Cantanhede devia baixar os impostos

2

Click here to load reader

description

Porque é que Cantanhede não segue o exemplo da Mealhada e baixa também os impostos municipais?

Transcript of Cantanhede devia baixar os impostos

Page 1: Cantanhede devia baixar os impostos

Porque é que Cantanhede não segue o exemplo da Mealhada e baixa também os impostos municipais?

Aplicação das taxas máximas de IMI (Imposto Municipal sobre os Imóveis) no concelho de Cantanhede. É já público que o concelho contíguo de Cantanhede - a Mealhada - decidiu baixar os impostos municipais. É igualmente conhecida a posição defendida pelo PS Cantanhede em geral, pelos Vereadores e membros que representam este partido na Assembleia Municipal de que não subscreve a aplicação das taxas máximas sobre o IMI (imposto municipal sobre os Imóveis) e restantes impostos municipais, em Cantanhede.

O PS Cantanhede considera que a aplicação destas taxas máximas:

- Não contribui para a fixação e atracão de novos habitantes; - Não dinamiza o sector da construção civil no concelho; - Não penaliza os prédios devolutos e degradados, e desincentivam claramente os seus proprietários a promover a sua ocupação ou conservação.

Na actual conjuntura, de crise económica e de falta de emprego que também afecta os munícipes do concelho de Cantanhede, a comissão política do PS, defende que deveriam ser aprovadas taxas mais baixas de IMI para os Prédios Urbanos.

Porque compete ao Município estimular e apoiar os Munícipes em época de crise, e como as taxas propostas pelo executivo PSD são as taxas máximas. Entendemos que penalizam os habitantes do nosso concelho e com os benefícios fiscais apresentados por um concelho tão próximo como Mealhada este poderá ter um aumento das suas dinâmicas sociais em termos populacionais e do seu tecido industrial suplantado deste modo Cantanhede no panorama local e industrial.

Entendemos que, ao manter a taxa de IRS no valor máximo, este executivo PSD, não cria incentivos

para a atracção de jovens e quadros técnicos qualificados, no sentido de inverter o progressivo

envelhecimento do concelho. Assim, este executivo devia reduzir a taxa de IRS dos sujeitos passivos

com domicílio fiscal em Cantanhede.

Page 2: Cantanhede devia baixar os impostos

Quanto à Derrama: para potenciar o desenvolvimento económico e a captação de Investimento

gerador de riqueza e emprego para o concelho de Cantanhede, defendemos que este executivo devia

não aplicar a taxa de Derrama às empresas do concelho, ao contrário da taxa máxima que aplicou nos

dois últimos anos.

Por isso, o PS Cantanhede interroga o actual executivo acerca das motivações em que subjaz este postura tão austera em relação aos seus habitantes.

São necessárias outras políticas de incentivo ao desenvolvimento económico no concelho de Cantanhede, não é com estes impostos e taxas que esta câmara vem aplicando, que se conseguem fixar empresas nas zonas industriais e promover o emprego no concelho.

Para o PS de Cantanhede as pessoas estão primeiro!

Comissão Política

Cantanhede, 07/08/2012