Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do...

16
Caderno de Atividades Criativas Volume I1

Transcript of Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do...

Page 1: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

Caderno de AtividadesCriativas

Volume I1

Page 2: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

01

Olá!

Este é o segundo volume do Caderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e práticas em diálogo com as obras e a vida do artista.

O caderno possui quatro atividades relacionadas a quatro importantes obras de Segall. Dessa forma, o material é um convite para conhecer mais sobre este artista através do desenvolvimento de diversas linguagens artísticas e propostas lúdicas.

As atividades, que vão da construção de óculos coloridos à produção poética com guache e nanquim, foram pensadas para serem realizadas em parceria entre crianças e adultos como um momento de diversão e aprendizagem coletivas.

Elaboramos propostas criativas de realização simples e com materiais de fácil acesso, sempre com a apresentação de alguma obra de Lasar Segall no início de cada atividade. A ideia é aprender brincando!

Elaborem as atividades juntos, conversem sobre as percepções das obras, o que mais chama a atenção em cada trabalho do artista. Isso ajudará no aprofundamento e na relação com as atividades criativas propostas neste volume.

Algumas atividades devem ser autorizadas e supervisionados por adultos, portanto, fique atento à esses detalhes!

Desenvolvemos esse material para que ele seja uma fonte de diversão e integração por meio da prática artística. E convidamos você a compartilhar este caderno com amigos e pessoas de sua família.

Dessa forma, vocês poderão conversar sobre o material e suas produções. Quanto mais gente entrar na brincadeira, mais interessantes ficam as atividades produzidas!

Para finalizar, conheça um pouco mais sobre a vida e a obra de Lasar Segall através do nosso site www.mls.gov.br. Lá você encontra o acervo completo de obras do museu, além de fotografias, cartas, textos e outros documentos do artista. Que tal nos fazer uma visita virtual?

Boa diversão!Ação Educativa

Museu Lasar Segall

Page 3: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

02

Maternidade, 1922

Azul, amarelo, verde, roxo, vermelho... Lasar Segall amava as cores, e usava os mais variados tons em suas telas. Esse amor surgiu quando ainda era criança em sua cidade natal, Vilna. Um dia, ele descobriu pedaços de vidro coloridos em sua casa. Ao olhar através de cada pedaço, percebeu como as sensações do mundo mudavam de acordo com a cor que ele escolhia. Os vidros azuis lhe traziam calma, os de cor amarela, alegria. Os vidros de tons mais escuros o deixavam um pouco triste. Cada cor transmitia uma emoção.

Maternidade é um exemplo de como Segall usava as cores para se expressar. Na tela, a qual retrata uma mãe junto ao seu filho, podemos observar a quantidade de cores que o artista utilizou para produzir a obra. Tons que vão do ocre, laranja escuro e salmão ao azul, rosa e lilás, preenchendo todos os espaços do quadro para transmitir uma sensação de alegria, calor e serenidade.

Lasar Segall criou, em sua produção como artista, um mundo colorido, com pessoas, animais, paisagens e cidades nas mais diversas cores e tons, os quais estão presentes nas inúmeras telas e desenhos produzidos por ele ao longo da vida.

Page 4: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

03

Super óculos com lentes coloridas

ESSA ATIVIDADE REQUER A PARTICIPAÇÃO DE UM ADULTO

Vamos fazer um par de óculos com lentes coloridas para ver tudo de uma cor diferente? Para fazer a atividade você vai precisar de:

>> Você vai precisar de:

1 folha grossa de papel A3. Você pode usar caixas de papel se quiser

papel celofane colorido

lápis de escrever

tesoura ou estilete

régua

cola bastão

1. Na folha de papel A3, faça o desenho de um óculos. Imagine o tamanho dos óculos levando em conta o tamanho de seu rosto.

2. Copie o desenho dos óculos em outra parte da folha.

3. Peça para um adulto recortar os dois desenhos com tesoura ou estilete.

4. Recorte dois pedaços do papel celofane, de modo que eles caibam no aro dos óculos.

5. Cole cada pedaço de papel celofane em um dos aros.

6. Una os dois desenhos dos óculos usando a cola bastão.

7. Dobre as duas hastes do par de óculos.

Pronto! Agora basta colocar os óculos e enxergar tudo de uma forma diferente!

Page 5: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

04

Page 6: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

05

Rolo de Torá, 1933

Lasar Segall nasceu em uma família de tradição religiosa judaica em Vilna, pequena cidade do antigo Império Russo, hoje capital da Lituânia.

Em sua infância, Segall já logo demonstrou interesse pelas artes e em especial o desenho. Seu pai, Abel Segall, era sofier ou escriba da Torá. Torá é o nome que se dá aos escritos e textos sagrados do povo judeu, assim como a bíblia é para os cristãos. Os textos e os escritos eram feitos em pergaminhos e usava-se uma tinta escura e líquida muito parecida com o nanquim, utilizando um bico de pena para desenhar as letras. Por ser uma escrita sagrada, os desenhos das letras tinham que ser feitos com muita precisão e perfeição, não podendo borrar ou errar.

Segall costumava observar seu pai trabalhando e, como tinha muita habilidade, foi autorizado por ele a decorar a letras dos escritos, atividade que fazia com muito prazer e concentração. Na obra Rolo de Torá o artista rememora seus tempos de infância e retrata um homem segurando um pergaminho com escritos em hebraico, língua original na qual os textos sagrados eram escritos. Na pintura também podemos observar outro símbolo religioso como a Estrela de Davi, revelando a importância da religião e dos costumes judaicos em sua formação.

Page 7: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

06

Desenhando o alfabeto

Vamos brincar de desenhar letras com tinta nanquim, assim como o Segall fazia quando era criança? Você pode estilizar as letras do nosso alfabeto ou criar um novo código, inventando simbolos ou fazendo desenhos de frutas, flores e etc.

>> Você vai precisar de:

papel canson ou sulfite

lápis de escrever

pincel fino

tinta nanquim

1. Com um lápis, desenhe as letras ou crie simbolos para compor o seu novo alfabeto. Lembre-se de criar um desenho para cada letra. Aproveite para soltar sua imaginação!

2. Depois de criar o seu próprio alfabeto, pegue o pincel mais fino que você tiver em casa e comece a desenhar as letras com a tinta naquim

3. Aproveite este momento para treinar o traço do seu desenho, afinal escrever com o pincel pode parecer dificil no início, mas depois de algumas tentativas você verá que é muito mais divertido!

4. Depois de treinar com o pincel, pegue uma folha em branco e escreva uma frase, uma letra de música ou até mesmo uma carta para um amigo ou parente! Será que eles vão entender o que você escreveu?

5. Para terminar a brincadeira, lançamos um desafio: o que será que está escrito na imagem abaixo?

Page 8: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

07

Page 9: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

08

Gado ao luar II, 1954

Ao longo de sua vida, Lasar Segall criou pinturas, desenhos, gravuras e esculturas que expressavam suas ideias e emoções sobre diversos temas. Ele pintou retratos de sua família e de pessoas que conheceu pelos lugares onde passou. Fez paisagens coloridas do Brasil e também pintou a guerra que aconteceu na Europa.

Quando ia para sua casa em Campos do Jordão, ele gostava de olhar para a paisagem do lugar e pintar as montanhas e seus animais. Nesse quadro, chamado Gado ao luar II, Segall pintou uma paisagem em que aparecem um grupo de bois descansando com as montanhas ao fundo. Os contornos das montanhas e dos bichos parecem formas geométricas como triângulos e círculos. As cores suaves ligam todas as formas do quadro e a luz branca da lua ilumina a cena.

Nesse período, que foi dos anos 1940 até o fim de sua vida em 1957, Lasar Segall fez muitas pinturas de Campos do Jordão com florestas, montanhas, bois e cabanas que o lembravam de sua infância na Rússia.

Page 10: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

09

Com quantas manchas se faz um bicho?

Nessa atividade, vamos desenhar a partir de manchas coloridas e usar nossa criatividade para combinar formas e cores.

>> Você vai precisar de:

papel canson, cartolina ou sulfite

pincel macio e tinta aquarela ou guache para fazer as manchas

lápis coloridos e grafite para desenhar

1. Com o pincel e a tinta, faça uma ou mais manchas coloridas sobre o papel.

2. Observe as formas que você criou e pense num bicho que se pareça com elas. Que bicho é esse? O que ele está fazendo?

3. Em seguida, desenhe seu bicho sobre a mancha.

4. Se quiser, use os lápis coloridos para criar detalhes e compor um cenário para seus bichos.

Page 11: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

10

Page 12: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

11

Menino com lagartixas, 1924

Quando Segall chegou no Brasil em 1923 ele se encantou com a variedades de cores das vegetações nas paisagens do nosso país.

Como pintor expressionista, ele se interessava por temas cotidianos retratando pessoas, cidades e paisagens. E assim, ao se mudar definitivamente para o Brasil e começar a pintar paisagens e retratos de pessoas que observava, as cores de suas telas se tornaram mais variadas e ganharam mais luz. Uns dos trabalhos marcantes dessa primeira fase brasileira do pintor é a tela Menino com lagartixas, na qual ele retrata um jovem em meio à vegetação tropical.

As cores tem uma grande presença neste quadro e podemos perceber a vegetação formada por inúmeras folhas de vários tamanhos, preenchendo quase toda a tela. Segall constrói a textura das folhas desenhando linhas, que também causam a impressão de volume com as diferentes tonalidades de verdes, tanto mais escuros como mais amarelados. Você consegue identificar qual planta o Segall retratou nesse quadro?

Page 13: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

12

Uma floresta no meu jardim

Vamos desenhar uma floresta assim como o Segall? Nesta atividade iremos experimentar a frotagem, uma técnica de transferência de texturas de um objeto para o papel. Você já observou os diferentes desenhos que cada tipo de folha tem? Assim como a digital em nossas mãos, cada planta tem um desenho único, uma variedade que só encontramos na natureza. Podemos desenhar uma floresta com um tipo de planta, como o Segall fez em Menino com lagartixas, ou com várias, misturando diferentes tipos de folhas.

>> Você vai precisar de:

folhas de plantas que tiver em casa ou que possa ser colhida nos arredores

giz de cera

papel vegetal ou sulfite

fita adesiva

1. Em um papel, distribua as folhas de maneira a criar uma composição.

2. Em seguida, use uma fita adesiva no verso das plantas para fixá-las no papel. Assim fica mais fácil de transferir a imagem sem tirá-las do lugar.

3. Coloque uma outra folha de papel por cima da sua composição. É importe que essa folha não seja muito grossa para que a imagem possa ser transferida corretamente.

4. Agora é só passar com cuidado o giz de cera na cor que preferir em cima das folhas. Aos poucos você vai perceber que a imagem começará a aparecer!

Pronto! Mostre para sua família e amigos a floresta que você criou!

Page 14: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

13

Page 15: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e

14

CADERNO DE ATIVIDADES CRIATIVAS VOLUME II

Concepção e realizaçãoAção Educativa - Museu Lasar Segall

Conteúdo Josiane Cavalcanti, Luciano Favaro, Ludmila Costa Cayres

Projeto GráficoLudmila Costa Cayres

MUSEU LASAR SEGALL

Diretoria

Diretor EméritoMauricio Segall

Diretor Giancarlo Hannud

Chefe da Divisão Técnica Marcelo Monzani

Chefe da Divisão Administrativa Valquiria Cestrem

AdministraçãoRonaldo Inamine, Suzete Bomfim Feitosa, Walter Costa, Yara Iguchi

Ateliê de Gravura

Coordenador Paulo Camillo Penna

VoluntárioMario Morri

EstagiáriaSoraria Silveira

Biblioteca Jenny Klabin Segall

Coordenador Paulo Pina

EquipeCibele Velloso Cunha, Luciana Gonçalves Azevedo, Rodrigo Soares de Oliveira, Tobias Vilhena de Moraes, Vitor Rocha

VoluntáriasHilda FerrazVaner Ratto

EstagiáriaLarissa Vicente Ferreira

Cine Segall

ProgramaçãoCélio Franceschet

ProjecionistasReinaldo Rodrigues Marques

ComunicaçãoBruno Aragão

Educativo

CoordenadoraJosiane Cavalcanti

EquipeLuciano Favaro, Ludmila Costa Cayres, Renato Lopes

EstagiáriaWinie Cardozo

Informática

CoordenadorAdemir Maschio

EstagiárioGabriel Barbosa

MuseologiaCoordenadorRicardo Fernandes

PesquisaDaniel Rincon Caires, Pierina Camargo

Segurança e VigilânciaAna Claudia de Souza, Aparecido Mariano de Souza, Ednei Pereira, Espedito Roque Moreira, Gilberto Junior Montanhal, João Carlos

Rodrigues Barbosa, Josenilton Santos da Silva, Luciano de Souza Pinheiro, Roseli das Dores Santos, Rosilene Maria de Santana SouzaTiago da Silva Gonçalves

LimpezaDaiane Santos Rocha Pereira, Mariane Santos Ferreira, Sérgio Antônio Silva

RecepçãoAna Maria Brandão, Alessandra Cristina

ManutençãoFernando Pereira Cordeiro

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE AMIGOS DO MUSEU LASAR SEGALL

AdministraçãoSandra Brito

EquipeMarcio Ramos da Silva, Marlene Thomann

Clique e siga nossas redes:

Page 16: Caderno de Atividades CriativasCaderno de Atividades Criativas, elaborado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Nele, você encontrará um conjunto de atividades criativas e