência da avaliação perdida, para requerer a 2ª Chamada. O custo de R$28,00, por prova, (Ensino Fundamental) e de R$64,00, por dia de Simulado, (Ensino Médio) será lançado no boleto do mês seguinte.

C) AVALIAÇÃO PERIÓDICA - ENSINO FUNDAMENTAL (2º SEGMENTO)O pedido de 2ª Chamada da Avaliação Periódica e/ou Trabalho Avaliativo deverá ser feito pelo próprio aluno, imediatamente após sua realização, ao professor, que deferirá, ou não, o pedido.

D) AVALIAÇÃO PERIÓDICA - ENSINO MÉDIOQuando o(a) aluno(a) não puder fazer a Avaliação Periódica (teste, atividade avaliativa individual ou em grupo, relatório do laboratório...) no dia agendado pelo(a) professor(a), deverá solicitar a 2ª Chamada, no Serviço Disciplinar. Caso esse procedimento não seja respeitado, o(a) aluno(a) perderá o direito a ela.

A prova será a mesma elaborada para os alunos que solicitarem a 2ª Chamada de Simulados e será feita em dia marcado pela Escola, em data divulgada no AC Informa.

Nesse caso, independentemente do tipo de Avaliação Periódica que o(a) aluno(a) perder, fará a 2ª Chamada do Simulado Discursivo.

Como os Simulados já têm pontuação preestabelecida (Objetivo: 15 pontos e Discursivo: 30 pontos), caberá ao professor da disciplina estabelecer a proporção (regra de três) entre a pontuação da avaliação perdida e a do Simulado.

Quando o aluno perder alguma avaliação periódica, o custo da segunda chamada de cada disciplina é R$16,00, mesmo com a apresentação de atestado médico. Esse valor será lançado no boleto do mês seguinte.

13

3.3.2 RECUPERAÇÃO

A Academia adota três modalidades de Recuperação:- Recuperação Paralela;- Recuperação Periódica;- Estudos Orientados;- Progressão Parcial.

RECUPERAÇÃO PARALELATrata-se do acompanhamento contínuo do processo de ensino e apren-dizagem, que se realiza através do reensino na sala de aula. No Ensino Fundamental (2º Segmento) e no Ensino Médio, acontece, também, pelo atendimento dos professores nos Plantões, bem como nos Grupos de Estudo pelos alunos monitores.

RECUPERAÇÃO PERIÓDICAO aluno que não atingir 60 pontos, dos 100 distribuídos no bimestre, em uma ou mais disciplinas, deverá frequentar os estudos de recuperação, ao fi nal dos 1º, 2º e 3º bimestres.

As notas obtidas nos estudos de recuperação e no bimestre terão o seguinte tratamento:

A) Valerá a nota da recuperação caso seja maior do que a nota obtida no bimestre;

B) Caso a nota da recuperação seja menor que a do bimestre, será feita a média ponderada, com o peso 2 para a nota do bimestre:

Nota fi nal do bimestre = Recuperação + 2x a nota do bimestre 3

Não há limites de conteúdos para a recuperação periódica.

A avaliação dos estudos feitos na recuperação periódica constará de uma prova com o valor de 100 pontos.

O aluno que não comparecer à avaliação da recuperação receberá nota zero nos referidos estudos. Nesse caso, a média ponderada será feita com a nota

14

zero, exceto para os que estiverem amparados pelo Decreto Lei 1044/69 ou pela Lei 6202/75.

A recuperação periódica, cuja atividade implica acréscimo à jornada de trabalho do professor, terá custo repassado ao aluno sujeito à recuperação.

Todos os alunos, independente do rendimento no bimestre, poderão participar das aulas de recuperação.

ESTUDOS ORIENTADOS

O aluno que, ao fi nal do 4º bimestre, não alcançar 240 pontos (60%) dos 400 distribuídos durante o ano letivo, em cada disciplina, deverá realizar Estudos Orientados e ser submetido a uma única avaliação com o valor de 100 pontos. Para ser aprovado, deverá obter o mínimo de 60 pontos.

PROGRESSÃO PARCIAL

É a oportunidade que o Colégio oferece ao aluno do Ensino Médio de se matricular na série seguinte, mesmo tendo sido reprovado em 1 ou 2 disciplinas.As aulas desses conteúdos serão ministradas em horário especial, e a avaliação de aproveitamento será feita na forma regimental, de acordo com a série a que a disciplina pertence.

3.3.3 APROVAÇÃO

Ao longo dos quatro bimestres, são distribuídos 400 pontos.Será aprovado o aluno que obtiver, ao fi nal dos 4 bimestres, 240 pontos (60% de aproveitamento) ou que, após os Estudos Orientados, obtiver nota mínima 60. É necessário que tenha frequência de 75% do total das aulas previstas no currículo. No Ensino Médio, é possível que o aluno se matricule na série seguinte (2ª ou 3ª) para cursar, em regime de progressão parcial, um ou dois conteúdos nos quais tiver sido reprovado.

As aulas destes conteúdos serão ministradas em outro turno, e a avaliação de aproveitamento será feita na forma regimental.

15

3.4 NORMAS E PROCEDIMENTOS

3.4.1 HORÁRIO DAS AULAS

A pontualidade favorece o entrosamento dos alunos e um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem.

Não há intervalos entre as aulas, além do recreio. O aluno deverá permanecer em sala, aguardando o professor da aula seguinte.

Ao fi nal do turno, os funcionários terminam seus expedientes. Os alunos, por isso, não podem permanecer no Colégio, a não ser os que participam de atividades religiosas, esportivas e culturais.

O portão lateral da Rua Halfeld, que é de uso exclusivo dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º Segmento), fi ca aberto das 12h20 às 13h e das 16h50 às 17h20.

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (1º SEGMENTO)

TURNO INÍCIO DAS AULAS TÉRMINO DAS AULAS

MANHÃ 07h10 11h30

TARDE 12h40 17h

OBSERVAÇÕES

1. Não há tempo de tolerância, quanto ao horário.

2. Os pais, quando desejarem conversar com a professora, devem agendar um horário. Na fi la ou na porta da sala de aula, as professoras devem dar atenção apenas aos alunos.

3. Os alunos só serão entregues às pessoas que já foram apresentadas às professoras e à funcionária do Parquinho.

4. As saídas do Colégio, fora do horário normal de funcionamento, precisam da autorização da Secretaria, antes de os responsáveis buscarem o aluno na sala.

16

5. Ao término das aulas, os funcionários também encerram o expediente de trabalho. Para evitar imprevistos, os pais ou responsáveis devem buscar os alunos no horário indicado ou logo após o fi nal das atividades especializadas.

6. Uma funcionária fi ca responsável somente pelas crianças que esperam o Transporte Escolar, no “Parquinho”, até as 17h30.

7. Qualquer encomenda enviada aos alunos, durante o horário da aula, deverá passar pela Secretaria.

ENSINO FUNDAMENTAL (2º SEGMENTO)

TURNO INÍCIO DAS AULAS TÉRMINO DAS AULAS

MANHÃ 07h10 11h40

TARDE 12h40 17h10

ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIES)

TURNO INÍCIO DAS AULAS TÉRMINO DAS AULAS

MANHÃ 07h10 12h30

TARDE 12h40 18h

OBSERVAÇÕES

1. Não haverá tempo de tolerância para o início das aulas. O aluno que se atrasar deverá aguardar o início da 2ª aula, na sala 228 podendo participar das demais aulas, mediante comunicado dos responsáveis e autorização do Serviço Disciplinar.

2. O aluno que tiver, em um mês, três faltas à 1ª aula fi cará automaticamente impedido de participar das aulas do dia em que se atrasar pela quarta vez.

17

3. Após chegar à Academia, o aluno deverá participar de todas atividades ou aulas programadas, não se tolerando o expediente de “matar aula”. O aluno que assim proceder estará automaticamente excluído das aulas seguintes àquela em que esteve ausente, devendo retornar a sua casa, levando o comunicado da ocorrência para conhecimento dos pais ou responsáveis.

4. Caso o aluno se ausente, na 6ª aula, sem autorização, serão observados os seguintes procedimentos: na primeira ocorrência, receberá advertência escrita; da segunda vez em diante, estará automaticamente suspenso de todas as aulas do dia seguinte ao que esteve ausente.

5. Para se ausentar mais cedo, antes do término da última aula, o aluno precisa apresentar ao Serviço Disciplinar (sala 201) justifi cativa dos pais/responsáveis.

6. Caso o aluno seja retirado de sala por mais de uma vez, em um mesmo dia, deverá voltar para casa.

7. O aluno que, no mesmo mês, for retirado de sala três vezes, fi cará automaticamente impedido de participar das aulas do dia em que completar a quarta vez.

3.4.2 UNIFORME

É obrigatório no período das atividades escolares (aulas normais, recu-peração, viagens de estudo).

A) EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (1º SEGMENTO)

O aluno que não estiver devidamente uniformizado deverá apresentar justifi cativa dos pais/responsáveis, por escrito.

Não é permitido o uso de boné, touca ou bandana.

B) MATERNAL À 4ª SÉRIE (5º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL

- Bermudão ou calça verde da Academia. Obs: Do 2º ano à 4ª série (5º ano), pode-se usar também bermudão ou calça jeans azul sem rasgado ou enfeite.

18

- Calça legging verde (cor da Academia), somente com camisão da Academia. Obs: Não é permitido o uso de saia ou short, nem com meia calça ou legging.

- Camiseta ou camisa: malha branca, manga curta ou comprida, com detalhes em verde e logomarca da Academia.- Blusa verde de inverno da Academia ou agasalho aberto, todo branco.

Obs: Do 2º ano à 4ª série (5º ano), pode-se usar também agasalho jeans azul.

- Tênis liso (preto, branco, cinza ou bege, SEM DETALHES COLORIDOS) com meia branca.

Obs: Não é permitido o uso de meião, chinelo, rasteirinha, tamanco e bota.Nota: No verão será permitido o uso de sandália (preta, branca, cinza ou bege), com tiras largas, confortável e segura.

OBSERVAÇÕES

1. Do Maternal ao 1º ano, o uniforme deverá ser marcado com o nome completo do aluno, bordado ou pintado em vermelho, com caneta própria para tecido.

2. Nas aulas de Artes, os alunos da Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental devem usar avental de acordo com as seguintes especifi cações:

- Cor: verde bandeira.- Tecido: brim, popeline, tergal ou malha.

19

- Corte: amplo (que passe a cabeça sem difi culdade).- Tira com elástico (4 cm) revestido com o tecido.- Bolso com o nome bordado ou pintado em vermelho.- Aberto nas laterais, fechado apenas nos lados, com a tira de 4 cm.

ENSINO FUNDAMENTAL (2º SEGMENTO) E ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIES)

O aluno deve usar o uniforme tanto nas aulas normais, como na recuperação, progressão parcial, viagem de estudo, laboratório, revisional.

- Não é permitido o uso de short, bermuda, saia curta, blusa baby look com calça de cós baixo. Obs: Quando o aluno comparece à Escola sem o uniforme completo, o Serviço Disciplinar entra em contato com a família, solicitando que seja providenciado o uniforme. O aluno deverá aguardar nas salas 228 e 229.- Camisa: malha branca com detalhes em preto e logomarca da Academia.

- Calça ou bermudão: em jeans azul marinho ou tecido preto, sem rasgados ou enfeites.

- Agasalho: Fechado: branco ou preto em moleton com logomarca AC. Aberto: em jeans azul marinho ou tecido preto sem detalhes de cores, usado sobre a camisa de verão.

OBSERVAÇÕES

1. Nas aulas de Educação Física, além do bermudão, pode-se usar legging, calção e, no inverno, calça de moleton preto.

2. Nas aulas práticas no laboratório de Química, deve ser usado também o jaleco branco.

3.4.3 COMUNICAÇÃO COM A FAMÍLIA

A comunicação formal do Colégio com a família é feita através de circulares, bilhetes, boletins, formulários próprios, telefone.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (1º Segmento), também, através deste Manual, que deve sempre ser assinado pelos pais.Compete ao aluno entregar aos pais toda a correspondência que lhe for

20

confi ada e devolver à professora o recibo assinado pelo responsável, na data fi xada no documento.

ENSINO FUNDAMENTAL (2º SEGMENTO) E ENSINO MÉDIO

1. Uma forma de comunicação sobre os acontecimentos ocorridos na escola é a Observação. Deve ser devolvida, no Serviço Disciplinar (Sala 201), antes do início da 1ª aula, no dia seguinte àquele em que o aluno a recebeu. Quando isso não acontecer, o Serviço Disciplinar poderá, após contato com a família por telefone, solicitar o retorno do aluno a sua casa para buscar a Observação.

2. Caso o aluno não devolva o “canhoto” da correspondência enviada, será expedida 2ª via para o responsável, via Correio (AR), sendo o custo desta despesa extra, acrescido no boleto de pagamento do mês seguinte.

3. A vida acadêmica, como informações sobre boletim e frequência, pode ser acompanhada pelo site www.academia.com.br, a partir de uma senha individual, no link Aluno Online.

4. Os projetos e as atividades escolares são publicados no AC Informa, boletim informativo.

5. Os alunos do Ensino Fundamental realizam trabalhos em grupo, apenas na escola, em seu horário de aula, ressalvados os casos especiais, comunicados à família, através de circular.

3.4.4 EDUCAÇÃO FÍSICA

É obrigatória a frequência às aulas.

Todo atestado médico para dispensa das aulas de Educação Física, por mais de 07 (sete) dias, deverá vir acompanhado de um laudo médico.

Durante os horários de Educação Física, os alunos dispensados deverão permanecer na área de esporte.

3.4.5 ATESTADO MÉDICO

21

A legislação de ensino vigente admite a possibilidade de o estudante faltar a 25% das aulas previstas na grade curricular para a sua série.

Ocasionais enfermidades não abonam faltas. O aluno que, temporariamente, estiver impossibilitado de frequentar o Colégio, por motivo de doença ou acidente que impeça a locomoção ou o contato com as pessoas, poderá fazer as avaliações perdidas, inclusive as referentes aos estudos de recuperação.

Para que o aluno goze desse benefício, é necessário que, dentro de 48 horas, após a 1ª ausência, o responsável preencha um requerimento, na Secretaria, anexando o atestado médico, no qual deverão constar:

- Nome legível do aluno;- Carimbo do médico e sua assinatura;- Período de afastamento das aulas ou de dispensa da prática da Educação Física e especifi cação do tipo de atividade que não poderá desenvolver.

Entretanto, será inviável oportunizar-lhe aulas de recuperação periódica fora do período previsto no calendário escolar.

Não serão aceitos atestados com data retroativa.

3.4.6 OUTRAS CONDUTAS DISCIPLINARES

1. No início do ano letivo, as turmas são formadas considerando-se a conveniência pedagógica e disciplinar. Assim sendo, os pedidos de remanejamento nem sempre podem ser atendidos.

2. O aluno poderá ser remanejado de turma e/ou turno, por iniciativa do colégio, a qualquer época do ano, por conveniência disciplinar e/ ou pedagógica.

3. A Academia se exime de qualquer responsabilidade quanto à perda, ao extravio ou ao furto de celular, assim como qualquer outro aparelho eletrônico ou objeto pessoal (joia, bolsa, livro...).

4. Não é permitido o uso de telefone celular durante o período das aulas: ele deve ser desligado e guardado. A mesma recomendação se estende

22

a aparelhos similares.Caso o aluno não cumpra essa norma, o aparelho fi cará guardado no Serviço Disciplinar, e só será entregue ao Responsável a partir da última aula de sexta-feira da semana em que tiver sido recolhido.Em casos especiais, com autorização do professor, o celular poderá fi car ligado.

5. O Colégio não tolera bullying, inclusive cyberbullying.

6. Não é permitido fumar no ambiente escolar. Esta restrição se estende aos alunos, professores, funcionários, pais e visitantes.

7. Será excluído o aluno que portar ou fi zer uso de drogas em qualquer dependência do Colégio.

8. A falta coletiva de alunos em dia letivo ou aula implica considerá-los faltosos, sendo o dia computado e a aula considerada como ministrada. Caso o professor tenha planejado atividades de avaliação para nota, os alunos perderão os pontos correspondentes, mesmo que não tenham sido previamente avisados dessa avaliação.

9. O aluno, suspenso das atividades escolares, perde o direito aos trabalhos, às atividades e às avaliações aplicadas nos dias em que estiver afastado da Escola.

10. Tão logo o horário das aulas dos laboratórios de Física e Química seja divulgado, o aluno, impossibilitado de participar das aulas de sua turma, deverá procurar o Professor do Laboratório para solicitar a troca.

11. A pesquisa na internet, para realização dos trabalhos escolares, só será possível com autorização do Serviço Disciplinar.

12. O aluno menor não tem competência para assinar qualquer documento escolar. Os casos de alunos cujas famílias residem fora são analisados individualmente.

13. Qualquer promoção extraclasse (festa, viagem, confraternização) só

23

será considerada de responsabilidade da Escola, se for comunicada aos responsáveis através de circular, devidamente assinada pela direção.

14. O aluno, com desempenho notoriamente insufi ciente, que solicitar sua transferência no decorrer do ano letivo, deverá fi car afastado do Colégio, pelo menos durante todo o ano letivo seguinte.

15. O aluno acometido de doença infecciosa (catapora, rubéola, caxumba, conjuntivite...) deverá permanecer em casa até seu completo restabelecimento. Essa medida visa não só ao seu próprio bem estar como também à segurança dos colegas. Para voltar às aulas, deve ser apresentado atestado médico.

24

4 INFORMAÇÕES GERAIS

1. MENSALIDADE

O pagamento é efetuado somente na rede bancária. A mensalidade vence no último dia útil de cada mês, entretanto pode ser paga, até o dia 10 do mês seguinte. Após esse prazo, a multa por atraso é diária e não será abonada.

2. ACHADOS E PERDIDOS

Todo o material deve ser marcado com o nome completo do aluno, bem visível.

O material perdido pelos alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º Segmento) deve ser procurado na Secretaria do Setor ou nos locais das atividades especializadas.

O material perdido pelos alunos do Ensino Fundamental (2º Segmento) e os dos Ensino Médio deve ser procurado no Serviço Disciplinar (Sala 201) ou nos locais das atividades especializadas. Objetos e peças de vestuário perdidos, não procurados até o último dia letivo de cada semestre, serão doados a instituições assistenciais.

25

5 CONDUTAS ESPECÍFICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º SEGMENTO)

É conveniente que os Pais/Responsáveis verifi quem, diariamente, as folhas deste Manual.

1. Nas Reuniões de Pais, serão abordados os assuntos de interesse geral. Os casos particulares são tratados individualmente. O Colégio tem prazer em atender os pais/responsáveis, que podem marcar para conversar com as professoras, as supervisoras, a coordenadora ou o psicólogo.

2. Recomenda-se que os(as) alunos(as) tenham, além dos deveres, um horário fi xo de estudo: o tempo depende da necessidade de cada um.

3. Cabe ao aluno do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental organizar a mochila de acordo com o horário das aulas.

4. Os(as) alunos(as) que estudam no 2º andar devem subir, no início das aulas, junto com a professora.

5. O Colégio não pode medicar o(a) aluno(a): remédio, mesmo no horário de aula, só deve ser administrado pelos pais.

6. É indispensável que as famílias olhem, constantemente, o cabelo das crianças, para evitar lêndea ou piolho.

7. É indispensável que a família entre em contato com o Colégio, quando a criança chegar em casa com o material que não lhe pertence.

8. Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental não podem comprar merenda na cantina, no horário de aula. Quando o lanche não vier preparado de casa, pode ser encomendado, pelos responsáveis, com antecedência, à cantina, que o entregará na sala. O Colégio não pode assumir o compromisso de providenciar a merenda ou de ligar para a família.

26

9. O lanche do(a) aluno(a) deve ser saudável com frutas, sucos, acho-colatados, biscoitos, sanduíche natural, etc. Não são permitidos balas, pirulitos e chicletes.

10. Quando os pais desejarem comemorar o aniversário dos(das) fi lhos(as) no Colégio, devem observar as seguintes recomendações:

É necessário marcar, com quinze dias de antecedência, diretamente com a professora, que dará os esclarecimentos e entregará a Circular com as orientações necessárias.

Não será possível agendar o aniversário na última semana de cada semestre.

27

6 ANOTAÇÕES

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59