caixa de junção - SMAR · 3 CARACTERÍSTICAS OTIMIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ATRAVÉS DE CIXA DE...

6
CAIXA DE JUNÇÃO

Transcript of caixa de junção - SMAR · 3 CARACTERÍSTICAS OTIMIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ATRAVÉS DE CIXA DE...

Page 1: caixa de junção - SMAR · 3 CARACTERÍSTICAS OTIMIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ATRAVÉS DE CIXA DE JUNÇÕES O uso do Fieldbus proporciona vários benefícios, como a redução

caixa de junção

Page 2: caixa de junção - SMAR · 3 CARACTERÍSTICAS OTIMIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ATRAVÉS DE CIXA DE JUNÇÕES O uso do Fieldbus proporciona vários benefícios, como a redução

2

CARACTERÍSTICAS

Permite conexão fácil e segura em fieldbus (FoundationTM

fieldbus, PROFIBUS) HART® e na instrumentação convencional 4-20 mA;

Ideal para ligações de sensores, atuadores e equipamentos de medição, em áreas seguras ou classificadas;

Facilita a manutenção prevenindo curtos-circuitos no barramento;

Permite a desconexão de equipamentos sem interromper o barramento;

Reduz os custos de cabeagemento assim como minimiza custos do projeto do sistema de controle de processos;

Reduz o tempo de start-up e simplifica a manutenção. Reduz o tempo de paradas;

A caixa de junção JM400 foi especialmente projetada para facilitar conexões em fieldbus e na instrumentação convencional, nas conexões de sensores e atuadores.

Sua classificação IP66/68 combinada com prensa-cabos apropriados protege as conexões elétricas de sujeiras, água, óleo e outras misturas.

A caixa de junção JM400 é a prova de explosão, certificada para uso em áreas classificadas. Deve ser usada com bujões apropria-dos, sendo um um fornecido pela Smar no ato da compra.

Pode ser usada interna ou externamente e em ambientes severos. Seu design facilita o acesso aos terminais e conexões, sem a necessidade de uso de ferramentas especiais.

Os terminais são quadruplicados e podem ser usados como entradas e saídas de acordo com a conveniência da aplicação, sendo de fácil desconexão em caso de manutenção, de tal forma a manter a continuidade em todo o barramento e ainda evitando curtos-circuitos.

DESCRIÇÃOO barramento tronco fica separado do barramento derivado o que grarante que qualquer intervenção nas derivações não interfirirá no funcionamento do barramento tronco.

A carcaça à prova de tempo previne que água, óleo ou sujeiras cheguem até às conexões elétricas;

4 entradas/saídas que podem ser usadas convenientemente de acordo com a aplicação;

Fácil acomodação interna para o terminador de barramento;

O barramento tronco é separado dos barramentos derivados, assim qualquer intervenção nas derivações não interferirá no funcionamento do barramento tronco;

Terminal de terra externo;

Mecanismo de trava da tampa;

Carcaça em alumínio ou aço inox;

Não requer suporte específico;

Page 3: caixa de junção - SMAR · 3 CARACTERÍSTICAS OTIMIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ATRAVÉS DE CIXA DE JUNÇÕES O uso do Fieldbus proporciona vários benefícios, como a redução

3

CARACTERÍSTICAS OTIMIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ATRAVÉS DE CIXA DE JUNÇÕES

O uso do Fieldbus proporciona vários benefícios, como a redução de cabos e flexibilidade de instalação. Várias topologias podem ser usadas, sendo que a redução de cabos depende da topolo-gia escolhida.

Mas o que realmente acontece quando se tem uma instalação em FoundationTM fieldbus ou PROFIBUS PA?

Para realmente tirar proveito da redução de cabeamento, a topologia em barramento deve ser usada. Neste caso, a solução com melhor relação custo/benefício é alcançada usando caixa de junções distribuídas.

Especialmente projetada para o uso em Fieldbus, a JM400 facilita a distribuição do cabeamento e permite maximizar a economia com cabos, além de dar maior flexibilidade na instalação.

A maior parte das instalações não se beneficiam da redução de cabos, dquando utilizam caixas de junções convencionais que distribuem o cabeamento para diversos equipamentos. Na maioria das vezes, estes precisam ser conectados em topologia estrela quando as caixas de junções convencionais são utilizadas. Desta forma são necessárias um grande número de derivações, e cada equipamento requer um par de fios.

As JM400 podem ser colocadas próximas aos equipamentos e não requerem suportes especiais. Estas características fazem da JM400 ideal para instalações Fieldbus, reduzindo o cabeamento e a facilitando a manutenção.

As instalações na instrumentação convencional também podem ser beneficiadas com os recursos da JM400.

Topologiaem Estrela

Topologiaem Barramento

Page 4: caixa de junção - SMAR · 3 CARACTERÍSTICAS OTIMIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ATRAVÉS DE CIXA DE JUNÇÕES O uso do Fieldbus proporciona vários benefícios, como a redução

4

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Especificações Funcionais

AplicaçãoCabeamento Fieldbus (FoundationTM fieldbus, PROFIBUS), HART® e instrumentação convencional 4-20 mA, para conexões de sensores e atuadores, em áreas seguras e classificadas.

Certificação para Área Classificadas.Certificado Nº: CEPEL - EX-0899/05XA Prova de explosão - Ex d II C T.T6 (-20 °C < Tamb < 40 °C @ I=16 A; I= 23 A)T6 (-20 °C < Tamb < 60 °C @ I=16 A)T5 (-20 °C < Tamb < 40 °C @ I=23 A)T4 (-20 °C < Tamb < 85 °C @ I=16 A; I= 23 A)

Máx. Voltagem Nominal: 750 VMáx. Corrente Nominal: 16 e 23 A

Carcaça:IP66/68 (Alumínio ligas SAE 336 ou A356)IP66/68W (Aço Inox liga AISI 316)

Limites de temperaturaAmbiente: -40 a 85 °C (-40 a 185 °F).

Limites de Umidade0-100% RH.

Especificações Físicas

Conexão Elétrica½ - 14 NPT, Pg 13,5 ou M20 x 1,5Tensão nominal: 750 VCorrente nominal: 23 A

Material da CarcaçaAlumínio ou Aço Inox, inclusive para ambiente salino.

MontagemPode ser montada em parede ou painel.

Peso Aproximadamente 700 g (alumínio) e 1,8 kg (inox).

CÓDIGO DE PEDIDO

0AB

COD.

1/2-14 NPT M20 x 1.5 Pg 13.5 DIN

C I

COD.AlumínioAço InoxAlumínio para atmosfera salinaAço Inox 316 para atmosfera salina

COD.

Conexão Elétrica

Material da Carcaça

Tipo dos Terminais de Conexão Mola*Parafuso

C1C2

C2H0AJM400

JM400

H0H1H2H3

* Conector Spring (versão anterior)

CAIXA DE JUNÇÃO

Page 5: caixa de junção - SMAR · 3 CARACTERÍSTICAS OTIMIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ATRAVÉS DE CIXA DE JUNÇÕES O uso do Fieldbus proporciona vários benefícios, como a redução

5

CÓDIGO DE PEDIDO

Plaquetas de Identificação

I5 CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia ElétricaI6 Sem certificação IL CEPEL: (Exd) + IP66/68

400-0703 Tampa em alumínio 400-0704 Tampa em aço inox 204-0120 Parafuso de trava da tampa 204-0122 Anéis de vedação 400-0812 Bucha de redução ¾ NPT fêmea para ½ NPT macho, aço inox 316 Ex d 400-0808 Bujão sextavado interno ½ NPT, aço carbono tratado BR Ex d 400-0809 Bujão sextavado interno ½ NPT, aço inox 304 BR Ex d 400-0810 Bujão sextavado externo M20 X 1.5, aço inox 316 BR Ex d 400-0811 Bujão sextavado externo PG 13.5, aço inox 316 BR Ex d 400-0583-11 Bujão sextavado interno de ½ NPT, aço carbono SAE 1020 bicromatizado 400-0583-12 Bujão sextavado interno de ½ NPT, aço inox 304

DIMENSÕESDimensões indicativas (mm)

Sobressalentes

ATERRAMENTOO aterramento da carcaça deve ser feito via parafuso terra, externo, próximo à plaqueta de identificação.

Page 6: caixa de junção - SMAR · 3 CARACTERÍSTICAS OTIMIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ATRAVÉS DE CIXA DE JUNÇÕES O uso do Fieldbus proporciona vários benefícios, como a redução

6

©Copyright 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda. - Direitos Reservados - Setembro/2009

Mens

agem

DIMENSÕES

www.smar.com.brsmar

Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta.Informações atualizadas dos endereços estão disponíveis em nosso site.

web: www.smar.com/brasil2/faleconosco.asp