CAU/PE - Nota sobre o Cais José Estelita - 03.06.14

2
Av. Rui Barbosa, 1363 - Graças | CEP: 52050-00 - Recife/PE | Telefone: (81) 3040-4004 www.caupe.gov.br POSICIONAMENTO DO CAU/PE SOBRE O CAIS JOSÉ ESTELITA Tendo em vista os recentes acontecimentos envolvendo o projeto Novo Recife, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PE), em reunião ordinária realizada no dia 02 de junho de 2014, e considerando os impactos para a cidade do referido projeto, avaliou que: 1. O CAU/PE reconhece a oportunidade e a pertinência desta abertura de diálogo promovida pela Prefeitura do Recife com a sociedade organizada, particularmente com os setores técnico e acadêmico da área de Arquitetura e Urbanismo. 2. O Conselho destaca a idoneidade, a competência e a ética dos arquitetos envolvidos no projeto Novo Recife, feito de acordo com os parâmetros urbanos vigentes e autorizado pelo poder público. 3. No entanto, há de se ressaltar que se trata de uma legislação vencida, não voltada para o respeito aos padrões urbanísticos de uma cidade contemporânea. 4. O Conselho tem reiteradamente se manifestado sobre a urgência de um planejamento urbanístico e expressado esse posicionamento nas reuniões da Comissão de Controle Urbano (CCU) e do Conselho de desenvolvimento Urbano (CDU). 5. O CAU/PE entende como legítima a manifestação da sociedade em torno do Cais José Estelita e acredita que sua existência é uma prova da preocupação oportuna, amplamente mobilizada pelas redes sociais, com o futuro de toda a cidade. De fato, trata-se, em última instância, de uma manifestação contra um modelo de urbanização exaurido que não mais atende as necessidades e os anseios contemporâneos. 6. O CAU/PE entende que este é um momento histórico com uma enorme oportunidade para o estabelecimento de um debate mais amplo, fértil e construtivo sobre o futuro não apenas do bairro, mas de todo o Recife numa perspectiva de longo prazo, como expressa o projeto Recife 500 anos da PCR. 7. O Cais José Estelita pela sua localização estratégica e extensão é uma área chave para a cidade: (1) está no limite dos Bairros de Santo Antônio e São José (núcleo central) com a Zona Sul e a frente de água da Bacia do Pina, em toda a extensão do Cais José Estelita; (2) constitui-se na última oportunidade de fazer a ligação entre a Zona Central e a Zona Sul de forma contínua e integradora. Por isso, o CAU/PE defende a necessidade de um projeto urbano para a área além dos limites do lote, envolvendo as ligações entre as zonas norte, sul e central da cidade que funcione como vetor de revitalização do centro do Recife que está por trás do Cais. 8. O CAU/PE reconhece que o problema da cidade não irá se resolver apenas com um novo projeto para o Cais José Estelita uma vez que necessário se faz um novo modelo de cidade para o Recife. Nos últimos anos, temos assistidos debates bastante acirrados sobre empreendimentos na cidade e o CAU/PE entende que eles irão continuar

description

CAU/PE - Nota sobre o Cais José Estelita - 03.06.14

Transcript of CAU/PE - Nota sobre o Cais José Estelita - 03.06.14

Page 1: CAU/PE - Nota sobre o Cais José Estelita - 03.06.14

Av. Rui Barbosa, 1363 - Graças | CEP: 52050-00 - Recife/PE | Telefone: (81) 3040-4004

www.caupe.gov.br

POSICIONAMENTO DO CAU/PE SOBRE O CAIS JOSÉ ESTELITA

Tendo em vista os recentes acontecimentos envolvendo o projeto Novo Recife, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PE), em reunião ordinária realizada no dia 02 de junho de 2014, e considerando os impactos para a cidade do referido projeto, avaliou que:

1. O CAU/PE reconhece a oportunidade e a pertinência desta abertura de diálogo

promovida pela Prefeitura do Recife com a sociedade organizada, particularmente com os setores técnico e acadêmico da área de Arquitetura e Urbanismo.

2. O Conselho destaca a idoneidade, a competência e a ética dos arquitetos envolvidos no projeto Novo Recife, feito de acordo com os parâmetros urbanos vigentes e autorizado pelo poder público.

3. No entanto, há de se ressaltar que se trata de uma legislação vencida, não voltada para o respeito aos padrões urbanísticos de uma cidade contemporânea.

4. O Conselho tem reiteradamente se manifestado sobre a urgência de um planejamento urbanístico e expressado esse posicionamento nas reuniões da Comissão de Controle Urbano (CCU) e do Conselho de desenvolvimento Urbano (CDU).

5. O CAU/PE entende como legítima a manifestação da sociedade em torno do Cais José Estelita e acredita que sua existência é uma prova da preocupação oportuna, amplamente mobilizada pelas redes sociais, com o futuro de toda a cidade. De fato, trata-se, em última instância, de uma manifestação contra um modelo de urbanização exaurido que não mais atende as necessidades e os anseios contemporâneos.

6. O CAU/PE entende que este é um momento histórico com uma enorme oportunidade para o estabelecimento de um debate mais amplo, fértil e construtivo sobre o futuro não apenas do bairro, mas de todo o Recife numa perspectiva de longo prazo, como expressa o projeto Recife 500 anos da PCR.

7. O Cais José Estelita pela sua localização estratégica e extensão é uma área chave para a cidade: (1) está no limite dos Bairros de Santo Antônio e São José (núcleo central) com a Zona Sul e a frente de água da Bacia do Pina, em toda a extensão do Cais José Estelita; (2) constitui-se na última oportunidade de fazer a ligação entre a Zona Central e a Zona Sul de forma contínua e integradora. Por isso, o CAU/PE defende a necessidade de um projeto urbano para a área além dos limites do lote, envolvendo as ligações entre as zonas norte, sul e central da cidade que funcione como vetor de revitalização do centro do Recife que está por trás do Cais.

8. O CAU/PE reconhece que o problema da cidade não irá se resolver apenas com um novo projeto para o Cais José Estelita uma vez que necessário se faz um novo modelo de cidade para o Recife. Nos últimos anos, temos assistidos debates bastante acirrados sobre empreendimentos na cidade e o CAU/PE entende que eles irão continuar

Page 2: CAU/PE - Nota sobre o Cais José Estelita - 03.06.14

Av. Rui Barbosa, 1363 - Graças | CEP: 52050-00 - Recife/PE | Telefone: (81) 3040-4004

www.caupe.gov.br

existindo, de forma cada vez mais intensa, caso não tenhamos um novo modelo de cidade. O CAU/PE acredita ainda que se faz urgente encontrar soluções para que atendam os anseios da sociedade em consonância com um modelo de urbanismo integrado e integrador.

9. O CAU/PE entende, por fim, que o resultado desta reunião deve ser um passo pacífico e de entendimento na direção da melhoria da qualidade de vida no Recife e está disposto a colaborar no que for possível para que isso aconteça.

Recife, 03 de junho de 2014