Cartografia 1

4
[email protected] Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de pesquisas, tendo em vista a elaboração de cartas, plantas, mapas e outras representações da superfície terrestre. É também uma maneira de organização, apresentação, comunicação e utilização da geoinformação nas formas visual ou digital, que inclui todos os processos de preparação de dados, uso e estudo de todo e qualquer tipo de mapa. Elementos dos mapas 1 - Coordenadas geográficas As coordenadas são uma referência que possibilitam a localização, dimensionamento e orientação na área representada do mapa. Latitude: distancia angular de qualquer ponto da Terra até o paralelo principal do Equador, variando de 0 a 90º para Norte e para Sul. Longitude: distancia angular de qualquer ponto da Terra até o meridiano principal de Greenwich, variando de 0 a 180º Leste ou Oeste. 2 - Escala Outro elemento fundamental em um mapa é a escala adotada, ou seja, a relação matemática que demonstra qual é a proporção entre o mapa e a realidade que se deseja representar, podendo ser reduzida ou ampliada. Basicamente existem dois tipos de escala, a numérica e a gráfica. a) Escala numérica: Expressão matemática que estabelece a relação entre a distância gráfica (mapa) e a distância real (terreno). Por exemplo, em um mapa de escala de 1:1.000.000 ou 1/1.000. 000 cada unidade métrica no mapa corresponderá a um milhão de unidades no terreno, ou seja, se você tomar um centímetro neste mapa, ele corresponde verdadeiramente a um milhão de centímetros. b) Escala gráfica: Representada através de uma régua graduada de acordo com a unidade métrica desejada. Ex: 0 200 400 600 800 1000 Km

description

Resumo teórico e exercícios de coordenadas geográficas, escala e curvas de nível.

Transcript of Cartografia 1

Page 1: Cartografia 1

[email protected]

Cartografia

A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de pesquisas, tendo em vista a elaboração de cartas, plantas, mapas e outras representações da superfície terrestre. É também uma maneira de organização, apresentação, comunicação e utilização da geoinformação nas formas visual ou digital, que inclui todos os processos de preparação de dados, uso e estudo de todo e qualquer tipo de mapa. Elementos dos mapas 1 - Coordenadas geográficas

As coordenadas são uma referência que possibilitam a localização, dimensionamento e orientação na área representada do mapa.

Latitude: distancia angular de qualquer ponto da Terra até o paralelo principal do Equador, variando de 0 a 90º para Norte e para Sul. Longitude: distancia angular de qualquer ponto da Terra até o meridiano principal de Greenwich, variando de 0 a 180º Leste ou Oeste.

2 - Escala

Outro elemento fundamental em um mapa é a escala adotada, ou seja, a relação matemática que demonstra qual é a proporção entre o mapa e a realidade que se deseja representar, podendo ser reduzida ou ampliada. Basicamente existem dois tipos de escala, a numérica e a gráfica. a) Escala numérica: Expressão matemática que estabelece a relação entre a distância gráfica (mapa) e a distância real (terreno). Por exemplo, em um mapa de escala de 1:1.000.000 ou 1/1.000. 000 cada unidade métrica no mapa corresponderá a um milhão de unidades no terreno, ou seja, se você tomar um centímetro neste mapa, ele corresponde verdadeiramente a um milhão de centímetros. b) Escala gráfica: Representada através de uma régua graduada de acordo com a unidade métrica desejada.

Ex: 0 200 400 600 800 1000 Km

Page 2: Cartografia 1

[email protected]

3 – Curvas de Nível

Os mapas topográficos são elaborados utilizando curvas de nível ou isoípsas, que são linhas que unem pontos do relevo de igual altitude e quando postas em um mapa permitem sua interpretação em três dimensões. Quanto maior o espaçamento entre elas, menor declividade o relevo se apresenta e quanto mais próximas estiverem, maior a declividade. A grande importância dos mapas topográficos está na análise de uma determinada área quanto à sua possibilidade de aproveitamento para as atividades humanas como a prática agrícola, a construção de vias de transporte, instalação de indústrias, etc. Observe o mapa abaixo.

EXERCÍCIOS: 1. ENEM Leia o texto abaixo. O jardim de caminhos que se bifurcam (....) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda. (Adaptado. Borges, J. Ficções. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p.96.) Quanto à cena descrita acima, considere que I - o sol nasce à direita dos meninos; II - o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa. Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos: (A) oeste, sul e leste. (B) leste, sul e oeste. (C) oeste, norte e leste. (D) leste, norte e oeste. (E) leste, norte e sul. 2. Observe os mapas a seguir. De acordo com a leitura e a interpretação dos mapas (1, 2 e 3), apresente e justifique o elemento de representação cartográfica que permite: a) visualizar a divisão político-administrativa de parte dos municípios do estado de São Paulo, no mapa 3; b) localizar a área representada no mapa 1, no Hemisfério Ocidental do globo.

Page 3: Cartografia 1

[email protected]

3. Analise a figura adiante e responda às questões: a) Em que hemisfério e continente encontra-se a área mapeada? b) A partir de que referências fornecidas pelo mapa você localizou essa área? 4. (IFSP) Observe o mapa a seguir dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Assinale a alternativa correta sobre a localização de cada campus. a) Salto está a sudoeste de S. João B. Vista. b) São Carlos está a sudeste de Cubatão. c) São Roque está a nordeste de Bragança. d) Caraguatatuba está ao norte de Campos do Jordão. e) Guarulhos está a noroeste de São Paulo. 5. (UNICID SP) A Cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Entre os elementos básicos das representações cartográficas, estão as coordenadas geográficas. Sobre suas aplicações no mapa, está correto afirmar que são a) linhas utilizadas na confecção de mapas e cartas geomorfológicas e pedológicas. b) símbolos aplicados na delimitação de cotas altimétricas e batimétricas do relevo. c) sinais que indicam as áreas que contêm a mesma temperatura e pluviosidade no globo. d) referências gráficas que identificam a localização de um ponto no globo terrestre. e) referências simbólicas que relacionam a distância real com a distância gráfica expressa nos mapas. 6. (UNIMONTES MG) Observe as figuras.

As curvas de nível, com as isolinhas indicando os valores das cotas altimétricas, representam, respectivamente, as formas de relevo denominadas de a) interflúvio e planalto. b) montanha e vale. c) morro e depressão. d) desfiladeiro e colina.

7. (UFPB) Na figura abaixo, observa-se a ilustração de um avião na rota São Paulo (SP) – Maringá (PR) voando, em linha reta sobre o Trópico de Capricórnio.

Page 4: Cartografia 1

[email protected]

Considerando que o avião está no meio do trajeto às 12h (horário de Brasília) e que a viagem está sendo efetuada em um dia ensolarado, sem nuvens, em pleno solstício de verão no hemisfério norte, é correto afirmar que os raios solares incidirão com ângulo a) oblíquo no lado esquerdo do avião. b) oblíquo no lado direito do avião. c) reto na parte de cima do avião. d) oblíquo na parte dianteira do avião. e) oblíquo na parte traseira do avião. 8. (UCS RS) As linhas imaginárias (paralelos e meridianos) traçadas no globo terrestre ou no mapa-múndi determinam a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. A partir dessas linhas, definimos o sistema de coordenadas geográficas. Com relação às coordenadas geográficas, analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo. ( ) O paralelo principal é a Linha do Equador, que divide a Terra em duas porções iguais, o hemisfério setentrional e o hemisfério meridional. ( ) Os meridianos são linhas que cruzam paralelas à Linha do Equador e determinam a latitude exata de um lugar no hemisfério leste ou no hemisfério oeste. ( ) A longitude inicial é 0°, e a longitude máxima é 180°, podendo ser norte ou sul. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) F – V – V b) V – F – F c) V – V – V d) V – F – V e) F – F – F GABARITO: 1. Resp. A Tendo como base a rosa dos ventos se o sol nasce a direita dos meninos temos ali o ponto cardeal leste e seguindo as orientações dadas o senhor caminhou a oeste (direção contraria do nascer do sol) e dobrou a esquerda (sul) e novamente a esquerda (leste). 2. a) A escala. O tamanho da escala, por configurar-se como uma escala maior que as demais, possibilita representar mais detalhes, portanto, mais informações. b) a localização geográfica do território brasileiro (coordenadas geográficas). 3. a) Hemisfério do Sul, Continente Americano. b) Pelas coordenadas geográficas. 4. Gab: A Seguindo as orientações da rosa dos ventos São Carlos está a Noroeste de Cubatão; São Roque está a sudoeste de Bragança; Caraguatatuba está a sul de Campos do Jordão; Guarulhos está nordeste de São Paulo, portanto a única alternativa possível é a letra A. 5. Gab: D As coordenadas geográficas são utilizadas para localização geográfica, sendo constituídas pela latitude e longitude. 6. Gab: C As cotas altimétricas identificam na figura 1 como um morro devido a maior altitude no centro da curva de nível. Na figura as menores altitudes estão no centro identificando uma depressão. 7. Gab: B Levando em consideração a latitude (trópico de capricórnio), a estação do ano (inverno no sul) as 12 horas o sol estará incidindo de forma obliqua e a direita do avião. 8. Gab: B A proposição dois esta errada, pois os meridianos estão relacionados a longitude e não a latitude como descrito; A proposição três esta errada, pois a longitude apresenta variação de leste a oeste de 0 a 180º e não de norte a sul.