Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular...

21
Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular 1º DIA DE SIMULADO ENEM. 01/10/2011. Neste caderno você encontrará um conjunto de 21 (vinte e uma) páginas numeradas seqüencial- mente, contendo 90 (noventa) questões das seguintes áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologi- as e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Não abra o caderno antes de receber autorização. INSTRUÇÕES 1. CARTÃO DE RESPOSTAS Escreva o seu nome e o número do documento de identidade. Assine o cartão de respostas com caneta. Exceto sua assinatura, nada além da marcação das res- postas deve ser escrito ou registrado no cartão, que não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. 2. CADERNO DE QUESTÕES Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação e a numera- ção das questões estão corretas. Caso ocorra qualquer erro, notifique o fiscal. 3. MARCAÇÃO DAS RESPOSTAS Leia com atenção as questões e escolha a alternativa que melhor responde a cada uma delas. Marque sua resposta cobrindo totalmente o espaço que corresponde à letra a ser assinalada; utili- ze caneta preta, preferencialmente, ou azul, conforme o exemplo abaixo: As respostas em que houver falta de nitidez ou marcação de mais de uma letra não serão registradas. INFORMAÇÕES GERAIS O tempo disponível para fazer a prova, incluindo a marcação do cartão de respostas, é de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal somente o cartão de respostas. Será convidado a se retirar do local de prova o aluno que, durante o simulado, utilizar máquinas ou relógios de calcular, aparelhos de reprodução de som ou imagem, com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie. BOA PROVA!

Transcript of Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular...

Page 1: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré

Pré-Vestibular

1º DIA DE SIMULADO ENEM. 01/10/2011. Neste caderno você encontrará um conjunto de 21 (vinte e uma) páginas numeradas seqüencial-mente, contendo 90 (noventa) questões das seguintes áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologi-

as e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

INSTRUÇÕES

1. CARTÃO DE RESPOSTAS Escreva o seu nome e o número do documento de identidade. Assine o cartão de respostas com caneta. Exceto sua assinatura, nada além da marcação das res-postas deve ser escrito ou registrado no cartão, que não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado.

2. CADERNO DE QUESTÕES Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação e a numera-ção das questões estão corretas. Caso ocorra qualquer erro, notifique o fiscal.

3. MARCAÇÃO DAS RESPOSTAS Leia com atenção as questões e escolha a alternativa que melhor responde a cada uma delas. Marque sua resposta cobrindo totalmente o espaço que corresponde à letra a ser assinalada; utili-ze caneta preta, preferencialmente, ou azul, conforme o exemplo abaixo:

As respostas em que houver falta de nitidez ou marcação de mais de uma letra

não serão registradas.

INFORMAÇÕES GERAIS O tempo disponível para fazer a prova, incluindo a marcação do cartão de respostas, é de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal somente o cartão de respostas. Será convidado a se retirar do local de prova o aluno que, durante o simulado, utilizar máquinas ou relógios de calcular, aparelhos de reprodução de som ou imagem, com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

BOA PROVA!

Page 2: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1 º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 2

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 01 a 45.

Questão 1. A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das idades. O conhecimento Na A-mérica inglesa, não houve nenhum processo sistemático de cate-quese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algu-mas iniciativas nesse sentido. Brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram-se separados. Na América portugue-sa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização, e a mestiçagem teve dimensões significativas. Tan-to na América inglesa quanto na portuguesa, as populações indí-genas foram muito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes, escravizados. No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa (A) foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa. (B) mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa. (C) passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu ampla-mente com os indígenas da América inglesa. (D) diferenciaram-se dos indígenas da América inglesa por terem suas terras devolvidas. (E) resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.

Questão 2. Os dados dos gráficos a seguir foram extraídos da Pesquisa Na-cional por Amostras de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística (IBGE), a respeito da população nas cinco grandes regiões brasileiras. O gráfico da esquerda mostra a distribuição da população brasileira, em milhões de habitantes e, o da direita, mostra o percentual da população que reside em domicílios urbanos sem saneamento básico adequado.

Considerando as informações dos gráficos, a região que concen-tra o menor número absoluto de pessoas residentes em áreas urbanas sem saneamento básico adequado é a região (A) Norte. (B) Nordeste. (C) Sudeste. (D) Sul. (E) Centro-Oeste.

Questão 3. O que chamamos de corte principesca era, essencialmente, o palácio do príncipe. Os músicos eram tão indispensáveis nesses grandes palácios quanto os pasteleiros, os cozinheiros e os criados. Eles eram o que se chamava, um tanto pejorativamente, de criados de libre. A maior parte dos músicos ficava satisfeita quando tinha garantida a subsistência, como acontecia com as outras pessoas de classe média na corte; entre os que não se satisfaziam, estava o pai de Mozart. Mas ele também se curvou as circunstancias a que não podia escapar. Considerando-se que a sociedade do Antigo Regime dividia-se tradicionalmente em esta mentos: nobreza, clero e 3.° Estado, e correto afirmar que o autor do texto, ao fazer referencia a “classe média”, descreve a sociedade utilizando a noção posterior de classe social a fim de (A) aproximar da nobreza cortes a condição de classe dos músi-cos, que pertenciam ao 3.° Estado. (B) destacar a consciência de classe que possuíam os músicos, ao contrario dos demais trabalhadores manuais. (C) indicar que os músicos se encontravam na mesma situação que os demais membros do 3.° Estado. (D) distinguir, dentro do 3.° Estado, as condições em que viviam os “criados de libre” e os camponeses. (E) comprovar a existência, no interior da corte, de uma luta de classes entre os trabalhadores manuais.

Questão 4. A lei não nasce da natureza, junto das fontes freqüentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é (A) combater ações violentas na guerra entre as nações. (B) coagir e servir para refrear a agressividade humana. (C) criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indiví-duos de uma mesma nação. (D) estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos. (E) organizar as relações de poder na sociedade e entre os Esta-dos. Questão 5. O movimento migratório no Brasil é significativo, principalmen-te em função do volume de pessoas que saem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos nordestinos deixaram a região Nor-deste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em média, condição de vida e nível educacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste. Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que

Page 3: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1 º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 3

(A) o processo migratório foi desencadeado por ações de gover-no para viabilizar a produção industrial no Sudeste. (B) os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obra migrante. (C) o processo de migração para o Sudeste contribui para o fe-nômeno conhecido como inchaço urbano. (D) as migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual, sobretudo na década de 80. (E) a falta de especialização dos migrantes é positiva para os empregadores, pois significa maior versatilidade profissional.

Questão 6. Em conflitos regionais e na guerra entre nações, tem sido obser-vada a ocorrência de seqüestros, execuções sumárias, torturas e outras violações de direitos. Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia - Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que, em seu artigo quinto, afirma: “Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.” Assim, entre nações que assinaram essa Declaração, é coerente esperar que: (A) a Constituição de cada país deva se sobrepor aos Direitos Universais do Homem, apenas enquanto houver conflito; (B) a soberania dos Estados esteja em conformidade com os Direitos Universais do Homem, até mesmo em situações de conflito; (C) a violação dos direitos humanos por uma nação autorize a mesma violação pela nação adversária; (D) sejam estabelecidos limites de tolerância, para além dos quais a violação aos direitos humanos seria permitida; (E) a autodefesa nacional legitime a supressão dos Direitos Uni-versais do Homem.

Questão 7. O texto abaixo.de John Locke (1632-1704), revela algumas ca-racterísticas de uma determinada corrente de pensamento.

"Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme disse-mos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitarse-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilização do criavam a opinião pela idéia, pela palavra, pelo sentimento, e que a faziam valer por meio do Parlamento, dos meetings [reuniões públicas], da imprensa, do ensino superior, do púlpito, dos tribunais; 2.º) a ação coercitiva dos que se pro-punham a destruir materialmente o formidável aparelho da escravidão, arrebatando os escravos ao poder dos senhores; 3.º) a ação complementar dos próprios proprietários, que, à medida que o movimento se precipitava, iam libertando em massa as suas ‘fábricas’; 4.º) a ação política dos estadistas, representan-do as concessões do governo; 5.º) a ação da família imperial.” Nesse texto, Joaquim Nabuco afirma que a abolição da escrava-tura foi o resultado de uma luta (A) de idéias, associada a ações contra a organização escravista, com o auxílio de proprietários que libertavam seus escravos, de estadistas e da ação da família imperial. (B) classes, associada a ações contra a organização escravista, que foi seguida pela ajuda de proprietários que substituíam os escravos por assalariados, o que provocou a adesão de estadistas e, posteriormente, ações republicanas (C) partidária, associada a ações contra a organização escravista, com o auxílio de proprietários que mudavam seu foco de inves-timento e da ação da família imperial.

(D) política, associada a ações contra a organização escravista, sabotada por proprietários que buscavam manter o escravismo, por estadistas e pela ação republicana contra a realeza. (E) religiosa, associada a ações contra a organização escravista, que fora apoiada por proprietários que haviam substituído os seus escravos por imigrantes, o que resultou na adesão de esta-distas republicanos na luta contra a realeza.

Questão 8. Apesar do aumento da produção no campo e da integração entre a indústria e a agricultura, parte da população da América do Sul ainda sofre com a subalimentação, o que gera conflitos pela posse de terra que podem ser verificados em várias áreas e que frequentemente chegam a provocar mortes. Um dos fatores que explica a subalimentação na América do Sul é (A) a baixa inserção de sua agricultura no comércio mundial. (B) a quantidade insuficiente de mão-de-obra para o trabalho agrícola. (C) a presença de estruturas agrárias arcaicas formadas por lati-fúndios improdutivos. (D) a situação conflituosa vivida no campo, que impede o cres-cimento da produção agrícola. (E) os sistemas de cultivo mecanizado voltados para o abasteci-mento do mercado interno.

Questão 9. No principio do século XVII, era bem insignificante e quase miserável a Vila de São Paulo. João de Laet davalhe 200 habitan-tes, entre portugueses e mestiços, em 100 casas; a Câmara, em 1606, informava que eram 190 os moradores, dos quais 65 anda-vam homiziados*. *homiziados: escondidos da justiça Na época da invasão holandesa, Olinda era a capital e a cidade mais rica de Pernambuco. Cerca de 10% da população, calculada em aproximadamente 2.000 pessoas, dedicavam-se ao comercio, com o qual muita gente fazia fortuna. Cronistas da época afirma-vam que os habitantes ricos de Olinda viviam no maior luxo. Os textos acima retratam, respectivamente, São Paulo e Olinda no inicio do século XVII, quando Olinda era maior e mais rica. São Paulo e, atualmente, a maior metrópole brasileira e uma das maiores do planeta. Essa mudança deveu-se, essencialmente, ao seguinte fator econômico: (A) maior desenvolvimento do cultivo da cana-de-açúcar no planalto de Piratininga do que na Zona da Mata Nordestina. (B) atraso no desenvolvimento econômico da região de Olinda e Recife, associado à escravidão, inexistente em São Paulo. (C) avanço da construção naval em São Paulo, favorecido pelo comercio dessa cidade com as Índias. (D) desenvolvimento sucessivo da economia mineradora, cafei-cultora e industrial no Sudeste. (E) destruição do sistema produtivo de algodão em Pernambuco quando da ocupação holandesa.

Page 4: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1 º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 4

Questão 10. O gráfico a seguir apresenta os percentuais de crescimento da população residente no estado, na região metropolitana e no município de São Paulo, por decênios, de 1940 a 2000.

Analisando-se o gráfico, é possível concluir que o percentual de crescimento populacional (A) aumentou, no estado de São Paulo, somente na década de 1950/1960. (B) foi maior para a região metropolitana do que para os outros dois casos na década de 1980/1991. (C) foi maior para o município do que para o estado de São Pau-lo, no período 1960/1970 a 1980/1991. (D) teve uma taxa média de variação positiva para o município de São Paulo em duas décadas do período apresentado. (E) teve uma taxa de variação maior para o estado do que para a região metropolitana de São Paulo, na década de 1950/1960.

Questão 11. À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibili-dade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois (A) o maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, conseqüentemente, a eliminação de áreas úmidas e sub-úmidas do globo. (B) as chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente em uma determinada localidade, o que limitará a produ-tividade das atividades agrícolas. (C) as modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto, aumentarão a aridez em todo o planeta. (D) a elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretará redução na ocorrência de chuvas nos continentes, o que implicará a escassez de água para abastecimento. (E) a origem da chuva está diretamente relacionada com a tempe-ratura do ar, sendo que atividades antropogênicas são capazes de provocar interferências em escala local e global.

Questão 12.

Constituição de 1824: "Art.. 98. 0 Poder Moderador é a chave de toda a organização política, e é delegado privativamente ao Imperador (...) para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, dos demais poderes políticos (...) dissolvendo a Câmara dos Deputa-dos nos casos em que o exigir a salvação do Estado."

Frei Caneca: "O Poder Moderador da nova invenção maquiavélica é a chave mestra da opressão da nação brasileira e garrote mais forte da liberdade dos povos. Por ele, o imperador pode dissolver a Câ-mara dos Deputados, que é a representante do povo, ficando sempre no gozo de seus direitos o Senado, que é o representante dos apaziguados do imperador. to do projeto de Constituição)

Para Frei Caneca, o Poder Moderador definido pela Constituição outorgada pelo Imperador em 1824 era:

(A) adequado ao funcionamento de uma monarquia constitucio-nal, pois os senadores eram escolhidos pelo Imperador. (B) eficaz e responsável pela liberdade dos povos, porque garan-tia a representação da sociedade nas duas esferas do poder legis-lativo. (C) arbitrário, porque permitia ao Imperador dissolver a Câmara dos Deputados, o poder representativo da sociedade. (D) neutro e fraco, especialmente nos momentos de crise, pois era incapaz de controlar os deputados representantes da Nação (E) capaz de responder às exigências políticas da nação, pois supria as deficiências da representação política

Questão 13. Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças anta-gônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentra-va os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista. Essa divisão européia ficou conhecida como (A) Cortina de Ferro. (B) Muro de Berlim. (C) União Européia. (D) Convenção de Ramsar. (E) Conferência de Estocolmo.

Questão 14. A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autô-nomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política. O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos pro-blemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológi-cos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como (A) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos. (B) mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso. (C) meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globali-zação, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.

Page 5: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1 º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 5

(D) parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos. (E) aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.

Questão 15. As queimadas, cenas corriqueiras no Brasil, consistem em prática cultural relacionada com um método tradicional de “limpeza da terra” para introdução e/ou manutenção de pastagens e campos agrícolas. Esse método consiste em: (a) derrubar a floresta e esperar que a massa vegetal seque; (b) atear fogo, para que os resíduos grosseiros, como troncos e galhos, sejam eliminados e as cinzas resultantes enriqueçam temporariamente o solo. Todos os anos, milhares de incêndios ocorrem no Brasil, em biomas como Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, em taxas tão eleva-das, que se torna difícil estimar a área total atingida pelo fogo. Um modelo sustentável de desenvolvimento consiste em aliar necessidades econômicas e sociais à conservação da biodiversi-dade e da qualidade ambiental. Nesse sentido, o desmatamento de uma floresta nativa, seguido da utilização de queimadas, re-presenta (A) método eficaz para a manutenção da fertilidade do solo. (B) atividade justificável, tendo em vista a oferta de mão de obra. (C) ameaça à biodiversidade e impacto danoso à qualidade do ar e ao clima global. (D) destinação adequada para os resíduos sólidos resultantes da exploração da madeira. (E) valorização de práticas tradicionais dos povos que dependem da floresta para sua sobrevivência.

Questão 16. A moderna democracia brasileira foi construída entre saltos e sobressaltos. Em 1954, a crise culminou no suicídio do presiden-te Vargas. No ano seguinte, outra crise quase impediu a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Em 1961, o Brasil quase chegou à guerra civil depois da inesperada renuncia do presiden-te Jânio Quadros. Três anos mais tarde, um golpe militar depôs o presidente João Goulart, e o pais viveu durante vinte anos em regime autoritário. A partir dessas informações, relativas a historia republicana brasileira, assinale a opção correta. (A) Ao termino do governo João Goulart, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da Republica. (B) A renuncia de Janio Quadros representou a primeira grande crise do regime republicano brasileiro. (C) Apos duas décadas de governos militares, Getulio Vargas foi eleito presidente em eleições diretas. (D) A trágica morte de Vargas determinou o fim da carreira política de João Goulart. (E) No período republicano citado, sucessivamente, um presiden-te morreu, um teve sua posse contestada, um renunciou e outro foi deposto.

Questão 17. Acerca do regime militar, que assumiu o poder em 1964, com o apoio de uma parcela da classe política, de setores da sociedade e do governo dos Estados Unidos, é incorreto afirmar que (A) procurou reprimir as oposições, formadas por políticos, inte-lectuais, padres progressistas, estudantes e líderes sindicais. (B) utilizou os chamados atos institucionais, que alteravam a Constituição, tornando legais as medidas ditatoriais. (C) revogou a lei de remessa de lucros e o projeto de reforma agrária aprovados no governo do presidente João Goulart. (D) reconduziu o País à prática democrática de eleições presi-denciais diretas. (E) anunciou que a intervenção militar era por um curto período, necessária apenas para sanear e salvar o país do comunismo, da corrupção e da inflação.

Questão 18. O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta (A) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado. (B) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos milita-res das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilida-de nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria. (C) o desengajamento das grandes potências, pois as interven-ções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes. (D) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca des-se perigo. (E) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações milita-res.

Questão 19. Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol. O General Médici falou em consistência moral. Sem isso, talvez a vitoria nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, e vital na preparação espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se não apenas como técnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como cidadãos deste grande pais, cônscios de seu papel de repre-sentantes de seu povo. Foi à própria afirmação do valor do ho-mem brasileiro, como salientou bem o presidente da Republica. Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de euforia e de efusão patriótica, para meditar sobre a situação do pais. (...) A realidade do Brasil e a explosão patriótica do povo ante a vitoria na Copa. O que explodiu mesmo foi à alma, foi à paixão do povo: uma explosão incomparável de alegria, de entusiasmo, de orgu-lho. (...) Debruçado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo] perguntava: — Será que algum terrorista se aproveitou do delírio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e precisão? Será que, de outro lado, algum carrasco policial teve animo para voltar a torturar sua vitima logo que o alemão apitou o fim do jogo? Avalie as seguintes afirmações a respeito dos dois textos e do período histórico em que foram escritos. I - Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou uma explosão de alegria popular. II - Os dois textos salientam o momento político que o pais atra-vessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato. III - A época da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritário, não chegou a fazer uso de métodos violentos contra seus opositores. É correto apenas o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

Page 6: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1 º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 6

Questão 20. No dia 16 de junho de 2010, o Senado brasileiro aprovou o Esta-tuto da Igualdade Racial. Os senadores [...] suprimiram do texto o termo “fortalecer a identidade negra”, sob o argumento de que não existe no país uma identidade negra [...]. “O que existe é uma identidade brasi-leira. Apesar de existentes, o preconceito e a discriminação não serviram para impedir a formação de uma sociedade plural, di-versa e miscigenada”, defende o relatório de Demóstenes Torres. Com base no texto e nos conhecimentos atuais sobre a questão da identidade, é correto afirmar: (A) A identidade nacional brasileira é fruto de um processo his-tórico de realização da harmonia das relações sociais entre diferentes raças/etnias, por meio da miscigenação. (B) A idéia de identidade nacional é um recurso discursivo de-senraizado do terreno da cultura e da política, sendo sua base de preocupação a realização de interesses individuais e privados. (C) Lutas identitárias são problemas típicos de países coloniais e de tradição escravista, motivo da sua ausência em países desenvolvidos como a Alemanha e a França. (D) Embora pautadas na ação coletiva, as lutas identitárias, a exemplo dos partidos políticos, colocam em segundo plano o indivíduo e suas demandas imediatas. (E) As identidades nacionais são construídas socialmente, com base nas relações de força desenvolvidas entre os grupos, com a tendência comum de eleger, como universais, as características dos dominantes.

Questão 21. Rui Guerra e Chico Buarque de Holanda escreveram uma peça para teatro chamada "Calabar", pondo em dúvida a reputação de traidor que foi atribuída a Calabar, pernambucano que ajudou decisivamente os holandeses na invasão do Nordeste brasileiro, em 1632. - Calabar traiu o Brasil que ainda não existia? Traiu Portugal,

nação que explorava a colônia onde Calabar havia nascido? - Calabar, mulato em uma sociedade escravista e discrimina-

tória, traiu a elite branca? Os textos referem-se também a esta personagem. Texto I: "... dos males que causou à Pátria, a História, a inflexí-vel História, lhe chamará infiel, desertor e traidor, por todos os séculos" Visconde de Porto Seguro, in: SOUZA JÚNIOR, A. "Do Recôn-cavo aos Guararapes". Rio de Janeiro: Bibliex, 1949. Texto II: "Sertanista experimentado, em 1627 procurava as mi-nas de Belchior Dias com a gente da Casa da Torre; ajudara Matias de Albuquerque na defesa do Arraial, onde fora ferido, e desertara em conseqüência de vários crimes praticados..." (os crimes referidos são o de contrabando e roubo). Pode-se afirmar que: (A) A peça e os textos abordam a temática de maneira parcial e chegam às mesmas conclusões. (B) A peça e o texto I refletem uma postura tolerante com rela-ção à suposta traição de Calabar, e o texto II mostra uma posição contrária à atitude de Calabar. (C) Os textos I e II mostram uma postura contrária à atitude de Calabar, e a peça demonstra uma posição indiferente em relação ao seu suposto ato de traição. (D) A peça e o texto II são neutros com relação à suposta traição de Calabar, ao contrário do texto I, que condena a atitude de Calabar. (E) A peça questiona a validade da reputação de traidor que o texto I atribui a Calabar, enquanto o texto II descreve ações posi-tivas e negativas dessa personagem.

Questão 22. Em1896, 27.000 pessoas morreram, no Japão, em conseqüência de uma “tsunami”, isto é, de uma onda gigante com mais de l0m de altura. Em 1992, outra “tsunami” arrasou parte do litoral pací-fico da Nicarágua. Em 1998, o fenômeno se repetiu em Papua- Nova Guiné. Essas três ocorrências têm, em comum, o fato de se haverem dado em regiões do “Círculo de Fogo do Pacífico”, onde a forte atividade sísmica, que leva à formação dessas ondas, está diretamente relacionada à (ao): (A) existência das regiões dorsais mesooceânicas; (B) convergência de placas tectônicas; (C) formação de epicentros no interior da litosfera; (D) preenchimento por sedimentos das fossas oceânicas; (E) desenvolvimento de processos erosivos do assoalho oceâni-co.

Questão 23. Na democracia estado-unidense, os cidadãos são incluídos na sociedade pelo exercício pleno dos direitos políticos e também pela idéia geral de direito de propriedade. Compete ao governo garantir que esse direito não seja violado. Como conseqüência, mesmo aqueles que possuem uma pequena propriedade sentem-se cidadãos de pleno direito. Na tradição política dos EUA, uma forma de incluir socialmente os cidadãos é: (A) submeter o indivíduo à proteção do governo. (B) hierarquizar os indivíduos segundo suas posses. (C) estimular a formação de propriedades comunais. (D) vincular democracia e possibilidades econômicas individu-ais. (E) defender a obrigação de que todos os indivíduos tenham propriedades.

Questão 24. Após a Independência, integramo-nos como exportadores de produtos primários à divisão internacional do trabalho, estrutura-da ao redor da Grã-Bretanha. O Brasil especializou-se na produ-ção, com braço escravo importado da África, de plantas tropicais para a Europa e a América do Norte. Isso atrasou o desenvolvi-mento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. Éra-mos um país essencialmente agrícola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. Não se poderia confiar a traba-lhadores forçados outros instrumentos de produção que os mais toscos e baratos. O atraso econômico forçou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padrão de vida “civilizado”, marca que dis-tinguia as classes cultas e “naturalmente” dominantes do povaréu primitivo e miserável. (...) E de fora vinham também os capitais que permitiam iniciar a construção de uma infraestrutura de serviços urbanos, de energia, transportes e comunicações. Levando-se em consideração as afirmações acima, relativas à estrutura econômica do Brasil por ocasião da independência política (1822), é correto afirmar que o país. (A) se industrializou rapidamente devido ao desenvolvimento alcançado no período colonial. (B) extinguiu a produção colonial baseada na escravidão e fun-damentou a produção no trabalho livre. (C) se tornou dependente da economia européia por realizar tardiamente sua industrialização em relação a outros países. (D) se tornou dependente do capital estrangeiro, que foi introdu-zido no país sem trazer ganhos para a infraestrutura de serviços urbanos. (E) teve sua industrialização estimulada pela Grã-Bretanha, que investiu capitais em vários setores produtivos.

Page 7: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1 º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 7

Questão 25. Inundações naturais dos rios são eventos que trazem benefícios diversos para o meio ambiente e, em muitos casos, para as ativi-dades humanas. Entretanto, freqüentemente as inundações são vistas como desastres naturais, e os gestores e formuladores de políticas públicas se vêem impelidos a adotar medidas capazes de diminuir os prejuízos causados por elas.

Qual das medidas abaixo contribui para reduzir os efeitos negati-vos das inundações? (A) A eliminação de represas e barragens do leito do rio. (B) A remoção da vegetação que acompanha as margens do rio. (C) A impermeabilização de áreas alagadiças adjacentes aos rios. (D) A eliminação de árvores de montanhas próximas do leito do rio. (E) O manejo do uso do solo e a remoção de pessoas que vivem em áreas de risco.

Questão 26. A seguir são apresentadas declarações de duas personalidades da História do Brasil a respeito da localização da capital do país, respectivamente um século e uma década antes da proposta de construção de Brasília como novo Distrito Federal. Declaração I: José Bonifácio Com a mudança da capital para o interior, fica a Corte livre de qualquer assalto de surpresa externa, e se chama para as provín-cias centrais o excesso de população vadia das cidades maríti-mas. Desta Corte central dever-se-ão logo abrir estradas para as diversas províncias e portos de mar. (Carlos de Meira Matos. "Geopolítica e modernidade: geopolítica brasileira".) Declaração II: Eurico Gaspar Dutra Na América do Sul, o Brasil possui uma grande área que se pode chamar também de Terra Central. Do ponto de vista da geopolí-tica sul-americana, sob a qual devemos encarar a segurança do Estado brasileiro, o que precisamos fazer quanto antes é realizar a ocupação da nossa Terra Central, mediante a interiorização da Capital. Considerando o contexto histórico que envolve as duas declara-ções e comparando as idéias nelas contidas, podemos dizer que (A) ambas limitam as vantagens estratégicas da definição de uma nova capital a questões econômicas. (B) apenas a segunda considera a mudança da capital importante do ponto de vista da estratégia militar. (C) ambas consideram militar e economicamente importante a localização da capital no interior do país. (D) apenas a segunda considera a mudança da capital uma estra-tégia importante para a economia do país. (E) nenhuma delas acredita na possibilidade real de desenvolver a região central do país a partir da mudança da capital.

Questão 27. A vida na rua como ela é

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou, em parceria com a ONU, uma pesquisa nacional sobre a população que vive na rua, tendo sido ouvidas 31.922 pessoas em 71 cidades brasileiras. Nesse levantamento, consta-tou-se que a maioria dessa população sabe ler e escrever (74%), que apenas 15,1% vivem de esmolas e que, entre os moradores de rua que ingressaram no ensino superior, 0,7% se diplomou. Outros dados da pesquisa são apresentados nos quadros a seguir.

As informações apresentadas no texto são suficientes para se concluir que (A) as pessoas que vivem na rua e sobrevivem de esmolas são aquelas que nunca estudaram. (B) as pessoas que vivem na rua e cursaram o ensino fundamen-tal, completo ou incompleto, são aquelas que sabem ler e escre-ver. (C) existem pessoas que declararam mais de um motivo para estarem vivendo na rua. (D) mais da metade das pessoas que vivem na rua e que ingressa-ram no ensino superior se diplomou. (E) as pessoas que declararam o desemprego como motivo para viver na rua também declararam a decepção amorosa.

Questão 28. Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito subs-tancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a políti-ca, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si. O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta (A) os conteúdos éticos decorrentes das ideologias político-partidárias. (B) o valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos. (C) a sistematização de valores desassociados da cultura. (D) o sentido coletivo e político das ações humanas individuais. (E) o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democrati-camente.

Page 8: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1 º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 8

Questão 29. São características do continente sul-americano: (A) Cadeia de montanhas na costa ocidental que alcançam 7.000 metros de altitude. (B) Predominância de um clima subtropical. (C) Ausência de abalos sísmicos e vulcanismo. (D) Ausência de desertos. (E) Predominância de formações herbáceas.

Questão 30. Um sistema agrário é um tipo de modelo de produção agropecuá-ria em que se observa que cultivos ou criações são praticados, quais são as técnicas utilizadas, como é a relação com o espaço e qual é o destino da produção. Existem muitas classificações de sistemas agrários, pois os critérios para a definição variam de acordo com o autor ou a organização que os classifica. Além disso, os sistemas agrários são diferentes conforme a região do globo ou a sociedade, sua cultura e nível de desenvolvimento econômico. Dentro desse contexto, o sistema agrário tradicional tem como características principais o predomínio de pequenas propriedades agrárias, utilização de técnicas de cultivo minuciosas e de irriga-ção, e sua produção é destinada preferencialmente ao consumo local e regional. Essa descrição corresponde a que sistema agrí-cola? (A) Plantations. (B) Sistema de roças. (C) Agricultura orgânica. (D) Agricultura itinerante. (E) Agricultura de jardinagem.

Questão 31.

A charge remete ao recente problema vivido pelo Haiti, onde um terremoto fez milhares de vítimas. Com base na charge e nos conhecimentos sobre a América Lati-na, assinale a alternativa correta. (A) As catástrofes naturais estão na origem da pobreza em diver-sos países da América Latina, sendo o exemplo mais recente o Haiti. (B) Graças à ajuda humanitária oferecida pelas nações desenvol-vidas aos países afetados pelas tragédias naturais, rompe-se o tradicional círculo vicioso da pobreza. (C) Os países da América Latina têm, na base de sua miséria social, a forma atrelada com a qual neles se desenvolveu o capi-talismo, isto é, suas origens coloniais. (D) O exemplo do Haiti revela que a miséria da população resul-ta da tendência dos pobres em optar por ter vários filhos para se beneficiar dos programas sociais do estado. (E) Na América Latina, as recentes tragédias naturais vividas pelo Haiti, Peru e Chile são agravadas pela ausência de movimentos sociais que reivindiquem direitos de cidadania.

Questão 32. Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirma-vam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defe-sa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França. Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta. (A) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integra-vam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos. (B) O processo revolucionário francês identificou-se com o mo-vimento de independência norte-americana no apoio ao absolu-tismo esclarecido. (C) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sus-tentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana. (D) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte america-na. (E) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.

Questão 33. Após a Independência, integramo-nos como exportadores de produtos primários à divisão internacional do trabalho, estrutura-da ao redor da Grã-Bretanha. O Brasil especializou-se na produ-ção, com braço escravo importado da África, de plantas tropicais para a Europa e a América do Norte. Isso atrasou o desenvolvi-mento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. Éra-mos um país essencialmente agrícola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. Não se poderia confiar a traba-lhadores forçados outros instrumentos de produção que os mais toscos e baratos. O atraso econômico forçou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padrão de vida "civilizado", marca que distinguia as classes cultas e "naturalmente" dominantes do povaréu primitivo e mise-rável. (...) E de fora vinham também os capitais que permitiam iniciar a construção de uma infra-estrutura de serviços urbanos, de energia, transportes e comunicações. Levando-se em consideração as afirmações anteriores, relativas à estrutura econômica do Brasil por ocasião da independência política (1822), é correto afirmar que o país (A) se industrializou rapidamente devido ao desenvolvimento alcançado no período colonial. (B) extinguiu a produção colonial baseada na escravidão e fun-damentou a produção no trabalho livre. (C) se tornou dependente da economia européia por realizar tardiamente sua industrialização em relação a outros países. (D) se tornou dependente do capital estrangeiro, que foi introdu-zido no país sem trazer ganhos para a infraestrutura de serviços urbanos. (E) teve sua industrialização estimulada pela Grã-Bretanha, que investiu capitais em vários setores produtivos

Page 9: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1 º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 9

Questão 34. Há poucos anos, uma nova expressão surgiu no firmamento com um brilho tão intenso que ofuscou tudo o que existe ao redor. Quase que por encanto, transformou-se numa explicação mágica para todos os fenômenos econômicos e políticos desse século... É indispensável colocar um pouco de ordem na discussão. Sob o novo rótulo, encontra-se um processo muito antigo, que continua a se expandir. Não tem quatro ou cinco anos, mas quatrocentos ou quinhentos. A geografia política na qual vivemos é fruto des-se processo. A “nova expressão”, referida no texto acima, é: (A) liberalismo (B) comunismo (C) regionalização (D) globalização (E) socialismo

Questão 35. O abolicionista Joaquim Nabuco fez um resumo dos fatores que levaram à abolição da escravatura com as seguintes palavras: “Cinco ações ou concursos diferentes cooperaram para o resulta-do final: 1.º) o espírito daqueles que criavam a opinião pela idéia, pela palavra, pelo sentimento, e que a faziam valer por meio do Par-lamento, dos meetings [reuniões públicas], da imprensa, do ensi-no superior, do púlpito, dos tribunais; 2.º) a ação coercitiva dos que se propunham a destruir material-mente o formidável aparelho da escravidão, arrebatando os es-cravos ao poder dos senhores; 3.º) a ação complementar dos próprios proprietários, que, à me-dida que o movimento se precipitava, iam libertando em massa as suas ‘fábricas’; 4.º) a ação política dos estadistas, representando as concessões do governo; 5.º) a ação da família imperial.” Nesse texto, Joaquim Nabuco afirma que a abolição da escrava-tura foi o resultado de uma luta (A) de idéias, associada a ações contra a organização escravista, com o auxílio de proprietários que libertavam seus escravos, de estadistas e da ação da família imperial. (B) de classes, associada a ações contra a organização escravista, que foi seguida pela ajuda de proprietários que substituíam os escravos por assalariados, o que provocou a adesão de estadistas e, posteriormente, ações republicanas. (C) partidária, associada a ações contra a organização escravista, com o auxílio de proprietários que mudavam seu foco de inves-timento e da ação da família imperial. (D) política, associada a ações contra a organização escravista, sabotada por proprietários que buscavam manter o escravismo, por estadistas e pela ação republicana contra a realeza. (E) religiosa, associada a ações contra a organização escravista, que fora apoiada por proprietários que haviam substituído os seus escravos por imigrantes, o que resultou na adesão de esta-distas republicanos na luta contra a realeza.

Questão 36. A Revolução Cubana veio demonstrar que os negros estão muito mais preparados do que se pode supor para ascender socialmente. Com efeito, alguns anos de escolaridade francamente aberta e de estímulo à auto-superarão aumentaram, rapidamente, o contin-gente de negros que alçaram aos postos mais altos do governo, da sociedade e da cultura cubana. Simultaneamente, toda a par-cela negra da população, liberada da discriminação e do racismo, confraternizou com os outros componentes da sociedade, apro-fundando o grau de solidariedade. Tudo isso demonstra, claramente, que a democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia social. Ou bem há democracia para todos, ou não há democracia para ninguém, porque à opressão do negro condenado à dignida-de de lutador da liberdade corresponde o opróbrio do branco posto no papel de opressor dentro de sua própria sociedade.

Segundo Darcy Ribeiro, a ascensão social dos negros cubanos, resultado de uma educação inclusiva, com estímulos à autossupe-ração, demonstra que

(A) a democracia racial está desvinculada da democracia social. (B) o acesso ao ensino pode ser entendido como um fator de pouca importância na estruturação de uma sociedade. (C) a questão racial mostra-se irrelevante no caso das políticas educacionais do governo cubano (D) as políticas educacionais da Revolução Cubana adotaram uma perspectiva racial antidiscriminatória. (E) os quadros governamentais em Cuba estiveram fechados aos processos de inclusão social da população negra.

Questão 37.

Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.” Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo (A) impedir a contratação de familiares para o serviço público. (B) reduzir a ação das instituições constitucionais. (C) combater a distribuição equilibrada de poder. (D) evitar a escolha de governantes autoritários. (E) restringir a atuação do Parlamento.

Questão 38. A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às cente-nas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.” O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que (A) o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos. (B) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.

Page 10: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1 º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 10

(C) a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis. (D) houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste. (E) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.

Questão 39. No gráfico a seguir, estão especificados a produção brasileira de café, em toneladas; a área plantada, em hectares (ha); e o rendi-mento médio do plantio, em kg/ha, no período de 2001 a 2008.

A análise de dados mostrados no gráfico revela que (A) a produção em 2003 foi superior a 2.100.000 toneladas de grãos. (B) a produção brasileira foi crescente ao longo de todo o perío-do observado. (C) a área plantada decresceu a cada ano no período de 2001 a 2008. (D) os aumentos na produção correspondem a aumentos no ren-dimento médio do plantio. (E) a área plantada em 2007 foi maior que a de 2001.

Questão 40. O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda. Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham consciência de que Carlos Lacerda, em uma batalha política ou jornalística, era um trator em ação, era um vendaval desencadea-do não se sabe como, mas que era impossível parar fosse pelo método que fosse.

Hélio Fernandes. Carlos Lacerda, a morte antes da missão cumprida.

In: Tribuna da Imprensa, 22/5/2007 (com adaptações). Com base nas informações do texto acima e em aspectos relevan-tes da história brasileira entre 1954, quando ocorreu o suicídio de Vargas (em grande medida, devido à pressão política exercida pelo próprio Lacerda), e 1964, quando um golpe de Estado inter-rompe a trajetória democrática do país, conclui-se que (A) a cassação do mandato parlamentar de Lacerda antecedeu a crise que levou Vargas à morte. (B) Lacerda e adeptos do getulismo, aparentemente opositores, expressavam a mesma posição político-ideológica. (C) a implantação do regime militar, em 1964, decorreu da crise surgida com a contestação à posse de Juscelino Kubitschek como presidente da República. (D) Carlos Lacerda atingiu o apogeu de sua carreira, tanto no jornalismo quanto na política, com a instauração do regime mili-tar. (E) Juscelino Kubitschek, na presidência da República, sofreu vigorosa oposição de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.

Questão 41. A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimen-to, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico ne-greiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africa-no e de seus povos. Com relação ao assunto tratado no texto, é correto afirmar que

(A) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente. (B) a existência de lucrativo comércio na África levou os portu-gueses a desenvolverem esse continente. (C) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil. (D) a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna. (E) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.

Questão 42. Na economia globalizada, atende à maior rapidez e volume na prestação de serviços relativos à transmissão de imagens, sons e dados: (A) o transporte aéreo (B) o transporte de massas (C) a telefonia fixa (D) a telefonia móvel (E) a infovia

Questão 43. Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de nor-mas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cida-dãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negó-cios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvol-vimento das qualidades morais e à prática das atividades políti-cas”. O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite com-preender que a cidadania (A) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar. (B) era entendida como uma dignidade própria dos grupos soci-ais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade. (C) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participa-rem da vida cívica. (D) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vin-culadas aos tribunais. (E) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os pro-blemas da cidade.

Page 11: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1 º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 11

Questão 44. Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. Brancos e índios confronta-ram-se muitas vezes e mantiveramse separados. Na América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio pro-cesso de colonização, e a mestiçagem teve dimensões significati-vas. Tanto na América inglesa quanto na portuguesa, as popula-ções indígenas foram muito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrota-dos pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes, escravi-zados. No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa (A) foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa. (B) mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa. (C) passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu ampla-mente com os indígenas da América inglesa. (D) diferenciaram-se dos indígenas da América inglesa por terem suas terras devolvidas. (E) resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.

Questão 45. A Lei Federal n0. 11.097/2005 dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e fixa em 5%, em volu-me, o percentual mínimo obrigatório a ser adicionado ao óleo diesel vendido ao consumidor. De acordo com essa lei, biocom-bustível é "derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil". A introdução de biocombustíveis na matriz energética brasileira (A) colabora na redução dos efeitos da degradação ambiental global produzida pelo uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo. (B) provoca uma redução de 5% na quantidade de carbono emi-tido pelos veículos automotores e colabora no controle do des-matamento. (C) incentiva o setor econômico brasileiro a se adaptar ao uso de uma fonte de energia derivada de uma biomassa inesgotável. (D) aponta para pequena possibilidade de expansão do uso de biocombustíveis, fixado, por lei, em 5% do consumo de deriva-dos do petróleo. (E) diversifica o uso de fontes alternativas de energia que redu-zem os impactos da produção do etanol por meio da monocultura da cana de açúcar.

Page 12: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 12

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 46 a 90.

Questão 46. Na figura abaixo está esquematizado um tipo de usina utili-zada na geração de eletricidade.

Analisando o esquema, é possível identificar que se trata de uma usina: (A) hidrelétrica, porque a água corrente baixa a temperatura da turbina. (B) hidrelétrica, porque a usina faz uso da energia cinética da água. (C) termoelétrica, porque no movimento das turbinas ocorre aquecimento. (D) eólica, porque a turbina é movida pelo movimento da água. (E) nuclear, porque a energia é obtida do núcleo das moléculas de água.

Questão 47.

São características do tipo de reprodução representado na tirinha: (A) simplicidade, permuta de material gênico e variabilidade genética. (B) rapidez, simplicidade e semelhança genética. (C) variabilidade genética, mutação e evolução lenta. (D) gametogênese, troca de material gênico e complexidade. (E) clonagem, gemulação e partenogênese.

Questão 48. Chuva ácida é o termo utilizado para designar precipitações com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substâncias que contribuem para esse processo são os óxidos de nitrogênio e de enxofre provenientes da queima de combustíveis fósseis e, tam-bém, de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva ácida ultrapassam fronteiras políticas regionais e nacionais. A amplitude geográfica dos efeitos da chuva ácida está relacionada principalmente com

(A) a circulação atmosférica e a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre. (B) a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e a rede hidrográfica. (C) a topografia do local das fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos. (D) a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos. (E) a rede hidrográfica e a circulação atmosférica.

Questão 49. A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se direta-mente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmos-fera: o desmatamento.

(A) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada. (B) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4. (C) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera. (D) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor. (E) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminu-indo a capacidade delas de reter calor.

Questão 50. O resultado da conversão direta de energia solar é uma das várias formas de energia alternativa de que se dispõe. O aquecimento solar é obtido por uma placa escura coberta por vidro, pela qual passa um tubo contendo água. A água circula, conforme mostra o esquema abaixo.

São feitas as seguintes afirmações quanto aos materiais utilizados no aquecedor solar: I. o reservatório de água quente deve ser metálico para conduzir melhor o calor. II. a cobertura de vidro tem como função reter melhor o calor, de forma semelhante ao que ocorre em uma estufa. III. a placa utilizada é escura para absorver melhor a energia radiante do Sol, aquecendo a água com maior eficiência.

Água

Gerador

Turbina

Torre detransmissão

h

Page 13: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 13

Dentre as afirmações acima, pode-se dizer que, apenas está(ão) correta(s): (A) I. (B) I e II. (C) II. (D) I e III. (E) II e III.

Questão 51. A biodigestão anaeróbica, que se processa na ausência de ar, permite a obtenção de energia e materiais que podem ser utiliza-dos não só como fertilizante e combustível de veículos, mas também para acionar motores elétricos e aquecer recintos.

O material produzido pelo processo esquematizado acima e utili-zado para geração de energia é o (A) biodiesel, obtido a partir da decomposição de matéria orgâ-nica e(ou) por fermentação na presença de oxigênio. (B) metano (CH4), biocombustível utilizado em diferentes má-quinas. (C) etanol, que, além de ser empregado na geração de energia elétrica, é utilizado como fertilizante. (D) hidrogênio, combustível economicamente mais viável, pro-duzido sem necessidade de oxigênio. (E) metanol, que, além das aplicações mostradas no esquema, é matéria-prima na indústria de bebidas.

Questão 52. A Lei Federal n.º 11.097/2005 dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e fixa em 5%, em volu-me, o percentual mínimo obrigatório a ser adicionado ao óleo diesel vendido ao consumidor. De acordo com essa lei, biocom-bustível é “derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil”. A introdução de biocombustíveis na matriz energética brasileira

(A) colabora na redução dos efeitos da degradação ambiental global produzida pelo uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo. (B) provoca uma redução de 5% na quantidade de carbono emi-tido pelos veículos automotores e colabora no controle do des-matamento. (C) incentiva o setor econômico brasileiro a se adaptar ao uso de uma fonte de energia derivada de uma biomassa inesgotável. (D) aponta para pequena possibilidade de expansão do uso de biocombustíveis, fixado, por lei, em 5% do consumo de deriva-dos do petróleo. (E) diversifica o uso de fontes alternativas de energia que redu-zem os impactos da produção do etanol por meio da monocultu-ra da cana-de-açúcar.

Questão 53. Todas as reações químicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informações. A meta desse programa é a auto-replicação de todos os componentes do sistema, incluin-do-se a duplicação do próprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa está inscrito. Cada reprodução pode estar associada a pequenas modificações do programa.

São indispensáveis à execução do “programa” mencionado aci-ma processos relacionados a metabolismo, autoreplicação e mu-tação, que podem ser exemplificados, respectivamente, por:

(A) fotossíntese, respiração e alterações na seqüência de bases nitrogenadas do código genético. (B) duplicação do RNA, pareamento de bases nitrogenadas e digestão de constituintes dos alimentos. (C) excreção de compostos nitrogenados, respiração celular e digestão de constituintes dos alimentos. (D) respiração celular, duplicação do DNA e alterações na se-qüência de bases nitrogenadas do código genético. (E) fotossíntese, duplicação do DNA e excreção de compostos nitrogenados.

Questão 54. A tabela abaixo resume alguns dados importantes sobre os satéli-tes de Júpiter.

Nome Diâmetro

(km)

Distância média ao centro de Júpiter

(km)

Período orbital (dias terrestres)

Io 3.642 421.800 1,8 Europa 3.138 670.900 3,6 Ganimedes 5.262 1.070.000 7,2 Calisto 4.800 1.880.000 16,7 Ao observar os satélites de Júpiter pela primeira vez, Galileu Galilei fez diversas anotações e tirou importantes conclusões sobre a estrutura de nosso universo. A figura abaixo reproduz uma anotação de Galileu referente a Júpiter e seus satélites.

1 2 3 4

De acordo com essa representação e com os dados da tabela, os pontos indicados por 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, a: (A) Io, Europa, Ganimedes e Calisto. (B) Ganimedes, Io, Europa e Calisto. (C) Europa, Calisto, Ganimedes e Io. (D) Calisto, Ganimedes, Io e Europa. (E) Calisto, Io, Europa e Ganimedes.

Page 14: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 14

Questão 55. Analise a figura

Supondo que seja necessário dar um título para essa figura, a alternativa que melhor traduziria o processo representado seria: (A) Concentração média de álcool no sangue ao longo do dia. (B) Variação da frequência da ingestão de álcool ao longo das horas. (C) Concentração mínima de álcool no sangue a partir de dife-rentes dosagens. (D) Estimativa de tempo necessário para metabolizar diferentes quantidades de álcool. (E) Representação gráfica da distribuição de frequência de álcool em determinada hora do dia. Questão 56. Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhelhos pirobetuminosos, mais conhecidos como xistos pirobetuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém as dificuldades inerentes aos diversos processos, notada-mente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuíram para impedir que essa atividade se expandisse. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facil-mente manuseado e armazenado. Internet: <www2.petrobras.com.br> (com adaptações).

A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos (A) ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interfe-rência no solo e no subsolo. (B) técnicos: a fluidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso demande troca de equipamentos. (C) econômicos: é baixo o custo da mineração e da produção de xisto. (D) políticos: a importação de xisto, para atender o mercado interno, ampliará alianças com outros países. (E) estratégicos: a entrada do xisto no mercado é oportuna dian-te da possibilidade de aumento dos preços do petróleo

Questão 57. Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e tam-bém uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria: (A) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contami-nação viral. (B) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, indu-zindo a síntese de enzimas protetoras. (C) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano. (D) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos. (E) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

Questão 58. A energia térmica liberada em processos de fissão nuclear pode ser utilizada na geração de vapor para produzir energia mecânica que, por sua vez, será convertida em energia elétrica. Abaixo está representado um esquema básico de uma usina de energia nucle-ar.

A partir do esquema são feitas as seguintes afirmações: I. a energia liberada na reação é usada para ferver a água que, como vapor a alta pressão, aciona a turbina. II. a turbina, que adquire uma energia cinética de rotação, é aco-plada mecanicamente ao gerador para produção de energia elé-trica. III. a água depois de passar pela turbina é pré-aquecida no con-densador e bombeada de volta ao reator. Dentre as afirmações acima, somente está(ão) correta(s): (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

Questão 59. Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático.Nos anfíbios, a pele é de fundamen-tal importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conservar-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microorganismos e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam: (A) Lei do uso e do desuso. (B) Atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele. (C) Transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes (D) Futura extinção destes organismos, pois estão mal adaptados. (E) Seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem.

Page 15: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 15

Questão 60. A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%,e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos.Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolu-ção Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativa-mente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.

Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é (A) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada. (B) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4. (C) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera. (D) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor. (E) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminu-indo a capacidade delas de reter calor.

Questão 61. O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compar-timentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a im-portância da substituição de combustíveis fósseis por combustí-veis de fontes renováveis.

A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbo-no, pois provoca

(A) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. (B) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores. (C) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal. (D) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. (E) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos. Questão 62. A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta.

Três dessas fotografias estão reproduzidas abaixo.

As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos: (A) III, V e II. (B) II, III e V. (C) II, IV e III. (D) I, II e III. (E) I, II e V.

Questão 63. O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compar-timentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a im-portância da substituição de combustíveis fósseis por combustí-veis de fontes renováveis. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbo-no, pois provoca (A) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. (B) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores. (C) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal. (D) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. (E) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

Questão 64. Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresen-tava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condi-ções de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de ilumina-ção solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:

(A) os genótipos e os fenótipos idênticos. (B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes. (C) diferenças nos genótipos e fenótipos. (D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes. (E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

Questão 65. Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, são encontra-das populações de determinada espécie de lagarto que se repro-duzem por partenogênese. Essas populações são constituídas, exclusivamente, por fêmeas que procriam sem machos, gerando apenas fêmeas. Isso se deve a mutações que ocorrem ao acaso nas populações bissexuais. Avalie as afirmações seguintes, rela-tivas a esse processo de reprodução. I - Na partenogênese, as fêmeas dão origem apenas a fêmeas, enquanto, nas populações bissexuadas, cerca de 50% dos filhotes são fêmeas. II - Se uma população bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenogênese, esta ultima desaparece. III - Na partenogênese, um número x de fêmeas e capaz de pro-duzir o dobro do numero de descendentes de uma população bissexuada de x indivíduos, uma vez que, nesta, só a fêmea põe ovos. É correto o que se afirma: (A) apenas em I. (B) apenas em II. (C) apenas em I e III. (D) apenas em II e III. (E) em I, II e III.

Page 16: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 16

Questão 66. As cidades de Quito e Cingapura encontram-se próximas à linha do Equador e em pontos diariamente opostos no globo terrestre. Considerando o raio da Terra igual a 6370 km, pode-se afirmar que um avião saindo de Quito, voando em média 800 km/h, descontando as paradas de escala, chega a Cingapura em apro-ximadamente: (A) 16 horas (B) 20 horas (C) 25 horas (D) 32 horas (E) 36 horas

Questão 67. Ao utilizarmos um copo descartável não nos damos conta do longo caminho pelo qual passam os átomos ali existentes, antes e após esse uso. O processo se inicia com a extração do petróleo, que é levado às refinarias para separação de seus componentes. A partir da matéria-prima fornecida pela indústria petroquímica, a indústria química produz o polímero à base de estireno, que é moldado na forma de copo descartável ou de outros objetos, tais como utensílios domésticos. Depois de utilizados, os copos são descartados e jogados no lixo para serem reciclados ou deposi-tados em aterros. Materiais descartáveis, quando não reciclados, são muitas vezes rejeitados e depositados indiscriminadamente em ambientes naturais. Em consequência, esses materiais são mantidos na natureza por longo período de tempo. No caso de copos plásticos constituídos de polímeros à base de produtos petrolíferos, o ciclo de existência deste material passa por vários processos que envolvem

(A) a decomposição biológica, que ocorre em aterros sanitários, por micro-organismos que consomem plásticos com estas carac-terísticas apolares. (B) a polimerização, que é um processo artificial inventado pelo homem, com a geração de novos compostos resistentes e com maiores massas moleculares. (C) a decomposição química, devido à quebra de ligações das cadeias poliméricas, o que leva à geração de compostos tóxicos ocasionando problemas ambientais. (D) a polimerização, que produz compostos de propriedades e características bem definidas, com geração de materiais com ampla distribuição de massa molecular. (E) a decomposição, que é considerada uma reação química porque corresponde à união de pequenas moléculas, denomina-dos monômeros, para a formação de oligômeros.

Questão 68. Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexati-dões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do univer-so, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas.

A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que:

(A) Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais. (B) Copérnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto político do Rei Sol.

(C) Copérnico viveu em uma época em que a pesquisa científica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades. (D) Kepler estudou o planeta Marte para atender às necessidades de expansão econômica e científica da Alemanha. (E) Kepler apresentou uma teoria científica que, graças aos mé-todos aplicados, pôde ser testada e generalizada.

Questão 69. Quando um reservatório de água é agredido ambientalmente por poluição de origem doméstica ou industrial, uma rápida provi-dência é fundamental para diminuir os danos ecológicos. Como o monitoramento constante dessas águas demanda aparelhos caros e testes demorados, cientistas têm se utilizado de biodetectores, como peixes que são colocados em gaiolas dentro da água, po-dendo ser observados periodicamente. Para testar a resistência de três espécies de peixes, cientistas separaram dois grupos de cada espécie, cada um com cem pei-xes, totalizando seis grupos. Foi, então, adicionada a mesma quantidade de poluentes de origem doméstica e industrial, em separado. Durante o período de 24 horas, o número de indivíduos passou a ser contado de hora em hora. Os resultados são apresentados abaixo.

Pelos resultados obtidos, a espécie de peixe mais indicada para ser utilizada como detectora de poluição, a fim de que sejam tomadas providências imediatas, seria: (A) a espécie I , pois sendo menos resistente à poluição, morreria mais rapidamente após a contaminação. (B) a espécie II , pois sendo a mais resistente, haveria mais tempo para testes. (C) a espécie III , pois como apresenta resistência diferente à poluição doméstica e industrial, propicia estudos posteriores. (D) as espécies I e III juntas, pois tendo resistência semelhante em relação à poluição permitem comparar resultados. (E) as espécies II e III juntas, pois como são pouco tolerantes à poluição, propiciam um rápido alerta.

Page 17: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 17

Questão 70. A tabela a seguir registra a pressão atmosférica em diferentes altitudes, e o gráfico relaciona a pressão de vapor da água em função da temperatura

Altitude (km) Pressão atmosférica

(mm Hg) 0 1 2 4 6 8 10

760 600 480 300 170 120 100

Um líquido, num frasco aberto, entra em ebulição a partir do momento em que a sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica. Assinale a opção correta, considerando a tabela, o gráfico e os dados apresentados, sobre as seguintes cidades:

Localidade Altitude (m) Natal (RN) 0 (nível do mar) Campos do Jordão (SP) 1628 Pico da Neblina (RR) 3014

A temperatura de ebulição será: (A) maior em Campos do Jordão. (B) menor em Natal. (C) menor no Pico da Neblina. (D) igual em Campos do Jordão e Natal. (E) não dependerá da altitude.

Questão 71. No século XXI, racionalizar o uso da energia é uma necessidade imposta ao homem devido ao crescimento populacional e aos problemas climáticos que o uso da energia, nos moldes em que vem sendo feito, tem criado para o planeta. Assim, melhorar a eficiência no consumo global de energia torna-se imperativo. O gráfico, a seguir, mostra a participação de vários setores da ativi-dade econômica na composição do PIB e sua participação no consumo final de energia no Brasil.

Considerando os dados apresentados, a fonte de energia primária para a qual uma melhoria de 10% na eficiência de seu uso resul-taria em maior redução no consumo global de energia seria. (A) o carvão. (B) o petróleo. (C) a biomassa. (D) o gás natural. (E) a hidroeletricidade.

Questão 72. O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores pro-porções na água da chuva são o H2CO3, formado pela reação do CO2 atmosférico com a água, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxo-fre gerados pela queima de combustíveis fósseis. A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênti-cas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas? (A) HNO3 e HNO2. (B) H2SO4 e H2SO3. (C) H2SO3 e HNO2. (D) H2SO4 e HNO3. (E) H2CO3 e H2SO3.

0

100

200

300

400

500

600

700

800

0 20 40 60 80 100 120

Pre

ssão

de

vapo

r da

águ

a em

mm

Hg

Temperatura

Page 18: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 18

Questão 73. Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisa-dores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesqui-sadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.

A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,

(A) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno. (B) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos. (C) o progresso na técnica da síntese química de hormônios. (D) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos. (E) a criação de animais transgênicos.

Utilize o texto a seguir para responder às questões 74 e 75: No primeiro dia do inverno no Hemisfério Sul, uma atividade de observação de sombras é realizada por alunos de Macapá, Porto Alegre e Recife. Para isso, utiliza-se uma vareta de 30 cm finca-da no chão na posição vertical. Para marcar o tamanho e a posi-ção da sombra, o chão é forrado com uma folha de cartolina, como mostra a figura:

Nas figuras abaixo, estão representadas as sombras projetadas pelas varetas nas três cidades, no mesmo instante, ao meio-dia. A linha pontilhada indica a direção Norte-Sul.

NORTE

SUL

NORTE

SUL

NORTE

SUL

MacapáPorto AlegreRecife

Questão 74. Levando-se em conta a localização destas três cidades no mapa, podemos afirmar que os comprimentos das sombras serão tanto maiores quanto maior for o afastamento da cidade em relação ao (A) litoral. (B) Equador. (C) nível do mar. (D) Trópico de Capricórnio. (E) Meridiano de Greenwich.3

Questão 75. Pelos resultados da experiência, num mesmo instante, em Recife a sombra se projeta à direita e nas outras duas cidades à esquerda da linha pontilhada na cartolina. É razoável, então, afirmar que existe uma localidade em que a sombra deverá estar bem mais próxima da linha pontilhada, em vias de passar de um lado para o outro. Em que localidade, dentre as listadas abaixo, seria mais provável que isso ocorresse? (A) Natal. (B) Manaus. (C) Cuiabá. (D) Brasília. (E) Boa Vista.

Questão 76. Programas de reintrodução de animais consistem em soltar indi-víduos, criados em cativeiro, em ambientes onde sua espécie se encontra ameaçada ou extinta. O mico-leão-dourado da Mata Atlântica faz parte de um desses programas. Como faltam aos micos criados em cativeiro habili-dades para sobreviver em seu habitat, são formados grupos soci-ais desses micos com outros capturados na natureza, antes de soltá-los coletivamente. O gráfico mostra o número total de mais, em uma certa região, a cada ano, aolongo de um programa de reintrodução desse tipo.

A análise do gráfico permite concluir que o sucesso do programa deveu-se (A) à adaptação dos animais nascidos em cativeiro ao ambiente natural, mostrada pelo aumento do número de nascidos na natu-reza. (B) ao aumento da população total, resultante da reintrodução de um número cada vez maior de animais. (C) à eliminação dos animais nascidos em cativeiro pelos nasci-dos na natureza, que são mais fortes e selvagens. (D) ao pequeno número de animais reintroduzidos, que se manti-veram isolados da população de nascidos na natureza. (E) à grande sobrevivência dos animais reintroduzidos, que com-pensou a mortalidade dos nascidos na natureza.

Macapá

Porto Alegre

Florianópolis

Curitiba

São PauloTrópico de Capricórnio

Equador

Rio de Janeiro

Belo HorizonteVitória

GoiâniaBrasília

SalvadorCuiabá

São LuísBelém

Fortaleza

Boa Vista

Teresina

Natal

Recife

Aracaju

Porto Velho

Manaus

Page 19: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM.

Questão 77. No nosso dia a dia deparamo-nos com muitas tarefas pequenas e problemas que demandam pouca energia para serem resolvidos e, por isso, não consideramos a eficiência energética de nossas ações. No global, isso significa desperdiçar muito calorderia ainda ser usado como fonte de energia para outros procesos. Em ambientes industriais, esse reaproveitamento é feito por um processo chamado de cogeração. A figura a seguir ilustra um exemplo de cogeração na produção de energia elétrica.

Em relação ao processo secundário de aproveitamento de energia ilustrado na figura, a perda global de energia é reduzida por meio da transformação de energia (A) térmica em mecânica (B) mecânica em térmica (C) química em térmica (D) química em mecânica (E) elétrica em Luminosa

Questão 78. A panela de pressão permite que os alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Sua tampa possui uma borracha de vedação que não deixa o vapor escapar, a não ser através de um orifício central sobre o qual assenta um peso que controla a pressão. Quando em uso, desenvolve-se uma pressão elevada no seu interior. Para a sua operação segura, é necessário observar a limpeza do orifício central e a existência de uma válvula de seguransituada na tampa. O esquema da panela de pressão e um diagrama de fase da água são apresentados abaixo.

Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM.

nos com muitas tarefas pequenas e problemas que demandam pouca energia para serem resolvidos e, por isso, não consideramos a eficiência energética de nossas ações. No global, isso significa desperdiçar muito calor que po-deria ainda ser usado como fonte de energia para outros proces-sos. Em ambientes industriais, esse reaproveitamento é feito por um processo chamado de cogeração. A figura a seguir ilustra um exemplo de cogeração na produção de energia elétrica.

relação ao processo secundário de aproveitamento de energia

ilustrado na figura, a perda global de energia é reduzida por meio

A panela de pressão permite que os alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Sua tampa possui uma borracha de vedação que não deixa o

orifício central sobre o qual assenta um peso que controla a pressão. Quando em uso,

se uma pressão elevada no seu interior. Para a sua operação segura, é necessário observar a limpeza do orifício central e a existência de uma válvula de segurança, normalmente

O esquema da panela de pressão e um diagrama de fase da água

A vantagem do uso de panela de pressão é a rapidez para o czimento de alimentos e isto se deve(A) à pressão no seu interior, que é(B) à temperatura de seu interior, que está acima da temperatura de ebulição da água no local. (C) à quantidade de calor adicional que é transferida à panela.(D) à quantidade de vapor que está sendo liberada pela válvula.(E) à espessura da sua parede, que é maior que a das panelas comuns.

Questão 79. A curcumina, substância encontrada no pó amareloextraído da raiz da cúrcuma ou açafrãoga), aparentemente, poderia ajudar a combater vários tipos de câncer, o mal de Parkinson e de Alzheimer e até mesmo retardar o envelhecimento. Usada há quatro milênios por algumas cultras orientais, apenas nos últimos anos passou a ser investigada pela ciência ocidental.

(A) Éter e Álcool (B) Éter e Fenol (C) Éster e fenol (D) Aldeído e enol (E) Aldeído e Éster

Questão 80. A economia moderna depende da disponibilidade de muita enegia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levadem consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais.

Em uma situação hipotética, optouhidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegandoental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se (A) a poluição da água por metais da usina.(B) a destruição do habitat de animais terrestres.(C) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.(D) o consumo não renovável de toda água que passa pelas tubinas. (E) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à

19

A vantagem do uso de panela de pressão é a rapidez para o co-zimento de alimentos e isto se deve

à pressão no seu interior, que é igual à pressão externa. à temperatura de seu interior, que está acima da temperatura

à quantidade de calor adicional que é transferida à panela. à quantidade de vapor que está sendo liberada pela válvula.

spessura da sua parede, que é maior que a das panelas

A curcumina, substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz da cúrcuma ou açafrão-da-índia (Curcuma lon-ga), aparentemente, poderia ajudar a combater vários tipos de câncer, o mal de Parkinson e de Alzheimer e até mesmo retardar o envelhecimento. Usada há quatro milênios por algumas cultu-ras orientais, apenas nos últimos anos passou a ser investigada

A economia moderna depende da disponibilidade de muita ener-gia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e

Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambi-ental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região,

a poluição da água por metais da usina. de animais terrestres.

ento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera. o consumo não renovável de toda água que passa pelas tur-

o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.

Page 20: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 20

Questão 81. Devido ao seu alto teor de sais, a água do mar é imprópria para o consumo humano e para a maioria dos usos da água doce. No entanto, para a indústria, a água do mar é de grande interesse, uma vez que os sais presentes podem servir de matérias primas importantes para diversos processos. Nesse Contexto, devido a sua simplicidade e ao seu baixo potencial de impacto ambiental, o método da precipitação fracionada tem sido utilizado para obtenção dos sais presentes na água do mar.

Tabela: Solubilidade da água de alguns compostos presentes na água do mar a 25ºC.

Suponha que uma indústria objetiva separar determinados sais de uma amostra de água do mar a 25ºC, por meio da precipitação fracionada. Se essa amostra contiver somente os sais destacados na tabela, a seguinte ordem de precipitação será verificada:

(A) carbonato de cálcio, sulfato de cálcio, cloreto de sódio e sulfato de magnésio, cloreto de magnésio e por último, brometo de sódio. (B) brometo de sódio, cloreto de magnésio, cloreto de sódio e sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e por último carbonato de cálcio (C) cloreto de magnésio, sulfato de magnésio e cloreto de sódio, sulfato de cálcio, carbonato de cálcio e por, último brometo de sódio. (D) brometo de sódio, carbonato de cálcio, sulfato de cálcio, cloreto de sódio e sulfato de magnésio e por, último cloreto de magnésio. (E) cloreto de sódio, sulfato de magnésio, carbonato de cálcio, sulfato de cálcio, cloreto de magnésio e por, último brometo de sódio. Questão 82. Quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica, como na figura, a resistência elétrica total do circuito diminui muito, estabelecendo-se nele uma corrente muito elevada.

O super aquecimento da fiação, devido a esse aumento da cor-rente elétrica, pode ocasionar incêndios, que seriam evitados instalando-se fusíveis e disjuntores que interrompem essa corren-te, quando a mesma atinge um valor acima do especificado nes-ses dispositivos de proteção. Suponha que um chuveiro instalado em uma rede elétrica de 110 V, em uma residência, possua três posições de regulagem de

temperatura de água. Na posição verão utiliza 2100 W, na posi-ção primavera, 2400 W, e na posição inverno, 3200 W. Deseja-se que o chuveiro funcione em qualquer uma das três posições de regulagem de temperatura, sem que haja riscos de incêndio. Qual deve ser o valor mínimo adequado do disjuntor a ser utilizado? (A) 40A (B) 30 A (C) 25A (D) 23A (E) 20A

Questão 83. A energia geotérmica tem sua origem no núcleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4.000 ºC. Essa energia é primeiramente produzida pela decomposição de materiais radia-tivos dentro do planeta. Em fontes geotérmicas, a água, aprisio-nada em um reservatório subterrâneo, é aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas pressões, podendo atingir tempera-turas de até 370 ºC sem entrar em ebulição. Ao ser liberada na superfície, à pressão ambiente, ela se vaporiza e se resfria, for-mando fontes ou gêiseres. O vapor de poços geotérmicos é sepa-rado da água e é utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A água quente pode ser utilizada para aqueci-mento direto ou em usinas de dessalinização. Depreende-se das informações acima que as usinas geotérmicas (A) utilizam a mesma fonte primária de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas. (B) funcionam com base na conversão de energia potencial gravitacional em energia térmica. (C) podem aproveitar a energia química transformada em térmica no processo de dessalinização. (D) assemelham-se às usinas nucleares no que diz respeito à conversão de energia térmica em cinética e, depois, em elétrica. (E) transformam inicialmente a energia solar em energia cinética e, depois, em energia térmica.

Questão 84. Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pode observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam: 1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é

despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroímã para a retirada de materiais metálicos.

2. Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda usina.

3. O caldo primário, resultante do esmagamento, é passado por filtros e sofre tratamento para transformar-se em açúcar refi-nado e etanol.

Com base nos destaques da observação dos alunos, quais opera-ções físicas de separação de materiais foram realizadas nas eta-pas de beneficiamento da cana-de-açúcar? (A) Separação mecânica, extração, decantação. (B) Separação magnética, combustão, filtração. (C) Separação magnética, extração, filtração. (D) Imantação, combustão, filtração (E) Imantação, destilação, filtração.

Page 21: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Pré-Vestibular · PDF file... descreve a sociedade utilizando a noção posterior de ... seus conterrâneos e abaixo dos de ... o

1º Dia de Simulado ENEM do Pré Vestibular CEASM. 21

Questão 85.

A fonte de energia representada na figura, considerada uma das mais limpas e sustentáveis do mundo, é extraída do calor gerado (A) pela circulação do magma no subsolo. (B) pelas circulações constantes dos vulcões (C) pelo sol que aquece as águas com radiação ultravioleta. (D) pela queima do carvão e combustíveis fósseis. (E) pelos detritos e cinzas vulcânicas.

Questão 86.

Os quadrinhos mostram, por meio da projeção da sombra da árvore e do meio, a sequência de períodos do dia: matutino, meio dia e vespertino, que é determinada. (A) pela posição vertical da arvore e do menino. (B) pela posição do menino em relação à árvore. (C) pelo movimento aparente do Sol em torno na Terra. (D) pelo fuso horário específico de cada ponto da superfície da Terra. (E) pela estação do ano, sendo que no inverno os dias são mais curtos que no verão.

Questão 87.

Três dos quatro tipos de testes atualmente empregados para a detecção de príons patogênicos em tecidos cerebrais de gado morto são mostrados nas figuras a seguir. Uma vez identificado um animal morto infectado, funcionários das agências de saúde pública e fazendeiros podem removê-lo do suprimento alimentar ou rastrear os alimentos infectados que o animal possa ter con-sumido. Analisando os testes I, II E III, pçara a detecção de príons pato-gênicos, identifique as condições em que os resultados foram positivos para a presença de príons nos três testes. (A) Animal A, lâmina B e gel A. (B) Animal A, lâmina A e gel B. (C) Animal B, lâmina A e gel B. (D) Animal B, lâmina B e gel A. (E) Animal A, lâmina B e gel B.

Questão 88. As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcan-çariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera. Com ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da: (A) reflexão. (B) refração. (C) difração. (D) polarização. (E) interferência.

Questão 89. Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual a forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo causar o menor impacto ambiental? (A) Termelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração. (B) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tido de energia. (C) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população. (D) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega a superfície do local. (E) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.

Questão 90. Com objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro on-das,planejou-se o aquecimento em 10ºC de amostras de diferen-tes substancias, cada uma com determinada massa, em cinco fornos de marcas distintas. Nesse teste, cada forno operou à potencia máxima. O forno mais eficiente foi aquele que (A) forneceu a maior quantidade de energia às amostras (B) cedeu energia à amostra de maior massa em mais tempo. (C) forneceu a maior quantidade de energia em menos tempo. (D) cedeu energia à amostra de menor calor específico mais lentamente. (E) forneceu a menor quantidade de energia às amostras em menos tempo.