CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS...

12
CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da Silva Furtado Joana Cristina Evangelista Costa Dra. Marlúcia Bonifácio Martins

Transcript of CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS...

Page 1: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS

Ms. Ivaneide da Silva FurtadoJoana Cristina Evangelista CostaDra. Marlúcia Bonifácio Martins

Page 2: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

Exploração de petróleoExploração de gás natural

MATA

Clareiras

Perda de habitatAlteração na Diversidade e composição das espécies

Paisagem alterada

http://buzz.smm.org/buzz/node/647

Page 3: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

QuestõesQuestões

Como os drosofilídeos respondem a modificação do habitat?

Em termos de comunidade (diversidade alfa e beta)

Em termos de abundancia das espécies.

Page 4: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

31 sítios de coletaEm cada sítio foram amostrados 4 pontos, separados a uma distância de 10 a 30m entre si, para manter a independência entre as amostras.

Desenho Amostral

11 clareiras antropizadas: 5 de poços (LUC) e 6 de Jazidas (JAZ)

10 clareiras naturais e 10 transectos de 120m.adjacentes as clareiras naturais.

Page 5: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

Protocolo padronizado de coleta

• As armadilhas ficaram expostas no campo por 48 hs.

Armadilha com isca de banana

Page 6: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

Protocolo padronizado de Identificação

•Verificação das características morfológicas externas e as genitálias dos machos (aedeagus).

• Estéreo-microscópio e Microscópio óptico

Laboratório de Ecologia de Insetos (MPEG)

Grupo cardini

Page 7: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

•Diversidade Alfa e Abundância da comunidade de drosofilídeos do Urucu – AM4.355 total1.800 indivíduos machos. 26 espécies.

D. melanogaster

D. melanogaster

Zygotrica sp (Macho)

(Macho)

(Fêmea)

Índice de diversidade Clareira Jazida Clareira Natural Mata

Shannon H´log Base 10 0,774 0,686 0,477

Simpson Diversity (1/D) 4,646 3,921 2,629

Diferença não significativa

Page 8: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

Similaridade entre os 33 sítios utilizados nas coletas na base física do Urucu – AM baseado no coeficiente de Jaccard-método UPGMA.

UPGMA

Jaccard's Coefficient

JazMat 04Jaz 46Jaz 55Mat 01Mat 03Nat 10Jaz 07Mat 02MataNat 09bNat 01Nat 06Nat 05Nat 03Nat 04Nat 09aNat 07Nat 08Nat 02Nat 09Jaz 18Luc 09Luc 31Luc 28Luc 30Jaz 50Jaz 61Jaz 19Jaz 63Jaz 40Jaz 28Luc 40Jaz 59

0.04 0.2 0.36 0.52 0.68 0.84 1

Page 9: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

Caracterização das espécies de drosofilídeos

encontradas no Urucu.

Espécies nativas D. willistoni e Subgrupo sturtevanti (D. sturtevanti, D. magalhaesi e D. dacunhai), ocorreram em todos os sítios estudados.

Espécies nativas do Subgrupo willistoni (D. paulistorum, D. equinoxialis e D. tropicalis), são restritas aos sítios de mata preservada.

Espécies introduzidas restritas as clareiras antropizadas: S. latifasciaeformis

Page 10: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

Caracterização das especies de drosofilídeos

encontradas no Urucu.

D. malerkotliana (Drosophila, Sophophora) é exemplo de uma das espécies invasoras observadas. Ela foi capturada nos três ambientes, porém com abundâncias elevadas em ambiente de clareira antropizada

Page 11: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

CONCLUSÕES

Os drosofilídeos respondem rapidamente as modificações do habitat, sofrendo alteração na abundancia das populações.

A comunidade e afetada em sua composição por perda de espécies sensíveis e adição de espécies invasoras pré- adaptadas aos novos ambientes criados.

A diversidade não é sensivelmente alterada com a modificação do habitat, mas a fauna de ambientes alterados torna-se mais homogênea.

Page 12: CARACTERIZAÇÃO DE DROSOFILÍDEOS QUANTO AO PADRÃO DE UTILIZAÇÃO DO HÁBITAT, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES RESTRITAS A FLORESTA OU CLAREIRAS Ms. Ivaneide da.

Obrigado!