CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o...

31
CGE 2057 CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA Processo Seletivo 2º semestre 2012

Transcript of CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o...

Page 1: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Processo Seletivo 2º semestre 2012

Page 2: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:
Page 3: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

Instruções Gerais

Verifique se este caderno está completo, da página 3 à 29.

Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questão tem cinco alternativas: a – b – c – d – e.

Somente uma alternativa é correta.

As respostas deverão ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha

de Respostas, conforme as instruções que serão dadas pelo examinador.

Exemplo:

0. 21 de 10 corresponde a

a. 2.

b. 4.

c. 5.

d. 8.

e. 9.

A alternativa c é a única correta.

Não vire a página. Aguarde a orientação do examinador.

Page 4: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:
Page 5: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

3

L Í N G U A P O R T U G U E S A 1. Assinale a alternativa correta quanto à regência nominal.

a. Sou favorável que ele encontre um novo amor imediatamente. b. Ele está acostumado que eu lhe dê carona todos os domingos. c. Estas são crianças a cuja desgraça muitas pessoas são insensíveis. d. A aprovação dessa lei é essencial a proteção dos animais silvestres. e. A população parece desejosa que se encontre uma saída para a crise.

O poema abaixo se refere à questão 2.

Ardor em firme coração nascido; Pranto por belos olhos derramado; Incêndio em mares de água disfarçado; Rio de neve em fogo convertido:

Tu, que em um peito abrasas escondido; Tu, que em um rosto corres desatado; Quando fogo, em cristais aprisionado; Quando cristal, em chamas derretido.

Se és fogo, como passas brandamente, Se és neve, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente!

Pois para temperar a tirania, Como quis que aqui fosse a neve ardente, Permitiu parecesse a chama fria.

Fonte: MATOS, G. Seleção, introdução e notas: José Miguel Wisnik. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, p.218.

2. Nesse soneto pertencente ao Barroco brasileiro, identifica-se uma característica desse período

literário que é a presença de a. objetividade no tratamento dos sentimentos amorosos. b. visão racional sobre as relações do homem com a natureza. c. antíteses para exprimir as contradições sentimentais do eu lírico. d. equilíbrio emocional do eu lírico ao apresentar seus sentimentos. e. elementos da natureza relacionados à busca por harmonia interior.

Os versos abaixo se referem à questão 3.

Lira XIV

Que havemos de esperar, Marília bela? Que vão passando os florescentes dias? As glórias que vêm tarde, já vêm frias, E pode, enfim, mudar-se a nossa estrela. Ah! Não, minha Marília, Aproveite-se o tempo, antes que faça O estrago de roubar ao corpo as forças E ao semblante a graça!

Fonte: GONZAGA, T. A. Marília de Dirceu. Disponível em:

<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000036.pdf>. Acesso em: 30/08/2011.

Page 6: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

4

3. Esses versos, extraídos da obra “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, apresentam uma das principais características do Arcadismo: a. a exploração da sensualidade da mulher amada. b. a necessidade de aproveitar intensamente o presente. c. a valorização do espírito libertário nacionalista. d. a representação idealizada da natureza. e. a visão pessimista e negativa da vida.

Os poemas abaixo se referem às questões 4 e 5.

Texto I Língua Portuguesa

Texto II Língua

Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela... Amo-te assim, desconhecida e obscura. Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela, E o arrolo da saudade e da ternura! Amo o teu viço agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, ó rude e doloroso idioma, Em que da voz materna ouvi: “meu filho!” E em que Camões chorou, no exílio amargo, O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

Fonte: BILAC, O. Poesia. Rio de Janeiro: Agir, 1976, p. 86.

Gosto de sentir a minha língua roçar A língua de Luís de Camões. Gosto de ser e de estar E quero me dedicar A criar confusões de prosódia E uma profusão de paródias Que encurtem dores E furtem cores como camaleões. Gosto do Pessoa na pessoa Da rosa no Rosa, E sei que a poesia está para a prosa Assim como o amor está para a amizade. E quem há de negar que esta lhe é superior? E deixa os portugais morrerem à míngua, “Minha pátria é minha língua” - Fala, Mangueira! Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó O que quer O que pode Esta língua? (...)

Fonte: VELOSO, C. Velô. 1984.

4. Nos versos “Gosto do Pessoa na pessoa/ Da rosa no Rosa,” o autor utilizou a. antítese, estabelecendo uma relação de oposição entre “pessoa” x “Pessoa” e “rosa” x “Rosa”. b. metáfora, porque compara o poeta Fernando Pessoa às pessoas comuns e a obra de

Guimarães Rosa às rosas. c. eufemismo, pois ao associar o nome dos escritores a coisas simples o seu desejo é afirmar que

não gosta da obra deles. d. metonímia, pois afirma que gosta do artista (Fernando Pessoa) em cada pessoa e da beleza

(rosa) na obra de Guimarães Rosa. e. ironia, uma vez que banaliza a obra dos artistas ao aproximar o sobrenome deles (Pessoa e

Rosa) a coisas comuns (pessoa e rosa).

Page 7: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

5

5. A leitura dos textos permite inferir que a. Caetano Veloso revela o desejo de que os portugueses morram ao declarar: “E deixa os

portugais morrerem à míngua”. b. os dois textos refletem criticamente sobre a Língua Portuguesa, ressaltando seus defeitos e

revelando sua falta de brilho. c. segundo os versos de Caetano Veloso, entende-se que a poesia é superior à prosa, assim

como o amor é superior à amizade. d. o poema de Bilac demonstra que a América, assim como o português que se fala nela, é

lusitana, mas também é africana e indígena. e. os dois poemas demonstram admiração pelo idioma, porém os autores têm uma concepção

distinta da língua e do amor a ela.

6. Em “Nunca te esqueci”, a justificativa da próclise é a mesma que se observa em: a. Agora o vejo feliz. b. Deus o acompanhe. c. Aquilo me entristeceu. d. Todos te querem bem. e. Foi ele quem me amou.

O poema abaixo se refere à questão 7.

Minha desgraça

Minha desgraça, não, não é ser poeta, Nem na terra de amor não ter um eco, E meu anjo de Deus, o meu planeta Tratar-me como trata-se um boneco... Não é andar de cotovelos rotos, Ter duro como pedra o travesseiro... Eu sei... o mundo é um lodaçal perdido Cujo sol (quem mo dera!) é o dinheiro... Minha desgraça, ó cândida donzela, O que faz que o meu peito assim blasfema, É ter para escrever todo um poema, E não ter um vintém para uma vela.

Fonte: AZEVEDO, Á. In: BARBOSA, F. (org). Clássicos da poesia brasileira. São Paulo: O Estado de S. Paulo: Klick, 1997, p. 98.

7. Nesse poema pertencente ao Ultrarromantismo brasileiro, observa-se uma das características dos

poemas de Álvares de Azevedo: a. o tom de ironia e sarcasmo. b. o culto à morte de um poeta. c. o ideal de vida após a morte. d. a idealização do amor proibido. e. o pessimismo pela pátria amada.

Page 8: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

6

O poema abaixo se refere à questão 8.

Leia a posteridade, ó pátrio Rio, Em meus versos teu nome celebrado; Por que vejas uma hora despertado O sono vil do esquecimento frio:

Não vês nas tuas margens o sombrio, Fresco assento de um álamo copado; Não vês Ninfa cantar, pastar o gado, Na tarde clara do calmoso estio.

Turvo, banhando as pálidas areias, Nas porções do riquíssimo tesouro O vasto campo da ambição recreias.

Que de seus raios o Planeta louro, Enriquecendo o influxo em tuas veias Quanto em chamas fecunda, brota em ouro.

Fonte: COSTA, C. M. Obras. In: PROENÇA FILHO, D. (org). A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Aguilar, 1996, p. 51.

8. De acordo com o poema,

a. o planeta é enriquecido pelas águas do rio pátrio. b. o nome do rio é celebrado para não ser esquecido. c. as árvores oferecem boa sombra nas margens do rio. d. os homens ambicionam tomar banho nas margens do rio. e. o gado costuma pastar às margens do rio sombrio à tarde.

O texto abaixo se refere à questão 9.

(...) Tinha oito anos e já sabia ler muito bem. Escrever, não tanto, mas fazia poucos erros para a idade, só a caligrafia era má, e assim veio a ficar sempre. Escrevia naqueles antigos cadernos de formosas letras desenhadas, e repetia-as com milagres de atenção, mas no fim da linha já começava a inventar um alfabeto novo, que nunca cheguei a organizar completamente. Mas lia muito bem os jornais e sabia tudo quanto se passava no mundo. Julgava eu que era tudo. (...)

Fonte: SARAMAGO, J. A bagagem do viajante. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 18.

9. As conjunções “e” (linha 1), “mas” (linha1) e “e” (linha3), são, respectivamente, a. aditiva, adversativa e aditiva. b. aditiva, concessiva e aditiva. c. aditiva, conclusiva e adversativa. d. adversativa, adversativa e aditiva. e. adversativa, adversativa e alternativa.

10. (...) Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isso não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não.(...)

Fonte: ASSIS, M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: FTD, 1998, p. 66. A leitura do texto permite inferir que a. se esse texto fosse um romance, provavelmente a “mocinha” seria bela. b. segundo o narrador desse texto, “a beleza está nos olhos de quem vê”. c. a moça sobre quem o narrador fala é bela, porém tem sardas e espinhas. d. na realidade, todas as mocinhas têm a pele maculada por sardas e espinhas. e. esse narrador vê beleza nas sardas e espinhas das mocinhas românticas.

Page 9: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

7

O poema abaixo se refere à questão 11.

Antífona

Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras...

Formas do Amor, constelarmente puras, De Virgens e de Santas vaporosas... Brilhos errantes, mádidas frescuras E dolências de lírios e de rosas...

Indefiníveis músicas supremas, Harmonia da Cor e do Perfume... Horas do Ocaso, trêmulas, extremas, Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...

Visões, salmos e cânticos serenos, Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes... Dormências de volúpicos venenos Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...

Infinitos espíritos dispersos, Inefáveis, edênicos, aéreos, Fecundai o Mistério destes versos Com a chama ideal de todos os mistérios. (...)

Fonte: CRUZ E SOUSA, J. Missal/ Broquéis. Organização: TEIXEIRA, I. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 137-138.

11. Esse é um excerto do poema considerado a abertura do Simbolismo brasileiro. Considerando-se o

contexto de produção, é correto afirmar que, nesse poema, se identificam a. dualidade dos sentimentos, inversões nas construções sintáticas e recorrência de antíteses e

paradoxos. b. vocabulário ligado às sensações, termos associados à cor branca e manifestação de um

misticismo indefinido. c. referência à mitologia, preciosismo e uso de imagens que apresentam fenômenos naturais de

modo imparcial. d. uso de verso livre, representação da linguagem coloquial e temática ligada às coisas simples do

cotidiano. e. tema da fugacidade da vida, adjetivos ligados à palidez na caracterização feminina e liberdade

formal.

Os textos abaixo se referem à questão 12.

Texto I

(...) Amo tanto as palavras... As inesperadas... As que avidamente a gente espera, espreita até que de repente caem... Vocábulos amados... Brilham como pedras coloridas, saltam como peixes de prata, são espuma, fio, metal, orvalho... persigo algumas palavras... São tão belas que quero colocá-las todas em meu poema... (...)

Fonte: NERUDA, P. Confesso que vivi. Tradução: SAVARY, O. Rio de Janeiro: Difel, 1978. (fragmento).

Disponível em: <www.releituras.com/ pneruda_menu.asp>. Acesso em: 24/08/2004.

Page 10: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

8

Texto II (...) Ele: - Pois é. Ela: - Pois é o quê? Ele: - Eu só disse pois é! Ela: - Mas “pois é” o quê? Ele: - Melhor mudar de conversa porque você não me entende. Ela: - Entender o quê? Ele: - Santa Virgem, Macabéa, vamos mudar de assunto e já! (...)

Fonte: LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998, p. 47-8.

Texto III

Este inferno de amar — como eu amo! – Quem mo pôs aqui n’alma ...quem foi? Esta chama que alenta e consome, Que é a vida — e que a vida destrói – Como é que se veio a atear, Quando — ai quando se há-de ela apagar? (...)

Fonte: GARRET, A. Este inferno de amar. In: Folhas caídas.

Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00013a.pdf>. Acesso em: 27/082011.

12. Em relação aos elementos da comunicação, é correto afirmar que a linguagem está centrada, predominantemente, no a. emissor, nos textos II e III. b. código, nos textos I e II. c. receptor, no texto III. d. referente, no texto I. e. canal, no texto II.

Page 11: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

9

I N G L Ê S

13. Observe a figura.

Fonte: Disponível em: <http://www.artisanmc.co.uk/2008/04/12/nw-business-insider-and-dog-advertising/>.

Acesso em: 09/02/2011. The verb “to keep” in the text means a. to grow up. b. to look for. c. to create. d. to cause. e. to rear.

14. Observe a figura.

Fonte: Disponível em: <www.street-directory.com>. Acesso em: 19/11/2010.

The text is a. a card announcing an oratory agency. b. an announcing about selling turkeys. c. an advertising of barn construction. d. an invitation to visit a farm village. e. a note for business properties.

Page 12: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

10

O texto abaixo se refere à questão 15.

Brunch do Mosteiro

Já faz parte do calendário da cidade de São Paulo os famosos Brunches de domingo do Mosteiro de São Bento de São Paulo.

O Domingo no Mosteiro de São Bento é super movimentado por conta da Missa das 10h do domingo. Sempre lotada, a Missa tem seu ponto alto a beleza eucarística, embalada com cantos gregorianos acompanhados pelo Grande Órgão da basílica.

Sempre no último domingo de cada mês a movimentação tem um forte aumento, pois o

Mosteiro abre as portas de seu refeitório monástico aos paulistanos. Os brunches são um sucesso. Com sofisticadas iguarias dos monges e da gastronomia de grandes chefs de cozinha de São Paulo, o brunch do Mosteiro tem atraído sempre mais os paulistanos.

O evento é regado também por atrações de música clássica e contemporânea, e exposições de arte sacra barroca e contemporânea.

Fonte: Disponível em: <http://culturageralsaibamais.wordpress.com/brunch-do-mosteiro/>. Acesso em: 27/09/2011.

15. A palavra brunch conota a. um hábito alimentar dos monges no Brasil. b. a influência anglófona na cultura brasileira. c. um convite destinado a imigrantes americanos. d. uma combinação de refeição e evento musical. e. uma especialidade de chefs da culinária inglesa.

16. Observe a figura.

Fonte: Disponível em: <http://www.netmultibusca.com.br>. Acesso em: 09/02/2011.

O uso de palavras e expressões em inglês no texto ocorre porque a. a empresa quer chamar a atenção do cliente que fala inglês. b. a empresa é de origem inglesa e quer se estabelecer no Brasil. c. o uso de expressões em inglês é comum no Brasil devido à influência cultural de países

anglófonos. d. o fato de a propaganda utilizar uma expressão em inglês demonstra o nível social do público a

que se destina. e. o cliente brasileiro só compreende o significado de palavras e expressões estrangeiras em

anúncios publicitários.

Page 13: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

11

O texto abaixo se refere à questão 17.

GIRL FROM IPANEMA

Vinicius de Moraes, Norman Gimbel, Tom Jobim.

Tall and tanned and young and lovely the girl from Ipanema goes walking and when she passes each man she passes goes Aaah!

When she moves it's like a samba that swings so cool and sways so gently that when she passes each man she passes goes Aaah!

Oh - but he watches so sadly How - can he tell her he loves her He - would just give his heart gladly

But each day when she walks to the sea She looks straight ahead not at he

Tall and tanned and young and lovely the girl from Ipanema goes walking and when she passes he smiles but she doesn't see no she doesn't see she just doesn't see...

Fonte: JOBIM, T. & VARIOUS ARTISTS. The girl from Ipanema. In: The girl from Ipanema: The Antonio Carlos Jobin

Songbook: Verve, 1995, 1 CD (ca. 68 min). Faixa 1 (3 min e 54 seg).

17. O trecho “it's like a samba” refere-se ao a. estilo musical favorito da garota. b. barulho que a garota faz ao falar. c. ritmo que a garota gosta de cantar. d. movimento que a garota faz ao andar. e. movimento feito pela garota ao sambar.

Page 14: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

12

18. A função social do texto a seguir é:

Bullying - The hidden violence

In today's achievement-orientated society many youth find themselves under extreme pressure

to perform: in schools, universities, at work, or even with their peers. This state of permanent competition can lead to abusive treatment between perceived rivals. Bullying has become a real problem in many young people’s lives. The bandwidth reaches from verbal harassment to actual physical assault and is often focused against minorities. How do you react when someone in your class gets bullied? What can we do to prevent bullying? Share your opinion with the community!

Fonte: Disponível em: <http://www.voicesofyouth.org>. Acesso em: 09/082011. a. divulgar o resultado de uma pesquisa sobre bullying. b. narrar o caso de um aluno que sofreu bullying na escola. c. propor soluções para combater casos de bullying escolar. d. alertar sobre o bullying e convidar à participação interativa. e. advertir para os casos de bullying em comunidades virtuais.

M A T E M Á T I C A

19. O patrimônio pessoal de um empresário candidato a deputado estadual é de R$ 15,6 milhões. Durante uma entrevista, quando perguntado sobre o custo de sua campanha, o candidato esclareceu que metade de seu patrimônio pessoal encontra-se aplicado em imóveis. Sobre a outra

parte, 32

estão investidos em cabeças de gado, 41

em bens móveis (carros, motos,...) e o restante

será utilizado para cobrir os gastos de sua campanha. Tais informações possibilitam que o eleitor conclua que o candidato irá gastar, em sua campanha, até a. R$ 650.000,00. b. R$ 1.300.000,00. c. R$ 3.400.000,00. d. R$ 7.150.000,00. e. R$ 7.800.000,00.

20. Para cercar um pequeno pasto retangular de 42 m2 foram gastos 87 m de arame farpado, distribuídos ao longo de 3 voltas. A soma da largura com o comprimento de tal pasto é uma medida a. superior a 16 metros. b. entre 14 e 16 metros. c. entre 12 e 14 metros. d. entre 10 e 12 metros. e. inferior a 10 metros.

Page 15: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

13

21. O conjunto de câmbio de uma bicicleta de competição é composto, dentre outras coisas, por seis catracas circulares concêntricas, cuja medida dos raios, do menor para o maior, representa uma progressão geométrica. Sabe-se que a segunda catraca, orientada de dentro para fora, tem raio medindo 1,5 cm e que a quarta tem raio medindo 3,375 cm. Dessa forma, a soma das medidas dos raios das seis catracas é de, aproximadamente, a. 57,0 cm. b. 28,5 cm. c. 21,0 cm. d. 5,06 cm. e. 4,80 cm.

22. Um tanque de armazenagem ou reservatório é um tipo de recipiente destinado a armazenar fluidos, entre eles, o combustível. Um desses reservatórios tem como medidas de raio (r) 4,5 m e de altura (h) 7 m.

Dados: volume do cilindro = π . r2 . h, em que π ≅ 3,14;

1 L = 1dm3. Podemos concluir que uma carga de 400.000 L de combustível a. pode ser armazenada nesse reservatório, ainda restando, aproximadamente, 45 m3 de

capacidade. b. pode ser armazenada nesse reservatório, ainda restando, aproximadamente, 405 m3 de

capacidade. c. não pode ser armazenada nesse reservatório, pois faltariam, aproximadamente, 405 m3 de

capacidade. d. não pode ser armazenada nesse reservatório, pois faltariam, aproximadamente, 3.500 m3 de

capacidade. e. não pode ser armazenada nesse reservatório, pois faltariam, aproximadamente, 39.500 mil m3

de capacidade.

23. Considere as assertivas a seguir. I. a projeção ortogonal de uma reta sobre um plano é sempre uma reta; II. duas retas reversas podem ser coplanares; III. se uma reta r é paralela aos planos α e β, concorrentes, então ela é paralela a uma reta s com

s = α n β; IV. a distância entre um ponto P e uma reta r é a distância entre P e sua projeção ortogonal P^

sobre r. A alternativa que associa corretamente verdadeiro (V) e falso (F) a cada uma das assertivas, respectivamente, é: a. V; V; V; V. b. F; F; V; V. c. V; F; V; F. d. F; F; F; F. e. V; V; F; F.

24. Assinale a alternativa cujos pares de equações representam circunferências concêntricas. a. x2 + y2 = 4; x2 - y2 = 4. b. x2 + y2 = 4; -x2 - y2 = 9. c. (x - 1)2 + y2 = 9; (x + 1)2 + y2 = 9. d. (x - 1)2 - y2 = 9; (x - 1)2 + y2 = -9. e. (x + 2)2 + y2 = 9; (x + 2)2 + y2 = 4.

Page 16: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

14

25. Considere as matrizes a seguir.

504354235043

7812

=A 2841335,021

=B 934413521

=C 002030300

=D

São nulos os determinantes das matrizes a. A e B. b. A e D. c. B e C. d. B e D. e. C e D.

26. A medida, em radiano (rad), de um ângulo de 2° é, aproximadamente, igual a a. dezessete décimos. b. dezessete milésimos. c. dezessete centésimos. d. trinta e quatro milésimos. e. trinta e quatro centésimos.

27. Um armazém de médio porte possui duas empilhadeiras de marcas Alfa e Beta. A empilhadeira da marca Alfa é utilizada em 95% do seu tempo, sendo que no tempo restante ela fica parada para manutenção preventiva e/ou corretiva. Já para a empilhadeira Beta, a probabilidade de manutenção sobe para 10%. A probabilidade que o armazém tem de ficar simultaneamente com as duas empilhadeiras em manutenção é de a. 0,855. b. 0,095. c. 0,045. d. 0,015. e. 0,005.

28. Analise o gráfico a seguir, que mostra o comportamento das vendas de smartphones e PCs no mundo.

Fonte: Folha de São Paulo, 10 de fevereiro de 2011.

Sobre os dados presentes na representação gráfica, depreende-se que a. o número de smartphones superou o número de PCs no mundo. b. a razão entre o número de smartphones e PCs no Brasil é de 1:3. c. no terceiro trimestre foram comercializados, aproximadamente, 54 milhões de smartphones. d. foram comercializadas mais de 200 milhões de unidades de smartphones e PCs no quarto

trimestre de 2010. e. a participação do Brasil nos números de smartphones e PCs corresponde a pouco mais de

5% do mercado mundial.

- - - -

- -

- - -

Page 17: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

15

29. Um conhecido personagem de um antigo jogo eletrônico, ao passar por determinadas regiões do labirinto que percorria, assumia o formato de um setor circular, algo parecido com uma grande boca, e saía pelo labirinto à caça de seus inimigos. Suponha que o setor circular abaixo, que

corresponde a 2017

de uma circunferência de raio de 4 cm, represente esse personagem. Assim

sendo, a área faltante para complementar a circunferência, e que simboliza a boca do personagem, corresponde a

a. 203

cm2.

b. 103

cm2.

c. 5

3 cm2.

d. 5

12 cm2.

e. 5

68 cm2.

30. Nos seis primeiros dias de determinado mês, certo porto brasileiro desenvolveu a função

h = 1,2 + 0,8 . cos( )t6

para calcular a altura h, em metros, das marés de acordo com os dias t que

se passaram no mês de referência. Segundo essa função, a maré atingiu 1,6 metros de altura no a. 1o dia do mês somente. b. 2o dia do mês somente. c. 1o e 5o dias do mês. d. 2o e 4o dias do mês. e. 6o dia do mês.

F Í S I C A

31. Ao partir um imã em forma de barra no meio, obtiveram-se dois pedaços de mesmo tamanho, que constituem a. um imã com polo norte e outro com polo sul. b. dois pedaços de metal sem polos magnéticos. c. um imã com polo sul e outro pedaço de metal sem polo. d. um imã com polo norte e outro pedaço de metal sem polo. e. dois novos imãs, cada um com um polo norte e um polo sul.

π

π

π

π

π

π

Page 18: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

16

32. Três esferas metálicas idênticas, A, B e C, estão dispostas sobre uma superfície isolante. A esfera A está eletricamente carregada com carga 20µC e as esferas B e C estão neutras. Após colocar a esfera A em contatos sucessivos com B e C, respectivamente, coloca-se a esfera A em contato com a esfera B. A carga final da esfera B é de a. 10 µC. b. 7,5 µC. c. 6,7 µC. d. 5,0 µC. e. 2,5 µC.

33. No circuito elétrico representado na figura a seguir, os fios possuem resistência elétrica desprezível e todos os aparelhos funcionam com a potência indicada quando submetidos a uma tensão de 110 V.

A intensidade da corrente elétrica na tomada é de a. 2 A. b. 3 A. c. 4 A. d. 5 A. e. 6 A.

34. Em um êmbolo, um gás é comprimido por uma força que realiza um trabalho de 1.500 J enquanto, ao mesmo tempo, é aquecido com um bico de gás que fornece calor equivalente a 700 J.

O comportamento da energia interna do gás a. aumentou 2.200 J. b. aumentou 3.000 J. c. diminuiu 3.500 J. d. diminuiu 1.500 J. e. não variou.

Page 19: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

17

35. Dois corpos pontuais, A e B, carregados com cargas Q e -4 Q, respectivamente, estão separados por uma distância de 4 m no vácuo. Outro corpo, C, eletrizado com carga -2 Q está equidistante dos dois corpos. Os três corpos estão em um mesmo alinhamento. Nessas condições, a resultante das forças elétricas sobre o corpo C tem intensidade a. kQ2.

b. 2

kQ.

c. 4

kQ.

d. 2

kQ5 2.

e. 4kQ13 2

.

36. Um bloco de 3 kg encontra-se em uma superfície lisa horizontal e está sob a ação de duas forças

horizontais e constantes, F1 de 75 N e F2 de 90 N, como mostrado na figura a seguir. O bloco não se desloca em movimento de rotação.

Assinale as características da aceleração adquirida pelo bloco. a. Intensidade: 5,5 m/s2; direção: horizontal; e sentido da esquerda para a direita. b. Intensidade: 5 m/s2; direção: horizontal; e sentido da direita para a esquerda. c. Intensidade: 4,5 m/s2; direção: horizontal; e sentido da esquerda para direita. d. Intensidade: 4 m/s2 ; direção: horizontal; e sentido da direita para esquerda. e. Intensidade: 3 m/s2; direção: horizontal; e sentido sem deslocamento.

37. Marcelo, que pesa 700 N, adaptou em seu skate uma balança analógica de ponteiro. Conforme foi fazendo suas acrobacias, notou que o ponteiro da balança movia-se, ora aumentando a indicação da balança, ora diminuindo. Analisando o instante em que Marcelo estava em uma rampa, conforme mostra o desenho, é correto dizer que o ponteiro indicava um valor igual a

OBS: Se necessário, use sen 30° = 0,50;

cos 30° = 0,86; g = 10 m/s².

a. 56,7 kg. b. 35,0 kg. c. 30,0 kg. d. 70,0 kg. e. 60,2 kg.

Page 20: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

18

38. É muito comum ouvirmos, quando há um acidente aéreo, que as equipes de busca estão tentando localizar a caixa-preta do avião, para tentar descobrir a causa do acidente por meio da escuta da conversa entre os tripulantes, gravada pelo aparelho. Esses dispositivos são equipados, ainda, com um gerador de pulsos de som, que geram um pulso a cada segundo, durante um período de 30 dias.

Fonte: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126631.shtml>.

De acordo com o texto e os dados da imagem, é correto dizer que a. quando o avião cai na água, a geração de pulsos de som não é eficiente, pois, como ao passar

da água para o ar esses pulsos mudam de frequência, eles não conseguem ser detectados pelas equipes de busca.

b. quando o avião cai na água, a velocidade dos pulsos de som diminui, o que dificulta a detecção da caixa-preta pelas equipes de busca.

c. quando o avião cai na água, a geração de pulsos de som é eficiente, pois os pulsos não mudam de frequência ao sair da água, o que torna sua detecção possível.

d. quando o avião cai na água, o comprimento de onda dos pulsos sonoros não sofre alteração ao passar da água para o ar, o que facilita a localização da caixa-preta.

e. quando o avião cai na água, a velocidade dos pulsos sonoros não sofre alteração ao passar da água para o ar, o que facilita a localização da caixa-preta.

Page 21: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

19

Q U Í M I C A

39. A primeira definição de ácidos e bases foi dada pelo químico sueco Svante Arrhenius (1884): “Substâncias ácidas são aquelas que, em solução aquosa, dissociam-se em íons hidrogênios.” “Substâncias básicas são aquelas que, em solução aquosa, dissociam-se em íons hidroxilas.”

Fonte: adaptado de : McCLEALLAN, A. L. Guia do Professor para Química: Uma Ciência Experimental, 2. ed., p. 387. I. NaS(aq) ? 2Na+

(aq) + S2-(aq)

II. HCl(aq) ? H+(aq) + Cl- (aq)

III. Fe(OH)3 ? Fe3+(aq) + 3OH-

(aq) V. (NH4)Br(aq) ? 2NH4

+(aq) + Br -

(aq) Há ácidos e bases de Arrhenius somente em a. I. b. II. c. II e III. d. I, II e III. e. I, II e IV.

40. A evaporação da água de rios, mares, lagos e lagoas conduz a formação de nuvens. A água presente nas nuvens precipita na forma de chuva que no seu percurso carregará partículas sólidas, líquidos e também gases que podem ser poluentes ou não. A água em terra se mistura a muitas outras partículas presentes no asfalto, cimento ou solo. A água se infiltrará pelas diversas camadas do solo e, se não sofrer contaminações, será de boa qualidade. A infiltração da água no solo corresponde a um processo natural de filtração que a separa de a. partículas sólidas. b. misturas homogêneas. c. gases nela dissolvidos. d. líquidos a ela misturados. e. substâncias nela dissolvidas.

41. Sabendo que a clara de ovo possui uma concentração hidroxiliônica igual a 1,0 x 10-8 e o suco de tomate tem concentração hidrogeniônica igual a 1,0 x 10-3, quais os pH respectivos de cada composto? a. pH = 8 e pH =11. b. pH = 6 e pH = 3. c. pH = 7 e pH = 2. d. pH = -8 e pH = -3. e. pH = -6 e pH = -8.

42. Inúmeras vezes relacionamos os conhecimentos adquiridos a partir do estudo químico das substâncias para melhor utilizá-las, evitando danos ao homem e ao meio ambiente. Baseando-se nesses conhecimentos, assinale a que grupos pertencem o vinho, o DDT, o fosfato, o metano e o butano. a. Bebida alcoólica, praguicida, adubo, gás natural e gás de cozinha. b. Bebida destilada, polímero, pesticida, combustível e solvente líquido. c. Bebida gaseificada, adubo, corretivo agrícola, combustível e solvente. d. Mistura alcoólica, corante natural, minério, agrotóxico e diluente orgânico. e. Mistura fermentada, herbicida, adubo, gás liquefeito de petróleo e gás de cozinha.

Page 22: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

20

43. Reações de oxirredução ocorrem em muitos processos orgânicos, minerais, tecnológicos e científicos. Nessas reações ocorrem transferências de elétrons de uma espécie a outra alterando os estados de oxidação de alguns ou todos os participantes da reação.

X Fe2+ + Y Cr2O72- + Z H+ K Fe3+ + W Cr3+ + V H2O

A alternativa que indica os agentes oxidantes e redutores e apresenta os coeficientes estequiométricos da reação é

Agente oxidante

Agente redutor

X Y Z K W V

a. Fe2+ Cr2O72- 1 1 6 1 1 3

b. Fe2+ Cr2O72- 1 1 6 1 2 3

c. Cr2O72- Fe2+ 6 1 14 6 2 7

d. Cr2O72- Fe2+ 6 1 12 6 2 6

e. Cr2O72- Fe2+ 6 1 10 6 2 5

44. Observe a tabela abaixo.

Fórmula Estrutural

Originária do Monômetro Nome Usual do

Polímero Nome IUPAC

1. CH2 = CH2 a. poliisobuteno I. eteno

2. CH2 = CH – CH3 b. PE II. propeno

3. CH2 = C(CH3)2 c.

III. 2 - metilpropeno

A alternativa que relaciona corretamente as colunas é: a. 1aI; 2bII; 3cIII. b. 1bI; 2aIII; 3cII. c. 1cI; 2aII; 3bIII. d. 1bI; 2cII; 3aIII. e. 1aI; 2cII; 3bIII.

45. A tabela seguinte indica alguns elementos químicos radioativos e a aplicação prática de cada um deles.

Elementos radioativos Aplicação

60Co27 Tratamento do câncer

59Fe26 Diagnóstico de mau funcionamento das juntas

ósseas e de anemias

129I53 Traçador em água superficial e como indicador de

resíduos radioativos 131I53 Diagnóstico de hipertireoidismo e câncer de tireoide

Com base na tabela acima, assinale a opção correta nos itens que se seguem. a. 60Co27 e 59Fe26 são isótopos e os 129I53 e 131I53 são isóbaros. b. 129I53 e 131I53 são isótopos e os 60Co27 e 59Fe26 são isótopos. c. 60Co27 e 59Fe26 são isótonos e os 129I53 e 131I53 são isótopos. d. 59Fe26 e 129I53 são isótonos e os 129I53 e 131I53 são isóbaros. e. 60Co27 e 131I53 são isóbaros e os 129I53 e 59Fe26 são isóbaros.

Page 23: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

21

46. Observe o gráfico a seguir.

Dados: MM KNO3 = 101,1 g L-1.

Uma solução de KNO3 de concentração 2,22 mol . L-1 a 95°C a. é uma solução supersaturada. b. é uma solução saturada sem corpo de fundo. c. é uma solução saturada com corpo de fundo. d. não é possível determinar se é diluída ou saturada. e. é uma solução bem diluída, distante do ponto de saturação.

B I O L O G I A

47. Durante o desenvolvimento do corpo humano, as células somáticas se dividem em células filhas com o mesmo número de cromossomos. Na produção de gametas, o processo de divisão celular resulta em células filhas com a metade desses cromossomos. Na produção de gametas masculinos e femininos, no período germinativo, o processo de divisão celular ocorre por a. mitose, porque as células germinativas primordiais são caracterizadas por “2n”. b. meiose, porque as células germinativas primordiais são caracterizadas por “2n”. c. meiose, porque, nesse período, as células primordiais produzem duas células “n”. d. meiose, porque os gametas produzidos de células primordiais são haploides. e. mitose, porque os gametas oriundos das células primordiais são idênticos à célula mãe.

48. Quando um alimento na forma líquida é englobado por um pseudópodo ou sugado por uma depressão na superfície celular, ocorre um processo denominado a. fagocitose. b. difusão. c. hidrólise. d. ingestão. e. pinocitose.

Page 24: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

22

49. Por causa de correrias em função de trabalho e estudos, a vida moderna é marcada por falta de tempo para uma alimentação saudável e prática de atividades físicas. Sendo assim, a constante ingestão de lanches, frituras e doces, associada ao sedentarismo, vem transformando a obesidade no mal desse século. Para combater essa doença, muitas pessoas usam, sem recomendação e acompanhamento médico, moderadores de apetite que, dessa forma, prejudicam a saúde. Esses medicamentos são compostos por substâncias químicas denominadas a. sais minerais. b. anfetaminas. c. carboidratos. d. vitaminas. e. proteínas.

50. Os ecossistemas das imagens abaixo apresentam componentes estruturais básicos e intimamente inter-relacionados, como a radiação solar, a temperatura, a luz, a umidade, os ventos, os nutrientes presentes na água, os seres vivos e o tipo de solo.

Os componentes abordados no texto, referem-se a a. abióticos e bióticos. b. autótrofos e heterótrofos. c. habitat e nicho ecológico. d. produtores e consumidores. e. consumidores e decompositores.

51. Os glicídios, também conhecidos como carboidratos, são compostos relativamente simples formados por apenas três elementos (carbono, hidrogênio e oxigênio). Assinale a alternativa correta que indica as duas funções vitais que os glicídios desempenham. a. produção de carbono (exemplo: glicose); matéria prima estrutural (exemplo:celulose e quitina). b. produção de carbono (exemplo: glicose); matéria prima estrutural (exemplo:lactose e quitina). c. produção de energia (exemplo: glicose); matéria prima estrutural (exemplo:celulose e quitina). d. produção de energia (exemplo: enzima); matéria prima estrutural (exemplo:celulose e

aminoácidos). e. produção de substâncias (exemplo: vitaminas); matéria prima estrutural (exemplo:celulose e

proteína).

Page 25: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

23

52. Os princípios gerais da hereditariedade, estabelecidos no início do século XX, podem ser resumidos nos seguintes pontos: I. os filhos herdam dos pais “instruções genéticas”, os genes, a partir das quais desenvolvem

suas características; II. os genes são transmitidos de geração a geração através dos gametas; III. cada gameta contém um conjunto completo de genes, típico da espécie; IV. os genes ocorrem aos pares em cada indivíduo, pois este se forma pela fusão de dois gametas,

um de origem materna e o outro de origem paterna; V. a única versão do gene recebida da mãe é denominada alelo, e se mistura no filho, separando-

se quando este forma gametas. Em relação aos princípios da hereditariedade, estão corretas as afirmativas a. I, apenas. b. I e II, apenas. c. I, II e III, apenas. d. I, II, III e IV, apenas. e. I, II, III, IV e V.

53. Os seres vivos que são classificados no Reino Fungi são popularmente conhecidos por bolores, mofos, leveduras, orelhas-de-pau e cogumelos-de-chapéu. É um grupo composto por muitas espécies de fungos que estão espalhadas em vários ambientes do planeta e têm uma importância ecológica muito grande, pois a. são responsáveis pela produção de cerca de 86% do oxigênio presente na atmosfera terrestre. b. atuam na manutenção da camada de ozônio promovendo a decomposição dos poluentes

atmosféricos. c. são responsáveis pela decomposição dos cadáveres de animais e plantas juntamente com

bactérias. d. reduzem os impactos causados pelas marés vermelhas nas comunidades aquáticas. e. colaboram na diminuição dos gases que causam o efeito estufa.

54. A imagem a seguir é um exemplo de relação entre a anêmona-do-mar e o paguro. Esse crustáceo vive geralmente dentro de conchas vazias de gastrópodes e coloca sobre a concha uma ou mais anêmonas. O paguro, ao se deslocar, possibilita maior chance de obtenção de alimento para a anêmona, que normalmente vive fixa na rocha. Por outro lado, a anêmona possui células urticantes que utiliza para matar suas presas e acaba por proteger o paguro de seus predadores.

A interação interespecífica-harmônica abordada no texto é chamada de a. colônia. b. sociedade. c. mutualismo. d. parasitismo. e. protocooperação.

Page 26: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

24

H I S T Ó R I A

55. O populismo foi um tipo de situação política experimentada na América Latina entre as décadas de 1930 e 1960, que teve como grande contexto propulsor a crise de 1929. Nessa época, várias das nações latinas – vistas como portadoras de uma economia periférica – viveram uma fase de desenvolvimento econômico, seguido pelo crescimento dos centros urbanos e a rearticulação das forças sociais e políticas. Foi em meio a essas transformações diversas que a prática populista ganhou terreno e ficou caracterizada: I. pelo autoritarismo e assistencialismo. II. pela ascensão de líderes carismáticos. III. pelo atendimento das demandas das classes privilegiadas. IV. pelo uso dos meios de comunicação como instrumento de divulgação das ações do governo. V. pelo estabelecimento de mecanismos de controle, inibindo o surgimento de tendências políticas

contrárias ao poder vigente. Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas corretas. a. I, II e III. b. I, II e IV. c. I, III e IV. d. I, II e V. e. I, III e V.

56. (...) “Vivemos sob a forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns, ao invés de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende não de poucos, mas da maioria, é democracia”. (...)

Fonte: Péricles, Oração Fúnebre in Tucídides. A Guerra do Peloponeso, livro II, p. 37. Sabemos que a Grécia Antiga tinha uma política descentralizada organizada a partir de cidades-estados autônomas denominadas Polis. O texto faz referência a forma de governo adotada por Atenas no seu período de apogeu, que influenciou muitas outras cidades gregas, mas não todas. Sobre esse sistema político e sua aplicação prática na Idade Antiga Clássica pode-se afirmar que a. as poleis militares como Esparta e Corinto, por exemplo, adotaram para si a democracia como

forma de governo, copiando o modelo ateniense na íntegra. b. a democracia da polis de Atenas atingia principalmente os sacerdotes que pensavam no povo e

dividiam com eles os benefícios oferecidos por essa forma de governo. c. a democracia da polis de Atenas atingia todos os moradores da cidade de forma universal sem

fazer distinção de gênero, idade e etnia para a participação política. d. a participação política na democracia de Atenas era restrita apenas aos homens, maiores em

idade e nascidos na cidade, excluindo o restante da população do processo político. e. as poleis comerciais como Atenas e Tebas, por exemplo, adotaram para si a democracia como

forma de governo, devido à presença de um grande número de escravos nessas cidades.

57. A Industrialização na Inglaterra foi muito mais do que o fruto de uma revolução técnico-científica. Ela representou a. transformação na vida econômica e política das pessoas, sem elevar os custos sociais e

ambientais. b. grandes mudanças na vida dos trabalhadores rurais, que tiveram seus direitos trabalhistas

garantidos. c. mudanças no comportamento dos membros da igreja católica, que passaram a ser proprietários

das fábricas. d. transformação na vida social das pessoas, que passaram a consumir somente produtos

industrializados em grande escala. e. mudança social profunda, na medida em que transformou a vida dos seres humanos,

implicando elevados custos sociais e ambientais.

Page 27: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

25

58. Segue abaixo um pequeno poema que explicita as péssimas condições de trabalho do operário durante o período da Revolução Industrial.

“Para os seus ouvidos, os suspiros e gritos de agonia Dos filhos do trabalho são uma doce melodia Esqueletos de virgens e crianças Enchem os infernos do Rei-vapor”

Fonte: MEAD, P. E. – Engels F In: A Situação da Classe Operária na Inglaterra.

Disponível em: <www.colegioapogeu.com.br>. Acesso em: 08/04/2011. Analisando o texto, pelo prisma dos nossos conhecimentos históricos sobre a realidade deste período, verificamos as alterações no processo de trabalho na Inglaterra, que são: a. a transição do corporativismo feudal, que explorava a mão de obra servil, para a forma de

trabalho escravista utilizado nas fábricas e na colonização da América. b. a transição do escravismo, que marcou a exploração dos negros na Inglaterra, para uma forma

de trabalho assalariada garantida pelas fábricas com uma justa remuneração. c. a transição das fábricas, que usavam o vapor como força motriz, explorando o operário, para as

fábricas que usavam a energia elétrica, diminuindo a exploração do trabalhador. d. a transição do capitalismo financeiro, que reduzia os operários a meros pagadores de juros e

moras, para o capitalismo industrial, que estabelecia limites para a exploração. e. a transição da manufatura, em que o trabalhador dominava seus instrumentos e ferramentas,

para a realidade fabril, que explorava a força de trabalho do operário alienando-o dos meios de produção.

59. A Revolução Cubana iniciou-se com um movimento armado ocorrido em uma ilha Caribenha no

final da década de 50, do século passado. Com relação a essa revolução, é correto afirmar que a. o principal foco era implantar um sistema capitalista, buscando reforçar os laços com os E.U.A. b. esse movimento ocorreu para combater o governo despótico de Ernesto Che Guevara, que

chegara ao poder através de um golpe militar em 1952. c. criou um enclave socialista no continente latino-americano, aumentando a tensão entre os

blocos socialistas e capitalistas, no contexto da Guerra Fria. d. teve em Fidel Castro uma importante liderança que, estrategicamente, buscou apoio junto aos

países europeus para contrabalançar a influência soviética na Região. e. optou por uma saída diplomática, para evitar o derramamento de sangue, contrariando uma

tendência presente na América Central, a opção pela guerrilha armada como forma de alcançar o poder.

60. São características da Crise de 1929 nos EUA,

I. a reestruturação do pátio industrial europeu, que foi recuperado nos anos posteriores à Primeira

Guerra Mundial, acarretando a redução considerável das importações dos produtos norte-americanos.

II. o crescimento econômico, aberturas de frentes de trabalhos, deflação, aumento considerável do consumo no mercado interno.

III. a quebra da bolsa de Nova York, na quinta-feira negra, seguida de uma série de suicídios de industriais que não admitiam ter perdido todo seu capital.

IV. a política do New-Deal proposta pelo governo estadunidense para tentar conter a crise, criação de frentes de trabalho estatais e forte incentivo ao consumo.

V. a perseguição aos judeus, comunistas, anarquistas e muçulmanos, que foram identificados como os verdadeiros geradores da grande crise econômica.

São verdadeiras, apenas as afirmativas a. I, II e III. b. I, III e IV. c. II, III e IV. d. II, IV e V. e. III, IV e V.

Page 28: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

26

61. O documento abaixo é um recorte do relatório do governador José de Vasconcelos, que ressalta as dificuldades da coleta do tributo régio do quinto, no que se refere à mineração na capitania de Goiás colonial e ao controle da extração aurífera.

“(...), pois que sendo menor o número das fábricas de mineirar que ficam ao sul de São Félix, elas renderam ao quinto na Casa Real de Fundição, em 1777, 216 marcos de ouro, e as do norte, 38 marcos. Isso demonstra que, apesar da maior extensão do terreno e o maior número de escravos ocupado no exercício de mineirar, há muito extravio do ouro e a necessidade de empregar a maior vigilância para evitar esse roubo no norte”.

Fonte: PALACÍN, L. História de Goiás em documentos. Goiânia: UFG, 2001. Comparando os dados do texto com seus conhecimentos históricos do período, assinale a alternativa que contenha as principais mudanças administrativas tomadas por Portugal com o intuito de evitar o contrabando. a. Criação das “Casas de Fundição” e a mudança do sistema tributário de Quinto para Finta. b. Criação da “Intendência das Minas Gerais” e a implantação da Derrama. c. Criação do “Governo Geral” e a contratação de exércitos mercenários. d. Criação das “Casas de Capitação” e a transferência da capital do Brasil. e. Criação das “Confrarias” e a divulgação de novas leis tributárias.

62. Logo após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, foi criado o programa Fome Zero que tinha como objetivo a. complementar a renda de trabalhadores com quatro ou mais filhos menores de 18 anos. b. complementar a renda de trabalhadores com até dois salários mínimos de rendimento. c. garantir um salário mínimo mensal para as famílias de desempregados. d. garantir a sobrevivência alimentar das famílias em situação de miséria. e. garantir uma renda mínima para as famílias de trabalhadores imigrantes.

G E O G R A F I A

63. A partir do século XX, as empresas transnacionais das grandes potências europeias expandiram significativamente sua ação, principalmente no setor industrial. Esse fato se deu pela necessidade de aumentar a competitividade de seus produtos e a ampliação de sua participação no mercado. Essa expansão foi favorecida a. pelo aumento das taxas de importação e exportação. b. pela intensificação da distribuição de riqueza, renda e emprego. c. pela falta de incentivo fiscal por parte dos governos às indústrias. d. pela centralização da produção, da distribuição e dos meios de comunicação. e. pelo avanço tecnológico nos setores de transporte, comunicação e informática.

64. No Brasil, sobre a mobilidade social e espacial, pode-se dizer que a. o principal destino das correntes migratórias, atualmente, é o estado de Minas Gerais. b. a corrente migratória da Região Sul para a Nordeste é devido às novas descobertas da ciência

e de novas tecnologias de exploração. c. a corrente migratória do Nordeste para o Sudeste deixou de ser a mais importante no final dos

anos 90, com as chamadas migrações de retorno. d. a desconcentração da indústria e o crescimento do setor agropecuário aumentaram os

movimentos migratórios intrarregionais no interior do país. e. a mecanização subsidiada pelo governo, para o cultivo de soja, explica os fluxos migratórios

que partem do Sudeste para o Centro-Oeste e Norte para a região Sul.

Page 29: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

27

65. (...) “A maior parte do gado brasileiro ainda é produzida de maneira extensiva, fazendo com que as pastagens ocupem a maior extensão de terra do país. A maior preocupação hoje é quando a criação intensiva será adotada (...)”.

Fonte: Disponível em: <http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/expansao-agricola-ameaca-biomas-no-brasil/>.

Acesso em: 11/09/2011. A concretização da preocupação do Icone (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais), resultaria a. na menor necessidade do setor agrícola abrir novas áreas florestais para a constituição de

pastagens. b. no aumento do preço das terras agricultáveis, em função da expansão da área ocupada pela

pecuária intensiva. c. na mudança das políticas públicas para o setor agropecuário, que passaria a necessitar de

menos investimentos. d. no aumento da pressão dos ambientalistas, devido ao maior impacto da criação intensiva sobre

as florestas. e. no aumento da necessidade por novas áreas de pastagem e, consequentemente, maior

desmatamento.

66. Assinale a alternativa que indica somente causas do processo de desertificação nas regiões destacadas no mapa.

Fonte: adaptado de: <http://www.sapo.salvador.ba.gov.br/arq/mudancas_arquivos/frame.htm#s lide0061.htm>.

Acesso em: 27/02/2011. a. Lixiviação, aquecimento global e erosão. b. Baixo índice pluviométrico, alta insolação e El Niño. c. Desmatamento, sobrepastoreio e cultivo excessivo. d. Desmatamento, irrigação ineficaz e salinização do solo. e. Aquecimento global, efeito estufa e mudanças climáticas.

Page 30: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

28

67. No Brasil, com base nos resultados do censo de 2000, tínhamos 7,4 milhões de pessoas trabalhando ou estudando fora do município de residência. Essas migrações diárias não se caracterizam, contudo, como verdadeiras migrações (no sentido clássico do termo), pois não são realizadas com o intuito de mudança definitiva. São exemplos de migrações pendulares: I. o deslocamento de pessoas que deixam o interior nordestino nos períodos de seca para

trabalhar no litoral, regressando ao local de origem após terminar o problema climático ou o trabalho sazonal.

II. as viagens de residentes em cidades-dormitório realizadas por pessoas que moram em determinada cidade e trabalham em outra.

III. o deslocamento de fim de semana e de férias com o objetivo de lazer e descanso. IV. o deslocamento de bóias-frias, ou seja, de trabalhadores que se deslocam diariamente, de suas

residências, em direção às fazendas onde trabalham, e, à tarde, regressam às suas casas. São verdadeiros os exemplos: a. I e II, apenas. b. II e III, apenas. c. I, II e III, apenas. d. II, III e IV, apenas. e. I, II, III e IV.

68. Assinale a alternativa que indica corretamente os efeitos do tipo de chuva demonstrado pelo esquema abaixo, no território brasileiro.

a. Há grande umidade da Floresta Amazônica, pois os ventos úmidos que vêm do Oceano

Atlântico não conseguem ultrapassar a Cordilheira dos Andes. b. Além da grande pluviosidade na Serra do Mar, em São Paulo, é possível relacionar esse

fenômeno entre as principais causas da seca do sertão nordestino. c. O aproveitamento do potencial dessas chuvas é responsável pelo crescente interesse da

agroindústria no cultivo de frutas e legumes na bacia do Rio São Francisco. d. As enchentes, em São Paulo, são causadas pelas fortes chuvas decorrentes da ascensão das

massas de ar vindas pela calha do Rio Tietê, quando se deparam com o Planalto Atlântico. e. Essas chuvas contribuem para manter o equilíbrio hidrológico no inverno, principalmente nos

estados da região Sudeste, quando a evapotranspiração não é suficiente para provocar chuvas.

Page 31: CGE 2057 ssdownloads.sesisenaisp.org.br/cge 2057.pdf · Nem na terra de amor não ter um eco, ... o mundo é um lodaçal perdido ... Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. Fonte:

CGE 2057

29

69. No Brasil, existem vários movimentos organizados por camponeses, tendo como propostas de luta a melhor divisão das terras. Porém, eles acreditam que o simples assentamento não é suficiente, exigem do governo federal medidas complementares que visem estimular a atividade agrária e a subsistência do agricultor e de sua família. Nas últimas décadas, um antigo sistema vem sendo desenvolvido e, apesar de lento, já apresenta bons resultados com muitos assentamentos. O texto refere-se ao sistema denominado a. Plantation. b. Agronegócio. c. Agropecuária. d. Reforma Agrária. e. Revolução Verde.

70. Na geopolítica mundial, os anos 90 foram de inúmeras transformações. Entre elas, podemos destacar: a. maior rivalidade religiosa entre o Oriente e o Ocidente. b. ampliação das indústrias de base nas cidades mundiais. c. maior disputa geopolítica-ideológica entre Leste e Oeste. d. fim da Guerra Fria e a ampliação da globalização econômica. e. divisão dos países entre Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos.