Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato...

34
Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa. Aluno : Bruno Vaz de Oliveira Orientador : Prof. Dr. Gonçalo Amarante Guimarães Pereira Co-orientadora : Johana Rinconez Pérez

Transcript of Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato...

Page 1: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato

descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis

perniciosa.

Aluno: Bruno Vaz de OliveiraOrientador: Prof. Dr. Gonçalo Amarante Guimarães PereiraCo-orientadora: Johana Rinconez Pérez

Page 2: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Introdução

• Oxalato: composto intermediário do metabolismo de carboidratos

• Geralmente encontrado na forma de um sal de cálcio ou magnésio, visto que é um quelante de cátions bivalentes.

Page 3: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.
Page 4: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.
Page 5: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Na Vassoura-de-bruxa

• Ceita et al 2005– Plantas infectadas pelo fungo apresentaram,

inicialmente, um aumento no número de cristais de oxalato quando comparadas com plantas sadias;

– após cerca de 36 dias os cristais de oxalato apresentavam significativa redução e após 45 dias os cristais praticamente desapareceram.

– Tal consumo dos cristais de oxalato foi relacionado à produção de peróxido de hidrogênio, o qual se concentra ao redor destes cristais.

Page 6: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Na Vassoura-de-bruxa

• O oxalato poderia ser aproveitado pela planta para gerar EROs, as quais estariam envolvidas na sinalização intracelular que culminaria na morte celular programada da vassoura verde

• Cacaueiros resistentes à Vassoura-de-bruxa não apresentam a formação de cristais de oxalato, contrastando com a presença dos mesmos em plantas suscetíveis.

Page 7: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Na Vassoura-de-bruxa

Page 8: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.
Page 9: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.
Page 10: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Sclerotinia sclerotiorum

• Ascomiceto• Homotálico• Baixa especificidade de hospedeiro

– Soja– Feijão– Ervilha– Canola– Girassol– Tomate– Batata

Page 11: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

www.potatodiseases.org

Page 12: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Oxalato durante o processo infeccioso: várias funções

Page 13: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Modelo de infecção por S. sclerotiorum

Page 14: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Sintomas

• Folhas murchas• Necrose• Podridão “úmida”• Micélio branco • Esclerótios

Pesq. agropec. bras., Brasília, v.34, n.6, p.1101-1106, jun. 1999

Page 15: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Voltando ao oxalato...

Fator de patogenicidade essencial

Fungos mutantes para a produção de oxalato incapazes de infectar hospedeiros

E se a planta fosse capaz de degradar o oxalato produzido pelo fungo???

Page 16: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Tomate e Tabaco Transgênicos

• Expressão de uma OXDC do fungo Flammulina velutipes em plantas de tomate e tabaco

Page 17: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.
Page 18: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.
Page 19: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Na Vassoura-de-bruxa

• Inspeção do genoma de Crinipellis perniciosa revelou a presença de um gene com similaridade a uma OXCD de Flammulinna velutipes

• Análise de ESTs obtidos a partir de bibliotecas cDNA acusou um alto nível de expressão de um gene com similaridade a uma formato desidrogenase dependente de NAD+

Page 20: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Objetivos

• Caracterização dos genes que codificam a oxalato descarboxilase (OXDC) e a formato desidrogenase dependente de NAD+ (FDH-NAD) – obtenção e análise de sua seqüência completa – análise de sua expressão em diferentes condições

de cultivo in vitro

Page 21: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Justificativa

• Evidências sugerindo o envolvimento do oxalato com a fitopatogenicidade por C. perniciosa

• Superexpressão do gene que codifica a formato desidrogenase dependente de NAD+ nas biliotecas do micélio crescido em extrato de cacau

• Ambas as vias estão de fato relacionadas?? • Possível desenvolvimento de cacau transgênico

resistente a C. perniciosa, expressando a oxalato descarboxilase.

Page 22: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Resultados - Sequenciamento

Page 23: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Resultados - Sequenciamento

Page 24: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Teste dos primers para os genes OXDC e FDH. 1) Ladder lamda; 2) Controle (primers para beta-actina); 3) Primers OXDC 1 e OXDC 3; 4) Primers OXDC1 e OXDC 4; 5) Primers FDH 1 e FDH 2; 6) Primers FDH 1 e FDH 4; 7) Primers FDH 2 e FDH 3; 8) Primers FDH 2 e FDH 4.

Resultados - Sequenciamento

Page 25: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Resultados - Sequenciamento

Page 26: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Resultados - Sequenciamento

Clones - OXDC

Clones - FDH

Page 27: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Resultados - Sequenciamento

Page 28: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Resultados - Sequenciamento

Page 29: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Resultados - Sequenciamento

PCR – Fragmentos da OXDC

Page 30: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Resultados - Sequenciamento

PCR – Fragmentos da FDH

Page 31: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

• Purificação dos fragmentos• Reação de sequenciamento 3

tentativas sem sucesso• Clonagem no plasmídeo PGEM Teasy

e nova tentativa de sequenciamento • Seqüência a partir do cDNA

Resultados - Sequenciamento

Page 32: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Resultados

1. Meio Mínimo2. Oxalato 1 mM3. Oxalato 10 mM4. Formato 5 mM5. Formato 50

mM6. Formato 100

mM7. Metanol 0,5%8. Metanol 1 %9. Metanol 2%

Page 33: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Resultados

1) Meio mínimo; 2) oxalato 1 mM; 3) Indução com oxalato 50 mM por 2 horas; 4) formato 50 mM; 5) metanol 2%, 6) Peróxido 1 mM; 7) Extrato de cacau susceptível a C. perniciosa; 8) Extrato de cacau resistente a C. perniciosa;

Page 34: Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Próximos passos

• Nova extração de RNA

• Hibridização do RNA com as sondas dos genes OXDC e FDH

• Sequenciamento a partir do plasmídeo PGEM Teasy

• Caracterização da oxaloacetase