Casa da Gente - edição de Março

12
IMPOSTO DE RENDA: SAIBA COMO DECLARAR Página 9 Com a aproximação do início das Olimpíadas 2016, que tem como sede o Rio de Janeiro, Niterói se insere no contexto, com seus clubes servindo aos atletas, principalmente na parte náutica (Naval, ICB e Juru- juba), mas também com uma grande procura aos hotéis que já tem re- servas praticamente lotando a todos. O Presidente da Neltur, José Had- dad, eleito recentemente para a direção de uma entidade turística, vibra, mas quer mais. Na foto, o Mercure Orizzonte Hotel. PÁGINA 7 HOTÉIS LOTADOS PARA OLIMPÍADAS ANO IV - EDIÇÃO Nº 76 - MARÇO DE 2016 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá Niterói tem seis candidatos à Prefeitura Página 6 APROVEITANDO A CRISE: chocolates feitos em casa Com a aproximação da Páscoa, os derivados desse pro- duto aumentaram assustadoramente. Com isso, o fabri- cante informal ganhou corpo e passou a ser a sustentação financeira para pessoas de toda espécie de formação pro- fissional. PÁGINA 3 Teatro da UFF recebe grandes nomes da MPB A cantora Teresa Cristina irá apresentar o seu mais recente show, com músicas de Cartola, nos dias 22 e 23 de março, no Teatro da UFF. O show marca o início do projeto MPB em Cena. PÁGINA 11 Elas por elas Mulheres contam suas diferentes histórias de vida e falam sobre o mês de Março, dedicado a elas. Na foto, a universitária Camila Diuana. PÁGINA 12 Divulgação Divulgação Divulgação Niterói tem recorde de academias Nesta edição

description

Jornal Casa da Gente, edição de Março

Transcript of Casa da Gente - edição de Março

Page 1: Casa da Gente - edição de Março

IMPOSTO DE RENDA: SAIBA COMO DECLARARPágina 9

Com a aproximação do início das Olimpíadas 2016, que tem comosede o Rio de Janeiro, Niterói se insere no contexto, com seus clubesservindo aos atletas, principalmente na parte náutica (Naval, ICB e Juru-juba), mas também com uma grande procura aos hotéis que já tem re-servas praticamente lotando a todos. O Presidente da Neltur, José Had-dad, eleito recentemente para a direção de uma entidade turística, vibra,mas quer mais. Na foto, o Mercure Orizzonte Hotel. PÁGINA 7

HOTÉIS LOTADOSPARA OLIMPÍADAS

ANO IV - EDIÇÃO Nº 76 - MARÇO DE 2016 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá

Niterói tem seis candidatos à PrefeituraPágina 6

APROVEITANDO A CRISE:

chocolates feitos em casa

Com a aproximação da Páscoa, os derivados desse pro-duto aumentaram assustadoramente. Com isso, o fabri-cante informal ganhou corpo e passou a ser a sustentaçãofinanceira para pessoas de toda espécie de formação pro-fissional. PÁGINA 3

Teatro da UFF recebe

grandes nomes da MPBA cantora Teresa Cristina irá apresentar o seu mais

recente show, com músicas de Cartola, nos dias 22 e 23 demarço, no Teatro da UFF. O show marca o início do projetoMPB em Cena. PÁGINA 11

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Elas por elasMulheres contam suas diferentes histórias de vida e

falam sobre o mês de Março, dedicado a elas. Na foto, auniversitária Camila Diuana. PÁGINA 12

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Divulgação

Divulgação

Div

ulg

açã

o

Niterói tem

recorde de academiasNesta edição

Page 2: Casa da Gente - edição de Março

2 MARÇO 2016

Mário Dias

Diretor: Mário Dias / Tel.: (21) 99874-0583

Editora: Luana Dias

E-mail: [email protected]

Departamento de Marketing / Hyrinéa Borneo /

[email protected] / (21) 99631-3794 e (21) 3620 0010

Designer Gráfico: Renato Figueiredo / Edição: Casa da Gente

Colaboradores: Kakao Figueiredo e Washington Araújo / Gráfica: Editora

Esquema

Fotografias: Luana Dias e fotos divulgação

Acesse o nosso facebook: JORNAL CASA DA GENTE

Blog: www.jornalcasada gente.blogspot.com.br

SUPLEMENTO CLUBES: Editora: Luana Dias / Contatos: Tel.: (21) 99888-

9666 / [email protected]

CHOVEU …. FERROU!

O JORNAL QUE TEM DE TUDO

ANUNCIE NO JORNAL CASA

DA GENTE

Valores promocionais para

o novo caderno SERVIÇOS

Entre em contato conosco:

[email protected]

(21) 99631-3794

(21) 3620-0010

(21) 99874-0583

As águas de março, tão cantadas por Tom Jobim,estão deixando os brasileiros em polvorosa. Seja emSão Paulo, Rio de Janeiro, Niterói ou em várias cida-des do país.

Antes reclamava-se da seca, com o baixo índicedas represas atingindo inclusive o chamado volumemorto, antevendo-se racionamento de água em mui-tos municípios.

Em Janeiro começou “aliviar” pois a tão espera-da chuva "deu as caras", diminuindo o temor de secatotal, mas com as autoridades ainda preocupadas,pedindo uso com racionalidade.

Fevereiro, São Pedro abriu a bica, com pelo me-nos dez dias de chuva durante todo o dia. Foi-se osusto da seca!

Veio março, o aguaceiro chegou junto, alagandoruas, provocando desabamentos, tornando o trânsitoainda mais dificíl. Em alguns pontos, parando geral.

No Rio de Janeiro, o anunciado piscinão virou mar,com o prefeito desculpando-se. “Ainda não está pron-ta a obra e vamos fazer mais infra-estrutura”

Em Niterói, o caos do alagamento também foi ter-rível. Restou-nos lembrar: Choveu....Ferrou!

Inscrições abertas para o Programa

Jovens Profissionais da Leroy MerlinA 8ª edição do Programa Jo-

vens Profissionais da Leroy Mer-lin, para recém-formados de todoo país, tem suas inscrições aber-tas até 31 de março. Jovens quetenham interesse no mercado devarejo podem se candidatar aoprocesso seletivo para vagas nasáreas de Gestão e Comercial daempresa. A primeira envolve pla-nejamento das seções de produ-tos, gestão e desenvolvimento depessoas, enquanto a segundaabrange a área administrativo-fi-nanceira da loja, responsável por

acompanhar seus objetivos eco-nômicos e buscar resultados,além de atividades de infraestru-tura e de serviços da unidade.

O programa não possui núme-ro definido de vagas, pois a Le-roy Merlin contratará todos oscandidatos que estiverem dentrodo perfil desejado para trabalharem todas as 37 lojas da rede, en-tre elas a que está situada em Ni-terói. As inscrições são realizadasatravés do site http://vagas.leroymerlin.com.br

A rede francesa possui 37

lojas distribuídas em oito esta-dos brasileiros e o Distrito Fe-deral e uma Loja Virtual queatende todos os estados dopaís. Entre as unidades, a Le-roy Merlin Niterói (RJ) foi a pri-meira loja de Varejo Certificadado Brasil por meio do processode construção sustentável eUso e Operação sendo assim aprimeira loja 100% AQUA – AltaQualidade Ambiental, constru-ída e mantida sob os mais rigo-rosos padrões de economia derecursos naturais.

Leonardo Gomes de Souza, de28 anos, está desaparecido des-de o dia 6 de março. Com alturaaproximada 1,90m, branco, mora-dor do bairro Almerinda (SãoGonçalo), o jovem saiu por voltadas 4h da manhã, e não retornouà casa. Na ocasião, estava comuma mochila preta e com um ta-blet, não se sabe se estava comidentidade. Ele não tem tatuagemou marcas pelo corpo, e segundoa família, ele sofre de psicose,como um esquizofrênico.

Ele estava de calça jeans,blusaverde de manga e blusa regataazul e touca azul.

Caso alguém tenha alguma in-formação os telefones da família são:(21) 2718-6263 (casa) ou pelo celula-res(21) 97468-4568 / 99326-1640 ouainda pelo telefone 3565-6845.

Jovem desaparecidoem São Gonçalo

Acervo familiar

Gravações / Ensaios / Jingles / Trilhas / Sonorizações

Masterizações / Arranjos / Produções / WebSites / Vídeo / DVD /

Sistema Digital / Restauração / Recuperações de Áudio e Video /

Shows & Eventos...

http://www.kkostudio.com

(021)2711-3104 / 99971-5304E-mail: [email protected]

Page 3: Casa da Gente - edição de Março

3MARÇO 2016

SENALBASetor Administrativo – Senalba RJ

Rua XV de Novembro, 182, Centro

- Niterói – RJ – 24.020-125

Tels. 21 2717-5603/21 2721-1344

NOTA DE APOIOATENÇÃO!!!

PUBLICAÇÃO FEITA PELO DIAP -DEPARTAMENTOINTERSINDICAL DE ASSESSORIA PARLAMENTAR

Antônio Queiroz: Ataques aomovimento sindical à vista

Categoria: Agência DIAPPublicado em Segunda, 07 Março 2016 15:30Precisam, igualmente, ter a convicção de que a insti-

tuição sindical, como instrumento de defesa dos direitose interesses da coletividade, em geral, e da classe traba-lhadora, em particular, é um dos pilares da democracia edispõe de uma série de poderes e prerrogativas que acredencia como um ator relevante no cenário político,econômico e social do País.

Antônio Augusto de Queiroz*

O movimento sindical precisa se preparar para enfrentara campanha de desqualificação que as forças conservado-ras estão articulando com o propósito de enfraquecê-lo edesmoralizá-lo como força política e também como instru-mento de representação legítima da classe trabalhadora.

O propósito de desqualificar o movimento, como for-ça política, é o de neutralizar a capacidade de influênciadas entidades sindicais no processo eleitoral, especial-mente após o fim do financiamento empresarial de cam-panha, que faz de entidades associativas, com poder demobilização e liderança sobre determinadas categorias,um ativo fundamental nesse novo contexto político.

Para atingir esse objetivo vão utilizar a grande im-prensa, e o Congresso. A imprensa será a responsável

por publicar denúncias envolvendo entidades e lideran-ças sindicais. O Ministério Público será acionado parafiscalizar e auditar as entidades, especialmente em rela-ção ao uso dos recursos oriundos da contribuição sindi-cal compulsória. E o Congresso para instalar comissõesparlamentares de inquéritos para expor negativamenteou criminalizar a atividade sindical.

Já o questionamento da representação classista tempor objetivo enfraquecer as entidades e suas lideranças,tanto no enfrentamento às mudanças no mundo do tra-balho – como a flexibilização da legislação, a terceiriza-ção na atividade-fim e a pejotização – quanto nos pro-cessos de livre negociação, já sem a prevalência da leisobre o acordo ou convenção coletiva.

Para reduzir a resistência das entidades sindicais àsmudanças na legislação vão se valer – além da tática deamedrontar os trabalhadores com o fantasma da criseeconômica e do elevado desemprego – de personagenscomo Ives Gandra Filho, atual presidente do TribunalSuperior do Trabalho, de ministros bem posicionados nogoverno, como Kátia Abreu, no Ministério da Agricultu-ra, e Armando Monteiro, no Ministério do Desenvolvi-mento, Indústria e Comércio Exterior, além da forte ban-cada empresarial no Congresso.

No caso do TST, a tática passa por mudanças nosenunciados do tribunal, como o que trata da indenizaçãopor dano moral. No caso dos ministros, a proposta épressionar o governo por mudanças nas normas regula-mentadoras do Ministério do Trabalho, sob o fundamen-to de que dificultam a produtividade e a competitividadedas empresas. E no Congresso passa por apresentarprojetos de lei mudando a CLT, emendas à medidas provi-sórias com essa finalidade e projetos de decreto legislativosustando portarias e normas regulamentadoras que criemobrigação para o empregador.

Portanto, o argumento central para mudança na legis-lação será de que, na recessão, as empresas só poderãopreservar os empregos se liberadas do cumprimento dealgumas obrigações trabalhistas. Assim, na lógica traça-da, a entidade sindical que não concordar com mudan-ças que permitam ao trabalhador abrir mão de algunsdireitos, ainda que temporariamente, estará indo contra ointeresse do empregado, porque forçará a sua demissão.

Em relação às entidades e lideranças, o argumento é de

que as entidades arrecadam compulsoriamente de seus re-presentados e não os representam adequadamente, além dedesviar recursos para finalidades alheias à defesa do traba-lho, como supostamente nepotismo, regalias, super-saláriose uso da estrutura para fins políticos eleitorais, entre outros.

As lideranças sindicais, para fazer esse enfrentamen-to, precisam ter clareza de que as entidades sindicais sãouma das principais conquistas do processo civilizatório,de um lado, porque contribuem para distribuir renda deforma pacífica, e, de outro, porque organizam e dão su-porte político e associativo aos trabalhadores.

Precisam, igualmente, ter a convicção de que a insti-tuição sindical, como instrumento de defesa dos direitose interesses da coletividade, em geral, e da classe traba-lhadora, em particular, é um dos pilares da democracia edispõe de uma série de poderes e prerrogativas que acredencia como ator social relevante no cenário político,econômico e social do País.

Entre esses poderes e prerrogativas das entidades sindi-cais, destacam-se: 1) o poder de estabelecer ação regulatóriapor via dos instrumentos normativos, 2) a força de restringir oucondicionar a liberdade patronal na contratação e definição decondições de trabalho, 3) a garantia de autotutela do própriointeresse, 4) o reconhecimento de certo poder extra-legal, comoos fixados em acordos e convenções coletivas que celebra, osquais têm força de lei, 5) o poder de atuar como substitutoprocessual, e 6) a prerrogativa de ingressar no Supremo Tribu-nal Federal com ação direta de inconstitucionalidade.

Logo, não podem as lideranças sindicais, em hipóte-se alguma, prescindir desse instrumento de defesa dosdireitos e interesses da classe trabalhadora. A continui-dade dessa instituição, entretanto, depende de credibili-dade e legitimidade de seus dirigentes, cuja missão érepresentar, organizar, mobilizar, defender os direitos einteresses e educar o trabalhador para a cidadania.

Assim, para que as forças conservadoras não encon-trem eco em seu discurso, é fundamental que as entidadessindicais sempre se pautem por boas práticas no exercíciodos poderes e prerrogativas legais e extra-legais inerentesa elas. Essa é a condição para a preservação e fortaleci-mento dessa conquista importante do processo civilizató-rio, que é a organização do movimento sindical.

(*) Jornalista, analista político e diretor de Docu-mentação do Diap

Com a aproximação da Páscoa,os derivados desse produto, quejá não estavam com preços aces-síveis, aumentaram assustadora-mente. Com isso, o fabricante in-formal, ganhou corpo e passou aser a sustentação financeira parapessoas de toda espécie de for-mação profissional. O exemplo éa jornalista, Priscila Raphael, queencontrou no manuseio dos “bri-gadeiros” e outros formatos dechocolate, uma renda fora da suaprofissão original. “Conheço mui-ta gente que está vivendo dessetrabalho”, disse a comunicólogaque fala do seu novo ofício.

GANHANDO NO CHOCOLATE“Eu comecei a fazer os briga-

deiros gourmet, que carinhosamen-te chamo de PRIgadeiros por faltade emprego. Sou recém formadaem jornalismo, e como todos sabemestá complicado conseguir empre-go em qualquer área , então acheiessa forma de ganhar uma grani-nha! É tudo amador, faço em casa,não tenho uma estrutura grande,faço na minha cozinha mesmo e não

Preço caro do chocolateincentiva o comércio informal

tenho ninguém para me ajudar. Façoa massa, enrolo, quando tenho umagrande quantidade de pedidos,peço ajuda do meu irmão. Tenhoesperança que nessa Páscoa ireivender bastante, pois os ovos depáscoa estão muito caro.”

Os mais vendidos são o pa-çoca, palha italiana e tradicional

O que a galera gosta é o decaipirinha. Para mais informações,basta seguir a página no face-book, ou entrar em contato peloe-mail: gourmetprigadeiros@

gmail.com ou pelo telefone994411734.

DEDICAÇÃOAtuando há cinco anos no

ramo, Deborah Lima iniciou nonegócio como uma renda extra.

“Comecei como garçonete, eem seguida a fazer docinhos elembrancinhas para festas. Foiquando numa época de Páscoative encomenda de mais 60 ovoscaseiros. Daí, resolvi sempre in-vestir neste ramo”, conta.

Ela hoje trabalha também combalcões de açaí, sorvete, open barkids, cascata de chocolate, pas-telaria, tapioca, estação de cachor-ro quente, entre outras soluções

para festas.Para a Páscoa, Déborah tem

varias opções de kits de chocola-te. Mais informações pelo telefo-ne 998274919.

Deborah Lima: da renda extra a um novo negocio

Prigadeiros: delicias de presenteKits para a Páscoa são muito

requisitados

Fotos: Divulgação

Page 4: Casa da Gente - edição de Março

4 MARÇO 2016

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP

AR

TIL

HA

!A

RTIL

HA

!A

RTIL

HA

!A

RTIL

HA

!A

RTIL

HA

!

Por Washington Araújo

[email protected]Ã

O G

ON

ÇA

LSÃ

O G

ON

ÇA

LSÃ

O G

ON

ÇA

LSÃ

O G

ON

ÇA

LSÃ

O G

ON

ÇA

L OOOO O

300 FAMÍLIAS RECEBEM CASAS EM SGO Prefeito Neilton Mulim

participou no dia 1º de mar-ço da entrega das chaves doPrograma Minha Casa Mi-nha Vida, dessa vez, no bair-ro Galo Branco, em São Gon-çalo contemplando 300 famí-lias com a realização do so-nho da casa própria.

A solenidade realizadano próprio empreendimen-to, com a participação dediversas autoridades entreelas, o Presidente da Comis-são de Saneamento Ambi-ental da ALERJ, DeputadoNivaldo Mulim, SecretáriosMunicipais, vereadores erepresentando a Caixa Eco-nômica Federal, a Superin-

MUITA EMOÇÃO NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

cidadãos que viviam em si-tuação de risco e em condi-ções insalubres. Consideran-do essa mais uma etapa ven-cida em sua gestão, o Prefei-to Neilton Mulim destacouque “com esta entrega, a Pre-feitura Municipal alcança amarca de 2963 casas entre-gues à população gonça-lense nesta gestão, aumen-tando em aproximadamen-te 1.800% o número de resi-dências entregues anterior-mente no período de 2009 à2012, que somaram 164 mo-radias . Uma grande con-quista na vida dessas famí-lias e também para a nossacidade”, concluiu.

Com direito à boa músi-ca executada pela Orques-tra Sinfônica Municipal deSão Gonçalo e sob a regên-cia do Maestro Paulo Gua-rany, a Praça do Rodo, noCentro de São Gonçalo, foipalco da festa em comemo-ração ao Dia Internacionalda Mulher. Tendo comomestre de cerimônias a pro-fessora e atriz Henriette

ACONTECEU

O BRASIL PARA CRISTO COMEMORA 60 ANOSCaravanas de diversos

municípios da Região Me-tropolitana confirmarampresença na festa que mar-ca os 60 anos da Igreja OBrasil Para Cristo.

O evento que tem achancela do Conselho Na-cional das Igrejas Evangéli-cas Pentecostais do Brasilpara Cristo acontece no sá-bado, 19 de março, a partirda 16 horas tendo como pre-leção magna a palavra doPastor Paulo Lutero de Me-llo, cujo Representante Le-gal no Estado do Rio de Ja-neiro é o Pastor Pr. Elissan-

Prefeito Neilton Mulim: “Esta é uma grande conquista na vidadessas famílias e também para a nossa cidade”.

receu e me deu ordens paracomeçar, no Brasil, um movi-mento de reavivamento es-piritual, evangelização e curadivina, e o Senhor Jesus mes-mo deu-me o nome: 'O BrasilPara Cristo'.

Missionário Manoel deMello deixou a direção de suaigreja em 1986 e morreu em 5de maio de 1990. A denomina-ção possui hoje, 4.300 con-gregações com aproximada-mente 4 milhões de membrosno Brasil e presença no Para-guai, Bolivia, Peru, Chile, Uru-guai, Argentina, Portugal enos Estados Unidos.

dro Ricardo Casali Parreiras,Presidente da CIBRACERJ.

Diversas homenagensserão prestadas ao longo dacerimônia.

A igreja O Brasil ParaCristo tem como sua sede oGrande Templo, no bairro daPompeeia, zona oeste deSão Paulo. O Grande Tem-plo começou a ser constru-ído nos anos de 1960, comcapacidade de aproximada-mente 9 mil pessoas.

Iniciada por Manoel deMello e Silva (1929-1990), umtrabalhador da construçãocivil que veio a São Paulo do

sertão de pernambucano,converteu-se ao movimentoevangélico na Assembleiade Deus e algum tempo de-pois aderiu à Cruzada Naci-onal de Evangelização. Omissionário foi ordenado mi-nistro pela InternationalChurch of the FoursquareGospel, igreja norte-america-na que organizou os traba-lhos missionários que fun-daram a IgrejaQuadrangular no Brasil. Em1955, Manoel teria tido umavisão a qual ele próprio nar-ra: "Eu tive uma visão espiri-tual na qual o Senhor me apa-

tendente Regional, EdmaAparecida Gaspar.

A unidade do Galo Bran-

co conta com todos os cô-modos base, além da área delazer. Os contemplados são

Porciúncula, o evento foiorganizado pela Secretariade Atenção à Mulher. ASecretária Municipal TâniaSoares muito emocionada,vista aqui ao lado das Se-cretária Roseli Constanti-no, agradeceu ao PrefeitoNeilton Mulim, o apoio ir-restrito e singelo para queo evento tivesse todoaquele êxito.

NIVER: PARABÉNS E MUITOS

E MUITOS ANOS DE VIDA!

Amigos que trocam de idade: Fábio Hartmann, do Res-taurante Sintonia Fina, e Oton São Paio, do Colégio OdeteSão Paio, aqui vistos com o Bispo Darci Madureira, líderda Igreja Evangélica Ebenézer de São Gonçalo na confra-ternização que reuniu amigos e admiradores em concorri-do almoço no Abrigo do Cristo Redentor, no bairro Estrelado Norte, no dia 24 de fevereiro. Parabéns aos dois commuita saúde e paz!

RÁDIO ESPORTE

METROPOLITANO

Sob a direção de Eduardo Silva (1º à esquerda), radia-lista e homem de comunicação, a Rádio Esporte Metropo-litano - com sede em São Gonçalo - é uma das ótimas op-ções on line para quem aprecia transmissões de jogos defutebol internacionais e do Brasil. Parabéns ao jovem pro-fissional da comunicação e sua atuante equipe! Sintonize:radioesportemetropolitano.com/

Washington Detecta

Washington Detecta

Aniversariantes: Bispo Madureira, Fábio Hartmanne Oton São Paio

Ao lado de Roseli Constantino, A Secretária Tânia Soaresagradeceu ao Prefeito, o apoio irrestrito na execução da festa

Divulgação

PAIS INVESTEM EM BONS CURSOS

PREPARATÓRIOS PARA SEUS FILHOSPedro II, FAETEC,

IFRJ. O futuro de muitosdepende de uma boa es-cola para se chegar àsboas universidades fede-rais e particulares. E as si-glas aqui citadas, de colé-gios federais e estaduais,são hoje o foco e o sonhode milhares de adolescen-tes em Niterói, Itaboraí eprincipalmente São Gon-çalo. E para chegar lá, nosconcursos que serão aber-tos este ano, além de mui-ta disciplina e dedicação,os pais buscam em cursospreparatórios a base paraque seus filhos sejambem-sucedidos.

O curso preparatório éuma das chaves para o su-cesso do aluno que alme-ja vaga numa instituiçãogratuita de ponta, seja elaestadual ou federal. Mui-tos até conseguem se clas-sificarem apenas estudan-do em sua escola regulare em casa, mas não é a re-gra, e sim a exceção. Agrande maioria busca embons cursos preparatóriosa base para vencerem. Lo-calizado na Estrada do Pa-checo, 455; o Curso Pre-paratório Guerreiros comexperiência de 5 anos pre-parando alunos para mui-tos concursos do ensino

médio, localizado no bair-ro Pacheco, em São Gon-çalo, o curso é um cam-peão de aprovação e que,sem investir em propagan-das em ônibus, outdoorsou na televisão, no anopassado emplacou 34 alu-nos no Colégio Pedro IIde Niterói, e mais umas de-zenas de classificados noIFRJ e na FAETEC, insti-tuições que demandamgrande interesse pela tra-dição e pelo alto nível deespecialização. O segredode tanto sucesso? Quemresponde é o ProfessorJorge Santos: “Nós procu-ramos passar aos alunos

a nossa experiência emconcursos, tendo sempreaquela palavra de incenti-vo ao orientar seus estu-dos e com um atendimen-to que faz a diferença. Anossa preocupação é fa-zer o melhor para que elesatinjam os seus objeti-vos”, conclui o professordo curso que abriu aossábados à tarde novas tur-mas e ainda comemora 1º,2º e 3º lugar em aprovaçãono Colégio Pedro II de Ni-terói, nos últimos três anos.

Mais informações: (21)3905-0102 ou pelosite: preparatoriocursoguerreiros.com

Divulgação

Page 5: Casa da Gente - edição de Março

5MARÇO 2016

Depois de oito anosafastados da mídia, OsMorenos retornam em gran-de estilo para reviver os 20anos de carreira por meio deum formato de espetáculoitinerante que vai invadir oBrasil, começando por SãoGonçalo, numa parceria como tradicional Clube Tamoio.

Os morenos dão início “Atemporada 20 anos e convi-dados”, na quinta-feira (17),às 22h, no Clube Tamoio. Coma formação original compos-ta por Alex Alves, CharllesAndré, Ezio San, Gilmar Pqd,Betinho Moreno e MarceloMoço, o Grupo apresentaráos sucessos já consagradospelo público, mas com umanova roupagem.

Além disso, entrou norepertorio dos atuais showsmúsicas inéditas. As can-ções “Teu charme” e “Mexecomigo” são apostas paraessa fase do Pagode Retrô.O diferencial de ter quatrovozes embalando as can-ções eternizadas pelo públi-co fará com que as novasmúsicas também tenhamuma pegada forte, que já é amarca registrada com a qua-lidade Os Morenos.

SUPERAÇÃO:LEMA DO RETORNODurante este período de

ausência no mercado, oscomponentes do Grupo ti-veram que buscar novasformas para gerar renda. Ser-vindo como exemplo para asgerações de artistas subse-quentes, a história de cadaum impressiona se compa-

Os Morenos retornam em grande estilopara reviver os 20 anos de carreira

Sucessos como “Marrom Bombom”, “Mina de fé” e “Tá a fim de sambar”, fizeram com que o Grupo

conquistasse um fã clube organizado e cheio de alegria e alto astral.

rarmos a época auge dosgrandes sucessos.

Ezio San e Alex Alves, hojetrabalham como taxistas. Mar-celo Moço é fornecedor deprodutos para salão de bele-za. Betinho Moreno e GilmarPQD participavam esporadi-camente de alguns eventosde samba. E Charlles Andrévem compondo músicas, ten-do inclusive vencido o sam-ba da Portela do carnaval de2015. Muita aprendizagem eexperiências fizeram com queeles chegassem a seguinteconclusão: “separados nãosomos ninguém. Juntos, so-mos muito mais fortes e amarca Os Morenos aindacontinua viva na memória detantos fãs”. Um clássico exem-plo de empreendedorismo.

TRAJETÓRIAFormado em 1994, o

grupo Os Morenos ficouna memória do público commúsicas como “Marrombombom”, “Mina de fé” e“Tá a fim de sambar”, fa-zendo com que o Grupoconquistasse um fã clubeorganizado e cheio de ale-gria e alto astral.

O primeiro trabalho foilançado no Rio de Janeiro,no início dos anos de 1990,pela gravadora BMG Ario-la e vendeu mais de cem milcópias. A música que deunome ao CD, “Marrom bom-bom”, foi o sucesso de1995, chegando a tocar narádio 39 vezes no mesmodia. Ainda na BMG, o con-junto gravou, no ano se-guinte, o CD “Teu charme”.

Em 1997, lançou “Nos-so segredo”, pela gravado-ra Universal. Desse traba-lho destacam-se as músicas“Tô dentro, tô fora” e “Dan-ça do bambolê”. No ano se-guinte, ainda pela Univer-sal, gravou o CD “Tá a fimde sambar”, com o qual al-cançou sucesso nacional,vendendo 240 mil cópias.Destacam-se nesse discoas músicas “Tá a fim desambar”, “Mina de fé”,“Olho grande” e “Pagodãodos Morenos”, além da re-gravação da música “Aque-le abraço”, de Gilberto Gil.

Neste mesmo ano, aconvite de Rildo Hora, par-ticipou do disco “Casa desamba 3”, no qual juntocom o grupo Os Originaisdo Samba, interpretou a fai-xa “O lado direito da RuaDireita”, de Luis Carlos eChiquinho, sucesso destegrupo nos anos 70.

Em 1999, o grupo fezshows em Porto Alegre,Maceió, Fortaleza, Natal eRecife, além do Paraguai,onde também faz sucesso elançou seu quinto CD:“Pode chegar”, puxado pelafaixa “Cordeirinho”.

No ano 2000, juntamentecom outros artistas, o grupoparticipou do CD “Os melho-res do ano II”, no qual inter-pretou “Seu melhor amigo”(Guilherme Lamounier) e, aolado de Leci Brandão, “Auto-estima”, autoria de Leci Bran-dão e Zé Maurício.

As primeiras 200 da-mas até as 22h terão en-trada gratuita.

Fotos Divulgação: Fabiano Bacagni

Os Morenos

Higienização, vitrificação de pintura,

polimentos, lubrificações e pulverizamos

motores com garantia.

Promoção: higienize seu veiculo e ganhe

lubrificação, motor lavado e uma vitrificação

de pintura, por apenas R$ 300,00

Operação Lava Jato

Endereço: Rua Capitão João Manoel,

em frente ao Multimarket

Telefone: 98590-2761/ 99964-0156

e 97227-0623 (whatsapp)

Page 6: Casa da Gente - edição de Março

6 MARÇO 2016

Há oito meses das eleições municipais, os candidatos já estão nas ruas, nabusca por cabos eleitorais, no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.

Em Niterói, percorrendo todo o município, o atual Chefe do Executivo, Rodri-go Neves, não para, criando inclusive a Prefeitura Móvel, indo aos bairros paraver os problemas de perto.

O Ex-Deputado, Felipe Peixoto, que ocupou por pouco tempo a problemáticae falecida Secretaria de Saúde, vai apresentar em breve seus projetos paraNiterói. “Ainda é cedo”, afirma.

O médico, José Seba, lançou-se tendo como tema central, saúde, educação,

Eleições:Candidatos já estão nas ruas

transporte e habitação.O Deputado Estadual, Flavio Serafini, quer mostrar que chegou a hora do

PSOL administrar a cidade, governando “diretamente com o povo”.O Delegado Federal Antonio Rayol embora não faça alarde, certamente vai

pegar carona na atuação da instituição no mais que conhecido processo de “LavaJato”.

Ex-Deputado, Vereador e que ocupou vários cargos, Wolney Trindade, jogaaberto: “Ninguém conhece mais essa cidade do que eu, estou pronto para odebate”.

Rodrigo Neves Felipe Peixoto José Seba

Flavio Serafini Antonio Rayol Wolney Trindade

Fotos: Divulgação

https:// www.facebook.com/jornal.casadagente

CASA DA GENTECurta a nossa página no facebook

Page 7: Casa da Gente - edição de Março

7MARÇO 2016

Todos os Hotéis – maisde 30 – já estão lotados,com reservas antecipadaspara as Olimpíadas, que vãoacontecer na Capital, Rio deJaneiro, mas com a proximi-dade e atributos de Niterói,a busca foi grande pela ci-dade.

Isto também ocorrendonas Pousadas, segundopesquisa feita por nossa re-portagem, que contatou toda

Hotéis lotados paraas Olimpíadas

A crise parece não atin-gir dois tipos de comércio,farmácias e lojas especializa-das em equipamentos para aárea de informática e tecno-logia. É o que prova o cres-cimento de redes de produ-tos farmacêuticos, mas tam-bém os grandes, médios epequenos shoppings devenda de peças, consertose outras atividades na áreade tecnologia da comunica-ção moderna.

No centro do Rio deJaneiro, zona sul, norte eem toda capital, as redesde venda de remédios,drogarias ou comércio si-milar, se ampliam diaria-mente, o mesmo ocorren-do no município de Nite-rói, São Gonçalo, BaixadaFluminense e em toda a re-gião metropolitana, o quetambém se observa no in-terior do Estado.

Os tempos modernostrouxeram para pesquisa-dores e cientistas medica-ção para quase todo o tipode doença, mesmo as incu-ráveis, mas que detectadapelos médicos, prolongan-

Farmácias e informática

não têm crise

rede hoteleira de Niterói, masapesar disso os hotéis domunicípio ainda são muitoprocurados.

Um outro fator impor-tante, envolvendo as Olim-píadas, também Niterói vemsendo objeto de procura deacomodação para quem querdividir casas ou apartamen-tos durante o período doevento. Os motivos são osmesmos da lotação dos ho-

Hotel Village IcaraíRua mariz e Barros, 97

Brasileranza HostelRua Antonio Parreiras, 93

Niteroi Palace HotelRua General Andrade Neves,

134

Hotel Solar do AmanhecerAvenida Prefeito Sílvio Pican-

ço, 839

Mercure Orizzonte HotelRua Engenheiro Velasco 321

Hotel Praia Grande NiteróiRua Marechal Deodoro, 171

Icaraí Praia HotelRua Belisário Augusto, 21

Viareggio HotelRua Doutor Paulo Alves, 77

Quality Hotel Niteroi

Rua Prof. Álvaro Caetano, 908

Itacoatiara InnRua das Margaridas, 364

H Niteroi HotelRua Doutor Paulo Alves, 14

Hotel Cantareira de NiteróiRua General Osório, 62

Plaza HotelRua Gal. Andrade Neves, 118

Hotel Solar do AmanhecerH Niterói Hotel Mercure Niteroi Orizzonte Hotel

Fotos Divulgação/Internet

téis de Niterói.

A REDE HOTELEIRA

Eis alguns hotéis de Ni-terói, muito procurados, se-gundo a Telelista.net

Os mais procuradosIcaraí Praia HotelRua Belisário Augusto, 21

Tower HotelRua Ary Parreiras, 12

do a vida. A demanda cres-cente é maior que a produ-ção, notadamente para osproblemas cardiológicos,estresse e depressão, nochamado tratamento.

Ainda no denominadomomento tecnológico, atin-ge números expressivos, onegócio de computadores,tabletes e principalmente depeças e vendas de celula-res. Se o aparelho é conde-

nado em uma ou duas lo-jas, não desista, continueprocurando pois muitasdas vezes em um peque-no shopping numa mi-núscula loja, está a solu-ção do problema.

A exemplo das far-mácias e drogarias, ofato é constatado naCapital, Região Metro-politana e em qualquerponto do país.

Turistas europeus, ale-mãs, italianos, portuguesessão esperados em Niterói du-rante as Olimpíadas.Esta é aexpectativa do presidente daNeltur, José Haddad, quepar-ticipou da Feira Internacio-nal de Turismo, em Berlim, eda Bolsa de Turismo em Por-tugal, por conta da parceriaentre a Riotur e Neltur.

O presidente da Nelturse reuniu com o presidenteda Embratur, Vinicius Lum-mertz, com vários gestoresde turismo europeus, coma diretoria de Marketing daRiotur, Cristina Dias, como representante da Opera-dora alemã Ruppert, Nor-betLeitsch, divulgando apotencialidade dos atrati-vos de Niterói e opçãodos turistas se hospeda-rem na cidade durante asOlimpíadas.

Para José Haddad, a ex-pectativa tem sido muitopositiva junto as operado-ras de Turismo da Alema-nha, da Itália e Portugal, que

Divulgação

Turistas europeus

são esperados nas

Olimpíadas em Niteróiestão encantados com abeleza de Niterói e seusequipamentos turísticos,que são apresentados emvárias folheterias e em doisvídeos, um sendo roteirodos principais atrativoscomo o MAC, Caminho Ni-emeyer, Fortaleza de SantaCruz, Parque da Cidade,praias oceânicas e os polosda Moda e da Gastronomia;o outro destaca a Ilha daBoa Viagem, recentementereaberta pela Prefeitura deNiterói, muito bem recebidopelo trade internacional. AOperadora alemã Ruppert,inclusive, vai destacar Nite-rói no seu site. O material dedivulgação de Niterói estáno estande do Brasil, orga-nizado pela Embratur/Minis-tério do Turismo.

Os dois grandes eventos,Feira de Berlim e Bolsa dePortugal reúnem mais de 180países , com centenas de ope-radores, que fazem impulsio-nar a indústria do Turismo.

Com a provável vinda

de turistas europeus, dele-gações náuticas que já es-tão chegando na cidade, otrabalho realizado no Rio deJaneiro na parceria com aRiotur e a própria proximi-dade da Cidade Maravilho-sa, a expectativa é de mais100 mil visitantes em Niteróidurante os Jogos Olímpicos.

A Neltur acredita que,assim como foi no Réveillone o Carnaval, a rede hoteleirade Niterói chegue aos 100%de ocupação n os 2.500 lei-tos disponíveis nos 11 ho-téis, com 1515 leitos,5 pou-sadas, com 166 leitos,4 hos-tels com 81 leitos. A Empresadeverá motivar também ahospedagem “Cama e Café”nas residências disponíveis.

“Tenho certeza de quea economia da cidade teráum aquecimento extraordi-nário no período dos jo-gos”, destaca José Haddad,presidente da Neltur. Had-dad foi eleito Presidente doForum Estadual dos Secre-tários de Turismo.

Page 8: Casa da Gente - edição de Março

8 MARÇO 2016

Com mais de 140 acade-mias de ginásticas funcio-nando, espalhadas por todaa cidade, o niteroiense pro-va que cuida do corpo e porextensão da saúde.

Responsável pelas aca-demias instaladas nos clu-bes, Português e Central, oprofessor Paulo Hage, acen-tua que o hábito de “ma-lhar” é uma constante emquem reside no município.

Como prova afirma, noPortuguês estou há 36anos e no Central há 30.Minha clientela atinge to-das as faixas etárias, assimcomo ambos os sexos. “Te-nho frequentadores queatravessam gerações, tor-nando-se a atividade físicauma prática constante”.

Outra academia tradici-onal em Niterói é a Aqua-fish, tendo a frente JorgeAlberto, tratado carinhosa-mente por Beto. “Cuidar docorpo não é vaidade, é umanecessidade, pois além demanter a forma física, con-sagrará a saúde”, enfatiza.

Super equipadas asacademias fazem de Nite-rói o município, propor-cionalmente, mas bem

Recorde em academiasmostra cuidado com a saúde

aparelhado do país.

TUDO COMEÇOU EM 70No fim da década de 70

(por volta de 1979) surge aacademia Hage, que juntocom algumas outras acade-mias, foram as responsá-veis pelo "boom" da aeró-bica na década de 80. Algu-mas academias, já se foram,como Plena Forma, Ativa,Vida Útil e, inúmeras outrasque, comandadas por pro-fissionais com formaçãoacadêmica em educação fí-sica, muitos desses profes-sores seguiram os cami-nhos de personal, algunscom studios partiram paraoutras atividades ou outrossegmentos. De lá para cá,muita coisa mudou.

Antigamente uma salade musculação era domi-nada mais pelo públicomasculino, o que não ocor-re nos dias de hoje, ondetemos uma grande quanti-dade de pessoas do sexofeminino, tentando melho-rar seu condicionamento,sua qualidade de vida ou,simplesmente aumentandoou melhorando seu tônusmuscular. Vale ressaltar

que é imprescindível oexame médico. Hoje a aca-demia Haje, que no altodos seus 36 anos de exis-tência e funcionando nomesmo bairro e local (Clu-be Português) além deoferecer um trabalho comprofissionais formados,dispõe de sala de muscu-lação, cardio, alongamen-to, hidro, natação para to-das as idades (bebes, cri-anças, jovens adulto e 3ºidade) ainda com seu maisnovo projeto, lançado noinício do verão do ano pas-sado, que e o circuit trai-ning pró, que acontece to-dos os sábados, em umaárea de mais de 400m 2 degrama sintética. O educa-dor físico tem uma respon-sabilidade maior, já que,nos dias de hoje, a procurapelos centros de ativida-des físicas, são reconheci-damente eficazes e benéfi-cos e, com indicativos mé-dicos para melhora da qua-lidade de vida. Lembre-se:você quer praticar ativida-de física orientada procureuma academia com tradi-ção, e respeito aos seusprincípios individuais.

Fotos: Divulgação

São Gonçalo: Galeria Sintonia Cultural- Exposição de Artes Plásticas com os artistas Melisa e Fagner Emerick. A partir

do dia 18 de março será a vez da artista plástica C. Peixoto, estando a frente nacuradoria a artista plástica Melisa.

- Sarau Diário da Poesia: O Diário da Poesia acontece toda terceira sexta-feirado mês a partir das 19h30. A próxima edição acontecerá no dia 18 de março com umahomenagem especial ao Josias Ávila, atual presidente do Abrigo Cristo Redentor,tendo a frente do evento o professor e poeta Renato Cardoso. E no último 19 defevereiro ocorreu o lançamento do Jornal Diário da Poesia. O telefone de contatoda Galeria Sintonia Cultural é (21) 2606 9346.

Sintonia

[email protected]

Olá pessoal! Sou o Fábio Hartmann, o novo colunista desse maravilhoso jor-nal, e vou escrever e dar umas "pinceladas" no que acontece na Arte e Cultura nascidades de São Gonçalo, Maricá, Niterói e Itaboraí. Venham fazer parte de nossafamília nos enviando sugestões e programações culturais.

Café Literário Seu Machado“Mulheres em Ação”: Exposição coletiva de artes plásticas no mês de março

em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Um Brinde a Poesia: Lucilia DowslleyNo dia 08 de março ocorreu mais edição do Um Brinde à Poesia, celebrando o

Dia Internacional da Mulher e a Semana da Poesia. A próxima edição será no dia 19de Março, às 15 horas, no Museu da República. Vamos comemorar o aniversárioda Ocupação do Coreto da Poesia e o Dia Nacional e Internacional da Poesia. Paramais informações: [email protected]

Fotos: Divulgação

Page 9: Casa da Gente - edição de Março

9MARÇO 2016

A pedido do CASA DAGENTE, o economista econtador com pós-gradua-ção pela UFF em Engenha-ria Econômica e Financeira,Bruno Vicente Carvalho tiraalgumas dúvidas principaissobre a declaração de Im-posto de Renda. Sócio-fun-dador da empresa Concei-to Assessoria Empresarial,ele presta assessoria con-tábil, financeira e jurídicapara pessoa física e jurídi-ca. Confira as perguntas erespostas:

1. Quem precisa decla-rar o Imposto de Renda (IR)em 2016?

È obrigado a declarar oImposto de Renda 2016 obrasileiro que, em 2015: re-cebeu rendimento tributá-vel superior a R$ 28.123,91ou mais de R$ 40 mil isen-tos (não tributado na fon-te) ou; obteve ganho navenda de bens (casa, porexemplo) ou vendeu a casae comprou outra num pra-zo de 180 dias, usandoisenção de IR ou; se pos-suir bens superiores a R$300 mil ou; se comprou ouvendeu ações em Bolsasde valores.

2. Quem pode ser decla-rado como dependente?

Podem ser declaradoscomo dependentes parafins do IR 2016: compa-nheiro (a) com quem ocontribuinte tenha filhoou viva há mais de 5 anos,ou cônjuge; filho(a) ouenteado(a) de até 21 anosde idade, ou, em qualqueridade, quando incapacita-do física ou mentalmentepara o trabalho. Irmão(ã),neto(a) ou bisneto(a) dequem o contribuinte de-tenha a guarda judicial,até 21 anos, ou em qual-quer idade, quando inca-pacitado física ou mental-mente para o trabalho. Seainda estiver cursandoestabelecimento de ensi-no superior ou escola téc-nica de segundo grau,também pode ser incluídocom dependente até com-pletar 24 anos de idade,desde que o contribuintetenha detido sua guardajudicial até os 21 anos.Pessoa absolutamente in-capaz, da qual o contribu-inte seja tutor ou curador.Menor até 21 anos que o

Especialista tira dúvidassobre Imposto de Renda

contribuinte crie e eduquee de quem detenha a guar-da judicial.

3. Quais são as dedu-ções permitidas no IR2016?

As deduções permiti-das são: Previdência oficiale privada, esta limitada a12% da base de cálculo doIR devido; Pensão alimen-tícia desde que seja regis-trada em cartório ou estipu-lada em sentença judicial;Despesas médicas, despe-sas com instruções; Livrocaixa para os profissionaisautônomos.

4. Como faço para de-clarar as doações recebi-das e quais impostos tenhoque pagar?

As doações recebidassão isentas de Imposto deRenda e devem ser declara-das no campo “Discrimina-ção” em bens e direitos, oCPF do doador deve ser in-formando. Essa operaçãodeve ser informada no cam-po “Situação em 31/12/2015(R$)”. Apesar de ser isentado IR, doações podem es-tar sujeitas ao pagamentode um tributo estadual, Im-posto sobre TransmissãoCausa Mortis e Doações.

5. Existe alguma isen-ção para não declarar o IR?

Em relação a idade, nãohá isenção. A Receita Fede-ral do Brasil estabelece queas pessoas portadoras dedoenças graves são isentasdo Imposto sobre a Rendada Pessoa Física (IRPF) .

6. Até que dia eu possoentregar a declaração de IRde 2016?

A declaração de ajusteanual do exercício 2016pode ser entregue até as11:59 do dia 29 de abril de2016. Toda declaração podeser retificadas, antes queseja iniciado o procedimen-to fiscalização de ofício.Para fazer a retificação, épreciso estar no programaem que foi feita a declara-ção original e no mesmomodelo (completo ou sim-plificado), o prazo máximopara retificar uma declara-ção é de 5 anos.

7. Como devo fazer pararetificar uma declaração deexercícios anteriores?

O contribuinte deve re-tificar a declaração de IR deanos anteriores no mesmoprograma que a declaraçãooriginal foi feita. O progra-ma IRPF deve corresponderao exercício que deseja re-tificar.

8. Como o Micro Em-preendedor Individual(MEI) deve declara o Impos-to de Renda?

O MEI deve declarar oIR conforme a legislaçãovigente das Micro e peque-nas empresas. Todo Lucrolíquido obtido pelo MEI éisento Imposto de RendaPessoa Física desde quemantenha escrituraçãocontábil em dia. Para aque-les que não mantêm escri-turação contábil, o valormáximo que pode ser decla-rado como isento é: 8% so-bre o faturamento para co-mércio, indústria e transpor-te de carga; 16% para trans-porte de passageiros e 32%para serviços em geral.“Asua empresa está localiza-da na torre do Niterói Sho-pping sala 2406, no centrode Niterói.

Quem tiver dúvidas so-bre Imposto de Renda,Contabilidade, Abertura deempresa ou finanças, podeentrar em contato com Bru-no pelo [email protected], pelo telefone (21) 3608-7538 ou através do sitewww.conceitoae.com.br

Bruno Vicente Carvalho

Divulgação

O Programa Aprendiz está em festa. Ainiciativa, mantida pela Prefeitura de Nite-rói, está completando 15 anos em 2016 evai promover diversos concertos para ce-lebrar. O primeiro será no dia 23 de março,quarta-feira, às 18h, na Biblioteca Públicade Niterói, que também está comemoran-do 81 anos este mês. A data marca ainda oinício de uma inédita parceria entre oAprendiz e a Biblioteca do Estado, quetem como objetivo oferecer aulas no localpara jovens, entre 14 e 22 anos. Pelo acor-do, serão realizados também shows or-questrais mensais com alunos do Apren-diz por diferentes cantos da Biblioteca.

A apresentação do dia 23, com en-trada franca, vai contar com uma Sinfô-nica formada por 40 músicos. O repertó-rio será bem eclético, passeando por te-mas populares e eruditos, entre eles:“Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga;“Egmont”, de Beethoven; “Pavane”, deRavel; “Valsa”, de Strauss; e “MestreVitalino”, de Carlos Cruz.

MÚSICA NA ESCOLA O Programa Aprendiz-Música na Es-

cola é um projeto de educação musicalcriado na cidade de Niterói - RJ em 2001,por meio da parceria entre a SecretariaMunicipal de Educação (Fundação Mu-nicipal de Educação - FME) e da Secre-taria Municipal de Cultura (Fundação deArte de Niterói - FAN). Seu objetivoprincipal é ampliar o universo das artes,cultura e cidadania de crianças e jovens

PROGRAMA APRENDIZ

celebra 15 anos

através do ensino da música. Estudan-tes da Rede Pública Municipal de Ensi-no são contemplados com aulas sema-nais de iniciação musical, canto coral eprática de instrumentos (sopros, cordase percussão) gratuitamente.

O Programa Aprendiz se afirmou tam-bém como escola de músicos para inici-antes, originando a Orquestra SinfônicaAprendiz (OSA) em 2008. Hoje, a princi-pal orquestra do Programa, a OSA é for-mada por jovens aprendizes provindosdas escolas envolvidas no Aprendiz,que passam a ter aulas diárias de instru-mentos e prática em conjunto na SalaAprendiz, sede da ação.

Divulgação: Aline Ourique

Page 10: Casa da Gente - edição de Março

CULTURA10 MARÇO 2016

Fotos: Divulgação

Música no ArSom, Áudio e Tecnologia KAKAO Figueiredo

www.kkostudio.com Tel.: (21) 2711-3104

@Foi um sucesso a passagem do cantor Lionel Richiepelo Brasil, todos os shows com casa cheia, mostraramque a música romântica e dançante continua em alta.

Nem era necessário fechar os olhos para voltar no tem-po: pela voz e pelo aspecto físico dele, que permanecemimpecáveis, a impressão é de que no palco estava o LionelRichie dos anos 1980, quando ele era um dos Sucessossupremos do planeta.

Mais de uma hora e meia de sucessos levou muita gen-te ao choro e a querer mais...

Bem-vindo, Lionel! A casa é sua....

@Marina Lima lança álbum ao vivo de voz e violão afas-tando os medos de qualquer problema com a voz e com a idade.

A cantora lança o CD do show intimista "No Osso"com 12 músicas ao vivo e 2 no estúdio. A gravaçãotrazcanções que foram decisivas ao longo da carreira de Mari-na. Tudo acompanhado pelo violão, sua fonte de criação einstrumento com o qual tem intimidade há 55 anos.

A coragem da cantora em se expor para o seu público,com banquinho e violão, mostra que o problema da voz,para ela, está mais do que superado. "Essa sou eu. Se eutivesse algum grilo com isso eu não gravaria um disco comvoz e violão."

Vamos conferir...

@Nesse mundo louco em que vivemos existem absur-dos em todas as áreas.

Compete a nós, não deixarmos que radicais que que-rem controlar a mídia e censurar os meios de comunicaçãocheguem e se mantenha no poder.

No Ira, uma banda de rock é presa por tocar heavymetal e pode enfrentar pena de morte.

Os músicos NikanSiyanorKhosravi e KhosraviArashChe-micalIlkhani, da banda iraniana Confess, foram presossobacusações de propaganda contra o sistema iraniano, ter umabanda e uma gravadora de heavy metal - que é consideradauma música satânica -, escrever músicas anti-religiosas e anar-quistas, e conceder entrevistas a rádios estrangeiras.

Nikan e Khosravi serão julgados e podem pegar deseis meses a seis anos de prisão. Se a corte considerá-losculpados do crime de blasfêmia contra o governo, os artis-tas poderão ser executados.

De acordo com amigos da banda, o governo iraniano jáestá controlando o site, as redes sociais e até os e-mails daConfess. Enquanto isso, a dupla está aguardando o julga-mento e impedida de continuar trabalhando.

A Confess é uma das bandas de heavy metal mais conhe-cidas do Oriente Médio. Em quatro anos de carreira internaci-onal, o grupo lançou dois álbuns e cerca de 30 músicas

Cuidado, gente, o Radicalismo está sempre por perto.Nossa liberdade adquirida a duras penas não pode serentregue de mão beijada a nenhum sistema autoritário.Atenção, moçada!

Page 11: Casa da Gente - edição de Março

GERAL 11MARÇO 2016

A cantora Teresa Cristi-na irá apresentar o seu maisrecente show, com músicasde Cartola nos dias 22 e 23de março, no Teatro da UFF.O show marca o início do pro-jeto MPB em Cena, a maisrecente parceria do Centrode Artes UFF, que traz a Ni-

Teatro da UFF recebe grandes nomes da MPB

A União das Escolas de Samba e Blocos de Niterói, liderada pelo Presidente André Nogueira, marcou o carnaval de 2016, ao entregar na sede da AFTAE – Associação deFuncionários da Cedae – num momento sem precedentes, na história do samba de Niterói, premiando sambistas e adeptos das agremiações com troféus de agradecimento. O jornalistaMário Dias, Diretor do CASA DA GENTE foi lembrado como personalidade do carnaval de Niterói. A Escola Fora de Casa, a qual ele foi enredo, recebeu cinco troféus.

Em busca do título daSérie A e do retorno ao Gru-po Especial, a Unidos doPorto da Pedra contratoumestre Pablo, que coman-dou os ritmistas da Unidosdo Viradouro durante qua-tro carnavais. O novo mes-tre assume o comando dabateria “Ritmo Feroz”, subs-tituindo Mestre Celinho.

Independente da volta doGrupo “Os Morenos”, várioslugares têm dedicado espa-ços especiais para o samba etambém o chamado pagode.

Todas as sextas-feiras edomingos, a Toca da Gam-bá recebe um público fiel eque faz da casa uma dasmais procuradas do Gran-de-Rio, inclusive receben-do turistas nacionais e in-ternacionais, trazidos poragências, atesta o proprie-tário, o popular Jairinho.

A volta do Pagode daTelerj, tendo na direção,Fernando Araujo (Nando),um dos seus criadores, oevento está sendo realiza-do no Clube CSSERJ, naRua General Castrioto, 216,

terói o talento dos artistasmais carismáticos e de gran-de repercussão no cenário damúsica brasileira.

O projeto se realiza demarço a novembro de 2016no Teatro daUFF, agora nocircuito nobre das casas deespetáculos do Rio de Janei-

ro, pela qualidade da acústi-ca, comodidade e confortooferecido tanto aos artistascomo ao público em geral.

Na curadoria e produçãoexecutiva do projeto, respec-tivamente, o jornalista e criti-co especializado em musicapopular brasileira, Antonio

Carlos Miguel e a produtoracultural Cinthya Graber.

A série de shows vaiacontecer quinzenalmente,sempre às terças e quartas-feiras, durante todo o ano de2016, no charmoso e bemequipado Teatro da UFF, emIcaraí, Niterói-RJ. A curado-

ria artística do projeto está acargo de Antônio Carlos Mi-guel, crítico musical, escritor,jornalista especializado emmúsica há 35 anos, membrovotante do Grammy Latino,conselheiro e jurado do Prê-mio da Música Brasileira.

“ O projeto MPB emCena terá uma grande no-vidade: fechamos uma par-ceria com o Facebook e se-remos os pioneiros numanova ferramenta que elesestão lançando : nossosshows serão transmitidosao vivo diretamente danossa página no facebook,podendo ser compartilha-da na página do artistatambém” afirma o curador.

A agenda de shows atu-alizada é a seguinte: 22 e 23de março, Teresa Cristinacanta Cartola; 05 e 06 de Abril,

Moraes Moreira e Davi Mo-raes; 19 e 20 de Abril: ÂngelaRô Rô; 03 e 04 de Maio, NilzeCarvalho; 17 e 18 de Maio,Chico Chico, Julia Vargas eRodrigo Garcia; e 31 maio e1º de junho Eduardo Dussek.

Em datas a serem defini-das, haverá também show de“A Cor do Som”, com Ar-mandinho ( formação origi-nal da banda ) e Ordinarius,estão entre os artistas queparticipam do MPB em Cenano Teatro da UFF, com pro-gramação até o mês de no-vembro de 2016.

Os espetáculos aconte-cem às 20h, e o valor dosingressos é R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia). O Teatro da UFF - Rua Miguel de Frias,9, Icaraí, Niterói. Mais infor-mações: www.centrodeartes.uff.br

Moraes Moreira e Davi Moraes Teresa Cristina

Divulgação: Filipe Marques Divulgação

PORTO DA PEDRA TEM

NOVO MESTRE DE BATERIA

PREMIAÇÂO

André Nogueira (Pres. Da União) e AndersonPepico (Coordenador do carnaval)

Mário Dias recebeu como personalidade do carnaval de Niterói, troféudas mãos de Rogério Belizário e o Presidente Jorginho do Bairro

O Presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira,prestigiou a iniciativa.

Fotos:HyrinéaBornéo

Aos 35 anos, Pablo tem umacarreira elogiada no mundodo samba, e atualmente émestre de bateria do blocoda cantora Preta Gil.

Divulgação

SAMBA É SUCESSO

no Barreto, em Niterói.Das mais procuradas,

o Sambaí, sempre apresen-ta atrações especiais,como ocorreu no domin-go, dia 13 último, outra fei-joada no Clube Portugu-

ês, onde cantou uma atra-ção especial, Diogo No-gueira, atraindo um gran-de público.

Outro ponto tradicionalé o Mãe D’Água, tendocomo atrações permanen-

tes, Monica Mac, Hernanedo Cavaco e Almir Sodré,na praça de São Domingos.

O Samba no Cantoacontece, todas as quartas-feiras, no Bar do Canto doRio FC.

Hyr

iné

aB

orn

éo

Page 12: Casa da Gente - edição de Março

12 MARÇO 2016

A GUERREIRA"Embora ainda sofra

grandes preconceitos, amulher vem conseguindoaumentar o seu espaço nasestruturas sociais, abando-nando a figura de meradona de casa e assumindopostos de trabalho, cargosimportantes em empresas eestruturas hierárquicasmenos submissas.

A elas, Durante grandeparte da História do Brasil,eram negados os principaisdireitos políticos como, porexemplo, votar e se candida-tar. Considerada como sexofrágil por muitos, mas que desexo frágil não tem nada.

Mulher, mãe, bela, sensível, forte, companheira. Mulher que sonha se arruma, seperfuma, vence o cansaço, ama incondicionalmente.

Tem ganhado o mundo com sua coragem... chora, ri, dá a vida pela sua vida.Quero deixar uma mensagem em especial às mulheres guerreiras que perderam

seus filhos como eu, e precisam de uma palavra amiga e carinhosa para continuar:DEVO CONTINUAR

(de Rafael Araújo Mendes)À noite em meu quarto olho as estrelas e não encontro o brilho de outrora.

Tento dormir e não consigo.Meus pensamentos voam

Tentando achar uma explicaçãoE não consigo encontrar.

A angústia sufoca o meu coração.Lágrimas rolam e não conseguem aliviar o peso da minha alma.

E eu continuo a te procurar, em cada esquina da vida, mas em nenhuma delas você está...Sim, em muitos momentos da vida, alguém especial tem que partir antes de nós.

E fica a pergunta: “ Como continuar? “A dor é forte demais e a vontade de desistir persiste.

Porém, podemos e devemos continuar.Se o sorriso de outrora não pode mais ser visto, procuremos encontrar na alegria

expressada no rosto de uma criança carente que acabamos de auxiliar.Se as mãos não podem mais ser tocadas, levemos o calor de um abraço sincero a

quem passa por grandes sofrimentos.Se a música não pode mais ser dançada, espalhemos a melodia entre os enfermos

de um hospital.Se a voz não pode mais ser ouvida, procuremos semear palavras de esperança por

onde andarmos.Se as estrelas não têm mais o mesmo brilho de outrora, nos esforcemos a iluminar

o caminho daqueles que se encontram entre as trevas.Se não podemos mais oferecer flores, trabalhemos para florir todos os jardins do

mundo.Se a luz parece ter ido embora, procuremos suavizar a escuridão que reinam em

tantos lares necessitados.Se o riso se foi, procuremos trazer a alegria para quem está desanimado diante de

tantos obstáculos.Se o sol deixou de brilhar, transformemo-nos em um farol para iluminar o caminho

de quem se encontra perdido.Se a ausência parece machucar o nosso coração, procuremos levar a esperança a

quem deixou de acreditar.Se os encontros perderam sua graça, procuremos entender o milagre que podemos

realizar quando estendemos as mãos a quem está caído.Se o físico se foi, o espírito vive e sente.

Devemos acreditar que o reencontro está marcado.Sim, devemos continuar.

Devemos sentir saudades sim, mas jamais tristeza.Devemos preencher o vazio que sentimos com gestos de amor.

Porque só o amor é capaz de grandes transformações.Só o amor rompe todas as barreiras.

Só o amor cala as nossas feridas.E só o amor nos leva a crer que não importa as perdas que a vida nos impõe,

devemos sempre continuar...Rosemary Fructuoso é presidente do Instituto Léo de Sá,

criado após a perda de seu filho, vitima de um assalto

A UNIVERSITÁRIA"No dia 8 de março de

1857, trabalhadores de umaindústria têxtil de Nova Ior-que fizerem greve por me-lhores condições de traba-lho e igualdade de direitostrabalhistas para as mulhe-res. Desde então, tal dataficou marcada para semprecomo um momento deunião e luta de mulheres detodo mundo em busca deuma vida mais justa e igua-litária. Apesar das diversasconquistas adquiridas aologo da história e da igual-dade entre gêneros ser ga-rantida pela constituiçãobrasileira, ainda hoje asmulheres são frequente-mente alvo de discrimina-ção e violência. É funda-mental, portanto, que o mo-mento de reflexão iniciadohá 159 anos persista, deforma que, um dia, possa-

mos comemorar o dia 8 de março com a consciência de que, em todo o mundo, asmulheres são respeitadas e valorizadas como merecem".

Camila Diuana Martins, estudante de medicina daUniversidade Federal Fluminense.

A COMODORO"Ser Comodoro do

mais antigo Clube de Velado país, O Iate Clube Bra-sileiro (ICB), é um cargo deextrema responsabilidade,ainda mais tratando-se deum Clube Náutico e quenos dias atuais teve quese adequar ao perfil dosassociados que não pos-suem embarcações e quedevem ser atendidos emseus anseios.

É um desafio prazero-so, após 52 anos de asso-ciada, poder retribuir a estaagremiação todos os mo-mentos felizes que aquivivenciei com meus ami-gos e familiares.

Este ano o Clube estásediando duas equipesolímpicas (Grã-Bretanha eEstónia) e uma equipe pa-ralímpica (Grã-Bretanha)motivo de orgulho para afamília ICB.

Sou pedagoga, tenhoduas filhas: Leandra (médica) e Thessia (dentista), e dois netos, Cecilia (2 anos eoito meses) e Pedro (quatro meses). A Mulher é uma batalhadora com múltiplasfunções, nem sempre valorizada por sua contribuição na sociedade. Além de Co-modora, Mãe e avó, sou também dona de casa, que demanda que exerçamos váriasatividades simples e complexas mas fundamentais nos alicerces da estruturaçãofamiliar, mas também estou Síndica do prédio onde resido em Icaraí, há seis anos".

Linda Bader, Comodoro do Iate Clube Brasileiro

Três mulheres, três destinosNo mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), escolhemos três para simbolizar a luta de todas. Mostramos aqui, um pouco da luta

e do brilho da mulher brasileira.Fotos: Divulgação