Capitalismo

11
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEDRO NUNES DE OLIVEIRA CAPITALISMO Antonio Moraes Henrique Jardim Lavinia Matos Nicolas Danoski Ygor Frantz 202 PANTANO GRANDE DIA 19 DE MAIO DE 2014

Transcript of Capitalismo

Page 1: Capitalismo

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEDRO NUNES DE OLIVEIRA

CAPITALISMOAntonio MoraesHenrique Jardim

Lavinia MatosNicolas Danoski

Ygor Frantz202

PANTANO GRANDE DIA 19 DE MAIO DE 2014

Page 2: Capitalismo

A ORIGEM DO SISTEMA

Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.

Page 3: Capitalismo

CAPITALISMO: O QUE É ISSO?

O capitalismo busca a produção e a comercialização de riquezas orientada pelo lucro e não pela necessidade das pessoas. 

Page 4: Capitalismo

CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO

Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal.

O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho.

Toda negociação é feita com dinheiro. O capitalista pode admitir ou demitir

trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade).

Page 5: Capitalismo

INÍCIO

Para que fosse possível, o capitalismo precisou que os meios de produção na sua origem, basicamente a terra e a força de trabalho, pudessem sem compradas e vendidas. Foram essas condições iniciais junto com a exploração das colônias que constituíram o chamado processo de acumulação originaria do capitalismo, que gerou as condições que tornaram possível sua existência e sua multiplicação a partir do processo de acumulação de capital

Page 6: Capitalismo

FASES DO CAPITALISMO

Capitalismo Comercial ou mercantil: consolidou-se entre os séculos XV e XVIII. É o chamado Mercantilismo. As grandes potências da época (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França) exploravam novas terras e comercializavam escravos, metais preciosos etc. Com a intenção de enriquecer.

Capitalismo Industrial: Foi a época da Revolução Industrial.

Capitalismo Financeiro: após a segunda guerra, algumas empresas começaram a exportar meios de produção por causa da alta concorrência e do crescimento da indústria.

Page 7: Capitalismo

CRISES DO CAPITALISMO

Entre as crises de superprodução ou de subconsumo, como se queira chamá-las um mecanismo essencial. O desequilíbrio entre a oferta e a procura é a expressão, na superfície, das contradições profundas do capitalismo, da sua incapacidade de gerar demanda correspondente à expansão da oferta. 

Page 8: Capitalismo

As crises revelam a essência da irracionalidade do capitalismo: porque há excesso de produção ou falta de consumo, se destroem mercadorias e empregos, se fecham empresas, agonizando os problemas. Até que o mercado “se depara”, derrotando os que competiam em piores condições tanto empresas, como trabalhadores e se retoma o ciclo expansivo, mesmo se de um patamar mais baixo, até que se reproduzam as contradições e se chegue a uma nova crise.

Page 9: Capitalismo
Page 10: Capitalismo
Page 11: Capitalismo