CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode...

13
RECUPERAÇÃO 2ª SÉRIE - 2B FÍSICA QUESTÃO 01 Um motor à vapor realiza um trabalho de 12kJ quando lhe é fornecido uma quantidade de calor igual a 23kJ. Qual a capacidade percentual que o motor tem de transformar energia térmica em trabalho? QUESTÃO 02 Qual o rendimento máximo teórico de uma máquina à vapor, cujo fluido entra a 560ºC e abandona o ciclo a 200ºC? QUESTÃO 03 Explique, corretamente, o funcionamento do esquema abaixo: QUESTÃO 04 Para o gráfico abaixo, explique o que acontece com o trabalho nas etapas: A, B, C e D. QUESTÃO 05 (CEFET - PR) O 2° princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma:"É impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho."Por extensão, esse princípio nos leva a concluir que: a) sempre se pode construir máquinas térmicas cujo rendimento seja 100%; b) qualquer máquina térmica necessita apenas de uma fonte quente;

Transcript of CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode...

Page 1: CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica

RECUPERAÇÃO 2ª SÉRIE - 2B FÍSICA

QUESTÃO 01

Um motor à vapor realiza um trabalho de 12kJ quando lhe é fornecido uma quantidade de calor igual a 23kJ. Qual a capacidade percentual que o motor tem de transformar energia térmica em trabalho?

QUESTÃO 02

Qual o rendimento máximo teórico de uma máquina à vapor, cujo fluido entra a 560ºC e abandona o ciclo a 200ºC?

QUESTÃO 03

Explique, corretamente, o funcionamento do esquema abaixo:

QUESTÃO 04

Para o gráfico abaixo, explique o que acontece com o trabalho nas etapas: A, B, C e D.

QUESTÃO 05

(CEFET - PR) O 2° princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma:"É impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho."Por extensão, esse princípio nos leva a concluir que:

a) sempre se pode construir máquinas térmicas cujo rendimento seja 100%;b) qualquer máquina térmica necessita apenas de uma fonte quente;c) calor e trabalho não são grandezas homogêneas;d) qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor para uma fonte fria;e) somente com uma fonte fria, mantida sempre a 0°C, seria possível a uma certa máquina térmica converter integralmente calor em trabalho.

QUESTÃO 06

A imagem abaixo, refletida em um espelho plano, está correta? Justifique sua resposta.

Page 2: CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica

QUESTÃO 07

(UERJ) Uma garota, para observar seu penteado, coloca-se em frente a um espelho plano de parede, situado a 40 cm de uma flor presa na parte de trás dos seus cabelos. Buscando uma visão melhor do arranjo da flor no cabelo, ela segura, com uma das mãos, um pequeno espelho plano atrás da cabeça, a 15 cm da flor. A menor distância entre a flor e sua imagem, vista pela garota no espelho

de

parede, está próxima de:

a) 55 cm. b) 70 cm. c) 95 cm. d) 110 cm. e) 125 cm.

QUESTÃO 08

(PUC-SP) Num relógio de ponteiros, cada número foi substituído por um ponto. Uma pessoa, ao observar a imagem desse relógio refletida em um espelho plano, lê 8 horas. Se fizermos a leitura diretamente no relógio, verificaremos que ele está marcando:

a) 6h. b) 2h. c) 9h. d) 4h. e) 10h.

QUESTÃO 09

Determine o trabalho realizado por uma máquina de Carnot que recebe 2000 J de calor de uma fonte quente e trabalha sob as temperaturas de 400 K e 700 K.

a) 1000 J.b) 780 J.c) 800 J.d) 860 J.e) 560 J.

QUESTÃO 10

A cada ciclo, uma máquina térmica extrai 45 kJ de calor da sua fonte quente e descarrega 36 kJ de calor na sua fonte fria. O rendimento máximo que essa máquina pode ter é de

a) 20%. b) 25% c) 75% d) 80% e) 100%

QUESTÃO 11

(UEL-PR) A conservação de alimentos pelo frio é uma das

técnicas mais utilizadas no dia a dia, podendo ocorrer pelos processos de refrigeração ou de congelamento, conforme o tipo de alimento e o tempo de conservação desejado.

Sobre os refrigeradores, considere as afirmativas.

I – O refrigerador é uma máquina que transfere calor.II – O funcionamento do refrigerador envolve os ciclos de evaporação e de condensação do gás refrigerante.III – O gás refrigerante é uma substância com baixo calor latente de vaporização.

Page 3: CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica

IV – O processo de refrigeração realiza trabalho ao retirar calor da fonte fria e transferi-lo para a fonte quente.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e III são corretas.c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

QUESTÃO 12

(Efoa-MG) Um observador O e dois objetos P e Q posicionam-se em relação a um pequeno espelho plano E, como ilustra a figura.

Nessas condições, responda e justifique:

a) Existem as imagens de O, P e Q ?

b) Se existirem o observador O poderá vê-las da posição em que se encontra?

QUESTÃO 13

Quando são colocados 12 moles de um gás em um recipiente com êmbolo que mantém a pressão igual a da atmosfera, inicialmente ocupando 2m³. Ao empurrar-se o êmbolo, o volume ocupado passa a ser 1m³. Considerando a pressão atmosférica igual a 100000N/m², qual é o trabalho realizado sob o gás?

QUESTÃO 14

Uma transformação é dada pelo gráfico abaixo:

Qual o trabalho realizado por este gás?

Page 4: CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica

QUESTÃO 15

Foto: Reprodução

Como se forma a imagem refletida?

A imagem é formada atrás do espelho por meio de um cruzamento entre os prolongamentos dos raios incidentes no espelho. A imagem, em espelhos planos, sempre tem o mesmo tamanho do objeto refletido.

A distância entre o objeto e o espelho sempre será igual ao dobro da distância entre a imagem e o espelho, ou seja, são simétricos, e a imagem refletida é invertida com o objeto real.

As imagens são construídas devido ao prolongamento do raio refletido que passa por um ponto imagem virtual, chamado PIV, que fica atrás do espelho. Isso faz com que o observador veja um objeto com a sensação de que ele está localizado atrás do espelho.

O objeto e a imagem não serão sempre opostos, de forma que quando um for real, o outro com certeza será virtual. Dessa forma, quando se quer obter geometricamente a imagem de um objeto pontual, é necessário traçar por ele e através do espelho uma reta e delinear simetricamente o ponto imagem.

QUESTÃO 16

Sob pressão de 5,0 atmosferas, certa massa de gás perfeito ocupa o volume de 50 litros à temperatura de 100 K. Responda:

a) Sob que pressão o gás passa a ocupar o volume de 100 litros, quando sua temperatura for modificada para 400 K?

b) Em que temperatura o volume do gás será de 20 litros, se a pressão for modificada para 2,0 atmosferas?

c) Que volume o gás passará a ocupar se a temperatura for alterada para 200 K e a pressão para 4,0 atmosferas?

QUESTÃO 17

O estado inicial de determinada quantidade de gás perfeito é caracterizado pelos valores V1 = 5,0 litros para o volume, p1 = 3,0 atmosferas para a pressão e T1 = 50 kelvins para a temperatura. Determine:

a) a pressão final, sob a qual o volume é V2 = 10 litros e a temperatura é T2 = 400 kelvins

b) a temperatura em que o gás ocupa o volume V3 = 15 litros sob pressão p3 = 1,0 atmosferas

QUESTÃO 18

Certa quantidade de um gás ideal ocupa um volume de 30 litros à temperatura de 77 °C e sob pressão de 2,0 atmosferas. Responda:

Page 5: CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica

a) Qual o volume dessa quantidade de gás sob pressão de 8,0 atmosferas à temperatura de 427 °C?

b) Em que temperatura, expressa em graus Celsius, o volume do gás será 120 litros, mantida a pressão de 2,0 atmosferas?

QUESTÃO 19

(PUC-SP) Um gás ideal de massa constante sofre determinada transformação na qual a sua pressão duplica e o seu volume triplica. O que ocorre com a temperatura absoluta do referido gás?

a) não muda. b) duplica. c) cai para a metade.d) sextuplica. e) triplica.

QUESTÃO 20

Uma dada massa de gás perfeito está contida em um recipiente de capacidade 12 Litros, sobre pressão de 4,0 atm e temperatura de 27°C. Ao sofrer uma transformação isovolumétrica, sua pressão passa a 8,0 atm. A temperatura do gás nesse novo estado é:

a) 327 °C. b) 13,5°C. c) 54°C. d) 600°C. e) 700°C.

QUESTÃO 21

Um gás de um dos pneus de um jato comercial em vôo encontra-se à temperatura de –33°C. Na pista, imediatamente após o pouso, a temperatura do gás encontra-se a 87°C. Considerando que trata-se de um gás ideal e que o volume do pneu não varie, a razão entre as pressões inicial e final (P1/P2) é igual a:

a) 1/2. b) 2/3. c) 1/8. d) 9/5. e) 4/5.

QUESTÃO 22

Um pneu de bicicleta é calibrado a uma pressão de 4 atm em um dia frio, à temperatura de 7° C. Qual será a pressão de calibração no pneu quando a temperatura atinge 37 ° C ? Considere que a variação de volume do pneu é desprezível.

a) P1 = 4,43 Atm.

b) P1 = 5,43 Atm.

c) P1 = 6,43 Atm.

d) P1 = 7,43 Atm.

e) P1 = 8,43 Atm.

QUESTÃO 23  

Se o volume de um gás a -73° C for reduzido à sua metade num processo isobárico, qual deverá ser a sua temperatura final ?

QUESTÃO 24

Um gás ocupa um volume de 200 ml , a uma pressão de 380 mmHg a uma temperatura de 27° C. Seu volume nas condições normais de temperatura e pressão será:

Obs:  1 atm = 760 mmHg

QUESTÃO 25

Você brincou de encher, com ar, um balão de gás, na beira da praia, até um volume de 1 L e fechou. Em

Page 6: CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica

seguida, subiu uma encosta próxima carregando o balão, até uma altitude de 900 m, onde a pressão atmosférica é 10 % menor do que a pressão ao nível do mar. Considerando que a temperatura na praia e na encosta seja a mesma, o volume de ar no balão, em L, apos a subida, será de :

a) V1 = 6,21 L.

b) V1 = 7,11 L.

c) V1 = 8,11 L.

d) V1 = 9,11 L.

e) V1 = 1,11 L.

QUESTÃO 26

(CESGRANRIO)

Em qual das situações ilustradas acima a pilha está em curto-circuito?

a) somente em I. b) somente em II.c) somente em III. d) somente em I e II. e) em I, II e III.

QUESTÃO 27

(CFT-MG) A figura representa o modo como um estudante colocou quatro pilhas novas em sua lanterna.

Nessa situação, é correto afirmar que:

a) a lâmpada irá queimar. b) a lanterna não irá acender. c) as pilhas durarão pouco tempo. d) a luz emitida terá um brilho forte.

QUESTÃO 28

(ENEM-MEC)

Um curioso estudante, empolgado com a aula de circuito elétrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se da lâmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e de um fio com as extremidades descascadas, faz as seguintes ligações com a intenção de acender a lâmpada;

Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a lâmpada ascendeu?

a) (1), (3), (6) b) (3), (4), (5) c) (1), (3), (5) d) (1), (3), (7) e) (1), (2), (5)

QUESTÃO 29

(FGV-SP) Um gerador elétrico tem potência de 0,6kW quando percorrido por uma corrente de 50 A.

Qual sua força eletromotriz?

a) E=12V   b) E=13V   c) E=14V   d) E=15V   e) E=16V   QUESTÃO 30

Page 7: CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica

(UNAMA) Um motor de Carnot cujo reservatório à baixa temperatura está a 7,0°C apresenta um rendimento de 30%. A variação de temperatura, em Kelvin, da fonte quente a fim de aumentarmos seu rendimento para 50%, será de:

a) 400. b) 280. c) 160. d) 560. e) 600.

QUESTÃO 31

(CEFET – PR) O 2° princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: “É impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho.” Por extensão, esse princípio nos leva a concluir que:

a) sempre se pode construir máquinas térmicas cujo rendimento seja 100%;b) qualquer máquina térmica necessita apenas de uma fonte quente;c) calor e trabalho não são grandezas homogêneas;d) qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor para uma fonte fria;e) somente com uma fonte fria, mantida sempre a 0°C, seria possível a uma certa máquina térmica converter integralmente calor em trabalho.

QUESTÃO 32

(UFPF – RS) Um ciclo de Carnot trabalha entre duas fontes térmicas: uma quente em temperatura de 227°C e uma fria em temperatura -73°C. O rendimento desta máquina, em percentual, é de:

a) 10. b) 25. c) 35.

d) 50. e) 60.

QUESTÃO 33

(PUC-SP) O espelho esférico convexo de um retrovisor de automóvel tem raio de curvatura de 80cm.

Esse espelho conjuga, para certo objeto sobre o seu eixo principal, imagem 20 vezes menor. Nessas condições, a distância do objeto ao espelho, em metros, é de

a) 1,9. b) 3,8. c) 7,6. d) 9,5. e) 12.

QUESTÃO 34

(FUVEST-SP) A imagem de um objeto forma-se a 40 cm de um espelho côncavo com distância focal de 30 cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, é real, invertida e tem 3 cm de altura. Qual a posição do objeto.

a) 100cm. b) 110cm. c) 120cm. d) 130cm. e) 150cm.

QUESTÃO 35

(UFSCAR-SP) Uma mocinha possuía um grande espelho esférico côncavo que obedecia às condições de estigmatismo de Gauss. Com seu espelho, de raio de curvatura 3,0 m, estava acostumada a observar recentes

Page 8: CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica

cravos e espinhas. Certo dia, sem que nada se interpusesse entre ela e seu espelho, observando-o diretamente, a uma distância de 2,0 m da superfície refletora e sobre o eixo principal,

a) não pôde observar a imagem de seu rosto, que é de tamanho menor e em posição invertida.b) não pôde observar a imagem de seu rosto, que é de tamanho maior e em posição invertida.c) pôde observar a imagem de seu rosto em tamanho reduzido e disposta em posição direita.d) pôde observar a imagem de seu rosto em tamanho ampliado e disposta em posição direita.e) pôde observar a imagem de seu rosto em tamanho ampliado e disposta em posição invertida.

QUESTÃO 36

Diante de um espelho esférico, perpendicularmente ao seu eixo principal, é colocado um objeto luminoso a 15 cm do vértice. Deseja-se que a imagem correspondente seja projetada num anteparo e tenha quatro vezes o comprimento do objeto. Determine se a imagem é real ou virtual, direita ou invertida;

a) Virtual e invertida; b) Real e invertida; c) Real e Virtual; d) Virtual e direita; e) Direita e invertida;

QUESTÃO 37

Uma máquina térmica ideal opera recebendo 450 J de uma fonte de calor e liberando 300 J no ambiente. Uma segunda máquina térmica ideal opera recebendo 600 J e liberando 450 J. Quanto obteremos se dividirmos o rendimento da segunda máquina pelo rendimento da primeira máquina.

a) 0,2. b) 0,34. c) 0,45. d) 0,56. e) 0,75.

QUESTÃO 38

O espelho esférico convexo de um retrovisor de automóvel tem raio de curvatura de 80 cm. Esse espelho conjuga, para certo objeto sobre o seu eixo principal, imagem 20 vezes menor. Nessas condições, a distância do objeto ao espelho, em metros, é de:

a) 1,9. b) 3,8. c) 7,6. d) 9,5. e) 12.

QUESTÃO 39

Certa máquina térmica recebe 500 J de calor e realiza um trabalho de 125 cal. Sendo 1 cal = 4 J, marque a alternativa correta.

a) Essa máquina contraria a primeira lei da Termodinâmica.b) A máquina não contraria a segunda lei da Termodinâmica.c) O rendimento dessa máquina é de 25%.d) A máquina não contraria a primeira lei da Termodinâmica, que trata sobre a conservação da energia.e) Como o rendimento da máquina é de 25%, podemos afirmar que ela não contraria a primeira lei da Termodinâmica.

Texto para as questões 15 e 16: Em uma transformação isotérmica, mantida a 127°C, o volume de certa quantidade de gás, inicialmente sob pressão de 2,0 atm, passa de 10 para 20 litros. Considere a constante dos gases R, igual a 0,082 atm.R/mol . K.

QUESTÃO 40

(UFBA) Tendo em vista a transformação gasosa acima descrita, assinale o que for correto:

01) O produto nR varia entre 0,10atm . R/K e 0,050atm . R/K.02) A pressão final do gás foi de 1,0atm.04) A densidade do gás permaneceu constante.08) O produto nR tem um valor constante de 0,050atm . R/K.16) O produto nR tem um valor constante de 50atm.cm3/K.32) A densidade final do gás foi de 50% do valor inicial.

QUESTÃO 41

Page 9: CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica

(UFBA) Tendo em vista a transformação gasosa acima descrita, assinale o que for correto:

01) Na transformação, a densidade do gás é diretamente proporcional à pressão.02) A energia interna permaneceu constante.04) O sistema trocou calor com o meio ambiente.08) Como a temperatura permaneceu constante, o sistema não trocou calor com o meio ambiente.16) A energia interna aumentou.32) A quantidade de calor recebida é igual ao trabalho realizado pelo gás na expansão.64) A quantidade de calor trocado e o trabalho realizado são ambos nulos.

QUESTÃO 42

(UFF 2010) A figura mostra um objeto e sua imagem produzida por um espelho esférico.

Escolha a opção que identifica corretamente o tipo do espelho que produziu a imagem e a posição do objeto em relação a esse espelho.

a) O espelho é convexo e o objeto está a uma distância maior que o raio do espelho.b) O espelho é côncavo e o objeto está posicionado entre o foco e o vértice do espelho.c) O espelho é côncavo e o objeto está posicionado a uma distância maior que o raio do espelho.d) O espelho é côncavo e o objeto está posicionado entre o centro e o foco do espelho.e) O espelho é convexo e o objeto está posicionado a uma distância menor que o raio do espelho.

QUESTÃO 43

(UFPB 2008) Com relação a uma experiência envolvendo espelhos curvos, em um determinado laboratório, considere as afirmativas abaixo:

I. A imagem de um objeto, colocado na frente de um espelho convexo, é sempre virtual.II. A imagem de um objeto, colocado na frente de um espelho côncavo, é sempre real.III. A distância focal é sempre igual ao raio do espelho.

IV. A imagem de um objeto, projetada em um anteparo, é sempre real.

Estão corretas apenas:

a) III e IV. b) II e IV. c) I e IV. d) II e III. e) I e II.

QUESTÃO 44

Um objeto real O está diante de um espelho esférico côncavo de Gauss, conforme ilustra a figura ao lado. A distância entre esse objeto e sua respectiva imagem conjugada é de

a) 25.cm.

b) 30.cm.

c) 32,5.cm.

d) 52,5 cm.

e) 87,5 cm.

QUESTÃO 45

Um espelho esférico côncavo tem raio de curvatura igual a 80 cm. Para um objeto real colocado

Page 10: CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica

perpendicularmente sobre o seu eixo principal, é correto afirmar que,

a) estando o objeto a 60 cm do espelho, a sua imagem será virtual. b) estando o objeto a 80 cm do espelho, a sua imagem será real com o mesmo tamanho do objeto. c) estando o objeto a 40 cm do espelho, a sua imagem será virtual. d) estando o objeto a 90 cm do espelho, a sua imagem será maior. e) estando o objeto a 20 cm do espelho, a sua imagem será real.

QUESTÃO 46

Qual será a resistência interna para um gerador que possui fem igual a 50 V e rendimento de 60 % quando percorrido por uma corrente de 2,5 A?

a) 8 Ω b) 4 Ω c) 2 Ω d) 16 Ω e) 20 Ω

QUESTÃO 47

Um determinado gerador, que possui fem 2,0 V e resistência interna 0,5 Ω, está associado em série a uma pequena lâmpada de resistência 2 Ω. Determine a tensão elétrica existente entre os terminais do gerador.

a) 1,5 b) 1,2 c) 1,6 d) 1,8 e) 2,0

QUESTÃO 48

No circuito abaixo, um gerador de f.e.m. 8V, com resistência interna de 1Ω, está ligado a um resistor de 3 Ω.

Qual o valor da ddp entre os terminais A e B do gerador?

a) 6v b) 7v c) 8v d) 9v e) 10v

QUESTÃO 49

Qual a corrente gerada pelo circuito abaixo?

a) 2A b) 3A c) 4A d) 5A e) 6A

QUESTÃO 50

Dado o circuito GERADOR, determine a corrente elétrica através do gerador.

Page 11: CENTRO EDUCACIONAL “LATO SENSU” · Web view(CEFET - PR) O 2 princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica

a) 6A b) 5A c) 4A d) 3A e) 2A.