Caldense 144

10
ANO XXIV Nº 144 - Fundado em 1986 www.jornalcaldense.com.br Engenheiro Caldas-MG Janeiro /2010 E-mail: [email protected] DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Página 5 Festa da virada durou 3 dias Milhares de pessoas estão desaparecidas e ainda não há uma contagem oficial dos mortos, mas deve passa de 100 mil, afirmou o premiê Jean-Max Bellerive U m terremoto de 7,3 graus na escala Richter assolou a capi- tal do Haiti, Porto Príncipe, na últi- ma terça-feira, dia 12 deixando mais de 100 mil mortos e milhões pessoas atingidas. O terremoto teve início às 5 horas da tarde, hora local, 20h em Brasília. O mundo inteiro se mobilizou para enviar ajuda humanitária. O Brasil liberou 15 milhões de dólares para e reconstrução daquele país. Vários países enviaram aviões com alimentos, água potável e resgates especializados com cães fare- jadores. O Brasil comanda uma missão de paz naquele país e 15 soldados brasi- leiros morreram e há outros desapareci- dos. Entre os mortos está a médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. Há cerca de 1.310 brasileiros no Haiti, dos quais cerca de 50 são civis. O Brasil possui 1.266 militares na missão de paz da ONU, Minustah (missão de estabilização da ONU li- derada pelo Brasil), enviada ao país depois de uma sangrenta rebelião, em 2004, que sucedeu após décadas de violência e pobreza. Filipe Matias e Rodolfo não perdem um jogo A cidade de Enge- nheiro Caldas recebeu centenas de tu- ristas para ver a queima de fogos e ouvir as ban- das, durante três dias. No dia 31 para o dia 1º a festa quase foi frustra- da pela chuva, que caiu até as 11h30 da noite, mas assim que cessou, os jovens vieram para a rua, onde viram a quei- ma de fogos e dançaram ao som das bandas. Veja alguns cliques na coluna Social. Jogo das saias vira tradição E m Engenheiro Caldas, o Natal é marcado por uma estranha tradição: durante o dia, vários jovens, dos quais hoje alguns são médicos, se re- únem para uma partida de fute- bol um tanto quanto estranha. O uniforme dos times é feito de vestimentas femininas: saias, vestidos e corpetes, não se esque- cendo das meias-calças e dos su- tiãs. Tudo com o maior deboche possível. Durante o jogo, que já está em sua 9ª edição, os joga- dores bebem muito vinho, doado pelos comerciantes. O resultado do jogo é sempre o mesmo: todo mundo bêbado. Glamour até debaixo d’água Árvores cortadas em agosto 2009 e foto tirada em 07/1/2010 Página 6 Página 5 Voce já leu? Livrarias Universo do Direito 3271 6832 Leitura- GV Shoping Capital do Haiti é devastada por terremoto Uma cidade bonita exige ações corretas do poder público e cooperação da população.

description

Noticias de Engenheiro Caldas-MG

Transcript of Caldense 144

Page 1: Caldense 144

ANO XXIV Nº 144 - Fundado em 1986 www.jornalcaldense.com.br Engenheiro Caldas-MG Janeiro /2010

E-mail: [email protected]

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Página 5

Festa da virada durou 3 diasMilhares de pessoas estão desaparecidas e ainda não há uma contagem oficial dos mortos, mas deve passa de 100 mil, afirmou o premiê Jean-Max Bellerive

Um terremoto de 7,3 graus na escala Richter assolou a capi-

tal do Haiti, Porto Príncipe, na últi-ma terça-feira, dia 12 deixando mais de 100 mil mortos e milhões pessoas atingidas.

O terremoto teve início às 5 horas da tarde, hora local, 20h em Brasília. O mundo inteiro se mobilizou para enviar ajuda humanitária. O Brasil liberou 15 milhões de dólares para e reconstrução daquele país. Vários países enviaram aviões com alimentos, água potável e resgates especializados com cães fare-jadores.

O Brasil comanda uma missão de paz naquele país e 15 soldados brasi-leiros morreram e há outros desapareci-dos. Entre os mortos está a médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. Há cerca de 1.310 brasileiros no Haiti, dos quais cerca de 50 são civis.

O Brasil possui 1.266 militares na missão de paz da ONU, Minustah (missão de estabilização da ONU li-derada pelo Brasil), enviada ao país depois de uma sangrenta rebelião, em 2004, que sucedeu após décadas de violência e pobreza.

Filipe Matias e Rodolfo não perdem um jogo

A cidade de Enge-nheiro Caldas

recebeu centenas de tu-ristas para ver a queima de fogos e ouvir as ban-das, durante três dias. No dia 31 para o dia 1º a festa quase foi frustra-da pela chuva, que caiu até as 11h30 da noite, mas assim que cessou, os jovens vieram para a rua, onde viram a quei-ma de fogos e dançaram ao som das bandas.

Veja alguns cliques na coluna Social.

Jogo das saias vira tradiçãoEm Engenheiro Caldas,

o Natal é marcado por uma estranha tradição: durante o dia, vários jovens, dos quais hoje alguns são médicos, se re-únem para uma partida de fute-bol um tanto quanto estranha.

O uniforme dos times é feito de vestimentas femininas: saias, vestidos e corpetes, não se esque-cendo das meias-calças e dos su-tiãs. Tudo com o maior deboche possível. Durante o jogo, que já está em sua 9ª edição, os joga-dores bebem muito vinho, doado pelos comerciantes. O resultado do jogo é sempre o mesmo: todo mundo bêbado.

Glamour até debaixo d’água

Árvores cortadas em agosto 2009 e foto tirada em 07/1/2010

Página 6

Página 5

Voce já leu?

LivrariasUniverso do Direito

3271 6832Leitura- GV Shoping

Capital do Haiti é devastada por terremoto

Uma cidade bonita exige ações corretas do poder público e cooperação da população.

Page 2: Caldense 144

2 Janeiro/2010

por * José Matias

Crônica

CaldenseFundado em 1986

www.jornalcaldense.com.br

[email protected]: 8405-0007 / 3225-1920

O Jornal Caldense não se responsabiliza por matérias assinadas.

Diretor e redator: José Matias

Jornalista: José Matias /MTb 10846

Revisores: Tarciso Alves /MTb 8422

Yuri Nelson Matias

Colaboradores: Gleiciane, Ricardo Grossi.

Diagramação: José Matias

Impressão: Inforgraf - (33) 3275-5444

EntrEgamos Em qualquEr

CidadE da rEgião

CERÂMICA PORTELATodos os tipos de Tijolos

Fone: (33) 3234-1115 - FAX: 3234-1190Córrego das Pedras, s/n - Engenheiro Caldas/MG

Política, politiqueiros e o gol do Flamengo No boteco do senhor Nico Fidenco, a conversa também rola solta, assim como nos outros

botecos o assunto preferido é a política ou futebol. – Cê viu a carta que espalharam na cidade?- disse senhor Zapata. – Vi não, disse senhor Nêgo. O que diz a carta? – Eu só sei que estão tentando desmoralizar o prefeito. – Eu sabia que isso iria acontecer, mais cedo ou mais tarde. – Como assim? Quem disse pro senhor, perguntou Zapata. – Pra quem sabe ler um pingo é letra. A política desse ano passado foi o maior desas-

tre da história da cidade. O compadre Caudilho cometeu o maior erro de sua vida, não deixou abrir o hospital, e por cima indicou quem ele queria controlar. O tiro saiu pela culatra. Agora estão na maior briga, pra saber quem manda, e sem hospital, para recolher os feridos.

– Num tô entendendo nada, Sô Nêgo. –Primeiro,eununcaviumaeleiçãotãoesquisita,dissesenhorNêgo,osdoisladosfica-

ramtristes.Umficouporqueperdeueooutroporqueganhou.Pode?! – Isso é verdade, como o senhor percebeu? –Tánacara,nasfestas,nasreuniões.Duranteafestadefimdeano,sóficounacidadequem

não tinha dinheiro para viajar. E por cima, São Pedro ajudou mandando chuva. Deve ser a pedido. – O sinhô também, sempre dando uma espetada. – Só falo o que vejo. Não tenho culpa de ter nascido num país de cegos, o presidente é

eleito para ver tudo e não vê nada, e nem por isso, ele cai nas pesquisas. Aqui não é muito diferente. Estamos mais soltos que pobre quando ganha na loteria. Na cidade falta muita coisa, a pobreza está ali no morro, os velhos estão abandonados, e, as festas milionárias acontecendo. Isso mais cedo ou mais tarde vai transbordar, assim como o rio da Vila Rainha.

– O sinhô falô bem, disse Zapata, aqui está faltando um asilo, um abrigo para os desam-parados e um pontilhão na Vila.

– O sinhô sabia que a prefeitura vai construir uma mega Câmara para se reunirem uma vez por mês, digo, uma hora. E que, o vereador Mandarim Arruda, o mais brigador, pelejou para que cada vereador tenha uma sala e conseguiu.

–Vinojornal.Quebrigaboa...né!,disseZapata. –Umasalaparacadaum!?..Quebrigaboa!?..Osenhortáfumandofolhadejiló? – Uai... num é não? Não é o progresso tão esperado? – O senhor não vê que está faltando tanta coisa na cidade. O senhor não vê que tem

dinheiro sobrando para fazer as coisas mais inúteis e faltando para fazer as necessárias. Será que a merenda da escola está boa? Tem carne? Será que já colocaram o muro na piscina, já compraram asAA.T.I.?Eabibliotecapúblicaficaaonde?Cadêascasaspopularesprometidas?

– É... Eu tenho percebido mesmo... Todo mês tem muita festa com palanque suntuoso, revista colorida com foto de toco de árvore numa página inteira.

–Táacordando!Osenhorsabiaqueodinheirodaquelarevistadápraarrumarseubarraco, incluindo os azulejos ou ‘branquelejos’. Aquilo é dinheiro do povo para gastar com o povo. Pergunte ao prefeito, eu duvido que ele fale quanto pagou.

–Écaroassim!!!Nãoédegraça? –Degraça!?...façameofavor,senhorZapata.Seosenhorsoubessequemfoioverda-

deiro Zapata, não teria esse nome. – O que tem a ver meu nome com isso? E quem foi esse tal Zapata?– Emiliano Zapata foi o maior lutador contra a injustiça do México, e o senhor, que leva seu

nome,nãosabenemoqueestáacontecendodebaixodeseunariz.Quedesperdiçodenome! – Eu nasci na roça e não fui pra escola. Como posso saber dessas coisas. – Nada disso é desculpa. A sabedoria independe do estudo de escola. Como o senhor

escolheu o prefeito? – Perguntei pro cumpadi Caudilho. – Por que o senhor não perguntou mais coisas... A gente aprende perguntando a dife-

rentes pessoas, assim podemos tirar nossas próprias conclusões. Tenho certeza que o senhor sabe muitas coisas boas, mas prefere não opinar e ou prefere discutir o gol da vitória do Flamengo. Ser ignorante é mais cômodo, não dá trabalho. Ficar ai sentado na poltrona esperando a chegada do idiota do herói para morrer pro senhor.

–Osenhortánervosopordemais! – Desculpe-me senhor Zapata, não é com o senhor. É com muita gente que prefere tam-

parosolcomapeneiraefingirquetátudobem.Preferemfazerpiadasdodinheironacueca,quepedir a devolução. Aqui também tem cueca. O senhor sabia?

– E o gol do Flamengo? Cê viu?

Engenheiro Caldas- MG

disk-Pizza 3234 4086

Rua Duque de Caxias, 34 - Centro

PizzarazziPizzas - Massas Italianas Aperitivos e Coquetéis

Pizzaria e Restaurante

8411 1567

Opinião

Os bons homens querem o bem da socie-dade e muitas vezes pregam e exigem uma moralidade extrema como se ele existisse.

O desejo de ter um prefeito honesto, jus-to, comprometido com a moralidade e com o progresso é desejo de todos, mas, no entanto, todos querem a libertinagem e a vida fácil.

Todos falam da desonestidade dos polí-ticos, mas vendem seus votos. Os próprios políticos falam da ilegalidade da compra do voto, mas são eles os primeiros a fazer a me-lhor oferta.

Os juízes sabem da lei, mas dão-lhes o veredicto favorável. Alegando falta de pro-vas, mesmo com elas filmadas, gravadas,confessadas. A venda nos olhos da justiça é a única coisa certa, os promotores são pagos para ver, mas não vêm. Ninguém de direito, vê.

O cidadão comum, como o próprio nome diz, não entende nada e lhe resta rir ou chorar, quando vir esses descaramentos públicos.

Tento entender esse teatro, essas ma-nobras exuberantes, muito complexas para minha ignorância, mas percebo que andam

de Land Hover enquanto ando a pé. Vejo que falta água nos morros e sobra

champanhe nas altas rodas.Não quero ser moralista, estou triste por

que não me chamam para a farra, afinal,casa boa sem goteira, dinheiro farto, é o so-nho de todos. Por isso jogo na loteria.

Também sei, assim como meus compa-triotas, que lutar contra eles é uma perda de tempo, os homens munidos de poder estão do lado deles. Raposas cuidando de galinheiros.

Eles têm a força, como disse o He-Man.Carta anônima é uma coisa deplorável,

pode até destruir um homem com vergonha e de bem, mas tenho certeza que isso não irá abalar as estruturas de ninguém. Faz parte do teatro, que começa sua temporada. Você e eu somos apenas espectadores.

Depois da eleição, vêm os aplausos da bela atuação. A cortina se fecha e abre ra-pidademente e aparece todos os atores de mãos dadas, se curvando, para agradecer ao fielpúblico.

Esperamos a próxima temporada, a trupe já está ensaiando a peça: “Para prefeito”.

Cartas anônimasJosé Matias

Page 3: Caldense 144

3Janeiro/2010

Veículos batem próximo ao DivinoDois veículos, uma Kombi e um

Corsa sedan, bateram na BR-116, a menos de cinco quilômetros de Engenheiro Caldas, próximo ao distrito de Divino do Traíra, no dia 31 de dezembro de 2009.

O Corsa azul, placa DIE-1135, de São Paulo seguia para a Bahia e a Kombi, placa GUK-8247 de Gover-nador Valadares, ia para Engenhei-ro Caldas. O acidente aconteceu por volta das 16 horas. As vítimas foram socorridas no local pelos Bombeiros e paramédicos do SAMU, e logo de-

pois levadas ao Pronto Socorro do Hospital Municipal de Governador Valadares.

A PRF esteve no local e lavrou a ocorrência dos fatos, bem como contro-lou o trânsito, que ficou tumultuado nos dois sentidos. Por mais de duas horas o tráfego foi feito em meia pista. Chovia no momento do acidente.

O motorista da Kombi, cujo nome não foi revelado, vinha para Engenhei-ro Caldas, onde pretendia trabalhar na Festa da Virada, com a sua barraca.

Menor provoca acidente de motoA menor T. S .S., de 17 anos, inabilita-

da, que conduzia uma moto CG Titan 150cc se chocou contra dois táxis parados na Praça dos Taxistas, próxima a BR-116.

O acidente aconteceu por volta das 13h 20min do dia 10 de janeiro. A menor foi so-corrida pela ambulância local e levada para o Pronto Socorro de Governador Valadares, com fraturas nas pernas. Testemunhas re-

lataram que a jovem perdeu o controle da moto e se chocou contra os veículos de Car-lires Marques e Marcelo Paiva, que estavam estacionados. Ambos não se feriram.

Os policiais, Cb. Gledson, Sd. Cléris e Sd. Mário, estiveram no local e lavraram Boletim de Ocorrência após a remoção da vítima para o pronto socorro.Um projeto independente

está sendo construído por um grupo de jovens de Engenheiro Caldas. Trata-se de uma turma bási-ca de Jiu-Jítsu, sob a supervisão do atleta Rildo Meyron de Lana, e com apoio dos seus colegas esportivos Phelippe Rocha, Bruno Portuense, Halisson Lomar e outros jovens en-genheiro-caldenses de até 35 anos.

Diversos locais estão sendo usados para os treinos, pois a turma de atletas amadores ainda não possui local apro-priado. Os treinos acontecem às se-gundas e sextas-feiras, podendo tam-bém acontecer nas quartas (dependerá apenas da resistência e do cansaço).

Um esporte completo e discipli-nado como o jiu-jítsu traz para o tatame o melhor das pessoas, pois um bom lutador só é formado com uma equipe forte. Assim o espírito de cooperação e ensino mútuo é fa-tor constante na construção dessa equipe.

Os jovens que estão ligados a essa tarefa têm como metas: a for-mação de uma equipe com condi-ções de participar de campeonatos; atender de forma gratuita uma turma (inicial) de 25 a 35 crianças e ado-lescentes locais, para ampliar e me-lhorar sua formação como cidadão; obter patrocínio e apoio para treinar em local adequado sob a supervisão de um atleta ligado à Federação Mineira de Jiu-Jítsu, para participar dos torneios. Algumas dessas ações somente serão possíveis com apoio da comunidade.

Eles estão motivados, bem dis-postos e prontos para fazer por si e pela juventude caldense esse acrésci-mo social no setor esportivo. O jor-nal Caldense apoia essa iniciativa e convida a população, comerciantes e autoridades a prestigiar este projeto. Mais informações podem ser obti-das com o Instrutor Rildo Meyron de Lana, no telefone (33) 8404-7715.

Grupo de Jiu-Jítsu está sem lugar para treinar

Por Halisson Rocha Lomar

Você sabe o que é a ATI?Academia da Terceira Idade-ATI-

Essas academias são instrumentos de musculação e alongamento instalados nas praças para os idosos e jovens. E o jornal Caldense vem lembrando as auto-ridades que Engenheiro Caldas precisa de no mínimo de 4 ATI’s. Uma na Praça Tiradentes, outra na Vila Martins, e as demais nos distritos. Nesse período elei-toral podem perguntar aos políticos que dia serão instaladas?

O Caldense apoia essa ideia e não irá parar de falar nela. Custa mais barato que uma queima de fogos.

A Kombi foi parar no mato O Corsa ficou destruído

Essa ATI fica na praça de esportes em Governador Valadares

Page 4: Caldense 144

4 Janeiro/2010

Farmácia de Manipulação

Av. Pe. João Pina do Amaral, 271 - Centro Engenheiro Caldas

PaPelaria TaliTa Materiais escolares em geral

Revistas - Informática - Perfumarias - Presentes - Brinquedos

tele-mensagem: (33) 3234-4080Compartilhando momentos felizes com você!

Av. Padre João Pina do Amaral, 70 - Eng. Caldas/MG

Fone: (33) 3234-1531

Festa da Virada A cidade de Engenheiro Caldas

recebeu centenas de turistas para ver a queima de fogos e presti-giar as bandas, durante os três dias de festa. No dia 31 para o dia 1º qua-se foi frustrada pela chuva, que caiu até as 11h30 da noite. Mas, assim que cessou, os jovens foram para a rua, onde viram a queima de fogos e dançaram ao som das bandas.

O número de pessoas foi bem redu-

zido, devido à chuva. Mas mesmo assim a festa não perdeu o brilho. Nos dias se-guintes,dia1ºe2dejaneiro,acidadefi-cou lotada. Jovens e adultos se divertiram a valer. Os cantores locais mostraram que nãoficamatrásemnenhumquesito.

A segurança foi bem organizada e não registrou nenhum incidente grave. A administração do evento foi muito elogiada.

As bandas locais fizeram um belíssimo show Muita gente bonitaDenuza e Harris

Dra. Grazzi se divertiu bantante

Ray (Esq.) se divertiu com a família

Alícia, Jussandro e toda sua equipe Pizzarazzi dando o maior apoio ao evento

Célia, Adão, Sandra e Jair ( Sobrália) marcaram presença

A bela família Batuta marcou presença

A galera jovem do Divino aproveitou a boa música

Maria Dutra e suas lindas filhas

Paula ladeada de amigos

Marcela e Gilvânia esbanjaram beleza

Alicia e Jussandro , o grande ‘chef’

Selma e Christopher

Dr. Marcus e Pâmella mais feliz impossivel!

Bianca, Bruno, Claudio André e Adessandra Jordão

Muita gente bonita

Elsinho Jordão, Ilca e as irmãs Portela

Page 5: Caldense 144

5Janeiro/2010

Dra. Christiany Eller L.S.Vieira completa mais um ano de vida no

dia 21 de janeiro. Parabéns!

Vera Lúcia Epifânia dos Reis completa mais um ano de vida no dia 21 de janeiro. Parabéns!

Marta Portes comemorou seu aniversário no dia 8 de

janeiro. Parabéns!

Ricardo Grossi Fernandez (Dir.) completou mais ano de vida no dia 5/1, e seu pai,

Francisco Fernandez Martinez (Esq.), no dia 27/1. Felicidades e parabéns!

Nelson Wilson Cruz com-pletou 83 anos no dia 1º de

janeiro. Parabéns!

José Fernandes da Rocha completou 96 anos no dia 2 de janeiro. Desejamos a ele

muitas felicidades.

José Benito Portela, dia 3. Daniela, dia 5. Layon, dia 16 e D. Carmem, matriarca da família Portela, dia 18 de janeiro. Parabéns a todos.

Maria Ineide Dias aniver-sariou no dia 15 de janeiro.

Parabéns!

Claudio André (Dir.) comemorou seu aniverário com os amigos, André, Aquiles, Magno e Luzia-

ne, no dia 1º de janeiro.

Essa gata é Eliane Ribeiro, ela aniversaria

no dia 30 de janeiro. Parabéns!

Em Engenheiro Caldas o Natal é marcado por uma estranha tra-

dição: durante o dia, vários jovens, dos quais hoje alguns são médicos, se reú-nem para uma partida de futebol um tan-to quanto estranha.

O uniforme dos times é feito de vesti-mentas femininas: saias, vestidos e corpetes, não se esquecendo das meias-calças e dos sutiãs. Tudo com o maior deboche possível. Durante o jogo, que já está em sua 9ª edição, os jogadores bebem muito vinho, doado pe-los comerciantes. Toda vez que alguém cai, o “massagista” entra com o garrafão de vi-nho e lhe serve um pouco. O resultado do jogo é sempre o mesmo: todos bêbados.

Nesse ano de 2009, o seu mentor prin-cipal, Lacraia, se acidentou no início do primeiro tempo, e teve de ser levado para o posto de saúde. Com a sua falta, acontece-ram fatos inadmissíveis na festa. Primeiro:

os jogadores passaram a jogar seriamente, querendo fazer gols de verdade, e até bri-gando com os companheiros, como em jo-gos comuns. O juiz, que deveria não existir, estavamuitoexigente, eo jogoacaboufi-cando sério demais.

Lacraia, o organizador, recebeu várias reclamações sobre a tradição da farra, que foiquebrada.Os jogadoresficaramcom-portadosdentrodecampo,enãofizeramnenhuma graça, como todos esperavam.

Lacraia disse que não tem nada pior do que uma bagunça organizada. No pró-ximo ano, ou eles se desorganizam ou acabarão expulsos. Bagunça que se preza tem que ser desorganizada. Se o juiz não estiver bêbado, não entra em campo. Se os jogadores não estiverem bêbados, fi-carão no banco de reserva, porque nesse time só entra quem não tem condições de jogar, quer dizer, de chutar e cair.

Homens de saias virou tradição

Dr. Filipe Matias e Rodolfo exi-biram os modelitos e as pernas

cabeludasBriga durante a partida.

Os jogadores de saias exibiram os fundilhos e as cuecas

Page 6: Caldense 144

6 Janeiro/2010

Tijolos 9x19x29 - 14x19x29 - 9x19x29Tijolos feiTos com o maisalTo padrão de qualidade

(33) 3234-1140

CerâmiCa Fernandez

Br-116, km 459 - Engenheiro Caldas

Rua Joaquim Manoel Ribeiro, 28 - 1ª andar - CEP:35130-000 - Fone: (33) 3234 1103

InForMAtIvo Do LEGISLATIVO

câmara municipal de engenheiro caldas

www.camaraengcaldas.mg.gov.br

COMUNICADO

A Câmara Municipal de Enge-nheiro Caldas, por intermédio de seu representante legal, abaixo assinado, comunica que no período compreen-de de 15 de dezembro de 2009 a 15 fevereiro de 2010 em curso, ocorrerá o recesso parlamentar.

A secretaria administrativa e legis-lativa permanece funcionando cos-tumeiramente.

O comunicado fundamenta-se no ar-tigo Art. 16 da Lei Orgânica Municipal.

Engenheiro Caldas, 15 de dezembro de 2009.

Helder Honório da SilvaPresidente da Câmara Municipal

Um terremoto de grandes proporções atingiu o Haiti nesta terça-feira, 12.

O tremor de sete graus na escala Richter foi detectado às 19h53 (hora de Brasília). Minutos depois, duas réplicas de 5,9 e 5,5 graus atingiram o país.

O Palácio do Governo, o principal hospi-tal e os Hotéis Montana - onde mora o gene-ral brasileiro que comanda o braço militar da missão - e o Cristopher, utilizado como sede da Missão das Nações Unidas para Estabi-lização no Haiti (Minustah) estão destruídos.

O Haiti é o país mais pobre do Ocidente. O Brasil comanda cerca de 7.000 soldados

da força de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1.300 homens na região. O Ministério da Defesa informou, por meio de nota, que houve "danos mate-riais" em instalações usadas por brasileiros, mas não citou vítimas.

O epicentro do terremoto foi em terra, a 15 km do sudoeste da capital Porto Príncipe, e também foi sentido com força em grande parte da República Dominicana, que divide com o Haiti a Ilha Hispaniola, e em Cuba. O terremoto ocorreu a 8 km de profundidade.

As comunicações foram em grande par-te interrompidas, tornando impossível obter um quadro completo sobre os danos, en-quanto tremores que se seguiram ao grande sismo continuaram a assustar a população do país extremamente pobre, onde muitas construções são precárias. A eletricidade foi cortada em alguns lugares.

A fundadora e coordenadora internacio-nal da Pastoral da Criança, Zilda Arns, mor-reu aos 75 anos após o terremoto que atingiu o Haiti. Médica pediatra e sanitarista, Zil-da estava em missão humanitária em Porto Príncipe, capital haitiana, e sua morte gerou uma série de declarações e homenagens de autoridades brasileiras.

O premiê do Haiti, Jean-Max Bellerive, disse nesta quarta-feira (13) à rede CNN que teme que o número de mortos supere 100 mil pessoas. O número equivale a mais de 1% da população do país da América Central.

número de mortos no terremoto do Haiti pode passar de 100 mil, afirma premiê

Zilda Arns morreu sob os escombros

Centenas de construções vieram abaixo, deixando milhares de pessoas soterradas

Disk Remédio: 3234 1326Engenheiro Caldas - Centro

Perfumaria e MedicamentosLider em atendimento, qualidade e preços baixos

Page 7: Caldense 144

7Janeiro/2010

Cláudio André Goulart 1/1Flaviano Alves Medeiros 1/1Ozana da Silva Jordão 1/1Nelson Wilson da Cruz 1/1Adriana Frossard 2/1Márcio Martins 2/1Wendeson Gonzaga Loxe 2/1Rafaela Lessa dos Santos 3/1Fabio Junior Fernandes 3/1José Benito Portela 3/1Daniel Jordão 3/1Nair Goulart 3/1 Fábio Jordão 3/1Raquel Felix Machado 4/1Danielle Giarola Portela 5/1AndréLeandroBonfim 5/1Pietro Rodrigues Fernandez 5/1Luzia Gonçalves Rodrigues 5/1Ricardo Grossi Fernandez 5/1Pietro Rodrigues Fernandez 5/1Lucas Ferrarez Nogueira 6/1Roberta Mendes Lima 6/1Nayara Portela Guerra 6/1Luiza Calil 6/1Gledson Marques da Silva 7/1Osmar Martins de Mendonça 7/1Sandra Paulina dos Santos 7/1Geraldo Rodrigues 9/1Verônica de Melo Moutin 9/1Sebastião Luiz Braga 9/1Geraldo Rodrigues de Oliveira 9/1Custódio Moreira Barbosa 10/1Nayara de Souza da Silva 10/1 Suely Rodrigues de Oliveira 10/1Eugênio Elias Freire 11/1Kasciana Aparecida de Oliveira 11/1Francisco Gesteira 11/1Elmo Notélio 12/1Raquel Lorena Carvalho 12/1Uriel Costa Monteiro 12/1Juciléia Miranda da Silva 13/1Rafael Carlos Moutin 13/1Zilda aparecida B. Coutinho 13/1

A

A

Galera Teen

A linda Amanda Silveira Portela, filha de Fatinha e Américo Portela, completa 14 anos

no dia 27 de janeiro. Congratulações!

Pietro Rodrigues Fernandez, filho de Márcia e Anselmo, completou 6 anos no dia 5 de janeiro.

Parabéns!

Rosangela Xavier dos Reis 13/1Elias Candido Cardoso Pereira 13/1Vanderson Sutil Fernandes 13/1Rafael Carlos 13/1Fabrícia Texeira Coelho 14/1Angel Frossard Fernandez Neto 15/1Lucimar de Paula Pedrosa 15/1Maria Ineida Dias 15/1Layon Giarola Portela 16/1Carmen Fernandes Portela 18/1Janaina Estenislau Barbosa 19/1Ronald Estenislau 19/1Emília Bruna Ferreira 20/1Alaíde Ferreira 20/1Carlos Alberto Ramos 20/1Maria do Carmo Leal P. Dias 20/1Ivanete Souza da Silveira 20/1Matheus Jordão 20/1Gina Brandão 22/1André Ricardo da Silva 21/1Véra Lúcia E. dos Reis 21/1Christiany Eller L.S. Vieira 21/1Tayane Bruna Januário 22/1Valdirene Maria de Melo 23/1Aparecida dos Passos S. Castorino 24/1Idalina Silveira Gatto 24/1Marconi Soares Cardoso 25/1Clarice Soares Ferreira 25/1Lenilce Barbalho de Souza 25/1Walter Pereira de Almeida 25/1Andressa Mércia Lopes Barbosa 27/1 Maurílio dos Reis 27/1Marcilene Lopes Caetano 27/1Amanda Silveira Portela 27/1Carla Ferreira da Silva 28/1José Miranda 28/1Eva Custódio Evangelista 28/1Jaider Ferreira Gomes 29/1Maria de Fátima Florêncio 29/1Tatiana Teixeira Coelho Sampaio 30/1Edgard Selis Freire 30/1Ivair Loxe 31/1Nadir Rosa de Jesus 31/1Lucila Portela Guerra 31/1

A belíssima Carolina Resende

Pereira, filha de Silvana e Rildo Perei-ra, comple-tou 15 anos

no dia 11 de janeiro. Parabéns!

A bela Luiza Calil, filha de Maristane e Grimaldo, completou 12 anos no

dia 6 de janeiro. Parabéns!

Breno Jordão Pereira Goulart, filho de Bianca e Claudio André, completa 3 aninhos no dia

22 janeiro. Parabéns!

A jovem Fernanda Cristina de Souza completou mais um ano e vida no dia 2

de janeiro. Parabéns!

Infantil Casamento deMarcela e José Celso

A simpaticíssima Marcela Bar-reto e José Celso se casaram no dia 17 de janeiro, em uma ceri-mônia realizada em Belo Hori-zonte. O jornal Caldense para-beniza o novo casal.

Page 8: Caldense 144

8 Janeiro/2010

Curso de legislação e direção veicular Aulas em Multimídia, aprovadas pelo Detran/MG Novo material didático, incluindo DVD com todas as aulas ministradas do curso

Sala climatizada, Simulador veicular eStático

O contador e empresário Ronaldo Jordão (foto) é um cidadão atuante

na política e em várias áreas da sociedade local. Recentemente, ele ficou muito irri-tado com as podas das árvores na cidade e acabou tendo um problema de coração, que o levou a sofrer uma intervenção cirúrgica.

Aproveitando toda essa movimentação, o Caldense resolveu entrevistá-lo sobre vá-rios assuntos, incluindo a poda das árvores e alguns fatos da política da cidade.

Caldense: Ronaldo, depois da sua inter-nação, gostaríamos de saber se já está recu-perado da recente cirurgia e se a causa de sua súbita enfermidade cardíaca teve algu-ma coisa a ver com a sua revolta pelo corte da frondosa árvore de Ficcus, realizada sem nenhuma explicação. Você acredita que a ci-dadevaificarmelhorapósapodadrástica?

Ronaldo: Estou bem. O fato ocorreu com uma obstrução de 90% em uma artéria,

e isso realmente ocorre após muito tempo de luta,cansaçoemuitasdificuldadesenfren-tadas. Então, a minha grande irritação com o corte da árvore não teve nada a ver com isso. Aliás, eu já sabia que estava com esse problema de saúde. Porém, o fato é que aqui desrespeitaram o meio ambien-te violentamente, e derrubaram uma árvore que não fazia mal nenhum, somente o bem. Mas, como parece que querem o mal para Engenheiro Caldas, acho que cumpriram o papel deles. E não foi uma poda drástica – foi uma mutilação. Já viu algo muti-lado ser bom?

Caldense: Como um cidadão que tem trabalhado, investido na cidade e sabe a di-ferença entre o que é bom e o que é ruim, em termos administrativos, qual a sua opinião sobre a atuação do prefeito atual?

Ronaldo: Prega-se muito uma bondade infinita,maséverdadeiramenteumaadmi-nistração finita. Vale ressaltar que em seumandato, até novembro de 2009, ela já rece-beu o valor de R$6.637.040,08 de recursos federais; R$ 200 mil para fazer aquela Fei-ra da Amizade; R$1.445.713,44 de ICMS; R$218.315,36 de IPVA; R$ 21.828,24 de IPI, o que dá uma receita de R$8.522.897,12, em 11 meses (fonte: Siaf/Sef/MG/Stn). Isso se somado à receita municipal, a que não temos acesso, e ainda às verbas especiais,

mostra que tivemos uma receita, em 2009, do município de Engenheiro Caldas, de mais de R$10 milhões (dez milhões de reais). En-tão, a gente investe aqui porque gosta muito do nosso município, e ainda acreditamos que dias melhores virão. Quanto à avaliação

do prefeito, eu a deixo para os nossos munícipes.

Caldense: Caso Juninho Dutra não saia como candida-to no próximo pleito, e saben-do-se que o PSDB é o partido mais coeso hoje, na cidade, você se lançaria candidato?

Ronaldo: Francamente, não tenho nenhu-

ma intenção partidária, e Engenheiro Caldas temmuitosoutrosótimoscandidatos.Prefi-ro não sê-lo. Mas, para mim, esta conclusão depende muito da vontade de Deus.

Caldense: Você acredita que a cidade está necessitando de algo para os jovens, ou para os idosos, que a administração não vê? Além disso, dê sua opinião sobre a seguran-ça e as obras feitas nesse último ano.

Ronaldo: É claro, necessitamos de mui-tas criações para o bem dos jovens e idosos e principalmente, você não citou, para nos-sas crianças. O planejamento é necessário e o espaço aqui é pequeno para relatar tudo, mas posso fazer isso em outra oportunida-de. Quanto à segurança, acho que hoje está

eficiente, o que atrapalhamuito é a nossalegislação.Euflagreiumapessoaroubandodentro de minha casa. Acompanhei tudo e tive total apoio da Polícia Militar. Quanto às obras, eu as acho muito poucas, em compa-ração com os valores recebidos. Já pensou bem nisso?

Caldense: E os vereadores? Você acre-dita que estão cumprindo o seu verdadeiro papel,ousãopeçasfigurativas?

Ronaldo: O Legislativo precisa melho-rar, mas a gente entende que são impossi-bilitados de fazer mais. Então, entendo que fazem o que podem, ou o que sabem, Inclu-sive, os nossos distritos são olhados pelos nossos vereadores.

Caldense: Quero agradecer sua entrevis-ta e pedir que utilize esse espaço para fazer suasconsideraçõesfinais. Podedizeralgoque desejaria, ao povo caldense.

Ronaldo: Sinceramente, gostaria de agradecer muito a todo o povo caldense, pois em meus 55 anos de idade só tenho amizades – e muitas. Gosto de estar sem-pre fazendo mais, e me sinto feliz de ter 14 pessoas que trabalham comigo, que me ajudam muito no dia a dia, e por ter todos os meus bens aqui na cidade. Gra-ças a Deus, não preciso mais provar que amo muito Engenheiro Caldas. Muita saúde e paz a todos os caldenses.

Ronaldo Jordão fala de política e gastos

O municipio recebeu mais

de R$10 milhões em

2009

Page 9: Caldense 144

9Janeiro/2010

Sorteios de NatalMACONFER

Comoemtodofinaldeano,aslojasfazem sorteios para incrementar

as vendas de Natal. A loja de material de construção MACONFER fez seu sorteio no dia 26 de dezembro, em frente à sua loja. Os ganhadores foram:

Flávio Nascimento Rosa ganhou a mo-tocicleta; Antônio Peixoto ganhou uma TV 29”; Raimundo Silvério, uma geladei-ra; Dulce Helena, uma TV 20”; Alvino R. da Silva, uma bicicleta; Eliomar Barbosa de Oliveira, um tanquinho; Cássio Al-ves, uma sanduicheira; Leônidas Xavier dos Reis, um DVD player; Lilia Gandra, uma churrasqueira; Ivair Loxe, um mini-sistem; Nilson Oliveira Gonçalves, um liquidificador;PâmelaCardoso,umventi-lador; Maria Imaculada, um rádio-relógio; Marcelo Augusto, uma furadeira; André Fonseca, uma escada de 7 degraus.

A maioria dos felizardos já foi até a loja, para buscar seus prêmios. Se algum desses nomes ainda não retirou seu prê-mio, pode ir até a loja pra solicitá-lo.

Ganhadores Supermercado

Juninho O Supermercado Juninho fez seu

sorteio no dia 2 de janeiro. Os fe-lizes ganhadores foram:

Joel Fernandes que ganhou 1 fogão; Sebastião Vicente Ferreira ganhou uma TV 21”; Maria Moura Guimarães ganhou 1 fogão; Luciana Ribeiro ganhou 1 liquidi-ficador;PauloGonçalvesSobrinhoganhou1 DVD; Ana Paula dos Reis ganhou 1 li-quidificador;Edimarganhou1tanquinho;Raimunda R. Matos ganhou uma batedei-ra; Romário Ferreira Martins ganhou pane-la de pressão; Maria S. Madrona ganhou 1 Kit praia com cooler.

Os felizardos que ainda não pegaram seus prêmios podem se dirigir até a loja, na Avenida Padre João Pina do Amaral, para retirá-los.

O proprietário, Juninho Gatto, agrade-ce a preferência e parabeniza os ganhado-res, desejando-lhes um ano novo cheio de amor e paz.

O Supermercado Gatto também fez sorteio no dia 2 de janeiro,

e premiou os seguintes clientes:Sebastião Ferreira ganhou uma TV

14”; Marcos Vinicius ganhou 1 DVD player; Ana Carolina da Silva ganhou 1 telefonesemfio;TaylerFontesganhou1 jogo de jantar; José Carlos de Souza ganhou 1 secador de cabelos; Ana Paula da Silva ganhou uma cesta básica; Te-rezinha Raimunda ganhou uma panela de pressão; Antônio Carlos Pereira ga-nhou uma garrafa térmica; Maria Eva da Silva ganhou uma TV 14”; Orlando G.H ganhou 1 Kit da Bioextrato.

A família Gatto parabeniza os vence-dores e deseja-lhes muito sucesso nesse novo ano que se inicia. As pessoas que ainda não buscaram seus prêmios po-dem comparecer à loja, para retirá-los.

Supermercado Gatto também

faz sorteios

Natal Premiadoda Drogaria

MaltaA Drogaria Malta também sorteou

prêmios para seus clientes no dia 29 de dezembro, às 16 horas. Os vencedo-res foram:

Wilson, que ganhou 1 televisão 29”; Selmara Lopes ganhou 1 aparelho de som; Ilma Santos ganhou 1 DVD Player;

Outros prêmios foram sorteados e os ganhadores já os pegaram na hora. Os pro-prietários parabenizam os vencedores e agradecem pela preferência, desejando a todos um feliz ano novo.

Biocell dá prêmios todo mês

A Farmácia Biocell está com um novo sistema de premiar

seus clientes. Ele já está em vigor e começa a valer a partir de fevereiro. Os clientes preencherão os cupons, que serão sorteados todo final demês. São diversos prêmios.

Ao fazer suas compras informe-se. O telefone da Biocell é 3234 1111.

Farmácia Vitalisa agora tem Farmácia PopularDepois de um longo processo, a Far-

mácia Vitalisa conquistou a con-cessão do estado para ter Farmácia Popular. Desde o dia 1º de janeiro, a Farmácia Vitalisa está autorizada a vender remédios da Farmá-cia Popular, com descontos de até 90%.

O projeto Farmácia Popular, do governo federal, contempla a todos que fazem uso de medicamentos contínuos, reduzindo os preços em até 90%. O paciente deve levar a receita assinada pelo médico, e o CPF, para comprá-los.

A Dra. Monalisa, proprietária da Far-mácia, disse que os medicamentos são para controle de pressão arterial, diabetes e anti-concepcionais. A Farmácia Vitalisa oferece também medicamentos manipulados e tra-

dicionais, a preços promocionais. Mais in-formações pelo telefone:(33)3234 4422.

ClassificadoVendo um lote no Bairro Ernesto,

próximo ao posto de saúde, tamanho 12 m x 25 m. Ótima localidade. Valor a combinar. Tratar com Fernanda, pelos tele-fones 8424-4436 ou 3234-1790.

Vendo um excelente lote 15 m x 25 m, área comercial, na Av. Pernes de Miranda, saída da cidade. Valor R$ 180 mil. Tratar com José Matias pelo telefone 8405-0007.

Vendo 1 Lote 300m² de esquina, na Av. Padre Jão Pina do Amaral, ao lado da delegacia. Tratar com Ricardo Grossi, pelo telefone 8401 0893.

Vendo 1 Motocicleta Bross 150 CC, vermelha 2007, ótimo estado. Tratar com Paulo Jr. 3234 4329

Vendo espaço para publicidade nesse jornal. Tratar com José Matias 8405 0007. O jornal completa 24 anos e tem uma gran-de credibilidade entre seus leitores. Vale a pena! Propaganda não é gasto, é investi-mento. Seu cliente precisa saber onde você está. Ligue.

Precisa-seA Pizzaria Pizzarazi está admitindo

cozinheiro(a) com experiência em comida Italiana, e Barman ou bargirl, para preparo de coquetéis, para trabalhar em Engenhei-ro Caldas. Mais informações pelo telefone (33) 3234 4086. Jussandro.

Page 10: Caldense 144

10 Janeiro/2010

CórrEGo DAs PEDrAs, s/n - EnGEnhEIro CAlDAs - F.: (33) 3234-1147

LAMINATEXC E R Â M I C A

de alta qualidade

VoCê EnConTra nas mElhorEs lojas dE maTEriais dE ConsTrução

Blocos de cimento 010 - 020 - 030 - Bloquetes p/ calçamento e meio-fio

LAMINATEX

No curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:

– Quantos rins nós temos?– Quatro. - responde o aluno.– Quatro? - replica o professor, arrogan-

te, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos.

–Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala – ordena o professor a seu auxiliar.

–Eparamimumcafezinho!–replicouo aluno ao auxiliar do mestre.

O professor ficoumais irado e expul-sou o aluno da sala. O aluno era, entretan-to, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), mais conhecido como o "Ba-rão de Itararé".

Ao sair da sala, o aluno ainda teve a au-dácia de corrigir o furioso mestre:

–O senhor me perguntou quantos rins "nós temos". "Nós" temos quatro: dois meus e dois seus. "Nós" é uma expressão usada para o plural. Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.

Certa noite uma mulher não voltou para casa... No dia seguinte, ela disse ao marido que tinha dormido na casa de uma amiga. Desconfiado, o homem telefonou para as10 melhores amigas da mulher, e... nenhu-ma sabia de nada...

Moral da história: Ô, raça desunida!

Certa noite um homem não voltou para casa... No dia seguinte, ele disse à esposa que tinha dormido na casa de um amigo. Desconfiada,amulhertelefonouparaos10melhores amigos do marido e... oito deles confirmaramqueeletinhapassadoanoitena casa deles, e dois disseram que ele ainda estavalá!

Moral da história: Ô raça...

Quantos rins... Homens e mulheres, que diferença!

Ditos popularesVocê diz os ditos populares corretamente?

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece

que tem bicho carpinteiro'O correto é: 'Esse menino não pára quieto, parece

que tem bicho no corpo inteiro. 'Batatinha quando nasce, esparra-

ma pelo chão.' o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a

rama pelo chão. ' ”Cor de burro fugido.” O correto é:'Corro de burro fugido!' “Quem tem boca vai a Roma.” O correto é:”Quem tem boca vaia Roma.” “Cuspido e escarrado”Quando alguém quer dizer que é muito

parecido com outra pessoa. O correto é:”Esculpido em Carrara.” (Carrara: um

tipo de mármore)

1. Um estudo recente conduzido pela Universidade Federal de São Paulo mos-trou que cada brasileiro caminha em média 1.440 km por ano.

2. Outro estudo feito pela Associação Médica Brasileira mostrou que o brasilei-ro toma 86 litros de cerveja por ano, em média.

Conclusão:Issosignificaqueobrasileirofaz16,7

kmporlitro! Isso me deixa muito orgulhoso de ser

brasileiro!!!

DOIS ESTUDOS E UMA CONCLUSÃO

O marido chega de madrugada, bêbado, e sua esposa pergunta:

—Olá,Super-Homem!Tudobem,Su-per-Homem?

— Mas, bor quê vozê eztá me chaman-do de Super-Homem?

— Porque é o único que conheço que usaacuecaporcimadacalça!

Super-Homem

1-O que é que quanto mais limpo, mais sujofica?

2-Por que a China tem a maior popula-ção do mundo?

3-Qual o peixe preferido dos políticos? 4-O que é que todo mundo põe em cima

do armário? 5-Qual é o coletivo de pobre? 6-Qual a palavra de oito letras que, ti-

randoduasficamquinze?

Charadas

Resposta: 1 Pano de chão. 2 Porque lá eles comem com dois pauzinhos. 3 Robalo 4 O acento agudo. 5 Ônibus.

6 Quinzena.

Frases soltas

Curiosidade

Torre de Dubai, a construção mais alta do mundo,

com 818 metros de altura foi inaugu-rada em primeiro

de janeiro de 2010 com uma belissima

queima de fogos. O orçamento total do projeto do Burj

Dubai gira em torno de US$ 4.1 bilhões para toda a nova

"Downtown Dubai". O preço estimado

por metro quadrado é de US$43 mil dolá-res. O Empire State

já foi o maior do mundo, a torre de Dubai é o dobro.

A maior torre do mundo

Tinha um passarinho que se chamava Tro. Toda vez que chovia Tro voava.

Você sabe que está ficando velhoquando o trabalho começa a dar prazer, e o prazer começa a dar trabalho.

Casamento é a única instituição onde se conquista a liberdade por mau compor-tamento.

Minha vida é um litro aberto.