CADERNO IMPAR

16
SANTA CATARINA, QUINTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2011

description

Caderno Impar 2011

Transcript of CADERNO IMPAR

Page 1: CADERNO IMPAR

SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 2011

Page 2: CADERNO IMPAR

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 20112

Page 3: CADERNO IMPAR

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 2011 3

Page 4: CADERNO IMPAR

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 20114

FotografiaArquivo pessoal CD e divulgação

Gerente comercialLauro Cordeiro

DiagramaçãoJefferson Sodré

O CONSUMIDOR DIAGNOSTICAUm diagnóstico detalhado do sucesso das marcas de diversos segmen-

tos, no mercado catarinense. Este é o objetivo principal da pesquisa IMPAR.

E mais: trata-se de uma pesquisa feita em campo, junto ao consumidor das

marcas citadas. A coleta de dados é feita por uma equipe de profissionais,

distribuídos por todas as regiões pesquisadas. É o catarinense que aponta

as marcas preferidas, o que confere alto grau de confiabilidade ao resulta-

do final da pesquisa.

Em sua quarta edição, a pesquisa IMPAR, um trabalho conjunto com

o Ibope Inteligência, torna-se mais abrangente, trazendo novamente a

radiografia do consumidor catarinense em diversas áreas, desde o time

preferido até os hábitos de consumo.

Uma novidade desta edição é a pesquisa Geração Its, voltada ao públi-

co jovem, que aponta suas preferências em oito segmentos relacionados

à faixa etária dos 16 aos 24 anos. Todos os resultados estão divulgados

neste anuário, que começa a ser entregue nos eventos de certificação

das marcas de maior afinidade, além de ser distribuído para entidades

empresariais, políticas e governamentais, prefeituras, universidades e bi-

bliotecas.

Consolidada como o principal termômetro da preferência do consu-

midor catarinense, a pesquisa IMPAR se torna imprescindível em sua

missão de ser um vetor do mercado, e consagra-se como uma impor-

tante ferramenta de gestão de marcas. O crescimento na quantidade

de páginas, de artigos assinados e de anunciantes comprova o suces-

so desta iniciativa.

Pela primeira vez no IMPAR, o Geração Its é

um recorte da pesquisa Índice das Marcas de

Preferência e Afinidade Regional (IMPAR), onde

foram destacadas, em oito segmentos, as res-

postas com as escolhas dos jovens entre 16 e

24 anos. Os dados mostram também o espaço

que cada uma das marcas, escolhidas pelo pú-

blico jovem, ocupa na mente desses consumi-

dores em cada mercado pesquisado. Identificar

oportunidades de posicionamento é um gran-

de teste da habilidade para os departamentos

de marketing das empresas e esse retrato vai

contribuir para o posicionamento das marcas

destinadas ao publico desta faixa etária.

Page 5: CADERNO IMPAR

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 2011 5

Mário José Gonzaga Petrelli Presidente do Grupo RIC

A Pesquisa IMPAR realizada pelo Grupo RIC abrange as diversas regiões do estado e reflete nossa missão de contribuir permanentemente para identificar e promover as potencialidades e realizações do pujante mercado catarinense, bem como os comportamentos e as prefe-rências do consumidor quanto aos mais diversos nichos e segmentos produtivos. Este novo consumidor do século XXI é cada dia mais exigente, e informado também enquanto cidadão e membro atuante da comunidade onde vive e atua.

Considerando esse novo cenário, um dos principais temas que emerge com frequência nos últimos anos – tanto no nível estadual como nacional – diz respeito ao desafio de conciliar a imperiosa necessidade de desenvolvimento social e econômico com o equilíbrio e a susten-tabilidade ambiental. Cada vez mais, vivemos uma era de ecodesenvolvimento, onde uma abordagem mais holística e sistêmica precisa ser aplicada a todos os processos produtivos e em todo o ciclo de vida dos produtos.

O grande desafio de nossos tempos, entretanto, reside na equilibrada compatibilização das iniciativas desenvolvimentistas com a devida salvaguarda e o respeito do patrimônio ambien-tal: fonte de qualidade de vida e aúde para a sociedade, por sua função produtiva e ecológica; e simultaneamente um atrativo estético e natural com forte potencial também turístico e econômico, desde que os recursos sejam aproveitados com racionalidade, planejamento e bom senso.

Tome-se como exemplo, dentre outros, a atual discussão do novo Código Florestal para o Brasil, matéria cujo relator no Senado, em mais de uma comissão, é o senador catarinense Luiz Henrique da Silveira. Num país de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, é o momento em que legisladores, o Judiciário e a sociedade como um todo devem entender que não pode haver uma lei geral – única – que atenda às diferentes peculiaridades regionais de cada estado: pois aquilo que vale para o Amazonas não é igual para Sergipe; assim como o que é válido para Santa Catarina pode não ser o ideal para o Mato Grosso. Daí a necessidade de se refletir sobre essas diferenças e singularidades da Federação e buscar soluções legais que contemplem a referida diversidade.

É nesse contexto que o Grupo RIC alia-se também a outros segmentos institucionais, téc-nicos, administrativos e do terceiro setor que têm procurado equações mais inteligentes, conciliatórias e menos radicais quanto à abordagem da temática “desenvolvimento e meio ambiente”. A própria OAB-SC, num segundo exemplo, lançou em agosto uma campanha para a conscientização da necessidade de se preservar os recursos hídricos de Santa Catarina, com o slogan “Águas limpas: tô nessa”. Há que se promover, mais e mais, iniciativas do gênero, que exaltem a correta valorização, a preservação e o equilíbrio do meio ambiente e seus funda-mentais recursos à nossa própria sobrevivência como espécie e sociedade organizada.

Paralelamente, legisladores e órgãos de regulamentação, defesa e fiscalização do meio ambiente devem primar por leis, práticas e procedimentos cada vez mais integrados, trans-parentes e objetivos, que propiciem um cenário de segurança jurídica ao cidadão, a quem empreende, constrói ou planeja e administra o território urbano, rural e ambiental de uma forma mais ampla.

O mesmo deve acontecer na esfera do Judiciário, dos advogados, do Ministério Público e outros agentes técnicos e especializados, aperfeiçoando e exercendo suas missões sintoniza-dos com o respeito à legislação, sensíveis às ponderações comunitárias e de ambientalistas que se comprovem justas e fundamentadas; mas, igualmente, fazendo também valer os di-reitos da lei para as partes que investem e promovem o desenvolvimento por meio de em-preendimentos geradores de empregos, de atividade econômica consequente, do turismo e todo o tipo de progresso concatenado e bem organizado, equilibrado.

Os tempos são de conciliação e compatibilização do desenvolvimento com o meio am-biente, efetivando, na prática, a construção de uma sociedade catarinense que promova a sustentabilidade e o progresso, com qualidade de vida e bem-estar, respeitando legislação e avaliando a realidade com bom senso e sem extremismos de qualquer das partes.

O Grupo RIC – Rede Independência de Comunicação – é hoje um dos maiores grupos regionais de comunicação do Brasil, atuando nos mercados paranaense e catarinense, com uma plataforma multimídia composta por TVs, rádios, internet, jornais e revistas dirigidas a todos os segmentos.

Neste 2011, estamos agregando mais valor ao público catarinense e aos nossos clientes por meio de inovações como a implantação da TV digital; a parceria com o jornal Lance, que pro-piciou ao nosso jornal Notícias do Dia oferecer aos seus leitores, nas segundas-feiras, o maior caderno de esportes do Sul do Brasil; e a adoção do programa RIC CO² Impacto Zero, que visa neutralizar a emissão de gás carbônico oriundo de publicidade nos veículos do Grupo, através do plantio de árvores em Santa Catarina. Com este projeto, a RIC tornou-se o primeiro grupo de comunicação do Brasil a realizar publicidade sustentável.

É com muita satisfação, também, que vemos o nosso projeto IMPAR – Índice de Marcas de Preferência e Afinidade Regional – atingir sua quarta edição, neste ano, consolidando-se como a pesquisa do gênero mais completa no Sul do Brasil e com características ainda iné-ditas e originais.

Um verdadeiro atlas socioeconômico – editado em Santa Catarina e também no Paraná –, o IMPAR é realizado em parceria com o Ibope Inteligência e apresenta os resultados de pesqui-sas sobre 45 segmentos de produtos e serviços de nossa economia, constituindo-se num es-tudo de grande significado e utilidade como referência e fonte de pesquisa mercadológica.

O grande diferencial de mais este projeto inovador do Grupo RIC, com relação a projetos similares de concorrentes, está na relação que a pesquisa apresenta entre a lembrança da marca e a preferência do público consumidor. Até então, as pesquisas convencionais centra-vam-se apenas nas marcas mais lembradas.

Nem sempre, contudo, a marca mais lembrada é efetivamente a preferida e a que o con-sumidor termina comprando. O IMPAR identifica e ocupa justamente esta lacuna: detecta a afinidade da marca com o consumidor, associando e somando os critérios “lembrança” e “preferência”. É por esse particular que o anuário inova e vai além da concorrência.

Outra característica que o torna um projeto exclusivo é o seu caráter regional e local, for-necendo um verdadeiro “mapa do consumidor”, segmentado e detalhado dentro da cadeia produtiva das diversas regiões e polos econômicos abrangidos, incluindo as principais cida-des e mercados catarinenses.

Merece ainda destaque a parceria do Projeto IMPAR com o credenciado Ibope Inteligên-cia para a realização das pesquisas, cujos resultados são ilustrados com textos, gráficos e fo-tos, além de artigos assinados, entrevistas e reportagens especiais. Por essas características mercadológicas e editoriais, o IMPAR consolidou-se, definitivamente, como uma radiografia inédita dos consumidores catarinenses, revelando o que pensam sobre as marcas que aqui circulam.

Como decorrência das pesquisas, o IMPAR entrega certificados aos vencedores represen-tantes das marcas de maior destaque, o que tem valorizado ainda mais a importância do Projeto junto ao empresariado e ao trade de marketing e comunicação.

Por meio do IMPAR, o Grupo RIC cumpre a sua parte no sentido de valorizar e reconhecer a qualidade de empresas, empreendedores, marcas, produtos, serviços e o consumo em Santa Catarina, refletindo a filosofia de servir às comunidades onde atua e contribuir para o seu desenvolvimento social e econômico.

Celebremos, pois, esta quarta edição da pesquisa. Boa leitura. E bom proveito.

PESQUISA IMPAR: MAIS UMA INOVAÇÃO DE SUCESSO DO GRUPO RIC

Marcello Corrêa Petrelli - Vice-Presidente Executivo do Grupo RIC SC

COMPATIBILIZANDO DESENVOLVIMENTOE MEIO AMBIENTE

Page 6: CADERNO IMPAR

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 20116

De segunda a sábado, você diria que almoça na maioria das vezes na sua casa ou fora de casa?

EM CASA74%26% FORA DE CASA

6 HORAS

De maneira geral, em qual horário do dia você costuma acordar?

30%30%17%

7 HORAS

8 HORAS

Em média, quantas vezes por semana você consome carne bovina, suína, peixe ou frango?

COMEM CARNE 7 VEZES POR SEMANA

45%

14 VEZES

6 VEZES

5 VEZES

17%6%6%

Que tipo de carne você mais consome?

84%

FRANGO

SUíNO

PEIxE

80%18%17%

E qual tipo de peixe você mais consome? Peixe de água doce ou peixe de água salgada?

PEIxE DE ÁGUA SALGADA

79%

ÁGUA DOCE15%

COMEM CARNE BOVINA

40%3%2%

Para você, qual a personalidade que tem a cara de Santa Catarina?

GUSTAVO KUERTEN / GUGA

FERNANDO SCHERER - xUxA

PAULO ZULU

A única forma de saber se estamos trabalhando da maneira correta é quando o cliente reconhece nosso trabalho, quando o consumidor prefere a nossa marca. Dessa forma, o IMPAR mostra não apenas as marcas mais lembradas, mas também as de maior afinidade e preferência dos consumidores. Em outras palavras, o IMPAR vem certificar e premiar as marcas que melhor compreenderam seus clientes.Essa pesquisa é de grande importância em nosso contexto regional, pois permite uma leitura real das necessidades, desejos e preferências dos nossos consumidores.Outro diferencial desta pesquisa é o reconhecimento e a premiação aos empresários regionais que investem no marketing para melhor compreender as necessidades de seus clientes.

Cleiton José Friederich – Ipse

“IMPAR, com certeza uma ferramenta que impulsiona as pequenas e médias empresas a divulgarem seus produtos e serviços, e com este reconhecimento motivador, inspirar os concorrentes gerando renda para o comércio, destacando os fornecedores, veículos e agências.O evento realizado mostrou e fortificou a credibilidade e confiabilidade nos resultados apresentados, o que é raro vermos nos dias atuais.Em tudo o que faz, a RicRecord realiza um trabalho sério e competente e isto não seria diferente para o IMPAR.”

Um dos pontos determinantes para o retorno do investimento empresarial é o conhecimento do mercado onde o mesmo atua. Para este mapeamento é fundamental que o empresário invista também em pesquisas e estudos que tracem o perfil do seu público alvo. No seu planejamento estratégico, o empreendedor deve propor ações que permitam diagnosticar a tendência mercadológica. Um exemplo clássico acontece na produção industrial. O que se produz deve sempre atender a necessidade do consumidor, que é a ponta final de toda cadeia, ou seja, entender o momento econômico e os hábitos de consumo. Não diferente de qualquer outro, em Santa Catarina segue-se a mesma regra, ou seja, o gestor não pode administrar sem interagir com seu público. Ele precisa estar atento a demanda, pois só desta forma irá produzir o que se consome e ter o retorno do seu investimento. Maria Izabel Sandri - Presidente da ACII

Marco Antônio Guerreiro Chaves Diretor Propaga Comunicação

Um município em crescente desenvolvimento é atrativo para a implantação de novos empreendimentos, pois oferece oportunidades para encontrar nichos diferenciados de mercado e, assim, potencializar uma marca. Blumenau é uma cidade que está crescendo muito nos últimos anos e temos trabalhado pensando na infraestrutura necessária para acompanhar isso.Um dos meios de detectar se este crescimento está sendo satisfatório, são as pesquisas de opinião, por meio das quais também temos a possibilidade de apreciar dados atualizados e confiáveis, avaliando se o planejamento está voltado para as necessidades reais da cidade.Nossa preocupação é com o desenvolvimento estruturado do município, que recebe cada vez mais pessoas interessadas em viver ou investir aqui. Essa preocupação fortalece nossa posição perante outros municípios de Santa Catarina e, consequentemente, atrai novos investidores, que enxergam Blumenau como uma cidade com potencial para crescer e valorizar as marcas e o mercado catarinense.

João Paulo Kleinübing - Prefeito de Blumenau

O Poder Público Municipal tem papel fundamental na efetivação de políticas e projetos que dinamizem e viabilizem o crescimento e desenvolvimento das cidades. Através de ações inovadoras, a Prefeitura deve promover e incentivar a expansão e a consolidação das mais diversas atividades econômicas, possibilitando a diversificação e o aumento da produção, que por consequência, geram renda e aumentam os índices de empregabilidade. Esta é a nossa visão do nosso governo. Quando a Administração Municipal é parceira, a iniciativa privada tem espaço e pode alcançar patamares até então distantes. Isso proporciona o crescimento mútuo, onde todos ganham, principalmente a população, que passa a contar com mais ofertas e possibilidades de escolha entre variados produtos. Esta é a missão do gestor público: empreender e promover o desenvolvimento. Somos conhecidos internacionalmente pela força de nossa economia e de um povo trabalhador, que valoriza o seu passado e planeja o futuro constantemente.

José Caramori – Prefeito de Chapecó

Dário Berger - Prefeito de Florianópolis

É papel do poder municipal proporcionar um ambiente saudável para o desenvolvimento de novas empresas, produtos e marcas. Quando falamos de um ambiente saudável, estamos falando não apenas de leis de incentivo, que estimulem a economia local, mas sobretudo de uma infraestrutura que garanta o escoamento da produção e o desenvolvimento sustentável.O poder municipal deve, ainda, fomentar, em parceria com entidades setoriais, a qualificação da mão de obra a partir de projetos educacionais dirigidos à vocação econômica regional, pois somente com uma mão de obra qualificada empresas e marcas podem se desenvolver.

Carlito Merss - Prefeito de Joinville

É nos municípios que nascem as grandes marcas. O papel do governo no desenvolvimento econômico é o da organização da infraestrutura, da desburocratização de processos, incentivos a capacitação, a definição da ocupação territorial e a interrelação regional.É sobre esta base sólida construída pelo poder público que se desenvolvem talentos, ideias e empreendedores que constroem as marcas de sucesso.A função dos municípios é dar todas as condições para que as pessoas desenvolvam suas potencialidades e elevem suas empresas aos melhores padrões de mercado.

Jandir Bellini – Prefeito de Itajaí

A diversificação da economia é muito importante para um município, pois minimiza os efeitos de crises setorizadas. No momento, além dos avanços já obtidos neste sentido, vimos com bons olhos o crescimento da indústria do turismo em nossa cidade, que deve sofrer um profundo impacto positivo com a conclusão definitiva do Centreventos, o que nos credenciará como polo do turismo de negócios. E também em virtude da visibilidade mundial que Itajaí deve obter com o advento da Volvo Ocean Race.

Bruno Linhares Bortoluzzi - Prefeito de Xanxerê

A diversificação das marcas e a grande oferta de novos produtos faz com que a missão das empresas em firmar sua marca se torne uma tarefa cada vez mais atribulada e eficaz. Em tempos de mudanças e com o mercado em constante crescimento, se faz necessário novas posturas gerenciais, exigindo gestores mais preparados para planejar, tomar decisões rápidas e construir novos resultados. Xanxerê vive hoje um momento de transformação comercial e industrial. Através da Lei de Incentivo Fiscal nº 3157/2009, a nossa administração busca proporcionar o desenvolvimento econômico da indústria e comércio. E visando ampliar a nossa área industrial, lançamos a concorrência pública número 01/2011, para as empresas interessadas em instalar-se em Xanxerê.Conseguimos, em dois anos e meio de administração, dar mais dignidade à população, com acesso à moradia, ao emprego e a melhoria na renda familiar. Com grande esforço, melhoramos a educação de nossas crianças, através da valorização profissional, onde professores da rede municipal recebem, desde 2009, o piso nacional. Além disso, pensamos no bem-estar de nossas crianças, através de incentivos como o projeto “Leite Pão Amigo”, fornecendo semanalmente dois litros de leite e seis pães para crianças de zero a 2 anos e um litro de leite e seis pães para alunos com mais de 2 anos de idade, desde que não tenham faltado às aulas na semana. Com isso, diminuímos em mais de 75% o índice de faltas nas aulas.São pequenas ações, mas que podem fazer toda diferença no mercado. E é nisso que pensamos diariamente, ao planejarmos o desenvolvimento econômico de nosso município: em ações e atitudes que venham agregar ao nosso munícipe e àqueles que pensam em investir em Xanxerê, uma cidade muito promissora.

Page 7: CADERNO IMPAR

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 2011 7

De segunda a sábado, você diria que almoça na maioria das vezes na sua casa ou fora de casa?

EM CASA74%26% FORA DE CASA

6 HORAS

De maneira geral, em qual horário do dia você costuma acordar?

30%30%17%

7 HORAS

8 HORAS

Em média, quantas vezes por semana você consome carne bovina, suína, peixe ou frango?

COMEM CARNE 7 VEZES POR SEMANA

45%

14 VEZES

6 VEZES

5 VEZES

17%6%6%

Que tipo de carne você mais consome?

84%

FRANGO

SUíNO

PEIxE

80%18%17%

E qual tipo de peixe você mais consome? Peixe de água doce ou peixe de água salgada?

PEIxE DE ÁGUA SALGADA

79%

ÁGUA DOCE15%

COMEM CARNE BOVINA

40%3%2%

Para você, qual a personalidade que tem a cara de Santa Catarina?

GUSTAVO KUERTEN / GUGA

FERNANDO SCHERER - xUxA

PAULO ZULU

A única forma de saber se estamos trabalhando da maneira correta é quando o cliente reconhece nosso trabalho, quando o consumidor prefere a nossa marca. Dessa forma, o IMPAR mostra não apenas as marcas mais lembradas, mas também as de maior afinidade e preferência dos consumidores. Em outras palavras, o IMPAR vem certificar e premiar as marcas que melhor compreenderam seus clientes.Essa pesquisa é de grande importância em nosso contexto regional, pois permite uma leitura real das necessidades, desejos e preferências dos nossos consumidores.Outro diferencial desta pesquisa é o reconhecimento e a premiação aos empresários regionais que investem no marketing para melhor compreender as necessidades de seus clientes.

Cleiton José Friederich – Ipse

“IMPAR, com certeza uma ferramenta que impulsiona as pequenas e médias empresas a divulgarem seus produtos e serviços, e com este reconhecimento motivador, inspirar os concorrentes gerando renda para o comércio, destacando os fornecedores, veículos e agências.O evento realizado mostrou e fortificou a credibilidade e confiabilidade nos resultados apresentados, o que é raro vermos nos dias atuais.Em tudo o que faz, a RicRecord realiza um trabalho sério e competente e isto não seria diferente para o IMPAR.”

Um dos pontos determinantes para o retorno do investimento empresarial é o conhecimento do mercado onde o mesmo atua. Para este mapeamento é fundamental que o empresário invista também em pesquisas e estudos que tracem o perfil do seu público alvo. No seu planejamento estratégico, o empreendedor deve propor ações que permitam diagnosticar a tendência mercadológica. Um exemplo clássico acontece na produção industrial. O que se produz deve sempre atender a necessidade do consumidor, que é a ponta final de toda cadeia, ou seja, entender o momento econômico e os hábitos de consumo. Não diferente de qualquer outro, em Santa Catarina segue-se a mesma regra, ou seja, o gestor não pode administrar sem interagir com seu público. Ele precisa estar atento a demanda, pois só desta forma irá produzir o que se consome e ter o retorno do seu investimento. Maria Izabel Sandri - Presidente da ACII

Marco Antônio Guerreiro Chaves Diretor Propaga Comunicação

Um município em crescente desenvolvimento é atrativo para a implantação de novos empreendimentos, pois oferece oportunidades para encontrar nichos diferenciados de mercado e, assim, potencializar uma marca. Blumenau é uma cidade que está crescendo muito nos últimos anos e temos trabalhado pensando na infraestrutura necessária para acompanhar isso.Um dos meios de detectar se este crescimento está sendo satisfatório, são as pesquisas de opinião, por meio das quais também temos a possibilidade de apreciar dados atualizados e confiáveis, avaliando se o planejamento está voltado para as necessidades reais da cidade.Nossa preocupação é com o desenvolvimento estruturado do município, que recebe cada vez mais pessoas interessadas em viver ou investir aqui. Essa preocupação fortalece nossa posição perante outros municípios de Santa Catarina e, consequentemente, atrai novos investidores, que enxergam Blumenau como uma cidade com potencial para crescer e valorizar as marcas e o mercado catarinense.

João Paulo Kleinübing - Prefeito de Blumenau

O Poder Público Municipal tem papel fundamental na efetivação de políticas e projetos que dinamizem e viabilizem o crescimento e desenvolvimento das cidades. Através de ações inovadoras, a Prefeitura deve promover e incentivar a expansão e a consolidação das mais diversas atividades econômicas, possibilitando a diversificação e o aumento da produção, que por consequência, geram renda e aumentam os índices de empregabilidade. Esta é a nossa visão do nosso governo. Quando a Administração Municipal é parceira, a iniciativa privada tem espaço e pode alcançar patamares até então distantes. Isso proporciona o crescimento mútuo, onde todos ganham, principalmente a população, que passa a contar com mais ofertas e possibilidades de escolha entre variados produtos. Esta é a missão do gestor público: empreender e promover o desenvolvimento. Somos conhecidos internacionalmente pela força de nossa economia e de um povo trabalhador, que valoriza o seu passado e planeja o futuro constantemente.

José Caramori – Prefeito de Chapecó

Dário Berger - Prefeito de Florianópolis

É papel do poder municipal proporcionar um ambiente saudável para o desenvolvimento de novas empresas, produtos e marcas. Quando falamos de um ambiente saudável, estamos falando não apenas de leis de incentivo, que estimulem a economia local, mas sobretudo de uma infraestrutura que garanta o escoamento da produção e o desenvolvimento sustentável.O poder municipal deve, ainda, fomentar, em parceria com entidades setoriais, a qualificação da mão de obra a partir de projetos educacionais dirigidos à vocação econômica regional, pois somente com uma mão de obra qualificada empresas e marcas podem se desenvolver.

Carlito Merss - Prefeito de Joinville

É nos municípios que nascem as grandes marcas. O papel do governo no desenvolvimento econômico é o da organização da infraestrutura, da desburocratização de processos, incentivos a capacitação, a definição da ocupação territorial e a interrelação regional.É sobre esta base sólida construída pelo poder público que se desenvolvem talentos, ideias e empreendedores que constroem as marcas de sucesso.A função dos municípios é dar todas as condições para que as pessoas desenvolvam suas potencialidades e elevem suas empresas aos melhores padrões de mercado.

Jandir Bellini – Prefeito de Itajaí

A diversificação da economia é muito importante para um município, pois minimiza os efeitos de crises setorizadas. No momento, além dos avanços já obtidos neste sentido, vimos com bons olhos o crescimento da indústria do turismo em nossa cidade, que deve sofrer um profundo impacto positivo com a conclusão definitiva do Centreventos, o que nos credenciará como polo do turismo de negócios. E também em virtude da visibilidade mundial que Itajaí deve obter com o advento da Volvo Ocean Race.

Bruno Linhares Bortoluzzi - Prefeito de Xanxerê

A diversificação das marcas e a grande oferta de novos produtos faz com que a missão das empresas em firmar sua marca se torne uma tarefa cada vez mais atribulada e eficaz. Em tempos de mudanças e com o mercado em constante crescimento, se faz necessário novas posturas gerenciais, exigindo gestores mais preparados para planejar, tomar decisões rápidas e construir novos resultados. Xanxerê vive hoje um momento de transformação comercial e industrial. Através da Lei de Incentivo Fiscal nº 3157/2009, a nossa administração busca proporcionar o desenvolvimento econômico da indústria e comércio. E visando ampliar a nossa área industrial, lançamos a concorrência pública número 01/2011, para as empresas interessadas em instalar-se em Xanxerê.Conseguimos, em dois anos e meio de administração, dar mais dignidade à população, com acesso à moradia, ao emprego e a melhoria na renda familiar. Com grande esforço, melhoramos a educação de nossas crianças, através da valorização profissional, onde professores da rede municipal recebem, desde 2009, o piso nacional. Além disso, pensamos no bem-estar de nossas crianças, através de incentivos como o projeto “Leite Pão Amigo”, fornecendo semanalmente dois litros de leite e seis pães para crianças de zero a 2 anos e um litro de leite e seis pães para alunos com mais de 2 anos de idade, desde que não tenham faltado às aulas na semana. Com isso, diminuímos em mais de 75% o índice de faltas nas aulas.São pequenas ações, mas que podem fazer toda diferença no mercado. E é nisso que pensamos diariamente, ao planejarmos o desenvolvimento econômico de nosso município: em ações e atitudes que venham agregar ao nosso munícipe e àqueles que pensam em investir em Xanxerê, uma cidade muito promissora.

Page 8: CADERNO IMPAR

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 20118

33%SIM

Pretende viajar a lazer para fora de Santa Catarina nos próximos 12 meses?

OUTRO ESTADO

ExTERIOR

AMBOS

85%8%4% 31%

Para qual outro estado do Brasil você pretende viajar nos próximos 12 meses?

PARANÁ23%13%7%6%

RS

SP

BA

Rj

17%10%9%9%

23%Para qual país você pretende viajar nos próximos 12 meses?

PARAGUAIARGENTINA

ITÁLIA

EUA

INGLATERRA

Um estudo desenvolvido pela IPC Marketing Editora comprova que Blumenau será a terceira cidade que mais pretende consumir em Santa Catarina em 2011, com uma estimativa de gastos de R$ 5,8 bilhões – atrás apenas da capital Florianópolis e de Joinville. A Câmara de Dirigentes (CDL) de Blumenau está focada em aproveitar esta oportunidade. Para isso, investe em qualidade de atendimento e serviços para suprir as necessidades dos consumidores e atrair novos clientes. A previsão é de que o consumo deva aumentar em todas as classes sociais. Como em todo o país, os lojistas de Blumenau já perceberam o forte crescimento e a presença cada vez maior das classes B e C no mercado. O mercado blumenauense, bem como os lojistas de todo o país, já notou que é preciso atenção extra e estratégias especiais para receber e agradar este público. A CDL investe no treinamento e na capacitação de lojistas, gerentes e atendentes com diversos cursos disponíveis através de diversas ferramentas, entre elas o Centro Educacional do Varejo (CEV), que leva conhecimento e estratégias para um incremento na venda e no consequente lucro dos lojistas da região – sem esquecer o bom atendimento ao público.

Pedro Paulo de Abreu - Presidente CDL Fpolis

Certa feita, a mãe de um amigo meu precisou comprar uma geladeira. Pesquisou preços, condições de pagamento e fabricantes – e no final optou por uma que nem era a mais barata, e sim de uma marca que ela conhecia e confiava. Quando o produto foi entregue, o filho perguntou: “De que adiantou a senhora ter procurado tanto, se acabou comprando uma das mais caras?”. Ao que a senhora respondeu: “Eu não tenho dinheiro sobrando, então não posso me dar ao luxo de comprar errado”.Conto esta história para exemplificar o quanto as marcas são importantes na vida da gente. Com certeza, a mãe de meu amigo baseou sua escolha em alguma experiência, positiva com a marca em questão ou negativa com as concorrentes. E, quando isso acontece a ponto de o consumidor não considerar o preço como critério preponderante para definir se irá levar o artigo do fabricante A ou do B, acionista, desenvolvedor, diretor de marketing, vendedor e demais profissionais envolvidos na manufatura e comercialização do produto podem ficar tranquilos: mais do que um freguês, sua marca ganhou um defensor.

Para o setor lojista de Joinville e região a Pesquisa IMPAR – Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional é muito importante, pois identifica as marcas de maior preferência junto à população. As análises de cenário, comportamento de mercado e sociedade revelam o que o consumidor está pensando e exigindo do mercado. Cada vez mais, os consumidores estão atentos e exigentes aos produtos que adquirem. Entendemos que as características de como as pesquisas são feitas, garantem a credibilidade ao projeto IMPAR. Sem dúvida nenhuma, os resultados beneficiam não só os planejamentos das empresas, mas também a sociedade, que tem a oportunidade de conhecer melhor os destaques da economia de SC e valorizar as marcas que trabalham com seriedade em nosso Estado. Com certeza, a mais lembrada pelo consumidor, precisa ter sua afinidade e preferência. Carlos Grendene - Presidente CDL Joinville

Paulo Cesar Lopes - Presidente CDL Blumenau

A importância de se conhecer o consumidor é um fator vital para o comércio. Sem o consumidor o comércio não existiria. Porém, mais importante que o consumidor é o consumidor consciente. Aquele que procura ser capaz de separar o desejo à necessidade. Aquele que acima da necessidade tem a consciência de que pode fazê-lo sem prejuízo para si, ou pra outrem. A consciência de que se consumidor demasiadamente, poderá faltar a outrem. Dados indicam que a humanidade está consumindo 25% de recursos naturais de que a capacidade de renovação a terra. Se isso continuar, em 50 anos, poderemos necessitar de dois planetas para atender nossa necessidades, portanto, sejamos conscientes. O consumidor consciente ajudará, com toda certeza, a desenvolver e engrandecer uma nação.

jOSé DADA – PRESIDENTE CDL ITAjAí

Page 9: CADERNO IMPAR

Joinville

TIM - Leandra de Souza e Fernanda Generoso

UFSC - Álvaro Lezana e UNIVALE - Valdir Cechinel Filho

UNIMED - Eduardo Arins UNIVILLE - Ivo Koehntopp e Ana Paula Castro

VILA NOVA - Alceu Roberto Pofo

SALFER - Vanderlei Ilídio Gonçalves SENAI - Elisa Justino SHOPPING MUELLER - Áurea Pirmann e Maria Helena da Silva

SUPER ÓTICAS SÃO JOSÉ - Isamara Canto

TAM - Elisângela Bastos

LIVRARIAS CURITIBA - Simone Sátiro MARISA - Elisângela Feuzer MC DONALDS - Roberto Nogueira OURO FINO - Eugênio J. Simões Jr PETROBRAS - Marco Antônio da Cruz

FREDY PNEUS - Ronivaldo da Rosa HAVAN - Gilberto Gastaldi IRINEU IMÓVEIS - Irineu Machado Jr JÔ CALÇADOS - Júlio César Oliveira KG MOTOS - Vilmar de Santi

CASSOL - Andrino Gil de Souza COCA COLA - Carlos Eli CVC - Inês Sebben DROGARIA CATARINENSE - Amandio Barros

FISK - Mônica Ilg

ANGELONI - Isaac Souza ACK - Sérgio Luis da Silva BIG BEN - Gilsiane Demarche e Lourdes Duarte

BOM JESUS - Silvio Iung BRADESCO - Odimar Santos Caldeira

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 2011 9

Page 10: CADERNO IMPAR

Florianópolis

MELHOR TIME DE FUTEBOL – Nestor Lodetti (Figueirense, Florianópolis) e Nilson Zunino (Avaí, Santa Catarina), com Mário José Gonzaga Petrelli (centro)

PERSONALIDADE COM A “CARA” DE SC – Rafael Kuerten (representando Guga Kuerten), com Mário José Gonzaga Petrelli

CIDADE DE MELHOR COMÉRCIO DE SC – José Luiz Santos (Sindilojas) e Pedro Paulo Abreu (CDL), Florianópolis, com Mário José Gonzaga Petrelli

MELHOR CIDADE TURíSTICA DE SC – Fenelon Damiani, secretário de Comunicação da prefeitura de Florianópolis, com Mário José Gonzaga Petrelli

FARMáCIA – Robson Menin (Preço Popular e Catarinense), com Reynaldo Ramos, Renato Viana e Sérgio Medeiros

MELHOR CIDADE TURíSTICA DO INTERIOR DE SC – Prefeito Edson Renato Dias e vice-prefeito Cláudio Dalvesco, de Balneário Camboriú, com Marcello Petrelli (centro)

FAST FOOD – Ednelson Miguel (McDonald’s), com Reynaldo Ramos, Renato Viana e Sérgio Medeiros

TOP IMPAR 2011 – Otávio Lebarbechon (Unimed), com Marcello Petrelli. A Unimed obteve o maior índice de preferência entre todos os segmentos pesquisados

LOJA DE ARTIGOS ESPORTIVOS E LOJA DE CALÇADOS – Pedro Paulo de Abreu (Carioca Sports e Carioca Calçados), com Albertino Zamarco e Tito Schmidt

FINANCEIRA – Oliandro Alberti (BV), com Albertino Zamarco e Tito Schmidt

IMOBILIáRIA – Marcelo Brognoli (Brognoli), com Albertino Zamarco e Tito Schmidt

JOALHERIA – Gilberto Quevedo (Quevedo), com Albertino Zamarco e Tito Schmidt

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 201110

Page 11: CADERNO IMPAR

MELHOR FESTA DE SC – Rainha Cristina Krüger e princesas Sabrina Beck e Ana Paula Tolardo (Oktoberfest)

LOJA DE MÓVEIS E DECORAÇõES – Leila Porsch (Cedro), com Albertino Zamarco e Tito Schmidt

LOJA DE DEPARTAMENTOS – Daiana Tholl (Havan), com Albertino Zamarco e Tito Schmidt

PLANO DE SAúDE – Otávio Lebarbechon (Unimed), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

REDE DE COMBUSTíVEIS – Marco Faria Klann (Petrobras), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

REFRIGERANTE – André Schulz (Coca-cola), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

REVENDA DE AUTOMÓVEIS – Guilherme Schmitt Berkenbrock (Globovel), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

REVENDA DE MOTOCICLETAS – Bernardo Lopes (Amauri), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

SAPATOS – Marcos Vinícius dos Santos (Ferracini) e Alisson Beltrame (Dakota), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

SEGURADORA – Carlos Eduardo Arlota de Ocaris (Banco do Brasil), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

SHOPPING CENTER – Ricardo Canha (Itaguaçu), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

SUPERMERCADO – Valmir Francisco Voges (Imperatriz), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

VIGILâNCIA E SEGURANÇA – Jonas Lucas (Back), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

VINHO – Claudemir Hernandes e Júlio César de Oliveira (Campo Largo), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

LIVRARIA – Luiz Antônio (Catarinense), com Paulo Hoeller e Nilo Bittencourt

IDIOMAS – Mauri da Cunha Lima (CCAA), com Bruno Filomeno e Cláudio Vieira

ENSINO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL – Sérgio Arruda (Senai), com Bruno Filomeno e Cláudio Vieira

ENSINO SUPERIOR – Reitor Álvaro Prata (UFSC), com Bruno Filomeno e Cláudio Vieira

JEANS – Daniel Salvadori (Colcci), com Bruno Filomeno e Cláudio Vieira

ENSINO MÉDIO – Rodrigo Beirão (Energia), com Bruno Filomeno e Cláudio Vieira

REFRIGERANTE – André Schulz (Coca-cola), com Bruno Filomeno e Cláudio Vieira

OPERADORA DE TELEFONIA MÓVEL – Roberto da Silveira Machado (TIM), com Bruno Filomeno e Cláudio Vieira

SHOPPING CENTER – Júlio Cesar Greesdorf (Beiramar), com Bruno Filomeno e Cláudio Vieira

EMPRESA qUE MELHOR REPRESENTA SC E EMPRESA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL – Jaime Espindola Júnior (Sadia), com Bruno Filomeno e Cláudio Vieira

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 2011 11

Page 12: CADERNO IMPAR

Blumenau

Anilcon Schulenburg da Pres da Ampe de Brusque, Alexandre Biscaro Coca Cola e Marcos Roberto Fernandes

Anilcon Schulenburg Pres da Ampe de Brusque, Bia Bauer da Santa Clara Veiculos, Alceu Peixer Filho da Breitkopf e Marcos Roberto Fernandes

Anilcon Schulenburg Pres da Ampe de Brusque, Maurelio Pinto da Back e Marcos Roberto Fernandes

Anilcon Schulenburg Pres da Ampe de Brusque, Rolf Pantzier da Regata Motos e Marcos Roberto Fernandes

Anilcon Schulenburg Pres da Ampe de Brusque, Simone Muller da Shopping Neumarkt e Marcos Roberto Fernandes

Anilcon Shulenburg Presidente da AMPE de Brusque, Dirlei Reichert da Unimed e Marcos Roberto Fernandes

Anilcon Shulenburg Presidente da AMPE de Brusque, Jackson Vieira da Otica Universal e Marcos Roberto Fernandes

Anilcon Shulenburg Presidente da AMPE de Brusque, Marluci Martins da TIM e Marcos Roberto Fernandes

Lizete Alexius da Brava Propaganda com Paulo Henrique Amorim

Marcello Petrelli, Alceu Peixer Filho da Breitkopf, André Silveira Secretario de Comunicação de Blumenau e Roberto Bertolin

Marcello Petrelli, Bia Bauer da Santa Clara Veiculos e Paulo Henrique Amorim

Marcello Petrelli, Dalila Carvalho da Sesi Farmácias, André Silveira Secretario de Comunicação de Blumenau e Roberto Bertolin

Marcello Petrelli, Fabio Augusto Groh do CCAA, André Silveira Secretario de Comunicação de Blumenau e Roberto Bertolin

Marcello Petrelli, Jacir Lenzi do Senai, André Silveira Secretario de Comunicação de Blumenau e Roberto Bertolin

Marcello Petrelli, Jackson Vieira da Joalheria Universal, André Silveira Secretario de Comunicação de Blumenau e Roberto Bertolin

Marcello Petrelli, João Natel Reitor da FURB, André Silveira Secretario de Comunicação de Blumenau e Roberto Bertolin

Marcello Petrelli, Leandro Moresco da Imobiliária Moresco, André Silveira Secretario de Comunicação de Blumenau e Roberto Bertolin

Paulo Hoeller, Edilson Daniel da Dpaschoal e Albertino Zamarco Junior

Marcello Petrelli, Roberto Hostert da Livraria Catarinense, André Silveira Secretario de Comunicação de Blumenau e Roberto Bertolin

Marcello Petrelli, Susan Janaina Natal da BV Financeiro, André Silveira Secretario de Comunicação de Blumenau e Roberto Bertolin

Paulo Hoeller, Cleidiane Vergutz da Havan e Albertino Zamarco Junior

Paulo Hoeller, Maicon Goulart da Havan e Albertino Zamarco Junior

Paulo Hoeller, Moacir Eleoterio da Blubel Esportes, Albertino Zamarco Junior

Paulo Lopes Pres da CDL de Blumenau, Ralf Greuel da Teka e Reynaldo Ramos

Paulo Lopes, Daniel Osowski da AMBEV representando a Skol e Reynaldo Ramos

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 201112

Page 13: CADERNO IMPAR

ItajaíCATEGORIA ACADEMIA DE GINáSTICA: WAVE, representada por Marcos Gracher

CURSO DE IDIOMAS: CCAA, Osiloan Carvalho

LOJA DE PNEUS E ACESSÓRIOS AUTOMOTIVOS: DPASCHOAL, Anderson Ramos

LIVRARIA: LIVRARIA CATARINENSE, Alexandre Esótico

CATEGORIA áGUA MINERAL, áGUA MINERAL IMPERATRIz, Vanderlei

FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS: CHEVROLET, Gerente de Marketing Regional, Gustavo Garraztazu

CURSO DE IDIOMAS: FISK, Lucimeri Ortiz

JOALHERIA: LOCH JOALHERIA E ÓTICA - Olandino Loch

SHOPPING CENTER: SHOPPING ATLâNTICO - Elaine Teixeira

ENSINO MÉDIO: COLÉGIO SALESIANO, Verônica Roncelli

REVENDA DE AUTOMÓVEIS: GLOBOVEL, Manoela da Silva.

LOJA DE DECORAÇÃO: HAVAN, Gerente de Produtos da Havan, Rosimeri Cestari Benvenutti.

FINANCEIRA: BV FINANCEIRA, Fernando Zavatini

CONSTRUTORAS DE IMÓVEIS. FG EMPREENDIMENTOS, Gerente de Vendas Toninho Roncaglio

COMPANHIA AÉREA: GOL!, Marcelo Verissimo

CATEGORIAS ROUPAS MASCULINAS E FEMININAS: HAVAN, Brigite Fatima Moretti - Gerente Geral de Vendas

LOJAS DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO: CASAS DA áGUA, Adésio azevedo

JEANS: DAMYLLER, Francille Ribeiro de Souza.

SHOPPING CENTER: ITAJAí SHOPPING, Gerente de Marketing Anete Luckemeyer

LOJA DE ARTIGOS ESPORTIVOS: MARCELO SPORTS, Guilherme Dutra

IMOBILIáRIAS: MAX, Diego Rauber PERFUMES E COSMÉTICOS: BOTICáRIO, Maria Moscon

VIGILâNCIA E SEGURANÇA: ORSEGUPS, Rubens Guilherme Santana

PLANO DE SAúDE – UNIMED: Altevir Baron.

ÓTICA: JOALHERIA E ÓTICA qUEVEDO, Melissa Rosane Lopes

ENSINO SUPERIOR: UNIVALI vice-reitora Amândia Maria de Borba

REVENDA DE MOTOCILCETAS: TONI CENTER - Antônio Bernardo Schauffert Neto

PÓS-GRADUAÇÃO. UNIVALI o pró-reitor de pesquisa pós-graduação, extensão e cultura, profº Valdir Cechimel Filho.

OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: TIM, Senhor Elianai Alves Cordeiros

ITAJAí: todos os agraciados pelo IMPAR 2011

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 2011 13

Page 14: CADERNO IMPAR

UNOESC Paulo Hoeller, Geancarlo Zuanazzi e Roberto Winter.

GAMBATTO VEíCULOS - Gilvan Lopes, Jucemar Alves Borges e Ivalberto Tozzo.

GAMBATTO MOTOS - Gilvan Lopes, Gilson Sbergen e Ivalberto Tozzo.

PATRIMONIAL - Gilvan Lopes, Rafael Buratto e Ivalberto Tozzo.

NOSTRA CASA - Marco Artur Salgado, Davi Barella Dávi e Reynaldo Ramos

PITTOL CALÇADOS - Paulo Hoeller, Artemio Copetti e Roberto Winter.

LOJAS SCHUMANN - Gilvan Lopes, André Shumann e Ivalberto Tozzo.

JK PNEUS - Gilvan Lopes, Fabiane Mezzomo e Ivalberto Tozzo.

ÓTICA PRECISÃO - Gilvan Lopes, Claudecir Picolli e Ivalberto Tozzo.

UNIMED Gilvan Lopes, Ricardo Gobbi e Ivalberto Tozzo

UNOCHAPECÓ - Anderson Barbosa e Odilon Polli

COCA COLA VONPAR - Marco Artur Salgado, Fábio Zanella e José Daniel Venturini

JOALHERIA CANSIAN - Paulo Hoeller, Elirio Cansian e Roberto Winter.

LIVRARIA ESTRELA Paulo Hoeller, Dorcelino Triches e Roberto Winter.

PALáCIO DOS ESPORTES Paulo Hoeller, Dorneles Dávi e Roberto Winter.

UNOCHAPECÓ - Paulo Hoeller, Odilon Polli e Roberto Winter.

SÃO LUCAS - Paulo Hoeller, Renato Zonta, Roberto Winter.

BV FINANCEIRA Paulo Hoeller, Rosimeri dos Santos e Roberto Winter.

FISK - Anderson Barbosa e Jucélia Barrionuevo.

SENAI - Anderson Barbosa e Ivania Biazussi Thomas

ACADEMIA CORPUS - Reynaldo Ramos e Ana Paula Schenberger

FISK Reynaldo Ramos, Jucélia Barrionuevo e Marco Artur Salgado

SUPERMERCADO BRASÃO - Gilvan Lopes, Eduardo Moschetta e Ivalberto Tozzo

SENAI - Marco Artur Salgado, Ivania Biazussi Thomas e Reynaldo Ramos.

COLÉGIO BOM PASTOR - Paulo Hoeller, Sandra Galera e Roberto Winter.

REUNIDAS - Reynaldo Ramos Junior, Odirlei Vicentini e Marco Artur Salgado

Chapecónotícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 201114

Page 15: CADERNO IMPAR

BANCO DO BRASIL Madelaine Rostirolla Presidente ACIX e Eduardo Luiz Signori gerente do BB de Xanxerê

FISK - João Debiasi Presidente do CDL Xanxerê e Irene Sá Affolter, proprietária da FISK Xanxerê

SENAI - Eduardo Lacerda Diretor Regional RICTV Xanxerê e Alexsander de Oliveira do SENAI

UNOESC e ENSINO PÓS GRADUAÇÃO - Michel Bom gerente comercial RICTV Xanxerê, João Debiasi Presidente do CDL Xanxerê , Eduardo Lacerda Diretor Regional RICTV Xanxerê e Genésio Téo presidente da Fundação Funoesc

CHEVROLET Madelaine Rostirolla Presidente ACIX e Lenoir Sampaio, Gerente de pós venda de Xanxerê

SESI FAMARCIA - João Debiasi Presidente do CDL Xanxerê e Sra.Ieda Maria Vanzin Seffrin, ge-rente Farmacêutica de Xanxerê

BV FINANCEIRA - Eduardo Lacerda Diretor Regional RICTV Xanxerê e Vilmar Betoni, gerente comercial da BV

ANDRADE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO - Michel Bom gerente comercial RICTV Xanxerê e Sr.Leandro Conterato da Andrade

VICINI PNEUS - João Debiasi Presidente do CDL Xanxerê e Ivete Vicini

JK PNEUS - Madelaine Rostirolla Presidente ACIX e Edson Luiz Hunoff

UNIMED - Eduardo Lacerda Diretor Regional RICTV Xanxerê E Sra. Angela Bordin Assistente Operacional da Unimed Xanxerê

PITTOL - Michel Bom gerente comercial RICTV Xanxerê e Sra. Diana Costa Lando da Pittol

O BADOTTI - Madelaine Rostirolla Presidente ACIX e Sr. Ruan Badotti, gerente de Marketing

LIMGER - João Debiasi Presidente do CDL Xanxerê e Nilton Souza, representando o Grupo Zanardo

Marco Salgado, Roberto Winter, Reynaldo Ramos, Paulo Henrique Amorim, Anderson(Its), Eduardo Lacerda, Paulo Hoeller e Michel Bom

LEVE MODAS - Michel Bom gerente comercial RICTV Xanxerê e Evandro gerente da Leve

Xanxerênotícias do dia

SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 2011 15

Page 16: CADERNO IMPAR

notícias do dia SANTA CATARINA, quINTA-feIRA, 13 de ouTubRo de 201116

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AF_Anuncio TV Record 21,3x27,8cm_B.pdf 1 29/08/11 15:37