Candidatura Final UTAD ENEI 2011

download Candidatura Final UTAD ENEI 2011

of 47

Transcript of Candidatura Final UTAD ENEI 2011

Proposta de candidatura ENEI 2011

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro Escola de Cincias e Tecnologia Departamento de Engenharias Vila Real

Ncleo de Estudantes de Informtica Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao

24 de Novembro 2010

ndiceIntroduo................................................................................................................................. 3 Organismo ................................................................................................................................ 3 Currculo de Eventos ................................................................................................................. 4 UTAD ...................................................................................................................................... 8 Associao Acadmica da UTAD ............................................................................................. 8 Vila Real................................................................................................................................... 9 Como chegar a Vila Real .......................................................................................................... 9 O ENEI................................................................................................................................... 12 Programa ENEI....................................................................................................................... 13 Equipa Coordenadora .............................................................................................................. 20 Patrocnios / Apoios ................................................................................................................ 27 Finanas ................................................................................................................................. 29 Logstica e Infra-estruturas...................................................................................................... 29 Plano de Divulgao ............................................................................................................... 32 Animao Nocturna ................................................................................................................ 33 Convvios e actividades paralelas ............................................................................................ 38 Alojamento ............................................................................................................................. 39 Oramento .............................................................................................................................. 40 Contactos ................................................................................................................................ 41 Anexos ................................................................................................................................... 42

IntroduoEste documento vem mostrar a nossa proposta de candidatura ao Encontro Nacional de estudantes de Informtica por parte de dois Ncleo de Estudantes da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro so eles: o Ncleo de Estudantes de Informtica (NEI) e o Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (NETIC). Inicialmente, pouco depois da participao no ENEI2010 comeamos a trocar algumas ideias e vontades de organizar e trazer at nossa Universidade o ENEI . Desta forma e vendo com orgulho toda a equipa, ncleos de estudantes, cursos, acadmica, coordenaes de curso, departamento, escola e universidade demonstrar todo e qualquer apoio e disponibilidade, deparamo-nos com uma enorme possibilidade de apresentar uma candidatura. Depois de conversadas e planeadas todas as possibilidades aqui surge a nossa proposta que reflecte o trabalho de toda a universidade e que todos pretendemos realizar.

OrganismoOs organismos que se propem a organizarem o Encontro Nacional de Estudantes de Informtica so eles: o Ncleo de Estudantes de Informtica e o Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao, ambos do Departamento de Engenharias da Escola de Cincias e Tecnologias da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro.

NEIO Ncleo de Estudantes de Informtica foi fundado no ano de 2002, inicialmente com uma comisso administrativa criada por seis elementos com a ajuda dos coordenadores de curso. Aps um ano de trabalho, foram convocadas as primeiras eleies em que desde ento o NEI tem o seu prprio espao no Edifcio de Engenharias I para sempre que necessria a sua utilizao e at para uma maior proximidade com o dia-a-dia de todos os alunos. Neste campo, o relacionamento de toda a equipa do NEI com todos os alunos do curso, bem como com docentes e funcionrios tornou-se saudvel, de entreajuda e companheirismo. Os elementos da Direco do Ncleo indigitados pela AAUTAD tm como funo servir de ponte entre esta e o NEI, facilitando desta forma o relacionamento de todos os alunos do curso com AAUTAD. Ao longo de todo o ano a valorizao individual de cada aluno muito importante para ns, por isso dinamizamos e organizamos para todos os alunos actividades Culturais, Desportivas e Recreativas, com o conceito de diverso, valorizao pessoal e acadmica. Todo o material pertencente ao NEI, est sempre disposio de todos os alunos para ajudo escolar e/ou outro.

NETICO Ncleo de Estudantes de TIC da UTAD, fundada em Outubro de 2003 esta sediado no Edifcio do Engenharias I do departamento de Engenharias da escola de Cincias e Tecnologia. O NETIC assume o papel de maior responsabilidade no cumprimento da sua misso na representao dos estudantes de TIC da UTAD no Movimento Estudantil e Defesa dos seus Objectivos, Posies e Reivindicaes e a Promoo e Realizao de Actividades de ndole Cultural, Pedaggica, Desportiva e Poltico-social.

NEI 2010/2011O NEI constitudo por 18 pessoas activas e mais alguns colaboradores. Estas 18 pessoas esto distribudas por diversas seces, desde Recreativa, Markting, Apoio ao Caloiro e ao Trabalhador Estudante, Tecnologia e Cultura. Todas estas reas so trabalhadas ao pormenor e com todo o empenho possvel e necessrio. Da termos, Direco e Equipa do NEI, decidido avanar com uma proposta de candidatura, que dia aps dia se tornou cada vez mais forte e trabalhada por cada um de ns quer em termos de coordenao ou colaborao nas diversas reas. Conscientes de que so necessrios todos e quaisquer estudantes para uma melhor organizao e realizao do evento, contamos com a ajuda e colaborao de todo Departamento de Engenharias bem como outras pessoas que achamos por bem participarem para aumentarmos a fasquia e valorizar-mos o evento ainda mais.

NETIC 2010/2011O NETIC constitudo actualmente por 18 elementos nos diferentes rgos tendo a Direco um papel mais activo e de mais responsabilidade. O maior evento do NETIC a realizao do dia de TIC TIC DAY que um dia dedicado a apresentaes e workshops, seminrios mas tambm um dia de uma maior aproximao entre alunos e professores. O evento conta com empresas de alguma dimenso nacional, que tem ao seu dispor oferta de estgios e ofertas de emprego, que podero ser teis e aproveitadas pelos alunos.

Currculo de EventosRecepo ao Caloiro organizada em conjunto com os restantes ncleo da academia e recebe os novos alunos dando-lhes animao e integrao na UTAD. Durao: 5 dias Participantes: 350 do curso TIC e Informtica

Magusto* um dia dedicado a um convvio aps um perodo de praxe entre alunos e docentes do Dep. De Engenharias. Durao: 1 dia Participantes: 300 pessoas (alunos e Docentes)

Churrascada* um dia dedicado a um convvio aps um perodo de praxe entre alunos e docentes do Dep. De Engenharias. Durao: 1 dia Participantes: 300 pessoas (alunos e Docentes) Barraca na Semana do Caloiro da UTAD uma semana de plena animao, onde os novos alunos e no s usufruam de concertos Durao: 6 dia Participantes: 400 pessoas (Cursos de TIC e Informtica) Festa de Carnaval* um dia caracterstico para animao onde todos os cursos e Informtica e TIC no so excepo. Durao: 1 dia Participantes: 300 pessoas (alunos e Docentes) Barraca na Semana Acadmica da UTAD Uma semana em que cada curso da uma despedida condigna dos alunos com barracas de curso nos recintos dos concertos. Durao: 7 dia Participantes: 400 pessoas (Cursos de TIC e Informtica) Carro Cortejo Acadmico Um dia quer o curso de TIC e quer o curso de Informtica levam o seu carro pelas ruas da cidade, competindo para o melhor carro do cortejo. Durao: 1 dia (Cursos de TIC e Informtica)

Latada um dia dedicado a um convvio aps o perodo de praxes entre alunos e praxadores do Dep. De Engenharias. Cada curso leva um tema. Durao: 1 dia Participantes: 250 pessoas (Cursos de TIC e Informtica) Festas Temticas* um dia dedicado a um convvio aps um perodo de praxe entre alunos e docentes do Dep. De Engenharias. Durao: 1 dia Participantes: 300 pessoas (alunos e Docentes) Torneios Desportivos (diversas modalidades) Participantes: 300 pessoas Dia de TIC TIC DAY um dia de apresentaes e workshops, seminrios mas tambm um dia de uma maior aproximao entre alunos e professores. O evento conta com empresas de alguma dimenso nacional, que tem ao seu dispor oferta de estgios e ofertas de emprego, que podero ser teis e aproveitadas pelos alunos de TIC. O TIC DAY conta com a presena de alguns dos melhores especialistas em tecnologias emergentes da actualidade, colocando ao dispor a sua experincia e genialidade. Este evento trs tambm como oradores antigos alunos do curso, que vm mostrar a sua experiencia e dificuldades da vida profissional. A divulgao do curso para o exterior um dos objectivos, fazendo espalhar o nome TIC pelas escolas e captar alunos quer para a Licenciatura quer para o Mestrado.

Durao: 1 dia Participantes: 500 pessoas (alunos e Docentes)

Dia de INFORMTICA "INFOR DAY" um dia de apresentaes e workshops, seminrios mas tambm um dia de uma maior aproximao entre alunos e professores. O evento conta com empresas de alguma dimenso nacional, que tem ao seu dispor oferta de estgios e ofertas de emprego, que podero ser teis e aproveitadas pelos alunos de Informtica. O INFOR DAY conta com a presena de alguns dos melhores especialistas em tecnologias emergentes da actualidade, colocando ao dispor a sua experincia e genialidade. Este evento trs tambm como oradores antigos alunos do curso, que vm mostrar a sua experiencia e dificuldades da vida profissional. A divulgao do curso para o exterior um dos objectivos, fazendo espalhar o nome de Informtica pelas escolas e captar alunos quer para a Licenciatura quer para o Mestrado.

Durao: 1 dia Participantes: 500 pessoas (alunos e Docentes) Semana das Engenharias da UTAD uma semana de apresentaes e workshops, seminrios. O evento conta com empresas de alguma dimenso nacional, que tem ao seu dispor oferta de estgios e ofertas de emprego, que podero ser teis e aproveitadas pelos alunos do Departamento de Engenharias. A semana das Engenharias conta com a presena de alguns dos melhores especialistas em tecnologias emergentes da actualidade, colocando ao dispor a sua experincia e genialidade.

Durao: 4 dias Participantes:1200 pessoas (alunos e Docentes)

*Eventos organizados por curso ou caso as equipas de ncleo achem oportuno realiza-se a mesma actividade para os dois cursos

UTADA Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro nasceu com tal estatuto, em 1986, embora no seu historial credite tambm toda uma valiosa herana colhida no velho Instituto Politcnico de Vila Real, que em 1973 foi criado nesta cidade. Este Instituto assumiu um papel relevante contribuindo para o desenvolvimento regional. Da que, em Setembro de 1979, tenha sido criado o Instituto Universitrio de Trs-os-Montes e Alto Douro, e que, menos de dez anos depois, em face do reconhecimento universal da sua intensa actividade dos domnios do ensino e da investigao cientfica e tecnolgica, o Governo transformasse o Instituto Universitrio em Universidade. Hoje a UTAD reconhecida como um importante ponto de referncia no sistema universitrio portugus. De acordo com os seus Estatutos, esta Universidade, que tem como objectivos fundamentais o Ensino, a Investigao, a Extenso e Apoio Comunidade, dever constituir um Centro de Excelncia para a educao permanente e para a criao, transmisso e difuso da cultura, da cincia e da tecnologia. A UTAD tem o seu prprio espao no seio do ensino superior em Portugal pois contribui para que as carncias detectadas quanto a cursos de interesse nacional sejam satisfeitas, escolhendo reas ainda no esgotadas quanto ao mercado de trabalho. A flexibilidade da UTAD, demonstrada pela sua capacidade de se adaptar a novas situaes, conciliando os meios disponveis com a modernidade do ensino e sendo capaz de propor novas formas de aprendizagem e de transmisso cientfica, prova irrefutvel da sua vitalidade. esta vitalidade que justifica a sua afirmao no seio da Universidade Portuguesa.

Associao Acadmica da UTADA Associao Acadmica da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), estrutura representativa dos estudantes da UTAD, teve os seus estatutos publicados no Dirio da Repblica do dia 4 de Fevereiro de 1988. Adveio at ento Associao de Estudantes do Instituto Universitrio de Trs-osMontes e Alto Douro que, havia sucedido Associao de Estudantes do Instituto Politcnico de Vila Real. Ao longo destes 20 Anos, tem defendido os interesses desta Academia, cumprindo assim os seus principais objectivos: representar os estudantes da UTAD e defender os seus interesses; promover a formao cultural dos estudantes, garantindo a ligao da escola realidade econmica, social e poltica; contribuir para o fortalecimento das iniciativas conducentes a uma reforma democrtica do ensino e criar actividades que incentivem as relaes humanas e comunitrias.

Vila RealNas margens do Rio Corgo, um dos afluentes do Douro, a cidade de Vila Real ergue-se a cerca de 450 metros de altitude, numa regio que revela indcios de ter sido habitada desde o Paleoltico. Vestgios de povoamentos posteriores, como o Santurio Rupestre de Panias, denunciam com segurana a presena dos romanos na regio, mas os tempos que se seguiram, durante as invases brbaras e sobretudo muulmanas, impuseram um despovoamento gradual que s terminou com a aproximao do sc. XII, com a outorga em 1096 do foral de Constantim de Panias, pelo Conde D. Henrique. Em 1289, por foral de D. Dinis (o primeiro dado por este monarca a Vila Real) fundada a pobra de Vila Real de Panias, que viria a transformar-se na cidade de hoje. O xito da povoao ento fundada comprova-se com a evoluo do nmero de moradores: dos cerca de 480 habitantes de 1530, Vila Real passa para cerca de 3.600 em 1795. Este crescimento deve-se em grande parte a uma localizao geogrfica privilegiada, entre o litoral e o interior, com ligaes ao Porto, Chaves, Bragana e terras do Sul. Nos scs. XVII e XVIII Vila Real consolida o epteto de Corte de Trs-os-Montes, que havia ganho com a presena dos nobres que aqui se fixaram por influncia da Casa dos Marqueses de Vila Real, presena ainda hoje visvel nas inmeras pedras-de-armas que atestam os ttulos de nobreza dos seus proprietrios. Como povoao mais importante em Trs-os-Montes e Alto Douro, Vila Real adquiriu o estatuto de capital de provncia e, j neste sculo, na dcada de 20, viu reconhecido o seu peso econmico, demogrfico e administrativo com dois actos de grande relevo: a criao da Diocese em 20 de Abril de 1922 e a elevao a cidade em 20 de Julho de 1925. Actualmente, Vila Real vive uma fase de crescente desenvolvimento, a nvel industrial, comercial e dos servios, com relevo para a sade, o ensino, o turismo, etc, apresentando-se como local de eleio para o investimento externo.

Como chegar a Vila RealComboiowww.cp.pt Estaes: Rgua (25 Km de Vila Real) Autocarros para Vila Real: AV Tmega, RodoNorte

Autocarroswww.rodonorte.pt www.avtamega.pt www.redeesxpressos.pt

CarroAuto-estrada A4 Auto-estrada A24 Auto-estrada A7 IP4

CorgobusTransportes Colectivos Urbanos de Vila Real: www.corgobus.pt Ver mapas da cidade e as diversas linhas http://www.corgobus.pt/Flas/mapa.swf

Mapa

O ENEIO ENEI um encontro estudantil que se destaca pelas componentes tericas, prticas e didcticas, mas mais que um encontro sobretudo um aprendizado que cada estudante participando nele pode preservar para um futuro repleto de mudanas tecnolgicas. Para alm destas componentes, existe o convvio entre os demais estudantes em festas nocturnas, como se tem vindo a repetir nos habituais encontros estudantis. Este convvio realizar-se- em infraestruturas reservadas para o mesmo com todos as componentes ambientais quer sonoras quer arquitectnicas para um bem-estar, assim como as actividades ldicas sero realizadas em espaos reservados para tal onde se podero partilhar conheceres e culturas novas. As actividades nocturnas sero organizadas para que cada estudante desfrute de um agradvel momento de lazer. Como todos sabemos o conceito de Novas Tecnologias, recente e cada vez mais convencionado sobre esse assunto. Hoje, sabemos que as Novas Tecnologias esto a progredir rapidamente, a evoluo da tecnologia uma certeza que leva cada vez mais pessoas a quererem saber mais e ter a melhor tecnologia. Desta forma, as Tecnologias Emergentes procuram encontrar um espao para se fazerem notar. Abraando este ideal, ser um tema inovador onde os estudantes tero oportunidade de aprender, partilhar o seu conhecimento, e debater novas ideias e conceitos. Procuramos persuadir os estudantes que gostam de informtica a estimarem-na mais e aos que ainda so desconhecedores destas tecnologias

interessarem-se, conhecerem e actualizar-se sobre a evoluo informtica que cresce de dia para dia. A informtica uma das cincias mais importantes que tem vindo a construir um caminho com sucessivos xitos, no basta saber que essa cincia existe e a usamos no nosso quotidiano, preciso saber actualizar essa cincia, para que cada vez a sua evoluo senha notria e competente. Visto isto, procura-se sobretudo que este Encontro de Estudantes seja no apenas mais uns dias passados na vida de um estudante mas que sejam um dia na vida do estudante o fruto de conhecimento e que este seja divulgado, assim, comprometemo-nos a documentar de forma instruda e rigorosa todo o processo organizacional deste evento para que o ENEI no seja apenas mais um encontro de estudantes, mas seja um inicio do enriquecimento intelectual e pessoal do estudante.

Programa ENEI DataA nossa proposta para a realizao do ENEI 2011 ser entre os dias 28 Abril a 1 Maio (segunda semana de frias da Pascoa na UTAD).

Programa GeralO NEI/NETIC tenciona inovar o conceito de ENEI para a edio de 2011, para isso queremos que este ENEI abrange mais os Sistemas de Informao. O tema principal para o ENEI 2011 Desafios das Tecnologias da Informao e Comunicao com os sub-temas: Ambientes Inteligentes Computao Grfica Computao Ubqua Acessibilidades Empreendedorismo Mundos Virtuais Sistemas Colaborativos Sistemas de Informao O nosso programa provisrio (ver anexo) est dividido em 3 blocos. Pretendemos fazer nas palestras da parte da manha um Plenrio com as empresas mais fortes, de forma que se consiga trazer um maior nmero de participantes, como a HP, Microsoft entre outros. As palestras da parte da tarde ficavam com os sub-temas acima referidos recorrendo a alguns professores da UTAD e alguns convidados e at mesmo antigos alunos. O Dia de Domingo ficava reservado para a seco de empreendedorismo e aos casos de sucesso de projectos de alunos e ex-alunos. Este calendrio vai ser expandido, oferecendo essencialmente um maior leque de workshops e algumas conferncias. Algumas escolhas apresentadas no programa provisrio so as seguintes:

Ambientes Inteligentes

A inteligncia Ambiente (Ambient Intelligence, AmI) uma das reas emergentes da computao que mais progressos tem tido. As suas potencialidades so imensas e muito variadas. Nesta sesso pretende-se apresentar elementos fundamentais da Inteligncia Ambiente e das suas aplicaes. Uma das reas de aplicao com muito interesse a do apoio domicilirio a pessoas idosas. Paulo Oliveira Professor Auxiliar com Agregao do Departamento de Engenharias da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro desenvolvendo investigao na rea de Inteligncia Artificial. Director dos cursos de licenciatura e mestrado em Informtica e Tecnologias de Informao e Comunicao, bem como do doutoramento em Informtica da UTAD. Computao Grfica

A modelao 3D de ambientes virtuais coloca um grande nmero de problemas no mbito da Computao Grfica, dado que a quantidade de informao necessria para a criao de modelos realistas dependente da dimenso e complexidade da rea a modelar. Embora existam alguns casos com modelos manualmente criados por modelao individual de cada um dos seus componentes, a modelao expedita de ambientes provou ser muito mais eficiente, reduzindo a durao, o custo e a alocao de recursos humanos. Nesta sesso sero apresentadas tcnicas de modelao procedimental que permitem diminuir o tempo de produo de uma ambiente virtual 3D. Ser tambm abordada a sua utilizao no contexto da gerao de mundos virtuais para jogos. Ao longo dos ltimos anos, os jogos para computador e consola tm evoludo para um nvel de realismo cada vez superior. No entanto, a forma de interagir com o jogo continua semelhante utilizada nos primeiros jogos de vdeo. Existe a necessidade de aumentar a sensao de imerso do jogador e encontrar novas formas, mais realistas, de interaco com o jogo. A Realidade Aumentada combina o mundo real com objectos virtuais gerados por computador, gerando um nico ambiente sobreposto ao ambiente fsico disposto na frente do utilizador, visualizados, por exemplo, directamente num capacete ou indirectamente num monitor. Ao unir o mundo virtual ao real, proporcionase ao utilizador, uma experincia natural, agradvel e motivadora com o ambiente. Com este novo paradigma possvel jogar, literalmente, em qualquer lugar. Nesta sesso sero abordados conceitos relativos Realidade Aumentada e apresentados alguns exemplos de como est a ser usada no desenvolvimento de jogos e a mudar a forma de interagir com os mesmos. Lus Magalhes Professor Auxiliar do Departamento de Engenharias da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro e Investigador do INESC-Porto desenvolvendo investigao na rea da Computao Grfica. O NETIC/NEI pretendem convidar pessoas externas a UTAD para este Tema.

Computao Ubqua

A era da computao ubqua tida como a tecnologia de futuro. Com a crescente miniaturizao da electrnica de consumo ser possvel brevemente viver em ambientes possuidores de dispositivos com elevada capacidade computacional e de aprendizagem, que nos rodeiam e com os quais interagiremos de um modo imperceptvel ou mesmo inconsciente. As implicaes da computao ubqua so de diversa natureza, pois providenciam informao contextualizada, especfica e dinmica. O grande desafio coordenar e gerir todo este manancial de informao para o desenvolvimento de ambientes inteligentes e sustentveis. Carlos Serdio Professor Auxiliar com Agregao do Departamento de Engenharias da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro desenvolvendo investigao na rea da computao ubqua. Pedro Mestre Professor Auxiliar do Departamento de Engenharias da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro desenvolvendo investigao na rea da computao ubqua. Acessibilidades

A acessibilidade diz respeito a locais, servios e informao disponveis ao maior nmero e variado possvel de pessoas que so independentes das suas capacidades fsicas e motoras. O que implica que barreiras que so impostas a estas pessoas sejam eliminadas. Disponibilizando a comunicao, os acessos fsicos a equipamentos e programas, que se apresentam em formatos adequados para que estas pessoas possam ter acesso a contedos e apresentao de informao em formatos que sejam alternativos para eles. O uso de tecnologias assistidas compe-se em recursos e servios que promove s pessoas com algumas incapacidades uma qualidade de vida melhor.

O Eng. Francisco Godinho Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Engenharias da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro, coordenador do Centro de Engenharia de Reabilitao em Tecnologias de Informao e Comunicao (CERTIC) e tm ao longo dos ltimos anos um vasto curriculum na rea da acessibilidade. O Professor Francisco Godinho foi eleito em 2003 Personalidade do Ano na Sociedade da Informao, prmio atribudo pela Associao para a Promoo e o Desenvolvimento da Sociedade da Informao, em conjunto com o Jornal Expresso, a Oracle Portugal e a Sun Microsystems Portugal.

Empreendedorismo

O empreendedorismo procura desenvolver competncias e habilidades relacionadas com projectos, sejam eles tcnicos, cientficos ou empresariais. O empreendedor ser aquele que vai executar estes mesmos projectos. Hoje em dia, o empreendedorismo essencial para gerar riqueza num pas, permitindo o seu crescimento econmico e melhorando as condies de vida da populao, assim como um factor muito importante na criao de empregos.

Professor Mrio Srgio foi docente da Universidade da Faculdade de Economia, Sociologia e Gesto (DESG) da UTAD. consultor e Instrutor com conhecimentos em Marketing, Planeamento estratgico, Empreendedorismo, Planos de Negcios e outras reas de gesto. O Eng. Vtor Santos, Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Engenharias da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro e da Universidade Lusfona. O Eng. Vtor Santos tm uma vasta experincia na indstria tendo sido colaborador da Microsoft Portugal at Maio de 2010. Joo Barroso Professor Auxiliar com Agregao do Departamento de Engenharias da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro e investigador do GECAD, desenvolvendo investigao nas reas da viso por computador, acessibilidade e sistemas de informao. Actualmente o Prof. Joo Barroso Pr-Reitor para Inovao e e Gesto da Informao da UTAD. Mundos Virtuais

O que um Mundo Virtual? Ser um MMORPG, uma rede social ou apenas uma representao alternativa de uma realidade? Qual a sua verdadeira potencialidade, o seu objectivo ou desafio? Qual a mais valia na integrao entre o Real e o Virtual? Esta sesso pretende esclarecer o verdadeiro potencial dos Mundos Virtuais, como podem ser utilizados com objectivos distintos e como podem ajudar a solucionar problemas que existem hoje em dia variadas reas, tanto a nvel acadmico como profissional.

Leonel Morgado Professor Auxiliar da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde d palestras sobre a programao e o uso de mundos virtuais. Seu interesse principal da pesquisa o uso de mundos virtuais como instrumentos de aprendizagem e negcios. Antes de prosseguir uma carreira acadmica, ele foi terminlogo para uma equipe de localizao de MS Office 97, um gerente de desenvolvimento web e equipes de implantao de software, um gerente tcnico e um programador.

Sistemas Colaborativos

Os sistemas colaborativos visto como alvo de investigao e desenvolvimento desde h algumas dcadas. Numa fase inicial a tecnologia foi muitas vezes uma dificuldade ou obstculo, mas nos ltimos anos, resolvidos que foram alguns desses problemas, surgiram novos desafios, resultantes da consolidao de tecnologias como as comunicaes mveis, os mundos virtuais ou as redes sociais. O Trabalho Cooperativo Suportado por Computador (Computer-Supported Cooperative Work CSCW, na nomenclatura anglo-saxnica) enquadra-se num domnio cientfico multidisciplinar, focado na forma como o trabalho em grupo pode ser auxiliado por ferramentas informticas colaborativas, denominadas internacionalmente por Groupware. O CSCW aborda os processos colaborativos unindo indivduos, assim como grupos, para que possam trabalhar em conjunto visando metas comuns, independentemente da sua localizao geogrfica e actuando de forma sncrona ou assncrona. Hugo Paredes um professor adjunto da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro, onde lecciona as disciplinas de integrao de sistemas e sistemas distribudos. Suas principais reas de investigao incluem a interaco em ambientes virtuais e no desenvolvimento de ferramentas de colaborao, mais modelos especficos para a regulao da interaco em ambientes virtuais, ambientes de interaco tcnicas de auto-adaptao e mtodos para planeamento e desenvolvimento de aplicaes colaborativas. Ele foi autor de mais de 20 jornais, em revistas, livros e conferncias. Benjamim Fonseca professor assistente da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde faz palestras sobre sistemas de programao e de colaborao. Ele recebeu um doutoramento na UTAD, com um tema de tese "Um modelo para a criao de servios cooperativos". Seu interesse principal da pesquisa Computer Supported Cooperative Work (CSCW) e tem vrias publicaes cientficas na rea, em conferncias, revistas e livros. Antnio Correia um aluno de Mestrado em Tecnologias da Informao e Comunicao que se encontra a cargo de um estudo efectivo na rea do CSCW. Ele ir apresentar uma perspectiva temporal proeminente sobre as mutaes sofridas neste campo de investigao.

Sistemas de Informao

A informao tudo na administrao de uma organizao. Mas para uma boa informao e necessrio existir um conjunto de caractersticas para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Entender como os Sistemas de Informao funcional so fundamentais para uma empresa colocar em prtica aquilo que realmente precisa de um sistema. Sistemas de Informao so processos administrativos que envolvem processos menores que interagem entre si. O sistema dividido em subsistemas que podem ser: produo/servio, venda, distribuio, materiais, financeiro, recursos

humanos e outros, dependendo do tipo de empresa. O departamento de informtica da empresa cruza esses subsistemas, o que leva a uma abordagem sistemtica integrativa, envolvendo questes de planejamento estratgico da empresa.

Joo Varajo e actualmente professor de Cincia da Computao da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro, onde lecciona uma Gesto de Sistemas de Informao e Engenharia de Software. Ele supervisiona mestrado e doutorado. Obteve o doutoramento e mestrado na Universidade do Minho. Os Interesses incluem Gesto de Sistemas de Informao, Chefe de Informao Profissional e Sistemas de Informao da Empresa. Mais dez marca de Publicaes CEM, incluindo livros, captulos de livros, publicaes analisadas, como conferncias e comunicaes internacionais.

Ramiro Gonalves professor assistente da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro, onde d palestras sobre sistemas de informao e plataformas digitais. Suas principais reas de investigao incluem o e-business e e-commerce, modelos e plataformas e acessibilidade na web. Ele foi autor de mais de 90 jornais, em revistas, livros e conferncias, e parte das equipas de investigao de vrios projectos.

Algumas das palestras poder sofrer alteraes, visto a estarmos ainda em contacto com algumas empresas da rea.

ConcursosAntes e durante do ENEI o NEI / NETIC pretendem lanar vrios concursos com o intuito de aumentar a visibilidade do evento e criar um maior lao entre os estudantes ao longo do ano. Para tal pretendemos lanar para j 2 concursos:

Concurso da melhor fotografia alusiva ao evento. Os participantes podem participar neste concurso sem nenhum tipo de inscrio, basta estarem inscritos no ENEI para submeterem at 3 fotografias originais sobre o evento juntamente com os dados pessoais. No sero avaliadas tcnicas de execuo, apenas ser avaliada a originalidade das fotografias. A submisso dever ser feita durante os dias do evento e no final do ltimo dia sero entregues os prmios. Haver prmios para os 3 primeiros classificados. O jri ser formado por elementos da equipa da organizao e por elementos do corpo docente.

Concurso de ideias inovadoras na rea das TI. Os participantes podem participar neste concurso sem nenhum tipo de inscrio, basta estarem inscritos no ENEI. Os interessados devem enviar as suas ideias por e-mail juntamente com os seus dados pessoais. A avaliao estar focada na originalidade e funcionalidade da ideia. O envio das ideias (sem limite) dever ser feito durante os dias do evento e o final do ltimo dia sero entregues os prmios. Haver prmios para os 3 primeiros classificados. O jri ser formado por elementos da equipa da organizao e por elementos do corpo docente.

Equipa CoordenadoraCoordenadores

Srgio Martinho

Vtor Mesquita

Programa

Marketing e Relaes externas

Marco Almeida

Filipe Henriques

Patrcia Matos

Marta Noval

Logstica

Finanas

Carlos Cavez

Ana S

Jos Ribeiro

Ctia Barbas

Design

Infra-estruturas

Jos Alves

Martinho Costa

Catarina Machado

Nuno Sousa

Animao

Andr Pereira

Gilberto Mota

Vtor MesquitaPresidente do Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2009/2010 e 2010/2011) Responsvel pelo Departamento de Eventos do Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2008/2009) Vogal da direco da Associao Acadmica da UTAD (2009/2010). Membro Organizador da Semana Acadmica da UTAD (2010) Membro organizador da Semana da Recepo ao Caloiro da UATD (2010) Representante dos Estudantes e membro da Comisso Permanente do Conselho Pedaggico da Escola Cincias e Tecnologia da UTAD (2008/2010) Membro do Conselho Pedaggico da Escola de Cincias e Tecnologias da UTAD (2008/2010) Membro da organizao da Viagem de Finalistas a Lloret de Mar (2006) Organizao da final da Taa da Associao de Futebol de Vila Real (2006 a 2010) Coordenador do evento TIC DAY do curso Tecnologias da Informao e Comunicao (2010) Divulgao do Curso TIC com exposio no centro Comercial Dolce Vita Douro (2008) Comisso Organizadora do ENDA (Encontro Nacional de Dirigentes Associativos) (2010) www.enda.aautad.pt Membro da Direco/Coordenao de curso de Tecnologias da Informao e Comunicao (2010) Organizao de vrios de torneios de Futebol da Associao de Futebol de Vila Real. Chefe da Comitiva da seleco sub15 da Associao de Futebol de Vila Real no Torneio Lopes da Silva a cargo da Federao Portuguesa de Futebol. (2009)

Srgio MartinhoPresidente do Ncleo de Estudantes de Informtica - UTAD, 2010 Membro da Associao Acadmica da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro, 2010 Membro Organizador da Semana Acadmica UTAD, 2010 Vencedor do I Torneio de Futebol 5 Informtica/TIC, 2010

Director das Camadas Jovens do Clube Caadores das Taipas, 2009 2Classificado Torneio de Futebol 5 Informtica, 2009 Membro da Equipa de Animao da 2Seco do Corpo Nacional de Escutas Agr.666, 2008 2Classificado Torneio de Futebol 5 Informtica, 2008 Membro Organizador de Acampamentos Anuais Nacional e Internacional de Jovens Membro da direco de uma Juventude Partidria, 2007 Co-Organizador Passeio de Bicicletas Todo o Terreno Rota das Taipas, 2007

Catarina Machado Secretria do Ncleo de Estudantes de Informtica - UTAD, 2010 Vice-Representante do 3 ano da Licenciatura de Informtica Representante dos alunos de Licenciatura Informtica na ECT-UTAD Organizadora de Road-Trips anuais Membro da equipe Formadora de adolescentes em Vila Real

Filipe HenriquesTcnico de Informtica de Gesto Licenciado em Tecnologias da Informao e Comunicao Mestrado em Tecnologias da Informao e Comunicao Estgio Profissional de 1 ms (Empresa Olifel, Lda) Vice-presidente do Ncleo de estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2009/2010) Presidente do Conselho Fiscal do Ncleo de estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2009/2008 e 2010/2011) Apoio Tcnico - TekParty Felgueiras (2004/2005) Expositor - TekParty Felgueiras (2005/2006) Organizao do evento "TicDay" pelo Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2009/2010)

Carlos CavezCoordenador de viagens de Finalistas, 2007 Membro do Ncleo de Estudantes de Informtica - UTAD, 2008 Responsvel pela equipa Recreativa do Ncleo de Estudantes de Informtica UTAD, 2010 Aluno Representante da Licenciatura e de Mestrado em Informtica no Conselho Pedaggico da ECT - UTAD, 2009 Ajudante Financeiro Banco Santander Totta, S.A. Empregado de caf Casa Cavez, Eiro Riodouro Ajudante Responsvel pela carteira de cliente residentes no estrangeiro Banco Santander Totta, S.A. Coordenador/Animador do grupo de jovens da Paroquia de Riodouro. Catequista da Paroquia de Riodouro Membro directivo de A Montanha associao recreativa e cultural de Riodouro.

Ana STesoureira do Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2008/2009) Representante dos alunos no Conselho Pedaggico da Universidade de Trs-osMontes e Alto Douro (2009/2010) Organizadora do evento TIC-Day na Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro (2010) Divulgao do Curso TIC com exposio no centro Comercial Dolce Vita Douro (2008) 1 Secretria do Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2010/2011)

Jos AlvesTcnico de Informtica Membro Participante em Estgios Profissionais em Braga Participante anual em concursos de web design Departamento de Merchandising do Ncleo Informtica, 2010 Criador de vrios logtipos para a claque "red boys" Criador de cd musical da claque "red boys"

Martinho CostaTcnico de Informtica de Gesto Tcnico de Informtica de Gesto Licenciatura em Tecnologias da Informao e Comunicao Estgio Profissional de 1 ms (Digamais, Equipamentos e Servios Informticos, Lda) Formador Equalskills - Informtica Base Apoio Tcnico - TekParty Felgueiras(2004/2005) Expositor - TekParty Felgueiras(2005/2006) Departamento de Informtica e Merchandising do Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao(2009/2010) Organizao do evento "TICDay" pelo Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2010)

Jos RibeiroTesoureiro do Ncleo de Estudantes de Informtica - UTAD, 2010 Membro do Ncleo de Estudantes de Informtica - UTAD, 2008 Membro da Associao Acadmica da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro, 2010 Catequista na Parquia de Constantim Membro do grupo de jovens de Constantim Membro da Associao de Estudantes do Liceu - Vila Real Membro da direco de uma Juventude Partidria

Ctia BarbasLicenciatura em Tecnologias da Informao e Comunicao Mestrado em Tecnologias da Informao e Comunicao (inicio 2010) Participao na organizao do TicDay dia de Tecnologias da Informao e Comunicao; Vice-Presidente da rea Financeira no Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2010/2011); Vice-presidente da Assembleia Geral no Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2009/2010); Voluntariado Distribuio alimentar pessoas carenciados (2009); Participao num projecto de combate a incndios Proteger as Florestas (Agosto de 2009);

Participao num projecto de combate a incndios Proteger as Florestas (Agosto de 2008); Integrao no projecto de organizao e superviso de festas e viagem de Finalistas Lloret del Mar(2004); Participao num projecto denominado Nadar em Segurana (04-08-2003 at 17-08-2003); Participao num projecto denominado Preveno e Proteco Civil (02-092002 at 15-09-2002); Participao num grupo de preveno ao Ambiente A floresta no futuro um bem a preservar intercmbio Guarda/Santarm (1999/2000); Experincia de organizao de eventos e superviso de actividades com crianas animao e cultura.

Marco AlmeidaLicenciado em Informtica Representante dos alunos de Mestrado em Informtica - UTAD, 2010 Vice-Presidente do Ncleo de Estudantes de Informtica - UTAD, 2010 Vencedor Torneio de Futebol 5 Informtica, 2009 Membro do Ncleo de Estudantes de Informtica - UTAD, 2008 Vice-presidente do grupo de jovens de Constantim Capito de uma equipa de futebol 11

Marta Noval2 vogal da Junta de Freguesia de Travasss; Gerente do Kayaks-Bar na Barragem de Queimadela; Vice-presidente do Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2009/2010) Coordenadora do departamento de eventos do Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2010/2011) Representante do 3 ano da Licenciatura de Tecnologias da Informao e Comunicao Membro da direco/coordenao da Licenciatura do curso Tecnologias da Informao e Comunicao.

Patrcia MatosPresidente do Conselho Fiscal do Ncleo de Estudantes de Informtica Representante dos alunos de Licenciatura Informtica na ECT-UTAD

Nuno SousaOrganizador WCG Qualifier Fafe (2007) OrganizadorWCG Qualifier Fafe (2008) Exponor Exotic Chalange (2007) Fnac CUP - GAIA (2006) Coordenador: torneio DSL Summer Cup PlaySoccer (2009) Coordenador: Summer pool party aquaplay (2008) Organizador Summer pool party aquaplay (2009)

Andr PereiraCoordenador do departamento de Apoio ao Trabalhador Estudante do Ncleo de Estudantes de Informtica Membro do departamento Recreativo do Ncleo de Estudantes de Informtica

Gilberto MotaVice-presidente (coordenador) do Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2010/2011) Membro do departamento de Eventos do Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e Comunicao (2007/2008 e 2008/2009 e 2009/2010 )

Patrocnios / ApoiosPatrocniosGrupo BB www.gupobiblioteca.com Grupo Andromeda www.discoandromeda.tv-Estes dois grupos da noite garantem-nos o transporte nocturno entre os espaos de diverso nocturnos, preos acadmicos em entradas e bebidas nos seus prprios espaos, bem como podero caso seja necessrio ajudar financeiramente no evento.

TMN Banco Esprito Santo www.bes.pt- Estes dois parceiros participaro com fiabilidade na obteno de marchendising e em outros apoios a negociar.

Corgobus Transportes Colectivos Urbanos de Vila Real

www.corgobus.pt

- Esta empresa de transportes garante-nos todas a s deslocaes dentro da cidade, entre alojamento e universidade e em outras deslocaes necessrias.

Instituies PblicasCmara Municipal de Vila Real www.cm-vilareal.pt- Garante ajuda financeira e outras necessidades que sejam precisas.

Governo Civil de Vila Real

Instituio de EnsinoSASUTAD - Apoio total em refeies e coffe-breaks. Departamento de Engenharias Escola de Cincias e Tecnologia Associao Acadmica da UTAD www.aautad.pt As relaes entre o NEI e o NETIC com o Departamento de Engenharias so de plena colaborao ao longo de todo o ano. Com a Escola de Cincias e Tecnologia as relaes so muito boas, tendo o apoio total da ECT para a disponibilidade de espaos preparados para albergar este evento com custos bastante reduzidos ou at mesmo nulos. As Relaes quer por parte do NEI e do NETIC com a associao Acadmica no podiam ser melhores.

Estas trs entidades garantem todo o apoio necessrio tal como kit de recepo ao participante, impresses de divulgao, disponibilidade de espaos e oradores entre outras necessidades (descrito mais a baixo).

Principais ParceirosNo que diz respeito ao relacionamento que a equipa organizadora (Ncleo de Estudantes de Informtica e Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e da Comunicao), as Coordenaes de Curso, Departamento de Engenharias, Escola de Cincias e Tecnologias e a Universidade mantm com diversas empresas so um dos factores essenciais para um melhor desenrolar do evento. A Universidade tm professores que trabalham directamente em multinacionais e empresas que nos podem apoiar directamente, j tendo sido efectuados alguns contactos em que a resposta demonstrada foi completamente positiva. De salientar o facto de ao longo dos anos termos alunos colocados em empresas de elevado prestigio no s a nvel nacional como mundial e tambm a participao da universidade com alunos destes cursos em eventos e concursos na rea da Informtica chegando no s a representar a Universidade como o Pas. Estes alunos so desde logo ajudados nessas colocaes e participaes pelos nossos prprios contactos e relacionamentos efectuados pelos Professores da Universidade. Desde o inicio da candidatura mantemos contacto com a maior parte dos ex-alunos da Universidade e estes tambm j mostraram total disponibilidade pessoal e da empresa em que trabalham em dar todo o apoio necessrio ao evento e organizao do mesmo. Podemos aqui especificar alguns nomes de empresas com quem temos um melhor relacionamento e que desde logo como dissemos anteriormente se mostraram disponveis em colaborar connosco. Microsoft www.microsoft.com HP Critical Software www.criticalsoftware.com Sybase Idreams Grupo Stima http://www.setima.pt/ SAGE http://www.sage.pt/

Estas empresas disponibilizam tambm oradores para as sesses que acharmos necessrias, contando aqui com o apoio da universidade pois a vinda destes oradores ao evento seria com um custo total de 0 (deslocaes, refeies e alojamento).

FinanasAs tesourarias dos dois ncleos funcionam essencialmente com base de organizao das entradas e sadas de fundos. Desta forma, mantemos um seguimento que utilizado diversos anos em que durante o ano lectivo so organizadas diversas actividades em que so adquiridos alguns lucros. Esses lucros so para utilizar mediante o programa definido no inicio do ano lectivo, sendo que a maior fatia sempre gasta em iniciativas de cariz formativo e posteriormente numa actividade recreativa que possivelmente poder ser a semana acadmica e seu cortejo. Desta forma consegue-se organizar sempre um ano lectivo, amealhando aos poucos o necessrio para realizar sempre qualquer actividade que seja necessria e prevista antecipadamente. A forma de pagamento ser feita por transferncia bancria. Transferncia essa que ser feita para um conta que podemos abrir atravs da AAUTAD. Assim garantimos todo o tipo de entradas por inscrio, bem como todos os movimentos. O nmero de contribuinte utilizado ser tambm o da AAUTAD, uma vez que os ncleos de estudantes da nossa Universidade no possuem n de contribuinte. Desta forma todas as facturas sero passadas pela acadmica.

Logstica e Infra-estruturasInstalaes do Departamento de EngenhariasAuditrio Aula Magna 440 pessoas Vdeo projector Sistema de som de alta qualidade (vrios micros na sala) Equipamento Multimdia Auditrio 160 pessoasVdeo projector Sistema de som

Este auditrio est a ser completamente remodelado, pelo que no possvel enviarmos as fotos deste auditrio da Escola de Cincias e Tecnologia.

Anfiteatro A160 pessoas Vdeo projector

Anfiteatro A260 pessoas Vdeo projector

3 Salas Laboratoriais (B1, B2, B3)30 pessoas Vdeo projector Duas salas com 18 computadores e uma sala com 20 computadores As redes eduroam e eduroam-guest cobrem toda a rea por wireless. Pretendemos que algumas sesses possam ser transmitidas em directo no nosso site (ENEI 2011) atravs dos audiovisuais da UTAD.

Figura 1 Salas Laboratoriais B1, B2, B3

Figura 2 Aula Magna UTAD

Figura 3 Anfiteatros A1, A2

CantinasA UTAD conta com 3 cantinas sociais e 1 restaurante Restaurante Panormico. O edifcio do Departamento de Engenharias conta com 2 bares com refeies rpidas. Durante o evento as cantinas sociais estaro abertas de forma a servir todos os estudantes no menor tempo possvel. A cantina da Quinta dos Prados (dentro do campus da UTAD) tem capacidade para 200 pessoas. A cantina Alm Rio (cantina das residncias universitrias) tem capacidade para 150 pessoas. A cantina de Codessais (cantina do cifop) tem capacidade para 120 pessoas. Todas estas 3 cantinas acima referidas constam com um prato de carne, um prato de peixe e um prato vegetariano.

Figura 4 Restaurante Panormico da UTAD

Figura 5 Cantina de Prados (Campus UTAD)

Plano de DivulgaoNo plano da divulgao pretendemos abranger todas as Universidades politcnicos e algumas escolas secundrias e profissionais que tm cursos relacionados com informtica, mas no s, mesmo os estabelecimentos de ensino superior que no tm estes mesmos cursos tm obrigatoriamente de receber informao do evento. Assim, e a melhor forma que esta equipa encontrou para divulgar o evento criar uma espcie de "road-show", pelos estabelecimentos que menos tm participado e at mesmo pelos que tm participado em baixo numero.

Mas como sabemos, no fcil realizar este road-show em todas estas universidades e para isso pretendemos atravs de contactos que temos com ncleos de vrias universidades que sejam estes a iniciar esta divulgao contando sempre com o apoio da organizao e posteriormente caso seja necessrio deslocamo-nos ao local. Exemplo possiveis valores para divulgao: - 1000 cartazes A3 100 Para +/- 50 estabelecimentos, destribuio de 20 em mdia. - 2500 Flyers (desdobraveis) 250 Para +/- 50 estabelicimentos, destribuilo de 40 em mdia. Pretendemos ainda criar uma base de dados, que contenha todos os dados dos participantes, para que ano aps ano se possa utilizar esses mesmo dados para uma melhor e mais prxima divulgao e informao do evento.

Animao NocturnaSo diversas casas de animao nocturna em Vila Real, sendo cerca de 90% concentradas num s local (Pioledo), bem no centro da cidade. Os preos so bastante convidativos para quem quiser visitar todos bares/discotecas. Uma das caractersticas da animao nocturna de Vila Real o grande nmero de ofertas de bebidas.

BA Bar Acadmico (Associao Acadmica da UTAD) um bar da Associao acadmica que est sobre a gesto do Grupo BB. Est aberto apenas em perodo de aulas. Aqui realizam-se a maior parte das festas da academia.

Grupo BB (metropolis / 100 stress / Bclub / Looks / B Fashion / Biblioteca bar / Press) um grupo constitudo por diversas casas de diverso nocturna. um grupo fundado em 2004 que vindo a crescer, tendo no ano 2009 mudado a imagem e vir adquirindo casas quer na cidade Vila Real, como tambm na cidade de Chaves.

Metropolis (Grupo BB) uma cervejaria, situada bem no centro do Pioledo (Zona de bares), aberto das 20h as 2h. As famosas litradas de cerveja apenas 2 um dos sucessos da casa.

100 Stress (Grupo BB) um bar, situado tambm no centro do Pioledo aberto das 14h as 2h. As famosas litradas de cerveja apenas 2 um dos sucessos da casa.

Bclub (Grupo BB) um bar adaptado com a mais recente tecnologia, sendo nica na Pennsula Ibrica. um bar que trabalha muito com a academia, sendo o seu espao muitas vezes oferecido aos ncleos de estudantes com as festas temticas. Em noites de Quinta realiza-se as Barraquinhas acadmica com cerveja apenas a 0,50. Ver fotos

Discoteca Looks (Grupo BB)Discoteca no centro do Pioledo aberta das 2h as 6.30h. A noite forte desta casa as Quartas-feiras com a noite da Mulher e as Sextas com a noite Remember. uma casa que passa msica essencialmente comercial e hause, tendo por vezes tecno.

Grupo Andromeda (Recanto Universitrio / Pips / Models / Kopos / Quilate / Real Bowling bar / Andromeda) um grupo constitudo por diversas casas quer na cidade de Vila Real, quem em Macedo de Cavaleiros. um grupo virado para os estudantes e para a UTAD, realizando diversas festas temticas e acadmicas.

Recanto universitrio (Grupo Andromeda) um bar situado no centro do Pioledo. conhecida pelas Litrosas a 2. A partir da 1h os bolos ficam a metade do preo. Esta aberto das 9h as 2h.

Pips (Grupo Andromeda) um bar tambm situado no centro do Pioledo que conta com as Litrosas a 2. Encontra-se aberto das 14h as 2h.

Kopos (Grupo Andromeda) um bar que normalmente as pessoas visitam para inicializar a sua noite. O consumo de cerca de 3. Encontra-se aberto das 23h as 2h. A msica do estilo comercial e house.

Quilate (Grupo Andromeda) uma casa mais adulta de Vila Real. A entrada neste estabelecimento apenas para maiores de 23 anos. Encontra-se aberto das 22h as 4h.

Real Bowling bar (Grupo Andromeda) um bar com diversas mquinas de jogos, possui 3 pistas para o bowling e tem um espao dedicado para o karaoke. O consumo mnimo cerca de 2.

Discoteca Andromeda (Grupo Andromeda) a maior discoteca de Vila Real onde foi eleita por 2 vezes a discoteca do ano a nvel do Pas. Encontra-se aberta das 22h as 7h. Situa-se nos arredores de Vila Real. O grupo Andromeda disponibiliza de Autocarros da cidade at a Discoteca que permite que se

evite o transporte por parte do cliente ate a Disco. A msica essencialmente Hause, comercial e por vezes tecno.

Momai um bar situado perto das zonas de bares aberto das 14h as 2h. um bar alternativo com msicas Rock e metal. No tem consumo obrigatrio.

Novo Rumo um caf/bar frequentado por muitos estudantes da UTAD. Situao numa zona com alguma diverso.

Tripl um caf/bar frequentado por muitos estudantes da UTAD. Situao numa zona com alguma diverso.

Discoteca Minister uma discoteca recente na cidade de Vila Real. Encontra-se aberta aos Sbados e Domingos das 23h as 5h.

Figura 6 Bclub (Grupo BB)

Figura 7 Bclub (Grupo BB)

Figura 8 Bclub (Grupo BB)

Figura 9 Discoteca Looks (Grupo BB)

Figura 10 Discoteca Looks (Grupo BB)

Figura 11 Discoteca Looks (Grupo BB)

Figura 12 Discoteca Andromeda (Grupo Andromeda)

Figura 13 Discoteca Andromeda (Grupo Andromeda)

Figura 14 Kopos bar (Grupo Andromeda)

Plano de Actividade NocturnasQuinta-feiraNoite Grupo BB

Sexta-feiraNoite Bar Acadmico

SbadoNoite Grupo Andromeda

Convvios e actividades paralelasUma reunio com todos os dirigentes associativos dos ncleos/comisses de curso participantes no evento, com o objectivo de debater assuntos relacionados com a rea e de forma que desta reunio saia concluses e ideias que possam ter uma posio forte a nvel nacional de forma a melhorar a rea de Informtica. Nesta reunio pode ser

debatido o grande evento que o ENEI de forma, que se consiga receber um feed-back dos participantes para se melhor ainda mais este encontro em posteriores ENEIs. Realizao num dos dias do evento uma Monumental Febrada no parque de merendas do Corgo (Junto as Piscinas e ao Parque Radical).

AlojamentoParque de Campismo Municipal de Vila RealPretendemos alojar os participantes numa escola secundria da cidade, situada bem no centro de Vila Real Escola Secundria de So Pedro que fica mesmo ao lado da zona do Pioledo, local da Diverso Nocturna o que trs a vantagem de os participantes no terem que se deslocar ou por meio prprio ou por outro transporte entre a Diverso e o Alojamento. O parque de Vila Real encontra-se a escassos metros do centro da cidade, beira do Rio Corgo. Existem vrios locais de interesse a visitar, dos quais destacamos, o Parque Arqueolgico Panias, o Parque Natural do Alvo, o Palcio de Mateus, a Torre de Quintela e as Fragas de Panias. Acessos: IP4 ao km 98 Altitude (m): 450 rea (m2): 12000 Classificao: 2 estrelas Lotao: 200 Nesta opo, recorremos ao Regimento de Infantaria de Vila Real, para com tendas de Campanha conseguirmos alojar todos ou a maior parte dos participantes. Temos tambm as escolas secundrias da cidade de Vila Real, que em ltimo caso podem servir todos os participantes.

HOTELHotel Miracorgo **** Lotao e preos a definir aps aprovao da candidatura

PENSESPenso Areias Penso Encontro Penso Real

POUSADA DA JUVENTUDECapacidade 4 Quartos Duplos com wc 14 Quartos Mltiplos c/4 camas Servios Sala de Convvio Cozinha

OramentoENTRADASInscries: 13.250 Participante de grupo: 350*25=8750 150*30=4500 Este valor ser refente a vrios nveis de patrocinador em que possivelmente poderemos optar por: 1nivel 3500 2nivel 2500 3nivel - 500

Patrocnios: 7.500

Total: 20.750

SADASAlojamento: 5.000 Diversos: 250 Merchadising: 500 Refeies: 4.500 Transportes: 200

SADAS

Auditrios: 100 Oradores: 4.000 Divulgao: 800

Total: 10.450 Total: 4900 Total de sadas:15.350

Contas realizadas a pensar em 450 participantes. O valor de inscrio foi calculado pelo valor mnimo 25 e, para grupo de 15 pessoas. Sendo que o preo da inscrio individual de 30. Alguns dos custos foram calculados estimado acima do valor e entradas abaixo, para evitar que o evento de prejuzo. O valor do alojamento pode alterar-se ligeiramente, dado ainda ser impossvel prever com exactido o valor para o grupo de grandes dimenses pois a cmara ainda estamos em negociaes com a Cmara Municipal de Vila Real O valor dos oradores podem ainda a vir alterar-se uma vez que no possvel calcular com exactido o preo da vinda deles ao ENEI, e tambm saber por enquanto se alguns deles pretendem pernoitar em Vila Real

ContactosNcleo de Estudantes de InformticaSala F0.19 Edifcio Engenharias I Escola de Cincias e Tecnologia Departamento de Engenharias Web: http://nei-utad.blogspot.com/ e-mail: [email protected]

Ncleo de Estudantes de Tecnologias da Informao e ComunicaoSala F2.20 Edifcio Engenharias I Escola de Cincias e Tecnologia Departamento de Engenharias Web: www.cursotic.com e/ou www.tic.utad.pt e-mail: [email protected]

AnexosQuinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo 9.00 9.15 Caf Caf 9.30 caf 9.45 10.00 Cloud Computing Infra-estruturas de data centres 10.15 (Microsoft) (HP) 10.30 Prof. Jorge Fernandes Eng. Antnio Louro Empreendedorismo 10.45 (Mesa redonda) Prof. Joo Barroso 11.00 Cofee-break Cofee-break Prof. Mrio Srgio 11.15 Prof. Ramiro Gonalves Prof. Caroline Dominguez 11.30 Eng. Vtor Santos 11.45 Tecnologias Emergentes Tecnologias Emergentes (Crtical) (Sybase) 12.00 12.15 Fim do concurso de Ideias Inovadoras 12.30 12.45 Almoo 13.00 13.15 Almoo Almoo 13.30 13.45 14.00 14.15 Casos de sucesso A integrao dos Sistemas 14.30 (Antigos alunos) Computao colaborativos Mundos Virtuais Sistemas Grfica Grupo Stima 14.45 Ambientes Acessibilidade (Passado Informao com o Mundo (Modelao TV Digital Presente e Greenbox Inteligentes 15.00 Procedimental SAGE Futuro do Real para Jogos) CSCW) 15.15 15.30 Cofee-break Cofee-break Cofee-break 15.45 16.00 Entrega de Prmios Computao Sistemas Computao Grfica dos concursos colaborativos 16.15 Mundos Sistemas Ubqua Acessibilidade (Caso de estudo (Jogos em Recepo Informao (Ubiquitous Virtuais da Internet da 16.30 Realidade Computing) UTAD - SIC ) Aumentada) 16.45 Encerramento 17.00 Cofee-break Cofee-break 17.15 17.30 Worshops Worshops 17.45 Worshops Worshops xna (Iniciao ao 18.00 Worshops Worshops (Desenvolvidesenvolvi-mento (Avaliao de SI AI mento de (Represen18.15 Sesso de em mundos acessibilidade Mashups virtuais) de web sites) tante de abertura 18.30 colaborativas) MSP) 18.45 Fim do concurso de Fotografia 19.00 Jantar Jantar 19.30 Jantar 20.00 Festa Bar Acadmico Festa Grupo Andromeda 22.00 Festa Grupo BB

Tambm temos o apoio da Cmara Municipal de Vila Real, mas at ao momento no nos foi entregue a tempo a declarao que comprove o apoio da Autarquia de Vila Real. A declarao de apoio da Microsoft tambm no nos chegou a tempo de podermos apresentar j neste primeira candidatura ao ENEI.