Cartografia

25
CARTOGRAFIA Arte, representação e ideologia

description

Aula sobre a cartografia, abordando desde a função e ideologia da cartografia até os elementos, tipos de mapas e projeções.

Transcript of Cartografia

CARTOGRAFIAArte, representação e ideologia

Representação Cartográfica

Todo mapa é ao mesmo tempo uma manifestação artística, uma representação do espaço e uma forma de ideologia.

FORMA DE IDEOLOGIA: QUEM ESTÁ DO LADO DE BAIXO DO EQUADOR?

Ontem e hoje

A arte de traçar mapas começou com os gregos que, no século VI a.C., em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental.

Hoje em dia a cartografia é feita através de fotometria e de sensoriamento remoto por satélite e, com a ajuda de computadores, mais informações podem ser visualizadas e analisadas pelos geógrafos, fazendo mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro.

CONCEITUANDO:

Cartografia é a arte e ciência de graficamente representar um área geográfica em uma superfície plana (normalmente no papel ou monitor).

As representações de área podem incluir superposições de diversas informações sobre a mesma área através de símbolos, cores, entre outros.

Deformações dos mapasA transformação de uma superfície esférica em uma superfície plana, recebe a denominação de projeção cartográfica.

Toda projeção cartográfica deforma a superfície, sendo fiel somente a um único ponto ou linha no mapa.

Coordenadas Geográficas

•A partir do estabelecimento de paralelos e meridianos, são geradas as coordenadas geográficas.

•Elas definem a localização espacial de qualquer ponto no espaço terrestre, como em um plano cartesiano.

Os paralelos e a latitude

•Paralelos são infinitas linhas imaginárias paralelas que circundam a Terra.

• O principal paralelo é o Equador (0°)

Latitude •Latitude é a medida dos paralelos em graus. (0º – 90°) Corresponde à distância de qualquer ponto na Terra até a linha do Equador.

•Latitudes ao norte do Equador são positivas (+) e ao sul, negativas (-).

Os meridianos e a Longitude

•Os meridianos são infinitas linhas imaginárias que partem de um polo em direção a outro.

• O principal meridiano é o de Greenwich (0°)

Longitude•Longitude é a medida dos meridianos em graus (0º – 180°)

•Corresponde à distância de qualquer ponto na Terra até o meridiano de Greenwich.

•Longitudes a leste do Meridiano de Greenwich são positivas (+) e a oeste, negativas (-).

ESCALA CARTOGRÁFICA:

A escala cartográfica é a relação matemática entre as distâncias traçadas em um mapa e as correspondentes ao espaço reproduzido.

Podem ser escalas numéricas, quando espressam a razão na forma de número, como por exemplo, 1:500000, onde cada unidade de medida representada em um mapa, representa 500000 unidades de medida no espaço representado.

ASSIM...

...Em uma escala de 1:500000, 1 cm correspondem a 500000 cm, ou a 5000 m ou ainda a 5 Km.

...Em uma escala de 1:32000, 1 cm correspondem a 32000 cm, ou a 320 m ou ainda a 0,32 Km.

Escala Gráfica•Na escala gráfica, o símbolo gráfico apresenta a proporção de modo a demonstrar claramente a razão entre o espaço representado e sua correspondência cartográfica.

Projeções Cartográficas Toda forma de

representar o espaço é uma forma de ideologia. Como foi dito, o modelo de representação do espaço mundial vigente é eurocêntrico e atende aos interesses dos países desenvolvidos.

Projeções Cartográficas A melhor forma de se

representar o espaço mundial é o globo terrestre.

Qualquer forma de representação plana da Terra incorre em distorções, pois trata-se, de conversão de uma superfície esférica em uma superfície plana.

Projeções Cartográficas A projeção transversa de Mercator foi a primeira

projeção aceita universalmente. Criada em i569, estabelece um cruzamento perpendicular de paralelos e meridianos. Assim sendo, promove a distorção no sentido leste-oeste quanto maior for a latitude.

Projeção de Petters

Datada de 1973, a projeção de Petters tem por objetivo questionar as distorções estabelecidas por Mercator, na medida em que torna os espaços mundiais proporcionais às suas efetivas dimensões.

Mais sobre Petters    A projeção de Peters surgiu em 1973, durante a Guerra Fria e as crises petrolíferas que abalaram o mundo. Ideologicamente é uma projeção geopolítica terceiro-mundista, expondo uma idéia de igualdade internacional. Arno Peters intitulou-o de "Mapa para um Mundo mais Solidário", como um brado anticolonialista, que já se manifestara com a descolonização dos países africanos e asiáticos após a II Guerra Mundial e o desejo de formação do grupo de países não-alinhados à União Soviética e aos Estados Unidos.

Projeção cilíndrica Consiste na projeção do

globo sobre um cilindro imaginário de raio e eixo coincidentes com o raio e o eixo relacionados ao Equador. É o tipo de projeção mais comumente utilizados em mapas escolares. As áreas próximas ao Equador possuem suas formas mostradas com precisão, mas as porções mais próximas dos pólos são distorcidas inevitavelmente.

Projeção cônica Consiste na projeção

do globo em um cone imaginário, cujo eixo é coincidente com o eixo da Terra em relação ao equador. Esta projeção é utilizada principalmente para a representação das regiões do mundo adjacentes às latitudes médias.

Projeção azimutal

Consiste na projeção do globo sobre um plano imaginário cujo centro é trespassado pelo eixo da Terra em relação ao Equador. Este tipo de projeção mostra as áreas em suas reais proporções, mas esta técnica acarreta na deformação das verdadeiras formas dos continentes e países.Este tipo de projeção não mostra ambos os hemisférios do planeta.

Projeção de Mollweide

Nesta projeção os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua área é proporcianal à da esfera terrestre, tendo a forma elíptica.

Projeção de Goode

É uma projeção descontínua, pois tenta eliminar várias áreas oceânicas.

Obrigado!

Abner de Paula.