CELESTE: TERRESTRE: HISTÓRICO SOCIAL: PRODUÇÃO DO … · Segundo os cientistas a Terra é o...

12
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO SCARANTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 4º ano CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO TERRESTRE: PRODUÇÃO DO ECOSSISTEMA HISTÓRICO SOCIAL: PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA 1. Universo componentes básicos matéria e energia: 1.1. Sistema Solar Constituintes: Sol, planetas e satélites; 1. Origem do Ecossistema: 1.1. Terra: antes e depois da origem dos seres vivos condições específicas compatíveis com a origem e continuação da vida: temperatura (resfriamento gradativo da Terra), ciclo da água, ar, camada de ozônio, energia solar,... 1.2. Propriedades - interações da matéria e energia na organização do Ecossistema: - massa quantidade de matéria existente nos corpos, materiais e/ou substâncias do ecossistema; - extensão a matéria ocupa lugar no espaço terrestre; - impenetrabilidade duas ou mais porções não podem ocupar ao mesmo tempo lugar no espaço; Ex: a água, o solo, o ar e os seres vivos ocupam lugar no espaço, embora não o mesmo lugar ao mesmo tempo. - Divisibilidade - a matéria (macrocosmo) pode ser dividida em partes (níveis) organizadores cada vez menores microcosmo (átomos e moléculas). Ex: formação do feto; crescimento dos seres vivos,... 1. Matéria e Energia na produção da existência humana - saúde e meio ambiente: 1.1. Os seres vivos e os seres humanos por meio do trabalho “consomem” matéria e energia em tudo o que fazem. Ex: energia dos alimentos funcionamento do organismo, trabalho físico e mental para a produção material e imaterial (conhecimento) da existência humana.

Transcript of CELESTE: TERRESTRE: HISTÓRICO SOCIAL: PRODUÇÃO DO … · Segundo os cientistas a Terra é o...

ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO SCARANTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

CIÊNCIAS 4º ano

CELESTE:

PRODUÇÃO DO

UNIVERSO

TERRESTRE:

PRODUÇÃO DO

ECOSSISTEMA

HISTÓRICO SOCIAL:

PRODUÇÃO DA

EXISTÊNCIA HUMANA

1. Universo – componentes básicos matéria e energia: 1.1. Sistema Solar – Constituintes: Sol, planetas e satélites;

1. Origem do Ecossistema: 1.1. Terra: antes e depois da origem dos seres vivos – condições específicas compatíveis com a origem e continuação da vida: temperatura (resfriamento gradativo da Terra), ciclo da água, ar, camada de ozônio, energia solar,... 1.2. Propriedades - interações da matéria e energia na organização do Ecossistema: - massa – quantidade de matéria existente nos corpos, materiais e/ou substâncias do ecossistema; - extensão – a matéria ocupa lugar no espaço terrestre; - impenetrabilidade – duas ou mais porções não podem ocupar ao mesmo tempo lugar no espaço; Ex: a água, o solo, o ar e os seres vivos ocupam lugar no espaço, embora não o mesmo lugar ao mesmo tempo. - Divisibilidade - a matéria (macrocosmo) pode ser dividida em partes (níveis) organizadores cada vez menores – microcosmo (átomos e moléculas). Ex: formação do feto; crescimento dos seres vivos,...

1. Matéria e Energia na produção da existência humana - saúde e meio ambiente: 1.1. Os seres vivos e os seres humanos por meio do trabalho “consomem” matéria e energia em tudo o que fazem. Ex: energia dos alimentos funcionamento do organismo, trabalho físico e mental para a produção material e imaterial (conhecimento) da existência humana.

Elaboração do Grupo:

- Sonia Mara Zeni Gaio

- Flaviele Amaral

- Luci Mara Beetz Bastos

- Ebony Marques

- Vitor Moreira Cordeiro

OBJETIVOS

Perceber que para originar as primeiras formas de vida no Planeta Terra, foram necessárias condições compatíveis ao seu desenvolvimento e manutenção, determinados pela auto-organização dos seres vivos;

Reconhecer que entre as condições compatíveis para origem de vida no planeta está a organização do sistema solar (os movimentos que a Terra realiza), bem como a presença da Lua (Satélite natural da Terra) e que estas contribuíram para a diversidade de matéria e energia existente.

CRITERIOS DE AVALIAÇÃO

Identifica que para organiza as primeiras formas de vida no planeta Terra, foram necessárias condições compatíveis ao seu desenvolvimento e manutenção, determinados pela auto-organização dos seres vivos;

Reconhece que entre as condições compatíveis para origem de vida no planeta está a organização do sistema solar (os movimentos que a Terra realiza), bem como a presença da Lua (Satélite natural da Terra) e que estas contribuíram para a diversidade de matéria e energia existente.

ATIVIDADES AVALIATIVAS

ATIVIDADE: 05,08,15.

RECURSOS:

Data show, garrafa pet, barbante, bacia, água, copo, sementes, bolas, diversos materiais para analise.

REFERÊNCIAS

Proposta Curricular do Município de Piraquara.

Encaminhamento Metodológico e proposta de trabalho para o aluno:

Problematizar com os alunos a respeito das condições necessárias para a origem de vida em nosso planeta;

1. Como vocês já viram no 3º ano, a Terra é o planeta em que vivemos e ele é um grande ecossistema formado por matéria bruta (abióticos) e matéria viva (bióticos). Segundo os cientistas a Terra é o único planeta do Sistema Solar que apresenta vida em sua superfície.

A) Será que o nosso planeta sempre apresentou a forma que tem hoje?

B) Será que sempre existiu vida em nosso planeta? Por quê?

C) Para a matéria viva ter origem em nosso planeta foi necessário algumas condições básicas, vocês sabem quais?

D) Será que as condições básicas para origem dos seres vivos no planeta Terra sempre existiram?

**Registrar as respostas dos alunos no quadro ou em folha de papel Kraft.

Apresentar para os alunos o documentário “Poeira das Estrelas” II Etapa – Origem da vida em nosso planeta,

**Após o documentário retomar a discussão sobre as condições compatíveis para a origem da vida na Terra, comparar as informações do documentário com as respostas dadas pelos alunos anteriormente.

2. Vamos assistir um documentário “Poeira das Estrelas” II Etapa – Origem da vida em nosso planeta.

Entregar aos alunos o texto “O Planeta Terra antes e depois da origem dos seres vivos” (ANEXO),

3. O professor vai entregar uma cópia do texto “O Planeta Terra antes e depois da origem dos seres vivos” (ANEXO), para realizar a leitura e a discussão referente dos níveis de evolução do planeta.

Trazer para a sala de aula, objetos produzidos com matérias (materiais) diferentes: madeira, plástico, vidro, aço, areia, cimento, papel, borracha, lã, algodão, cerâmica, bola, barro, água, planta, bexiga.

4. Observem os objetos que o professor (a) trouxe:

a) Do que são feito os objetos?

b) Que propriedade do vidro faz com que este material seja utilizado na fabricação de pratos e copos? (Ele é impermeável, não absorve gordura.)

c) Que propriedade do vidro faz com que este material seja utilizado em janelas e lentes de óculos? (RESISTENTE, TRANSPARENTE, IMPERMEÁVEL)

d) Que propriedades da madeira fazem com que ela possa ser utilizada na fabricação de móveis? (PODE SER MOLDADA, TEM RESISTENCIA)

e) Que propriedades do plástico fazem com que ele possa ser utilizado na fabricação de garrafas? ( Flexibilidade, transparência, higienização, reaproveitamento)

f) Que propriedades têm que ter o tecido usado na fabricação de guarda-chuvas e sombrinhas? (IMPERMIAVEL, FLEXIVEL, DURABILIDADE E RECICLÁVEL)

g) Que propriedades têm que ter o alumínio usado armação do guarda-chuva e da sombrinha? (SEGURANÇA, DURABILIDADE, REUTILIZAVEL)

h) Que propriedades têm que ter a borracha usada na fabricação de luvas? (PROTEÇÃO,ELASTICIDADE,REUTILIZAVEL, IMPERMEÁVEL)

i) Desses materiais quais têm massa? (cada um tem uma matéria diferente então todos tem massa que são essas matérias)

j) Vocês lembram o que significa a massa de um objeto? E a extensão? (é o peso que ocupa no espaço, e a extensão é o tamanho, por exemplo, o cadeado é menor mais é mais pesado então ele tem mais massa;

Solicitar aos alunos que peguem pelo menos quatro dos objetos explorados anteriormente.

5. Agora analisem os seguintes aspectos:

a) Escreva o nome do objeto e de que matéria ele é feito.

b) Se a matéria tem cor ou é transparente; se é duro ou mole; se é macio ou áspero; se possui elasticidade; é permeável ou impermeável?

c) Que outros objetos podem ser feitos com aquele tipo de matéria, represente com desenho na tabela abaixo:

Lã Algodão Plástico Borracha Madeira Vidro Papel Alumínio Aço

Realizar o experimento da caixa surpresa com os alunos a respeito das propriedades da matéria.

6. Vamos realizar um experimento para identificar as propriedades da matéria, a caixa surpresa está cheia de materiais, cada aluno irá pegar um objeto da caixa para realizar analise.

a) Represente com desenho o objeto que você retirou da caixa;

b) Agora descreva as propriedades do objeto que você pegou;

c) Vamos descobrir qual objeto tem mais massa, colocando eles na balança de comparação.

d) Agora que já descobrimos qual possui a maior massa, vamos comparar para descobrir a maior extensão;

Realizar um experimento para explicar a presença do ar na matéria.

7. Vamos realizar um experimento enchendo a bacia com agua até a metade, em seguida iremos pegar um copo transparente e colar uma bolinha de papel no fundo do copo. Agora vamos mergulhar a boca do copo em posição reta até encostar ao fundo da bacia, e retira-lo na mesma posição que foi colocada.

Conversa sobre o experimento;

a) O que aconteceu?

b) Porque a água não chegou ao fundo do copo?

c) A água não molhou a bolinha, devido ao ar que estava dentro do copo, porque para a agua entrar o ar teria que sair, e que isso é o princípio da impenetrabilidade, ou seja, dois objetos ou materiais não podem ocupar o mesmo lugar no espaço.( ar e agua)

Produção de texto;

8. Agora escreva um relato sobre o que você compreendeu sobre a existência do ar na matéria.

Realizar um experimento trabalhando a divisibilidade da matéria;

9. Vamos fazer outro experimento com uma folha A4, vamos rasgá-la em pedaços até chegar à menor parte que conseguir.

a) A matéria que constitui a folha de papel se transformou em outro tipo de matéria ao ser feita em pedaços menores? Por quê?

** (Explicar aos alunos que ao reduzirmos a folha A4 em pedaços cada vez menores estamos aplicando o princípio da divisibilidade, ou seja, toda a matéria pode ser dividida sem alterar a sua constituição. EX: Se colocarmos uma gota de anilina em um copo com água ela pode tingir a água contida no copo. Isso ocorre porque a anilina tem a propriedade de dividir-se em partículas muito pequenas, que se espalham pela água tingindo-a).

Conversa e apresentação do Sistema Solar.

a) O que vocês sabem a respeito do Sistema Solar? b) Por que o nome do nosso Sistema é Solar e não outro como Terrestre,

Mercúrio, Marte entre outros? c) O que compõe o Sistema Solar? d) Todos os planetas são compostos da mesma matéria (material)? e) Todos os planetas têm satélites? f) A Lua é o único satélite natural do planeta Terra. Será que os demais

planetas também só têm um satélite natural?

Apresentar um vídeo sobre o sistema solar;

10. Vamos assistir a um vídeo que explica a formação do “Sistema Solar” - www.youtube.com/watch?v=9PY-OvHhjuQ , o qual apresenta o Sistema Solar e seus constituintes.

Apreciação das imagens do sistema solar.

11. Vamos analisar no projetor multimídia o esquema do Sistema Solar e dos Satélites de cada planeta.

12. Vamos dividir a turma em duplas e para cada grupo pesquisar um dos planetas do Sistema solar e suas principais características. Socializar a pesquisa com os colegas da turma

Criação de uma maquete.

13. Vamos elaborar uma maquete representando o Sistema Solar em escala com

bolas e sementes como mostra a tabela abaixo:

Analise do texto “Fotossíntese dúvida de um sabiá” - Ciência Hoje das Crianças (anexo).

14. Vamos fazer a leitura do texto “Fotossíntese dúvida de um sabiá” - Ciência

Hoje das Crianças (anexo). Realizar a leitura e o debate a partir das ideias do texto abordando o conceito “os seres vivos e os seres humanos por meio do trabalho consomem matéria e energia”.

Conversa sobre o texto;

a) De acordo com o texto o sabiá precisa voar de um lado para outro em busca de água e alimentos. Isso é um tipo de trabalho? Por quê?

b) Ao voar em busca de alimentos para si e para os filhotes, fazer seu ninho o sabiá gasta energia?

c) De onde vem a energia que o sabiá precisa para viver? d) E a árvore precisa de energia para nascer, crescer, produzir folhas, flores e

frutos? e) De onde ela tira a energia para viver f) E nós seres humanos gastamos energia? Como?

Produção de texto coletivo;

15. Vamos fazer uma produção de texto coletivo explicando de onde os seres humanos tiram a energia necessária para que possam: andar, pensar, estudar, falar, limpar a casa entre outras atividades. E de onde vêm os alimentos que consumimos diariamente, depois represente com desenho.

Astro Tamanho real aproximado (em km) Tamanho reduzido (aproximado)

Sol 1.400.000 bola de basquete

Mercúrio 4.878 cabeça de alfinete

Vênus 12.101 semente de mamão

Terra 12.756 semente de mamão

Marte 6.788 semente de uva

Júpiter 142.796 bola de tênis

Saturno 120.000 bola de pingue-pongue

Netuno 50.800 bola de gude

Urano 49.500 bola de gude

ANEXOS:

O Planeta Terra antes e depois da origem dos seres vivos

Uma das primeiras formas de vida, os Trilobitas

Para alcançar o nível de evolução no qual encontra o planeta hoje, foi preciso milhões de anos para que esse se configurasse e pudesse oferecer condições para o desenvolvimento da vida. Segundo a classe de cientistas a Terra está datada de 4,5 a 5,0 bilhões de anos.

Ao longo de sua formação o planeta já possuiu diferentes características em consistência e principalmente em temperatura, houve períodos com temperaturas extremamente elevadas, e supostamente o planeta passou por processo de glaciação.

Em forma de retrospectiva, segue os principais eventos que marcaram a formação do planeta e de seus habitantes, os seres vivos.

1º evento: Formação da Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, nesse período o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida.

2º evento: Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento gradativo, essa alteração originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra.

3º evento: Com as mudanças ocorridas na temperatura do planeta, que foi se resfriando, foi expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esse processo fez com que os gases formassem a atmosfera e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras precipitações, um longo tempo de chuva ocasionou a formação dos oceanos primitivos, que possuíam cerca de 20 cm de profundidade.

4º evento: A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquáticos. Dessa forma surgiram primeiramente no reino plantae as bactérias e algas, além de micro-organismos, isso há cerca de três bilhões e quinhentos milhões de anos.

5º evento: Essas primeiras formas de vida foram importantes para o surgimento de outros seres. Surgiram então, oriundos dos micro-organismos, os invertebrados dentre eles medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, desenvolveram plantas tais como as algas verdes, todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos.

6º evento: Pouco tempo depois algumas espécies de plantas marinhas desenvolveram a capacidade de se adaptar fora do ambiente aquático migrando para áreas continentais, dando origem às primeiras plantas terrestres. 7º evento: Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento que algumas espécies de peixes saíram da água dando origem aos anfíbios e posteriormente aos répteis. Houve um tempo no qual o planeta Terra ficou povoado por grandes répteis denominados de dinossauros, esse ficou caracterizado como o Período Jurássico. O período permiano deu origem às plantas com flores e os mamíferos. Os grandes répteis foram extintos há setenta milhões de anos.

8º evento: Há aproximadamente sessenta e cinco milhões de anos teve início à formação das grandes cadeias de montanhas como o Himalaia e os Alpes. Os animais como os mamíferos e as aves proliferaram por todo o planeta, a atmosfera já possuía as mesmas características atuais.

9º evento: Há aproximadamente quatro milhões de anos surgiram os ancestrais dos seres humanos, o planeta a partir de então entrou em períodos de muito frio ocasionados pelo crescimento das geleiras, no entanto, há onze mil anos as geleiras se fixaram nas zonas polares.

Balança feita com garrafa PET

Base: uma garrafa plástica de refrigerante (PET) de 600 ml, 1 litro ou 2 litros

Pratos: dois fundos de garrafa plástica de refrigerante de 600 ml, 1 litro ou 2 litros.

Haste móvel: uma régua escolar de madeira ou plástico de 3 cm de largura e 20 a 30 cm de comprimento, ou um pedaço de plástico com rigidez similar.

Suporte do eixo: caixa plástica de filme de 35 mm e um prego comprido (aprox. 4 cm) e fino ou um pedaço de arame.

Barbante ou linha 10.

Ferramentas: serra de metal, estilete ou faca velha, vela, tesoura, alicate.

Abra uma fenda através do fundo e das laterais de uma caixa plástica de filme. Utilize tesoura, lâmina metálica quente (faca), estilete ou mesmo uma serra.

Fure a caixa do filme vazando os dois lados com um prego fino e longo. Fure a régua no centro do comprimento, mas a um cm da margem, com o

diâmetro do prego. Abra ainda um furo em cada extremidade da régua. Faça dois pratos iguais de três cm de altura com fundo de garrafas

plásticas de refrigerante suspensas com barbante. Fixe os pratos nas extremidades da régua.

Preencha a garrafa-base com água ou areia e tampe-a. Encaixe a embalagem de filme sobre ela. Articule a régua com a caixa de filme utilizando o prego como eixo. A haste deve ficar na horizontal. Caso isso não aconteça, faça pequenos ajustes adicionando clipes de papel no prato mais leve até chegar ao equilíbrio.

Fotossíntese, dúvida de um sabiá

Sempre achei que se o sabiá pudesse falar ele um dia soltaria uma pergunta daquelas bem cabeludas. Basta olhar para ele parado no galho, mexendo o pescocinho de um lado pro outro, que tenho a sensação de que esse passarinho está matutando alguma coisa. Outro dia, tinha um com uma minhoca pendurada no bico pousado na raiz de uma árvore, olhando para cima, para a parte das folhas. Parecia que ele, pronto para almoçar a sua presa, se perguntava: "Eu vôo de lá pra cá para beber água e conseguir o que comer e essa árvore, que nunca sai do lugar, cresce e, ainda, dá flores e frutos. Como isso é possível? Do que será que ela se alimenta? “Depois que eu inventei essa pergunta para justificar a impressão de curioso que o sabiá sempre me passou, decidi que a árvore também poderia ter o dom da palavra e dar algumas explicações para ajudar o sabiá a esclarecer suas dúvidas”. Essa conversa ficou assim...

‐ Ora, ora, sabiá, quer dizer que você não sabe como eu consigo energia para crescer?

‐ É isso mesmo que me intriga. Vivo às voltas procurando sementes e minhocas para mim e para os meus filhotes. E a senhora aí parada faz o que para conseguir tudo?

‐ Bem, meu caro, eu faço fotossíntese. ‐ Foto... O quê?!

‐ FO - TOS – SÍN – TE - SE. Esta parece ser uma palavra nova para você. Vou explicar, então. Meu corpo é dividido em três partes: folhas, tronco e raízes. As raízes sempre crescem na direção das partes mais úmidas do solo. Então, a água do solo sobe pelas raízes através de canais muito fininhos que possuo e vão seguindo pelo tronco até chegar às folhas, flores e frutos. Mas isso ainda não é a fotossíntese. Meu alimento eu mesma produzo.

‐ Como assim????? ‐ Não precisa se espantar porque não é difícil de entender. Eu uso ingredientes muito comuns para fazer fotossíntese: a luz do Sol, a água e o gás carbônico, que está no ar e é invisível. Depois, junto os minerais e tenho o alimento que preciso. Os minerais vêm junto com a água, porque eles estão no solo. Não é possível ver esses minerais a olho nu porque eles são muito pequenos, muito menores que um grão de areia.

‐ Sei, sei...

‐ Então, ao mesmo tempo em que a água vai subindo pelo tronco, as folhas fazem o trabalho de capturar a luz do Sol.

‐ Como assim "capturam a luz"?

‐ Olha, as folhas, assim como qualquer outra parte do meu corpo ou do seu, são formadas de várias células ‐ outras estruturas que só podem ser vistas ao microscópio. Dentro das minhas folhas tem clorofila, substância que faz o trabalho de absorver a luz. É por causa da clorofila que minhas folhas são verdes também. Mas nem tudo que é verde tem clorofila, viu?

‐ Ah, bom! Eu já ia perguntar se meu amigo papagaio era cheio de clorofila. ‐ Não, não. Animais não têm clorofila. Mas, como eu ia dizendo, minhas folhas são como uma fábrica de energia. Elas é que capturam a luz, junta água e gás carbônico, produzindo tudo o que preciso para crescer. Isso é fotossíntese.

‐ Então, a energia do Sol vai para todas as partes do seu corpo? ‐ Do meu e, depois, do seu também, quando você se alimenta de plantas. ‐ Uau! Então vou encontrar esses tais minerais, beber água e tomar um banho de Sol. Assim nunca mais vou precisar buscar sementes e minhocas.

‐ Sabiá, você é esperto, mas às vezes dá umas mancadas... ‐ Por quê?

‐ Porque somos diferentes, meu amigo emplumado. Lembra que acabei de dizer que nem tudo que é verde tem clorofila? Nossos corpos não se assemelham em nada. Animais e plantas desenvolveram maneiras diferentes de conseguir seu alimento. Alguns fazem coisas que outros não conseguem. Pense comigo: peixes podem nadar, mas não voam alto como você. Em vez de asas, eles têm nadadeiras. Nós, plantas, temos coisas que vocês pássaros não têm.

‐ É, mas e os aviões? ‐ Você é mesmo danado. Aviões são máquinas e nós, seres vivos. Eles também precisam de energia para voar, mas a energia deles vem do combustível. Essa é uma outra história, a qual eu não sou lá a mais habilitada para explicar. Pergunte sobre isso aos humanos. Quer dizer, isso se você conseguir se fazer entender, porque eu aposto que ao ouvir você piando, eles vão lhe dar alpiste, achando que você está reclamando por comida! Com uma gargalhada daquelas, a árvore e o sabiá encerraram a conversa. Mas prometeram voltar a se falar porque, afinal, ainda tinham muito que descobrir juntos! Ciência Hoje das Crianças 153, dezembro 2004 Fernanda Reinert Departamento de Botânica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.