Caderno Mazup do dia 20.07, ed 100

4
O INFORMATIVO DO VALE 20 de julho de 2012 www.mazup.com.br #100 Amigas mais que conectadas Cássio Bonfandini

description

A sexta-feira (20) é Dia do Amigo e o Mazup preparou uma edição especial para você curtir. Também rolaram as dicas de baladas e muito mais.

Transcript of Caderno Mazup do dia 20.07, ed 100

Page 1: Caderno Mazup do dia 20.07, ed 100

O INFORMATIVO DO VALE 20 de julho de 2012

www.mazup.com.br

#100

Amigas mais que conectadas

Cáss

io B

onfa

ndin

i

Page 2: Caderno Mazup do dia 20.07, ed 100

20 de julho de 20122

Numa era conectada, sempre em busca de no-vas ferramentas na web e redes sociais dan-do sopa no computador, acabamos criando

um mundo virtual, onde encontramos amigos sem nunca antes tê-los visto em carne e osso. Esses acabam sendo, muitas vezes, os melhores amigos. Mas, cá pra nós, a grande maioria do povo que tem cerca de mil - ou mais - amigos na rede social não conhece nem a metade, né? E quem é realmente amigo?

Para Ricardo Cappra, estrategista em Marketing & Digital e consultor internacional de estratégia digital para marcas, “o Facebook foi criado para isso, dentro de uma universidade, quando Mark Zuckerberg resolveu desenvolver uma ferramenta para superar sua timidez e aproximar-se de pesso-as desconhecidas”. Cappra acredita que o aspecto principal que leva alguém a adicionar uma pessoa desconhecida seja o mistério envolvido nisso. Ser acessado por alguém que não é do seu convívio por algum motivo não compreendido desperta curiosidade, e, consequentemente, uma ação para identifi car os fatores que fi zeram aquela pessoa adicioná-lo. Agora, criar uma amizade virtual é algo maior que o virtual, na verdade. O estrate-gista afi rma que isso é uma necessidade social. O virtual é apenas uma ferramenta que facilita essa relação.

Contudo, Cappra acredita que não iremos subs-tituir amigos reais por virtuais. “Conforme nos re-lacionamos mais com um ‘amigo virtual’, aumenta nosso interesse em ter um contato ‘real’ com ele, sendo o inverso também verdadeiro. São pontos de contato diferentes para o mesmo tipo de re-lação social, somente muda o meio que usamos para nos comunicar”.

Ter muitos amigos virtuais nem sempre signifi -ca que você pode contar com uma mão amiga nos momentos difíceis. É o que aponta uma pesquisa da Macmillan Cancer Support. Foram entrevista-dos mil jovens entre 18 a 35 anos que, em média, tinham 237 pessoas no Facebook. Na hora de con-fi ar ou dividir os problemas pessoais, os resulta-dos apontaram que geralmente só é possível con-tar com dois amigos que estejam na rede social.

Na telona!O assunto amizade virtual é também tema do

fi lme O Amor Não Tira Férias, estrelado por Came-ron Dias e Kate Winslet. Na história, duas mulhe-res - uma em Nova York e outra em Londres - se decepcionam com os relacionamentos amorosos e decidem mudar de ares. Com isso descobrem uma rede social que propõe troca de casas. Ou seja, uma foi morar por um tempo na casa da ou-tra. Com isso, uma acaba conhecendo a vida da outra, trocam suas manias e acabam, na fi naleira da trama, sendo amigas.

Nicolas Mateus Schick Quando eu era pequeno gostava muito de jogar rojões na época de São João. Uma vez eu e o Dylan Kalkmann estávamos jogado alguns rojões perto da Ciclovia, e um, por acidente, pegou em algumas folhas secas. Bom, ouve um pouco de fogo, mas nada que o meu casaco e o dele não conseguissem conter.O susto foi grande! E correr dos vizinhos enraivecidos também foi outro susto dos bons.Difícil esquecer dessa roubada com um amigo de infância. Ah, tínhamos só 11 anos.

Drika Shure Bom, minha queridíssima Sílvia Schwarzer tinha um trabalho da facul pra fazer sobre natureza. Aí inventamos de ir fotografar uma cachoeira. Nossa, fomos até Travesseiro, num lugar lindo, mas até chegar lá, que função. O pessoal de lá disse que tinha duas cacho-eiras, uma bem acessível, e a outra, que era bem maior, um pouco mais difícil de chegar. Adivinha qual delas a gente fotografou? A de pior acesso! Nossa, tivemos que fazer um rapel até chegar na bendita cachoeira. Então, a dona Sílvia não quis descer. Fui eu lá, me esfolei toda, mas as fotos fi caram ótimas.

Nicky Silva Eu e o Anderson Mathias inventamos de ir sozinhos de ônibus até uma cidade vizinha comprar alguma coisa no shopping para o chá de panela de uma amiga minha. Detalhe: era domingo. Chegamos lá, e não achei nada que me agradasse nem que agradasse meu bolso, afi nal, o que se dá de lembrancinha de chá de panela? En-fi m, acabamos indo a um mercado grande, que era em outro bair-ro. Chegamos lá, e comprei uns potinhos de cozinha pra colocar arroz e feijão, e já que estávamos no mercado, comprei também arroz e feijão pra presenteá-la, hehe. O mico foi quando saímos do mercado. Já estava escurecendo e aquele dia era aniversário do pai do Ander, então a gente tinha que se apressar. Depois de um tempo, vimos que estávamos na rua errada! Eu comecei a fi car desesperada, pois estava perdida, e ele, muito nervoso. Brigamos e começamos a discutir no meio da rua. Até que caiu a fi cha de que estávamos uma quadra acima da rua em que passavam os ônibus intermunicipais! Hahahaha. Ufa! Depois, os dois pediam desculpas um para o outro pela briga. Quem disse que briguinhas não rendem boas risadas depois?

Mico só com amigo! Dia do AmigoAmigas do vFato! Todos precisamos de amigos para momen-tos bons e ruins, para pagar micos, sair de carro sem rumo ou para dar aquele conselho que nin-guém mais daria. Amigos que estão contigo para o que der e vier! Mas e se a amizade for virtual? Como fazer?

Cássio Bonfandini

fotos divulgação

Page 3: Caderno Mazup do dia 20.07, ed 100

20 de julho de 2012 3

Do Face à realidade!Para fazer com que pelo menos uma amizade

virtual acabasse se tornando real, o Mazup foi à caça de duas gurias que estão conectadas no Fa-cebook, mas não se falam na vida real, apesar de morarem na mesma cidade. Chegamos aos nomes de Sabrina Sontag e Martina Zagonel, ambas de 18 anos.

A história das duas é bem intrigante, digamos assim. Antes de manter qualquer contato, uma odiava a outra. Quando uma via fotos da outra nas redes sociais ou passava próximo da outra na rua, o pensamento das duas era igual: “Que guria nojentinha!”. Até que, forçadas pelo destino, em uma seletiva para o Garota Verão de Lajeado, as duas acabaram conversando. Pronto, no mesmo dia em que o nojo foi superado por algumas pala-vras, as duas se tornaram amigas no Facebook. A Martina traduz esse fato com uma frase intrigante: “Não dá para entender as mulheres!”. E os primei-ros papos lá em fevereiro, na seletiva do concur-so, continuam até hoje. Falam sobre namoros, dão “alfi netadas” em algumas gurias e coisas do coti-diano. E isso se vendo pessoalmente apenas uma vez na vida!

Sabrina conta que “a amizade veio rápido e de uma forma espontânea”, e a Martina já diz que a amiga é uma das poucas pessoas em quem con-fi a para desabafar. Como os hábitos das duas são bem diferentes - Sabrina curte balada, e Martina não trocaria nada por seus cavalos -, elas não con-seguiram se encontrar, mesmo após marcar uma balada!

Amizade é coisa de louco, vai dizer? Fazendo um balanço de todos que conhecemos, por menor que seja o número de pessoas que realmente con-fi amos, precisamos dessa galera. Momentos úni-cos são com pessoas de fé! Ah, vai lá e abraça um amigo seu hoje, já que é Dia do Amigo! Amizades verdadeiras são poucas.

Fica aqui nosso agradecimento especial para a agência Mero Inventiva, que cedeu o estúdio foto-gráfi co, e para a Mariana Simionato, pelo emprés-timo do iPad! Valeu, pessoal!

virtual ao realPor que hoje é Dia do Amigo?

Praticamente todo dia é dedicado a alguma coisa. Hoje, por exemplo, é o Dia do Amigo. Obviamente, esta data foi criada para agradecer a aqueles fazem parte da nossa vida e com quem podemos contar sempre. Ela é comemorada no Brasil, no Uruguai e na Argentina e foi escolhida pois é o aniversário da chegada do homem à Lua. Estranho, né? Mas o fato é que um médico argentino, o Enrique Ernesto Febbraro, vendo toda a movimentação da chegada ao desconhecido, enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e em vários idiomas com o in-tuito de instituir o Dia do Amigo.

Enrique visualizou que a chegada até a Lua sim-bolizava uma oportunidade de fazer novos amigos em outras partes do planeta, para além da conquis-ta científi ca. Assim, durante um ano seguinte, En-rique divulgou o lema: “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.

Para não deixar o resto do mundo excluído desta data comemorativa, a Assembleia Geral das Nações Unidas, no ano passado, resolveu convidar todos os países membros para celebrar o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.

Page 4: Caderno Mazup do dia 20.07, ed 100

20 de julho de 20124

Lojas Luma e Tevah fazem coquetel em

prol da AapecanQuarta-feira à noite, o clima de solida-

riedade tomou conta das lojas Luma e Tevah, em Lajeado. Os dois estabe-lecimentos organizaram um coquetel no qual apresentaram novos looks das

lojas e puderam ajudar a Aapecan - Associação de Apoio a Pessoas com

Câncer. Todos os convidados, na entra-da do evento, puderam doar alimentos não perecíveis ou material de higiene e limpeza. Tudo, claro, registrado pelas

lentes do Mazup!

Viagem da 8ª série do Mellinho a todo vapor!

No sábado, 20 alunos e dois professo-res do colégio Mellinho, de Lajeado, com a agência Gênesis Turismo, embarcaram no ônibus e foram em excursão para mais uma viagem das oitavas! As visitas vão passar por Curitiba, Rio de Janeiro, Petrópolis, Angra, Morretes, São Francisco do Sul, Balneário Camboriu, e depois voltam para Lajeado! Tudo isso até segunda-feira.

Assim como no ano passado, fechamos uma parceira com a escola e vamos mostrar alguns detalhes deste passeio. Então, fi que de olho no mazup.com.br

Vai uma foto aí?O Estúdio Objetivo, de Santa Clara do Sul, está formando mais uma turma

de fotógrafos! A ofi cina, ministrado por Eduardo Stoll e Felipe Manfroi, aborda técnicas fotográfi cas, tipos de fotografi a, enquadramento, ajustes no Pho-toShop e outros temas. Parece que logo, logo, vai ter nova turma. Interessa-dos entrem em contato com a galera pelo facebook.com/objetivoestudio

Sozinha na Amazônia para desestressar!

Quem nunca pensou em arrumar as malas e ir pra outro lugar passar uns dias sozinho e descansar a mente? É isso que a Pâmela Diná Schmitz Sippel, de Arroio do Meio, vai fazer! A guria vai fi car uma se-mana solita em um hotel em cima de uma árvore, no meio da Amazônia. A viagem tem saída na quarta-feira. Se fi cou curioso para saber como é o hotel, só acessar o http://migre.me/9WSbq

curtimos

fotos Luca Lunardi

divulgação

Cássio Bonfandini

divulgação