Caderno de Apresentação

13
Desenvolver líderes com diálogo, transparência e legalidade. este é o nosso compromisso

description

 

Transcript of Caderno de Apresentação

Page 1: Caderno de Apresentação

Desenvolver líderes com diálogo, transparência e legalidade.este é o nosso compromisso

Page 2: Caderno de Apresentação

Missão: “Promover o engrandecimento da Ordem DeMolay no Estado de Santa Catarina.”

Visão: “Tornar a Ordem DeMolay de Santa Catarina e suas Organizações Afiliadas modelo de referência internacional”.

Objetivo:Promover o desenvolvimento das lideranças juvenis. (conceito: A ordem é dos DeMolays.)

Page 3: Caderno de Apresentação

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

Meus caros Sobrinhos DeMolays e Irmãos Maçons,

A juventude é a porta pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios. Nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço; tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida; entregar-lhe a herança de um mundo que veja nele despertar as melhores potencialidades para que seja sujeito do próprio amanhã e corresponsável do destino de todos.

Para isto, precisamos mostrar através de exemplos do dia-a-dia os valores morais e éticos. É nossa meta ser transparentes; cumpridores das leis e normas, e sempre dispostos ao diálogo, transmitindo aos nossos jovens os valores que farão deles construtores de um país e de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

Assim, nosso time foi escolhido com todo o cuidado, mesclando a experiência, com a juventude; o saber maçônico, com o saber DeMolay; a vivência profissional, com a força e energia do jovem.

Acreditamos que nossa proposta e nossa equipe sejam as mais adequadas aos anseios da Ordem DeMolay catarinense. Portanto, solicitamos que a analisem, discutam entre seus pares e, caso necessitem, estamos a disposição para qualquer esclarecimento e sempre abertos a sugestão e críticas.

Contato:[email protected]

diálogo, transparência e legalidade.

Page 4: Caderno de Apresentação

Engenheiro EletricistaCapítulo XV de Novembro nº 756Mestre MaçomGrau 30 do Rito Escocês Antigo e AceitoAugusta e Respeitável Loja Simbólica Voluntas nº 75Florianópolis/SC

Venerável Mestre da ARLS Voluntas nº 75 – Gestões 2007/2008 e 2010/2011

Há mais de cinco anos participando dos trabalhos da Ordem DeMolay, atuou no Conselho Consultivo do Capítulo Ilha de Santa Catarina nº 184. Posteriormente, auxiliou na fundação e foi o primeiro Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo XV de Novembro nº 756, cargo que desempenhou por dois mandatos. Atualmente é o Oficial Executivo da Região Grande Florianópolis.Recebeu, em outubro de 2012, Medalha de Apreço por serviços relevantes à Ordem DeMolay.

Carlos Renato dos Anjos

Grande Mestre Estadual

OS CANDIDATOS

Page 5: Caderno de Apresentação

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

Representante ComercialCapítulo Chapecó nº 252Mestre Maçom Grau 32 do Rito Escocês Antigo e AceitoAugusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade Chapecoense nº 63Chapecó/SC

Venerável Mestre da ARLS Fraternidade Chapecoense – Gestão 2011/2012

Participa das atividades do Capítulo Chapecó há mais de seis anos, estando na função de Presidente de seu Conselho Consultivo no período de 2010 a 2011. Esteve presente em todos os Congressos Estaduais desde o ano de 2009, tendo, ainda, acompanhado seu Capítulo no VII Congresso Nacional da Ordem DeMolay, no ano de 2011.

Grande Mestre Estadual Adjunto

Fábio Luís “Cascatinha” Santos Soares

Page 6: Caderno de Apresentação

Reformulação Estatutária.

Desde o início da gestão 2009/2011 do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay de Santa Catarina sofremos com a insegurança de não termos claro qual é o estatuto vigente, que deve nortear nossos trabalhos. Apesar de sabermos que o estatuto registrado é o aprovado em 2005, quando da fundação do GCE-SC, a atual gestão do Grande Conselho insiste em alegar que vige o estatuto aprovado em Assembléia Geral realizada durante o IV CEOD, no ano de 2009, que jamais foi registrado em cartório.

Mesmo ciente desta controvérsia, a atual administração do GCE-SC optou, durante os últimos dois anos, por administrar a Ordem DeMolay catarinense via Decretos, de validade discutível, ao invés de promover uma ampla reformulação estatutária.

Diante deste quadro, promoveremos a formação de uma comissão que realizará amplo estudo das normas efetivamente vigentes e, após ouvir a todos os Capítulos, apresentará projeto de novo Estatuto Social e Regras e Regulamentos, que deverão ser debatidos e aprovados por Assembléia Geral convocada especificamente para esta finalidade.

Transparência.

Acreditamos que todos aqueles que trabalham pela Ordem DeMolay em Santa Catarina têm o direito de estar cientes de cada gasto e atividade promovida pelo Grande Conselho Estadual. Atualmente, as contas são apresentadas apenas de forma resumida nas Assembléias Gerais. Sendo assim, apesar de entendermos que isto nada mais é do que o mínimo a ser feito, é apropriado que assumamos publicamente o dever de:

• Emitiredarpublicidadearelatóriossemestraisdasfinançasedemaisatividades do Grande Conselho Estadual.

• ForneceraoConselhoFiscal todaadocumentaçãonecessáriaparaque emita parecer sobre a movimentação financeira, possibilitando a análise posterior por parte de todos os Capítulos.

PROPOSTAS

Page 7: Caderno de Apresentação

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

Participação.

Não apenas os DeMolays e os Maçons que a eles dedicam orientação tem o direito à integral informação sobre as atividades e movimentações do Grande Conselho, mas devem também ter sobre estas questões possibilidade de influenciar na sua gerência. Neste sentido, é nosso compromisso:

• Implantarumaadministraçãocolegiadaeparticipativa.• TrabalharemparceriacomoGabineteEstadual(liderançajuvenil)

no sentido de fomentar a formação de líderes em cada Capitulo.• FortaleceroscanaisdecomunicaçãocomosDeMolays,atravésda

reformulação do site, reativação da lista de e-mails, bem como o uso de redes sociais.

• EstreitararelaçãocomcadaCapítulo,PrioradoeCastelo, fazendo,inclusive, com que os representantes do Grande Conselho estejam presentes em suas sessões.

• Reestruturar e fortalecer as Organizações Afiliadas (Ordem daCavalaria, Ordem dos Escudeiros e Corte Chevalier).

• Reformulação da forma como o Grande Conselho Estadual vemconduzindo os trabalhos da Ordem da Cavalaria. Estudar a viabilidade e interesse da implementação do Gabinete do Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual.

Parcerias.

Na área de apoio à nossas instituições e parcerias com outras entidades, propomos:

• Fortaleceroapoiodasinstituiçõesmaçônicas,atravésdaelaboraçãodeum material de divulgação da Ordem DeMolay voltado especificamente para as Lojas e, desta forma, ampliar o seu apoio aos Capítulos e as Organizações Afiliadas.

Page 8: Caderno de Apresentação

• Promoveraçãodecunhosocialanívelestadual,quebusque,alémdebenefícios à comunidade, integrar a Ordem DeMolay catarinense e demais entidades que trabalham pelo bem estar social.

Administração.

No quesito administrativo do Grande Conselho Estadual, mudanças de postura e avanços são necessários, sem que se deixem de preservar as boas práticas implementadas pelas gestões anteriores.

Cremos ser indispensável:• Areformulaçãodasdiretrizesdocalendáriodeatividadesestaduais,

no sentido de facilitar o transcorrer dos trabalhos dos Capítulos, evitando que definições da Diretoria Executiva do Grande Conselho dificultem as ações capitulares.

• Oestabelecimentodeumgabinetefísicoemnossasedeoficial,paraorganização dos documentos e desenvolvimento das atividades burocráticas do Grande Conselho Estadual.

Page 9: Caderno de Apresentação

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

COMPOSIÇÃO DA CHAPA

Page 10: Caderno de Apresentação

Grande Secretário EstadualDalton Parucker LuedersEngenheiro EletricistaCapítulo Companheirismo Jaraguaense nº 503Mestre Maçom – Grau 18 do Rito Escocês Antigo e AceitoAugusta e Respeitável Loja Simbólica Obreiros de Jaraguá do Sul nº 23Jaraguá do Sul/SC

Presidente da Excelsa Loja de Perfeição “Dr. Áttila de Mello Cheriff II” – Gestão 2013

No decorrer dos 7 anos em que atua junto à Ordem DeMolay, desempenhou as seguintes funções:Membro do Conselho Consultivo do Capítulo Companheirismo Jaraguaense nº 503: 2007 – atualmente;Membro do Conselho Consultivo do Priorado Ventos do Norte nº 114: 2008 – atualmente;Membro do Conselho Consultivo da Corte João Pedro Nunes nº 70: 2010 – atualmente;Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Companheirismo Jaraguaense: Gestão 2011;Oficial Executivo da Região Norte: Gestão 2011/2013

Grande Secretário Estadual AdjuntoGustavo Martins NienkoetterEngenheiro CivilSênior DeMolay (Iniciado em 25/06/2005)Capítulo XV de Novembro nº 756Priorado Santo Graal nº 18Corte João Pedro Nunes nº 70Florianópolis/SC

Mestre Conselheiro do Capítulo Ilha de Santa Catarina: Gestão 2008/BFundador do Capítulo XV de Novembro nº 756Membro do Conselho Consultivo do Capítulo XV de Novembro nº 756: 2011/2013Membro da Comissão Organizadora do I CONAMESCO-SC

Page 11: Caderno de Apresentação

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

Grande Tesoureiro Estadual AdjuntoPaulo Armando Victória de OliveiraEngenheiro AgrícolaCapítulo Concórdia nº 711Mestre Maçom – Grau 15 do Rito Escocês Antigo e AceitoAugusta e Respeitável Loja Simbólica Colunas da Concórdia nº 113Concórdia/SC

Venerável Mestre: Gestões 2011 e 2012 Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Concórdia: Gestões 2010 e 2013

Grande Tesoureiro EstadualValdir VolpatoEngenheiro CivilMestre Maçom – Grau 33 do Rito Escocês Antigo e AceitoCapítulo Braço do Norte nº 448Augusta e Respeitável Loja Simbólica Sentinela do Vale nº 54Braço do Norte/SC

Venerável Mestre: Gestões 1995, 1999/2001, 2003/2004Presidente da Loja de Perfeição "Juvenal Miranda": Gestão 2002Delegado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina para o 14º Distrito: 2012 – atualmente.

No decorrer dos 10 anos em que atua junto à Ordem DeMolay, desempenhou as seguintes funções:

Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Braço do Norte nº 448: Gestões 2004, 2005 e 2013;Oficial Executivo da Região Sul: Gestão 2006.

Page 12: Caderno de Apresentação

Grande Orador EstadualVictor Leduc MachadoAdvogadoSênior DeMolay (Iniciado em 24/05/2003)Capítulo Luiz Zaguini nº 151Priorado Santo Graal nº 18Corte João Pedro Nunes nº 70Balneário Camboriú/SC

Mestre Conselheiro do Capítulo Luiz Zaguini nº 151: Gestão 2006/BMestre Conselheiro Regional da Região Norte/Médio Vale/Grande Florianópolis: Gestão 2007/2008Mestre Conselheiro Estadual de Santa Catarina: Gestão 2008/2009Mestre Conselheiro Estadual que liderou a realização do I CONAMESCO-SCFundador do Capítulo XV de Novembro nº 756Membro do Conselho Consultivo do Capítulo XV de Novembro nº 756: 2011 – atualmente;Grande Comendador Chevalier da Corte João Pedro Nunes nº 70: Gestão 2011/2013Membro da Comissão de Apelações do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil

Page 13: Caderno de Apresentação

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

Grande Orador Estadual AdjuntoThiago SanguaniniAdvogadoSênior DeMolay (Iniciado em 30/11/2002)Capítulo Joaçaba nº 530Priorado Nelson José Damo nº 123Corte André de Montbard nº 57Mestre Maçom – Grau 6 do Rito Escocês Antigo e AceitoAugusta e Respeitável Loja Simbólica Ordem e Progresso nº 65Joaçaba/SC

Mestre Conselheiro do Capítulo Joaçaba nº 530: Gestão 2004/BIlustre Comendador Cavaleiro do Priorado Nelson José Damo nº 123: Gestão 2007Grande Comendador Chevalier da Corte André de Montbard nº 57: Gestão 2010Membro do Conselho Consultivo do Capítulo Joaçaba nº 530: 2006 - atualmente;Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Joaçaba nº 530: Gestões 2012 e 2013;

Contamos com seu apoio nas eleições de 16 de novembro.