Carnaval Superintendência de Jacarepaguá Furto de energia · Fique de olho nas datas para...

24
Periodicidade Mensal - Distribuição Gratuita - Edição nº 114 - Fevereiro/2017 - Ano IX SÍNDROME DE BURNOUT Frustrações no meio profissional podem até ser consideradas como algo comum. Porém, quando geram estresse, desânimo excessivo, além de exaustão mental e física com o trabalho, pode ser sintoma da Síndrome de Burnout. Uma doença silenciosa que acomete principalmente profissionais que lidam com prestação de serviços. | Página 10 Foto: Internet / Divulgação Furto de energia | Páginas 12 e 13 Carnaval Saiba mais Gastronomia | Página 20 Aprenda a preparar Guacamole e surpreenda seus amigos com a clássica receita desse acom- panhamento mexicano. IPTU | Página 8 Subprefeitura é extinta e bairro ganha uma superintendência exclusiva para atender a po- pulação. Superintendência de Jacarepaguá Bairro possui 30% de liga- ções clandestinas de energia elétrica. Irregularidade gera constantes interrupções no serviço. Fique de olho nas datas para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana 2017. Confira a agenda das escolas de samba e blocos da região e saiba sobre as multas pelos flagras de urina e lixo. | Página 18 | Página 6

Transcript of Carnaval Superintendência de Jacarepaguá Furto de energia · Fique de olho nas datas para...

Periodicidade Mensal - Distribuição Gratuita - Edição nº 114 - Fevereiro/2017 - Ano IX

SÍNDROME DE BURNOUTFrustrações no meio profissional podem até ser consideradas como algocomum. Porém, quando geram estresse, desânimo excessivo, além de exaustãomental e física com o trabalho, pode ser sintoma da Síndrome de Burnout.Uma doença silenciosa que acomete principalmente profissionais que lidamcom prestação de serviços. | Página 10

Foto

: Int

erne

t /

Div

ulga

ção

Furto de energia

| Páginas 12 e 13

Confira as atrações da agendacultural da região.

Carnaval

Saiba mais

Gastronomia | Página 20Aprenda a preparar Guacamolee surpreenda seus amigos coma clássica receita desse acom-panhamento mexicano.

IPTU | Página 8

Subprefeitura é extinta e bairroganha uma superintendênciaexclusiva para atender a po-pulação.

Superintendênciade Jacarepaguá

Bairro possui 30% de liga-ções clandestinas de energiaelétrica. Irregularidade geraconstantes interrupções noserviço.

Fique de olho nas datas parapagamento do Imposto sobre aPropriedade Predial eTerritorial Urbana 2017.

Confira a agenda das escolasde samba e blocos da regiãoe saiba sobre as multas pelosflagras de urina e lixo.

| Página 18

| Página 6

2 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Editorial NELSON CARDOSO Expediente

Diretor: Nelson [email protected]ção de RedaçãoStella [email protected]çã[email protected]çãoAlessandra [email protected] [email protected]

Projeto Gráfico / ArteLeandro J. Nazá[email protected]çãoLeonardo C. [email protected]

Publicidade / [email protected]./fax:(21) 3627-7945 / 2440-4549

ColunistasFátima Guerra, Ghabriela Almas, MariaHelena dos Santos e Malu Rodrigues

LOGÍSTICA / CIRCULAÇÃOCoordenador: Ernani [email protected]: Adilson SantiagoDistr. Gratuita Jornal Nosso BairroTel./fax:(21) 3627-7945 / 2440-4549

As matérias e os artigos assinados são de responsa-bilidade dos autores. É permitida a reprodução, desdeque seja citada a fonte e que nos seja enviada a cópia domaterial. O jornal não se responsabiliza pelas matériasassinadas e pela veracidade dos anúncios veiculados.

Ano IX - Edição 114 - fevereiro/2017

Nossa missãoO Jornal Nosso Bairro Jacarepaguá nasceucom o objetivo de promover a disseminação dasinformações que interferem no cotidiano e di-vulgar os eventos sociais e culturais da região.

JORNAL FILIADO | ADJORI-RJASSOCIAÇÃO DOS DIRETORES DE JORNAIS DO

INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Nosso compromissoNosso compromisso é tentar, através datransmissão das informações, melhorar aqualidade de vida dos moradores da Bai-xada de Jacarepaguá.

Antigos políticos, antigos hábitosHá pouco mais de um mês o prefei-to Marcelo Crivella tomou posse. Re-almente ainda é um curto prazo paraque ele possa mostrar o porquê foieleito. Mas pelo andar da “carrua-gem”, a sua promessa de reduzir amáquina administrativa está longede ser alcançada. Ele terminou comas sete subprefeituras e criou 16 no-vas superintendências regionais (cadaunidade vai ter nove cargos comsalários que vão de R$ 2.240,00 aR$ 9.720,00 mais seis estagiários)para acomodar os seus aliados po-líticos (o velho hábito da troca decargos pelo apoio político). Entre asoutras promessas, destacamos a saú-de e a educação como a sua grandeprioridade e que, até agora, poucasações efetivas foram divulgadas, in-cluindo as melhorias prometidas du-rante a campanha. Considero importan-te fiscalizar para que as superintendênciasnão se transformem em um grande“guarda-chuva” para líderes religi-osos e fiéis das igrejas.

Editora H. Sheldon:CNPJ: 29.418.852/0001-85

Se a mudança representará uma luzpara os problemas enfrentados pe-los moradores do bairro ainda nãose sabe, mas um infortúnio longe deser solucionado são as ligações clan-destinas de energia elétrica, que au-mentam em 30% as contas de luz dapopulação local que possui a situa-ção regularizada, além de gerar cons-tantes interrupções no fornecimen-to do serviço devido a sobrecarga nosequipamentos. Apesar dos esforçosda Light em coibir os "gatos", áreascom condições de segurança redu-zidas dificultam a fiscalização (pá-gina 6).Nesta edição, você vai descobrir ossintomas da Síndrome de Burnout,uma doença que atinge profissionaisde diferentes áreas de atuação (pá-gina 10) e também as datas para paga-mento do IPTU, na página 8, e asagendas com locais e horários dedesfiles das escolas de samba e blo-cos da região (página 12).Boa leitura!

WWW.NOSSOBAIRRO.NET | ESTE É O NOSSO BAIRRO 3Quer anunciar? 3267-7945 / 2440-4549 / [email protected]

4 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Direito

DRA. MARIA HELENA DOS SANTOSADVOGADA CIVIL

INFORMAÇÕES: [email protected]

Estacionamentoem shoppings

Foto

: Int

erne

t / D

ivul

gaçã

o

Caro leitor, abordarei um assunto bastante polêmico nesta edição: aconstitucionalidade ou não da Lei Estadual 4.541/2005, antes um projetode Lei de nº: 1.209/2004. A Lei 4.541/05 foi promulgada, porém, em razãode uma liminar ingressada pelos shoppings foi suspensa. Isso significa dizerque ela não poderá ser aplicada enquanto perdurar a ação ou estiver valen-do a liminar. Os shoppings têm dono, o direito de propriedade que está nacategoria do direito real prevalece sobre alguns direitos. Daí a colocaçãode que essa lei é inconstitucional porque fere alguns princípios da Consti-tuição. Logo, o que se pode fazer é passar a frequentar shoppings que nãocobrem estacionamento, uma espécie de boicote. Pode parecer absurdo,mas o shopping está reivindicando um direito seu. Cobrar ou não cobrarcabe a ele decidir e não uma lei que interfere diretamente na forma de con-duzir o seu negócio. Limitar valores, exigir garantias, condicionar, tudo issoé papel do Estado enquanto gerenciador e observador das extravagânciase abusos cometidos pelo empresariado. Para isso, existem os Procons eoutros órgãos que orientam o consumidor para um consumo inteligente esustentável. O valor exorbitante que se paga pelo estacionamento está retornandopara o consumidor de forma proveitosa? O shopping se responsabiliza pelospertences que estão dentro do carro e pelo o que ocorrer com o veículoaté a saída do estacionamento? São questões que devem ser levantadas ede acordo com a resposta, permitir fazer melhores escolhas.Espero ter cooperado mais uma vez. Se tiver alguma dúvida, ou algum casoque lhe tenha ocorrido escreva para o e-mail [email protected] forte abraço e fique com Deus.

CrimesISP divulga panorama decriminalidade em Jacarepaguá

Apesar de a quantidade de registrosde ocorrência ter diminuído na regiãoda 18º Área Integrada de SegurançaPública (Jacarepaguá) em novembrode 2016, quando comparado ao mes-mo mês de 2015, a incidência de al-guns crimes cresceu. Entre eles, aquantidade de roubos aumentou de185 para 335 ocorrências, a de homi-cídios passou de 6 para 20, além doregistro de quatro policiais militaresmortos em serviço devido a queda de

um helicóptero na Cidade de Deus no dia 19 de novembro. A 18ºAISP englobaos bairros do Anil, Gardênia Azul, Pechincha, Cidade de Deus, Curicica,Taquara, Freguesia e Tanque, comandadas pelo 18º Batalhão da PolíciaMilitar do Rio de Janeiro, pela 32ªDP(Taquara) e pela 41ªDP(Tanque).

Foto

:18º

BPM

Moradores da Praça Seca ganham nova unidade de atenção básica

Inaugurada no dia 16 de dezembro, a Clí-nica da Família Gerson Bergher contacom doze equipes de saúde da família,quatro de saúde bucal, e vai beneficiarcerca de 41,4 mil moradores da comuni-dade da Chacrinha.O local possui consultórios, sala de proce-dimentos e exames laboratoriais, sala decurativos, sala de imunização, sala dosagentes, sala de saúde bucal, sala de es-terilização, farmácia e almoxarifado, cen-tro de cultura e ideias, sala de saúde da mu-lher, sala de saúde da criança, acolhimentomãe-bebê, sala de hipertensão e diabetese sala de raio-x e ultrassonografia. Na clí-nica da família também é possível retirargratuitamente medicamentos e insumos de

uma grade de 208 itens da Atenção Primária.O nome da unidade é uma homenagem aGerson Bergher, que se formou na Facul-dade Nacional de Medicina (UFRJ), poste-riormente participou da assembleia queelaborou a Lei Magna do recém-criado Es-tado da Guanabara. Foi reeleito, seguindopara um segundo mandato. Foi eleito trêsvezes consecutivas vereador da cidade doRio de Janeiro, vindo a ocupar a presidênciada Casa.A Clínica da Família Gerson Bergher ficalocalizada na Rua Cândido Benício, s/nº (aolado do Ciep Carlos Drummond deAndrade) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados das8 horas ao meio-dia.

Clínica da família é inau-gurada na Praça Seca

WWW.NOSSOBAIRRO.NET | ESTE É O NOSSO BAIRRO 5Quer anunciar? 3267-7945 / 2440-4549 / [email protected]

6 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Psicóloga

GHABRIELA ALMASPSICÓLOGA E [email protected]

CEL.: (21) 99774-7876 / CRP 05/30956

Foto: Internet / Divulgação

Consumismoque consome

Vivemos em tempos em que impera uma necessidade quase absoluta eirracional por satisfação. Não podemos nos sentir tristes, e é cada vez maisdifícil lidar com a frustração. O dinheiro virou sinônimo de felicidade e oato de comprar, seja produtos ou serviços, é crescente em todos os seg-mentos e faixas etárias. Porém, não nascemos consumistas, mas o cresci-mento de uma criança é, desde muito cedo, “bombardeado” por ideiasde consumo.O marketing infantil é um mercado que vem crescendo desenfreadamentee com o aval e estímulo não apenas das propagandas veiculadas nos meiosde comunicação, mas também dos adultos responsáveis pelos cuidadosdos pequenos.Atualmente há disputas entre caríssimas mochilas e estojos da moda,assim como estar por dentro das últimas tendências em roupas, brin-quedos e aparência pessoal. Meninas cada vez mais novas, frequente-mente, estão em salões de beleza cuidando das unhas e cabelos. Um“mimo” que sai caro aos pais. Não só em termos financeiros, mas emquestões emocionais. Quanto mais cedemos aos apelos das crianças,mais estamos criando adultos sem limites, com baixa resistência a de-cepções e extremamente insatisfeitos.Os adultos possuem forte influência no desenvolvimento das crianças enas suas percepções acerca do mundo e da vida. Se elas crescem achan-do que um presente pode “comprar” a ausência, diminuir a culpa ou atuarde forma compensatória, o impacto na vida adulta pode ser devastador,já que a possibilidade do consumismo fazer parte do cotidiano como sendoindispensável para seu bem-estar é algo contundente. O consumismo ageintensamente na formação da identidade das crianças, pois mexe com seussentimentos e ideologias. O forte apelo publicitário vende um estilo devida, associando valores ao sujeito, em que ele passa a ter sua importân-cia não pelo que é, mas pelo que tem. E assim passamos a viver em uma“roda gigante”, em que adultos consumistas, educam crianças que con-somem demais e assim se tornam adultos igualmente, ou mais, consumistas.A publicidade estimula a compra de tal forma, que muitos não se imagi-nam sair de casa sem consumir algo. Passam a comprar em excesso, oque pode desencadear em doença, se fazendo necessária a intervençãomédica e psicológica. A oneomania ou a compulsão em comprar é umtranstorno psiquiátrico caracterizado pelo desejo incontrolável de com-prar, transformando este comportamento como a sua única fonte de pra-zer, sem critério e consideração do que é efetivamente necessário e dareal situação financeira.A atitude de compra precisa ser feita baseada na necessidade, através deuma análise crítica de escolha e não apenas por um impulso, pressão dasociedade ou para substituir uma falta emocional. Esta também é uma for-ma de praticarmos um pouco do desapego pelos bens materiais e vivenciarmosmais os momentos de satisfação em estar na presença de quem nos fazbem ou em atividades que estimulem a mente e o corpo. Vale a reflexão deuma mudança de hábitos consumistas, para um consumo consciente.

Mais conhecidas como "gatos", as liga-ções clandestinas de energia em Jaca-repaguá correspondem a 30% do queé distribuído para o bairro. Segundo aLight, a maior parte da irregularidade seencontra em comunidades.O delito, além de gerar constantes in-terrupções do fornecimento de energiapor causa da sobrecarga dos equipa-mentos nas regiões afetadas, gera tam-bém aumento na conta de luz de quempossui a situação regularizada. O mai-or número de ocorrências de ligaçõesclandestinas foi registrado pela conces-sionária de energia elétrica na comuni-dade Dois Irmãos, em Curicica, local quepossui 78% da energia furtada. No mêsde janeiro, a Light realizou aproximada-mente 180 atendimentos devido a inter-rupções no fornecimento para a região.Já a Cidade de Deus possui um percen-tual de 51% de "gatos", seguida pela VilaSapê, com índice de 42%.A Light informa que diversas ações sãorealizadas para combater o furto e atuaneste sentido nas regiões onde há con-dições de segurança e que o percentualde "gatos" é de 16%. Já nos locais ondenão há como realizar atividades nestesentido, esta média chega a aproxima-damente 85%.

Furto de energia aumentaconta de luz em 30%

As ações para evitar a fraude são ope-radas pela Light em parceria com aDelegacia de Defesa dos Serviços De-legados (DDSD) e com as delegaciaslocais. Em 2016, a empresa realizouoperações especiais em que foram fei-tas 73 mil inspeções e identificadas enormalizadas 44 mil irregularidades, ouseja, a cada 100 clientes, 60 furtavamenergia. Além disso, foram registrados371 boletins de ocorrência e 43 prisõesem flagrante. O Superintendente deRecuperação de Energia da Light,Rainilton de Andrade, conta que a em-presa já aumentou em 30% o seu efeti-vo de combate à fraude em função doverão. “Com o clima mais quente, acompanhia intensificou ações desse tipo.Estamos realizando semanalmente detrês a quatro operações contra o furtode energia”, expõe Andrade.

DenúnciasOs "gatos" de energia podem ser denun-ciados por meio da Agência Virtual pelosite www.light.com.br, pelas redes sociais(twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes) ou pelo Disque-Light (0800-021-0196). Pelos mesmos canais, é pos-sível solicitar o restabelecimento da ener-gia, em casos de interrupção.

Comunidades são áreas que apresentam maior índice de "gatos"

Foto: Internet / Divulgação

WWW.NOSSOBAIRRO.NET | ESTE É O NOSSO BAIRRO 7Quer anunciar? 3267-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Vila Olímpica do Mato Alto ganha Centro deReferência da Pessoa com Deficiência

A Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino teve inau-gurado em dezembro do ano passado o Centro de Referência daPessoa com Deficiência (CRPD) de Jacarepaguá.

Essa é a sétima unidade da SecretariaMunicipal da Pessoa com Deficiência(SMPD). O local foi preparado para aten-der pessoas com deficiência e tem comoobjetivo promover a inserção dessaspessoas à sociedade, além de melhorar aqualidade de vida delas.O novo espaço abriga uma piscina aces-sível para cadeirantes e pessoas com ou-tras deficiências para que possam rea-lizar terapias. O centro irá atender cercade 600 pessoas com deficiência auditi-va, visual, física e intelectual. No localhaverá atividades de musicoterapia,teatro, dança, tecnologia assistiva, ofi-cina de artesanato e terapia dos jogosna reabilitação, que prevê o uso devideogames na reabilitação.Construído num terreno de 3.322 metrosquadrados com área construída total de

Local conta com piscina acessível para cadeirantes e pessoas com outras deficiências

3.477 metros quadrados em dois pavi-mentos, o espaço é composto por am-bientes amplos que seguem a lei de aces-sibilidade universal, com pisos táteis dealerta e direcional, rampas com corrimãose banheiros adaptados. Para o atendimentoà população, que ainda não teve início, ocentro conta com salas de oficinas, deatendimento e de fisioterapia.A unidade está equipada também comvestiários, centro de convivência, salas decultura e lazer, informática, administração,assistência social, reunião, consultóriosmédicos, auditório para apresentaçõesculturais, oficinas e fóruns, além de anfi-teatro a céu aberto para projeções de fil-mes e obras de arte. A Vila OlímpicaProfessor Manoel José Gomes Tubinofica localizada na Rua Cândido Benício,2.973, Praça Seca.

8 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Contabilidade &Tributos

CLAUDIO SAMEIROPERITO CONTÁBIL

PROFESSOR NA UVA, UNISUAM E [email protected]

Foto

: Int

erne

t / D

ivul

gaçã

o

Organize os documentospara o imposto derenda 2017

O ano de 2017 está iniciando e nes-te período surgem as preocupaçõescom a Declaração de Ajuste doImposto de Renda, que terá inícioem primeiro de março estendendo-se até o dia 28 de abril. Em temposde crise, quem tiver direito à resti-tuição, deseja receber logo no pri-meiro lote. Para isso é necessárioorganizar em uma pasta toda a pa-pelada com antecedência para en-tregar a declaração logo no primeirodia, assim, podemos aumentar aschances de sermos os primeiros areceber.

Seguem algumas dicas:Empregados – O Informe de Rendimentos deveria ter sido entregue pe-las empresas e órgãos públicos aos seus funcionários até o dia 31 de ja-neiro, mas caso isso não tenha acontecido, o empregado deve procuraro departamento pessoal da empresa para obtenção do documento.Autônomos – Autônomos ou profissionais liberais que prestam serviçosa pessoas jurídicas também deverão receber o Informe de Rendimentos.Recomenda-se fazer um controle e cobrar estes documentos dos seuscontratantes. Omitir estas fontes pagadoras aumenta o risco de você cairna malha fina. Caso tenha prestado serviços a pessoas físicas, precisarádo Livro Caixa com os registros dos recebimentos e pagamentos de suaatividade em 2016. O Livro Caixa permite que o contribuinte pague men-salmente o chamado Carnê Leão. No Livro Caixa, é possível deduzir amaioria das despesas do consultório ou do escritório, por exemplo.Conta Corrente, Poupança e Aplicações financeiras – Os bancos devem en-viar a seus correntistas e investidores o Informe de Rendimentos de suas apli-cações. Neste documento, são informados os rendimentos e saldos dasaplicações e contas correntes. Normalmente, os bancos disponibilizam o Informede Rendimento em suas páginas na internet ou os enviam via Correios.Gastos com Saúde – Despesas com consultas e tratamentos médicos,psicológicos, dentários e outros devem ser comprovados com recibos enotas fiscais. Deve-se tomar muito cuidado com estes gastos, pois costu-mam ser alvo da Malha Fina. Nos comprovantes, deve constar, obrigato-riamente, o nome do beneficiário do serviço e de quem está pagando.Muitos recibos são rejeitados pela fiscalização, simplesmente por nãoevidenciarem o beneficiário do serviço. O fisco entende que o pagador eo beneficiário podem ser pessoas diferentes.Planos de Saúde – Estes gastos também devem ser comprovados pormeio das faturas pagas. Não há limite de dedução para estes gastos, porém,deve-se tomar alguns cuidados. Os gastos reembolsados pelas Opera-doras não são dedutíveis, neste caso, o contribuinte deve descontar nahora do preenchimento da declaração. Outro alerta é de que você pode-rá ser questionado pela Malha Fina se além de pagar plano de saúde vocêapresentar recibos de pagamentos médicos, por exemplo. Você deveráser capaz de explicar os motivos disso.Gastos com Educação – A dedução destes gastos não é de 100%. Em2016, este limite anual era de R$3.561,50 por dependente. A Receita ain-da não informou os novos limites.

Deverá ser paga neste mês a cota únicaou primeira parcela do Imposto sobre aPropriedade Predial e Territorial Urbana(IPTU). O contribuinte que pagar o impostoà vista desfrutará de um desconto de 7%no valor total do carnê, mesmo percentualconcedido no ano passado. Já quem optarpelo parcelamento, o mesmo poderá serfeito em até 10 cotas.

SMF divulga calendáriopara pagamento doIPTU 2017

A data para o pagamento varia de acor-do com o número final da inscrição imo-biliária do imóvel. Aqueles que possu-em final de 0 a 5 devem pagar a cota únicaou a primeira parcela do imposto no dia10 de fevereiro, os demais, com final deinscrição de 6 a 9, têm até o dia 13 de fe-vereiro para efetuar o pagamento.Veja o calendário de pagamento:

REPÓRTERES DE JACAREPAGUÁ

MATO ALTO NA FREGUESIA

Lixo e mato alto no rio, acompanhados de um mau cheiro insuportávelé o cenário que pode ser facilmente contemplado da ponte localizadana Passarela da Freguesia. O local precisa urgentemente de uma limpe-za total.

Jorge Duarte

ESPAÇO DEDICADO AO LEITOR QUE “FLAGRA” OS FATOS DE JACAREPAGUÁ.ENVIAR FOTO, TEXTO E NOME PARA [email protected].

ASSUNTO: REPÓRTERES DE JACAREPAGUÁ

WWW.NOSSOBAIRRO.NET | ESTE É O NOSSO BAIRRO 9Quer anunciar? 3267-7945 / 2440-4549 / [email protected]

1 0 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Burnout: uma doença causada peloesgotamento profissionalSíndrome gera cansaço emocional e sentimento de fracassoEm um mundo cada vez mais competitivo, somado ao tempo es-casso e a cobrança excessiva, a tensão emocional e o estressecrônico acabam sendo inevitáveis. Independente da profissãoque se exerça, a pressão profissional pode gerar consequên-cias. Uma delas é a síndrome de Burnout.

De origem inglesa, a palavra “burn” querdizer “queima” e “out” significa “exteri-or”. A psiquiatra do Hospital Rios D’Or,Paula Fernandes (CRM: 5279845-2), ex-plica que a síndrome de Burnout, ousíndrome do esgotamento profissional,é uma doença que se desenvolve comoresposta ao estresse ocupacional crôni-co e pode ser encontrada em profissio-nais de diversas áreas mas, em especial,naquelas que trabalham em contato di-reto com prestação de serviço. “É o casodos profissionais de saúde, educação, as-sistência social, recursos humanos, bom-beiros, policiais, advogados e jornalistas.Esta síndrome é o resultado do estresseemocional incrementado na interaçãocom outras pessoas. Algo diferente doestresse genérico, a Síndrome de Burnoutgeralmente incorpora sentimentos defracasso. Seus principais indicadores são:cansaço emocional, despersonalização efalta de realização pessoal”, esclareceFernandes.Para a pedagoga e orientadora voca-cional Andrea Deis é importante se fazeruma auto análise antes de se prognos-ticar com a doença. “É necessário ob-servar, se o ambiente profissional é acausa do estresse ou se são as atitudesda própria pessoa que geram crises.Resgatar a qualidade de vida é uma dasalternativas para prevenir a síndrome deBurnout e isso inclui cuidar da saúde,dormir e alimentar-se bem, praticar

exercícios e manter uma vida social bemativa, feliz; vivendo pelos seus valores”,analisa Deis.Apesar do tratamento envolver profis-sionais especializados em Saúde Men-tal, como o psicólogo e o psiquiatra,nos casos em que seja possível reco-menda-se procurar também o Médi-co do Trabalho da empresa ou outroprofissional que possa ajudar a redu-zir a carga emocional envolvida naatividade laborativa em questão. Mes-mo assim, pode ser necessário o afas-tamento do trabalho por um tempo eo uso de psicotrópicos, conforme ori-entação médica.

Sintomas:• Diminuição e perda de recursos emo-cionais (falta de habilidade para lidar comdificuldades cotidianas que outrora eramsuperadas sem grande esforço);• Desenvolvimento de atitudes negati-vas para com outras pessoas;• Irritabilidade, inquietude, dificuldadepara a concentração, baixa tolerância àfrustração, comportamento agressivo;• Sentimentos de vazio, esgotamento,fracasso, impotência e baixa autoestima;• Condutas aditivas ou evitativas;• Aumento no consumo de itens comocafé, álcool, fármacos ou drogas;• Absenteísmo (conduta de se ausentarde um local onde a presença seria obri-gatória) e baixo rendimento pessoal;

• Fadiga crônica, frequentes dores decabeça, problemas com o sono, úlce-ras digestivas, hipertensão arterial, taqui-arritmias, e outras desordens gastroin-testinais, perda de peso, dores muscularese de coluna, alergias, etc.

Prevenção:1 . Aprenda a administrar o seu tempo;2 . Repense sobre seus valores e per-

ceba como está lidando com eles;3 . Estabeleça prioridades;4 . Aprenda a lidar com o vício dosucesso;5 . Ninguém está livre das frustrações.Aprenda a superá-las;6 . É importante saber gerenciar osrelacionamentos;7 . Saiba administrar os conflitos e nãosomatizá-los.

Foto: Internet / Divulgação

WWW.NOSSOBAIRRO.NET | ESTE É O NOSSO BAIRRO 1 1Quer anunciar? 3267-7945 / 2440-4549 / [email protected]

1 2 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Renascer deJacarepaguá

Dados técnicos

Grupo: Série AEndereço da quadra:Avenida Nelson Cardoso, 82,Largo do TanqueEnredo: O Papel e o MarCarnavalescos: Raphael Torrese Alexandre RangelData de desfile: 25 de fevereiroHorário previsto: 6ª a desfilarLocal do desfile: Sambódromo

União doParque Curicica

Grupo: Série AEndereço da quadra:Rua Aruá, 385, CuricicaEnredo: O Importante é serfeliz e mais nada!Carnavalescos: Leandro Mourãoe Vitor MourãoData de desfile: 24 de fevereiroHorário previsto: 5ª a desfilarLocal do desfile: Sambódromo

Dados técnicos

União deJacarepaguá

Grupo: Série CEndereço da quadra:Estrada IntendenteMagalhães, 445, CampinhoEnredo: Os RetornantesCarnavalesco: Jorge CaribéData de desfile: 27 de fevereiroHorário previsto: 3ª a desfilarLocal do desfile: EstradaIntendente Magalhães

Dados técnicos

Mocidade Unidada Cidade de Deus

Grupo: Grupo DEndereço da quadra: Rua EdgardWerneck, 1607, Cidade de DeusEnredo: Da Avenida Central àRio Branco do CarnavalCarnavalesco: Guto CarrilhoData de desfile: 26 de fevereiroHorário previsto: 4ª a desfilarLocal do desfile: Estrada IntendenteMagalhães

Dados técnicos

WWW.NOSSOBAIRRO.NET | ESTE É O NOSSO BAIRRO 1 3Quer anunciar? 3267-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Previna-se

Segundo o Ministério da Saúde, acamisinha é o método mais eficazna prevenção de muitas doençassexualmente transmissíveis, comoa AIDS, a sífilis e alguns tipos dehepatites. Além disso, ela ajuda aevitar uma gravidez não planejada.Por isso, use camisinha sempre.

Bota a camisinha,bota meu amor

Trânsito

A CET-Rio apresentou no dia 25 dejaneiro o esquema de monitoramentoda cidade para os dias de desfilesde blocos. A operação vai contarcom 900 agentes (incluindo Guar-da Municipal, CET-Rio e agentes detrânsito); 26 painéis de mensagensvariáveis; 30 reboques; 50 motoci-cletas; 60 veículos operacionais;além de faixas e galhardetes paraorientação; sinalização de proibiçãode estacionamento reforçada; pla-nos semafóricos especiais; e monito-ramento 24 horas através do Centrode Operações Rio (COR).

Confira o planejamento operacionalpara a cidade no Carnaval

O Carnaval acontece entre os dias 25 e28 de fevereiro. No entanto, para des-frutar da festa sem problemas, o foliãonão pode descuidar da segurança. Al-guns cuidados podem ajudar para quea festa não acabe em experiências de-sagradáveis.• Procure não levar objetos de alto va-lor, aparelhos eletrônicos ou cartões decrédito/débito quando sair para o car-naval de rua;• Evite ir com seu veículo aos locais degrande aglomeração, tendo em vista quehá redução de vagas, além de aumen-tar a incidência de roubos e avarias;• Ao chegar ao local de destino, verifi-que se existem postos de atendimentomédico, policiais de ronda e agentes da

Curta o Carnavalde forma segura

Guarda Municipal. Isso poderá evitarperda de tempo, caso haja alguma ne-cessidade;• Caso leve criança para os eventos,coloque nela uma pulseira de identifi-cação com os nomes da criança e doresponsável, endereço e número dotelefone;• Se perder ou encontrar alguma crian-ça, dirija-se à delegacia mais próximaou procure um agente público de segu-rança;• Evite a hostilidade com as pessoas e,ao observar algum tumulto, não se apro-xime, e se estiver no meio de um, afas-te-se com cautela;• E, é claro: se ingerir bebida alcoólicanão dirija; e se for dirigir, não beba.

Foto

: Int

erne

t / D

ivul

gaçã

o

Recomendações:• Sempre que possível, evite circu-lar de carro. Priorize o transportepúblico (metrô, trens, barcas, BRTe VLT);• Respeite os locais e os horáriosde proibição de estacionamento;• Pedestres devem atravessar nasfaixas, em locais semaforizadosou com o auxílio dos agentes detrânsito;• Programe-se para chegar comantecedência aos desfiles evitandoassim sobrecarga nos meios detransporte. O Carnaval acontece neste mês e com

ele aumenta a quantidade de urinas emvias públicas e lixos deixados por blo-cos de rua e desfiles. Mas, quem tem essemau hábito, pode pagar caro pela sujei-ra deixada. Isso porque o programa LixoZero irá multar quem for flagrado jogan-do lixo ou urinando na rua.A Companhia Municipal de Limpeza Ur-bana (Comlurb) e a Secretaria Munici-pal de Ordem Pública (Seop) atuarão emdiversos pontos da cidade, no Sambó-dromo, na Avenida Intendente Magalhãese áreas onde desfilarão os blocos de rua.A multa para quem for pego urinando narua é de R$ 548,00, enquanto o descar-te irregular de lixos pequenos, até o ta-manho de uma lata de refrigerante, cus-tará ao bolso do cidadão R$ 200,00.No Carnaval do ano passado, o progra-ma Lixo Zero aplicou 1.522 multas por lixo,

Sujar ruas no Carnavalpode gerar multas

que na época custava R$ 185,00, e 1.035multas por urina em vias públicas, novalor de R$ 510,00 em 2016.

Como funciona:O agente de limpeza urbana, ao verifi-car algum desrespeito à Lei 3273, abor-da o cidadão, informa a infração cometi-da e solicita seu CPF, a fim de emitir Autode Constatação. O guarda imprime amulta, utilizando smartphone e impres-sora portátil, contendo a descrição dainfração, orientações, prazos para paga-mento e eventual recurso. Posteriormente,o infrator poderá emitir, via internet, o autode infração e boleto de pagamento. Even-tuais recursos deverão ser protocoladospresencialmente na sede da Comlurb. Ocidadão que for multado e não pagarpoderá ter seu nome inscrito no SPC(Serviço de Proteção ao Crédito).

Foliões que forem flagrados jogando lixo ou urinando em via pública serão punidos

1 4 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]

FORÇA BRUTAO Metropolitan recebeu no mês de janeiro o espetáculo argentino FuerzaBruta apresentado em 360 graus garantindo uma experiência únicapara a plateia que já atinge mais de 5 milhões no mundo.Fo

to: A

lex

Car

valh

o /

face

book

.com

/foc

ocru

zado

No Bairro Acontece...

JOÃO GUI DIVULVA SEU PRIMEIRO EPO ator e também cantor João Gui divulgou sua turnê “Mega Tour2016 / 2017” no Teatro Bradesco no dia 22 de janeiro.

EVANGELIZAÇÃO COM ALEGRIAA estação de BRT Curicica recebeu o grupo de evangelismo da PalhaçaAlegria no dia 28 de janeiro.

FALAMANSA COM PISCINAO grupo Falamansa se apresentou dia 15 de janeiro no Rio Water Planetanimando o público que se refrescava nas águas do clube.

NO RITMO COM ZECA PAGODINHOO cantor subiu ao palco do Rio WaterPlanet no dia 28 de janeiro empolgan-do o público com seus sucessos.

É DEVAGAR, DEVAGARINHOMartinho da Vila se apresentou no Teatro Bradesco no dia 26 dejaneiro com o show “De bem com a vida”, cantando sucessos e músicasde seu novo trabalho.

Foto

: Rel

icar

ium

Est

údio

Cria

tivo

Foto

: Rep

rodu

ção

Face

book

Fal

aman

sa /

Int

erne

t /

Div

ulga

ção

Foto

: Rep

rodu

ção

Face

book

Joã

o G

ui /

Int

erne

t /

Div

ulga

ção

WWW.NOSSOBAIRRO.NET | ESTE É O NOSSO BAIRRO 1 5Quer anunciar? 3267-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Simone Mazzer no Teatro Sesi

A cantora Simone Mazzer apresenta seu show “Férias em Vídeotape” nodia 18 de fevereiro às 20h. Ingressos: R$ 34 (inteira) | R$ 17 (meia)Indicada a melhor cantora e escolhida revelação do 27º Prêmio da Músi-ca Brasileira, Simone mescla músicas do seu primeiro álbum “Férias emVídeotape” (lançado em 2015 em uma noite inesquecível no Teatro Rivalno Rio de Janeiro) com um repertório de referências musicais diversas.

Av. Geremário Dantas, 940 - Freguesia. Tels.: 3312-3753 / 3312-3788

Foto: Simone Portellada

As informações abaixo são de responsabilidade doscentros culturais e estão sujeitas a alterações.Agenda Cultural

Foto

: Ren

ato

Piri

TEATRO BRADESCO RIO(Avenida das Américas, 3900 – loja 160 doShopping VillageMall – Barra da Tijuca)Valor e venda de ingressos:http://www.teatrobradescorio.com.br/

Dia 03 - Show com a banda Blitz às 21h30

Dias 04, 05, 11 e 12 - Mogli, O musical -Criado por lobos, após ser abandonadona selva, Mogli recebe ajuda dos seusamigos Urso Balú e da pantera Baguerapara se defender de Sherikan, o tigre-de-bengala, que detesta os homens. A mon-tagem tem como objetivo tratar temas tãorecorrentes hoje em dia: a tolerância, aaceitação e o preconceito. A montagemreúne 10 atores que são embalados por12 canções originais, além de cinco ce-

nários e 25 figurinos. Sábados, às 11h30.Domingos, às 15h

Dia 09 - Show da banda “Supercombo”com a turnê “Rogério”. O som doSupercombo mistura rock moderno comvárias influências de ritmos latinos, mú-sica brasileira, filmes, games, seriados etodo tipo de arte que lhe sirva de inspira-ção. ROGÉRIO é o quarto álbum da ban-da Supercombo e foi lançado em 2016,neste trabalho as músicas mostram umabanda mais madura, mais ousada e ain-da de “humanas”. Às 21h.

BARRA MUSIC(Avenida Ayrton Senna, 5850 – Saída daLinha Amarela – Jacarepaguá)Informações: 3301-1000http://barramusic.art.br/[email protected]

Dia 09 - Thiaguinho - Cantor fará showde lançamento do DVD #VamoQVamo.Abertura: 23 h. Classificação: 18 anos.Ingressos à venda pela internet no Ingres-so Rápido, nos pontos de venda creden-ciado e na bilheteria do Barra Music. Éproibida a entrada de bermuda e/ou chi-nelo no Barra Music.

Sobre o DVD

Simone e Simaria no Barra Music

Foto: Divulgação / Internet / sim

oneesimaria.com

.br

As irmãs Simone e Simaria se apresentarão no Barra Music no dia 16 defevereiro às 23h.

Avenida Ayrton Senna, 5850 – Saída da Linha Amarela – JacarepaguáInformações: 3301-1000 | http://barramusic.art.br/[email protected]

O DVD #VamoQVamo é o segundo dacarreira de Thiaguinho e foi gravado aovivo na Barra da Tijuca. O repertório de23 músicas apresenta canções inéditascomo “Vou Voltar Pro Role” e “Vamo QueVamo”. O álbum contou com a participa-ção de Belo, Toni Garrido, Maria Rita,Lucas Lucco e Pericles (ex Exaltasamba).

Sobre Thiaguinho

Seu primeiro trabalho foi no Grupo Sambae Suor, mas foi no reality show “Fama”,da TV Globo, que o cantor foi revelado.Posteriormente Thiaguinho se tornouvocalista do grupo Exaltasamba e apósnove anos optou por carreira solo comocantor, compositor e instrumentista.

Dia 16 - Simone e Simaria - Abertura: 23h.Classificação: 18 anos. Ingressos à ven-da pela internet no Ingresso Rápido, nospontos de venda credenciado e na bilhe-teria do Barra Music. É proibida a entra-da de bermuda e/ou chinelo no BarraMusic.

Sobre Simone e Simaria

A dupla de cantoras e compositoras demúsica sertaneja e forró é formada pelasirmãs Simone e Simaria que iniciaramcarreira como back vocals do cantor FrankAguiar e, em 2012, apostam em carreiraindependente.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

1 6 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Envie sua fotoEnvie sua foto ou reportagem [email protected] e te-nha a chance de vê-la publicada.

Você Repórter

Mercado de trabalho

Setor de serviços foi o que maisdemitiu no ano passado

Dois mil e dezesseis foi o segundo pior anoda história para os trabalhadores brasileiros.Apesar da melhora em relação a 2015, quan-do cerca de 1,54 milhão de brasileiros foramdemitidos, 2016 teve 1,32 milhão de trabalha-dores que perderam o emprego em vagas for-mais no País. O levantamento do CadastroGeral de Empregados e Desempregados(Caged), divulgado no dia 20 de janeiro,mostra que no município do Rio de Janeirodurante o ano passado as demissões supera-ram as contratações em 6,62%, que correspon-

de a um saldo de 138.168 pessoas que ficaram desempregadas.O setor de serviços foi o que sofreu maior impacto da recessão na cidadeno período, seguido pela construção civil. O setor que efetuou menos cortesde empregos foi o da agropecuária.

Combate aomosquitoA Secretaria Municipal de Educa-ção, Esportes e Lazer iniciou nodia 1º de fevereiro, na EscolaNacional de Saúde Pública daFiocruz, em Bonsucesso, umacampanha contra o Aedes aegypti,em todas as 1.537 escolas de suarede de ensino.Na ocasião, funcionários e pais dealunos da rede municipal partici-param do Seminário de Prevençãoe Combate às Arboviroses parareforçar as orientações de comba-te ao mosquito. O Aedes aegyptié o transmissor de doenças comozika, dengue, chikungunya e tam-bém a febre amarela.

Campanha

Cardoso Fontespossui hemonúcleoexclusivo na região

Doação de sangue

No período de Carnaval aumenta anecessidade de maior quantidadede bolsas de sangue em estoquepara doação. Na região, o Hemo-núcleo do Hospital Federal CardosoFontes é o responsável pelo abas-tecimento de toda a demanda dohospital, fica localizado na Aveni-da Menezes Cortes, 3.245 (EstradaGrajau-Jacarepaguá) e funciona desegunda a sexta-feira, das 8h às 12h,no primeiro andar da Unidade dePacientes Externos (prédio do am-bulatório). Telefone de contato:2425-2255 ramal: 260. Não é pre-ciso agendamento.

TarifaMotos não pagammais pedágio naLinha AmarelaDesde o mês passado, o pedágioa motociclistas na Linha Amarelanão é mais cobrado. A medida foianunciada no Diário Oficial doMunicípio do dia 1º de janeiro. Avia expressa liga a Baixada deJacarepaguá à Ilha do Fundão.

Vacine-seVacina contra HPV passa a estardisponível também para meninosAs unidades de Atenção Primária do município do Rio (clínicas da famíliae centros municipais de saúde) agora oferecem a vacina contra o vírusHPV para meninos na faixa etária de 12 a 13 anos. A expectativa da Secre-taria Municipal de Saúde é imunizar em torno de 8 mil meninos por mês,totalizando mais de 97 mil até o fim de 2017. O esquema vacinal contrao HPV para os meninos é de duas doses, a serem aplicadas num inter-valo de seis meses. O objetivo da vacinação dos meninos é a preven-ção dos cânceres de pênis, garganta e ânus e das verrugas genitais,diretamente relacionados ao HPV, além de reduzir a transmissão do ví-rus para as parceiras, colaborando assim com a redução do câncer decolo de útero nas mulheres.Outra vacina incluída no calendário de vacinação neste ano, que tambémse encontra disponível na rede municipal, protege contra a bactéria dameningite tipo C e é voltada para adolescentes de ambos os sexos, nafaixa etária dos 12 aos 13 anos. Ela visa reduzir a quantidade de portado-res da bactéria em nasofaringe e garantir reforço na imunidade dos ado-lescentes que foram previamente imunizados na infância. O esquema vacinalprevê dose única na faixa etária de 12 a 13 anos.

Se beber, não dirija

A Operação Lei Seca iniciou no dia 5 de janeiro a Operação Verão com açõesdiurnas de fiscalização no Rio de Janeiro. As ações acontecem nos principaisacessos às praias, áreas de lazer e cachoeiras da Região Metropolitana e nointerior do Estado e permanecerão até o término do Carnaval.O objetivo da fiscalização é reduzir a quantidade de pessoas embriagadas aovolante também durante o dia. Quanto as ações noturnas, elas serão feitasnormalmente neste período.No ano passado, foram abordados na Operação Verão da Lei Seca 538 mo-toristas com sinais de embriaguez. Em 2015, 350 tinham sinais de alcoolemia.

Operação Lei Seca terá açõesdiurnas até o Carnaval

É permitidopedalar pelacalçada?Não! Quando não houver ciclovia,ciclofaixa ou acostamento, o ciclistadeve pedalar na rua, no sentido dotrânsito e nas faixas laterais da via.

Relógio

Termina no dia 19 de fevereiro ohorário de verão nos Estados dasregiões Sudeste, Sul, Centro-Oes-te e Distrito Federal. Os relógiosdeverão ser atrasados em uma horaa partir da meia-noite do domingo.A escolha da data para início e tér-mino do horário de verão foi esta-belecida desde 2008 pelo Decre-to 6.558.

Fim do horáriode verão

Notas

Fique por dentro

Foto

:Inte

rnet

/ D

ivul

gaçã

o

WWW.NOSSOBAIRRO.NET | ESTE É O NOSSO BAIRRO 1 7Quer anunciar? 3267-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Na mira do leitor

POSITIVOO não aumento nas passagens de ônibus neste início de ano. O valor queem 2015 subiu de R$3 para R$3,40 e, em 2016, passou para R$3,80, com apromessa de os transportes municipais terem toda frota refrigerada até ofinal do ano, infelizmente não ocorreu. Mas, pelo menos o carioca não teráque pagar a mais pelas expectativas frustradas.

NEGATIVOQuem tem as árvores como refrigério nos dias de “sol escaldante” de verãoconta com proteção a menos. Só neste final de ano, várias árvores foramretiradas, inclusive duas caíram na Taquara com o temporal do dia 30 dedezembro: uma na Estrada do Boiúna e outra na esquina da Rua Apiacáscom a Estrada do Tindiba, conforme mostra a foto.

Na mira do leitor

Foto: Barbara Rodrigues / Taquara da Depresão

1 8 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Bairro ganhou superintendênciaexclusiva no ínicio deste anoVereador Célio Lupparelli solicitou ao prefeitoMarcelo Crivella a desvinculação do órgão

Uma proposta feita pelo vereador Célio Lupparelli no Diário daCMRJ do dia 8 de dezembro de 2016 e abordada no dia seguintepelo vereador em um encontro na Associação Comercial e In-dustrial de Jacarepaguá (Acija) incentivou a desvinculação daSubprefeitura da Barra e Jacarepaguá a partir deste ano.O órgão deixou de existir e foi desmem-brado em duas superintendências, umapara Jacarepaguá e uma para a Barrada Tijuca. Confira a entrevista queLupparelli concedeu ao JNB:JNB - Que necessidades levaram osenhor a pensar na implantação deum órgão da prefeitura exclusivopara Jacarepaguá?C.L. - O bairro possui dimensão geo-gráfica que exige uma estrutura admi-nistrativa necessária a atender as deman-das de seus habitantes;• A população do bairro atingiu umvalor que exige uma estrutura adminis-trativa capaz de atender aos pleitos daspessoas e das comunidades;• As realidades históricas, demográficas,culturais, geográficas, topográficas, eco-lógicas e econômicas são diferentes daBarra da Tijuca e exigem um tratamentodiferenciado;• Existem problemas em relação ao trân-sito, ao transporte, ao número de unida-des escolares, às unidades de atendimen-to de saúde, à preservação do patrimôniohistórico-cultural, à preservação do meioambiente, ao parque industrial e ao inte-resse dos comerciantes que diferem dasdemandas da Barra da Tijuca;• Há problemas de ocupação irregular dosolo, com construções que agridem o meioambiente, sem licenciamento e que pre-cisam ser verificadas para a tomada dasprovidências devidas; há problemas deordem pública que precisam ser resolvi-dos pelo Poder Público; há necessidadede se inibir e coibir o desmatamento e apoluição das águas fluviais;• Para os moradores de Jacarepaguá,

o deslocamento até a sede da antigasubprefeitura, na Barra, trazia muitostranstornos.JNB - De que forma o novo órgãoatuará na região? Cuidando de queassuntos?C.L. - Atuará coordenando os servi-ços públicos municipais relativos aJacarepaguá.JNB - Existe uma estimativa decusto aos cofres públicos com essaimplantação?C.L. - Não vejo aumento de custos paraimplantação da superintendência, poisos cargos e o prédio da antiga sede, naPraça Seca, já existem.JNB - Por que a antiga subprefeiturade Jacarepaguá foi incorporada a daBarra da Tijuca?C.L. - A antiga subprefeitura de Jacare-paguá foi incorporada à Barra da Tijucapor vontade do prefeito Eduardo Paes,única e exclusivamente, apesar de meusreiterados apelos para impedir que issofosse feito, uma vez que as realidades dosdois bairros são completamente diferentes.JNB - Quais são as suas conside-rações a respeito do assunto?C.L. - Considero que a criação da Su-perintendência de Jacarepaguá facilita-rá o encaminhamento e a solução dasdemandas da população de Jacarepaguáe, também, da Barra da Tijuca, do Re-creio e das Vargens, porque, teremosa descentralização.Hoje, com a separação, os dois bair-ros serão beneficiados. Haverá uma me-lhor racionalização no atendimento aospleitos das pessoas e os serviços, comcerteza, vão ser mais eficazes.

O novo prefeito do Rio, Marcelo Crivella,extinguiu todas as subprefeituras do Riode Janeiro, desmembrando em 16 Su-perintendências Regionais. Com isso,Jacarepaguá passará a ter uma superin-tendência liderada por Flávio Caland, aqual é desvinculada da Barra da Tijuca.O decreto que institui o desmembramentofoi publicado no Diário Oficial do Municí-pio no dia 1º de janeiro. O objetivo damedida foi cortar gastos com cargoscomissionados e focar atenção nos pro-

Subprefeituras são extin-tas e Jacarepaguá ganhasuperintendência exclusiva

blemas das regiões administradas. Até ofechamento desta edição não havia defi-nição de onde funcionará a nova sede.

Confira as novas superin-tendências:Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Bangu,Centro, Zona Sul, Tijuca, Ramos, Méier,Madureira, Inhaúma, Penha, Pavuna, Ilhado Governador, Guaratiba, Campo Gran-de e Santa Cruz.

Foto

: Rep

rodu

ção

Face

book

Fláv

io C

aland

Flávio Caland (à esquerda) e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella

REPÓRTERES DE JACAREPAGUÁENCHENTE NA CURICICA

Novamente os moradores do Loteamento de Curicica sofreram com en-chentes. Em apenas 10 minutos de chuva, o rio Pavuninha e Rua da Venturaacumularam grande quantidade de água, lama, lixo e esgoto, faltou muitopouco para entrar nas casas. Há 27 anos, mais de 50 famílias sofrem como transbordo deste rio, mas com as obras da Transolímpica renasceu nossaesperança de melhora, já que o prefeito anterior conhecia como ninguémnossos problemas. Mas, infelizmente, nada foi feito! Agora além doassoreamento normal das ocupações em suas margens, mato, lixo e es-goto, também entulho das obras, sem contar com o viaduto e um enor-me paredão nas nossas portas piorando assim, com as enchentes e ou-tros tipos de transtorno. O que adianta limparmos nossas casas paraevitarmos dengue, zika e chikungunya se no valão existente tem "ber-çários" completos para a proliferação dos mosquitos? Impostos altíssimose sem nenhuma esperança de melhora, já que o atual prefeito nem sabeda existência deste rio! Todo nosso sofrimento é causado pelo simplesdescaso e abandono ao meio ambiente e a natureza.

Teresinha Santiago

WWW.NOSSOBAIRRO.NET | ESTE É O NOSSO BAIRRO 1 9Quer anunciar? 3267-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Anil ganha duas Escolas do AmanhãO Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Marcelo Parente e aEscola Municipal Primário Vereador Átila Nunes Neto vão aten-der cerca de 300 e 720 crianças, respectivamente, na região.

Construídas pela Fábrica de Escolasdo Amanhã Governador Leonel Bri-zola, as unidades integram o progra-ma Escolas do Amanhã, responsávelpor implantar o ensino integral na redemunicipal.O EDI Marcelo Parente é equipadocom berçário, sala multiuso, bibliote-ca, banheiro para portadores de ne-cessidades especiais, lavanderia, lactá-rio e solário. Nesse espaço, as criançassão estimuladas a desenvolver o apren-dizado, a partir da convivência comos livros e materiais apropriados paracada faixa etária. Piso tátil e informa-ções em braile nas portas das salas edos banheiros foram instalados a fimde garantir acessibilidade a portado-res de necessidades especiais.Já a Escola Municipal Primário Vere-ador Átila Nunes é voltada para es-tudantes do 1º ao 6º Ano, é compostapor sala de leitura equipada com com-

Unidades foram inauguradas no dia 16 de dezembro

putadores, sala de apresentações, la-boratório de ciências, quadra cober-ta e salas de aula. O prédio é dotadode elevador, piso tátil e informaçõesem braile nos corrimãos das rampas,nas portas das salas e dos banheiros.Segundo informações da Prefeiturado Rio, todos os ambientes escolaresreceberam tratamento acústico. Paraisso foram empregados forros e pa-inéis de vedação termo acústicos eesquadrias especiais. Os prédios pos-suem fachadas duplas com brisessoleil, protegendo-os contra a incidên-cia direta do sol e permitindo a pas-sagem de correntes de ar, tornandoos espaços escolares mais confortá-veis e arejados. As fachadas duplas sãoelementos fundamentais para diminuira temperatura no interior da edifica-ção com economia de energia, oti-mizando o uso de aparelhos condi-cionadores de ar.

2 0 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Receitas

FÁTIMA GUERRAGOURMET

[email protected]

Guacamole

INGREDIENTES:• 1 abacate maduro• 1 cebola picadinha• 1 tomate picadinho sem pele e semente• Limão• Cebolinha• Salsinha• Sal• Pimenta

MODO DE PREPARO:• Parta o abacate ao meio e, se você não for servir logo, guarde o caroço.• Coloque o caroço no fundo da embalagem ou pote que for usar para não oxidar

o abacate, ou seja, para ele não ficar marrom e feio.• Com a ajuda de uma colher você raspa o abacate da casca, você pode guardá-

la para servir a guacamole depois, como demostro na foto.• Amasse com um garfo o abacate raspado da casca.• Esprema o limão e misture. Junte a cebola e o tomate e misture.• Coloque a pimenta aos poucos e vá provando, porque se existe algo que engana

é a própria.• Acerte o sal e se gostar de muita pimenta, vale moer pimenta do reino por

cima.• Coloque a cebolinha, a salsinha e misture.• Está pronto para degustar.

Olá amigos! No Carnaval nada melhor que uma ótima receita oriunda doMéxico para desfrutar com os amigos, tomando uma cervejinha bem gelada.Para acompanhar, doritos nacho ou alguma torradinha.

O verdadeiro local de origem dos pasteisainda é desconhecido. Apesar das diver-sas versões para relato de sua história, amais divulgada é a de que a iguaria é deri-vada do tradicional rolinho primavera e dosguiozas, ambos da culinária chinesa. Opastel vendido em nosso País iniciou suadifusão em 1940 por meio dos descendentesde imigrantes japoneses em São Paulo eposteriormente se espalhou pelo Brasil.Embora haja contradições sobre seusurgimento, algumas coisas são certas:o alimento se tornou um dos lanchesrápidos mais queridos pelos brasileirose, não é a toa que, a quantidade de bar-racas de pasteis tem aumentado nitida-mente no bairro nos últimos anos. A cri-se que afetou o País contribuiu para aprocura pelo mercado informal que, ape-sar de ter como vantagem a independên-cia financeira, enfrenta dificuldades paralicenciamento das atividades pelas au-toridades públicas. O vendedor de pasteisAntônio Arruda trabalha há 3 anos emuma barraca localizada na Taquara eexplica que conseguir autorização daPrefeitura é uma conquista de poucos.

Pastel nosso de cada dia

Vendas da iguaria crescem na região

“É muito difícil conseguir com a Prefei-tura a liberação de um espaço para ins-talação de nosso ambiente de trabalho.Geralmente a autorização sai mais rápi-do para quem vende pasteis em feiraslivres. Os demais podem ter que espe-rar muitos anos para conseguir um do-cumento ainda com o risco de não con-seguir nunca”, expõe.Já Janaína Barbosa atua no mercado há7 anos e conta que é lamentável a dificul-dade enfrentada pelos empregados paratrabalharem seja no mercado formal, sejano informal. “Ao longo de todos esses anostiro somente daqui o sustento de minhafamília”, confessa a vendedora de pasteis.A moradora da Taquara Sílvia de Alencaré compradora assídua de pasteis e cal-do de cana com os ambulantes. “Comproprincipalmente caldo de cana por ser umabebida mais natural, mas os pasteis da-qui são muito gostosos e às vezes subs-tituo meu almoço por um deles”, assumea cliente. Mesmo com os empecilhos, opastel de rua continua sendo líder devendas entre todas as delícias que sãovendidas a céu aberto.

Receita

WWW.NOSSOBAIRRO.NET | ESTE É O NOSSO BAIRRO 2 1Quer anunciar? 3267-7945 / 2440-4549 / [email protected]

2 2 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]

Horóscopo

MALU RODRIGUESASTRÓLOGA,

[email protected]

Signo de Aquário:

Previsão astrológicado mês de fevereiro

Áries (21/03 a 21/04): é neces-sário um momento de recolhi-mento para por as ideias emprática, não se precipite.

Peixes (20/02 a 20/03): não abu-se nas bebidas, sua imunidadeestará baixa, os assuntos do co-ração também, firme-se em coi-sas boas.

Aquário (21/01 a 19/02): cerca-do de amigos, você estará pron-ta para investir em questões so-ciais, você é mestre nisso.

Capricórnio (22/12 a 20/01):uma carreira de professor paravocê, será recompensadora,você tem talento para ensinar.

Sagitário (22/11 a 21/12):prepare-se, conhecerás al-guém muito interessante, umestrangeiro poderá te trazermuitos prazeres.

Escorpião (23/10 a 21/11):não exija, não cobre do ou-tro aquilo que você quer, façapor você mesmo merecersuas conquistas.

Libra (23/09 a 22/10): muitacobrança para você libriano,não se perca nas mil e uma as-sociações que você se compro-meter.

Virgem (23/08 a 22/09): nomeio de tantas crises, eis vocêvirginiano alcançando recom-pensas pelo seu belo trabalho.

Leão (22/07 a 22/08): você farácom que seus amigos o admi-rem mais, sua generosidadecom eles não tem preço.

Câncer (21/06 a 21/07): nãoadie aquela viagem que jáestá programada, conhecernovos horizontes o fará muitobem.

Gêmeos (21/05 a 20/06):sabe aquele momento idealpara ingressar num curso decanto e coral? Sua comunica-ção estará encantando.

Touro (21/04 a 20/05): as fi-nanças nesse mês parecemescorregar entre os dedos,gaste o necessário.

Aquele que traz novas ideias, sua visão vai além do habitual, tem facilida-de em ver a solução! Planeta regente: Urano. Elemento: ar. Cor: azul.Pedra: Opala.

Erros de português [email protected]

No dia a dia, é comum observarmos que algumas pessoas se confun-dem ao empregar certos vocábulos da língua portuguesa. Por isso, o JornalNosso Bairro Jacarepaguá, mensalmente, dá dicas para você não fazerfeio ao se expressar. Confira os exemplos abaixo:

1) EntretidoLeonardo estava entretido com o brinquedo novo, e não entertido.2) JunioresO programa é voltado para profissionais juniores, e não juniors.3) EstuproA polícia investiga a denúncia de estupro, e não estrupo.

Para atrair investidores nacionais e estrangeiros, o Governo Fede-ral oferece a eles altas taxas de juros para valer a pena tal aplicaçãode dinheiro no Brasil. O nome dessa taxa é SELIC. Esses investi-dores são instituições, que podem ser bancos ou não, visando ganhardinheiro por meio de “empréstimos” ao Governo Federal.Os juros ao consumidor são outra história. Quando o consumidor,seja uma pessoa ou uma empresa, precisa de dinheiro, faz umcontrato bancário de empréstimo, pagando juros altíssimos por isso.Esses empréstimos podem ser feitos diretamente nos bancos ouembutidos no parcelamento de compras.Agora, fica fácil entender que os juros ao consumidor são bemdiferentes dos juros da Taxa SELIC. Portanto, a recente reduçãoda taxa SELIC pelo Governo Federal não teve reflexo nas taxas dejuros cobradas pelos bancos e financeiras de cartão de crédito.Se você não conseguiu administrar os seus gastos no ano passa-do e está precisando de dinheiro, saiba que vai perder muito aopagar mais de 400% de juros ao ano para as instituições financei-ras. Se, infelizmente, você passou por algum imprevisto e, por isso,teve gastos além do normal, para o sistema financeiro é indiferenteno tocante ao pagamento dos juros altos. Terá que pagá-los.Para sair desse labirinto há alguns possíveis caminhos:• Verificar as contas que possuem taxas menores de multa e jurosao fazer o cronograma de pagamento para este ano de 2017, nãose esquecendo das consequências práticas. Por exemplo: atrasaro pagamento da concessionária de energia elétrica pode resultarem corte da luz num período entre 60 a 90 dias, independentementede eventual ilegalidade. Outro exemplo seria quanto ao atraso doIPVA, pois o Governo Estadual cobra esse imposto por meio de“Blitzkrieg”, inclusive, com o uso de armas de guerra nas ruas dacidade (utilizamos coloquialmente a abreviação “blitz” policiais).• Refinanciar as dívidas bancárias, em outras palavras seria trocarum empréstimo que possui juros mais altos por outro com jurosmenores, um exemplo clássico é o chamado empréstimo consig-nado, no qual o banco “pega o dinheiro” antes de o empregadoreceber o salário. Muito cuidado, é comum que no final das con-tas o refinanciamento fique mais caro pelas condições impostasao tomador do empréstimo no momento do refinanciamento.• Retirar as economias domésticas depositadas em cadernetas depoupança ou das reservas acumuladas para a futura aposentado-ria privada, seria uma forma de evitarem-se os juros exorbitantescobrados pelos bancos e administradoras de cartão de crédito. Emoutras palavras, o consumidor está perdendo seu patrimônio parapagar dívidas.• Vender bens pessoais para quitar dívidas é muito triste. Perde-seaquilo que foi comprado com muito trabalho para pagar juros al-tos aos bancos, contudo é uma possibilidade a ser colocada emdiscussão no seio familiar.O importante é sentar com as pessoas da família e reavaliar o orça-mento doméstico, de forma democrática, buscando alcançar me-didas equilibradas para quitar as dívidas e refletir sobre asconsequências do endividamento.

José Eliezer possui mestrado em Sociologia e Direito pelaUFF, é advogado (OAB/RJ 79.801) e Corretor de Seguros

(SUSEP/MF 10.2030737.3)

Juros ao consumidor e juros da Taxa Selic

Artigo José Eliezer

WWW.NOSSOBAIRRO.NET | ESTE É O NOSSO BAIRRO 2 3Quer anunciar? 3267-7945 / 2440-4549 / [email protected]

PARA ANUNCIAR NESTA SEÇÃO: 3627-7945 / [email protected] / [email protected] ANUNCIAR NESTA SEÇÃO: 3627-7945 / [email protected] / [email protected]

ESPAÇO PRODUTOS E SERVIÇOS

PARA ANUNCIAR NESTA SEÇÃO ENVIE E-MAIL PARA [email protected] OU 3627-7945

2 4 ESTE É O NOSSO BAIRRO | WWW.NOSSOBAIRRO.NET Quer anunciar? 3627-7945 / 2440-4549 / [email protected]