Caderno iv linguagem etapa ii (1)

4
Colégio Estadual Uyara Portugal Formação de Professores do Ensino Médio Etapa II – Caderno IV Linguagens REFLEXÂO E AÇÃO Nesta unidade discutimos a formação da área de Linguagens, o conceito de linguagem e apresentamos os conhecimentos da área. Vamos refletir um pouco sobre esses temas através da discussão do filme O enigma de Kaspar Hauser, do diretor alemão Werner Herzog, que você pode assistir em: https://www.youtube.com . Consideremos a seguinte ordem na atividade: 1) Assistir ao filme, procurando observar e anotar, quais são as relações entre linguagem e construção da realidade; como as práticas de linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos; como os conhecimentos de linguagem listados acimas aparecem no filme. 2) Em roda de discussão, comparar as anotações e reflexões. 3) Ainda no grupo, discutir a relação entre imposição e opção na linguagem e entre reprodução e mudança social. 1) Assistimos ao filme observando e anotando as relações entre linguagem e construção da realidade; as práticas de linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos; os conhecimentos de linguagem que aparece no filme. O Enigma de Kaspar Hauser é uma das mais famosas obras cinematográficas do diretor Werner Herzog (Alemanha, 1974).

Transcript of Caderno iv linguagem etapa ii (1)

Page 1: Caderno iv linguagem etapa ii (1)

Colégio Estadual Uyara Portugal

Formação de Professores do Ensino Médio

Etapa II – Caderno IV Linguagens

REFLEXÂO E AÇÃO

Nesta unidade discutimos a formação da área de Linguagens, o conceito de linguagem e apresentamos os conhecimentos da área. Vamos refletir um pouco sobre esses temas através da discussão do filme O enigma de Kaspar Hauser, do diretor alemão Werner Herzog, que você pode assistir em: https://www.youtube.com. Consideremos a seguinte ordem na atividade:

1) Assistir ao filme, procurando observar e anotar, quais são as relações entre linguagem e construção da realidade; como as práticas de linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos; como os conhecimentos de linguagem listados acimas aparecem no filme.

2) Em roda de discussão, comparar as anotações e reflexões.

3) Ainda no grupo, discutir a relação entre imposição e opção na linguagem e entre reprodução e mudança social.

1) Assistimos ao filme observando e anotando as relações entre linguagem e construção da realidade; as práticas de linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos; os conhecimentos de linguagem que aparece no filme.

O Enigma de Kaspar Hauser é uma das mais famosas obras cinematográficas do diretor Werner Herzog (Alemanha, 1974).

Page 2: Caderno iv linguagem etapa ii (1)

Kaspar Hauser, em tradução literal, significa "cada um por si e Deus contra todos". É um filme denso, que nos mostra uma visão sobre a humanidade e faz uma reflexão sobre a singularidade do ser humano, da história de vida e experiências de cada um, e sobre o quanto linguagem e cultura representam para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.

Kaspar Hauser é um personagem real e enigmático que, quando encontrado em Nuremberg, em 1928, com supostamente 15 anos, quase não sabia falar, nem andar e não se comportava como humano, pois desde novo, foi privado do convívio social. Sua trajetória de vida é o triste resultado de sua carência de cultura e do não desenvolvimento da linguagem. O total isolamento na caverna por tanto tempo, foi um choque a sua formação como indivíduo.

Muito tempo após sua reintegração na sociedade, já com a linguagem mais desenvolvida, percebe-se ainda a dificuldade de Kaspar Hauser em entender às pessoas e suas reações. Enquanto privado do convívio social, o silêncio era sua única companhia. Não somente a ausência de vozes externas, mas o silêncio interno, da mente vazia. Kaspar Hauser não poderia conhecer a si mesmo sem ter alguma relação interpessoal, sem referências. Não havia a linguagem para que ele pudesse definir as coisas que via e experimentava no cativeiro.

A linguagem é a expressão do pensamento. É a mais antiga das concepções, muito presente entre nós. A obra do diretor Herzog é repleta de simbolismo. Observamos e anotamos as experiências vividas por Kaspar Hauser pela ótica tanto das ciências médicas como das sociais. A importância do aprendizado da linguagem para o bom relacionamento interpessoal é o fator que mais chama a atenção. O filme O Enigma de Kaspar Hauser menciona trechos para exemplificar o impacto na sua linguagem, na sua vida e no seu desenvolvimento mental após cativeiro.

“Tenho que aprender a ler e a escrever para depois poder compreender.”

“Conhecer o mundo pela linguagem, por signos linguísticos, parece não ser suficiente para Kaspar Hauser. Vygotsky insiste que o

Page 3: Caderno iv linguagem etapa ii (1)

pensamento e a linguagem se originam independentemente fundindo se mais tarde no tipo de linguagem interna que constitui a maior parte do pensamento maduro”. (Saboya, 2oo1-p. 5)

O homem representa para si o mundo através da linguagem. Representar, então, significa refletir e, desse modo, a língua é o reflexo do pensamento e conhecimento de mundo que o homem tem.

O mundo se constitui não apenas por ações físicas, mas também por ações de linguagem e o sujeito por sua vez, se constitui no modo como atua pela linguagem.

2) Na roda da discussão, comparamos as anotações e reflexões.

Compreender a linguagem é entender melhor o processo sociocultural da humanidade. É pela linguagem que interagimos com os outros, expressamos nossos pensamentos e emoções e construímos cultura, uma vez que passamos nossas experiências e nosso aprendizado de geração a geração.

Assim, para tudo o que se tem a dizer há uma expressão adequada, pronta e disponível. Com ela, vamos representando o mundo e as ações que nele praticamos. Nesta concepção, o sujeito da linguagem corresponde à linguagem do sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações. Trata-se de um sujeito determinado pelo ego que constrói uma representação mental seja percebida pelo interlocutor da mesma forma como ela foi mentalizada. Sendo assim, Kaspar Hauser foi privado do convívio social, cultural e da linguagem.

3) No grupo, discutimos a relação entre imposição e opção na linguagem e entre reprodução e mudança social.

A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença perdemos a capacidade de nos comunicar. (Bordenave, 1986.p.17-9.) A discussão do filme “O Enigma de Kaspar Hauser,” do diretor alemão Werner Herzog, em

Page 4: Caderno iv linguagem etapa ii (1)

tradução literal, significa “cada um por si e Deus contra todos.” Kaspar Hauser não passou por um processo de socialização, onde, exercitaria a compreensão através da prática social, não consegue atribuir significado às coisas, mesmo tendo adquirido a linguagem. Assim, analisando o caso de Kaspar Hauser, somos levados a pensar que não apenas o sistema perceptual, mas as estruturas mentais e a própria linguagem são resultantes da prática social, ou seja, as práticas culturais “modelam” a percepção da realidade e o conhecimento por parte do sujeito. (Saboya, 2001-p. 6)

É necessário que tenhamos consciência de língua como um fenômeno sociocultural, dialetal e dinâmico, e trabalhemos levando em conta estes aspectos em sala de aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

- MATTA,Sozângelas, S. PORTUGUÊS – Linguagem e Interação – Série educarte

- BORTONE, Márcia, E. Competências Interacional e Gramatical – Apostila.

- O Filme: O Enigma Kaspar Hauser. Hauser 1974 – Completo – Legendado – do diretor alemão Werner Herzog. https://www.youtube.com.

- Resumo retirado da internet.

- Formação dos Professores do Ensino Médio – Etapa II – Caderno IV – Linguagens.