CESGRANRIO 2004

27
1. (Cesgranrio 2004) O estado físico dos compostos químicos pode ser reconhecido e justificado por meio das ligações interatômicas e intermoleculares que ocorrem, respectivamente, entre os átomos que formam as moléculas e entre as próprias moléculas. A água, por exemplo, em condições ambientais, é um solvente líquido, e as suas moléculas possuem um tipo especial de atração entre si, como decorrência da presença de pólos opostos em sua estrutura molecular. Trata-se da ligação hidrogênio ou ponte de hidrogênio. Constata-se, ainda, que fenômenos fisiológicos como o transporte de algumas substâncias no corpo de uma árvore resultam de tais interações. Nas árvores, as interações que ocorrem entre as moléculas de água representam uma base teórica para explicar a: a) condução da seiva bruta ao longo dos vasos do xilema. b) condução da seiva bruta ao longo dos vasos do floema. c) condução da seiva elaborada ao longo dos vasos do xilema. d) condução da seiva elaborada ao longo dos vasos do floema. e) impulsão da seiva bruta pela pressão positiva gerada na raiz pela absorção dessa substância. 2. (Cesgranrio 2004) A angina do peito é uma sensação dolorosa do músculo cardíaco, causada pela redução do fluxo sangüíneo coronariano, implicando menor oferta de O‚ aos tecidos do coração, o que pode resultar numa atividade cardíaca insuficiente. A nitroglicerina (trinitrato de glicerina), substância muito conhecida por suas propriedades explosivas, também tem sido usada com sucesso no tratamento da angina. Na medicina, por sua propriedade vasodilatadora, ela é empregada para aumentar o fluxo sangüíneo e restaurar o suprimento de oxigênio ao músculo cardíaco. Nas indústrias de explosivos, por suas propriedades conhecidas, ela é usada na fabricação da dinamite e tem sua reação de decomposição expressa na equação: 4CƒH…(ONO‚)ƒ(Ø) ë 12CO‚(g) + 10H‚O(g) + 6N‚(g) + O‚(g) ÐH = -6161 kJ A aplicação medicinal da nitroglicerina tem como efeito fisiológico o bombeamento do sangue com adequada pressão do: a) ventrículo direito através da artéria aorta para todo o corpo. b) ventrículo esquerdo através da artéria pulmonar para os pulmões. c) ventrículo esquerdo através da artéria aorta para todo o corpo. d) átrio esquerdo através da artéria aorta para todo o corpo. e) átrio direito através da artéria pulmonar para os pulmões. Curso do Edilson - www.profedilson.com.br Curso do Edilson - www.profedilson.com.br CESGRANRIO 2004

Transcript of CESGRANRIO 2004

Page 1: CESGRANRIO 2004

1. (Cesgranrio 2004) O estado físico dos compostos químicos pode ser reconhecido e justificado por meio das ligações interatômicas e intermoleculares que ocorrem, respectivamente, entre os átomos que formam as moléculas e entre as próprias moléculas. A água, por exemplo, em condições ambientais, é um solvente líquido, e as suas moléculas possuem um tipo especial de atração entre si, como decorrência da presença de pólos opostos em sua estrutura molecular. Trata-se da ligação hidrogênio ou ponte de hidrogênio.Constata-se, ainda, que fenômenos fisiológicos como o transporte de algumas substâncias no corpo de uma árvore resultam de tais interações.

Nas árvores, as interações que ocorrem entre as moléculas de água representam uma base teórica para explicar a:a) condução da seiva bruta ao longo dos vasos do xilema.b) condução da seiva bruta ao longo dos vasos do floema.c) condução da seiva elaborada ao longo dos vasos do xilema.d) condução da seiva elaborada ao longo dos vasos do floema.e) impulsão da seiva bruta pela pressão positiva gerada na raiz pela absorção dessa substância.

2. (Cesgranrio 2004) A angina do peito é uma sensação dolorosa do músculo cardíaco, causada pela redução do fluxo sangüíneo coronariano, implicando menor oferta de O‚ aos tecidos do coração, o que pode resultar numa atividade cardíaca insuficiente.A nitroglicerina (trinitrato de glicerina), substância muito conhecida por suas propriedades explosivas, também tem sido usada com sucesso no tratamento da angina. Na medicina, por sua propriedade vasodilatadora, ela é empregada para aumentar o fluxo sangüíneo e restaurar o suprimento de oxigênio ao músculo cardíaco.Nas indústrias de explosivos, por suas propriedades conhecidas, ela é usada na fabricação da dinamite e tem sua reação de decomposição expressa na equação:

4CƒH…(ONO‚)ƒ(Ø) ë 12CO‚(g) + 10H‚O(g) + 6N‚(g) + O‚(g) ÐH = -6161 kJA aplicação medicinal da nitroglicerina tem como efeito fisiológico o bombeamento do sangue com adequada pressão do:a) ventrículo direito através da artéria aorta para todo o corpo.b) ventrículo esquerdo através da artéria pulmonar para os pulmões.c) ventrículo esquerdo através da artéria aorta para todo o corpo.d) átrio esquerdo através da artéria aorta para todo o corpo.e) átrio direito através da artéria pulmonar para os pulmões.

3. (Cesgranrio 2004) A incrementação nutricional dos alimentos teve início em 1924, quando, nos EUA, o iodato de potássio foi adicionado ao sal de cozinha numa tentativa de inibir o bócio.Estudos científicos revelam que a carência de iodo na dieta produz uma hipofunção glandular que acarreta desordens metabólicas importantes, pois deixam de ser produzidos hormônios fundamentais na homeostase e no metabolismo celular em geral.

Assinale a opção que relaciona corretamente os hormônios e a respectiva glândula que pode sofrer disfunção se houver carência de iodo.a) Hormônio tireotrófico e adrenocorticotrófico - hipófise.b) Hormônio tireotrófico e do crescimento - hipófise.c) Tiroxina e calcitonina - tireóided) Triiodotironina e tiroxina - tireóide.e) Triiodotironina e calcitonina - tireóide.

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Curso do Edilson - www.profedilson.com.brCESGRANRIO 2004

Page 2: CESGRANRIO 2004

4. (Cesgranrio 2004) O Beach Park, localizado em Fortaleza-CE, é o maior parque aquático da América Latina situado na beira do mar. Uma de suas principais atrações é um toboágua chamado "Insano". Descendo esse toboágua, uma pessoa atinge sua parte mais baixa com velocidade de 28 m/s. Considerando a aceleração da gravidade g = 9,8 m/s£ e desprezando os atritos, conclui-se que a altura do toboágua, em metros, é de:a) 40,0b) 38,0c) 36,8d) 32,4e) 28,0

5. (Cesgranrio 2004)

Gui Pádua, um brasileiro de 28 anos, quer bater o recorde mundial de tempo em queda livre, o período entre o salto em si e a abertura do pára-quedas. A marca pertence, desde 1960, ao americano Joseph Kittinger, que "despencou" durante quatro minutos e 32 segundos.A façanha do brasileiro só será possível graças a uma roupa especial, que deixa o sujeito parecido com um morcego e faz com que a descida seja em diagonal. Com isso, Pádua deverá cair com velocidade bem menor que Kittinger, 220 km/h, em média. O salto será feito de um avião Hércules da Aeronáutica posicionado a 12 km de altura em relação ao solo, onde a temperatura é de - 55 °C. Ele vai abrir o pára-quedas quando faltar 1 minuto para chegar ao chão, 5 minutos depois de ter saltado.Revista Época, 11 ago. 2003 (adaptado).

Considere as informações apresentadas na reportagem acima e imagine que, no mesmo instante em que Gui Pádua saltar do avião, seja solta em queda livre, junto com ele, uma chapa de metal de 500 cm£ de área, que cairá sobre uma elevação de 955m de altura em relação ao solo (despreze a resistência do ar e considere a aceleração da gravidade g = 10,0 m/s£).a) Qual será a diferença entre o tempo que a chapa levará para atingir a elevação e o tempo de queda de Gui Pádua, desde o momento do salto até o instante de abertura de seu pára-quedas?b) Considere que a placa, quando lançada, esteja a mesma temperatura externa do avião (-55 °C) e que o coeficiente de dilatação linear do metal que a constitui seja igual a 2,4 x 10¦ °C¢. Sendo a temperatura local de 40 °C, qual a dilatação por ela sofrida ao atingir a elevação?

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 3: CESGRANRIO 2004

6. (Cesgranrio 2004) Uma lâmpada de 100 watts, ligada durante 12 minutos, consome energia suficiente para vaporizar uma massa m de água, inicialmente a 40 °C e a pressão de 1 atm.Considerando o calor específico da água c = 1,0 cal/g °C, o calor latente de vaporização da água L = 540 cal/g, e que 1 cal = 4 Joules, conclui-se que m, expressa em gramas, é igual a:a) 30b) 25c) 20d) 15e) 10

7. (Cesgranrio 2004) A vergência ou "grau" de uma lente de óculos, expressa em dioptrias (di), equivale ao inverso da distância focal (f), medida em metros. Uma pessoa com hipermetropia, para ver com nitidez um objeto colocado a 25 cm de seus olhos, precisa usar óculos de leitura de "grau" 2 di positivas. A distância mínima, em centímetros, para que essa pessoa, quando sem óculos, veja um objeto com nitidez é de:a) 20b) 30c) 40d) 50e) 80

8. (Cesgranrio 2004)

No circuito acima representado, P, Q e R são lâmpadas idênticas, cada uma com resistência de 3 ohms. O valor da força eletromotriz E de cada um dos geradores é igual a 6 volts. Os valores, em amperes, da corrente elétrica que passa pela lâmpada R quando a chave S está aberta e quando a chave S está fechada são, respectivamente, iguais a:a) 0 e 1b) 2 e 1c) 2 e 2d) 2 e 3e) 2 e 4

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 4: CESGRANRIO 2004

9. (Cesgranrio 2004) "(...) O Rio Grande do Sul não é um só, são vários geograficamente e historicamente falando. O mais conhecido e mais antigo é, claro, o Rio Grande gaúcho, cujo coração é a região sudoeste do estado, o pampa (...).(...) é uma história de sucesso, a deles, primeiro nas pequenas propriedades agrícolas, depois em uma indústria que não cessa de crescer. No Rio Grande do Sul, como no Brasil, a diversidade cultural foi fator de grandeza."SCLIAR, Moacyr. Caminhos do Sul: impressões literárias. Sinapse, Folha de São Paulo, 29 out. 2002.

Sobre o espaço sociopolítico e econômico do Brasil meridional, pode-se afirmar que a(s):a) auto-suficiência da região vem reduzindo a dependência tecnológica nos setores agrícola e energético, como forma de garantir o atendimento às necessidades internas.b) oligarquia rural, de base açucareira, em busca de solo fértil, ocupou o sul brasileiro destruindo as missões religiosas ali estabelecidas.c) estagnação da estrutura produtiva, basicamente agropecuária, reflete o declínio da pecuária da Campanha Gaúcha e a concorrência de produtos argentinos e uruguaios.d) proximidade com o Mercosul e o crescente intercâmbio por ele propiciado tendem a favorecer os produtores de trigo do sul brasileiro, em detrimento da produção argentina.e) propostas econômicas do movimento farroupilha foram rejeitadas pela população da região, inconformada com o trágico fim dos revolucionários.

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 5: CESGRANRIO 2004

10. (Cesgranrio 2004) DESTINO DOS MIGRANTES LATINO-AMERICANOS

Fonte: Divisão de População das Nações Unidas (2002), Thomas-Hope, Circa Pulso Latino-Americano. O Globo, Rio de Janeiro, 30 abr. 2003.

Observando o mapa acima, relativo ao processo migratório latino-americano, e considerando, também, as características do processo de imigração para a América Latina, assinale a afirmação INCORRETA.a) Os Estados Unidos são o principal pólo de atração dos movimentos migratórios latino-americanos há mais de um século.b) Os latino-americanos, assim como a maior parte dos migrantes, saem de seus países à procura de trabalho, de boas oportunidades e de salários melhores.c) As migrações latino-americanas para países da União Européia vêm sofrendo restrições que dificultam a entrada e a permanência de trabalhadores estrangeiros.d) A imigração européia para o Brasil, apesar de se haver intensificado no século XIX, em virtude da expansão cafeeira, sofreu restrições por causa dos problemas ocasionados pelo sistema de parceria.e) O volume de migrações intra-regionais é consideravelmente maior do que o daquelas dirigidas a nações não latinas, apesar de o mapa indicar destinos variados dos migrantes latino-americanos.

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 6: CESGRANRIO 2004

11. (Cesgranrio 2004)

Atualidades Vestibular 2004. São Paulo: Ed. Abril, p. 219.

Em 04 de fevereiro de 2003, desaparecia, oficialmente, a Iugoslávia e surgia o Estado da Sérvia e Montenegro.Em 2005, um plebiscito vai decidir se Sérvia e Montenegro permanecerão unidos. Na verdade, há interesses nesta união, apesar de algumas diferenças. Um destes interesses é:a) impedir que a Croácia, a Eslovênia e a Bósnia tentem dividir territorialmente a região e, assim, enfraquecê-la.b) diminuir a desigualdade entre ambos, já que, numericamente, Montenegro é superior à Sérvia, tanto em população como em território.c) possibilitar que o novo país venha a fazer parte da União Européia, o que só poderá ocorrer no momento em que não houver conflitos de qualquer natureza.d) manter o Estado afastado das intervenções russas que reclamam um território anteriormente pertencente à União Soviética.e) fortalecer o Estado, com o apoio do exército iugoslavo, e, assim, fazer retornar ao poder o Marechal Tito.

12. (Cesgranrio 2004) "É assim, extremamente simples, a estrutura social da colônia no primeiro século e meio de colonização. Reduz-se, em suma, a duas classes: de um lado, os proprietários rurais, a classe abastada dos senhores de engenho e fazenda; doutro, a massa da população espúria dos trabalhadores do campo, escravos e semilivres."PRADO JUNIOR, Caio. Evolução Política do Brasil - Colônia e Império. SP: Brasiliense, 1988, p. 28/29.

O trecho acima se refere à sociedade colonial brasileira, estruturada em função da economia agroexportadora canavieira. Entretanto, nessa época, crescia a atividade mineradora, provocando algumas mudanças. A respeito desse período, pode-se afirmar que o(a):a) prestígio e o poder dos proprietários rurais diminuíram, em virtude da pressão exercida pela massa escrava alforriada.b) esgotamento dos veios auríferos e de diamantes contribuiu para o declínio da escravidão e o aumento da corrente migratória européia para a região.c) sociedade se democratizou, pela ação de uma classe média forte e politizada.d) sociedade se tornou mais complexa, com o surgimento de novos grupos sociais, apesar da manutenção do trabalho escravo.e) extinção do indígena na Amazônia foi resultado da exploração de recursos minerais nos garimpos da região.

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 7: CESGRANRIO 2004

13. (Cesgranrio 2004)

LOPEZ, Luiz Roberto. História do Brasil Imperial. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982, p. 68.

Analise as afirmativas que se seguem, tomando como base o quadro acima, que permite uma visão geral da economia brasileira do Império.

I - O crescimento da produção cafeeira, após 1850, possibilitou o investimento de capitais em indústrias, serviços e transportes.II - A queda acelerada das exportações de açúcar, a partir de 1850, está relacionada ao uso intensivo do solo por trabalhadores livres e inexperientes.III - O crescimento das exportações de algodão, entre 1861 e 1870, pode ser explicado pela desorganização da produção norte-americana, atingida, na época, pelos efeitos da Guerra de Secessão.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):a) I, apenas.b) II, apenas.c) I e III, apenas.d) II e III, apenas.e) I, II e III.

14. (Cesgranrio 2004) Nas últimas décadas do século XIX e no início do século XX o Brasil foi palco de importantes movimentos rurais de resistência às mudanças que se efetivaram com os governos republicanos.Sobre esses movimentos, pode-se afirmar que:a) foram fruto da grande seca que assolou o sertão nordestino no final do século XIX, obrigando a população rural a se transferir para áreas urbanas.b) foram, em sua maioria, movimentos de caráter messiânico, movidos pela miséria e abandono da população, sem projetos definidos de mudança.c) decorreram da mobilização da população rural em torno da luta pela posse da terra, face à reforma agrária empreendida pelo último gabinete do Império, na tentativa de manter-se no poder.d) surgiram no Nordeste e resultaram do enfraquecimento político da oligarquia rural brasileira, contribuindo para a articulação de movimentos sociais organizados no campo.e) levaram à formação de Ligas Camponesas que, por ameaçarem o poder organizado, foram proibidas, sendo seus componentes expulsos, por determinação da Constituição de 1934.

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 8: CESGRANRIO 2004

15. (Cesgranrio 2004) "(...) O aumento da produção interna exigirá o aumento das importações, o que, para verificar-se, depende da renda das exportações e do influxo líquido de capital estrangeiro. As atividades da maior parte dos setores de produção sendo interdependentes, a expansão de um deles acarretará a expansão dos demais (...)".Programa de Metas. Relatório das atividades do Conselho de Desenvolvimento em 1958, RJ, 1959.

O governo Juscelino Kubitschek, enfatizando um modelo de desenvolvimento econômico industrial, estabeleceu as seguintes prioridades: estradas, transportes e energia.Sobre esse período, analise as afirmativas a seguir.

I - Com a participação ativa do Estado na economia, as multinacionais promoveram a internacionalização do mercado brasileiro.II - Por não atender às necessidades reais da população, tal modelo econômico apresentou várias distorções, representadas pelo desequilíbrio social e pela concentração de renda.III - A crescente oposição dos setores conservadores à política econômico-financeira de Juscelino Kubitschek levou-o a perder o apoio do Congresso Nacional, o qual passou a exercer pressão sobre o presidente, obrigando-o a renunciar.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):a) I, apenas.b) II, apenas.c) III, apenas.d) I e II, apenas.e) I e III, apenas.

16. (Cesgranrio 2004) No século XVIII, a revogação da Lei do Selo causou grande tristeza aos políticos ingleses, o que, entretanto, contrastava com a alegre movimentação dos trabalhadores na beira do cais, em decorrência da reabertura dos armazéns de manufaturados e da partida para a América de inúmeros navios carregados de mercadorias.Assinale a opção que explica corretamente a "tristeza" dos políticos com a revogação da Lei do Selo.a) A revogação da Lei do Selo representou um golpe nas pretensões inglesas de arrecadação, mediante impostos, nas colônias americanas.b) A revogação da Lei do Selo significou a vitória dos norte-americanos que, assim, não mais precisariam pagar impostos sobre o chá, o ferro e o açúcar.c) A pressão popular sobre o Parlamento aumentou, já que, com a revogação da Lei do Selo, do Chá e do Açúcar, os membros das Câmaras dos Lordes e dos Comuns voltaram a ficar submetidos ao rei inglês.d) Em meados do século XVIII, a metrópole inglesa perdeu cerca da metade de seu mercado consumidor de manufaturas, face ao crescimento da produção colonial.e) As Treze Colônias criaram impedimentos à atuação inglesa no continente americano, delimitando a ação da metrópole exclusivamente às áreas de plantation do sul.

17. (Cesgranrio 2004) Obrigado, meu Deus, pela morte da ONU.PERLE, Richard. The Guardian. 21 mar. 2003.

A frase acima, proferida por um importante conselheiro norte-americano, pode ser justificada pela:a) retirada dos Estados Unidos do Conselho de Segurança da ONU, após a guerra contra o Iraque.b) recusa dos EUA em aceitar o novo secretário-geral da ONU, Kofi Anan, de origem africana.c) rejeição do governo norte-americano à criação da Autoridade Nacional Palestina, sob tutela da ONU.d) condenação da ONU à participação da França na invasão do Afeganistão.e) negativa do Conselho de Segurança da ONU em relação à invasão norte-americana do Iraque.

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 9: CESGRANRIO 2004

18. (Cesgranrio 2004)

A ilustração do cartunista brasileiro Santiago ironiza as mudanças de valores ocorridas na última década na sociedade russa. As filas que antes se formavam na Praça Vermelha, no centro de Moscou, para se visitar omausoléu de Lênin, agora se voltam para a loja de uma famosa rede de lanchonetes norte-americana.BOLIGIAN, Levon et alii. Geografia: espaço e vivência. vol. 4. São Paulo: Ed. Saraiva, 2003. p.139.

As "mudanças de valores" a que a charge se refere estão relacionadas à(ao):a) inviabilidade do sistema socialista, mediante a adoção dos planos qüinqüenais defendidos e impostos por Lênin à Rússia pós-revolucionária.b) aproximação entre a Federação Russa e o grupo de países ricos, o que constituiu uma estratégia destes últimos para evitar a formação de um novo bloco geopolítico de oposição.c) aproximação da Federação Russa com a China e o Irã dos aiatolás, reforçando interesses nacionais e valorizando a cultura oriental, numa fase de intenso xenofobismo.d) desmitificação de Stalin, promovida por Gorbatchev, em sua política de distensão, ao divulgar para o mundo ocidental as falhas do sistema socialista vigente na União Soviética.e) desmembramento da antiga União Soviética em várias repúblicas, as quais, com o fim da guerra fria, se tornaram espaços de influência norte-americana e de expansão do islamismo.

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 10: CESGRANRIO 2004

19. (Cesgranrio 2004)

Enquanto no mundo o número de turistas cresce, no Brasil ele diminui. Essa é uma das conclusões do relatório da Organização Mundial de Turismo, divulgado recentemente.Revista Veja, 05 nov. 2003.

Se as variações anuais no número de turistas estrangeiros apresentadas no gráfico acima formassem uma Progressão Aritmética, o número de turistas estrangeiros que visitariam o Brasil em 2003, em milhões, seria igual a:a) 1,2b) 2,4c) 2,6d) 2,9e) 3,2

20. (Cesgranrio 2004) Explosão de BitsA velocidade dos computadores cresce de forma exponencial e, por isso, dentro de alguns anos teremos uma evolução aceleradíssima. Para o inventor Ray Kurzweil, um computador de mil dólares tem hoje a mesma inteligência de um inseto. No futuro, ele se igualará à capacidade de um rato, de um homem e, finalmente, de toda a humanidade.

Revista Superinteressante, ago. 2003 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no gráfico acima, que estima a capacidade de processamento (por segundo) de um computador (C) em função do ano (a), de acordo com os dados do texto, pode-se afirmar que:a) C = log³ (10a + 8)b) C = log³ [(a - 1984)/2]c) a = 1992 + log³Cd) a = [(log³C)/10] - 8e) a = 1984 + log³(C)£

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 11: CESGRANRIO 2004

21. (Cesgranrio 2004)

Uma bandeira de formato retangular é dividida em 4 partes também retangulares, como mostra a figura.Se as regiões I, II e III têm perímetros iguais, respectivamente, a 12cm, 14cm e 18cm, pode-se afirmar que o perímetro da bandeira, em cm, é igual a:a) 20b) 24c) 26d) 28e) 32

22. (Cesgranrio 2004) Um dado comum (não viciado) teve quatro de suas faces pintadas de vermelho e as outras duas, de azul. Se esse dado for lançado três vezes, a probabilidade de que, em no mínimo dois lançamentos, a face voltada para cima seja azul será, aproximadamente, de:a) 22,2%b) 25,9%c) 44,4%d) 52,6%e) 66,7%

23. (Cesgranrio 2004) O conceito de simetria surgiu na Grécia antiga, como uma tentativa de explicar a beleza por bases racionais. Os gregos não eram dados a muita subjetividade - eles gostavam de achar que havia lógica por trás de tudo. Por isso, conceberam a idéia de proporção áurea, uma relação matemática segundo a qual a divisão da medida da maior parte pela menor parte de um segmento (dividido em duas partes) é igual à divisão do segmento inteiro pela parte maior. E procuravam essa proporção mágica em tudo, inclusive em seres humanos.Revista Superinteressante, nov. 2003 (adaptado).

Considere um segmento de reta AB, dividido em duas partes, a e b, com b < a. De acordo com a descrição acima, a proporção áurea se verificaria para a igualdade:a) b/a = (a+b)/(a-b)b) /(a-b)b) b/a = (a+b)/bc) a/b = (a-b)/ad) a/b = (a+b)/(a-b)e) a/b = (a+b)/a

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 12: CESGRANRIO 2004

24. (Cesgranrio 2004) O GNV (gás natural veicular) é um combustível que provoca menor impacto ambiental pois, devido à sua composição, produz uma queima mais limpa e uniforme. Além disso, é mais econômico do que os demais combustíveis (álcool, diesel ou gasolina), já que 1m¤ de GNV rende quilometragem 20% superior a 1 litro de gasolina e que o preço de 1m¤ de GNV corresponde a, aproximadamente, 50% do preço de 1 litro de gasolina.www.inmetro.gov.br (adaptado).

Tomando-se como base as informações do texto acima, a redução nos custos referentes ao consumo de combustível de um automóvel a gasolina que é convertido para GNV é, aproximadamente, de:a) 55,6%b) 58,3%c) 59,4%d) 72,5%e) 83,3%

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 4 QUESTÕES. (Cesgranrio 2004) Texto

O MENINO QUE AMAVA O PASSARINHO

O tempo está sempre pousado no ombro da gente, feito uma ave sem sombra, sem garras, sem ruídos. E a gente só percebe realmente que ele passou, quando esbarra em algum espelho, ou quando alguém muito próximo voa para longe. É, mas tem lonjura que aproxima as pessoas e tem proximidade que afugenta. A dor, a presença e a ausência variam de pele para pele.Os vazios de Bartolomeu Campos de Queirós, por exemplo, completam a vida dele e enchem a gente de beleza. Se é que alguém fica enchido de beleza. Aliás, o próprio Bartolomeu disse uma vez: "Não escrevo o que sou. Eu escrevo o que me falta". Mas no seu novo livro, "Até passarinho passa", não falta nada. Pelo contrário, sobra encantamento para falar sobre uma saudade boa e doída...................................................................................Bartolomeu Campos de Queirós se apossa da gente, e de uma infância que já passou, mas que continua descalça na memória, cheia de paisagens aquecidas, mistérios vagarosos, suposições, impossibilidades, deslumbramentos.

Márcio Vassallo

25. O Texto apresenta as seguintes idéias:

- o sentido de tempo e espaço torna-se relativo no imaginário;- o tempo transforma a realidade;- o sentimento é capaz de presentificar o tempo e o espaço.

Marque a opção em que, relacionando as três idéias acima num único período, são mantidas as relações de sentido que o texto apresenta.a) Embora o tempo transforme a realidade, o sentido de tempo e espaço, no imaginário, torna-se relativo, pois o sentimento é capaz de presentificá-los.b) O sentimento é capaz de presentificar o tempo e o espaço, pois o sentido de tempo e espaço se torna relativo à medida que o tempo transforma a realidade.c) O tempo transforma a realidade, à proporção que o sentido de tempo e espaço se torna relativo no imaginário; logo, o sentimento é capaz de presentificá-los.d) Como o sentimento é capaz de presentificar o tempo e o espaço, seu sentido torna-se relativo no imaginário, já que o tempo transforma a realidade.e) O tempo transforma a realidade porque, no imaginário, o sentido de tempo e espaço se torna relativo; assim, o sentimento é capaz de presentificá-los.

26. Em "Pelo contrário, sobra ENCANTAMENTO para falar sobre uma saudade boa e doída.", o sentido da palavra destacada é:a) beleza e perspicácia.b) sensibilidade e equilíbrio.c) inteligência e vivência.d) experiência e sabedoria.e) beleza e magia.

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 13: CESGRANRIO 2004

27. Assinale a opção INCORRETA, quanto ao aspecto gramatical.a) Os termos destacados em "Não escrevo o QUE sou." e "Pelo contrário, sobra ENCANTAMENTO para falar..." são, respectivamente, predicativo e sujeito.b) A palavra "beleza" tem o mesmo processo de formação da palavra "passarinho".c) Quanto à acentuação gráfica, as palavras "está" e "Aliás" obedecem à mesma regra.d) Em "Os vazios de Bartolomeu Campos de Queirós, por exemplo, completam a vida dele e enchem a gente de beleza.", as vírgulas separam uma expressão corretiva.e) As relações expressas pelas preposições destacadas em "...voa PARA longe." e "...sobra encantamento PARA falar..." são, respectivamente, de direção e finalidade.

28. "Aliás, o próprio Bartolomeu disse uma vez: 'Não escrevo o que sou. Eu escrevo o que me falta'." Transformando o discurso direto em indireto, teremos:a) Aliás, o próprio Bartolomeu disse uma vez que não tinha escrito o que fora. Ele escrevera o que lhe faltara.b) Aliás, o próprio Bartolomeu disse uma vez que não escreveu o que tinha sido. Ele escreveu o que lhe faltou.c) Aliás, o próprio Bartolomeu disse uma vez que não escrevia o que era. Ele escrevia o que lhe faltava.d) Aliás, o próprio Bartolomeu disse uma vez que não escrevera o que era. Ele escrevera o que lhe tinha faltado.e) Aliás, o próprio Bartolomeu disse uma vez que não escrevia o que fora. Ele escreveu o que lhe faltava.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 4 QUESTÕES. (Cesgranrio 2004) Texto I

RESPOSTA AO TEMPO

Batidas na porta da frente: é o Tempoeu bebo um pouquinho pra ter argumentomas fico sem jeito, calado, e ele ri,ele zomba do quanto eu choreiporque sabe passar,

eu não sei...

num dia azul de verão sinto o ventoe há folhas no meu coração: é o Tempo.Recordo um amor que perdi, ele ri,diz que somos iguais, se eu notei,pois não sabe ficare eu também não sei...

e gira em volta de mim,sussurra que apaga os caminhosque amores terminam no escuro,

sozinhos...

Respondo que ele aprisiona, eu liberto,que ele adormece as paixões, eu desperto!E o Tempo se rói com inveja de mim,me vigia querendo aprender

como eu morro de amorpra tentar reviver...

No fundo, é uma eterna criançaque não soube amadurecer.Eu posso e ele não vai poder

me esquecer.Cristóvão Bastos e Aldir Blanc

Texto II

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 14: CESGRANRIO 2004

O TEMPO JOGOUPRATA SOBRE MINHA CABEÇA

O tempo jogou prata sobre minha cabeçaMinha vida virou músicaMinha existência esculturaJuventude ficou comigo até agora

O tempo jogou prata sobre minha cabeçaArmazenei experiênciasSou rico de compreensãoSei amar suntuosamente

Sou Letreiro luminoso do amor

O tempo jogou prata sobre minha cabeçaSou tambor de mensagemSou cenário de balé universalNunca serei túmulo nem morteNunca serei parada nem fim...

Solano Trindade

29. Nos Textos I e II, o que caracteriza a superioridade do eu lírico sobre o Tempo é o (a):a) sofrimento advindo da perda.b) capacidade de amar.c) ação do Tempo.d) efemeridade do amor.e) irreversibilidade do Tempo.

30. Qual é a idéia central do Texto I?a) O Tempo desgasta os sentimentos, as relações.b) O homem é frágil diante das adversidades.c) O amor não resiste ao Tempo.d) A capacidade de amar dá sentido à vida.e) A efemeridade do Tempo torna-o superior ao homem.

31. No Texto II, a mudança integral do eu lírico operada pelo tempo dá-se por ações:a) contíguas.b) similares.c) descontínuas.d) inversas.e) desproporcionais.

32. Considerando as idéias dos Textos I e II, é INCORRETO afirmar que:a) o Texto I marca-se, inicialmente, pela superioridade do Tempo sobre o eu lírico.b) no Texto I, o Tempo, em dado momento, tenta igualar-se ao eu lírico.c) no Texto II, o tempo é enfocado de modo positivo.d) no Texto II, o tempo dá ao eu lírico experiência e sabedoria de vida.e) a abordagem do sentimento de amor, nos dois textos, é a mesma.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES. (Cesgranrio 2004) Texto

A bela bolarola:A bela bola do Raul.

Rosa amarela,a da Arabela.A do Raul,azul.Rola a amarelae pula a azul.A bola é mole,é mole e rola.A bola é bela,

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 15: CESGRANRIO 2004

é bela e pula.

É bela, rola e pula,é mole, amarela, azul.

A do Raul é de Arabela,a de Arabela é de Raul.

Cecília Meireles

33. Assinale a característica da autora que o texto NÃO apresenta.a) Imagens sensoriais.b) Versos curtos.c) Versos de conteúdo lírico.d) Musicalidade.e) Descritivismo.

34. Assinale a opção em que NÃO há correspondência autor-característica.a) Oswald de Andrade: poema-pílula, linguagem coloquial, humor e paródia.b) Machado de Assis: visão patológica das personagens, romance experimental.c) Álvares de Azevedo: irrealização amorosa, a morte como presença constante.d) Euclides da Cunha: denúncia da realidade brasileira, estilo retórico-discursivo.e) Aluísio Azevedo: preocupação com as classes marginalizadas pela sociedade, valorização dos instintos naturais.

35. (Cesgranrio 2004) R E D A Ç Ã O

CaisPara quem quer se soltarInvento o caisInvento mais que a solidão me dáInvento lua nova a clarearInvento o amorE sei a dor de encontrar.

Eu queria ser felizInvento o marInvento em mim o sonhador.

Para quem quer me seguirEu quero maisTenho o caminho do que sempre quisE um saveiro pronto pra partirInvento o caisE sei a vez de me lançar.

Milton Nascimento e Ronaldo Bastos

"É bonito passar por um porto e ver as embarcações ali ancoradas: navios, barcos, barquinhos, barcaças, todos balançando ao sabor da onda.Barcos ancorados dão a idéia de tranqüilidade, segurança, bem-estar. Mas o barco parado não navega, não pega peixe, não transporta pessoas, não realiza seu sonho, sua razão de viver. Lançar-se ao mar, buscar outros portos exige coragem, esforço, pois a aventura é sempre um risco que pode não dar certo."

Autor desconhecido

Com base na temática dos textos acima, elabore um texto dissertativo, em prosa, de, aproximadamente, 25 linhas, utilizando a norma culta da língua. Dê um título à sua Redação.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES. (Cesgranrio 2004) É muito comum o uso de aditivos químicos para a preservação e conservação de produtos alimentícios por um tempo maior e, também, para melhorar o aspecto visual, o odor e o sabor de alimentos. Dois bons exemplos são o processo de salgamento da carne e a utilização de fermentos químicos e biológicos nas massas para bolos. Os microorganismos presentes na carne são a causa da decomposição natural. Com o processo de salgamento, o meio se torna hipertônico e, por isso, ela se conserva por um tempo maior.

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 16: CESGRANRIO 2004

Já a utilização de fermentos químicos à base de bicarbonato de sódio (hidrogeno carbonato de sódio) faz com que a massa cresça em virtude do gás carbônico oriundo do fermento, o que torna o bolo mais saboroso e atraente.

36. A conservação da carne pelo processo citado impede o desenvolvimento de agentes decompositores que morrem em decorrência da(o):a) osmose, pois as suas células desidratam.b) osmose, pois as suas células ganham água provocando o rompimento da membrana plasmática.c) difusão, pois a perda de sais de suas células torna o meio intracelular mais hipotônico.d) difusão facilitada, pois a perda de sais de suas células torna o meio mais hipotônico.e) transporte ativo, pois as suas células ganham sais tornando o meio intracelular hipertônico.

37. Sobre o composto químico que constitui a base do fermento adicionado ao bolo, são feitas as afirmações a seguir.

I - Trata-se de um sal que pode ser obtido pela reação do anidrido carbônico com o hidróxido de sódio na proporção molar 1:1.II - Dissolvido em água e submetido a eletrólise, numa cuba eletrolítica, produz gás hidrogênio no catodo.III - Dissolvido em água, os seus íons se dissociam e somente os ânions sofrem hidrólise, o que acarreta elevação do pH do meio.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):a) III, apenas.b) I e II, apenas.c) I e III, apenas.d) II e III, apenas.e) I, II e III.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES. (Cesgranrio 2004) Indústrias farmacêuticas estão investindo no arranjo espacial dos átomos nas moléculas constituintes dos princípios ativos de seus medicamentos, de forma a torná-los mais efetivos no tratamento de moléstias, podendo alterar ou inativar determinada função biológica. Já estão sendo liberados no mercado produtos resultantes dos mais avançados centros de pesquisa. Com isso, os atuais genéricos estão-se tornando meros coadjuvantes de novas tecnologias, como a "estereosseletividade", que já é dominada por alguns laboratórios de pesquisa farmacêutica. Um exemplo é o fármaco conhecido como clorazepate, genérico do racemato, pois a produção de um dos enantiômeros puros desse mesmo fármaco já é resultado da tecnologia de "estereosseletividade".

38. Uma reação em que o produto orgânico formado apresenta as características estereoquímicas abordadas no texto ocorre na:a) hidrólise do 2-bromo-metil-propano.b) hidratação do propeno catalisada por ácido.c) desidratação intramolecular do etanol em presença de ácido sulfúrico.d) reação entre o etanoato de propila e a amônia.e) reação do etanal com o cloreto de etil magnésio, seguida de hidrólise.

39. A forma espacial de uma cadeia protéica tem particular importância para a sua função. Cada enzima, por exemplo, tem um centro ativo que lhe permite o "encaixe" com o seu substrato e a promoção da reação. A redução na velocidade da reação enzimática ou sua inibição pode ser causada pela deformação espacial da enzima. Esta deformação pode ser produzida por alterações significativas na:a) concentração do substrato e no pH.b) concentração do substrato e da enzima.c) temperatura e no pH.d) temperatura e na concentração do substrato.e) temperatura e na concentração da enzima.

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 17: CESGRANRIO 2004

40. (Cesgranrio 2004) O estado físico dos compostos químicos pode ser reconhecido e justificado por meio das ligações interatômicas e intermoleculares que ocorrem, respectivamente, entre os átomos que formam as moléculas e entre as próprias moléculas. A água, por exemplo, em condições ambientais, é um solvente líquido, e as suas moléculas possuem um tipo especial de atração entre si, como decorrência da presença de pólos opostos em sua estrutura molecular. Trata-se da ligação hidrogênio ou ponte de hidrogênio.Constata-se, ainda, que fenômenos fisiológicos como o transporte de algumas substâncias no corpo de uma árvore resultam de tais interações.

Assinale, dentre as substâncias abaixo, todas no estado líquido, a que NÃO realiza o mesmo tipo de ligação intermolecular observada em solventes como a água.a) Metilamina.b) Etanol.c) Ácido metanóico.d) Trifenilamina.e) 1-propanol.

41. (Cesgranrio 2004) A incrementação nutricional dos alimentos teve início em 1924, quando, nos EUA, o iodato de potássio foi adicionado ao sal de cozinha numa tentativa de inibir o bócio.Estudos científicos revelam que a carência de iodo na dieta produz uma hipofunção glandular que acarreta desordens metabólicas importantes, pois deixam de ser produzidos hormônios fundamentais na homeostase e no metabolismo celular em geral.

Assinale a afirmativa correta a respeito do "halogênio", constituinte da substância adicionada ao sal de cozinha.a) Classifica-se como metal e, puro e em condições normais, apresenta-se no estado sólido.b) Pode originar quatro oxiácidos diferentes com números de oxidação +1, +3, +5 e +7.c) Seus átomos possuem raios atômicos menores do que os átomos de flúor.d) Seus átomos, no estado fundamental, possuem cinco elétrons no nível mais energético.e) A substância simples constituída deste elemento reage espontaneamente com o cloreto de sódio produzindo cloro gasoso.

42. (Cesgranrio 2004) A angina do peito é uma sensação dolorosa do músculo cardíaco, causada pela redução do fluxo sangüíneo coronariano, implicando menor oferta de O‚ aos tecidos do coração, o que pode resultar numa atividade cardíaca insuficiente.A nitroglicerina (trinitrato de glicerina), substância muito conhecida por suas propriedades explosivas, também tem sido usada com sucesso no tratamento da angina. Na medicina, por sua propriedade vasodilatadora, ela é empregada para aumentar o fluxo sangüíneo e restaurar o suprimento de oxigênio ao músculo cardíaco.Nas indústrias de explosivos, por suas propriedades conhecidas, ela é usada na fabricação da dinamite e tem sua reação de decomposição expressa na equação:

4CƒH…(ONO‚)ƒ(Ø) ë 12CO‚(g) + 10H‚O(g) + 6N‚(g) + O‚(g) ÐH = - 6161 kJ

Segundo a reação descrita no texto, na decomposição de uma determinada quantidade de nitroglicerina foram produzidos exclusivamente 64,96 L de substâncias gasosas, medidas em CNTP. Com base nos valores apresentados, a quantidade de calor produzida nesse processo, para um rendimento de 100%, é igual, em kJ, a:a) 123,2b) 246,4c) 369,6d) 492,9e) 616,1

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 18: CESGRANRIO 2004

43. (Cesgranrio 2004) O diagnóstico de doenças pancreáticas pode ser realizado através da varredura do pâncreas, utilizando-se um dos isótopos do elemento químico selênio, cuja meia-vida é igual a 120 dias. A remoção experimental (pancreatectomia) desse órgão conduz também à redução súbita da insulina no organismo, cujo efeito sobre as concentrações sangüíneas de glicose, ácidos graxos e ácido acetoacético é mostrado no gráfico a seguir.

Fonte: GUYTON. Fisiologia Médica. Ed. Guanabara Koogan.

Na falta de insulina, os ácidos graxos são convertidos, no fígado, em ácido acetoacético, o qual é transportado pelo sangue às células dos tecidos periféricos, onde é convertido em acetil e entra nas reações do Ciclo de Krebs.a) Tendo como referência o gráfico e o texto acima, explique a relação entre a perda súbita de insulina e as concentrações sangüíneas de glicose e ácido acetoacético.b) Considerando-se, conforme o texto, a meia-vida do selênio, qual a massa residual de uma amostra contendo 10 g de seu isótopo 75, após um intervalo de 360 dias?

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 19: CESGRANRIO 2004

GABARITO

1. [A]

2. [C]

3. [D]

4. [A]

5. a) 553 sb) 2,28 cm£

6. [A]

7. [D]

8. [C]

9. [C]

10. [E]

11. [C]

12. [D]

13. [C]

14. [B]

15. [D]

16. [A]

17. [E]

18. [B]

19. [C]

20. [E]

21. [E]

22. [B]

23. [E]

24. [B]

25. [A]

26. [E]

27. [D]

28. [C]

29. [B]

30. [D]

31. [D]

32. [E]

33. [C]Curso do Edilson - www.profedilson.com.br

Page 20: CESGRANRIO 2004

34. [B]

35. Dissertação.

36. [A]

37. [E]

38. [E]

39. [C]

40. [D]

41. [B]

42. [E]

43. a) Na falta de insulina a concentração da glicose sangüínea aumenta. Os ácidos graxos são convertidos em ácido acetoacético e conseqüentemente a sua concentração aumenta, conforme mostra o gráfico, tendendo a valores próximos aos dos ácidos graxos não esterificados.

b) p = 120 dias (período de semidesintegração) p p p 10 g ë 5 g ë 2,5 g ë 1,25 g 3p = 360 dias massa residual = 1,25 g.

Curso do Edilson - www.profedilson.com.br