Capoeira

8
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES Disciplina: Educação Física Estagiário: CARLOS LÚCIO SIMÕES VAILLNT Tutor da Oficina de Docência: Fábio Luiz Loureiro

description

trabalho de aluno EaD

Transcript of Capoeira

Page 1: Capoeira

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFESDisciplina: Educação FísicaEstagiário: CARLOS LÚCIO SIMÕES VAILLNT

Tutor da Oficina de Docência: Fábio Luiz Loureiro

Page 2: Capoeira

Apresentação

Projeto de Intervenção

Fazer com os alunos compreendam a capoeira como uma práxis sobre o enfoque da cultura corporal, enquanto campo de conhecimento elaborado e reelaborado a partir de experiências concretas das crianças através do corpo e do lúdico. A Capoeira pode proporcionar aos alunos(as) nas escolas, inúmeras situações de aprendizagem, constituindo-se como uma prática educativa, como é citada por diversos pesquisadores relacionando-as a aprendizagens e educação.

Page 3: Capoeira

Local de aplicação da Intervenção As aulas aconteceram em um espaço de três meses na

escola do município de Anchieta nas escolas do Campo (interior) onde não há a presença de professores de educação física; consegui intervir nas escolas de Inhaúma, Rosalino Simões e São Mateus com uma aula por semana com duração de 2 horas.

As respectivas escolas estão localizadas no interior de Anchieta fazendo divisa com os municípios Alfredo Chaves, Piúma e Iconha.

Dessas escolas uma é unidocente e outras duas são pluridocente, mas multisseriadas, ou seja, turma de 1° ao 5° ano juntas, e um só professor.

Page 4: Capoeira

Viabilidade da Intevenção

Os alunos dessas escolas vivem no interior e conhecem os esportes, mas muitos nunca tiveram uma aula de educação física.

O relacionamento de aluno x aluno e alunos x professor nestas escolas são calcados num pré-julgamento devido ao histórico social e familiar dessas crianças.

Para isso desenvolvemos um projeto que a crianças ficassem mais tempo na escola promovendo atividades físicas e recreativas.

Page 5: Capoeira

Combinados

Começamos a aulas pelos combinados que eram pequenas regras sociais de convívio.

Para permanecer nas aulas teriam que cumprir as normas disciplinares e manter o foco nas atividades complementares como, dever de casa, capoeira, informática, garrafa pet, oficinas de Jongo e Congo, atividades de leitura, escrita e cálculo atendendo a metas de aprendizagem e operacionais

Page 6: Capoeira

Benefícios

Na EMEIEF “São Mateus” remanescente quilombola a capoeira foi muito bem aceita, pois oriunda das raízes afro-brasileira a capoeira é algo que se identifica com a realidade deles como segundo (Rogers, 1978, p.160) . “A aprendizagem significativa verifica-se quando o estudante percebe que a matéria a estudar se relaciona com seus próprios objetivos. De maneira um tanto mais formal dir-se-á que uma pessoa só aprende significativamente aquelas coisas que percebe implicarem na manutenção ou na elevação de si mesma”.

 Para Campos (2001, p. 74), “o ensino da capoeira deve-se pautar em paradigmas da educação física e do esporte reconhecidos pela comunidade científica mundial”. Ainda para Campos (2001, p. 78), “a capoeira desenvolve as qualidades físicas de base, atuando com eficiência na melhora da condição física geral, desenvolvendo sobremaneira os sistemas aeróbico, anaeróbico e muscular”.

Page 7: Capoeira

Ainda em vista do contexto histórico, social e cultural da capoeira, contemplar apenas objetivos voltados à aptidão física seria também desconsiderar que a saúde transcende o aspecto biológico, uma vez que o social também precisa ser compreendido e refletido, como parte essencial para o entendimento de saúde num sentido mais amplo. Tal compreensão, ou reflexão, também acerca do aspecto social, está intrínseca na dinâmica da capoeira, necessitando somente ser considerada (Bracht, 1992).

Page 8: Capoeira

Avaliação

Segundo (Luckesi, 1991)... “A avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”.

A primeira avaliação foi à diagnóstica com o processo de SQA (saber, querer, e aprender), daí conduzir os planos a partir do que eles já teriam de conhecimento com a capoeira. Sempre ao final de cada aula fazíamos o positivo e delta, ou seja, os pontos fortes da aula e o delta que seria as oportunidades de melhoramentos. Nas aulas seguintes validamos os deltas e montamos um plano de ação para fazer os melhoramentos contínuos sempre reportando-se aos combinados da aula.

Nas palavras de Hoffmann: “A avaliação deixe de ser o momento terminal do processo educativo [...] para se transformar na busca incessante de compreensão das dificuldades do educando e na dinamização de novas oportunidades de conhecimento (HOFFMANN, 1995, p. 21).