Calçada das Necessidades 48-50images.egorealestate.com/Original/57671900-0000-0500... ·...

16
Rua Cais Do Tojo 17, 1200-080 Lisboa Tel: 21 396 21 41 - Fax: 21 395 42 10 [email protected] http://calcadanecessidades.blogspot.com Augusto Vasco Costa, arquitectos Apostou-se no que não há, no que, avidamente se procura, mas não se encontra Calçada das Necessidades 48-50

Transcript of Calçada das Necessidades 48-50images.egorealestate.com/Original/57671900-0000-0500... ·...

Rua Cais Do Tojo 17, 1200-080 Lisboa Tel: 21 396 21 41 - Fax: 21 395 42 10 [email protected] http://calcadanecessidades.blogspot.com

Augusto Vasco Costa, arquitectos

Apostou-se no que não há, no que, avidamente se procura, mas não se encontra

Calçada das Necessidades 48-50

Augusto Vasco Costa, arquitectos

“se todos somos diferentes, porquê vivermos em casas todas iguais?”

arq. Augusto Vasco Costa

Augusto Vasco Costa, arquitectos03

Augusto Vasco Costa nasce a 12 de Dezembro de 1946, é casado, três ilhos e seis netos.

Em 1971 formou-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, com a média de 16 valores, “Bom com Distinção”.

Entre 1972 e 1982 trabalha no Fundo de Fomento de Habitação, em projectos de habitação social, salientando-se os que realizou para os Planos integrados de Almada (600 habitações) e Zambujal / Alfragide (1500 habitações).

Desde 1982 que exerce a sua proissão em atelier próprio, dedicando-se, à construção de edifícios que projecta e remodela, tendo em 2000, recebido o Prémio Municipal para a Reabilitação Urbana “Eugénio dos Santos”, pela reconversão da antiga Fábrica Viúva Ferrão, para a Loja Conceição Vasco Costa.

Dos trabalhos recentes, destaca o empreendimento em execução para jovens, pela EPUL, no Martim Moniz, respondendo ao desaio que põe aos arquitectosque projectam em zonas históricas: “ não emitem o antigo, estamos no séc.XXI, construam actual, tirando partido das novas tecnologias e materiais mas, paralelamente, respeitem o sitio e a escala humana das suas ruas, praças e bairros”.

Residências Martim Moniz

o arquitecto...

Augusto Vasco Costa, arquitectos04

O local onde se inserem estes dois edifícios, é caracterizado por um triangulo de fortes elementos que lhe conferem uma identidade própria na cidade de Lisboa.

A perspectiva sobre o Rio Tejo e a ponte que o atravessa, a proximidade e vista sobre a Tapada das Necessidades e a ligação directa, através da escadaria que está a construir, à Av. Infante Santo, repleta de comércio e transportes públicos, atribuem a estes edifícios, as características únicas de usufruírem, a Poente, de um jardim público e do sossego da “aldeia” e, a Nascente, do bulício e apoio dos serviços e equipamentos de uma das principais vias cosmopolitas da Cidade, a Av.Infante Santo.

A Tapada das Necessidades data de 1607.

Inicialmente tratava-se de um recinto privado dos monarcas portugueses com características religiosas. Aqui foram construídos espaços de culto, a Erminda da Nossa Senhora da Saúde, onde ieis vinham desabafar sobre as suas alições e dai a sua designação de Erminda de Nossa Senhora das Necessidades.

Foi no reinado de D. João V que se construiu o seu Convento, o Palácio e se deiniu a área para terras agrícolas, com o intuito de tornar este espaço sua residência.

local... Calçada das Necessidades

Augusto Vasco Costa, arquitectos05

Só no reinado de D. Maria II é que se tornou residência oicial e assim foi mandado redesenhar o espaço agrícola em jardim, à imagem dos jardins românticos ingleses, com espécies vindas de diferentes lugares do mundo.

Desde então, nos sucessivos reinados, o espaço foi sendo adaptado e melhorado consoante as aspirações dos monarcas que dele usufruíam. Rendidos pela potencialidade de espaço de recreio, tornou-se local onde se deliciavam em piqueniques, numa tentativa de recriar as delicias do ambiente rural, sem com isso, se afastarem da agitação característica da Lisboa cosmopolita da época.

Só mais tarde, com a proclamação da Republica, o jardim passou a local de passeio público.

Hoje em dia, o Palácio acolhe o Ministério dos Negócios Estrangeiros e todos nós podemos usufruir dos seus 10 ha, espaço verde com a abundante vegetação e a singular vista para o Tejo.

...Tapada das Necessidades

Augusto Vasco Costa, arquitectos06

Rio TejoTapada das NecessidadesAv. Infante Santo

perspectivas interiores...

Augusto Vasco Costa, arquitectos07

Pequeno empreendimento imobiliário, no bairro histórico da Lapa, compostopor dois edifícios destinados a habitação incluindo entre eles uma escadariaque fará a ligação da Calçada das Necessidades com a Avenida Infante Santo,ao longo do que resta do antigo Aqueduto das Águas Livres, mandado construirno século XVIII por D. João V.

A principal mais valia deste condomínio, para além do sítio e das vistasdesafogadas sobre a tapada do Palácio das Necessidades, será na propostade apenas dez apartamentos com amplos espaços desafogados e lexíveis,que permitirão a sua adaptação às características, personalidade e gosto decada um dos seus futuros moradores. “Se todos somos diferentes porquêvivermos em casas todas iguais?”.

Assim, cada apartamento poderá ser um “loft”, onde a sala, cozinha e mesmoos quartos construirão um único e amplo espaço, ou a sua total subdivisão emespaços completamente independentes, passando por outras soluçõesintermédias “à vontade e gosto de cada um”.

A segunda “inovação”, foi na dimensão dos apartamentos, entre 230 e 480 m2. As salas a toda a profundidade dos prédios (de duplo pé direito nos duplex do nº50), permitirão que recebam Sol, durante o dia todo, logo de manhã a Nascente e à tarde a Poente.

Apostou-se no que não há, no que, avidamente se procura, mas não seencontra!

o projecto...

Augusto Vasco Costa, arquitectos08

Pavimentos entre pisos

Constituídos por lajes de betão estruturais, revestidas superiormente por um feltro acústico da Boltherm com 10mm, sob a betonilha de regularização e acabamento em soalho de tábua corrida colada, constituída por 3mm de madeira sucupira, mais 10mm de compensado de alta densidade e 5mm de cortiça natural para um melhor isolamento acústico

Caixilharia em Portadas de correr

Slimslide da Arkial, design arqº.Souto Moura, em alumínio anodizado, cor “champagne”, com aplicação de vidros duplos temperados Planilux.

Armários e roupeiros

Em cada quarto, com abertura através de amplas portas de correr, uma folheada a sucupira e a segunda espelhada, com interior em melamina, incluindo prateleiras e módulo de gavetas.

Instalações incluídas

Ar condicionado na sala, quartos e cozinha;Videoporteiro;Pré-instalação para Tv Cabo na sala com possibilidade de ligação posterior, através de contrato com a Tv Cabo, nos quartos e cozinha;Pré-instalação para comando eléctrico de cortinados.

Fachada ventilada

Exteriormente, constituída pela aplicação exterior de pedra natural de granito, de 30mm, com juntas desencontradas, assentes com grampos em aco da Halfen, que atravessam uma caixa de ar de ar de 60mm (que permite a sua ventilação) e se ixam numa parede de tijolo cerâmico, revestida com isolamento térmico em poliuretano projectado de 40mm.

Interiormente, a parede de tijolo é revestida por mais um isolamento acústico, de lã de rocha de 40mm e por duas placas de gesso cartonado Knauf de 12,5mm.

Cobertura

No nº 48, revestimento a telha, isolada interiormente com placas térmicas da Roofmate.

No nº 50, sistema de “cobertura invertida” da Intemper TF, utilizando langetas Filtron R., constituídas por uma base isolante de poliestireno extrudido Roofmate mecanizado de 30mm de espessura sobre uma camada de betão poroso, assente em seco sobre uma membrana de impermeabilizante Rhenofol de 1,2mm. O seu acabamento inal será tipo tábua corrida, vulgarmente conhecido como “deck”.

acabamentos...

Augusto Vasco Costa, arquitectos09

interiores...

Augusto Vasco Costa, arquitectos10

Pavimento e tampos em granito preto absoluto, ou equivalente

Armários modulados, portas lisas em MDF, lacados, fornecidos e montados pela Cozimafra, ou equivalente.

As cozinhas estão equipadas com, exaustor, placa vitrocerâmica, micro-ondas, forno, frigoriico, congelador , máquina de lavar loiça e de roupa.

Os Electrodomésticos de encastrar são da AEG ou equivalente.

cozinhas...

Augusto Vasco Costa, arquitectos11

Loiças sanitárias brancas da Valadares, sanita e bidé suspensos da série “Natilus”.

Lavatórios Boston ou equivalente, sobre bancadas de vidro fosco.

Banheiras acrílicas série Foz com 1,80 x 0,90m modelo “Morão” ou equivalente.

Toalheiros eléctricos, e no nº 50, desembaciador de espelho com 600mm de diâmetro da Warmup.

Pavimentos em placas de mármore compacto, RMC.

Paredes revestidas com painéis modulados de vidro temperado de 6mm, pintados e conjugados com amplos espelhos ao comprimento e altura das bancadas.

casas de banho...

Augusto Vasco Costa, arquitectos12

plantas tipo...

Rua Cais Do Tojo 17, 1200-080 Lisboa Tel: 21 396 21 41 - Fax: 21 395 42 10 [email protected]

Augusto Vasco Costa, arquitectos

Augusto Vasco Costa, arquitectos 2012

http://calcadanecessidades.blogspot.com